domingo, 14 de janeiro de 2024

União, coesão e pragmatismo: O Presidente da República, General Umaro Sissoco Embalo, participou na festa do aniversário e na cerimónia de assinatura de aliança política entre o PRS e APU-DGB.

O Chefe de Estado manifestou a sua disponibilidade para apoiar e dar o seu contributo para o maior entendimento político partidário destes e outros partidos políticos que o solicitar para o efeito.

 Eng Santos Pereira   14/01/2024

Cabo Verde: Presidente e MpD trocam críticas no feriado da Liberdade e Democracia

José Maria Neves, Presidente de Cabo Verde. AFP - PATRICIA DE MELO MOREIRA

Por: RFI  14/01/2024 

O Presidente cabo-verdiano e o partido no poder (MpD), voltaram a trocar críticas durante os discursos oficiais do Dia da Liberdade e Democracia, assinalado este sábado, no parlamento, com uma sessão solene.  

Numa alusão à recente polémica com as regalias da primeira-dama, com o pagamento de salário no valor de 310 mil escudos (cerca de 2 mil e 817 euros), uma remuneração mensal, considerada ilegal, o líder parlamentar do MPD, Paulo Veiga, disse a ética republicana deve colocar o bem comum acima de meros interesses ou egos individuais

“Recentemente, temos assistido a cenários que têm suscitado preocupações éticas. Porquanto, em um verdadeiro Estado Democrático, como o nosso, é imperativo que todos, independentemente de posição ou título, estejam sujeitos aos mesmos princípios éticos e às Leis que regem a Sociedade”, defendeu, para logo de seguida considerar que “é preciso ser-se poeta com princípios e valores, para que os versos ecoem com suavidade nesses dez grãozinhos de terra, sem transformar a poesia em um comício de rimas rebeldes!” disse o líder parlamentar do MPD, Paulo Veiga, numa referência ao chefe de Estado, José Maria Neves, conhecido, também, pela sua escrita poética, que partilha publicamente nas redes sociais, na Internet.

Depois, no seu discurso, também, na sessão Solene Comemorativa do 13 de Janeiro - Dia da Liberdade e Democracia, o Presidente da República, José Maria Neves, criticou o que considerou ser clima de crispação política permanente em Cabo Verde.

“Em Cabo Verde, principalmente na parte mais formal, a Democracia tem funcionado na plenitude, com eleições a decorrerem com regularidade e os resultados, aceites, por todos, com naturalidade. No entanto, há ainda muitas arestas por limar, sobretudo no tocante à distensão do clima que, lamentavelmente, tem sido de crispação política permanente. Trata-se de um modelo que terá as suas imperfeições, como é sabido, e que necessita de ser permanentemente melhorado, com paciência, com perseverança, com inesgotável dedicação” disse o Chefe de Estado afirmando que “a democracia é lenta, difícil, complexa, cara, e pode até ser chata” e que “apesar disso e por isso mesmo, só nos resta aperfeiçoá-la continuamente, já que, até ao momento, não se descobriu nenhum sucedâneo credível ou viável. A Democracia é um processo de permanente democratização.”

O Dia da Liberdade e Democracia, feriado nacional, em Cabo Verde assinala as primeiras eleições multipartidárias do arquipélago, a 13 de Janeiro de 1991, após o regime do partido único no país (1975-1990 – PAIGC/PAICV). As primeiras eleições multipartidárias em Cabo Verde foram ganhas pelo MPD, que governou o país de 1991 – 2001; depois o PAICV de 2001 a 2016 e desde 2016, o país é liderado pelo MPD. 


O Mundo reconhece e encoraja o General do povo a prosseguir com a dinâmica que tem emprendido nos últimos 3 anos do seu mandato...

 Por Eng Santos Pereira

Fórum Crans Montana em Bruxelas em junho de 2024

O Mundo reconhece e encoraja o General do povo a prosseguir com a dinâmica que tem emprendido nos últimos 3 anos do seu mandato.

