segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Pelo menos 80 civis executados no leste da República Democrática do Congo

© Reuters

POR LUSA   05/02/24 

Pelo menos 80 civis foram mortos a tiro ou à catanada em 23 ataques atribuídos às rebeldes Forças Democráticas Aliadas, durante o mês de janeiro no território de Beni, no Kivu do Norte, segundo fontes militares democrático-congolesas.

A maioria das vítimas foi morta na estrada que liga Mbau a Kamango, perto de Mamove, de acordo com o portal de notícias democrático-congolês Actualite.

"O que é preocupante é o facto de as Forças Democráticas Aliadas (ADF, na sigla em inglês) se deslocarem livremente de aldeia em aldeia, matando pessoas inocentes, apesar dos avisos da população às forças de segurança", disse um porta-voz da sociedade civil na região, Espoir Lutswamba.

Para pressionar as autoridades a assumirem responsabilidades e a adoção de medidas e ainda em homenagem às vítimas, as organizações civis apelaram a um dia de luto e à cessação das atividades educativas e socioeconómicas.

Entretanto, um grupo de mulheres de chefes e dirigentes do Kivu Norte, denominado Sauti la Mama Mukongomani (A Voz das Mães de Kongomani), publicou um manifesto em que apela ao Presidente do país, Felix Tshisekedi, para que tome medidas urgentes para proteger a população civil.

As mulheres pedem ao Presidente uma "solução urgente" para a guerra com outra organização rebelde, o Movimento 23 de março (M23), e a recuperação de todos os territórios controlados por este grupo armado.

As mulheres denunciaram igualmente os bombardeamentos de zonas civis, que provocaram a deslocação forçada de pessoas e o recurso à violência sexual, e apelam a uma maior participação das mulheres nos processos de decisão.

O M23 é um grupo rebelde constituído maioritariamente por tutsis democrático-congoleses e que atua sobretudo na província de Kivu do Norte.

Após um conflito entre 2012 e 2013, a República Democrática do Congo e o grupo assinaram um acordo de paz em dezembro.

Durante os combates, o exército da RDCongo foi apoiado por tropas da ONU.

O grupo lançou uma nova ofensiva em outubro de 2022, que se intensificou em novembro, provocando uma crise diplomática entre a RDCongo e o Ruanda sobre o papel de Kigali no conflito e causando preocupação na região sobre a possibilidade de um conflito entre os dois países.



Leia Também: RDCongo regista mais de 700 mortes por cólera desde o início de 2023

FINANÇAS: Estudo sugere que é possível viver satisfeito com pouco dinheiro

© iStock

POR LUSA   05/02/24 

Um estudo internacional concluiu que muitos povos indígenas e comunidades locais em todo o mundo levam vidas muito satisfatórias apesar de terem pouco dinheiro, questionando a correlação entre o nível de rendimento e a felicidade.

O estudo - realizado por investigadores do Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade Autónoma de Barcelona (ICTA-UAB), em Espanha, em colaboração com a Universidade McGill, no Canadá - envolveu 2.966 pessoas de comunidades indígenas e locais em 19 lugares em todo o mundo em que "apenas 64% dos agregados familiares inquiridos tinham algum rendimento em dinheiro".

Num comunicado divulgado hoje, a UAB indica que os resultados mostram que, "surpreendentemente, muitas populações com rendimentos monetários muito baixos referem níveis médios muito altos de satisfação com a vida, com pontuações semelhantes às dos países ricos", diz Eric Galbraith, o principal autor do estudo, investigador do ICTA-UAB e da Universidade McGill, citado no comunicado.

Nas últimas décadas, inquéritos a nível mundial têm mostrado que as pessoas nos países mais ricos tendem a mencionar níveis mais elevados de satisfação com a vida do que aqueles em países mais pobres.

Segundo Eric Galbraith, "esta correlação pode sugerir que apenas nas sociedades ricas as pessoas podem ser felizes", o que explica que o crescimento económico seja "frequentemente 'receitado' como uma forma segura de aumentar o bem-estar das pessoas dos países de baixo rendimento", no entanto a maioria das sondagens globais, como o Relatório Mundial da Felicidade, apesar de contar com milhares de respostas dos cidadãos das sociedades industrializadas, tende a ignorar as pessoas das sociedades de pequena escala, à margem, "onde a troca de dinheiro desempenha um papel mínimo na vida quotidiana e a subsistência depende diretamente da natureza".

