sábado, 22 de agosto de 2020

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior Rubrica este Sábado 22 de Agosto 2020 acordo de parceria com Associação Fityaanou Sidkhine do Senegal.


O acordo visa melhoria do acesso, da qualidade e da governaçao das instituições escolares do ensino em língua árabe e formação de jovens sobre tudo das camadas mais vulneráveis e segundo as diligências feitas neste sentido.

Associação Fityaanou Sidkhine foi fundado em 2000 pelo presidente honorário Cheikh Ousmane Dião, Jamiyatou Fityaanou Sidkhine, ela trabalha em Educação Social e Desenvolvimento, o seu Objectivo é desenvolver, promover iniciativas que respeitam estritamente os Direitos das crianças, o Desenvolvimento e a integridade social da cada Individuo neste mundo.

O acordo de Parceria será afirmado as 15 horas no Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior.
Mais pormenores apos assinatura do acordo.

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

IDEIAS MÁGICAS® Personalizados ...


Fonte: O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau
--------------------⁉⁉---------------
IDEIAS MÁGICAS® Personalizados ...

Paulo Gomes foi candidato às eleições presidenciais de 2014 e até hoje não foi eleito pelo povo, e nunca será eleito na Guiné-Bissau.

As suas palhaçadas me levou a lembrar da ideia de ações subversivas, que tem um ingrediente transformador em certas ocasiões, agora vamos lá, se atual regime não tem pensadores políticos, a ver vamos.

Malabarismo desse picareta sem credibilidade que foi derrotado várias vezes, ele foi um aliado falhado agora vem aos poucos, o PAIGC evita confrontos e desenha novas estratégias
todos estão a tentar infiltrar, é bom lembrar do início da segunda guerra mundial, como Alemães entraram França disfarçados de civis e invadiram o país. O Presidente da República da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embalo cuidado quem te avisa teu amigo é.

O Democrata em ação, I Feel like I'm doing God's work, afirma O. C. D-Organização Cívica da Democracia. On SeT 🎥 😍. I am still a student learning about life.
♠📷🎥 💏💟🙏!

A Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades, recebeu hoje em audiência a Representante Especial do Secretário Geral das Nações Unidas, Sra. Rosine Coulibaly, para tratar de questões relacionadas com a última sessão do Conselho de Segurança e o fim da missão no país.




Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

NIGERIA: CHURCHES MUST SUBMIT DETAILS OF THEIR FINANCES – FG REPLIES CAN


By Native Reporters August 22, 2020

The Corporate Affairs Commission (CAC) has said that there will be no going back on the new Company and Allied Matters Act (CAMA). CAC said the new act has come to stay in the country despite the public outcry that has greeted it.

The Commission said it was only waiting for the legislature to gazette it for immediate implementation of the law.

The CAMA bill was recently signed into law by President Muhammadu Buhari, and was included in his list of achievements for the last one year.

The Christians Association of Nigeria (CAN), had recently described CAMA as satanic, demanding that the President halts the implementation of “the obnoxious and ungodly law until religious institutions are exempted from it.”

The CAC Registrar-General, Alhaji Garba Abubakar, while speaking to Commerce Correspondents Association of Nigeria (CICAN) in Abuja yesterday wondered why the act was being opposed by religious bodies, especially the churches.

“They must henceforth subject their finances and expenditures for proper auditing, and copies sent to us at the CAC,” he said.

He explained further, “The new legal framework applies to all organizations registered with us; be it a religious organisation, NGO or CSO.

“Remember that they also have constitutions guiding them. The criteria to be a trustee of registered organisations are clearly spelt out in the laws establishing them.

“How is it that a registered member who qualifies to be a trustee in an organisation would not want government to know how the organisation is run? What are the responsibilities of the trustees?

“What are the responsibilities of the governing council or the board? How do you manage the affairs of the organisation? How do you use or expend the income and properties of the organisation? How do you appoint members of the governing board? These are the issues the new CAMA has come to address.”

