quarta-feira, 4 de março de 2020

Embaló diz não temer sanções por ser “Presidente eleito”

Presidente eleito reagia assim às acusações dos Eurodeputados que apelaram a União Europeia uma possibilidade de sanções contra a Guiné-Bissau, sublinhando que o seu País fica em África e não na Europa

Umaro Sissoso Embaló considerou hoje que não teme nenhuma sanção por ser um Presidente eleito.

Embaló que fez estas declarações aos jornalistas à saída de uma breve presença na reunião do Conselho de Ministros do novo Governo, afirmou ainda que as declarações dos Eurodeputados não fazem sentido porque Guiné-Bissau fica na África e não na Europa.

Na terça-feira, os eurodeputados socialistas Portugueses Carlos Zorrinho e Isabel Santos e a Espanhola Iratxe García Pérez solicitaram, ao chefe da diplomacia europeia, que preste “atenção especial” à “anarquia política” na Guiné-Bissau e considere a possibilidade de sanções.

Sissoco diz que ele foi eleito pelo povo Bissau-guineense e que Guiné-Bissau não é uma República de Bananas”, por isso não teme nenhuma sanção. “Eu não fui eleito pelo povo Senegalês, Angolano, Português, Francês ou Chinês. Fui eleito pelos Guineenses. Eu sou Presidente da Guiné-Bissau”, sublinhou Sissoco Embaló, vincando não existir “Presidente pequeno ou Estado pequeno” no concerto das Nações.

Texto: opais.cv


O Democrata Osvaldo Osvaldo

WE ARE INVESTIGATING YESTERDAY LET TOMORROW INVESTIGATE US

~ President Buhari

Source: Tunde Oke

CENTRAIS SINDICAIS PROSSEGUEM COM PARALISAÇÕES E AGUARDAM UM INTERLOCUTOR QUE GERE O PAÍS

O secretário-geral da União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG), Júlio Mendonça, afirmou que as duas centrais sindicais, a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) e a Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau (CGSI-GB), não vão suspender a greve na função pública até que haja um interlocutor que tenha controlo total do aparelho do Estado e da administração pública.

A posição das duas maiores organizações sindicais do país foi tornada pública esta quarta-feira, 04 de março de 2020, em entrevista exclusiva ao jornal O Democrata para falar sobre os novos planos e estratégias concernentes às reivindicações dos sindicatos, que já vão na sua nova vaga.

ʺInfelizmente, não vamos suspender as paralisações na administração pública e vamos aguardar que o governo nos chame para analisarmos em conjunto os pontos que constam no nosso pré-aviso de greve, porque esses pontos são o reflexo do memorando de entendimento assinado como o executivo da Guiné-Bissau no passado dia 28 de agosto de 2019. Portanto, a nossa greve ainda está de péʺ, referiu o sindicalista. 

Para Júlio Mendonça, não é relevante neste momento para os sindicatos fazerem qualificação de governos, de A ou B. 

“O importante para nós é quem tem o controlo do aparelho de Estado e seja a pessoa que vai gerir a coisa pública vamos negociar com ele, desde que nos chame para apresentarmos as preocupações dos trabalhadores da Guiné. O Estado é Estado e nunca pára”, notou.

O sindicalista guineense deixou claro que o pacote de reivindicações será mesmo seja com quem quer que seja e sublinhou  que a falta de coerência do governo de Aristides Gomes terá levado os sindicatos a assumirem posições extremas para fazer valer os direitos dos trabalhadores.

Em reação a essa atitude, Júlio Mendonça lembrou que as centrais sindicais  tinham dado benefício de dúvida a esse governo e volvidos cinco meses não conseguiu cumprir nada. Frisou que o mais caricato de tudo isso é que todos os pontos apresentados eram exequíveis e que se o governo tivesse a vontade não teria nenhum constrangimento em executá-los.

“Mas nós percebemos que  havia um deslejo total e a falta de vontade do mesmo executivo em resolver os problemas dos sindicatos e, consequentemente, sentar-se à mesma mesa com os sindicatos para analisar a situação, por isso estamos em greve”, reforçou.

O líder da maior central sindical do país afirmou que um dos pontos fundamentais das exigências apresentadas continua a ser a disciplina e rigor no que tem a ver com o ingresso das pessoas na função pública, porque “o princípio da legalidade deve imperar no aparelho de Estado e não vamos permitir que haja brincadeira”.

Júlio Mendonça disse que não vão tolerar a desordem na função pública, o ingresso das pessoas no aparelho de Estado sem o respeito aos princípios que orientem o funcionamento da administração pública  e exigiu que seja reposta a legalidade e imediata suspensão das pessoas que foram colocadas na administração sem um concurso público e, consequentemente, submetidas ao novo concurso público  para o efeito de ingresso na função pública.

