quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Esclarecimento


Fonte: dokainternacionaldenunciante

AULAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS RETOMAM NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA


O ministro da Educação Nacional e Ensino Superior voltou a garantir, esta quarta-feira (11), que as aulas nas escolas públicas do país vão mesmo começar na próxima segunda-feira (16 de Setembro)

A garantia do governante foi transmitida aos jornalistas a margem da abertura da mesa redonda de consciencialização dos partidos políticos, empresários e multinacionais sobre o financiamento doméstico da educação.

O evento é organizado pela Rede de Campanha de Educação Para Todos na Guiné-Bissau.

Questionado na mesma ocasião sobre as condições para o início das aulas na próxima segunda-feira, Dautarin Monteiro da Costa disse que as condições objectivas que existem hoje são as mesmo que existirão no primeiro dia de Outubro.

Portanto, do ponto de vista do calendário de recuperação “é fundamental que as aulas começassem no dia 16 do mês corrente”.

O titular da pasta da educação, Dautarin da Costa, revelou que neste momento está no terreno a equipa dos recursos humanos do Ministério da Educação para abordar o estatuto da carreira docente junto aos professores.

O ano mais afectado é este de 2018/19, o que motivou o executivo liderado por, Aristides Gomes, a prolongar o ano lectivo para até Janeiro de 2020, sobre tudo para as escolas mais afectadas com a greve. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

radiosolmansi.net

TESTEMUNHO  

VOCÊ PODE CHAMÁ-LO DE DIFERENTES NOMES: 

MAS UMA COISA É CERTA; 

O SR. DOMINGOS SIMÕES PEREIRA É UM HOMEM MUITO INTELIGENTE !!! 

E não adianta tentar pintá-lo com cores diabólicas, porque todo mundo sabe que não existe um anjo entre os políticos guineenses!!!

By faladepapagaio.blogspot.com

Aristides Gomes - Pela Guiné-Bissau, somos obrigados a nos entermos

Hoje tive o privilégio de conferir posse aos membros do Conselho Permanente de Concertação Social e também aos membros da Comissão Técnica de Seguimento do cumprimento do acordo assinado no passado mês de Agosto entre o Governo e as duas maiores Centrais Sindicais que pôs fim às greves gerais na Função Pública.

Viva a Paz Social
Viva o Diálogo
Viva a Guiné-Bissau
Juntos fomos e seremos mais fortes.


 



Fonte: Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

Nova representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau promete transição “suave”


A nova representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau, Rosine Sorri-Cloulibaly, prometeu hoje uma "transição suave" a ser feita com o Governo guineense para fechar a missão da organização no país.

"Como sabem com o fim próximo do mandato da UNIOGBIS (Missão Integrada da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau), em dezembro 2020, é importante assegurar que a ONU está a trabalhar para uma transição suave, envolvendo o Governo", afirmou a também chefe da missão, depois de um encontro com o Presidente guineense, José Mário Vaz.

Segundo Rosine Sorri-Cloulibaly, a ONU e o Governo estão a trabalhar para que as prioridades continuem a ser reforçadas e asseguradas.

A nova representante, que chegou a semana passada ao país, disse também que as necessidades vão ser asseguradas não só pelas agências da ONU, mas também pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, que tem "tido um papel importante no sistema de pacificação do país".

Rosine Sorri-Cloulibaly foi entre 2016 e 2019 ministra da Economia do Burquina-Faso e trabalhou mais de 20 anos com a ONU, incluindo como representante especial adjunta no Burundi.

A nova representante sucede no cargo ao brasileiro José Viegas Filho, que completou a sua missão a 18 de maio de 2019.

LUSA

Braima Darame

Vladimir Deuna declara apoio à Domingos Simões Pereira, candidato do PAIGC às presidenciais 24 novembro

Hoje, em conferência de imprensa, Vladimir Deuna diz que a desistência de se candidatar independente vem na sequência de uma reflexão profunda, tendo concluído que DSP é o candidato que oferece melhor solução de paz e estabilidade para o país.