Delegação da CEDEAO no Mali para encontro com junta militar que depôs o Presidente

Líderes da junta militar que depôs o Presidente Keita

Os enviados da África Ocidental liderados pelo ex-presidente nigeriano Goodluck Jonathan chegaram este sábado à capital do Mali, Bamako, para se encontrar com a junta militar que forçou a renúncia do presidente Ibrahim Boubacar Keita e a dissolução do governo no início desta semana.

Membros da delegação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) também se vão encontrar com o Presidente deposto, Boubacar Keita, bem como com o governo e oficiais militares detidos pelos soldados rebeldes, disse uma fonte da CEDEAO à AFP.

A visita dos enviados acontece um dia depois de milhares de pessoas lotarem a capital do Mali numa demonstração estridente de apoio à junta militar.

Malianos demonstram o seu apoio ao derrube do poder do Presidente Ibrahim Boubacar Keita, Bamako, Mali, 21 Ago., 2020.

Manifestantes em Bamako - alguns erguendo faixas proclamando o Comité Nacional para a Salvação do Povo, o próprio nome da junta - também denunciaram a CEDEAO por condenar o golpe e por fechar as fronteiras do Mali aos vizinhos da região, os outros 14 países membros do bloco.

Os líderes da junta militar disseram na sexta-feira que reabriram as fronteiras aéreas e terrestres.

Ibrahim Boubacar Keita e pelo menos uma dúzia de outros oficiais foram detidos na terça-feira, 18 de agosto, por militares e levados para um centro de treino de oficiais do exército na cidade de Kati, a cerca de 15 quilómetros da capital. Keita, que anunciou a sua renúncia naquela noite em rede nacional, foi transferido de volta para a capital, onde foi colocado em prisão domiciliar. O líder deposto de 75 anos teve permissão para se encontrar com seu médico pessoal, os seus familiares e funcionários da missão da ONU em Mali.

As Nações Unidas, a União Africana, a União Europeia e muitos outros na comunidade internacional condenaram a queda de Keita.

Os líderes da junta reuniram-se na sexta-feira, 21 de agosto, em Kati com membros do antigo partido maioritário "Rally for Mali," que também denunciaram o golpe, mas disseram estar prontos para discutir os próximos passos. Os líderes da junta também se encontraram com grupos da sociedade civil.

O coronel Assimi Goita emergiu como o líder da junta. Na sexta-feira, o Pentágono (EUA) reconheceu que Goita já havia participado de treinos com o Comando de África dos EUA e as suas forças especiais como parte dos esforços multinacionais para combater o extremismo violento na região.

Mas o Pentágono também condenou o motim, que disse ir contra o treino que forneceu.

"O coronel Goita e muitos outros malianos participaram do treino do Flintlock, exercícios focados no combate a organizações extremistas violentas, o estado de direito em conflitos armados, profissionalismo e a primazia da autoridade civil ", disse o coronel Christopher P. Karns, porta-voz do Comando da África dos EUA, num e-mail para VOA.

VOA

ALASSANE OUATTARA - Presidente da Costa do Marfim nomeado cadidato a novo mandato

 © REUTERS/Eric Gaillard/Pool

Por LUSA  22/08/20 

O Presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, foi hoje designado oficialmente candidato para as eleições presidenciais do próximo dia 31 de outubro pelo partido no poder, concorrendo a um polémico terceiro mandato.

"Por dever cívico, decidi responder favoravelmente ao apelo da União dos Houphouëtistas para a Democracia e a Paz (RHDP); deram-me tanto, que não posso negar o seu pedido agora, e nada me impede de ser candidato", disse o chefe de Estado perante uma multidão que se juntou no Estádio Félix-Houphouët-Boigny, na capital da Costa do Marfim.

No discurso, Ouattara dirigiu-se diretamente à oposição, que considera a sua candidatura ilegal, e disse, em resposta aos violentos protestos das últimas semanas: "Que os opositores parem com a violência, que não traz nada de bom à vida dos costa-marfinenses, pessoas que gostam de viver em paz".

A oficialização da candidatura de Ouattara surge poucos dias depois de autoridades terem anunciado a "suspensão" de manifestações públicas no país até 15 de setembro, em vésperas de uma marcha de mulheres da oposição contra um terceiro mandato do Presidente.