Questionado por que razão as centrais sindicais não reagiram ao encerramento das emissões da Televisão da Guiné-Bissau (TGB) e a Radiodifusão Nacional (RDN), Júlio Mendonça esclareceu que o assunto não lhes compete e seria improdutivo estar a duplicar reações sobre a mesma matéria, que tem uma entidade que pode encarregar-se da mesma.

Por: Filomeno Sambú
Foto: F.S

OdemocrataGB

PRIMEIRO COMUNICADO DO PRIMEIRO CONSELHO DE MINISTROS SOB ORIENTAÇÃO DO PRIMEIRO MINISTRO, ENG. NUNO GOMES NABIAN



ALIMENTOS - Se não come banana todos os dias, devia

Investigadores da Universidade do Alabama descobriram que comer bananas todos os dias pode ajudar a prevenir ataques cardíacos e derrames.

De acordo com um estudo, adicionar bananas e outros alimentos ricos em potássio à sua dieta pode beneficiar muito a sua saúde. 

Investigadores da Universidade do Alabama descobriram que comer bananas todos os dias pode ajudar a prevenir ataques cardíacos e AVC.

O estudo, que teve como objetivo determinar como o potássio mineral afeta o fluxo sanguíneo e a saúde das artérias, analisou ratos que receberam uma dieta contendo níveis baixos, normais ou altos de potássio.

No geral, os ratos que receberam uma dieta pobre em potássio tinham artérias muito mais duras do que os seus pares. Os ratos que receberam altos níveis de potássio, por outro lado, mostraram significativamente menos endurecimento das artérias e rigidez reduzida na aorta também.

NAOM

Sissoco Embaló pede a Nuno Nabian para acelerar reforma da Constituição

Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, que presidiu hoje à primeira reunião do Governo por si instituído, recomendou para que fosse acelerada a reforma constitucional. 



Em declarações aos jornalistas ao lado de Nuno Nabian, primeiro-ministro por si investido, Sissoco Embaló disse ter recomendado ao Governo que acelere a criação e instalação de uma equipa para trabalhar na reforma do texto constitucional guineense.

Segundo Embaló, a Constituição "é o grande problema" da Guiné-Bissau.

Umaro Sissoco Embaló também afirmou que deu instruções ao Governo sobre os dispositivos que devem ser tomados no âmbito da vigilância do novo coronavírus, bem como o pagamento de salários aos funcionários públicos.

Presidente guineense prometeu que, a partir da próxima semana, a greve na Função Pública, ainda em vigor, vai acabar e que esteve reunido com os sindicatos dos professores a quem deu as garantias em como as suas reivindicações serão atendidas pelo Governo.

"Disse, hoje, aos sindicatos que vamos matar a greve na Função Pública", anunciou Embaló, frisando ser obrigação do Governo pagar os salários, a partir do momento em que coloca nos cofres do Estado o dinheiro do Estado.

Os sindicatos dos professores prometeram dar o "benefício de dúvida", levantando a greve nas escolas públicas, disse Embaló.

Assumindo-se como um "Presidente da geração do concreto", Umaro Sissoco Embaló assegurou que a Guiné-Bissau "está calma" embora alguns órgãos internacionais estejam a informar o contrário, com recurso às imagens da Guiné-Conacri ou do passado.

"Somos democratas, gente de bem, gente civilizada. Na Guiné-Bissau há um virar de página, sem violência", observou Sissoco Embaló, enaltecendo que o país tem um Governo de paz, tranquilidade e que vai ter sucesso.

Sobre o futuro, garantiu que não haverá perseguição, que um dia todos os guineenses se vão sentar à volta da mesma mesa para discutir os problemas do país, mas que se saiba que a Guiné-Bissau "tem um Presidente eleito".

Em relação à posição da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), que afirmou não reconhecer nenhuma autoridade instituída de forma ilegítima, Sissoco Embaló salientou que aquela organização regional foi a primeira a felicitar "o Presidente eleito da Guiné-Bissau".

A Guiné-Bissau vive desde a semana passada um novo momento de tensão política, iniciado com a decisão de Umaro Sissoco Embaló, dado como vencedor das presidenciais pela Comissão Nacional de Eleições, de tomar posse como Presidente do país, enquanto decorre um recurso de contencioso eleitoral no Supremo Tribunal de Justiça apresentado por Domingos Simões Pereira, que alega irregularidades graves no processo.

Na sequência da tomada de posse, Umaro Sissoco Embaló demitiu Aristides Gomes, que lidera o Governo que saiu das legislativas e que tem a maioria no parlamento do país, e nomeou Nuno Nabian para o cargo.