Deuna aproveitou para anunciar ainda que já escreveu uma carta a direção do PAIGC solicitando o seu regresso a fileira dos liberdades.



Aliu Cande

Segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau será em 29 de dezembro - CNE

A Comissão Nacional de Eleições disse hoje que a segunda volta das eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro, deverá realizar-se em 29 de dezembro.

"Caso seja necessário, a segunda volta das presidenciais será em 29 de dezembro", afirmou à Lusa fonte da CNE.

Segundo a mesma fonte, a decisão foi tomada depois de uma revisão do cronograma.

Um cronograma inicial divulgado à imprensa dava conta que a segunda volta se realizaria em 05 de janeiro.

Numa reunião, realizada na terça-feira, pelo Conselho de Segurança da ONU, a secretária-geral assistente para África do Departamento de Operações de Paz, Bintou Keita, pediu apoio financeiro da comunidade internacional para a realização das presidenciais, tendo avançado que a segunda volta se realizará em 29 de dezembro.

Questionada hoje pela Lusa, a CNE confirmou a nova data.

LUSA

Rádio Jovem Bissau

A estatística mundial relata que em cada 2 horas o homem é brutalmente espancado pela sua parceira. Irmãos, vamos unir as forças e dizer: "BASTA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA" e "BASTA O ABUSO CONTRA O HOMEM"







By Brinpande Valdenir Lacerda

ONU pede segurança e inclusão nas eleições presidenciais da Guiné-Bissau

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que as eleições presidenciais na Guiné-Bissau deverão ser o fim de um ciclo político instável e devem garantir segurança e inclusão.


Numa reunião na terça-feira, membros do Conselho de Segurança destacaram que a Guiné-Bissau é o primeiro Governo “inclusivo” e “equilibrado” da África Ocidental, devido às oito ministras e três secretárias de Estado que fazem 35% dos membros do executivo.

A ONU indicou também que as eleições presidenciais, em novembro, são mais uma oportunidade para demonstrar uma “liderança inclusiva”.

A secretária-geral assistente para África do Departamento de Operações de Paz, Bintou Keita, considerou que a comunidade internacional deve dar apoio financeiro e “contribuição instrumental” para a realização das eleições presidenciais de 24 de novembro e, se necessário, para a segunda ronda, em 29 de dezembro, para pôr fim ao “ciclo político de instabilidade” que dura desde 2015.

Bintou Keita disse que o processo eleitoral tem desafios, entre os quais o registo dos eleitores que não tiveram oportunidade de votar nas eleições legislativas, realizadas em março, que rondou os 25 mil.

A responsável do Departamento de Operações de Paz da ONU sublinhou que o país tem de cumprir a data estabelecida para o ato eleitoral e deve aprimorar medidas de transparência e o desenvolvimento de uma estratégia para as eleições, no sentido de responder à “desconfiança generalizada” na política guineense.

O representante permanente da Guiné-Bissau junto da ONU, Fernando Delfim da Silva, declarou que o Governo está comprometido com a realização de eleições credíveis e transparentes, e lembrou que o cenário político atual está afetado pela maior apreensão de droga da história do país, em 02 de setembro, de 1,8 toneladas de cocaína.

Segundo o diplomata, as eleições presidenciais serão uma oportunidade para o povo guineense “renovar a legitimidade” das instituições do país.

A quantia de droga apreendida no início do mês demonstra a dimensão de como o país é “atrativo” para os traficantes, devido à fragilidade das instituições e “vulnerabilidade geográfica”, afirmou Fernando Delfim da Silva, considerando que os vizinhos africanos lidam com os mesmos problemas do crime organizado e tráfico de droga.

O representante plenipotenciário junto da ONU manifestou a necessidade de reforço da cooperação com as Nações Unidas no combate ao tráfico de droga, um dos maiores problemas do país, com uma parceria entre Governo e o Gabinete das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Fernando Delfim da Silva pediu ao Conselho de Segurança que se encontrem formas de aumentar a capacidade das instituições nacionais, que operam em condições “extremamente precárias”.

