domingo, 21 de março de 2021

IMAGENS QUE FALAM MAIS QUE MIL PALAVRAS!


By faladepapagaio/CANAL FALADEPAPAGAIO


Marechal Sanebame fez uma transmissão ao vivo.

Fonte: Marechal Sanebame 

Serenata de Domingo - Modo Tina / Tradicional Guiné Bissau


Fonte: Irineu Tavares

Opinião: Mãos invisiveis de todo o retrocesso da Guiné-Bissau.

Fonte: Cecilia Vieira

MILITANTES DA COMISSÃO POLÍTICA NA DIÁSPORA- INGLATERRA APOIA FAMILIA DO MALOGRADO BERNARDO CATCHURA

Fonte: Gervasio Silva Lopes

Os militantes do PAIGC na Inglaterra e Reino Unido (Cardiff) concederam um apoio em remessa de dinheiro no valor de cerca de Mil Libras a família do malogrado activista social Bernardo Catchura. 

O donativo foi entregue pelo Responsável do Departamento de Comunicação do PAIGC, Muniro Conte, na presença de Lesmes Monteiro,  Membro Fundador do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados, organização cívica  a qual pertencia o malogrado. 

Na sua intervenção Muniro Conte afirmou que Bernardo Catchura, enquanto, activista social, e o PAIGC, na qualidade de organização que promoc pelo ativismo político, comungam dos mesmos valores do Bem-Estar Social e da Democracia.

Lesmes Monteiro agradeceu o gesto, realçando o facto de ter sido feito num momento de conjuntura difícil para os guineenses na Diaspora, determinada pela COVID-19. A viúva de Bernardo também agradeceu o gesto em nome da família.


REPÚBLICA DO CONGO - Presidente do Congo e diz que eleições são "bom sinal" para democracia

© Lusa

Por LUSA  21/03/21 

O presidente da República do Congo e candidato a um novo mandato nas eleições presidenciais de hoje, Sassou Nguesso, classificou de "bom sinal" para a democracia do país, onde a internet foi cortada durante a noite pelas autoridades.

"Estou com um sentimento de grande satisfação, porque, em todo o país, vi o povo mobilizar-se e participar no processo eleitoral", declarou aos jornalistas o Presidente, depois de ter votado.

Sassou Nguesso, de 77 anos, 36 dos quais no poder, sublinhou que "a campanha eleitoral decorreu num clima de paz", acrescentando: "Eu acredito que este é um bom sinal para a nossa democracia".

"Desejo que o processo se mantenha desta forma até ao fim", continuou o também candidato, referindo-se à fase mais crítica das eleições, o anúncio dos resultados, que suscitou violência em 2016, aquando da sua última reeleição.

Antes da abertura das assembleias de voto, as autoridades cortaram durante a noite o acesso à internet. Também se recusaram a acreditar os observadores da Igreja Católica.

Sassou Nguesso também desejou uma "boa recuperação" ao principal adversário, Guy-Brice Parfait Kolelas, hospitalizado após ter testado positivo aos vírus SAS-CoV-2, que provoca a covid-19, na tarde de sexta-feira, dia em que deveria ter realizado o último comício da campanha eleitoral.

Um avião médico chegou hoje de manhã a Brazzaville e Kolelas, de 60 anos, poderá ser transferido para Paris, durante o dia, indicou o presidente. Uma informação que já tinha sido avançada pelo diretor de campanha de Guy-Brice Parfait Kolelas.

Num vídeo divulgado na sexta-feira nas redes sociais, Kolelas surgia na cama de um hospital com uma máscara de oxigénio e um aparelho de medição de tensão arterial no seu braço.

"Queridos compatriotas, estou com problemas. Estou a lutar com a morte", disse o candidato com uma voz frágil após ter removido a máscara de oxigénio. "No entanto, peço que se mantenham mobilizados e votem pela mudança. Não combati para que nada acontecesse".

O atual Presidente, Sassou Nguesso, enfrenta hoje seis adversários, cujas candidaturas foram validadas pelo Tribunal Constitucional, há apenas um mês (17 de fevereiro).

Nos últimos dias, Guy Kolelas foi particularmente crítico face ao atual chefe de Estado, ao declarar que a República do Congo se tornou num "Estado policial".

Nguesso é o terceiro Presidente de África com mais tempo no poder, ao dirigir o país entre 1979 e 1992, e de novo desde 1997, num país frequentemente eclipsado pelo seu vasto vizinho, a República Democrática do Congo (ex-Zaire).