"O conselho (de ministros) decidiu suspender as manifestações na via pública para as permitir apenas em áreas fechadas", segundo um comunicado divulgado na quinta-feira.

"A medida tomada no âmbito do atual estado de emergência vigora até 15 de setembro (...) e evita as consequências como o balanço humano e material de manifestações anteriores e os riscos de abertura de bolsas de conflito comunitário", adianta o comunicado.

O anúncio surgiu quase uma semana após violentas manifestações ligadas ao anúncio da controversa candidatura do Presidente, Alassane Ouattara, a um terceiro mandato, que se transformaram em violência durante três dias, deixando "seis mortos, cerca de 100 feridos, 1.500 deslocados internos, 69 pessoas presas e muitos danos materiais", de acordo com um relatório oficial divulgado na quarta-feira.

Alassane Ouattara, 78 anos, eleito em 2010 e reeleito em 2015, tinha anunciado, pela primeira vez em março, que já não se candidataria, e iria apoiar o seu primeiro-ministro, Amadou Gon Coulibaly.

Mas, depois de Coulibaly morrer de ataque cardíaco a 08 de julho, Ouattara anunciou a 06 de agosto que iria, afinal, concorrer a um terceiro mandato.

A Constituição permite dois mandatos presidenciais, mas a oposição e o Governo discordam sobre a interpretação da reforma adotada em 2016: os apoiantes de Ouattara dizem que o número de mandatos foi reposto a zero nesse ano, enquanto os seus opositores consideram inconstitucional uma terceira candidatura.

MADEM-G15 EM ACÇÃO E NA DINÂMICA PROGRESSIVA; O MOVIMENTO DE APOIO A CADOGO VEM ENGROSSAR AS FILEIRAS DO MADEM-G15.



Texto: Mustafa Cassamá 

Suspensão de três magistrados: ADVOGADO AFIRMA QUE O “PROCESSO É COXO E DOENTE” E QUE VAI MORRER SEM EFEITOS

O Advogado dos três magistrados suspensos preventivamente das suas funções pelo Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, Queletch Na Isna, disse ao O Democrata que o processo disciplinar e criminal que envolve os seus constituintes nasceu “coxo, doente e vai morrer sem efeitos nenhuns”.

O Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público instaurou, no dia 18 de agosto, o competente processo disciplinar e criminal contra os magistrados Blimat Sanhá, Virgílio Alves Comba e Tomaz Pedro Benvindo Gomes Vaz, ambos delegados do Procurador da República, em consequência, foram suspensos preventivamente das suas funções. 

A deliberação nº 03/2020 do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público não avançou os pormenores ou as razões da suspensão dos magistrados em causa objeto da instauração do processo disciplinar e criminal.  

Em reação, esta sexta-feira, 21 de agosto de 2020, Queletch Na Isna, advogado dos visados, sublinhou que o processo tem “vícios gravíssimos”, informando, que já entrou com uma providência cautelar, com o fundamento no código de procedimento de processo de contencioso administrativo, junto do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), para suspender a sua eficácia.

Queletch Na Isna disse que aguarda o pronunciamento do Supremo Tribunal de Justiça, avançando que a providência cautelar, de per si, suspende o processo disciplinar contra os seus clientes e informou que tinham depositado uma cópia junto da procuradoria geral da República para que o PGR tome conhecimento de que já entraram com uma providência cautelar no STJ”.

“A deliberação do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público culminou, não só com a nomeação do instrutor do processo, como também com a suspensão preventiva dos indiciados. Todos estes atos aconteceram sem que a fase processual fosse assegurada. Por isso, disse que o processo nasceu coxo”, afirmando que é preciso que seja suspensa a eficácia do processo disciplinar e criminal, por haver “ilegalidade” na comissão que foi formada e que não há fundamento jurídico para sustentar tal processo.