O Conselho de Segurança advertiu que a dificuldade será gerir o período pós-eleitoral, quando serão necessárias reformas constitucionais, e apelou para que as “tendências” dos atores políticos de pôr em causa o resultado das eleições sejam dissipadas.

Os Estados-membros com assento no Conselho de Segurança expressaram profunda preocupação pelo elevado número e grau de gravidade de crimes relacionados com as drogas, assim como pela possibilidade de estas atividades criminosas serem utilizadas para financiamento de atividades terroristas

Por fim, a ONU destacou a determinação da polícia guineense e das forças de segurança em neutralizar o problema das drogas, e disse que o controlo da segurança e estabilidade deve ser assegurado também pelo Grupo P5 — ONU, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), União Africana, União Europeia e Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

O Gabinete Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau (UNIOGBIS) promete ter um papel importante na realização das eleições presidenciais.

O atual mandato da UNIOGBIS é até 28 de fevereiro do próximo ano, mas requer-se uma diminuição gradual das atividades até ao seu encerramento, previsto para 31 de dezembro de 2020.

interlusofona.info

Introdução de correções nos cadernos eleitorais cabe a candidatos às presidenciais e CNE – Governo guineense


A ministra da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Odete Semedo, esclareceu hoje que a decisão de introdução das correções às omissões de eleitores nos cadernos eleitorais cabe aos candidatos às presidenciais em conjunto com a Comissão Nacional de Eleições (CNE).

"Não é nossa prerrogativa dizer que se vai utilizar ou não. O Ministério vai continuar o trabalho de correção das omissões, porque essa correção que vai ser feita não mexe com o servidor nem com os cadernos eleitorais", afirmou Odete Semedo.

"O que vai acontecer é que todos os dados corrigidos vão ser guardados. Vai haver a plenária da Comissão Nacional de Eleições com os candidatos [às eleições presidenciais] ou seus representantes e eles é que vão decidir. Vão dizer se queremos que estas 20 mil e tal pessoas votem ou não queremos. Não querendo, os cadernos estão prontos para ir a eleições", esclareceu a ministra.

Odete Semedo sublinhou também que o Governo não está a fazer qualquer "finca-pé", mas apenas um trabalho técnico que não vai ser deitado fora.

A ministra da Administração Territorial falava aos jornalistas no final de uma visita à Comissão Nacional de Eleições para entregar simbolicamente a segunda parte de equipamento doado pela China àquele organismo.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) afastou esta segunda-feira a possibilidade de realização de um novo recenseamento para as eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro, e recomendou a utilização no escrutínio dos cadernos eleitorais utilizados para as legislativas de 10 de março, salvo consenso da classe política.

O Governo da Guiné-Bissau está a realizar uma correção a omissões dos cadernos eleitorais, devido a falhas técnicas, que impediram mais de 20.000 eleitores de votar nas legislativas.

As correções têm provocado alguma tensão política, com os partidos da oposição a considerarem que as correções não têm enquadramento legal, sugerindo a realização de um recenseamento de raiz ou novo recenseamento.

LUSA

Braima Darame

ALERTA A CEDEAO, AOS PARTIDOS DA OPOSIÇÃO PARLAMENTAR E SEM ASSENTOS, AO P5 E A POPULAÇÃO GUINEENSE

De facto a CEDEAO tem ajudado e muito a Guiné Bissau, investindo biliões. Contudo, nos últimos 3 anos o carácter das suas intervenções constrangem e contradizem e com tendencias a beneficiar ou favorecer o grupo da actual direcção do PAIGC. Isto é, realizando a agenda do PAIGC. 

o que não deixa de ser suspeito. 
Para falar a verdade há muita suspeição no ar, sobretudo e desde que o Presidente da Comissão da CEDEAO, o Jean-Claude Kassi Brow resolveu se imiscuir para além de conta, impondo o nome do Aristides Gomes para ser reconduzido, a fim de se contornar a decisão do Presidente JOMAV, que na altura estava determinado a nomear outra figura do PAIGC, que lhe dava mais garantias de poder controlar o parlamento e fazer funcionar as instituições da república.

