sábado, 16 de setembro de 2023

Mali, Níger e Burkina Faso formam aliança de defesa

Em.com.br  16/09/2023 

Os líderes de Mali, Burkina Faso e Níger assinaram neste sábado uma carta que cria uma aliança de defesa, anunciaram delegações ministeriais dos três países da região africana do Sahel.

"Juntamente com os chefes de Estado de Burkina Faso e do Níger, assinei hoje a Carta Liptako-Gourma, que estabelece a Aliança de Estados do Sahel (AES), cujo objetivo é criar uma arquitetura de defesa coletiva e assistência mútua em benefício das nossas populações", publicou o líder da junta governante do Mali, Assimi Goita, no X, antigo Twitter.

A região de Liptako-Gourma, onde se encontram as fronteiras do Mali, de Burkina Faso e do Níger, foi devastada pelo jihadismo nos últimos anos. Os três países lutam contra a insurgência jihadista que explodiu no norte do Mali em 2012 e se espalhou para o Níger e Burkina Faso em 2015.

Os três países também sofreram golpes de Estado desde 2020, o mais recente no Níger, onde militares derrubaram em julho o presidente Mohamed Bazoum.

"Essa aliança será uma combinação de esforços militares e econômicos entre os três países", disse o ministro da Defesa do Mali, Abdoulaye Diop. "Nossa prioridade é a luta contra o terrorismo nos três países."

Além do combate aos jihadistas ligados à Al-Qaeda e ao grupo Estado Islâmico, as hostilidades por parte de grupos armados predominantemente tuaregues foram retomadas na semana passada no Mali.

Coreia do Norte vender munições à Rússia tem pouco relevo, dizem EUA

MAXIM SHEMETOV

Por SIC Notícias     16/09/23

Os Estados Unidos disseram suspeitar que a Rússia quer comprar armas a Pyongyang para usar na guerra contra a Ucrânia, enquanto a Coreia do Norte quer adquirir tecnologias para os programas nuclear e de mísseis.

O principal oficial militar norte-americano considerou este sábado que a Coreia do Norte pode ter capacidade para aumentar o fornecimento de munições de artilharia à Rússia, mas que isso faria pouca diferença na guerra contra a Ucrânia.

Na Noruega, onde vai participar nas reuniões da NATO que começaram este sábado e se concentrarão no conflito na Europa, o general Mark Milley, chefe do Estado-Maior Conjunto das forças norte-americanas, disse que a recente reunião na Rússia entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente russo, Vladimir Putin, provavelmente levará a Coreia do Norte a fornecer munições de artilharia de 152 mm da era soviética a Moscovo.

Se "faria uma diferença enorme? Sou cético em relação a isso", referiu Milley, salvaguardando que, sem querer minimizar muito essa possível assistência armamentista, duvida que ela seja "decisiva".

Os Estados Unidos disseram suspeitar que a Rússia quer comprar armas a Pyongyang para usar na guerra contra a Ucrânia, enquanto a Coreia do Norte quer adquirir tecnologias para os programas nuclear e de mísseis.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, reuniu-se com Kim Jong-un na quarta-feira no cosmódromo de Vostochny, no extremo oriente russo.Washington advertiu Pyongyang de que sofrerá consequências se contribuir para o esforço de guerra da Rússia na Ucrânia.

Milley e os outros chefes de defesa dos países da Aliança Atlântica estão reunidos em Holmenkollen, nos arredores de Oslo, para discutir o apoio à Ucrânia e outras questões de defesa regional.

Da Noruega, Milley parte para a Alemanha, para a reunião mensal do Grupo de Contacto de Defesa da Ucrânia, na terça-feira, grupo liderado pelo secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, e que é o principal fórum internacional para angariar apoio militar a Kiev.

As reuniões ocorrem numa altura em que as forças ucranianas estão a fazer progressos lentos, rompendo as linhas de batalha russas, numa contraofensiva que não avançou tão rapidamente ou tão bem como inicialmente esperado.

Milley disse que há uma necessidade contínua de mais armas e equipamentos na Ucrânia e que aliados e parceiros discutirão como responder a essa necessidade, manifestando-se confiante de que continua a haver um amplo apoio bipartidário nos Estados Unidos e no Congresso norte-americano para a ajuda.

A questão será um tema central em Washington na próxima semana, quando o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, visitar a Casa Branca e o Capitólio durante a sua viagem aos Estados Unidos para participar no debate anual da Assembleia Geral da ONU.

Céus de Nova Iorque iluminaram-se na defesa da Amazónia. Ora veja

© @Avaaz/ X (antigo Twitter)

Notícias ao Minuto   16/09/23 

A organização referiu que "mais magia" está por vir, o que indica que mais espetáculos de drones podem surgir nos céus brevemente.