Por fim, Queletch Na Isna explicou que os seus constituintes estão “super- tranquilos”, porque sabem que o processo nasceu “coxo e doente e vai morrer assim”, lembrando que os seus clientes são magistrados e investigadores que “construíram as suas personalidades com base numa investigação científica. Na Guiné-Bissau, ninguém pode pôr em causa a capacidade científica dos magistrados visados”, desafiou.  

Por: Tiago Seide
Foto: T.S

Jornal Odemocrata

A INTERVENÇAO DO GENERAL PRESIDENTE NA CIMEIRA E UM ACTO DE CORAGEM.


Por: yanicky Aerton

O antigo presidente do Mali, Prof Alpha Konare, defendia com toda a convicção o princípio da ingerência positiva nas relações entre os estados que partilham o mesmo espaço comunitário e não só, ou seja o direito de qualquer cidadão ou autoridade se pronunciar sobre situações anormais em qualquer dos estados-membros.

É precisamente o que o nosso presidente General Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo, fez na Cimeira Extraordinária dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, realizada no dia 20 de Agosto de 2020, através da videoconferência, quando, depois de condenar o acesso ao poder por via de força, e em particular o golpe de estado no Mali, disse que a teimosia dos chefes de estado em concorrer ao terceiro mandato também é golpe de estado, e, como tal, deve ser condenado pela CEDEAO, por violar o protocolo da organização sobre Democracia e Boa Governação.

Graças ao Todo Poderoso Allah que, dentre os mais de dois milhões de almas, escolheu o General Presidente para dirigir o destino do pais, a voz da Guiné-Bissau passa a ser escutada e respeitada no espaço comunitário e não só. E isso foi evidenciado nessa Cimeira Extraordinária pela intervenção do General Presidente de mãos limpas, eleito democraticamente em eleições consideradas pelos observadores provenientes de vários quadrantes, como sendo livres, justas, transparentes e credíveis.

O povo da Guiné-Bissau que votou no seu filho querido para o cargo de Presidente da República de todos nós, não errou, e a divindade proporcionou-lhe a luz divina par antever e fazer a melhor escolha, desde o advento da democracia multipartidária em 1994.

A conquista geopolítica ora conseguida, resultado da sábia intervenção do nosso presidente, dispensa estarmos a divagar neste espaço, porque ela vem inaugurar uma nova era, a era em que a Guiné-Bissau, por ter um jovem de Estado, da geração do concreto, despido de todos os preconceitos do passado, é a partir de agora e continuará sendo o orgulho daquele homem novo com que Cabral sonhou, quando, abandonando a sua zona de conforto, decidiu mobilizar mulheres e homens para lutar pela restituição da dignidade confiscada pelo Colonialismo, isto e a sua independência nacional.

Djarama General Presidente, porque foram precisos mais de quarenta anos para finalmente a voz da Guiné-Bissau poder impor-se na arena internacional.

Para um bom entendedor, meia palavra basta. Os dois “kakubas” visados na Cimeira compreenderam muito bem, e puderam descodificar a mensagem/implícita condenação e de certeza devem já ter problemas de consciência.

Djarama por esse acto de coragem e de verticalidade e, que só vem inspirar respeito e consideração dos homólogos do General Presidente, para começarem a olhar para a Guiné-Bissau não como uma “pré-carré” (quintal) da França ou de quem quer que seja, mas sim como um espaço territorial que tem um povo íntegro e que aspira a uma vida melhor.

Viva o General Presidente!
Viva Unidade Nacional!
Deus abençoe a Guiné-Bissau!

PAULO GOMES ANUNCIA QUE VAI APRESENTAR UM PLANO ECONÓMICO PARA GUINÉ-BISSAU PÓS COVID-19


O economista guineense, Paulo Gomes, que integra Fundo Africano para Luta contra Covid-19, anunciou que vai apresentar às autoridades da Guiné-Bissau, nomeadamente, ao executivo um Plano Económico, que vise a recuperação do país depois da crise instalada com a pandemia de coronavirus.

Segundo Gomes, o documento tem dois eixos principais, o das Políticas Públicas, Incentivo ao Setor Privado e de um conjunto de medidas para as Mulheres e os Jovens, bem poiar o Empreendedorismo.

