20 de setembro de 2022

COMISSÃO NACIONAL DE ELEIÇÕES DIZ QUE TEM QUÓRUM PARA FUNCIONAR

By Rádio Jovem setembro 20, 2022

Presidente interino da Comissão Nacional de Eleições guineense, o juiz Mpabi Kaby, negou hoje que a instituição esteja neste momento sem quórum para funcionar, como alegam certos setores da sociedade guineense.

Em declarações à agência portuguesa de notícias Lusa, presidente interino da Comissão Nacional de Eleições (CNE), o juiz Mpabi Kaby, reagiu às críticas de vários setores políticos e jurídicos guineenses segundo os quais a CNE não tem condições técnicas para funcionar devido ao facto de o secretário-executivo adjunto, Idriça Djaló, ter sido apurado num concurso para juiz do Tribunal de Contas.

Com a saída do anterior presidente, o juiz José Pedro Sambu, que foi liderar o Supremo Tribunal de Justiça, a CNE passou a contar com três elementos eleitos: Mpabi Kaby, secretário-executivo (que agora lidera a instituição interinamente) e os juízes de direito Felisberta Moura Vaz e Idriça Djaló, secretários-executivos adjuntos.

Mpabi Kaby nega que Idriça Djaló esteja ausente das atividades da CNE, apesar de ter sido apurado num concurso do Tribunal de Contas.

“O doutor Idriça Djaló efetivamente ficou apurado no concurso, mas escreveu uma carta ao Tribunal de Contas dando conta de que não vai ocupar as novas funções até à realização das eleições. Portanto, assim sendo, ele continua aqui na CNE a exercer plenamente as suas responsabilidades”, observou Kaby.

O responsável explicou que a CNE “mantém a plenitude das suas funções e tem tido quórum nas reuniões”, uma vez que Idriça Djaló tem comparecido às reuniões e nas tomadas de decisões conforme a lei.

“Estando cá os três elementos eleitos, temos quórum para funcionar normalmente”, referiu Mpabi Kaby para sublinhar que não existe “nenhum motivo para preocupação” com uma eventual impossibilidade técnica de a CNE trabalhar.

Quanto à data da realização de eleições legislativas marcadas para 18 de dezembro, o presidente interino da CNE disse que a instituição “trabalha dentro do calendário” na perspetiva de o escrutínio ocorrer na data marcada pelo chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló.

Mpabi Kaby sublinhou, contudo, que a CNE aguarda que os atos prévios tenham lugar, nomeadamente o registo de cidadãos com capacidade eleitoral, ato que frisou ser da competência do Governo, para só depois “entrar em ação”.

“A data que temos em perspetiva é aquela marcada pelo decreto presidencial, mas também estamos a falar de um processo com um encadeamento de atos”, explicou Kaby.

A mesma fonte afirmou que a CNE tem feito os trabalhos internos, preparando-se para supervisionar o registo de eleitores quando for desencadeado pelo Governo, e ainda a falar com os partidos, organizações da sociedade civil e parceiros internacionais.

Fonte: Lusa

Leia Também:

By Rádio Jovem  setembro 20, 2022

A Frente Social, que engloba os quatro sindicatos filias da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné – Central Sindical, UNTG, ameaça entregar, ainda no decurso desta semana, um novo pré-aviso de greve ao governo, caso não haja diligências do mesmo em resolver os 36 pontos plasmados no caderno reivindicativo entregue ao ministro da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Cirílo Mama Saliu Djaló, no passado dia 13 do mês em curso.

“Como sabem, desde o dia 13 de setembro que entregámos um caderno reivindicativo onde constam vários pontos, mas desde esse dia não houve nenhuma diligência da parte do governo, então significa que continua a não haver vontade da parte do executivo na resolução do problema. Por isso, queremos anunciar que, dentro desta semana, vamos entregar um novo pré-aviso de greve ao governo”, avançou o porta-voz da Frente Social, esta terça-feira, 20.09.2022, Yoio João Correia, durante uma conferência de imprensa realizada na sede Nacional da UNTG, em Bissau.

No caderno reivindicativo entregue no dia 13.09.2022 ao ministro da Administração Pública, a Frente revela que “Durante um ano da reivindicação levada a cabo pela UNTG, os pontos constantes nesta reivindicação em relação ao sector da educação e da saúde, a maioria não foi resolvida “.