Desde o início da pandemia, a República do Congo regista menos de 10.000 casos confirmados de covid-19 e 134 mortes.

ONU alerta que financiamento e economia verde são cruciais para África

© Lusa

Notícias ao Minuto 21/03/21 

A secretária executiva da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA) disse hoje que os ministros africanos das Finanças vão defender o acesso aos mercados financeiros e a aposta na economia 'verde' para recuperar da pandemia.

Em declarações à Lusa à margem da 53ª Conferência dos Ministros das Finanças, Economia e Desenvolvimento, Vera Songwe disse que "desta reunião deverá sair um apelo dos ministros africanos para uma resposta adequada da comunidade internacional à crise e um acordo no plano de recuperação", que estará focado na economia 'verde' e acrescentou que "a conversação está muito centrada em como construir melhor doravante, como sair da crise"

Antecipando as conclusões da reunião que termina na terça-feira, Vera Songwe afirmou: "Primeiro, como garantir a resposta de que precisamos, estendendo a Iniciativa de Suspensão do Serviço da Dívida (DSSI) até final do ano, emitindo Direitos Especiais de Saque [do Fundo Monetário Internacional] e emprestando-os" aos países mais vulneráveis.

Depois, continuou, é importante a criação de "instrumentos de acesso ao mercado, a que chamamos de Instrumento de Liquidez e Sustentabilidade, que vai permitir aos países ir aos mercados com taxas muito mais baixas para poderem investir num desenvolvimento renovável e mais sustentável", disse a responsável, que é também vice-secretária-geral das Nações Unidas.

A recuperação da crise, acrescentou, "será dependente de uma economia mais verde, com mais sustentabilidade, tecnologias de informação, uma nova era digital e a energia, que é o facilitador de toda esta industrialização, para além de saber como podemos beneficiar do acordo de comércio livre se não temos a infraestrutura certa".

Para Vera Songwe, é certo que a crise vai continuar, por isso a questão passa por definir um modelo de resposta a longo prazo, em vez de o continente ser repetidamente apanhado desprevenido.

"Está a haver a uma conversação sobre como reiniciar a nível global as instituições internacionais financeiras, porque esta crise vai continuar, e não podemos cada vez que há uma crise pensar no que vamos fazer agora, temos de ter soluções de longo prazo para responder a isto".

O comité de peritos da UNECA está reunido desde quarta-feira em Adis Abeba, e a partir de segunda-feira são esperadas as participações dos ministros africanos das Finanças, Economia e Desenvolvimento, que farão um ponto de situação relativamente ao impacto da pandemia de covid-19 e às estratégias para ultrapassar a crise económica e sanitária daí decorrente.

No âmbito desta reunião, a UNECA reviu as previsões de crescimento económico para o continente, antecipando agora uma expansão que pode chegar a 3,1%, depois de uma recessão no ano passado.

"Depois da recessão de entre 1,8% a 5,4% no ano passado, há riscos que o continente enfrentou e que vai enfrentar este ano, como a segunda vaga da pandemia, os preços baixos e os conflitos em muitos países, mas as previsões para 2021 são mais positivas e estimamos um crescimento de entre 0,4% até 3,1%", disse o responsável pelo departamento de análise macroeconómica e governação, Hopestone Chavula.

África regista quase 110 mil mortes associadas à covid-19 e mais de 4 milhões de infetados pelo coronavírus SARS-CoV-2, desde o início da pandemia no continente, em fevereiro do ano passado.


Opinião: Reflexão de um cidadão indignado com tudo o seu país!

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Reflexão de um cidadão indignado com tudo o seu país!

Eu preciso dizer tudo isso hoje, por quê? Porque é e são os reflexos dos nossos problemáticos que bloqueou o país, como também, põe em causa o progresso e colocou a Bandeira Nacional em maus lençóis há décadas. 

Mais do que necessário, é imperativo um ambiente motivacional para a transformação de tudo na Guiné-Bissau.

Pressupostos básicos, é que as estratégias de motivações laborais devem ser mais eficientes no sentido coletivo. 

O país dispõe potências incríveis para que isso aconteça, é só valorizar os que têm méritos e compreender de que Guiné-Bissau vai ser um Estado Democrático apenas quando as regras e as normas republicanas são observadas e, administrar a justiça em nome do povo, respeitar princípio de igualdade, dar proteção jurídica para todos os Guineenses. 

Como jovem apaixonado e contraditório, amigo de grandes livros expirados por grandes sábios acredito que, o meu país oferece os desafios contemporâneos que estão em linhas com as minhas competências.

