segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Belmiro Pimentel - Ali petisco pa petisca

Prato principal na bim.
Si bô nega éss, vídeo tem 🎥.
Só pa djubi pa cala boca...
N’ka fala nada dé, ma kussas tem, kussas na bim.


MINDJOR BÔ KUNSA PIDI DESCULPA 😂😂😂









Por Belmiro Pimentel

A ministra da Mulher, Família e Proteção Social da Guiné-Bissau, Cadi Seide, alertou aos atores políticos guineenses, que se não houver a paz, estabilidade, concórdia e a união não pode haver desenvolvimento e a satisfação das necessidades básicas para as populações, numa altura em que se avizinha as eleições presidenciais no país


Seide falava no último fim de semana, no ato da comemoração do dia mundial da Paz, no largo da câmara municipal de Bissau, na qual afirma que para reverter este cenário, é fundamental deixar a democracia funcionar na Guiné-Bissau.

Todos os anos, o dia internacional da paz é celebrado a 21 de setembro. A Assembleia Geral da ONU declarou que este é um dia em que as pessoas devem devotar as suas ações ao fortalecimento dos ideias de paz, dentro e entre as nações.

Por: Alison Cabral

Nutrição/produtos locais - Representante do PAM reafirma apoio ao governo no abastecimento de cantinas escolares

Bissau, 23 Set 19(ANG)-  A Representante do Programa Alimentar Mundial  (PAM) no país   afirmou esta segunda-feira  que a sua organização não poupará esforços no apoio ao   governo para o abastecimento, com produtos locais, das cantinas escolares.

Em comunicado à imprensa enviada à ANG, Kiyomi Kawaguchi disse que esta estratégia  de compra de alimentos com os agricultores familiares das comunidades próximas pelas  escolas  não apenas fornece produtos frescos aos alunos, como  também fomenta a diversificação dos mesmos alimentos, encoraja a produtividade agrícola e estimula a economia local.

Segundo o documento, a implementação do plano de compras locais para a cantina escolar começou em 2017 com financiamento do governo guineense e atingiu em 2018 a cifra de 464 mil dólares americano.

Com o referido investimento do governo , nos períodos do ano letivo 2017/2018 e 2018/2019, mais de 1500 crianças em 60 escolas da região de Cacheu e Oio foram alimentadas com um total de 58 toneladas de alimentos, nomeadamente hortaliças, feijão, tubérculos e sal  iodado,comprados directamente dos pequenos agricultores , maioriatariamente mulheres.

 “ O PAM oferece o cursos de alfabetização, nutrição e de conhecimentos básicos em negócios para essas mulheres agricultoras” refere  o comunicado.

Para o bem dos alunos, a representante residente do PAM  convida à todos os parceiros comprometidos com a educação e a nutrição das crianças a aumentarem  os investimentos na Cantina Escolar.

‘ Não podemos esperar que as crianças se concentram nas aulas e aprendam as matérias se estiverem com fome. Não é justo que elas estejam sozinhas  nessa batalha. É obrigação de todos assegurar o direito à aprendizagem e oferecer as condições básicas para que as crianças  desenvolvam felizes, saudáveis e capacitadas, “diz Kiyomi Kawaguchi.

A Guiné-Bissau é o sétimo  país do continente africano a  aprovar   uma lei especifica sobre a Cantina Escolar.

Esse instrumento jurídico considerado de  grande importância para os alunos e para o país, e  assegurar uma parcela do Orçamento Geral do Estado para as escolas públicas do primeiro ao terceiro ciclo do Ensino Básico. 

ANG/JD//SG 

FMI - Chefe da missão diz que novos acordos com o governo serão assinados só depois das presidenciais

Bissau, 23 Set 19(ANG) – O Chefe da missão do Fundo Monetário Internacional garantiu hoje  que os acordos e programas desta instituição com  o governo da Guiné-Bissau serão assinados só depois das eleições presidenciais.

Tobias Rasmussen que falava aos jornalistas depois do encontro com Chefe de Estado cessante, José Mário Vaz  disse que a sua equipa está no país para uma visita de uma semana, com o objetivo de avaliar a  evolução económica da Guiné-Bissau.

“Trocamos impressões com as autoridades nacionais sobre as perspectivas, nomeadamente no que respeita os planos orçamentais para 2020 “, frisou.

Tobias Rasmussen informou que também  manteve encontro com o ministro das Finanças,  para lhe explicar quais são os objetivos da missão.

“Conversamos sobre os  desafios, a questão da economia nacional e da herança que se consubstanciou na campanha de cajú do ano transacto”, explicou.

