quarta-feira, 19 de julho de 2017

Guiné-Bissau: comitiva em Lisboa abre caminho para a renegociação do acordo para a Comunicação Social

Umaro Sissoco Embaló acaba de passar por Lisboa, em visita privada, com uma agenda oficiosa discreta, que terá incluído o polémico acordo bilateral estabelecido com Portugal no domínio da comunicação social. 

Fernando Vaz, ministro do Turismo e Artesanato e Umaro Sissoco Embaló (dir.) primeiro-ministro da Guiné-Bissau

O Governo de Umaro Sissoco Embaló, que fez uma curta escala por Lisboa esta semana, não vai pactuar com ilegalidades e propõe rever todos os acordos de cooperação com parceiros bilaterais e multilaterais que não beneficiem a Guiné-Bissau, de acordo com declarações de Fernando Vaz, ministro do Turismo e Artesanato, à DW África. 

Na qualidade de porta-voz do executivo guineense, Vaz relembra que o acordo assinado com Portugal em 1995 relativamente à comunicação social caducou em outubro de 2016, sendo necessária a sua renegociação, de modo a continuar as emissões da RTP África e da RDP África, suspensas desde 1 de julho.

Fernando Vaz não confirma, contudo, que tenha havido algum encontro com o primeiro-ministro da Guiné-Bissau. A breve passagem de Umaro Sissoco Embaló pela capital portuguesa teria como objetivo mostrar um sinal de boa vontade para a renegociação do acordo que autoriza a continuidade das emissões das estações de rádio e televisão públicas portuguesas. 

"Naturalmente, esse acordo caiu em desuso e diria antes que a parte portuguesa o deixou em abandono total, em incumprimento de grande parte desse acordo", afirma Vaz, esclarecendo que, por esse motivo, a "parte guineense sentiu-se no direito de rever o acordo, adaptá-lo às novas realidades". 

Para além deste ponto, a revisão do acordo torna-se urgente devido à migração do sistema de televisão analógico para o sistema televisivo digital na Guiné-Bissau. Apesar das "várias cartas e notas verbais" enviadas por Bissau a Lisboa, o Governo guineense não obteve qualquer resposta.

"O acordo previa a participação também da parte guineense com programas próprios, específicos da Guiné-Bissau", explica Vaz, relembrando que "tal nunca chegou a acontecer".

"Enfim, nós também devemos ter participado na conceção da linha editorial, mas não somos tidos nem achados. Para que é que serve um acordo bilateral se nós temos uma presença residual?", questiona o porta-voz do Governo guineense. 

A 27 de junho, três dias antes do anúncio da interrupção das emissões, o Governo português reagiu, abrindo portas à renegociação do acordo. 

"O Governo português diz estar aberto. Eu penso que estão criadas as condições para nos sentarmos e ultrapassarmos esta questão. As pessoas fazem disto um bicho de sete cabeças", afirma Fernando Vaz. 

"Todos os acordos vão ser revistos", afirma Fernando Vaz

O ministro do Turismo e do Artesanato da Guiné-Bissau relembra também o acordo de pesca com a União Europeia (UE), que também não beneficiava o país. "Todos os acordos que não beneficiam o estado da Guiné-Bissau vão ser revistos", afirma Fernando Vaz, destancando o acordo com Angola para a exploração de bauxite, que apenas prevê "10% da exploração para a Guiné-Bissau e os restantes 90% para Angola", o que para o porta-voz do Governo guineense "não é um acordo justo". 

Apesar das críticas à revogação do acordo entre Portugal e Guiné-Bissau, o ministro reafirma que a Guiné-Bissau é um estado de direito e democrático, onde as liberdades de imprensa e de expressão estão garantidas, relembrando que nunca foi proibida a emissão de outros órgãos de informação.

"Temos a própria DW [África] que funciona na Guiné-Bissau, nunca tivemos nenhum problema convosco. Temos a RFI, que funciona e nunca tivemos nenhum problema. Temos a própria [Agência] Lusa (Agência de Notícias Portuguesa), que funciona", explica Vaz, acrescentando que "é preciso que seja tudo legal". 