Apesar deste “incumprimento das exigências, a Frente Social decidiu dar o ano 2021/2022 como um ano de bonança ao governo liderado por Nuno Gomes Nabiam, permitindo que o referido ano letivo terminasse sem sobressalto”, pode ler-se no documento na posse da Rádio Jovem.

Entre os pontos exigidos pelo executivo, para o sector da educação, estão o pagamento aos professores contratados e novos ingressos do ano levito 2021/2022¬; a conclusão de efetivação dos professores em processo de efetivação; extinção do regime de autogestão nas escolas públicas e a nomeação dos diretores das escolas públicas mediante um concurso público.

No sector da saúde, a Frente exige o pagamento das dívidas em atraso e a melhoria das condições laborais, entre as quais, materiais, segurança no trabalho, infraestruturas sanitárias, formações dos mesmos, manifestando, sobretudo, a total abertura ao diálogo franco com o governo.

Além da ameaça, o sindicalista Yoio Correia afirmou que a intenção na tentativa do governo de suspender os professores novos ingressos colocados no ano letivo 2021/2022 significa, para ele, que “os sectores da educação e saúde não são prioridades para o atual governo, bem como para o regime no poder”.

A Frente Social que inclui os quatro sindicatos, SINDEPROF, FRENAPROFE, SINETSA e SINQUASS, agendou para amanha, 21.09.2022, uma marcha para, mais uma vez, exigir do governo o cumprimento dos pontos constados no caderno.

MADEM-G15 em Conferência de PREPARAÇÃO no SAB para o seu II CONGRESSO

Vejam o vídeo de Rogério Dias:👇
@Rogério Gomes Dias  Sep 20, 2022

MADEM-G15 PREPARA SEU II CONGRESSO, SOB O LEMA: CONSOLIDAR O PARTIDO; PROMOVER UNIDADE NACIONAL; DESENVOLVER GUINÉ-BISSAU.

Com o efeito, todas as estruturas de coordenação do MADEM-G15 foram orientadas e instruídas com directrizes claras para busca de entendimento e de consensos nos diferentes sectores ou segmentos.

Aliás, importa aqui referir que o Coordenador Nacional e Líder Braima Camará tem lançado vibrantes apelo à paz, união e coesão interna da família política do MADEM-G15 rumo à estabilidade e desenvolvimento da GUINÉ-BISSAU.

A este propósito, nos últimos tempos os Responsáveis e Dirigentes do MADEM-G15 vêem dinamizando suas bases e estruturas de apoio.

Em todos os quadrantes os Mademistas priorizar o MADEM-G15.
Foi com este espírito que a II Conferência de MADEM-G15 no Sector Autónomo de Bissau (SAB) harmonizou as listas de forma a que o MADEM-G15 fosse o maior vencedor.

Movimento Nacional da Sociedade Civil para Paz, Democracia e Desenvolvimento: Programa de Trabalho Ato de Celebração do Dia Internacional Paz – 21 de setembro

GUERRA NA UCRÂNIA: Macron considera referendos de anexação à Rússia uma "paródia"... Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado francês denunciou o "cinismo" russo.

© Getty Images

Notícias ao Minuto  20/09/22 

O presidente francês, Emmanuel Macron, considerou, esta terça-feira, uma "paródia" os referendos de anexação de regiões ucranianas à Rússia. 

Em declarações aos jornalistas, o chefe de Estado francês denunciou o "cinismo" russo, poucos minutos antes do seu discurso na Assembleia das Nações Unidas.

Para Macron, os referendos anunciados pelas autoridades pró-russas de anexação de quatro regiões do leste e sul da Ucrânia, controladas por Moscovo, são "mais uma provocação " e "uma caricatura" que, aos olhos dos franceses "não tem consequências legais".

"A Rússia deve deixar o território ucraniano que é soberano e respeitar as fronteiras reconhecidas. A própria ideia de realizar referendos em regiões que sofreram com a guerra é a marca do cinismo. Imitação de forma democrática ou legitimidade democrática, mas não é porque imitamos que encontramos a soberania do povo", assegura o presidente.