Segundo rumores vindos da Praça do Império tal façanha aconteceu, porque o Aristides e o Chefe do PAIGC souberam negociar e que terrão fluido milhões de Francos CFA, em Dolar. O que não deixa de ser estranho uma vez que este Primeiro Ministro tem dado mostras de sobeja incapacidade de cumprir com as obrigações do Estado em pagar salários e resolver os problemas de saúde e da educação.

Como consequências das interferências e pressões manipuladas de KASSIBROW a ANP continua com a MESA incompleta e irregular e sem a provisão de lugares da oposição democrática. 

De lembrar que estamos perante o ano lectivo nulo, embora com fins eleitorais o actual PAIGC finge que o Ano Lectivo 2018/2019 ainda não terminara. Uma falacia. 

Eles fingem e fazem de conta que o ano escolar ainda não encerrou, numa altura em que os países lusófonos tem agendado a reentrada escolar do ano lectivo 2019/2020, o que pode acontecer já na próxima semana. Que tipo de Estado querem fazer da Guine Bissau?

Como se não bastasse a "CEDEAO" impôs a exoneração do Procurador GEral da Republica e nomeação de um novo o que vem sendo contestado mais uma vez pelo bando de crime organizado instalado na Sede do Glorioso PAIGC, cuja história passada e recente contradizem, porque por esta altura trem bando de malfeitores que se escudaram no patrimônio nacional - PAIGC Libertador das noites coloniais.

A CEDEAO e os Kassibrows têm de reconhecer que a onda de instabilidades da Guine Bissau tem o seu epicentro  na actual direcção de Domingos Simões Pereira, que a exemplo das eleições legislativas quer levar o país a eleição presidencial com dados manipulados e viciados. Aliás importa aqui referir que nas eleições legislativas os números de votantes foram escandalosamente superior ao numero de cidadãos inscritos nos Cadernos Eleitorais.

Quem vai fiscalizar isto?

O mais caricato é que a CEDEAO, por conta das artimanhas ou joguinhos de Kassibrow escreveu no ultimo Comunicado Final da Cimeira de Abuja de que o Presidente da Republica não deve deixar ou abster-se de interferir na esfera de governação e mormente de tentar imprimir um controle ou limitar os excessos do Governo do actual PAIGC e seus comparsas.

Como resultado: a parte considerável das verbas ou receitas provenientes da exportação de cvastanha de caju se evaporaram do Tesouro Público à guarda do mesmo Aristides que teima em acentuar o nível de fraude eleitoral com a falsa estórias de correcções das omissões.

A este propósito, não será que já consolidaram estas manobras chamada CORRECÇÃO?

QUEM VAI CONTROLAR OU AUDITAR OS DADOS DO CENSO ELEITORAL, QUE ESTÁ AO ALCANCE E ENTREGUES AO BANDO DE CRIMINOSOS DO PAIGC E DE SEUS COMPARSAS E CÃES DE FILA?

A GUINE BISSAU ESTÁ SEM UM GOVERNO QUE GOVERNE, POIS QUE O ACTUAL GOVERNO CAIU NA ILEGALIDADE. ESTÁ CADUCO E SEM PROGRAMA DE GOVERNAÇÃO E NEM ORÇAMENTO GERAL DE ESTADO. CONTUDO, TÊM VINDO A SAQUEAR DE FORMA DESENFREADA AS RECEITAS DE ESTADO, QUE JÁ NÃO ENTRAM NOS COFRES DE ESTADO. FAZEM VIAGENS E OPERAÇÕES QUE NEM CONTROLA.

A CEDEAO e o P5 que nos acudam!
Os Partidos de Oposição e a maioria dos Candidatos devem poder fazer valer os nossos direitos de não voltar a ir a nenhuma eleção com dados manipulados e viciados para garantir a vitoria antecipada do Candidato do actual PAIGC.

SOCORRO !
ACUDAM-NOS, POIS QUE A CEDEAO DEVE CESSAR, URGENTEMENTE, DE FAVORECER OU BENEFICIAR A ACTUAL DIRECÇÃO DO PAIGC.

Fonte: ditaduradoprogresso.blogspot.com