Os céus de Nova Iorque, nos Estados Unidos, iluminaram-se na noite de sexta-feira em defesa da floresta amazónica.

Imagens partilhadas nas redes sociais mostram o momento em que um espetáculo de de mais de mil drones ilumina os céus, na semana antes de o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, estar na cidade.

Para além dos drones mostrarem algumas espécies de animais típicas da floresta amazónica, deixaram ainda mensagens de alerta.

"A Amazónia arde, o mundo arde", lê-se, depois de os drones mostrarem um planeta a vermelho, representando o fogo.

A organização, Avaaz, escreve ainda nas redes sociais que "mais magia está por vir", insinuando que esta não foi a última noite em que deixaram uma mensagem dos céus.

Lula da Silva deslocar-se-á a Nova Iorque na próxima semana, onde discursará na Assembleia Geral da Organização nas Nações Unidas. O discurso decorrerá na próxima terça-feira e o chefe de Estado do Brasil será - já por tradição - o primeiro a discursar.

Veja como os céus se iluminaram na galeria acima.☝


Preparados para uma dose de poesia e inspiração? 📖✨ Não percam a entrevista exclusiva de amanhã no Fala África VOA com a renomada autora Dra. Odete Costa Semedo, uma voz influente na educação, literatura e empoderamento feminino! 🌍

🖋️ Ela vai nos levar a uma jornada única através de seu novo livro "(In)confidências", mergulhando em temas profundos. 🎙️💫  "Em cada lugar por onde passamos, em cada experiência e convívio, algo fica conosco. Tudo isso é uma fonte de inspiração para mim," contou Semedo.

Por VOA Português 

O governo relança oficialmente as atividades de desminagem humanitária com exposição dos equipamentos para os campos contaminados

Radio TV Bantaba

Presidente da Associação Guineense dos Físicos e Matimáticos garante melhorar o ensino destas disciplinas no país

 Radio TV Bantaba

O Ministro da Energia, Issuf Balde, promete fornecimento da energia eléctrica no quadro do projeto da OMVG à população da região de Oio.

 Radio TV Bantaba

A batata-doce é melhor do que a batata comum? Tire as suas dúvidas (e passe esta informação quentinha a outros)

Batata (Pexels)

Por Wilson Ledo  Cnnportugal.iol.pt    

A culpa não é da batata. É de quem anda a espalhar mentiras sobre ela. Ou de quem a cozinha com métodos poucos saudáveis. Ou de quem não se sabe conter perante o seu sabor. A culpa não é da batata

Nisto da batata parece que cada um tem a sua lógica. E, com tanto mito à volta deste alimento, chegou a altura de perceber se, na hora de passar a batata para o seu prato, pode fazer escolhas mais equilibradas.

É que, apesar da palavra “doce”, há quem se bata na defesa de que a batata-doce é mais saudável. E quem faça exatamente o contrário. E quem tem razão? Nenhum: as nutricionistas ouvidas pela CNN Portugal asseguram que, em termos nutricionais, não há grandes diferenças. Já no que respeita a nutrientes, cada uma ganha em diferentes campos.

(Pexels)

Doce vs comum: uma luta sem vencedores

Vamos lá a comparações. A batata-doce é mais rica em hidratos de carbono, incluindo em açúcares. Logo, tem um valor energético maior. Em 100 gramas de batata-doce crua há 123 quilocalorias (kcal). Na mesma quantidade de batata branca crua são 90 kcal, aponta Cristiana Brito, nutricionista do Hospital Lusíadas Amadora.

No mesmo sentido aponta a nutricionista Magda Roma, falando em 70 calorias por 100 gramas de batata comum e 86 na mesma quantidade de batata-doce.

A batata comum também ganha no teor de proteína. Já a batata-doce tem um maior teor de fibra e “contribui para o aumento da saciedade e atraso da absorção intestinal de açúcares”, diz Cristiana Brito.

No que respeita a vitaminas, a batata-doce é mais rica em vitamina A e E, tendo um elevado potencial antioxidante e anti-inflamatório. Já nas vitaminas C, B6, B3 e B9, a batata comum fica à frente. Ambas são fonte de micronutrientes como potássio, fósforo e magnésio.

“Em suma, apesar das diferenças nutricionais, não podemos assumir que um tipo de batata é mais saudável do que outro, visto que ambas são fornecedoras de nutrientes cruciais para a manutenção de um adequado estado de saúde e, por essa razão, tanto a batata-doce como a batata comum devem ser incluídas numa alimentação completa, variada e equilibrada”, resume Cristiana Brito.

O truque está em ir variando.

(Pexels)

A cor importa?