Após isto, os militares guineenses ocuparam e encerraram as instituições do Estado guineense, impedindo Aristides Gomes e o seu Governo de continuar em funções.

Mediadora da crise guineense, a CEDEAO voltou a ameaçar impor sanções a quem atente contra a ordem constitucional estabelecida na Guiné-Bissau e acusou os militares de se imiscuírem nos assuntos políticos.

As Nações Unidas, a União Europeia e a Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apelaram ao diálogo e à resolução da crise política com base no cumprimento das leis e da Constituição do país.

Por Lusa

STJ-comunicado de imprensa, 04.03.2020

FIM DO CONSELHO DE MINISTROS SOB A PRESIDÊNCIA DE GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO. DECLARAÇÕES DO CHEFE DO GOVERNO ENG.NUNO GOMES NABIM, E DO MINISTRO DAS FINANÇAS, JOÃO ALADJE FADIA.



Aliu Cande /Junior Gagigo

Guiné-Bissau/Eleições: Retomados serviços públicos interrompidos por militares desde sexta-feira

Os serviços públicos na Guiné-Bissau, interrompidos pela ação dos militares desde sexta-feira, foram retomados hoje, embora com pouca afluência dos utentes em várias repartições visitadas pela Lusa em Bissau.


A Câmara Municipal, Instituto Nacional da Segurança Social, os serviços de viação e transportes terrestres, a capitania dos Portos, os serviços de Migração, Estrangeiros e Fronteiras, estavam todos com as portas abertas, embora com a presença de poucos funcionários e utentes.

A rádio e a televisão publicas já não têm militares à porta e os funcionários receberam ordens para retomar os serviços.

Fonte da Televisão da Guiné-Bissau disse à Lusa que a emissão foi retomada “apenas com música, porque muitos funcionários não compareceram ao serviço”, estando em risco a produção de notícias.

No palácio do Governo, os gabinetes estão abertos, estão presentes alguns funcionários e ainda é visível a presença de soldados no portão principal.

Nos ministérios das Pescas, Justiça, Função Pública e Saúde, que se localizam no centro de Bissau, os serviços foram retomados, ainda que com pouca afluência de utentes.

O Governo nomeado pelo Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, liderado por Nuno Nabian avisou aos funcionários públicos de que devem retomar os serviços hoje.

O Governo eleito, mas destituído por Sissoco Embaló, liderado por Aristides Gomes, pediu aos mesmos funcionários para que ficassem em casa, por alegada “falta de segurança” nos serviços, que diz ainda estarem ocupados por militares armados.

Desde a semana passada que a Guiné-Bissau vive um novo momento de tensão política com a decisão de Umaro Sissoco Embaló em assumir a presidência do país, numa altura em que se aguarda por um pronunciamento do Supremo Tribunal de Justiça sobre um contencioso eleitoral.

A Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) voltou a ameaçar impor sanções a quem atente contra a ordem constitucional estabelecida na Guiné-Bissau e acusou os militares de se imiscuírem nos assuntos políticos.

Apesar de ter primeiro reconhecido Umaro Sissoco Embaló como vencedor das presidenciais, a CEDEAO condena agora todas as ações tomadas “contrárias aos valores e princípios democráticos” e que atentam contra a ordem constitucional estabelecida e “expõem os seus autores a sanções”.

A CEDEAO reiterou a “necessidade absoluta” de se esperar pelo fim do processo eleitoral e que vai ajudar a que sejam tomadas iniciativas para que seja posto um fim ao impasse pós-eleitoral.

O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, que tinha tomado posse na sexta-feira como Presidente interino, com base no artigo da Constituição que prevê que a segunda figura do Estado tome posse em caso de vacatura na chefia do Estado, renunciou no domingo ao cargo por razões de segurança, referindo que recebeu ameaças de morte.

Umaro Sissoco Embaló afirmou que não há nenhum golpe de Estado em curso no país e que não foi imposta nenhuma restrição aos direitos e liberdades dos cidadãos.

As Nações Unidas, a União Europeia e a Comunidades dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) apelaram ao diálogo e à resolução da crise política com base no cumprimento das leis e da Constituição do país.

https://interlusofona.info

PRIMEIRO CONSELHO DE MINISTROS DO GOVERNO LIDERADO PELO ENG.NUNO GOMES NABIM, PRESIDIDO POR SUA EXCELÊNCIA GENERAL UMARO SISSOCO EMBALO, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU. 04/02/2020









Fotos: Benvindo Fernando Dos Santos
Video: Aliu Cande

Presidente da República Umaro Sissoco Embaló - Arrivé au palais gouvernemental du Président de la République Général Umaro Sissoco Embaló pour le premier conseil des ministres du gouvernement de Nuno Gomes Nabiam




Fonte: Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo

Também:

Está a decorrer o primeiro conselho de ministros, sendo presidido pelo Presidente da República da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló.

