15 de janeiro de 2021

Guardas prisionais denunciam situação difícil ao Presidente da República que promete ajudar minimizar as dificuldades.

Radio Bantaba

Covid-19: Número de mortos ultrapassa os dois milhões em todo o mundo

© Reprodução

Por LUSA   15/01/21 

O número global de mortes provocadas pela covid-19 ultrapassou hoje os dois milhões desde que o novo coronavírus foi detetado em dezembro de 2019 em Wuhan, China, segundo a contabilidade hoje divulgada pela agência France-Presse.

Segundo a agência noticiosa francesa, que data a contagem das 18:25 TMG (mesma hora em Lisboa), foram já contabilizados 2.000.066 óbitos entre os 93.321.070 casos de infeção declarados, com a Europa a constituir-se como a região mais afetada, registando cerca de 650.000 mortes.

A seguir figura a região da América Latina/Caraíbas (com 542.410) e a dos Estados Unidos/Canadá (407.090.

Os países com maior número de mortes associadas à covid-19 são os Estados Unidos, com 389.581, Brasil (207.095), Índia (151.918), México (137.916), Reino Unido (87.295) e Itália (81.325).

Estes seis países representam mais de metade do número total de óbitos em todo o mundo.

Os números compilados pela AFP baseiam-se em dados publicados diariamente pelas autoridades sanitárias de cada país

Globalmente, representam uma estimativa parcial do número real de mortes à escala mundial, dado que as agências de estatística de vários países concluíram, a posteriori, que há um número ainda maior de mortes atribuíveis à covid-19.

A 28 de setembro de 2020, pouco mais de nove meses depois do anúncio da primeira morte devido ao novo coronavírus na China, em janeiro, foi atingido o número de um milhão de óbitos.

Desde então, a pandemia tem acelerado e, em apenas quatro meses, o número de vítimas mortais duplicou (mais um milhão).

A semana passada foi a mais mortífera desde o início da pandemia.

Nos sete últimos dias, foram contabilizadas diariamente mais de 13.600 mortes no mundo, um aumento de 20% em relação à semana precedente.

No mesmo período, a Europa, que se tornou em outubro o epicentro da pandemia, detetou mais de um terço dos óbitos no mundo, com os 52 países europeus a registarem, diariamente, 5.570 mortes, 17% mais do que na semana passada.

A América Latina e as Caraíbas registaram também a aceleração mais forte, ao aumentarem 25% no número de mortes na semana passada, contabilizando uma média diária de 2.751 óbitos, à frente dos Estados Unidos e Canadá (+20%, 3.490) e de África (20%, 869).

Segundo os dados referentes à população, a Bélgica é o país com maior número de mortes por milhão de habitantes, com 1.751, seguida pela Eslovénia (1.501), Itália (1.345) e Bósnia-Herzegovina.

The President of Republic of Guinea-Bissau, General Umaro Sissoco Embalo rides bicycle

Humble & Simple...


ORANGE ANUNCIA PLANO DE MODERNIZAÇÃO E EXTENSÃO DA REDE

15/01/2021 / Jornal Odemocrata

A Companhia de Telecomunicações  “Orange Bissau” anunciou esta sexta-feira, 15 de janeiro de 2021, a modernização e alargamento da sua rede de telefonia móvel em todo o território nacional. 

A intenção da Orange foi transmitida aos jornalistas pelo diretor-geral do Grupo  “ORANGE SONATEL”, Sékou Drame, depois da audiência com o Chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló.

O responsável do Grupo de cinco filiais Orange na sub-região [Guiné-Bissau, Guiné-Conakry, Mali, Senegal, Serra Leoa]  fez-se acompanhar do diretor-geral da Orange Bissau, Brutus Sadou Diakité, e altos funcionários daquela empresa. 

À saída, Sékou Dramé revelou aos jornalistas que durante a audiência, o grupo e a Orange Bissau apresentaram ao Chefe de Estado o plano de modernização e extensão   da rede de telecomunicações na Guiné-Bissau.

