sábado, 13 de maio de 2023

Zelensky vai receber prémio que "já foi entregue a Winston Churchill" na Alemanha

Volodymyr Zelensky está em Itália, onde se encontrou com a primeira-ministra Giorgia Meloni, uma das líderes ocidentais que mais apoio tem prestado à Ucrânia. A próxima paragem do presidente ucraniano vai ser Berlim, onde se encontrará com a liderança alemã.


Helena Ferro de Gouveia   Cnnportugal.iol.pt


Zelensky e Papa já se reuniram. O encontro, os presentes e o que falaram


© Getty Images

Notícias ao Minuto  13/05/23 

O chefe de Estado ucraniano foi recebido numa audiência privada no Vaticano. Pode ver as imagens na galeria abaixo.

O Papa Francisco recebeu este sábado o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, numa audiência privada, no Vaticano. Este foi o primeiro encontro entre os líderes desde o início da invasão russa, a 24 de fevereiro de 2022, apesar de ambos já terem falado em diversas ocasiões ao telefone. 

Segundo a agência Ecclesia, o encontro decorreu numa sala do Auditório Paulo VI e durou cerca de 40 minutos. A mesma publicação revelou que o Papa ofereceu uma escultura em bronze ao presidente ucraniano, que representa “um ramo de oliveira, símbolo da paz”. Já Zelensky levou um ícone de Nossa Senhora, que foi “pintado sobre uma placa balística vinda de zonas em conflito”.

Após o encontro, o presidente da Ucrânia agradeceu a "atenção pessoal" do Papa Francisco "à tragédia de milhões de ucranianos". Segundo o chefe de Estado ucraniano, ambos falaram sobre as "dezenas de milhares de crianças ucranianas deportadas" e pediu ao Papa que "condenasse os crimes russos na Ucrânia". 

"Encontrei-me com o Papa Francisco. Estou grato pela sua atenção pessoal à tragédia de milhões de ucranianos. Falei sobre as dezenas de milhares de crianças ucranianas deportadas. Temos de fazer todos os esforços para as devolver a casa", começou por referir na rede social Twitter.

"Além disso, pedi-lhe que condenasse os crimes russos na Ucrânia. Porque não pode haver igualdade entre a vítima e o agressor. Falei também da nossa Fórmula de Paz como o único algoritmo eficaz para alcançar uma paz justa. Propus que nos juntássemos para a sua aplicação", acrescentou.

Os temas da conversa entre o Papa Francisco e Zelensky estiveram relacionados com "a situação humanitária e política na Ucrânia, causada pela atual guerra", referiu o Vaticano em comunicado.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, disse que o Papa deu nota das suas "constantes orações" testemunhadas pelos "vários apelos públicos" que fez, ao "rezar ao Senhor pela paz desde fevereiro do ano passado".

"Ambos [os líderes] concordaram na necessidade de prosseguir os esforços humanitários de apoio à população", salientou.

O Papa Francisco realçou ainda a "necessidade urgente de gestos de humanidade para com as pessoas mais frágeis, as vítimas inocentes do conflito", afirmou o porta-voz do Vaticano.

Por sua vez, Zelenski manifestou ao Papa a sua "grande honra" em vê-lo, enquanto segurava a mão junto ao seu coração, tendo o pontífice agradecido "a visita", segundo imagens de televisão registadas no início do encontro, que já terminou.

A audiência com o Papa decorreu após Zelensky se encontrar com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, que tem proporcionado ajuda militar à Ucrânia, e com o presidente, Sergio Mattarella.

Pode ver imagens da audiência na galeria acima.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que mais de oito mil civis morreram e cerca de 15 mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.


Leia Também: Zelensky recebido com gritos de "vitória" durante a visita ao Papa Francisco


Leia Também: Papa defende urgência de gestos humanos em encontro com Zelensky

UCRÂNIA: Presidente ucraniano recebido com honras militares em Roma


© Getty Images

POR LUSA   13/05/23 

O Presidente ucraniano, Volodomyr Zelensky, foi hoje recebido com honras militares pelo chefe de Estado italiano, Sergio Mattarella, no início da sua visita a Roma, que inclui reuniões com a primeira-ministra, Giorgia Meloni, e com o Papa Francisco.

Mattarella recebeu Volodomyr Zelensky no pátio do palácio do Quirinal, a sede da Presidência, com honras militares e os hinos de ambos os países, com a bandeira da Ucrânia içada.

"Estamos plenamente ao seu lado. Bem-vindo, Presidente", disse Matterella a Zelensky, no início das conversações entre as duas delegações, a italiana e a ucraniana.

"A Itália está totalmente ao lado da Ucrânia na luta contra a invasão russa", afirmou Mattarella.

"É uma honra tê-lo aqui em Roma. Pedi para voltar a encontrar-me consigo após a nossa conversa, anos atrás. Também nesta circunstância diferente estamos completamente ao seu lado", declarou o chefe de Estado italiano.

As conversações entre as duas delegações começaram pouco após o meio-dia.

Mattarella confirmou o apoio de Itália à Ucrânia, em termos de ajuda militar, financeira, humanitária e de reconstrução, a curto e longo prazos.

"Não está apenas em jogo a independência e a integridade territorial da Ucrânia, mas também a liberdade das pessoas e a ordem internacional, justificou, segundo fontes do Quirinal.

Zelenski, por seu lado, insistiu que a paz deve "restaurar a justiça e o direito internacional", pelo que deve ser "uma verdadeira paz e não uma rendição", de acordo com as mesmas fontes.

Depois do encontro com o Chefe de Estado italiano, Zelensky desloca-se ao palácio Chigi, onde se reunirá com Meloni, enquanto o esperado encontro com Francisco terá lugar "depois das 15h00" locais (13h00 TMG), segundo fontes do Vaticano.



Leia Também: Volodymir Zelensky recebido no aeroporto de Roma pelo MNE italiano

Chegada à Bissau do Coordenador Nacional de MADEM-G15, BRAIMA CAMARA ...Caravana da Vitória ...#HoraTchiga



















Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15