Refira-se que foi anunciado que os territórios separatistas pró-russos da região de Donbass, na Ucrânia, vão realizar de 23 a 27 de setembro referendos para decidirem sobre a sua anexação pela Rússia. 


Leia Também: Referendos pró-russos? "A ameaça só pode ser eliminada pela força"

DESPORTO COMUNICADO - Oficial: UEFA afasta Rússia do Euro'2024

© Getty Images

Notícias ao Minuto   20/09/22 

Federação do país anunciou que não estará presente no sorteio da fase de apuramento, que se realiza a 9 de outubro.

A Federação Russa de Futebol (RFU) anunciou, em forma de comunicado emitido através das plataformas oficiais, esta terça-feira, que "não estará presente no sorteio da fase de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, que vai realizar-se a 9 de outubro, em Frankfurt".

"A razão está relacionada com a decisão tomada pela UEFA, em fevereiro, de suspender a participação das seleções e clubes russos nas competições por si organizadas, por defeito, até 'anúncio em contrário'", pode ler-se na nota.

"A decisão foi contestada pela RFA, no Tribunal Arbitral do Desporto (CAS), em Lausanne, que rejeitou o recurso, em julho. A Federação aguarda o texto completo da decisão do CAS, após o qual estudará uma decisão quanto aos passos seguintes ao nível da proteção legal", completa.

Na base da decisão do organismo que rege o futebol europeu está a invasão levada a cabo pelas forças militares russas à Ucrânia, que, recorde-se, também já tinha levado ao afastamento da seleção dos playoffs de qualificação para o Campeonato do Mundo deste ano.


Leia Também: Rússia não estará no Euro'2024, garante presidente da Federação ucraniana

MNE vai emitir nova gama de passaportes aos cidadãos guineenses residentes na Itália e Turquia.


 Radio TV Bantaba

PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS E PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DA CONFERÊNCIA DOS CHEFES DE ESTADO E DE GOVERNO DA CEDEAO FOI ESTA MANHÃ ANUNCIADO NUMA CIMEIRA PARALELA À ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS, COMO PRESIDENTE DA ALIANÇA DOS LIDERES AFRICANOS CONTRA A MALÁRIA (ALMA), SUBSTITUINDO O EX-PRESIDENTE DO QUÉNIA, UHURU KENYATTA.

Temos o prazer de anunciar que S.E. o Presidente Umaro Sissoco Embaló da Guiné Bissau é o novo presidente da @ALMA_2030.

Temos o prazer de anunciar que S.E. o Presidente Umaro Sissoco Embaló da Guiné Bissau é o novo Presidente da Aliança dos Lideres Africanos para o Combate à Malaria (ALMA_2030).

We are pleased to announce that S.E. President Úmaro Sissoco Embaló of Guinea Bissau is the new president of @ALMA_2030.

É com grande satisfação que anunciamos que S.E. o Presidente Úmaro Sissoco Embaló da Guiné Bissau é o novo Presidente da @ALMA_2030.

It is with great pleasure that we announce that S.E. President Umaro Sissoco Embaló of Guinea Bissau is the new president of @ALMA_2030.

Ele assume o lugar de S.E. Uhuru Kenyatta, ex-Presidente da República do Quênia. 

Saiba mais: bit.ly/3BoRXEJ 

LÍDERES AFRICANOS ALIANÇA DE MALÁRIA ALMA Saudando S.E. o Presidente Umaro Sissoco Embaló da Guiné-Bissau, novo Presidente da Aliança dos Líderes Africanos contra a Malária (ALMA).

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Procurador Geral da República considera de “falsas” as acusações do advogado da família Bamba contra a sua pessoa


Bissau, 20 Set 22 (ANG) – O Procurador Geral da República(PGR),  afirmou que todas as acusações feitas contra a sua pessoa em relação ao conflito de posse da terra com a família Bamba na tabanca de Gambiel, sector de Bambadinca, região de Bafatá, são “falsas e destituídas da verdade” porque as informações em que basearam são de fontes falsas.

Bacari Biai falava falava esta terça-feira,em conferência de imprensa, em  reação sobre a denúncia feita recentemente por Marcelino Ntupe advogado da família Bamba, segundo a qual o atual PGR está a levar a cabo acções de intimidação à comunidade com a qual está em conflito por  posse da terra, com  cinco elementos da Guarda Nacional no local.