Os investigadores, cujo trabalho foi publicado na revista científica norte-americana Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), obtiveram uma pontuação média de satisfação com a vida nas comunidades estudadas de 6,8 numa escala de 0 a 10. Algumas médias não ultrapassaram os 5,1, mas quatro das sociedades de pequena escala registaram "pontuações médias superiores a 8, típicas de ricos países escandinavos".

Salientando que muitas das referidas sociedades têm "histórias de marginalização e opressão", o comunicado adianta que os resultados do estudo "são conformes com a noção de que as sociedades humanas podem permitir vidas muito satisfatórias para os seus membros sem exigir necessariamente elevados níveis de riqueza material, medidos em termos monetários".

"A forte correlação frequentemente observada entre o rendimento e a satisfação com a vida não é universal e prova que a riqueza - tal como gerada pelas economias industrializadas - não é fundamentalmente necessária para que os humanos levem vidas felizes", afirma Victoria Reyes-Garcia, investigadora do ICREA (Instituto Catalão de Investigação e Estudos Avançado) ICTA-UAB e coautora do estudo.

As conclusões do estudo representam "boas notícias para a sustentabilidade e a felicidade humana", pois provam que "o crescimento económico baseado na utilização intensiva de recursos não é necessário para atingir níveis elevados de bem-estar subjetivo".

Por outro lado, os investigadores sublinham que não sabem porque que é que "as pessoas em muitas comunidades indígenas e locais relatam elevados níveis de satisfação com a vida".

Trabalhos anteriores sugeriam que entre os fatores importantes estão o apoio e as relações familiares e sociais, a espiritualidade e a união com a natureza, "mas é possível que os fatores importantes difiram significativamente entre as sociedades ou, inversamente, que um pequeno subconjunto de fatores seja dominante em todo o lado", admite Galbraith.

O investigador diz esperar que, "ao aprender mais sobre o que torna a vida satisfatória nestas diversas comunidades, se possa ajudar muitos outros a terem vidas mais felizes ao mesmo tempo que enfrentam a crise da sustentabilidade".


Pelo menos seis soldados mortos em ataque a base militar dos EUA na Síria... Não há registos de vítimas dos militares dos EUA, que têm cerca de 800 soldados na Síria para combater o Estado Islâmico.

© Reuters

Notícias ao Minuto   05/02/24 

Pelo menos seis militares liderados por curdos sírios morreram, esta segunda-feira, num ataque de drones à maior base militar dos Estados Unidos, na Síria.

As Forças Democráticas Sírias (SDF) revelaram que a sua base foi atingida nas primeiras horas de hoje e acusaram as milícias apoiadas pelo Irão de lançarem os drones a partir de uma área controlada pelas tropas da Síria.

De acordo com a BBC, não há registos de vítimas dos militares dos EUA, que têm cerca de 800 soldados na Síria para combater o Estado Islâmico.

Este foi o segundo incidente registado neste fim de semana desde que os EUA atacaram os grupos apoiados pelo Irão e pelo Iraque na Síria, em resposta a um ataque mortal de drones a uma base militar na Jordânia. 

Recorde-se que três militares norte-americanos foram mortos e "muitos" ficaram feridos, no dia 28 de janeiro, num ataque de drones na Jordânia. Estas foram as primeiras vítimas mortais dos Estados Unidos em meses de ataques contra forças norte-americanas em todo o Médio Oriente por milícias apoiadas pelo Irão.

O presidente norte-americano assegurou, na altura, que os Estados Unidos "responsabilizarão todos os responsáveis no momento e da maneira que for escolhida".