Disse que  os constrangimentos adicionais, ao nível das finanças públicas, assim como a necessidade suplementar de contração de empréstimos para colmatar esse diferencial, foram outros assuntos abordados com José Mário Vaz.

 O chefe da missão do FMI disse que recebeu sinais por parte das autoridades nacionais, que confirmam o interesse em assinar  novo acordo e estabelecer um novo programa com o Fundo.

O Presidente da República recebeu igualmente em audiência, o director das Operação de Banco Mundial, Nathan Balete que na ocasião afirmou que aquela instituição irá financiar o país no âmbito do projecto para a   redução da pobreza, no valor de 350 milhões de  dólares.

ANG/JD/ÂC//SG

Cerimónia da entrega de candidatura do Engenheiro Nuno Gomes Nabiam apoiado pelo PRS e APU-PDGB

Após deposição da candidatura no STJ, Nuno Gomes Na Biam apresenta o seu Manifesto Político às presidenciais de 24 novembro, com suporte APU-PDGB e PRS.







Prs Diáspora Aliu Cande

DRA. EUNICE LOPES QUETA ESTEVES NOMEADA PARA AS FUNÇÕES DA NOVA CHEFE DO ESCRITÓRIO DO ALTO COMISSARIADO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA OS REFUGIADOS NA GUINÉ-BISSAU


Hoje, dia 23 de Setembro de 2019, Dra. Eunice Lopes Queta Esteves foi desafiada e nomeada para assumir as funções da nova Chefe do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados na Guiné Bissau.

"Estou super feliz, pois finalmente se vê o resultado do meu trabalho e da minha competência, ao ganhar este posto, cujo concurso foi árduo e competitivo, mas que hoje me dá a alegria de dizer que nada foi em vão", disse a Dra. Eunice Lopes Queta Esteves

"Só tenho que agradecer a Deus, aos meus pais, marido, irmã, família e amigos que me encorajaram e deram toda a força para não me desanimar, pois acreditaram em mim. Tudo farei para honrar os meus pais, marido, filho, irmãos, Família e amigos", agradeceu bastante a neta de Mansoa/Terra Santa

Conosaba do Porto: Parabéns e muitas felicidades nas suas novas funções, Dra. Eunice

Por CONOSABA DO PORTO 

SESSÃO NA ANP SUSPENSA SEM DATA

Mais uma vez foi suspensa a sessão no parlamento que deveria ser retomada, esta manhã (23)

Depois de ser suspensa na quinta-feira, os deputados deveriam reunir para discutir, entre outros, o programa do governo e análise da situação de apreensão de droga.

A sessão foi adiada sem data e, segundo uma fonte, será remarcada só depois do encontro entro o presidente do parlamento e o Primeiro-Ministro, na próxima quarta-feira.

Por: Rádio Sol Mansi

Nuno Na Biam, com suporte da APU-PDGB e apoio do PRS chega ao STJ para depositar a sua candidatura às presidenciais de 24 novembro

Declarações de Certorio Biote do PRS e Nuno Na Biam, do líder da APU-PDGB no STJ após deposição da candidatura às presidenciais de 24 novembro






Aliu Cande 

R Kelly Sané em direto


Unicef Guiné-Bissau doou 8 motorizadas ao Ministério da Justiça e Direitos Humanos no dia 19 de Setembro de 2019.

Justiça ao alcance de tod@s!


Este donativo visa reforçar o papel dos Assistentes Sociais que trabalham nos diferentes tribunais da Guiné-Bissau, os quais estão na linha da frente de contacto com as populações, e no seguimento da maioria de casos envolvendo crianças e mulheres que estão em contacto com o sistema de justiça.
@BissauUndp #PeaceBuilding
A #justiça ao Alcance de tod@s é uma das prioridades da LGDH.
Parabéns Unicef Guiné-Bissau!



Por LGDH - Liga Guineense dos Direitos Humanos

Sessão da ANP já foi suspenso. Para quarta-feira

“O problema do narcotráfico na Guiné-Bissau continua sendo um assunto de preocupação para o governo e a sub-região, pois apresenta grandes obstáculos ao desenvolvimento pacífico e à estabilidade do país - Rosine Hadizatou Sori Coulibaly


O Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), iniciou hoje 23 de setembro, em Bissau, uma formação de cinco dias em técnicas especializadas de investigação na luta contra o trafico de droga e o crime organizado transnacional, nas instalações do UNIOGBIS para juízes do supremo tribunal, magistrados do ministério público, oficiais da policia judiciária, entre outros.