"Obviamente, isso poderá ser associado a um conjunto de iniciativas de projetos, na área sanitária, melhoramento dos bairros. Pode-se fazer também em termos de reflorestação e algumas obras públicas e aumentar a mão de obra

Numa entrevista concedida à Radio Jovem, RDP-África e o Jornal o Democrática na passada terça-feira, 18 de agosto, o economista referiu que para financiar o projeto é fundamental realocar alguns recursos, através do relançamento da dívida do país em Francos CFA, ao nível da União Económica e Monetária do Oeste Africano(UEMOA). Um realocamento que terá que passar por várias etapas da realização do projeto.

O antigo administrador do Banco Mundial para 25 países africanos revela que o documento será de conhecimento público e partilhado com vários entidades.

Paulo Gomes que instrumento foi baseado nas consultas com autores, como sindicatos, organizações não governamentais e a Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços(CCIAS).

Preocupado com os impactos económico e social da Guiné-Bissau após a doença, Gomes alertou a classe política guineense a colocar as suas diferenças de lado e preparar-se para enfrentar batalha que a pandemia provocou, a crise financeira.

"Para implementar este documento requer um consórcio de atores, por isso tem que ser um engajamento de todos", advertiu. Contudo, reconheceu que haverá, certamente, espaço para desentendimento e críticas sobre situação política, mas "tendo em conta a gravidade da crise é importante um plano de ação agora", independentemente de cenário do executivo que apareça, "será um programa que pertence a todos os guineenses", assegurou Gomes.

O economista, que esteve em Bissau por duas semanas no quadro da equipa da União Africana para aquisão de materiais sanitários para que o continente possa fazer face à pandemia do novo coronavirus, encontrou-se com várias figuras, nomeadamente, a Comissária para o Covid-19, Magda Robalo, com que disse ter falado sobre esse plano económico.

Em relação a recente apoio disponibilizado pelo executivo para setor privado no valor de 15 biliões de francos CFA para campanha agrícola, Gomes realçou a iniciativa, contudo, fez lembrar ao governo que o maior investimento que se possa na Guiné-Bissau com retornos palpáveis à economia nacional "é disponibilizar os recursos financeiros às mulheres".

Gomes entende que o ministro das Finanças, João Mamadú Fadia, está alinhado à matéria e ao objetivo, pelo que é preciso engajar-se para que o setor não se funde, porque " infelizmente muita parte da economia da Guiné-Bissau está ser controlada pelos operadores económicos estrangeiros".

O economista guineense não falou somente do plano que vai apresentar após covid-19, como também da necessidade do entendimento entre os guineenses, da intervenção da CEDEAO no país e da situação terrorismo e a droga na sub-região.

O antigo candidato à presidência da Guiné-Bissau debruçou-se ainda, sem grandes pormenores, sobre o reconhecimento de Umaro Sissoco Embaló, pela comunidade internacional, com destaque para a CEDEAO, na qualidade do mediador da crise política no país.

Numa das suas comunicações mais recentes, Gomes tinha alertado que a crise de covid-19 retiraria da economia africana qualquer coisa como 40 mil milhões de dólares e que África precisaria de, pelo menos, 100 mil milhões de dólares para o relance e reabilitação das economias.

Além do membro Fundo Africano para Luta contra Covid-19, Gomes é o diretor-executivo da AfroChampions Iniciative, uma parceria que reúne empresários e líderes políticos africanos.

O economista guineense anunciou, na mesma entrevista, um plano conjunto, com outras personalidades africanas, de mobilização, nos próximos dias, de um fundo de 400 milhões de dólares (366,7 milhões de euros).

O dinheiro servirá para comprar luvas, máscaras e material de proteção para os técnicos de saúde, sublinhou Paulo Gomes.

Por: Alison Cabral

Rádio Jovem Bissau 

Agências da ONU na África ajudam com reabertura segura de escolas após quarentena

Unicef/NahomTesfaye Menina na Etiópia estudando em casa durante pandemia de Covid-19

News.un.org/pt  21 agosto 2020

Unicef e OMS apontam soluções rápidas para o reinício das aulas; medidas destacam instalação de torneiras, balde e sabão nos colégios para promover prevenção e cuidados.