Dizer que, o grande objetivo nacional só pode ser efetivamente alcançado com a maior velocidade, com hábitos benéficos e o esforço Nacional.

O problema da nossa República sofrida, é a incapacidade de reconhecer as diferenças dos outros cidadãos Guineenses.

 Quando, os grupos de indivíduos acham mais  especiais e, os outros não são iguais a eles, necessariamente, estou a falar dos que acham mais importantes e que não têm preparações como também o comprometimento público.

 É preciso as relações estáveis entre indivíduos que possuem os mesmos direitos na Constituição da República. 

É importante saber de que, o nosso povo Soberano vai viver livre apenas quando respeitamos as diferenças com aprendizagem dia após dia dos Guineenses e, traduzir a experiência na capacidade de reproduzir pensamentos nacionais que emergem novos caminhos alternativos e espaços de produção de direitos que, no entanto, todos os cidadãos Guineenses gozam de garantias fundamentais. 

E, estabelecer a justiça constitucional no quadro das funções do Estado vista à luz das espécies, conteúdo e efeitos das decisões sobre a constitucionalidade das normas jurídicas, dos princípios constitucionais estruturantes da República face a proteção jurisdicional.

Isso se chama Nação.

Deus é maravilhoso e cuida de cada um de nós, Deus não negou a Guiné-Bissau e o seu povo, há um classe de elite que negou a Guiné-Bissau e sub jogaram os seus irmãos.

Coragem e boa sorte a todos. 

Reino Unido Londres Domingo, 21 de Março de 2021.

Afirma o Democrata em ação.

OPINIÃO - INIMIGOS DECLARADOS!

Por: yanick Aerton

É a política, e tudo isso faz parte da política, por isso não devemos transformar-nos em INIMIGOS DECLARADOS.

Tristemente, nas nossas sociedades os menos capazes são os que se regozijam com o afastamento daqueles que estão melhor preparados, assim para poderem preencher o espaço deixado por eles. E tem sempre sido assim, sobretudo na Guiné-Bissau, onde os mais preparados foram sempre e continuam sendo combatidos, sem tréguas. Isso tem de acabar para reconstruirmos aquela confiança que ontem fez de nós, o melhor povo.

Não pretendo com este artigo fazer outra coisa que não seja convidar os mais radicais de ambos os lados a saírem desse ghetto do ódio e da vingança, para nos reabraçarmos e caminhos juntos.

Isso não significa como DSP regressar o país, ele vai abandonar a sua luta pela conquista do poder político. Longe disso! Cada um dos atores políticos está na política com o objectivo de conquistar o poder, mas isso não deve transformar-nos em inimigos, como disse atrás, e quando a pátria nos chama, devemos responder – PRESENTE.

 O regresso do DSP que ele concentre na organização do PAIGC e fazer uma oposição construtiva, enquanto se prepara para os futuros embate políticos. 

A Guiné-Bissau precisa de todos os seus filhos, portanto que cada um procure pagar o seu “kinhon” na construção deste edifício!

VIVA A GUINENDADI!

Leia Também: 

ANTA GOCI GORA,IKUMA IKUMA?

Por Yanick Aerton

A minha leitura em relação ao regresso do líder do PAIGC ao país

As tão esperadas reuniões dos órgãos do partido vão acontecer, e a liderança do DSP sairá reforçada dessas reuniões;

Aqueles que queriam aventurar-se para desafiá-lo não vão ter a coragem de o fazer, por medo da reacção da juventude e dos noviços que foram trazidos ao partido, através do seu último congresso, e que defendem mais o DSP do que o próprio PAIGC;

O DSP continuará a ser o candidato que irá, de novo, enfrentar o USE nas próximas presidenciais para um remake, caso este conseguir sobreviver as pressões até lá e decidir recandidatar-se;

O DSP vai continuar a fazer-se de vítima para atrair o maior número de Guineenses, que nessas circunstâncias sempre se posicionam ao lado da vítima;

HUMMM POVO GUINENSI TA APOIOAVITIMA

Contrariamente aos céticos, o PAIGC irá reconquistar alguns dos espaços que perdeu a favor do seu principal rival, o MADEM G15, partido cuja projeção dificilmente será travada, caso continue nessa dinâmica e eleja como o seu cavalo de batalha a CORRUPÇÃO; 

Este é o previsível cenário nos próximos tempos, salvo a ocorrência de uma situação que venha a afetar profundamente o ambiente político, e que se caracterize pela persistência de práticas pouco abonatórias à democracia que se quer reforçada, num Estado que se quer também de direito democrático.