“Vamos preparar a rede para acolher as novas gerações de tecnologia, em particular a internet. É um plano que vai permitir-nos duplicar a capacidade da nossa rede”, indicou e disse que atualmente dispõe de 163 antenas de rede e visam acrescentar mais 150 sítios suplementares para alargar a cobertura e contribuir na transformação digital.

Por: Epifania Mendonça

Guiné-Bissau: Cerimônia de lançamento da primeira pedra das obras de reabilitação das estradas não revistadas das regiões de Cacheu Oio...Ingore Farim e 7 pistas rurais afluentes.


MOPHU/15.01.2021 (Sexta-Feira)

O Ministério das Obras Públicas Habitação e Urbanismo procedeu hoje ao Lançamento da primeira pedra, para a construção da Estrada Ingore-Bigene e porto Caur/Farim, (um troço de 60km de estrada), e 50km de pistas rurais).


A Cerimônia contou com a honrasa presenças do Ministro das Obras Públicas Habitação e Urbanismo e da Administração Territórial, respectivamente Fidelis Forbes e Fernando Dias. 

No acto, também estiveram o Ministro de Ambiente, o Secretário de Estado de Comunicação, Secretário de Estado de Plano e o Deputado líder da Bancada Parlamentar do MADEM-G15, além de Directores Gerais e Inspetor das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo.

Durante a Cerimônia registaram-se as intervenções de : Representante de Balanta Mané, Representante da População de Ingoré, Vice-Administrador de Ingoré, e por último da Sua Excelência o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, Sr. Fidélis Forbs.

Na altura o Ministro Fidelis Forbes destacou os principais eixos do projeto de melhoria do fluxo de Transporte Rural, onde a primeira componente, tem como objetivo primordial, desenvolver, ou seja implementar ações que permitam a melhoria gradual do acesso físico das populações da zona de intervenção aos mercados e aos equipamentos sócias.

Com efeito, as escolas, centros de saúde, centros de acesso a justiça, entre outros, beneficiarão do projecto das melhoriaa das pistas rurais, pois que constituem os elementos chaves para a melhoria das condições de vida das nossas populações, contribuindo assim para melhorias e combate da pobreza e consequentemente para criação de um clima de bem-estar social nas comunidades.

Por outro lado, com a reabilitação de estradas em terras e de pistas rurais todos beneficiarão do fluxo de transportes para evacuação de seus bens.

Depois do discurso, o ministro foi homenageado com "pano de pinte", por um grupo de mulheres da própria região.

Depois do acto, o ministro Fidélis, foi manobrar a máquina para dar o início a construção das estradas locais. 

As Obras terão a duração de 2 anos.







Vídeo by: Mustafa Cassamá COM CANAL FALADEPAPAGAIO

SINDICATO EXIGE EFETIVAÇÃO DE TÉCNICOS DE SAÚDE E PAGAMENTO DE SUBSÍDIO DE VELA

15/01/2021 / Jornal Odemocrata

O porta-voz do Sindicato Nacional de Enfermeiros e Técnicos de Saúde e Afins (SINETSA), João Correia, exigiu esta quinta-feira, 14 de janeiro de 2021, a efetivação de técnicos de saúde e pagamento de subsídios de vela e de isolamento  aos técnicos.

As exigências foram tornadas públicas em conferência de imprensa conjunta realizada com os sindicatos dos Ministério das Finanças, na sede da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG).

João Correia revelou que os médicos sem fronteira terão assinado, no final da sua missão humanitária no país, um acordo com o ministro da Saúde Pública que previa o enquadramento dos médicos nacionais que faziam parte da sua equipa, mas não aconteceu e que há sete meses não recebem nenhum salário.

“Exigimos também a efetivação dos funcionários do ministério de saúde e a resolução do problema de 89 dos nossos colegas de novos ingresso, de 2018”, disse.