Em relação a acusação do advogado Ntupe feita quarta-feira passada, de  que sequestrou alguns elementos da comunidade Biai disse que as pessoas presas foram pegos em fragante delito ao tirar do lugar a placa que divide o espaço  e diz que o “dito advogado” que o acusou de sequestrar essas pessoas não sabe distinguir “ sequestro de flagrante delito”.

“Não abuso do meu poder, não sou violento e nunca uso violência. A violência que uso é legal. O  que a lei diz querendo ou não é para cumprir. Nunca ando com homens armados, os que tenho são meu segurança pessoal, a que  tenho direito na qualidade de PGR, de me proteger a mim e à minha família ”, disse Biai.

Declarou que,  devido ao  último incidente mandou dois seguranças à tabanca para protegerem  a sua mulher porque se encontra  sozinha, frisando que as seguranças nunca tocaram em ninguém.

Biai disse  que vai sempre optar pela  via da lei e sustenta que, se existe a lei na Guiné-Bissau, os ocupantes que invadiram o seu espaço vão sair porque a sentença vai ser cumprida.

Disse acreditar nas autoridades e na justiça pelo que nunca vai fazer a justiça com as próprias mãos.

O PGR negou a acusação de Belmiro segundo a qual o seu pai cortava tarra para fazer esteras, e negou  que em nenhum momento dissera  que os manjacos devem abandonar aquela tabanca, porque, segundo diz,  a sua educação enquanto pessoa e religioso não o promete ter  tal comportamento.

A família Bamba, segundo o PGR, ocupou espaço em conflito só depois do conflito político militar de 7 de Junho de 1998 e não como dissera Belmiro que foram obrigados a sair da tabanca que os viu nascer há quase 70 anos.   

A irmã do ex-presidente Dr. Kumba Yala, Joana Cobde Nhanca, cria novo partido político. Movimento Social Democrata (MSD) visa resgatar valores sociais guineenses…

@Radio Bantaba   Sep 20, 2022

Veja Também:

O Presidente de CNA lamento a degradação das infraestruturas e a subida do preço dos produtos no mercado.

Braima Djaló falava a margem do congresso do seu partido, Congresso Nacional Africano, realizado este final de semana em Gabú.

RECEP TAYYIP ERDOGAN: Paz? Rússia terá de devolver território "invadido", incluindo Crimeia

© Oliver Bunic/Bloomberg via Getty Images

Notícias ao Minuto 20/09/22 

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, defendeu, esta terça-feira, que para a “paz ser estabelecida na Ucrânia”, a Rússia terá de devolver o território invadido, incluindo a Crimeia, anexada em 2014.

Em entrevista à estação norte-americana PBS, o líder turco foi questionado sobre se “uma solução” para o conflito passaria por dar à Rússia o território invadido. A resposta foi clara: “Não, sem dúvida que não”.

“Quando falamos de um acordo recíproco, é sobre isto que nos referimos. Se for estabelecida uma paz na Ucrânia, claro, o regresso do território que foi invadido tornar-se-á realmente importante. Isto é o que se espera. Isto é o que se pretende. [O presidente russo] Putin deu alguns passos. Nós demos certos passos”, asseverou.

Já quando pressionado sobre a Crimeia, península anexada pela Rússia em 2014, Erdogan revelou que já “pediu” a Putin que devolvesse o território “aos seus legítimos proprietários”. “Desde 2014, temos vindo a falar com o meu querido amigo Putin sobre isto, e foi o que lhe pedimos. Pedimos-lhe que devolvesse a Crimeia aos seus legítimos proprietários. Infelizmente não foi dado qualquer passo em frente”, explicou.

Erdogan recusou dizer quem considerava estar “em vantagem” na guerra, afirmando que “pessoas estão a morrer e, no final de contas, ninguém vai ganhar”. “Tudo o que queremos fazer e queremos ver é o fim desta batalha com paz. Seja Putin, seja [Volodymyr Zelensky], sempre o pedi e recomendei”, disse à estação.