O regresso do DSP vai contribuir para agitar um pouco mais o ambiente politico, pois vai ser como uma espécie de sombra ameaçadora porque observadora, atrás do poder politico, para obrigá-lo a melhorar a sua performance, sob pena de frustrar aqueles que vinham sonhando com uma mudança radical do “modus faciendi”, portador de esperanças por uma Guiné-Bissau, livre daqueles males que contribuem para o surgimento de reivindicações que acabam por deitar por terra todos os esforços, a semelhança do que tem acontecido no pais vizinho.

O governo de coligação liderado pelo Eng. Nuno Gomes Nabiam, que não tinha quase uma oposição até agora, vai passar a ser agora constantemente fustigado, porque com a presença do DSP no pais, o PAIGC vai aparecer sempre perante os Guineenses, como aquele partido que independentemente de tudo, tinha a legitimidade de governar, por ser aquele partido que os Guineenses deu o maior número de deputados no dia 10 de Marco de 2019. 

Em relação aquilo de que é acusado o líder do PAIGC, é chegado o momento de se esclarecer a situação, porque como diz o Francês “force reste à la loi”. 

Caso existam, os Guineenses têm o direito de saber e isso passa necessariamente pela produção de provas substanciais incriminatórias que mostrem claramente que o líder do PAIGC teria praticado isto ou aquilo. Isso afastaria quaisquer equívocos, e, em caso evidências, credibilizaria o regime. Caso contrário, estar-se-á a cometer um crime que este povo não vai perdoar, como aconteceu no passado recente quando se acusou ao DSP de tudo (Homi de 25) e que nunca ficou provado, vindo-se a concluir tratar-se de mera perseguição política.

Façamos as coisas como mandam as regras, e digo isso com toda a equidistância. Não podemos ir por métodos ortodoxos e pouco consentâneos com a democracia, com o único objectivo de eliminar um adversário, como um PR de um país vizinho tentou e que o tiro lhe veio sair pela culatra. 

A luta política deve ser de ideias, projectos e é isso que os Guineenses esperam dos dois lados, regime e oposição. 

Se for pedido para escolher, no que tange a governação, entre a teoria e a prática, não hesitaria em nenhum momento de escolher a prática. Da mesma forma, se for entre o populismo e o pragmatismo, escolheria o pragmatismo. O que se quer é que a imagem do país mude e que os atores políticos, cada um, procure fazer melhor, que se promova o desenvolvimento através da criação de riqueza, infra-estruturação do pais, melhoria de condições de vida dos Guineenses, acesso à saúde e à educação de qualidade para todo, entre outros.

O principal desafio deste governo é de combater a corrupção e de todas as outras práticas que têm prejudicado o país. À oposição, e de denunciar tudo, mas tudo que está sendo feito mal, e que não vá ao encontro dos interesses dos Guineenses, luta essa que, de certeza, terá o apoio de todos os cidadãos deste país, para a libertação do qual os seus melhores filhos deram as suas vidas.

Estamos perante muitas incertezas, apesar de faltarem dois anos para o fim da legislatura. 

Everything out switch from one moment to another. 

Não há adversários permanentes, na política, e muito menos aliados permanentes, significando que, caso esta coligação não conseguir consolidar-se, poderemos ter outro figurino. 

Se para a nomeação dos governadores regionais e administradores de sector, os aliados não conseguiram entender-se, quem é que pode garantir que isto vai continuar, apesar do terreno ser muito fértil para cada parte ir tirando, na absoluta impunidade, o maior proveito, como vem acontecendo.

A retumbante rentrée política do Marechal manu Baciro Dja, líder da FREPASNA, através das suas duras críticas ao regime, e a energia, disponibilidade e a determinação, com que veio das terras lusas, o líder do PAIGC, não serão sinais do início de uma nova fase de TOLERANCIA ZERO, ao status quo?

E o principal ator, o General Presidente? O PRS perante um PM que só dispõe de um deputado na ANP? O MADEM G15, que devia chefiar o Governo, depois do PAIGC ter sido afastado, e que devido aos arranjos, o líder da APU foi recompensado com o cargo de PM?

Let’s wait and see!

Deus abençoe a Guiné-Bissau!

Bom fim de semana a todos!

Bola Na Bantaba

- Seleção Nacional de Futebol
 - Baixas nos Convocados e entre outros

🚨Covid-19: Guiné-Bissau recebe 12 mil doses de vacinas

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca deverá chegar no domingo a Guiné-Bissau, revelou este sábado, o Alto-Comissariado para a Covid-19.