O porta-voz da SINETSA afirmou que “não existe nenhuma lei que regulamente o sistema de saúde”. 

“Enquanto sindicatos, entendemos que o governo não está com o interesse no setor, porque já entregamos os documentos para regulamentar o sistema de saúde, mas até ao momento nem sequer foram apreciados no conselho de ministros”, sublinhou.

João Correia criticou o bolo orçamental atribuído à Assembleia Nacional Popular (ANP) e disse que quase é igual ao do ministério de saúde, “o que não deveria ter acontecido” e defende que os hospitais e centros de saúde, a nível do país, estão com falta de materiais para poderem funcionar devidamente.

“Há um mês que não mantemos nenhum diálogo com o ministro de saúde. Aliás, não há diálogo, porque também o ministro das finanças bloqueou os salários dos que aderiram à greve da UNTG”, denunciou.

“Os funcionários da função pública estão em greve e o governo teve tempo de organizar o torneio em tempos da Covid-19”, criticou, tendo apelado, por isso, a todos os funcionários, principalmente os da saúde pública a aderirem à greve decretada pela UNTG e à marcha a realizar-se no sábado, 16 de janeiro de 2021. 

Por: Noemi Nhanguan 

Foto: N.N  

Conselho de Ministros | Comunicado final da primeira reunião ordinária do ano 2021.

Descubra as medidas anunciadas pelo executivo.



GOVERNAR PARA TODOS 

#chefiadegovernogb2021

 Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau 

Leia Também:

GOVERNO EXTINGUE AUTORIDADE REGULADORA DE COMBUSTÍVEL


O Governo da Guiné-Bissau extinguiu a comissão instaladora da Autoridade Reguladora do Setor dos Combustíveis, Derivados do Petróleo e do Gás Natural (ARSECO).

A decisão consta no comunicado do Conselho de ministros desta quinta-feira, 14 de janeiro de 2021, na posse do jornal O Democrata.

Em relação às madeiras apreendidas e estocadas, o plenário governamental deliberou perdidas as mesmas a favor do Estado, dando a sua anuência para que a comissão interministerial para a gestão das madeiras estocadas prossiga e conclua os trabalhos até 31 deste mês, com a submissão do “competente” relatório ao plenário governamental para”efeitos de análise e aprovação”.

Lê-se ainda no comunicado que o Conselho de ministros deu também a sua anuência a que, “por despacho do primeiro ministro, seja autorizado o ministro das Finanças a definir critérios para nomeação e colocação dos diretores de Administração e Finanças em todos departamentos governamentais e nas estruturas personalizadas e tuteladas”.

O democrata//

ANP: a primeira Sessão Ordinária da X Legislatura do ano Legislativo 2020/2021 terminou hoje sob desentendimento.


ANP: a primeira Sessão Ordinária da X Legislatura  do ano Legislativo 2020/2021 terminou hoje sob desentendimento. 

As bancadas parlamentares do Madem-G15 e do PRS que suportam a nova maioria no parlamento abandonaram a sessão. O que provocou a falta de corum e consequentemente suspensão e encerramento.

A divergência desta vez tinha a ver com o projeto lei sobre proteção social dos antigos combatentes da liberdade da pátria que o MADEM e PRS recusaram debater sem a presença dos membros do governo.  

O PAIGC continua irredutível em nao reconhecer o Governo liderado por Nuno Gomes Na Biam.

A primeira sessão da décima legislatura decorre desde passado dia 30 novembro.

Já no final, as Bancadas Parlamentares do PAIGC, Madem, Prs e os deputados de PND e UM fizeram avaliação dos trabalhos desta sessão.

Radio Bantaba

Leia Também:

ANP ENCERRA 1ª SESSÃO ORDINÁRIA COM DIVERGÊNCIAS ENTRE BANCADAS PARLAMENTARES

Por Jornal Odemocrata 15/01/2021

A Assembleia Nacional Popular (ANP) encerrou esta quinta-feira, 14 de janeiro de 2021, a primeira a sessão ordinária de 2020/2021, iniciada a 30 de novembro do ano passado, com divergências entre a nova maioria (Partido da Renovação Social e o Movimento para Alternância Democrática) e o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). 