Embalo será uma das personalidades notáveis   e receberá o prestigiado Prêmio Fundação pela sua ação excepcional na promoção do papel de #CEDEAO e pelas políticas corajosas implementadas para a integração global do seu país.

Sissoco será reeleito ao Segundo Mandato logo na primeira volta.

Eng. Santos Pereira

14/01/2024

32° aniversário de PRS 🎂: Aliança entre o PRS e a APU-PDGB... Domingo, 14 de janeiro de 2024

O cordenador Nacional do Madem-G15, Braima Camara, o lider do PTG, Botche Candé e o PR General Umaro Sissoco Embalo discursam nas celebraçōes 32o aniversario do PRS que culminam com a constituiçāo eleitoral entre o PRS e APU-PDGB.  Video: Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15   CANAL FALADEPAPAGAIO

Discurso emocionante do Coordenador Nacional de MADEM-G15 Braima Camara no evento de comemoração da aniversário de PRS 



Declarações dos dois líderes momentos depois da assinatura do acordo de aliança entre o PRS e APU-PDGB @Radio TV Bantaba 👇


Radio Voz Do Povo / Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15Iaia Ture

PRESIDENTE DA REPÚBLICA PRESTIGIA JOGO INAUGURAL DO CAN ENTRE A SELEÇÃO NACIONAL E COSTA DO MARFIM

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló,  prestigiou o jogo inaugural da 34ª edição da Taça das Nações Africanas (CAN), entre a Guiné-Bissau e a anfitriã Costa do Marfim, enviando uma poderosa mensagem de apoio aos Djurtus.

A presença do chefe de Estado reflete o compromisso com a excelência desportiva, a unidade nacional e a solidariedade continental.🇬🇼🇨🇮

 Presidência da República da Guiné-Bissau

"Ou vencemos ou desaparecemos", diz chefe de gabinete de Zelensky

© Getty Images

POR LUSA  14/01/24 

O chefe de gabinete do Presidente ucraniano afirmou hoje que a Ucrânia está colocada entre o caminho de lutar ou desaparecer, rejeitando a possibilidade de um cessar-fogo com Moscovo, alegando que "os russos não querem a paz".

"Hoje aqui falamos de ordem mundial e justiça", declarou, à margem de uma reunião preparatória do Fórum de Davos, na Suíça, Andriy Yermak numa mensagem divulgada no canal Telegram, em que se referiu às consequências dos recentes ataques massivos de mísseis da Rússia contra cidades ucranianas e alertou que um simples cessar-fogo não terminaria a guerra na Ucrânia, mas apenas daria uma pausa a Moscovo para reforçar as suas forças.

"Definitivamente não é o caminho para a paz. Os russos não querem a paz. Eles querem a dominação. Portanto, a escolha é simples: ou perdemos e desaparecemos -- ou vencemos e continuamos a viver. E estamos a lutar", disse Yermak citado pela agência ucraniana Ukrinform.

O chefe de gabinete do Presidente Volodyyr Zelenskt destacou que, que ao longo dos quase dois anos de guerra, as forças ucranianas libertaram mais de 50% do território ocupado pela Rússia e, com pequenas capacidades navais próprias, destruíram um quinto do potencial da frota de Moscovo do Mar Negro Russo.

"Se o direito internacional e a integridade territorial da Ucrânia não forem restaurados, qualquer agressor em qualquer parte do mundo poderá apoderar-se amanhã de um pedaço de qualquer país e realizar eleições falsas", observou, insistindo que "a paz que a Ucrânia procura deve garantir a sua sobrevivência, integridade, soberania e desenvolvimento" e "este é o único caminho a seguir".

O político referiu que, na reunião em Davos, serão abordads cinco dos dez pontos da fórmula de paz de Volodymyr Zelensky, "incluindo a retirada das tropas russas, a restauração da justiça, a segurança ambiental, a prevenção da recorrência da guerra e a confirmação do fim da guerra".