Segundo o presidente turco, a Rússia e a Ucrânia terão concordado em "trocar 200 prisioneiros na sequência de um acordo entre as partes". Erdogan não deu outros pormenores sobre este acordo, nem sobre as pessoas envolvidas - civis ou soldados.

Para o chefe de Estado turco, que se encontrou com Putin na semana passada em Samarcanda, no Uzbequistão, o presidente russo "quer acabar com esta guerra o mais rápido possível".

Sublinhe-se que em agosto, Erdogan encontrou-se primeiro com Putin na cidade russa de Sochi e, duas semanas depois, com o homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Lviv.

Antes, em julho, a diplomacia turca teve um importante papel no desbloqueio da exportação de cereais ucranianos e de fertilizantes russos, com Istambul a servir de cenário para a assinatura de acordos sobre a exportação de cereais e de produtos agrícolas através do Mar Negro, firmados pela Ucrânia, Rússia, Turquia e as Nações Unidas.


Leia Também: A Ucrânia pode ganhar a guerra à Rússia? Eis o que se segue no conflito

Leia Também: Izyum. "As guerras não se perdem somente nos campos de batalha"

Esta nave espacial da NASA prepara-se para a colisão com um asteroide

Ilustração da missão DART da NASA (Steve Gribben/Johns Hopkins APL/NASA)

Cnnportugal.iol.pt, 20/09/22

O objetivo é compreender como é que o embate pode afetar o movimento de um asteroide no espaço, abrindo as portas para a utilização de tecnologia espacial para o desvio de objetos para proteger o planeta

Uma nave espacial da NASA que vai colidir deliberadamente com um asteroide está a aproximar-se do seu alvo.

A missão DART, ou o Teste de Redirecionamento de Asteróide Duplo, terá um encontro com o rochedo espacial no dia 26 de setembro, depois de ter sido lançado há 10 meses.

A nave vai embater na lua de um asteroide para ver como afeta o movimento de um asteroide no espaço. Uma transmissão em direto de imagens captadas pela nave espacial estará disponível no site da NASA a partir das 21:30 (GMT) desse dia. Espera-se que o impacto ocorra por volta das 23:14.

A missão dirige-se para Dimorphos, uma pequena lua que orbita o asteroide Didymos. O sistema de asteroides não representa nenhuma ameaça para a Terra, afirmaram as autoridades da NASA, tornando-se um alvo perfeito para testar um impacto cinético – que pode ser necessário se, algum dia, um asteróide estiver no caminho certo para atingir a Terra.

O evento será a primeira demonstração em larga escala da tecnologia de desvio que pode proteger o planeta.

"Pela primeira vez, vamos alterar de forma mensurável a órbita de um corpo celeste no universo", disse Robert Braun, chefe do Setor de Exploração Espacial do Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins.

Objetos próximos da Terra são asteróides e cometas com órbitas que os colocam a menos de 48,3 milhões de quilómetros da Terra. Detetar a ameaça de objetos próximos da Terra, ou NEO, que podem causar danos graves é um foco primário da NASA e de outras organizações espaciais em todo o mundo.

Rota de colisão

Os astrónomos descobriram Didymos há mais de duas décadas. Significa "gémeo" em grego, uma referência a como o asteroide forma um sistema binário com o asteroide menor, ou lua. Didymos tem quase 0,8 km de diâmetro.

Enquanto isso, Dimorphos tem 160 metros de diâmetro, e o seu nome significa "duas formas".

A nave teve recentemente o seu primeiro vislumbre de Didymos através de um instrumento chamado Didymos Reconnaissance and Asteroid Camera for Optical navigation, ou DRACO. Estava a cerca de 32 milhões de quilómetros de distância do sistema binário de asteróides quando captou imagens, em julho.

No dia do impacto, as imagens captadas pela DRACO não só revelarão o nosso primeiro olhar sobre Dimorphos, como a nave espacial irá utilizá-las para se guiar autonomamente para um encontro com a minúscula lua.

Durante o evento, estas imagens vão ser transmitidas para a Terra a uma velocidade de uma por segundo, proporcionando uma perspetiva "bastante impressionante" da lua, disse Nancy Chabot, cientista planetária e líder de coordenação da DART no Laboratório de Física Aplicada.