O MADEM G-15 mais os cinco deputados do PAIGC, que aderiram à nova maioria e o PRS acabaram por abandonar a sessão mais tarde, com o argumento de que não discutiriam o projeto de proteção social dos Combatentes da Liberdade da pátria na ausência dos membros do governo.

A primeira sessão ordinária de 2020/2021 tinha, no cômputo geral, dezassete pontos agendados e votados por unanimidade pela Comissão Permanente da ANP. Dos pontos agendados, foram discutidos, entre outros, a situação política vigente no país, a situação do anteprojeto da revisão constitucional, o Orçamento Geral do Estado para 2021, que foi aprovado e o projeto orçamental da ANP  para o ano económico 2021, também aprovado.

Ficaram pendentes o projeto de proteção social dos Combatentes da Liberdade da Pátria, o Estatuto remuneratório dos oficiais de justiça, o projeto lei orgânica de secretarias judiciais e privativas do Ministério Público, o Estatuto remuneratório da Polícia Judiciária, o Código de Trabalho, tratados, acordos e convenções.

Em reação, o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, qualificou de “vergonha” a atitude das duas bancadas parlamentares (MADEM G-15 e o PRS) por terem abandonado a sala. 

“Tínhamos ouvido os líderes das Bancadas em relação ao projeto de proteção social dos Combatentes da Liberdade da Pátria e a maioria sugeriu que fosse discutido em fevereiro, não obstante o PAIGC ter defendido que a suspensão fosse sustentada  com uma resolução. Por isso pedi que fosse votado, havendo posições diferentes. Infelizmente, estamos a assistir este tipo de comportamento”, criticou.

O líder da Bancada do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), AbduMané, defendeu que era demasiado sério o assunto que envolvia os antigos combatentes e que não podia ser tratado de uma forma leviana. 

“A mesa pediu a criação de um fundo que será gerido pela comissão permanente da ANP e quando estávamos a discutir o OGE, o PAIGC devia estar aqui para pôr esta questão ao governo, mas abandou a sessão”, lembrou.  

O líder da Bancada Parlamentar do Partido da Renovação Social (PRS), Nicolau dos Santos, disse que a sua bancada não queria que fosse politizado o ponto em questão por se tratar da vida dos antigos combatentes e que não se podia discutir os subsídios dos combatentes sem a presença do governo.

“Achamos que é pouco sério tratar o problema dos combatentes sem a presença do governo que vai assegurar a execução destes subsídios”, reforçou.   

Para o líder da bancada Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-verde (PAIGC), Califa Seide, é normal alguém demonstrar a sua indignação com atitudes semelhantes às das duas bancadas, para de seguida avançar que é uma “atitude de covardia”.

“De acordo com o regimento, quando é fixada a ordem do dia, o adiamento ou mudança de algum ponto deve ser votado por unanimidade. Mas eles estimaram que se fosse votado, hoje, não teriam unanimidade para adiá-lo”, disse Califa Seide.  

Por: Epifânia Mendonça

Sob o lema “Juntos venceremos”, o PRS assinala 29 de fundação-palco central.

Radio Bantaba

Anp: Encerramento da I Sessão Ordinária da X Legislatura do ano Legislativo 2020/2021

Radio Bantaba

Cerimônia de lançamento da primeira pedra das obras de reabilitação das estradas não revistadas das regiões de Cacheu Oio.


Cerimónia de  lançamento da primeira pedra das Obras de reabilitação das estradas não revestidas das Regiões de Cacheu e Oio.

Ingore Farim e 7 pistas rurais afluentes.



















Ministério Das Obras Publicas, Habitação e Urbanismo / Mustafa Cassamá