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e "desnazificar" o país vizinho, independente desde 1991 após a desagregação da antiga União Soviética e que tem vindo a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.

A guerra na Ucrânia já provocou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados, mas não conheceu avanços significativos no teatro de operações nos últimos meses, mantendo-se os dois beligerantes irredutíveis nas suas posições territoriais e sem abertura para cedências negociais.

As últimas semanas foram marcadas por ataques aéreos em grande escala da Rússia contra as cidades e infraestruturas ucranianas, enquanto as forças de Kiev têm visado alvos em território russo próximos da fronteira e na península da Crimeia ilegalmente anexada em 2014.


Leia Também: Após acordo com Reino Unido, Zelensky pretende chegar a mais países

BRASIL: "A minha filha é única". Menina nasceu com quatro rins em caso raro

© iStock

Notícias ao Minuto    14/01/24 

O caso de Isis aconteceu no Brasil e é conhecido entre a comunidade médica como "rins supranumerários", considerado bastante raro em todo o mundo.

Isis Eloah Ferreira Alves, uma bebê de 1 ano e 1 mês, nasceu com quatro Rins em Formosa, município brasileiro do estado de Goiás, mas, embora já tenha estado internada várias vezes, "tem uma vida normal".

"Ela nasceu prematura, tem alguns atrasos motores e todas as semanas tem de ser acompanhada e tem de fazer exames de rotina, mas tem uma vida normal. [...] É difícil, mas satisfatório saber que a minha filha é rara e única.Tento ver o lado bom da maternidade, porque não é fácil", relatou a mãe Thalia Silva, citado pelo g1.

O caso de Ísis é conhecido entre a comunidade médica como "rins supranumerários", considerado bastante raro em todo o mundo. O urologista-pediátrico Hélio Buson, chefe do setor de urologia do Hospital da Criança de Brasília (HCB) e que acompanha o caso da menina, indicou que existem cerca de 100 casos documentados.

O médico explicou que a má formação dá-se na gestação, durante a formação do rim. Por uma questão que ainda não foi descoberta, acontece o desenvolvimento de mais de um aro de cada lado - um ou mais Rins supranumerários.

Thalia afirmou que a gravidez de Ísis não foi planejada e que o pai biológico nunca quis se envolver na criação da menina. Por ter nascido prematuramente, um bebê precisa ser levado imediatamente para uma incubadora. Até então, a equipe médica do Hospital de Sobradinho (DF) suspeitava que tinha nascido com apenas um aro.

Segundo a mãe, Isis foi fornecida para o Hospital da Criança José Alencar (DF), onde os médicos descobriram que, na realidade, existiam grandes probabilidades de uma menina ter nascido com mais enxágue que o normal. Aos cinco meses, durante uma cirurgia, os médicos confirmaram que a menina tinha nascido com quatro rins.

Hélio Buson destacou que ter vários enxágues não apresenta anormalidade para o corpo e até podem passar despercebidos ao longo da vida e só serem notados na vida adulta, ou até nunca serem detetados. São enxaguados com funcionamento normal.

"As pessoas vão perguntar: 'bom, mas esses enxaguantes podem dar algum problema no futuro?'. Podem, mas também pode não acontecer absolutamente nada. Então, é necessário um acompanhamento clínico durante muitos anos, provavelmente até ser adulto", acrescentou o médico.

Isis retirou um rim

A urologista pediátrica Larissa Marinho, que também acompanha o caso de Isis, contou que um dos rins da menina teve uma interferência, por isso, o órgão aumentou de tamanho e se transformou numa "massa abdominal", comprimindo outros órgãos , como o estômago e o intestino, dificultando a alimentação.

"Nós constatamos através de exames que esse aro, além de obstruído, já não funcionava como aro, ou seja, não filtrava o sangue. Por isso, chegamos à conclusão de que esse aro deveria ser retirado", frisou.