Rede de Mulheres pela Paz na Guiné-Bissau insta as forças de defesa no sentido de se manterem equidistantes do jogo político e a garantirem a integridade do território



Braima Darame


Também:
ELEIÇÕES NA GUINÉ-BISSAU: A presidente da Rede das Mulheres para a Paz e Segurança na CEDEAO, Elsa Pinto, exortou, esta quinta-feira (02.01), o novo Presidente a promover a reconciliação na Guiné-Bissau. "O povo espera a reconciliação e estabilização do país e sonha um desenvolvimento", afirmou Elsa Pinto, que apelou ainda ao candidato derrotado, Domingos Simões Pereira, que aceite o veredito das urnas.

Guineenses Sua excelência Presidente da república da Guiné Bissau desloca gos pa UNTG nunde kina bai sinta papia ku diferentes sindicatos do país.
Pa pudi caba ku greve na diferentes instituições.

Nha mantenha de guineendade irmandade acima de tudo de humildade.
Imagem Mustafa Cassamá 

Fonte: Mutaro Uldada Cisse

Aristides Gomes - A Cronologia dos factos que prova a existência de uma estratégia para subverter a Ordem Constitucional na Guiné-Bissau.





Fonte: Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau ??

Guiné-Bissau. PAICV aponta "assalto ao poder" e MpD fala em "ingerência"


O PAICV questionou hoje o Governo e restantes “autoridades” do país sobre “o que falta” para “condenarem e repudiarem” o “assalto ao poder” na Guiné-Bissau, mas o MpD considerou ser uma “ingerência” do PAICV nos assuntos internos da Guiné.

A posição foi assumida pelo deputado José Maria Gomes da Veiga na declaração política do PAICV, na abertura da primeira sessão parlamentar de Março, dirigindo a pergunta sobre a instabilidade política e militar na Guiné-Bissau “ao Governo e às autoridades de Cabo Verde”: “O que é que falta, neste assalto ao poder, para condenarem e repudiarem essa forma de exercício do poder”.

Na mesma declaração política, o deputado José Maria Gomes da Veiga manifestou “solidariedade ao povo irmão da Guiné-Bissau”, que “neste preciso momento tem as suas instituições da República assaltadas e ocupadas por militares, as suas residências invadidas, a sua circulação restringida, a Constituição violada”.

Acrescentou, no discurso perante a Assembleia Nacional de Cabo Verde, que o poder na Guiné-Bissau foi assumido por dirigentes “autoproclamados” e “à revelia da Constituição e das leis”, manifestando ainda “repúdio ao golpe de Estado e a toda a forma de assalto ao poder por fraude e força das armas”.

Pouco depois da declaração política, o presidente do grupo parlamentar do PAICV, Rui Semedo, afirmou que a situação na Guiné-Bissau “preocupa a todos de boa fé”, enquanto a líder parlamentar do MpD, Joana Rosa, criticou a inclusão da situação vivida num outro país na declaração política do maior partido da oposição.

“Demonstra a ingerência do PAICV nas questões internas da Guiné-Bissau”, afirmou a deputada do MpD.

No sábado, contactada pela Lusa, fonte da Presidência cabo-verdiana disse que o chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, que detém a presidência rotativa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), para já, não vai comentar a situação na Guiné-Bissau.

Jorge Carlos Fonseca divulgou na sexta-feira que abordou, naquele dia, as “relações” com a Guiné-Bissau no encontro semanal com o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva. Na terça-feira, o chefe de Estado anunciou que abordou o mesmo assunto, entre outros temas e também no Palácio Presidencial, com Ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades, Luís Filipe Tavares.

Desde então, até ao momento, Jorge Carlos Fonseca não voltou a fazer qualquer declaração.

Em 11 de janeiro, Umaro Sissoco Embaló, então apontado como vencedor das presidenciais pela Comissão Nacional de Eleições, foi recebido na Praia pelo Presidente cabo-verdiano, tendo afirmado, no final da audiência, que o país não seria “mais uma república bananeira”.

A tensão política na Guiné-Bissau agravou-se depois de o autoproclamado Presidente, Umaro Sissoco Embaló, ter demitido na semana passada o Governo liderado por Aristides Gomes, tendo nomeado para primeiro-ministro Nuno Nabian, bem como um novo Governo.