A Organização Mundial da Saúde, OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, instam os governos africanos a operarem com segurança na reabertura das escolas. O objetivo é  limitar a propagação da Covid-19. 


Para ambas as agências da ONU, o fechamento prolongado e sem precedentes das escolas afetou os alunos de diversas formas. 

Criança em Baigai, nos Camarões. Fechamento prolongado e sem precedentes das escolas afetou os alunos de diversas formas, Unicef/UN0143514/Karel Prinsloo

Impacto  
OMS e Unicef destacam a fraca nutrição, estresse e exposição à violência e exploração como áreas em que a longa interrupção das aulas teve maior impacto. Um outro problema foi a gravidez precoce e os desafios do desenvolvimento mental de crianças e adolescentes com a redução da interação social. 

Um estudo da OMS, realizado em 39 países da África Subsaariana, aponta que as escolas funcionam em pleno em apenas seis países, estão encerradas em 14 e parcialmente abertas em 19 nações. Em cerca de uma dezena de países, as aulas devem reiniciar em setembro, quando se inicia o ano letivo em algumas regiões. 


“Assim como os países estão reabrindo os negócios em segurança, podemos reabrir escolas, disse o Diretor Regional da OMS para África, Matshidiso Moeti. Para ele, a decisão deve ser guiada por uma análise completa de risco para garantir a segurança das crianças, professores e pais.

Riscos para meninas 
Medidas incluem a lavagem das mãos, o uso de máscaras, desencorajar toques desnecessários e que alunos e professores doentes fiquem em casa

Outro inquérito do Unicef na África Oriental e austral constatou uma alta nas taxas de violência contra menores, e uma baixa nas taxas de nutrição com mais de 10 milhões de crianças a perderem refeições escolares. Os riscos podem ser ainda maiores para as meninas desalojadas ou de famílias de baixo rendimento.  

Em 2014, a taxa de gravidez entre as adolescentes duplicou na Serra Leoa e muitas meninas não conseguiram continuar o estudo quando as aulas reabriram depois do surto do ébola. 

A OMS, o Unicef e a Federação Internacional da Cruz Vermelha emitiram orientações sobre a prevenção da Covid-19 nas escolas. O guia recomenda escalonar o início e o fim do dia letivo, cancelar os eventos que geram multidão e garantir o espaçamento entre mesas.  
"Medidas incluem a lavagem das mãos, o uso de máscaras, desencorajar toques desnecessários e que alunos e professores doentes fiquem em casa."
O Diretor Regional do Unicef para a África Oriental e ocidental defende o retorno das crianças as salas de aula. Para Mohamed Malick Fall, o impacto a longo prazo de estender o encerramento das escolas pode provocar danos maiores às crianças, seu futuro e suas comunidades.  


OMS e Unicef recomendam serie de medidas de higiene e desinfeção para que as escolas possam reabrir e operar em segurança, Ocha/Tommaso Ripani

Segurança 
Uma modelagem do Banco Mundial assinala que os fecho das escolas na África Subsaariana podem resultar em perdas de ganhos vitalícios de US$ 4,5 mil por criança. O que poderia ser piorado pelo reduzido ganho dos pais, obrigados a ficar em casa para cuidar delas sobretudo em famílias que não podem suportar os serviços de cuidados infantis. 

OMS e Unicef recomendaram também uma serie de medidas de higiene e desinfeção para que as escolas possam reabrir e operar em segurança. Mas milhões de crianças frequentam escolas que carecem de água, saneamento e serviços de higiene. 

Segundo um relatório das duas agências da ONU, na África Subsaariana, apenas um quarto das escolas dispõem de serviços básicos de higiene, 44% delas têm água potável e 47% têm serviços de saneamento básico. O documento analisou o progresso dos referidos serviços nas escolas entre 2000 e 2019.

Os Sectores de Buba, Fulacunda, Tite e Empada, contam a partir de hoje, 21 de agosto de 2020, com novos secretários administrativos.