Segundo a mãe, depois do órgão ter sido retirado, a menina não teve mais complicações renais. "De momento está estável, apenas tem algumas complicações causadas pelo tempo de intubação, uma vez que nasceu prematura", destacou Thalia.


Portugal: Comissão Permanente do parlamento entra em funções após dissolução. Primeira reunião é dia 24

Parlamento (Lusa/Tiago Petinga)

Agência Lusa, 14/01/24

A Comissão Permanente é “presidida pelo presidente da Assembleia da República” – atualmente Augusto Santos Silva - e composta pelos vice-presidentes “e por deputados indicados por todos os partidos, de acordo com a respetiva representatividade na Assembleia”.

A Comissão Permanente da Assembleia da República, órgão com menos deputados que o plenário e poderes limitados, entrará em funções quando o chefe de Estado dissolver oficialmente o parlamento, na sequência da demissão do primeiro-ministro.

Após a publicação do decreto de dissolução da Assembleia da República, prevista para segunda-feira, passará a funcionar a Comissão Permanente, que tem uma primeira reunião agendada para dia 24 de janeiro com um debate preparatório do Conselho Europeu e declarações políticas. No mesmo dia está marcada uma reunião da Conferência de Líderes.

Segundo a súmula da conferência de líderes de 13 de dezembro, na qual os deputados aprovaram por unanimidade as regras para o funcionamento do parlamento a partir da dissolução, a Comissão Permanente vai reunir-se quinzenalmente às quartas-feiras, e já tem reuniões marcadas para dia 24 de janeiro e 7 de fevereiro.

Os deputados poderão continuar a fazer perguntas por escrito ao Governo após a dissolução, mas cessarão as audições de ministros em comissões, mantendo-se as iniciativas previstas para comemorar os 50 anos de Abril.

De acordo com o artigo 179.º da Constituição da República, “fora do período de funcionamento efetivo da Assembleia da República, durante o período em que ela se encontrar dissolvida, e nos restantes casos previstos na Constituição, funciona a Comissão Permanente da Assembleia da República”.

A Comissão Permanente é “presidida pelo presidente da Assembleia da República” – atualmente Augusto Santos Silva - e composta pelos vice-presidentes “e por deputados indicados por todos os partidos, de acordo com a respetiva representatividade na Assembleia”.

De acordo com a Lei Fundamental, à Comissão Permanente compete “vigiar pelo cumprimento da Constituição e das leis e acompanhar a atividade do Governo e da Administração”, “exercer os poderes da Assembleia relativamente ao mandato dos deputados”, “promover a convocação da Assembleia sempre que tal seja necessário” ou “preparar a abertura da sessão legislativa”.

Este órgão tem ainda como funções “dar assentimento à ausência do Presidente da República do território nacional” ou “autorizar o Presidente da República a declarar o estado de sítio ou o estado de emergência, a declarar guerra e a fazer a paz”.

Por comparação às competências do parlamento, composto pelos 230 deputados, a Comissão Permanente não terá poderes para “fazer leis sobre todas as matérias, salvo as reservadas pela Constituição ao Governo” nem para “conferir ao Governo autorizações legislativas”, por exemplo, tendo as suas competências mais limitadas.

Uma legislatura tem a duração de quatro sessões legislativas, mas, no caso de dissolução, a Constituição determina que “a Assembleia então eleita inicia nova legislatura cuja duração será inicialmente acrescida do tempo necessário para se completar o período correspondente à sessão legislativa em curso à data da eleição”.

Segundo o artigo 172.º da Constituição, a dissolução da Assembleia “não prejudica a subsistência do mandato dos deputados, nem da competência da Comissão Permanente, até à primeira reunião da Assembleia após as subsequentes eleições”.

A Lei Eleitoral da Assembleia da República estabelece ainda que o Presidente da República marca a data das eleições legislativas "com a antecedência mínima de 60 dias ou, em caso de dissolução, com a antecedência mínima de 55 dias".