Leia Também: Estados Unidos destroem cinco mísseis no Iémen

PARLAMENTO EXIGE UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A DETENÇÃO DE 12 DIRIGENTES DO MADEM

 O DEMOCRATA  05/02/2024 

A Assembleia Nacional Popular exigiu uma investigação completa e justa sobre a detenção de 12 dirigentes do Movimento para Alternância Democrática (MADEM-G15), incluindo o deputado da nação, Bamba Banjai, pelas Forças de Segurança, que estavam no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, quando chegou a Bissau no sábado, o coordenador do MADEM-G15, Braima Camará, assegurando que a justiça seja feita e que os direitos constitucionais de todos os cidadãos sejam preservados. 

Em comunicado assinado pelo presidente da ANP, Domingos Simões Pereira, o Parlamento lembrou que a participação política e o exercício da liberdade de expressão não devem resultar em detenções arbitrárias.

Lê-se no documento que a detenção de mais de uma dezena de pessoas, entre as quais um deputado da nação, levanta questões significativas sobre o respeito aos princípios democráticos fundamentais, tendo instado as autoridades responsáveis a abandonarem em definitivo ações dessa natureza, pautando pela conduta que garantem o respeito pelos direitos fundamentais dos cidadãos. 

Por isso, a ANP expressou a sua “profunda preocupação” diante dos recentes acontecimentos envolvendo a proibição de um grupo de militantes do MADEM-G15 de receberem o seu líder, Braima Camará, no aeroporto internacional Osvaldo Vieira, sublinhando que o direito à liberdade de expressão e a capacidade de reunir-se pacificamente são pilares essenciais de qualquer democracia saudável e que estão consagrados na lei magna guineense e em vários outros instrumentos legais internos e tratados internacionais subscritos pelo Estado da Guiné-Bissau. 

Neste particular, o Parlamento disse que permanece firme no seu compromisso com a democracia, transparência e respeito pelos direitos humanos. 

“Estamos confiantes de que, com o apoio da sociedade civil, a verdade prevalecerá e que a democracia que tanto valorizamos será fortalecida apesar dos desafios. Continuaremos a trabalhar incansavelmente para garantir que o espírito democrático floresça no nosso país” concluiu.

Por: Tiago Seide




CHEFE DE ESTADO EM VISITA AS OBRAS DE CONSTRUÇÃO


 Junior Gagigo 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA VISITA MINISTÉRIO DO INTERIOR

O Presidente da República realizou uma visita ao Ministério do Interior, onde abordou as dinâmicas em curso nas reformas das Forças de Defesa e Segurança. 

O chefe de Estado enfatizou o papel das forças de segurança na moralização da sociedade, destacando a necessidade de capacitação permanente dos agentes, e defendeu que o uso da força deve ser o último recurso das forças de segurança. Ao concluir a visita, o Presidente instruiu o Ministro do Interior a criar uma comissão encarregada de implementar as reformas necessárias nas forças de segurança, seguindo o exemplo das transformações em andamento nas Forças Armadas.
PR Umaro Sissoco Embaló visita ao Ministério do Interior @Radio Voz Do Povo


 Radio Voz Do Povo  / Presidência da República da Guiné-Bissau

Secretário de Estado da Ordem Pública, José Carlos Macedo Monteiro em Conferência de Imprensa para esclarecer os últimos acontecimentos no país.


 Radio Voz Do Povo

PRESIDENTE DA REPÚBLICA RECEBE PRESIDENTE DO BOAD

Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, recebeu em audiência, o presidente do Banco de Desenvolvimento da África Ocidental (BOAD), Sr. Serge Ekwe. 

Na ocasião foi abordado a reestruturação da dívida pública do país e o papel do BOAD neste processo crucial para a estabilidade financeira da nação, assim como os novos projetos em perspectiva para a Guiné-Bissau, em parceria com o Banco Árabe para o Desenvolvimento Econômico de África.

 Presidência da República da Guiné-Bissau

Facebook fez 20 anos e Zuckerberg marcou data com fotografia especial... Parece que nem tudo mudou na vida do líder da Meta.

© Instagram / zuck

Notícias ao Minuto   05/02/24 

O Facebook celebrou no passado domingo, dia 4 de fevereiro, uma data muito especial. Acontece que foi há 20 anos - no dia 4 de fevereiro de 2004 - que a rede social foi criada por Mark Zuckerberg na companhia de outros quatro colegas da Universidade de Harvard, nomeadamente Eduardo Saverin, Andrew McCollum, Dustin Moskovitz e Chris Hughes.