Umaro Sissoco Embaló, dado como vencedor das eleições presidenciais pela Comissão Nacional de Eleições, tomou posse simbolicamente, quando decorre um recurso de contencioso eleitoral no Supremo Tribunal de Justiça pela candidatura de Domingos Simões Pereira, que alega irregularidades graves no processo. Na sequência da decisão de Umaro Sissoco Embaló, as instituições judiciais foram ocupadas por militares, que impediram o Governo de Aristides Gomes, que denunciou estar em curso um golpe de Estado, de se manter em funções.

O Executivo de Aristides Gomes tomou posse na sequência das legislativas de março e tem o apoio da maioria dos deputados na Assembleia Nacional Popular.

Na terça-feira, o Governo liderado por Nuno Nabian assumiu o controlo de vários ministérios, mas ainda era visível a presença de militares em várias instituições do Estado.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que tem mediado a crise política no país, voltou a ameaçar impor sanções a quem atente contra a ordem constitucional estabelecida na Guiné-Bissau e acusou os militares de se imiscuírem nos assuntos políticos.

Apesar de ter primeiro reconhecido Umaro Sissoco Embaló como vencedor das presidenciais, a CEDEAO condena agora todas as ações tomadas "contrárias aos valores e princípios democráticos" e que atentam contra a ordem constitucional estabelecida e "expõem os seus autores a sanções".

A CEDEAO reitera a "necessidade absoluta" de se esperar pelo fim do processo eleitoral e que vai ajudar a que sejam tomadas iniciativas para que seja posto um fim ao impasse pós-eleitoral.

Com Lusa

santiagomagazine.cv

Está a decorrer o primeiro conselho de ministros, sendo presidido pelo Presidente da República da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló.


Situation socio-politique en Guinée-Bissau: Vassidiki Diabaté SG de la RCEEDAO se prononce...

Chaine de Télé Sud24tv

Também: 
Guiné-Bissau: CEDEAO felicita Umaro Sissoco Embalo e espera tomada de posse rapidamente


A União Africana e a CPLP felicitam o povo guineense pela maturidade demonstrada na segunda volta das presidenciais.
As missões de Observação Eleitoral das duas organizações consideram que a eleição foi livre e transparente em respeito aos princípios democráticos. Rafael Branco e Oldemiro Baloi, Chefes das missões de Observação Eleitoral da União Africana e CPLP falaram à imprensa esta tarde durante uma conferência conjunta.


CEDEAO diz que a segunda volta das presidenciais na Guiné-Bissau decorreu num ambiente pacífico, e exorta a conclusão do processo com justiça e transparência.
O relatório preliminar da Observação Eleitoral da CEDEAO, foi apresentado esta tarde pelo Chefe da Missão, Soumeylou Boubéye Maiga, antigo Primeiro-ministro do Mali.

SOBRE A MENTIRA

Não e inteligente acreditar que a mentira pode mudar o real. Falar de golpe de Estado na Guiné-Bissau, porque os guineenses decidiram assumir os resultados que ditaram pelas urnas, à luz das leis, é tentar pela mentira mudar o real, ou seja, o impossivel. Desengane-se quem pensa que precisamos de assitencia internacional para distinguir os nossos interesses dos alheios, a verdade da mentira.

Para MAHATMA GANDHI, A PESSOA MAIS PERIGOSA QUE EXISTE É O MENTIROSO.

Para ANA HATHERLY ...
“A mentira é recriação de uma verdade. O mentidor cria ou recria. Ou recreia. A fronteira entre estas duas palavras é ténue e delicada. Mas as fronteiras entre as palavras são todas ténues e delicadas.
Entre a recriação e o recreio assenta todo o jogo. Resulte seja o que for ou do que for.

A ambuguidade é a Arte do Suspenso.
Pelo menos ainda.
Ainda é uma questão de tempo. Tudo depende da noção de tempo ou duração ou extensão. A aceleração do tempo pode traduzir-se pela imobilidade pois que a imobilidade pode traduzir-se por um máximo de aceleração ou um minimo de extensão: aceleração tão grande que já não se veja o movimento ou o espaço ou a duração.
Tudo está sempre a destruir tudo. Ou qualquer coisa. Ou alguém.
Os construtores demolem. No lugar onde estava o sopro, pormos pedras ou palavras: sinónimos de construção. Ou destruição. Ou acção”.

( Ana Hatherly. O Mestre. Lisboa: Moares Ed.. 2ª ed., 1976, p. 26)

Distribuição dos Ministérios e Secretarias



O MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS, FIDELIS FORBES ENCONTRA-SE NO SEU RESPECTIVO MINISTÉRIO.

A MINISTRA DA FUNÇÃO PÚBLICA MARCELINA TAVARES ENCONTRA-SE NO SEU RESPECTIVO MINISTÉRIO. 