Portugal vai ter eleições legislativas antecipadas em 10 de março de 2024, marcadas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sequência da demissão do primeiro-ministro, António Costa, em 07 de novembro, alvo de uma investigação do Ministério Público no Supremo Tribunal de Justiça.

A campanha eleitoral para as legislativas vai decorrer entre 25 de fevereiro e 08 de março.

CAN’2023: GUINÉ-BISSAU PERDEU NO JOGO DA ABERTURA E CONTINUA SEM VENCER NA COMPETIÇÃO

O DEMOCRATA  14/01/2024  

A Seleção Nacional de Futebol da Guiné-Bissau perdeu frente a sua congénere da Costa do Marfim por 2 a 0, em partida da abertura da 34ª edição da Copa Africana das Nações, CAN’2023, a decorrer na Costa do Marfim.

Os “Djurtus”, que participam pela quarta vez consecutiva continua sem ver na maior competição de futebol em África, organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF). 

Em 10 partidas realizadas no CAN até agora, desde a sua primeira participação em 2017, no Gabão, onde também jogou a partida de abertura do torneio. Em partidas que disputou no CAN, a Guiné-Bissau perdeu 7 e empatou 3.

A Guiné-Bissau continua a ter enormes dificuldades para conseguir alcançar a primeira vitória nesta competição, uma vez que continua a ser uma seleção inexperiente nestas andanças do futebol internacional.

Em partida realizada na capital marfinense na presença do Presidente da República, Umaro Sissoco Embalo, os pupilos de Baciro Candé entraram mal e logo sofreram um golo no inicio do jogo.

Na sequência de um erro do defesa direito da seleção nacional, Jefferson Encada, a seleção da Costa do Marfim aproveitou a ocasião para abrir o marcador por intermédio de Seko Fofana, médio centro marfinense que joga na Al Nassr da Arábia Saudita.

A seleção da Costa do Marfim, mostrou a sua superioridade durante os 90 minutos regulamentares, controlando por completo a posse de bola perante uma seleção da Guiné-Bissau que acusou enormes dificuldades.

Apesar da grande exibição de Alfa Semedo, jogador que fez a formação na Academia Fidjus di Bideras e noBenfica de Portugal, a seleção da Guiné-Bissau conseguiu criar jogadas perfeitas para fazer golo.

Após 15 minutos da partida, os pupilos de Baciro Candé tentaram igualar o resultado na sequência de um belo cruzamento de Fali Candé na esquerda, mas o avançado da Guiné-Bissau Mama Baldé, não soube aproveitar a oportunidade.

Para além do controlo da posse de bola, a seleção marfinense bloqueou completamente o ataque da seleção nacional, composta por Mama Baldé, Mauro Teixeira e Carlos Mané. O guardião adversário foi quase um espectador na partida.

Aos 33 minutos da primeira parte, Fofana teve a oportunidade para fazer dois a zero, mas a bola não entrou devido a uma enorme defesa do guarda-redes da Guiné-Bissau, Djoco.

Já na segunda parte, a seleção nacional tentou equilibrar o jogo nos primeiros 10 minutos, mas sem sucesso, porque vários jogadores acusavam cansaço, principalmente Jefferson Encada, Carlos Mané e Morreto Cassamá.

A Guiné-Bissau tentou criar alguns lances, mas a seleção da Costa do Marfim fez o seu segundo golo por intermédio de Jean-Philippe Krasso aos 58minutos.

Na sequência de dois golos sofridos, a equipa técnica da Guiné-Bissau fez várias alterações e aos 73 minutos o jovem avançado nacional, Franculino Dju fez um grande remate para uma grande defesa do guardião marfinense.

Na parte final do desafio Mama Baldé e Alfa Semedo fizeram várias arrancadas, mas sem sucesso e o resultado terminou com a vitória da seleção da Costa do Marfim por 2 a 0.