Crise na Guiné-Bissau é "institucional"

Umaro Sissco Embaló, primeiro-ministro da Guiné-Bissau

Para o governante, a crise que se vive na Guiné-Bissau é institucional, provocada por um orgão de soberania, a Assembleia Nacional Popular, que impede a aprovação do Programa do Governo e do Orçamento do Estado. 

"Temos um orgão de soberania em greve de zelo há dois anos, coisa impensável em qualquer parte do mundo", afirma Vaz, que considera que apenas na Guiné-Bissau é possível existir uma "Assembleia Nacional fechada, que não trabalha e que recebe todos os meses o seu salário", sem que as pessoas "coloquem o dedo na ferida". 

Apesar do Acordo de Conacri, que permitiu a criação de uma solução viável para a crise política e a aprovação do Programa do Governo e do Orçamento Geral do Estado, "o senhor presidente da Assembleia Nacional Popular fecha a instituição e não aprecia aquilo que a lei o obriga a apreciar, que é o Programa do Governo", diz Vaz, para quem é "inconcebível que um órgão de soberania não cumpra os seus desígnios para que foi instituído". Fernando Vaz defende a legitimidade do Governo de Umaro Sissoco Embaló, porque "é um Governo constitucional", cujo programa foi aprovado pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Umaro Sissoco Embaló e a sua pequena comitiva, que incluiu o secretário de Estado das Comunidades, aproveitou esta deslocação para encontros com os líderes associativos e com a diáspora guineense, com quem dialogou sobre a atual situação política, social e económica da Guiné-Bissau. 

Dw.com/pt

O Primeiro Ministro Umaro Sissoco Embalo, regressou hoje ao país depois de uma visita à Portugal e à Bélgica.

Não obstante ter chegado à Lisboa em visita privada, o Chefe do Governo foi recebido com honras de estado na capital portuguesa e manteve diversos contactos com algumas personalidades portuguesas e estrangeiras.

Durante a sua visita , Umaro Sissoco Embalo, também reuniu-se com vários dirigentes associativos e com a comunidade guineense em geral, aos quais informou da real situação do país e sobre o trabalho que o seu executivo tem vindo a desenvolver para o bem do país e do povo.

Pela recetividade de que foi alvo, podemos dizer que a visita do Primeiro Ministro à Portugal, foi de uma maneira geral, muito positiva.

Por: Sarathou Nabian
Umaro El Mocktar Sissoko Embaló

Partido da Renovação Social quer a retoma rápida das emissões da RDP e RTP na Guiné-Bissau

O secretário-geral do Partido da Renovação Social (PRS), Florentino Pereira, revelou hoje que a comissão política instou o Governo da Guiné-Bissau no sentido de "trabalhar rapidamente" para a retoma das emissões da RDP e RTP no país.

Segundo aquele dirigente, a suspensão das emissões foi um dos temas da reunião da comissão política que hoje esteve reunida numa unidade hoteleira, em Bissau, com a presença de mais de 100 elementos.

O PRS foi a segunda força política mais votada nas últimas eleições legislativas, vencidas pelo PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde), mas atualmente é quem suporta o Governo do país, contestado pelo PAIGC.

O ministro da Comunicação Social, Victor Pereira, também porta-voz do PRS, foi convidado pela comissão política a dar uma explicação sobre os contornos da suspensão das atividades dos dois órgãos portugueses desde o passado dia 30 de junho.

"Lamentamos o sucedido e exortamos o Governo guineense no sentido de trabalhar o mais rápido possível para o restabelecimento das emissões da RDP e RTP" na Guiné-Bissau, indicou Florentino Pereira.

Victor Pereira explicou à comissão política que a decisão do Governo de suspender as atividades dos dois órgãos portugueses "é um problema meramente técnico".

"Nunca é do interesse do PRS limitar, restringir a liberdade de expressão ou de imprensa neste país", referiu Florentino Pereira.

O dirigente adiantou igualmente que o partido projeta realizar o seu 5.º congresso ordinário entre 26 e 29 de setembro, em Bissau, perante 1.001 delegados que irão escolher a nova direção.