A SECRETARIA DE ESTADO, DAS COMUNIDADES DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL, DARA F. RAMOS ENCONTRA-SE NA SUA SECRETARIA DE ESTADO.




Junior Gagigo 

A carta do líder do Partido da Unidade Nacional- PUN, Idriça Djalo dirigida ao Presidente da Comissão da CEDEAO, Jean Claude Kassi Brou sobre a situação na Guiné-Bissau. Versão Português e Francês.

 



Fonte: Aliu Cande

HÁ UM INTERESSE GEOPOLÍTICO QUE TEM QUE SER DESMASCARADO.

A oposição ao PAIGC tem ganho as batalhas no terreno, mas PERDEM NA DIPLOMACIA E NA COMUNICAÇÃO.


O PAIGC é uma organização grande, e isso se sente sempre quando os assuntos internos chegam em mãos da Comunidade Internacional, onde eles durante estes anos todos tem colocado os seus quadros, por isso que, por mais evidente que sejam as irregularidades e inverdades cometidas pelo PAIGC, eles através dos seus recursos humanos bem colocados, conseguem inverter as coisas a seu favor, por isso é preciso que a oposição seja humilde em reconhecer essa falha, e comece por apostar em guineenses com conhecimento das várias crises da Guiné-Bissau, bem como os posicionamentos anteriores da própria comunidade Internacional.
Essa pessoa deve ser também conhecedora apurada da Constituição da República da Guiné-Bissau, com a exclusiva finalidade de entabular contactos com os diferentes autores da Comunidade Internacional. (Tenho nome para sugerir)

Em matéria de comunicação, a oposição ao PAIGC tem perdido, por não responderem a tempo e hora e nos mesmos canais, ás mentiras proliferadas pela comunicação Internacional (com destaque a Portugal), que tem vindo de forma intencional a informar de modo errado e a tentar criar um falso ambiente de guerra com imagens da Guiné Conacri, conactando-as á Guiné-Bissau.

Estes comportamento devem ser tratados de forma séria e rápida, pois a se se concretizar os planos maliciosos e obscuros destas orgazações, será difícil os combater sem recurso á violência, e a violência deve ser o ultimo recurso.

Foto de Fernando Casimiro

/ Gaio Martins Batista Gomes /

Manuel Macedo fez uma transmissão ao vivo


Manuel Macedo

Camarada nuno defunto i pá cabanta!

Por: mago yanick aerton

Ainda estamos sentir o cheiro da tinta fresca na pocelada e nas cruzadas o nado morto esta ainda a respirar ele precisa de ser esmagado mais rápido o comunicado do governo demitido por sua excelência general umaro sissoco a produzir comunicado com o mês de Janeiro contrariando o comunicado emitido por governo liderado por Engª nuno gomes nabiam.

(camarada defunto i de cabanta se ika sim Ina bim bida cassisa se i bim bida cassisa ena bim fala Cuma abo i pepel fula ca pudi manda na bo ou abo i balanta manjaco ca pudi manda riba de bo)

Temos um governo ou não eu estou estupefacto com esse atitude de violação graves das leis não devemos preocupar com as pastas vamos concentrar no inessencial o nosso pais e soberano não vejo ninguém que pode mudar isso já temos um novo presidente legitimo vindo das urnas não de golpes de estado como outros países da sob região que tenta dar o lição de moral USE e o legal em tudo quem não quer isso que muda para outro pais e preciso que o nosso pais tem homem de coragem como kumba yala

E urgente amanha que os responsáveis assumem as suas responsabilidades o pais precisa de homens fortes não de marionetas naos quero usar outros pejorativos fortes não coaduna com o meu perfil mais certa vez necessário usar algumas atalhos para dar mais coragem aos nossos governantes o presidente da catedral da mãe de agua resignou se do cargo do presidente da republica interino por que sentiu que general presidente mostrou que ele e único presidente da republica de guine Bissau sua excelência Engª nuno gomes nabian o primeiro-ministro da guine Bissau nomeado por decreto presidencial ele e
Chefe do governo deve reagir depois de ver o comunicado do governo demissionário provocar desordem e caos no pais. O Pais precisa voltar a situação normal por que esta a ser bloqueado, um apelo ao Engª nuno gomes nabian e a chance de exercer o poder deve usar toda a sua arma para repor autoridade de estado a funcionar e pertinente que o pais sai dessa marasmo e crise artificial provocado pelo inimigo do povo e urgente mostrar que o novo governo na tem compromisso com ninguém somente o povo mais nada.