No momento do impacto, Didymos e Dimorphos estarão relativamente perto da Terra – num raio de 11 milhões de quilómetros.

A nave irá acelerar até cerca de 24 140 quilómetros por hora quando colidir com Dimorphos.

Tem como objetivo colidir com Dimorphos para alterar o movimento do asteroide no espaço, de acordo com a NASA. Esta colisão será registada pelo LICIACube, ou Light Italian CubeSat for Imaging of Asteroids, um minissatélite fornecido pela Agência Espacial Italiana.

O CubeSat, do tamanho de uma pasta, apanhou boleia da DART para o espaço. Recentemente foi lançado da nave espacial e está a viajar atrás dela para registar o que acontece.

Três minutos após o impacto, o CubeSat voará por Dimorphos para captar imagens e vídeos. O vídeo, apesar de não ficar imediatamente disponível, será transmitido para a Terra nas semanas e meses seguintes à colisão.

Proteger o planeta

O Dimorphos foi escolhido para esta missão porque o seu tamanho é semelhante ao dos asteroides que podem representar uma ameaça para a Terra. A nave é 100 vezes menor que Dimorphos, por isso não destruirá o asteroide.

O impacto rápido só alterará a velocidade de Dimorphos à medida que orbita Didymos em 1%, o que não parece muito – mas irá mudar o período orbital da Lua.

"Às vezes descrevemo-lo como um carro de golfe a embater contra uma grande pirâmide ou algo assim", disse Chabot. "Mas para Dimorphos, isto tem realmente que ver com o desvio de asteroides e não a interrupção da rota. Isto não irá fazer explodir o asteroide, não vai deixá-lo em pedaços.

O "toque" irá deslocar o Dimorphos ligeiramente e torná-lo mais gravitacionalmente ligado a Didymos – para que a colisão não altere a rota do sistema binário em torno da Terra ou aumente as suas hipóteses de se tornar uma ameaça para o nosso planeta, disse Chabot.

O Dimorphos completa uma órbita em torno de Didymos a cada 11 horas e 55 minutos. Após o impacto, isso pode mudar para 11 horas e 45 minutos, mas as observações posteriores determinarão com exatidão a alteração.

Os astrónomos irão utilizar telescópios terrestres para observarem o sistema binário de asteróides e ver o quão mudou o período orbital de Dimorphos, o que determinará se a DART foi bem sucedida.

Telescópios espaciais como o Hubble, o Webb e a missão Lucy da NASA também observarão o evento.

Em quatro anos, a missão Hera da Agência Espacial Europeia irá estudar o Dimorphos, medindo propriedades físicas da Lua, e avaliará o impacto da DART e a órbita da Lua.

Nenhum asteroide está atualmente em rota de impacto direto com a Terra, mas existem mais de 27 000 asteroides perto da Terra, de todos os formatos e tamanhos.

Os valiosos dados recolhidos pela DART e pela Hera contribuirão para estratégias de defesa planetárias, sobretudo para compreender que tipo de força pode deslocar a órbita de um asteróides próximo da Terra que possa colidir com o nosso planeta.

Volodymyr Zelensky: Estão “a entrar em pânico”. Lugansk já não é toda controlada pelos russos

Volodymyr Zelensky (AP)

cnnportugal.iol.pt 20/09/22

Governador da região e o presidente ucraniano afirmam que os invasores estão a “entrar em pânico”

A Ucrânia conquistou esta segunda-feira a vila de Bilohorivka, na região de Lugansk. A simbólica conquista da pequena vila, que tinha menos de mil habitantes antes do início da guerra, significa que a Rússia já não controla a totalidade da região.

A informação foi confirmada pelo governador ucraniano de Lugansk, Serhiy Haidai, que afirmou que a vila estava “totalmente controlada” pelas forças de Kiev. "É um subúrbio de Lysychansk. Em breve expulsaremos esta escumalha de lá com uma vassoura. Passo a passo, centímetro a centímetro, libertaremos toda a nossa terra dos invasores", disse no Telegram.

Citado pelo The Guardian, Haidai afirmou também que os líderes da autoproclamada República Popular de Lugansk estão “a entrar em pânico”. De acordo com o governante, as comunicações móveis e o acesso à internet foram bloqueados para que as pessoas não fossem informadas dos recuos das forças russas na parte oriental da Ucrânia, que se têm intensificado nas últimas semanas.