A proposta da data terá agora que ser confirmada ou não na reunião do conselho nacional, que vai decorrer durante o fim de semana, precisou Florentino Pereira.

Dn.pt/lusa

BISSAU ACOLHE 15º FÓRUM NUTRICIONAL DA CEDEAO

No quadro da realização do décimo quinto Fórum Nutricional da CEDEAO, que terá lugar nos próximos dias 24 á 27 de Outubro de 2017 na Guiné-Bissau, realizou-se esta quarta-feira (19 de Julho) a primeira reunião preparatória internacional do evento.

Numa conversa com os jornalistas a representante do PAM no país Kyomi Kawaguchi explicou que o fórum vem sendo organizado desde ano 1999.

«Desde 1999 que o gripo de países desta região vem organizando e desde 2000, a organização Oeste Africana de Saúde vem organizando esta reunião para promover intercâmbios, troca de experiencias e discutir como financiar iniciativas nutricional entre países da CEDEAO. Em cada dois anos, estes países reúnem em um dos países da organização para discutir vários aspectos de nutrição para que cada país pode beneficiar de experiencias de outros países membros», explica.

Entretanto, a directora de serviço nutricional do ministério da saúde Ivone Menezes Morreira sublinhou que o fórum “ é um meio de partilha de experiencias entre países da região de CEDEAO por um lado e do outro é um meio de mobilização de fundos para o país anfitrião, porque a partir deste fórum que novas medidas vão aparecendo para beneficiar e ajudar o serviço da nutrição em termos de fazer os novos trabalhos e conseguir meios para implementar as actividades nesta área”.

De referir que este encontro preparatório internacional visa analisar a Visão geral do trabalho realizado na Guiné-Bissau e confeccionar um plano para a mobilização de recursos financeiros.

Todos os trabalhos estão sendo coordenados pela direcção de Serviço Nutricional e Alimentação para as crianças do Ministério da Saúde Pública

O lema do Fórum é “ Vigilância Nutricional a nível dos 15 países da CEDEAO. A Guiné- Bissau é décimo país a realizar este Fórum.

Fazem parte da organização 15 países africanos entre eles, Benim, Burkina Faso, Cabo-verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Libéria, Mali, Níger, Nigéria, Senegal, Serra-Leoa e Togo.

Por: Luciano Carlos Jaló
Radiosolmansi

Economia - China disposta a apoiar sector privado guineense

Bissau, 19  Jul 17 (ANG) – O Embaixador da China no país afirmou  terça-feira que a “iniciativa privada é fundamental para dinamizar a economia da Guiné-Bissau”.

Jin Hongjun fez estas declarações a saída do encontro com o Presidente da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS), Braima Camará.

Sem especificar as áreas de parceria, o diplomata asiático diz acreditar num trabalho em conjunto, entre as autoridades chinesas e o sector privado guineense, com vista a fortalecer vários domínios de desenvolvimento no país.

Por sua vez, Braima Camará disse que  discutiram a possibilidade de estabelecimento duma parceria público-privada entre Pequim e os empresários guineenses.

Este responsável do sector privado guineense considerou que “não é possível falar da criação de riqueza, sem transformar os nossos produtos”.

“Temos muita coisa: madeira, bauxite, fosfato, manga, etc. No entanto, apesar de muitos recursos, não transformamos nada”, lamentou o Presidente da CCIAS.

Um dos apoiantes da Guiné-Bissau durante a luta armada pela sua independência, actualmente a República Popular da China é um dos principais parceiros de desenvolvimento do país, com destaque para o sector das infra-estruturas.

 As construções das sedes do Parlamento e do Governo são exemplos da assistência chinesa ao país. 

ANG/QC/SG  

ESTUDANTES DAS ESCOLAS SUPERIORES DESCONTENTES COM “IRREGULARIDADES” NESSES ESTABELECIMENTOS DE ENSINO


Os estudantes das escolas superiores de educação mostraram descontentes com algumas irregularidade que passa nessas escolas de formação…

Numa conferência de imprensa esta quarta-feira (19 de Julho) pelos membros das associações académicas, coordenador das Associações dos estudantes das escolas superiores Francisco Brandão Pereira disse que desde o início do ano, os estudantes não conheceram os resultados do primeiro semestre.