Depois de felicitar a Polícia judiciaria pelas recentes e volumosas apreensões de droga, a Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Rosine Hadizatou Sori Coulibaly, disse que “O problema do narcotráfico na Guiné-Bissau continua sendo um assunto de preocupação para o governo e a sub-região, pois apresenta grandes obstáculos ao desenvolvimento pacífico e à estabilidade do país. Enquanto ainda estamos tentando avaliar a real extensão dos problemas no país, temos certeza de que sistemas eficazes e eficazes de aplicação da lei e justiça são essenciais para garantir aos bissau-guineenses o acesso à justiça e segurança humana, que protegerá e fortalecerá as comunidades locais na luta contra o mal-estar do narcotráfico e auxiliar na prevenção das atividades das redes criminosas que operam na Guiné-Bissau e na sub-região.”.

Lembrou ainda que o esforço de combate ao tráfico de droga e ao crime organizado “ também é crucial para mitigar a corrupção, permitindo o bom funcionamento das instituições estatais, a boa governança e o Estado de Direito. Nenhum de nós pode se sentir confortável com o fato de que, apesar de seus consideráveis recursos naturais, a Guiné-Bissau continua na base do ranking de desenvolvimento humano e, ao mesmo tempo, é cada vez mais desafiada pela corrupção e lavagem de dinheiro. Isso está a prejudicar os esforços do país para a implementação da agenda de desenvolvimento sustentável para 2030 e a promessa de não deixar ninguém para trás.”


“O UNIOGBIS continuará a trabalhando em estreita ligação com o UNODC, sob o mandato da Resolução 2458 (2019) do Conselho de Segurança das Nações Unidas, no fornecimento de suporte técnico ao governo de Guiné-Bissau no combate ao narcotráfico e ao crime transnacional organizado”, na presença do representante do Ministério da Justiça e do representante do UNODC.

Este projeto é totalmente financiado pela União Europeia no âmbito do projeto “CEDEAO-UE”.



Fonte: ONU na Guiné-Bissau

“PAIGC turn their back on me and elected Domingos Simões Pereira as their presidential candidate” declared, Eng. Nuno Gomes Nabiam



DEBATE SOCIOPOLÍTICO

1 DESABAMENTO DE EDIFÍCIO EM BISSAU
2 ANP.
3 ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 24 DE NOVEMBRO.
4 ACORDO ENTRE APU E PRS.



Para complementar !!!


Por Tcherno Balde

Estamos a Trabalhar acaba de partilhar esse documento que deve preocupar qualquer bom filho daquele país. Primeiro Ministro Aristisdes Gomes esta a ficar cada vez mais encurralado e sem margem de manobra





By 

Fonte: Estamos a Trabalhar

Fonte: Guine Na Lanta


Mais despachos do Primeiro-ministro que nomeou os três colombianos suspeitos de Droga! 

Com este três conselheiros o Aristides Gomes completa 26 conselheiros especiais???


















































Estamos a Trabalhar


Notas soltas: DSP encurralado pela oposição?

Por Ussumane Grifom Camará

Escrevi no decorrer da legislativa que o PAIGC precisava ganhar com absoluta para garantir a certeza da continuidade do seu governo e, ser ele mesmo o garante da própria estabilidade política e governativa, o que não foi o caso. Para piorar o DSP viu seu nome rejeitado à liderança do governo e, no uso do seu último cartucho, se viu romper o "pato" com o seu mais importante aliado dos últimos quatro anos, o Eng. Cipriano Cassama e está na eminência de perder a aliança com o Nuno Nabiam, outro importante aliado para a continuidade do governo do partido que lidera porque ambos parecem estar a fazer o jogo da oposição. Se quiser entender a motivação desse "êxodo" entre aliados, a derrota do Cipriano no Comitê Central e a "armadilha" para a sua não reeleição como presidente da ANP são as respostas, e quanto ao Nuno fala-se de um suposto "acordo" violado com a apresentação do DSP às presidenciais.

Atingido por ameaças, o PAIGC demonstra não estar confiante na aprovação do seu programa de governação, aliás a correlação de forças exibida na última sessão parlamentar indica claramente que, se tudo manter com estava, o governo liderado por Aristides Gomes está com dias contados: ou cai pela reprovação do seu programa, ou pela moção de censura por causa do escândalo de droga a que se viu mergulhado. Fato que se consumar abrirá outra crise em torno da competência do Chefe de Estado: se vai puder ou não efetivar a queda do governo e a nomeação do (governo) da oposição.

Entretanto, politicamente, o DSP não tem espaço para "confrontos". Se quiser jogar tem que saber (re)negociar!

É claro que a guerra a oposição é afastar o PAIGC do governo e consequentemente da organização do pleito e, desta, ganhar a eleição e, deste modo, afastar o DSP do comando da narrativa política nacional. Ou seja, o alvo da oposição é o DSP e a este não é dado ao luxo de falhar mais do que tem falhado!