Bissau, 21.08.2020 (sexta-feira)

Côte d’Ivoire - Déclaration de la députée Marie Odette LOROUGNON

@LeaderNewsCI  12:07 PM · Aug 21, 2020·Twitter for Android
Côte d’Ivoire: ✊🏾Effrayé par la mobilisation générale des ivoiriens contre son troisième mandat, Ouattara sort des chars de combat et des miliciens armés de machettes contre les femmes à Abidjan.

Déclaration de la députée Marie Odette LOROUGNON (1/2)
Déclaration de la députée Marie Odette LOROUGNON (2/2)
Assustado com a mobilização geral dos marfinenses contra o seu terceiro mandato, Ouattara emerge de tanques de combate e milicianos armados com facões contra mulheres em Abidjan.

@LeaderNewsCI  11:40 PM · Aug 21, 2020
#ADODegage
La ville de DIVO attaquée par les microbes RDR.
Les biens des habitants incendiés pour pousser les populations à l'affrontement inter-ethnique alors que les nordistes de la ville se sont desolidarisés d'Alassane Ouattara.
LA MANIPULATION NE PASSERA PAS !
#JeDisNonAdo



@LeaderNewsCI
#ADODegage
Divo: les jeunes accusent la police d'escorter des microbes pour attaquer et brûler les biens des habitants.
Pour rappel, la communauté DIOULA de Divo s'est désolidarisée des microbes et de Ouattara dans sa volonté de briguer un troisième mandat.
#JeDisNonAdo


@LeaderNewsCI  12:18 AM · Aug 22, 2020
#ADODegage
Microbes RDR executant un manifestant pacifique. 
Perturbés par les marches éclatées dans tout le pays, les dignitaires Nazis du RDR procèdent à des attaques terroristes éclatées pour le troisième mandat de Ouattara en guise de solution finale.
#JeDisNonAdo
Micróbios RDR executando manifestantes pacíficos.
Perturbados pela erupção das marchas em todo o país, os dignitários nazistas do RDR realizam ataques terroristas explosivos durante o terceiro mandato de Ouattara como solução final.





Umaro Sissoco Embaló - ′′ OS TERCEIRO MANDATOS TAMBÉM SÃO GOLPES DE ESTADO ′′

Coup d’État au Mali : Umaro Sissoco Embaló fait son show à la Cedeao
En effet, si le président bissau-guinéen s’est déclaré favorable à la condamnation du coup d’État au Mali, il a ajouté que la Cedeao devrait adopter la même attitude pour « tous les coups d’État ». Et d’ajouter que, selon lui, « les troisièmes mandats » étaient également des coups d’État.

Lors de la visioconférence de la Cedeao consacrée au coup d’État au Mali, le président bissau-guinéen, Umaro Sissoco Embaló, n’a pas hésité à malmener certains de ses pairs ouest-africains. Le récit exclusif de « Jeune Afrique ».

Dans les hautes sphères politiques ouest-africaines, Umaro Sissoco Embaló est décidément un chef d’État à part. Le Bissau-Guinéen participait jeudi 20 août à la visioconférence de la Cedeao consacrée au coup d’État ayant eu lieu au Mali deux jours plus tôt. Et il n’a pas hésité à prendre le contre-pied de certains de ses homologues.

Lors d’un premier tour de prise de parole des chefs d’État, alors que Mahamadou Issoufou, président en exercice de la Cedeao, rappelait la nécessité de condamner le coup d’État et qu’Alassane Ouattara et Alpha Condé affichaient leur soutien à Ibrahim Boubacar Keïta, qu’ils espèrent toujours réinstaller à la présidence malienne, Sissoco Embaló a jeté un froid lors de l’assemblée virtuelle.

En effet, si le président bissau-guinéen s’est déclaré favorable à la condamnation du coup d’État au Mali, il a ajouté que la Cedeao devrait adopter la même attitude pour « tous les coups d’État ». Et d’ajouter que, selon lui, « les troisièmes mandats » étaient également des coups d’État.
« Fiston »



Si le Nigérian Muhammadu Buhari a souri à cette pique, les principaux intéressés, Alpha Condé, candidat présumé pour la troisième fois à la présidentielle en Guinée, et Alassane Ouattara, officiellement en lice en Côte d’Ivoire, n’ont guère apprécié la sortie du Bissau-Guinéen.