«Nas escolas superiores de educação está a acontecer algumas irregularidades a nível do funcionamento da escola que tem a ver com a retenção das fichas pelos professores da ESSE levando os estudantes a uma situação de desespero. Desde o início do ano lectivo atá a data presente sobretudo na escola normal superior Tchico Té, não foram divulgados os resultados do primeiro período e a menos de uma semana vai findar o ano lectivo»

Para isso, segundo disse, os membros da comissão decidiram enviar uma carta ao ministério da educação concretamente a secretária de estado de ensino superior e investigação científica e “ desde o dia 28 de Junho até hoje (19 de Julho), não houve resposta e a segunda carta foi no dia 13 do mês corrente”, diz.

Por outro lado, manifestaram-se preocupados com a situação, razão pela qual questionam o seguinte:  “ porque que o país não pode parar e pensar num sistema que se adequa ao do guineense e que vai ajudar o país?”.

Por: Bíbia Mariza Pereira
Radiosolmansi.net

Não objeção de Angola permitiu ao FMI libertar apoio de 3,5 MEuro à Guiné-Bissau

Angola não apresentou qualquer objeção à revisão do programa do Fundo Monetário Internacional (FMI) na Guiné-Bissau e à libertação de um apoio financeiro de 3,5 milhões de euros, apesar de ser um dos principais credores do Estado guineense.

De acordo com um documento governamental a que a Lusa teve hoje acesso, a Guiné-Bissau contraiu com o Estado angolano "várias dívidas no âmbito de alguns protocolos financeiros desde 1978 que estão avaliadas em 45 milhões de dólares (39 milhões de euros)", tendo solicitado, entretanto, o apoio do FMI para fazer face à crise económica que atravessa.

Através de um despacho do Presidente José Eduardo dos Santos, o Governo angolano recorda que o FMI "exige" que a Guiné-Bissau "negocie a sua dívida com os países credores", entre os quais Angola, "e que honre os seus compromissos com esses países", pelo que emitiu uma declaração de "não objeção" à aprovação da terceira revisão do programa de assistência em curso.

Para justificar esta decisão, o governo angolano invoca o facto de a Guiné-Bissau, um dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), estar "entre os grupos de países pobres altamente endividados" e que "merece um tratamento diferenciado no capítulo das ajudas financeiras".

Esta decisão, entre outras, viabilizou a conclusão da terceira revisão do programa de apoio financeiro do FMI à Guiné-Bissau, permitindo a libertação, aprovada a 06 de julho pelo conselho de administração daquele organismo, de mais cerca de 4,1 milhões de dólares (3,5 milhões de euros), no âmbito do programa de Facilidade de Crédito Alargado (ECF, na sigla em inglês).

Com esta decisão, elevam-se a 15,2 milhões de dólares (13,1 milhões de euros) o montante total já desembolsado pelo FMI neste programa de apoio à Guiné-Bissau, informou aquele organismo.

O programa apoiado pelo ECF na Guiné-Bissau pretende "restaurar a estabilidade macroeconómica e melhorar a eficiência na prestação de serviços públicos para promover o crescimento inclusivo e proteger os gastos sociais", anunciou o FMI.

No entanto, entre outras ressalvas, o Fundo defende que é "necessária uma ação firme para enfrentar deficiências no sistema bancário" da Guiné-Bissau, bem como uma reforma do setor da energia, de forma a "impedir prejuízos e melhorar a oferta".

"Para aumentar o investimento e melhorar a prestação de serviços públicos, será importante fortalecer os esforços de combate à corrupção, melhorar as estatísticas, aumentar a transparência e promover uma concorrência saudável no setor privado", remata a avaliação feita pelo conselho de administração do FMI.

Dn.pt/lusa

E aí, Inconformados com PR e conscientes com a máfia de DSP?

Quais vossas opiniões?
Cadê a vergonha nas vossas caras?







Fonte: Amílcar Cabral 

Benfica - Direcção oferece estatueta e camisolas ao Presidente da República

Bissau,19 Jul 17 (ANG) – O vice-Presidente do Sport Bissau e Benfica, Fortunato Cardoso ofereceu hoje duas camisolas, uma com palavra `bicampeão´ nacional e outra com dizeres `JOMAV`, alem duma estatueta, ao chefe de Estado guineense.