Sei que o pais esta acima de tudo e necessário que o greve nas escolas publicas foram levantadas os salários sejam pagas os instituição de estado volta a funcionar normalmente o pais precisa de tranquilidade e a paz social não vamos tolerar os atropelos a leis como nona legislatura o senhor primeiro ministro o Engª nuno gomes nabiam tem a competência para fazer pais arrancar de vez tem apoio de todos inclusive do primeiro magistrado da nação general presidente umaro sissoco embalo e toda população em geral por que o seu governo e de esperança dos guineenses sem exclusão a ninguém mesmo da raça ou da religião somos todos guineenses merecemos viver na paz e harmonia nada de perseguição politica mais os tribunais devem funcionar para os larápios os que devastou e esvaziou os cofres do estado; calabus ponto com; o pais quer que a situação do ministério de saúde seja ultrapassada de uma forma solida para que podemos começar instalar postos nas fronteiras de controlo de coronavírus e outros surtos que pode causar perigos para os nossas população e Deus abençoe a todos!

Desafios da humanidade.
Esse navio vai atracar num bom porto inchallah

Aires Salla

ELEIÇÕES - Guterres pede "máxima contenção" e que se aguarde decisão do Supremo

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apelou às partes em conflito político na Guiné-Bissau para que aguardem a decisão do Supremo Tribunal de Justiça, pedindo "máxima contenção".



"O secretário-geral encoraja todas as partes para que aguardem a decisão do Supremo Tribunal de Justiça, tenham máxima contenção e tomem todas as medidas necessárias para prevenir qualquer ato que possa minar a paz e a estabilidade na Guiné-Bissau", refere um comunicado divulgado na noite de terça-feira pelo porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric.

A nota refere que o secretário-geral da ONU reitera o compromisso da organização em "continuar a acompanhar os guineenses nos seus esforços para consolidar a paz, a democracia e o desenvolvimento".

O mesmo documento regista que António Guterres está a "acompanhar com preocupação a crise institucional na Guiné-Bissau, provocada pela disputa eleitoral em curso".

A Guiné-Bissau vive um novo momento de tensão política, depois de o autoproclamado (Mentira)! Presidente Umaro Sissoco Embaló ter demitido Aristides Gomes do cargo de primeiro-ministro e nomeado Nuno Nabian.

A Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO) voltou a ameaçar impor sanções a quem atente contra a ordem constitucional estabelecida na Guiné-Bissau e acusou os militares de se imiscuírem nos assuntos políticos.

Apesar de ter primeiro reconhecido Umaro Sissoco Embaló como vencedor das presidenciais, a CEDEAO condena agora todas as ações tomadas "contrárias aos valores e princípios democráticos" e que atentam contra a ordem constitucional estabelecida e "expõem os seus autores a sanções".

A CEDEAO reiterou a "necessidade absoluta" de se esperar pelo fim do processo eleitoral e que vai ajudar a que sejam tomadas iniciativas para que seja posto um fim ao impasse pós-eleitoral.

O presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, que tinha tomado posse na sexta-feira como Presidente interino, com base no artigo da Constituição que prevê que a segunda figura do Estado tome posse em caso de vacatura na chefia do Estado, renunciou no domingo ao cargo por razões de segurança, referindo que recebeu ameaças de morte.

Umaro Sissoco Embaló afirmou que não há nenhum golpe de Estado em curso no país e que não foi imposta nenhuma restrição aos direitos e liberdades dos cidadãos.

NAOM

Leia Também: "Não se justifica neste momento" retirar portugueses da Guiné-Bissau

ONDE ESTÁ A AUTORIDADE DO ESTADO?

O Aristides Gomes tem que ser detido imediatamente. A conspiração é crime em todos os estados do mundo.

Nuno, o senhor não foi nomeado para assistir a macaquice e sem fazer nada. Se não está em condições para repor a ordem no país, por favor, abandone!

O Aristides Gomes não pode continuar a emitir comunicados com carimbos das instituições do estado. Isso é inaceitável.

Como já falei, este governo não pode contar com nenhum covarde. Quem não está à altura, que vá embora.

Por Abel Djassi

Bissau: Aristides Gomes pede a funcionários públicos para permanecerem em casa

O Governo de Aristides Gomes pediu aos funcionários públicos da Guiné-Bissau para permanecerem em casa e garantiu que está a fazer todas as diligências para a retoma da normalidade nas instituições públicas.


"Que todos os funcionários públicos se mantenham em casa até à normalização da situação e oportunamente comunicará a data de retoma dos trabalhos", refere, em comunicado, o gabinete do primeiro-ministro Aristides Gomes.

Na semana passada, Umaro Sissoco Embaló, dado como vencedor das eleições presidenciais pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), demitiu o Governo liderado por Aristides Gomes, tendo nomeado para primeiro-ministro Nuno Nabian, bem como um novo Governo.