O dia de ontem ficou também marcado pelo ataque russo à central nuclear de Pivdennoukrainsk, na região de Mykolaiv. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou o Kremlin de “comportamento irresponsável” após este bombardeamento. Os ataques danificaram edifícios na central, e as bombas terão caído a cerca de 300 metros dos reatores, segundo as autoridades ucranianas. No entanto, garantem que a segurança do local não está em risco.

À semelhança de Haidai, Zelensky afirmou que os invasores estão “a entrar em pânico”. “Nós avisámos que os soldados russos só têm duas opções: fugir da nossa pátria ou renderem-se. Os colaboradores têm as mesmas opções”, afirmou, na habitual declaração noturna.

Por outro lado, já esta terça-feira, as autoridades pró-russas de Lugansk acusaram a Ucrânia de ter matado sete pessoas, incluindo três crianças, num bombardeamento na aldeia de Krasnorichenske.

"Como resultado do bombardeamento de artilharia das forças armadas ucranianas da vila de Krasnorichenske, sete civis foram mortos, dos quais três eram crianças. O ataque destruiu dois prédios residenciais", afirmaram as autoridades separatistas no Telegram.

MADEM G15: Com a ilustre presença do Coordenador Nacional do MADEM-G15, Camarada Braima Camará, ontem dia 19 deu-se por terminado o ciclo das reuniões do partido com Sector Autónomo de Bissau, culminando na eleição dos delegados que emanam das assembleias de base, secção, setores, e zona que irão fazer parte do IIº Congresso.

 Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

O Camarada Sandji Fati viu a sua confiança renovada como Coordenador do SAB com 334 votos favoráveis no universo de 354 eleitores.

Pelas palavras do então coordenador, que concorre à reeleição no evento de dia 30 de setembro a 2 de outubro, as palavras são de apelo ao trabalho, coesão interna e acolhimento a todos aqueles que queiram-se juntar a este projeto politico, que tem como primeiro objetivo a realização do IIº Congresso, de seguida vencer com maioria absoluta nas legislativas de 18 de Dezembro e, por fim eleger o candidato do MADEM-G15 nas presidências.







Leia Também:

Estamos a Trabalhar



Por LUSA   19/09/22

O Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15) da Guiné-Bissau realiza o seu segundo congresso ordinário entre 30 de setembro e 02 de outubro com 2.515 delegados, disse hoje à Lusa o porta-voz da reunião magna, Queba Djaita.

O congresso terá lugar na localidade de Gardete, arredores de Bissau.

Segundo o porta-voz do congresso, Braima Camará, atual coordenador nacional do Madem G-15, "é, até ao momento, único candidato" à liderança do partido que nas últimas eleições legislativas, em 2019, ficou em segundo lugar na votação.

"O lema do congresso é consolidar o partido, promover a unidade nacional e desenvolver a Guiné-Bissau", observou Djaita, que acredita na vitória do Madem G-15 nas próximas eleições legislativas antecipadas, marcadas para 18 de dezembro.

O porta-voz do congresso afirmou que a "vitória eleitoral é possível" com base no "percurso histórico" do partido fundado em 2018, por dissidentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

"O partido participou pela primeira vez em eleições legislativas e ficou em segundo lugar, depois concorreu às eleições presidenciais, com o seu candidato, Umaro Sissoco Embaló, atual Presidente da República", sublinhou Queba Djaita.

Nas eleições legislativas de 2019, o Madem G-15 alcançou 27 dos 102 deputados que compõem a Assembleia Nacional Popular (ANP, parlamento guineense) e atualmente faz parte de uma coligação que governa a Guiné-Bissau.

Queba Djaita defendeu que nas próximas eleições de dezembro, que o partido espera venham a ter lugar na data marcada pelo chefe de Estado, o Madem G-15 "sairá vencedor" por ter "um programa credível e projetos promissores" para desenvolver a Guiné-Bissau.

O partido realiza hoje a conferência para a escolha de delegados do Setor Autónomo de Bissau, depois de ter feito o mesmo processo nas regiões do interior do país.