Em declarações à imprensa, depois do encontro com o Presidente da República, o dirigente dos encarnados disse ter-lhe informado dos preparativos da equipa e ainda solicitado apoio ao Presidente Vaz com vista a participação do Benfica na Liga dos Campeões Africanos da época desportiva de 2016/2017.

O Chefe de Estado, de acordo Fortunato Cardoso, mostrou-se disposto à apoiar, não só a equipa encarnada, bem como o futebol nacional, sobretudo a seleção, que disse “ser sua equipa”.

 ANG/LPG/JAM/SG

Dirigentes do PAIGC amedrontados em Mansabá - Ministro do Interior exonera responsável da Policia do Sector


Bissau, 19 Jul 17 (ANG) – O Ministro do Estado e do Interior, ordenou hoje a demissão do responsável da polícia de Mansaba, por “não ter seguido as orientações superiores” ao permitir que um grupo de jovens tenha ameaçado com arma de fogo e catanas a caravana do PAIGC que se deslocou ao sector no último fim de semana.

Num encontro  com as estruturas superiores da Policia de Segurança do Estado, da Ordem Publica e da Guarda Nacional, Botche Cande, visivelmente irritado, ameaçou aplicar as mesmas medidas contra os responsáveis policiais locais caso situações desta natureza se repita em qualquer canto do território nacional.

O primeiro-sargento, Odair Madeira, Chefe de Operação no sector, ao ser convidado a recapitular os acontecimentos, explicou que a polícia teria sido alertada sobre algo, quando o grupo de jovens, alegadamente apoiantes dos “15”, incendiou pneus tentando impedir os elementos da Direcção do PAIGC de terem acesso a mesquita local, pelo que agiram tendo capturado e levado para a esquadra os implicados. Disse que depois de ouvirem as explicações destes, soltaram-nos.

 No entanto, durante a sua explanação, o primeiro-sargento não falou de ameaças de armas e de catanas de que a juventude era portadora na altura.

“Portanto, podemos concluir que a polícia no local foi incapaz de cumprir com as orientações emanada superiormente, que era de garantir segurança a comitiva do PAIGC, uma vez que este partido havia endereçado um pedido neste sentido ao Ministério do Interior”, explicou o governante que acusa a polícia de Mansaba de ocultar deliberadamente as informações sobre as armas exibidas pelos manifestantes.

Acrescentou que durante o confronto entre os dois campos, alguém do grupo oposto a Direcção dos Libertadores tentou disparar uma arma de fogo, no que foi impedido devido a pronta intervenção de agentes de segurança. 

Aliás, acusou ainda a policia de ter sido passivo ante os incêndios de pneus e arremesso de catanas contra elementos do PAIGC e sem que no entanto tenha constado isso no relatório policial.

Botche Candé justificou que, por este motivo, os responsáveis locais não merecem continuar no posto e ordenou ao secretário de Estado a proceder a imediata mudança na estrutura de Mansoa.
Candé apelou aos agentes a serem isentas na sua actuação e a proporcionarem segurança a qualquer instituição ou cidadão que dela necessitar, uma vez que, acima de tudo, estão ao serviço do Estado da Guiné-Bissau e não de A ou B.

ANG/JAM/SG

ENQUANTO O EXECUTIVO GUINEENSE VEM GOVERNANDO E RESOLVENDO OS PROBLEMAS DO PAÍS E POVO, UM GRUPO DE MARIONETAS DO DSP TENTAM PERTURBAR COM MANIFESTAÇÕES VIOLENTAS.

Contudo, vimos assintindo com satisfação o regresso, cada vez mais, dos investidores e de parceiros a Guinée-Bissau.

ENQUANTO ISSO, LIGA GUINEENSE CONIVENTE COM A POLITICA DE TERRA QUEIMADA DE DSP, SALTA AO TERREIRO PARA MENTIR E INSINUAR FALSA “Tentativa de instalação na Guiné-Bissau de um regime ditatorial”, diz LGDH.

O Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos (LGDH), Augusto da Silva, NÃO PASSA DE UM PILANTRA MARIONETE NAS MÃOS DO DSP, QUE O VEM MANIPULANDO PARA APOIAR INEQUIVOCA E INCONDICIONALMENTE AS FALSAS MARCHAS PACIFICAS DE UM GRUPO DE MILITANTES DO PAIGC, DA ALA DE DSP, QUE SE AUTODENOMINAM DE CIDADÃOS INCONFORMADOS.

PRETENSAMENTE ESTE BANDO DE "RASTAMANS" E DE DELINQUENTES DA NOSSA PRAÇA, TEIMAM EM PERTURBAR, LANÇANDO SLOGANS REPETITIVAS PARA TENTAR INTOXICAR A OPINIÃO PUBLICA E INTERNACIONAL. 

FELIZMENTE QUE O GROSSO DA POPULAÇÃO NÃO O SEGUE, PORQUE DIA-DIA VEM SENDO CONFRONTADOS COM AS MUDANÇAS PELA POSITIVA, ENCETADAS PELO GOVERNO DO GENERAL UMARO SISSOKO EMBALÓ.

OS GUINEENSES SABEM QUE O PRESIDENTE JOMAV FOI MUITO ASSERTIVA AO NOMEAR  O GENERAL SISSOKO EMBALÓ E SEU GOVERNO DE PATRIOTAS, CUJA AMBIÇÃO É SERVIR ESTE PAÍS E POVO.

POR ISSO NÓS DISSEMOS COM TODA A LETRA QUE ESTE VENDIDO DE AUGUSTO SILVA, QUANDO DIZ SE “preocupado com a “intenção ditarorial” das autoridades da Guiné-Bissau.” NÃO PASSA DE PAU MANDADO DE DSP, QUE DESDE QUE FOI DEMITIDO POR GESTÃO DANOSA, POUCO CLARA E MENOS TRANSPARENTE VEM TENTANDO UM RESTART POLITICO, MAS ISSO NÃO PEGA PORQUE O PRESIDENTE JOMAV NÃO ESTÁ PARA BRINCADEIRAS. E MAIS TEM DOSSIERS DE MUITAS FALCATRUAS MADE IN DSP.

OUTROSSIM, TODOS SABEM QUE A GOVERNAÇÃO VEM DANDO SINAIS FORTES NA SENDA DA RESOLUÇÃO DOS MUITOS PROBLEMAS COM QUE O PAÍS SE CONFRONTA, GRAÇAS A SÁBIA ORIENTAÇÃO DO PRESIDENTE JOMAV, QUE FOI FELIZ AO ESCOLHER ESTE PRIMEIRO MINISTRO.

VIVA O PRESIDENTE JOMAV!

VIVA A GUINÉ BISSAU!


DINHEIRO DE ESTADO: NO COFRE DE ESTADO!

Publicada por Ditadura do Progresso à(s) 21:58:00 

Academia Ubuntu Guiné-Bissau, comemora hoje, 18 de Julho, o Dia Internacional Nelson Mandela



 O Instituto Padre António Vieira, através da Academia Ubuntu Guiné-Bissau, comemora hoje, 18 de Julho, o Dia Internacional Nelson Mandela, em parceria com a ONG Tchintchor, o grupo de beneficiários do programa Mandela Washington Fellowship (YALI), Secretariado Nacional de Luta Conta a Sida (SNLS), Associação Guineense de Dadores de Sangue (AGUIDAVS), Orabank e Câmara Municipal de Bissau.



As acções comemorativas incluem limpeza e nomeação, durante o dia de hoje, do recinto em frente da Assembleia Nacional Popular de Praça Nelson Mandela; doação de sangue no Hospital Nacional Simão Medes; testes de despiste de HIV, sensibilização para a sua realização e distribuição de preservativos; e doação de materiais à Casa de Acolhimento Bambaran.


Ainda decorrem várias outras acções durante o dia de hoje na denominada Praça Nelson Mandela, incluindo animação cultural. Pelo que convidamos a todos a passarem pelo recinto.



Academia Ubuntu Guiné-Bissau