Embaló tomou posse na quinta-feira (27.02), quando decorre um recurso de contencioso eleitoral no Supremo Tribunal de Justiça pela candidatura de Domingos Simões Pereira, que alega irregularidades graves no processo.

Na sequência da decisão, as instituições judiciais foram ocupadas por militares, que impediram o Governo de Aristides Gomes, que denunciou estar em curso um golpe de Estado, de se manter em funções.

O Executivo de Aristides Gomes tomou posse na sequência das legislativas de março e tem o apoio da maioria dos deputados na Assembleia Nacional Popular (ANP). Aristides Gomes refere também que o "Governo lamenta os constrangimentos decorrentes da situação" e garantiu que vai continuar a "encetar todas as diligências internas e externas para assegurar a retoma da normalidade do funcionamento das instituições públicas".

Presença de militares em instituições estatais

Na terça-feira, o Governo liderado por Nuno Nabian assumiu o controlo de vários ministérios, mas ainda era visível a presença de militares em várias instituições do Estado. Nabian emitiu também um comunicado a pedir aos funcionários públicos para regressarem aos seus postos de trabalho.

Governo de Nuno Nabian já assumiu o controlo de vários ministérios

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que tem mediado a crise política no país, voltou a ameaçar impor sanções a quem atente contra a ordem constitucional estabelecida na Guiné-Bissau e acusou os militares de se imiscuírem nos assuntos políticos.

Apesar de ter primeiro reconhecido Umaro Sissoco Embaló como vencedor das presidenciais, a CEDEAO condena agora todas as ações tomadas "contrárias aos valores e princípios democráticos" e que atentam contra a ordem constitucional estabelecida e "expõem os seus autores a sanções".

A CEDEAO reitera a "necessidade absoluta" de se esperar pelo fim do processo eleitoral e que vai ajudar a que sejam tomadas iniciativas para que seja posto um fim ao impasse pós-eleitoral.

António Guterres pede "máxima contenção"

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, apelou às partes em conflito político na Guiné-Bissau para que aguardem a decisão do Supremo Tribunal de Justiça, pedindo "máxima contenção".

"O secretário-geral encoraja todas as partes para que aguardem a decisão do Supremo Tribunal de Justiça, tenham máxima contenção e tomem todas as medidas necessárias para prevenir qualquer ato que possa minar a paz e a estabilidade na Guiné-Bissau", refere um comunicado divulgado na noite de terça-feira pelo porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric.

A nota refere que o secretário-geral da ONU reitera o compromisso da organização em "continuar a acompanhar os guineenses nos seus esforços para consolidar a paz, a democracia e o desenvolvimento". António Guterres está a "acompanhar com preocupação a crise institucional na Guiné-Bissau, provocada pela disputa eleitoral em curso".

Fonte: DW

Analista Rui Landim denuncia os crimes de Sambu e JOMAV


Fonte: AQUI 

Gervasio Silva Lopes - O CERCO ESTÁ APERTADO


Gervasio Silva Lopes

CONVOCATÓRIO



Fonte: Carlos Santiago


Guiné-Bissau/Eleições: Governo de Nuno Nabian anuncia retoma de serviços públicos na quarta-feira

O Governo do primeiro-ministro Nuno Nabian, nomeado pelo autoproclamado Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, anunciou hoje que os serviços públicos serão retomados na quarta-feira, após terem estado interrompidos desde sexta-feira...Ler Mais

Destiny Preta Fixe Adelaar - Quim ku fianssa cuma él I secretaria de estado de comunidade pá I bin visitano na diáspora pa I odja nona pera bos bó bin 😡😡😡😡😡😡 ???


Destiny Preta Fixe Adelaar 

Guiné-Bissau: Designação de Sissoco como Presidente gera controvérsia

No primeiro dia de Nuno Nabiam à frente do Governo, juristas ainda debatem o que chamar a Umaro Sissoco Embaló, que empossou o primeiro-ministro no fim de semana. Será "autoproclamado Presidente?" Tensão continua...Ler Mais

Leia Também: 

Georges Chikoti: "Não podemos aceitar a força das armas na Guiné-Bissau"
O novo secretário-geral do Grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP), o angolano Georges Chikoti, diz que a comunidade internacional não apoiará alguém que tome o poder pela força. E apela à estabilidade na Guiné-Bissau...Ler Mais

Leia Também: 

Eurodeputados socialistas pedem sanções contra actores do “golpe de Estado” na Guiné-Bissau

A carta ao Alto Representante é assinada por Iratxe García Pérez, por Carlos Zorrinho e Isabel Santos. “ Guiné-Bissau está a viver uma “ameaça real à democracia e ao Estado de Direito”, escrevem...Ler Mais