Quando vai ao supermercado, deve deparar-se com batatas-doces de várias cores. E, se ficou a magicar se há alguma mais saudável do que outra, veio ao sítio certo. Fizemos essa mesma pergunta às nutricionistas. Para perceber que, em termos nutricionais, são todas muito semelhantes. “Varia apenas o teor em fitoquímicos responsáveis pelas cores distintas”, explicam.

Mas isso pode ter impacto na sua saúde. A batata-doce laranja é rica em betacarotenos, que podem ser convertidos em vitamina A no organismo. “São antioxidantes. Melhora a visão, protege a pele e tem ação nos sistemas cardiovasculares e imunitário”, traça Magda Roma. Na batata-doce branca também há betacarotenos, mas em menor quantidade.

Já a batata-doce roxa é rica em antocianinas, “que, além de terem uma ação antioxidante em várias funções do organismo, inclusive na melhora da função cognitiva, tem também ações anti-inflamatórias e protetoras do nosso organismo”, junta.

(Pexels)

E engorda?

Quando olha para a batata pensa “isto engorda”? Ou tem um familiar que está sempre a insistir nesta tese. Talvez seja altura de recuperar aquela que é a maior verdade da nutrição: engordar ou emagrecer só depende do que comeu ao longo do dia – e em que quantidades. Para funcionar bem, o nosso corpo precisa de um determinado número de calorias por dia. Tudo o que seja a mais, ajuda a engordar.

Por isso, a batata não é sua inimiga. Depende mais do que fizer com ela. Cristiana Brito lembra que “100 gramas de batata cozida têm 87 kcal”. Mas a mesma quantidade “frita tem 227 kcal”.

Já Magda Roma lembra que a batata pode convidar a quantidades acima do que necessitámos. Uma batata frita nunca é apenas uma batata frita, certo? E, por isso, não tem de andar constantemente a substituir a batata por outras opções na hora de compor o prato.

“O problema são as quantidades que se consomem. Comparemos 100 gramas de batata, que oscilam entre 70 a 80 kcal, com o arroz branco. A mesma quantidade tem cerca de 120 kcal”, conclui Magda Roma.

(Pexels)

Líder checheno está em estado crítico, revela Defesa da Ucrânia

© TATIANA BARYBINA/Press service of the governor of/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto   16/09/23 

Kadyrov é um aliado próximo do Kremlin e inclusive chegou a enviar tropas e milicias chechenas para a Ucrânia, para auxiliar o exército russo em sua invasão ao país vizinho.

O líder da república russa da Chechénia, Ramzan Kadyrov, está em estado crítico, tendo ficado em coma, revelou o representante da Inteligência de Defesa da Ucrânia, Andrii Yusov, citado pelo jornal ucraniano Ukrainska Pravda.

"Podemos confirmar que ele teve outra exacerbação grave e está em estado crítico", declarou Yusov.

O mesmo jornal dá conta de que o Serviço de Segurança da Ucrânia colocou Kadyrov na lista dos mais procurados em setembro do ano passado, por invasão da integridade territorial e inviolabilidade da Ucrânia, que levou à morte de pessoas ou outras consequências graves, e de planeamento, preparação, desencadeamento e condução de uma guerra agressiva.

Por isso, Kadyrov pode ser condenado a uma pena de 10 anos a prisão perpétua, de acordo com o Código Penal da Ucrânia.

De recordar que Kadyrov é um aliado próximo do Kremlin e inclusive chegou a enviar tropas e milicias chechenas para a Ucrânia, para auxiliar o exército russo em sua invasão ao país vizinho.

Em julho deste ano, Kadyrov anunciou mais um envio de tropas chechenas para lutar na cidade ucraniana de Bakhmut. Segundo informações da mídia russa, essas tropas teriam assinado um contrato com o Ministério da Defesa de Putin no início deste ano.

Kadyrov, que governa a Chechénia com mão de ferro, é considerado próximo do presidente russo, Vladimir Putin, e tem uma milícia paramilitar, a 'kadyrovtsy'. No início da ofensiva russa, circularam nas redes sociais imagens de uma praça em Grozny, capital da Chechénia, cheia de soldados supostamente a caminho da Ucrânia. As forças sob o controle de Kadyrov são acusadas de vários abusos na Chechénia.

A 26 de fevereiro, o líder da Chechénia confirmou a participação das tropas da república na invasão russa da Ucrânia.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de sete mil civis morreram e cerca de 12 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


Passadeira Vermelha # 186 : Jovens querem revolucionar o cinema na Guiné-Bissau


 Jovens querem revolucionar o cinema na Guiné-Bissau e filme zambiano mostra as dificuldades enfrentadas por um rapaz com albinismo. Já artistas sudaneses trabalham para curar o trauma da guerra enquanto o RAP ajuda as crianças de rua congolesas a encontrar a sua voz num pequeno estúdio de gravação. 
Por voaportugues.com

EUA: Biden incluiu China na lista dos países com maior produção de droga

© Getty Images

POR LUSA   16/09/23 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, incluiu esta sexta-feira a China na lista dos países com maior produção e trânsito de drogas devido à fabricação, no país asiático, de precursores químicos do fentanil, um poderoso opioide sintético.