Em termos da exibição no jogo, a secção do Jornal O Democrata destaca Jérémie Boga, Ibrahim Sangaré, SekoFofana, Alfa Semedo, Mama Baldé e Jânio Bikel.

No final do jogo, os adeptos estrevistados pelo ODemocrata mostraram confiança que a Guiné-Bissau vai conseguir o apuramento para a fase seguinte. Apesar deste otimismo vários adeptos criticaram as opções do selecionador nacional, Baciro Candé.

A partida ficou marcada com a estreia de vários jogadores da Guiné-Bissau no CAN, nomeadamente Carlos Mané, Zé Turbo, Franculino Djú, Carlos Mendes Gomes, Jânio Bikel, Dálcio Gomes, Edgar Ié, Nito Gomes e OuparineDjoco.

Salienta-se que desde 2017 que a Seleção Nacional de Futebol tem participado no CAN, mas nunca conseguiu apurar-se para a fase seguinte da prova, tendo no total três empates e sete derrotas. Além disso, a Guiné-Bissau até agora não conseguiu somar qualquer vitória nas fases finais do CAN.

O guardião Jonas Mendes é o único jogador que esteve em todas as edições do CAN, em que a Guiné-Bissau participou, Mendes esteve no CAN de 2017 no Gabão, no Egito em 2019, nos Camarões em 2021 e agora está na Costa do Marfim.

A Guiné-Bissau e a Costa do Marfim estão no grupo A, que inclui ainda a Nigéria e a Guiné Equatorial.

A primeira jornada prossegue hoje com o jogo entre a Nigéria e a Guiné-Equatorial.

Os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos qualificam-se para os oitavos de final, bem como os quatro melhores terceiros.

No último torneio, em 2021, os guineenses foram últimos do seu grupo, atrás da Nigéria, do Egito e do Sudão.

A fase final do CAN-2023 decorre de 13 de janeiro a 11 de fevereiro de 2024. 

Por: Alison Cabral

Rússia lançou 32 ataques com mísseis e 91 aéreos contra a Ucrânia em 24h

© REUTERS/Viacheslav Ratynsky/File Photo

Notícias ao Minuto   14/01/24

Os ataques da artilharia russa afetaram mais de 120 povoamentos nas regiões de Chernihiv, Sumy, Kharkiv, Luhansk, Donetsk, Zaporíjia, Kherson e Mykolaiv.

As tropas russas lançaram 32 ataques com mísseis e 91 ataques aéreos contra a Ucrânia nas últimas 24 horas, de acordo com uma atualização do Estado-Maior General publicada este domingo.

De acordo com o comunicado, publicado na rede social X, os militares registaram pelo menos 82 casos de disparos de sistemas de lançamento múltiplo de foguetes (MLRS) contra posições ucranianas e povoamentos civis.

Os ataques da artilharia russa afetaram mais de 120 povoamentos nas regiões de Chernihiv, Sumy, Kharkiv, Luhansk, Donetsk, Zaporíjia, Kherson e Mykolaiv.

Também a Força Aérea da Ucrânia conduziu ataques direcionados a 11 grupos de pessoal, munições e equipamento militar russo e intercetaram sete mísseis de cruzeiro Kh-101/555/55 e um míssil guiado Kh-59.

Além disso, as unidades de mísseis da Ucrânia visaram três grupos russos, nove sistemas de artilharia, quatro sistemas de defesa aérea, um depósito de munições e um sistema de guerra eletrónica.

As forças ucranianas conseguiram também repelir com sucesso quatro ataques na direção de Kupiansk, perto de Synkivka, no Oblast de Kharkiv. Na direção de Lyman, outros quatro ataques russos foram repelidos nas proximidades de Makiivka, no Oblast de Luhansk, e Terny, no Oblast de Donetsk.


As seleçōes da Guiné-Bissau e da Costa do Marfim tiveram o apoio dos dois Presidente, Embalo e Ouatarra. CAN_2023_Abidjan.


© Radio Voz Do Povo