Alpha Condé a préféré garder le silence, mais Ouattara, lui, a fait part de son mécontentement à son cadet, qu’il a alors nommé « fiston ». Loin de se démonter, Sissoco Embaló a répondu qu’il était un homologue du chef de l’État comme les autres et qu’il n’y avait « pas de petit pays ». La réunion s’est poursuivie sans que le malaise ne disparaisse tout à fait.


Les relations entre Umaro Sissoco Embaló et ses homologues ivoirien et guinéen sont exécrables. Durant la dernière présidentielle en Guinée-Bissau,  en décembre 2019, Condé et Ouattara avaient en effet soutenu l’adversaire d’Embalo, Domingos Simões Pereira. Lors de sa dernière interview à Jeune Afrique, en janvier 2020, Sissoco Embaló déclarait au sujet d’Alpha Condé : « Il n’a aucun respect pour moi, et je n’ai aucun respect pour lui. »

Leia Também:

Umaro Sissoco Embaló cria um mal-estar na videoconferência dos chefes de estado da Cedeao: ′′ Os terceiro mandatos também são golpes de estado ′′

Umaro Sissoco Embaló - ′′ OS TERCEIRO MANDATOS TAMBÉM SÃO GOLPES DE ESTADO ′′ 


′′ Na videoconferência da Cedeao dedicada ao golpe de estado no Mali, o presidente Bissau-guineense, Umaro Sissoco Embaló, não hesitou em maltratar alguns dos seus pares oeste-africanos. A história exclusiva de ′′ Jovem África ".

Nas altas esferas políticas oeste-africanas, Umaro Sissoco Embaló é decididamente um chefe de estado especial. Bissau-guineense participou quinta-feira, 20 de agosto, na videoconferência da Cedeao dedicada ao golpe de estado que aconteceu no Mali dois dias antes. E ele não hesitou em tirar o pé de alguns dos seus homólogos.

Numa primeira volta de palavra dos chefes de estado, enquanto Mahamadou Issoufou, presidente em exercício da Cedeao, lembrava a necessidade de condenar o golpe de estado e Alassane Ouattara e Alpha Condé mostravam o seu apoio a Ibrahim Boubacar Keïta, que eles ainda esperam reinstalar na presidência Mali, Sissoco Embaló jogou frio na Assembleia Virtual.

Com efeito, se o presidente Bissau-guineense se declarou favorável à condenação do golpe de estado no Mali, acrescentou que a Cedeao deveria adotar a mesma atitude para ′′ todos os golpes de estado ". E acrescentar que, segundo Ele, ′′ os terceiro mandatos ′′ também foram golpes de estado.
′′ Filho ′′

Se o Nigeriano Muhammadu Buhari sorriu para essa espada, os principais interessados, Alpha Condé, alegado candidato pela terceira vez à presidencial na Guiné, e Alassane Ouattara, oficialmente em lice na Costa do Marfim, não gostaram muito da saída de Bissau - Guineense.

Alpha Condé preferiu ficar em silêncio, mas Ouattara comunicou o seu descontentamento ao seu cadete, que então chamou de ′′ filho ". Longe de se desmontar, Sissoco Embaló respondeu que ele é homólogo do chefe de Estado como os outros e não havia ′′ países pequenos ".

A reunião continuou sem que o mal-estar desaparecesse completamente.

As relações entre Umaro Sissoco Embaló e seus homólogos da Costa do marfim e guineense são horríveis.

Durante a última presidencial na Guiné-Bissau, em dezembro de 2019, Condé e Ouattara apoiaram o adversário de Embalo, Domingos Simões Pereira.

Na sua última entrevista em Jovem África, janeiro de 2020, Sissoco Embaló declarou sobre Alpha Condé: ′′ Ele não tem respeito por mim, e eu não tenho respeito por ele. O que é isso?

Fonte: Jovem África