Num memorando enviado ao Congresso, Biden acusou também a Bolívia e a Venezuela de não terem cumprido as suas obrigações internacionais de combate ao tráfico de drogas, e alertou que a produção de cocaína na Colômbia continua demasiado elevada.

A lista de países com maior produção e trânsito de narcóticos elaborada este ano por Washington é composta por Afeganistão, Bahamas, Belize, Bolívia, Birmânia, China, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Índia, Jamaica, Laos, México, Nicarágua, Paquistão, Panamá, Peru e Venezuela.

O presidente dos Estados Unidos deve enviar anualmente esta lista ao Congresso para determinar o orçamento dedicado ao combate ao tráfico de drogas.

Biden adicionou a China à lista, depois de a lei ter sido modificada para incluir países onde são fabricados produtos químicos usados na produção de drogas sintéticas.

"Os Estados Unidos instam fortemente a China e outros países produtores destes produtos químicos a fortalecerem as cadeias de abastecimento e a prevenirem o seu tráfico", afirmou o presidente no documento.

Segundo Washington, os cartéis mexicanos fabricam fentanil através de produtos cosméticos adquiridos legalmente na China e depois traficam-no para os Estados Unidos, onde esta substância causou a pior crise de opiáceos da história.

No memorando, Biden voltou a incluir a Bolívia, a Venezuela e a Birmânia na lista de países que não cumpriram as suas obrigações nos acordos internacionais contra o tráfico de drogas no último ano.

No entanto, descreveu os programas antidrogas dos Estados Unidos destinados a esses países como "vitais" para evitar que o Congresso reduza os seus orçamentos.

O presidente instou o Executivo de Luis Arce, na Bolívia, a tomar medidas para "reduzir os cultivos ilícitos de coca que continuam excedendo os limites legais estabelecidos na legislação boliviana".

Por outro lado, o presidente retirou o Afeganistão desta categoria depois de os talibãs terem feito "progressos" na redução das culturas de papoila, usada para produzir heroína.

Embora a Colômbia não tenha sido classificada, Biden alertou que "as plantações ilícitas de coca e a produção de cocaína permanecem em níveis historicamente elevados".

Por isso, instou o Governo de Gustavo Petro a "priorizar esforços para expandir sua presença nas regiões produtoras de coca e alcançar um progresso sustentável contra as organizações criminosas".



Leia Também: Alemanha diminui trocas comerciais com a China sem reduzir dependência




Veja Também: Itália pondera abandonar a iniciativa "Uma Faixa, Uma Rota" da China, mas receia ofender Pequim 

Kim Jong-un "impressionado" com fábricas russas de produção de aeronaves

© Lusa

POR LUSA   16/09/23 

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, ficou "impressionado" com a visita, na sexta-feira, a duas fábricas de produção de aeronaves na região de Khabarovsk, no leste da Rússia, informou hoje a agência de notícias estatal KCNA.

Kim Jong-un manifestou "profundo respeito pela tecnologia de aviação russa" e assegurou, no livro de visitas, que testemunhou o "rápido desenvolvimento" e "gigantesco potencial" da indústria russa, ainda segundo a agência.

O líder norte-coreano visitou uma das "principais instalações de produção de aeronaves", disse o ministro da Indústria e Comércio da Rússia.

"Vemos o potencial de cooperação tanto no campo do fabrico de aeronaves como em outras indústrias", sublinhou Denis Manturov.

"Isto é especialmente importante para cumprir as tarefas que os nossos países enfrentam para alcançar a soberania tecnológica", acrescentou o dirigente russo.

No entanto, segundo a presidência russa, nenhum acordo foi assinado entre os dois países durante a visita do líder norte-coreano ao país.

"Não foi assinado nenhum acordo, e isso não estava previsto", disse na sexta-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, aos jornalistas em Moscovo, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).

Os Estados Unidos disseram suspeitar que a Rússia quer comprar armas a Pyongyang para usar na guerra contra a Ucrânia, enquanto a Coreia do Norte quer adquirir tecnologias para os programas nuclear e de mísseis.

Washington advertiu Pyongyang de que sofrerá consequências se contribuir para o esforço de guerra da Rússia na Ucrânia.

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, reuniu-se com Kim Jong-un na quarta-feira no cosmódromo de Vostochny, no extremo oriente russo.



Leia Também: O general russo Sergei Surovikin, um dos comandantes emblemáticos da ofensiva russa na Ucrânia, demitido devido às suas ligações ao grupo de mercenários Wagner, reapareceu na Argélia após meses de ausência, durante uma visita oficial.