O que começou como uma plataforma dedicada apenas aos estudantes da instituição de ensino norte-americana acabou por se tornar uma das plataformas e empresas tecnológicas mais poderosas do mundo. Depois do Facebook, Zuckerberg acabou por adquirir também o Instagram (em 2012) e o WhatsApp (em 2014) e fez crescer a empresa aos níveis que hoje conhecemos.

Apesar disso, Zuckerberg não se dá satisfeito por ter algumas das plataformas digitais mais utilizadas em todo o mundo. O líder da gigante tecnológica tem os olhos postos no futuro e na criação do metaverso, uma ambição que até levou Zuckerberg a criar a Meta - uma empresa que abrange todas as plataformas e iniciativas da tecnológica.

Serve, no entanto, recordar que o Facebook não ficou livre de polémicas nos últimos 20 anos. O período mais conturbado foi até entre os anos 2016 e 2018, quando a desinformação e o escândalo da Cambridge Analytica colocaram o Facebook e Mark Zuckerberg no centro das atenções de governos de todo o mundo. Apesar disso, o Facebook não colocou em causa o futuro da empresa e a Meta continua a crescer a olhos vistos.

Foi para marcar esta data especial do Facebook que Mark Zuckerberg partilhou duas fotografias na respetiva página de Instagram. Uma delas mostra como tudo começou, enquanto a outra dá a ideia de que nem tudo mudou - mesmo que no processo tenha sido criada uma das maiores empresas do mundo.


INALDINO DJALO CÁ FOI VÍTIMA DE AGRESSÃO FÍSICA, NA NOITE DO DIA 4.02.24 NA CIDADE DE LONDRES.

Estes oito alimentos podem salvar-lhe a vida, segundo um médico... Inclua-os na sua alimentação diária. Um gastroenterologista defende que ajudam a diminuir o risco de cancro do intestino.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto   05/02/24 

O confronto com a ameaça ou até mesmo um diagnóstico de cancro é assustador. Porém, o gastroenterologista Joseph Salhab afirmou, na rede social TikTok, a alimentação também tem responsabilidade na redução do risco desta doença.

Segundo o médico, existem oito alimentos vegetais repletos de fibras, antioxidantes e prebióticos podem diminuir as hipóteses de cancro do intestino. A saber:

1- Maçã

Salhab explica que frutas crocantes são um "prebiótico incrível" e também adicionam fibras à sua alimentação.

2- Arando

Repleto de "antioxidantes únicos", este pequeno alimento azedo pode ajudar a aumentar as suas bactérias intestinais benéficas.

3- Romã

Contém um potente antioxidante, conhecido como ácido elágico, que confere "propriedades anti-cancerígenas", de acordo com o gastroenterologista.

4- Framboesa

As bagas vermelhas desta fruta são não só fonte de fibras como também de vitamina C e poderosos compostos vegetais, elagitaninos e urolitinas.

5- Beterraba

É rica em antioxidantes com propriedades anticancerígenas, conhecidos como carotenóides.

6- Cereja

Conta com elevados níveis de compostos vegetais potentes, como as antocianinas e os polifenóis, que podem beneficiar o seu estômago.

7- Morango

Tem um alto teor de vitamina C e compostos vegetais como os fenóis.

8- Tomate

Ao comer tomate está a adicionar um antioxidante poderosíssimo à sua alimentação chamado licopeno.  


Leia Também: Falta de vitamina D. Médica aponta sinais invisíveis que não pode ignorar...   Níveis baixos de vitamina D no organismo podem provocar uma série de problemas de saúde.

Senado norte-americano chega a acordo para fundos para Ucrânia

© Reuters

POR LUSA   05/02/24 

O senado norte-americano chegou no domingo a um acordo entre democratas e republicanos para desbloquear novos fundos para a Ucrânia, ao mesmo tempo que reforça a política de imigração dos EUA.

A aprovação do texto está no entanto longe de estar garantida, com um número crescente de republicanos na Câmara dos Representantes a opor-se ao envio de novos fundos para Kyiv para fazer face à invasão da Rússia.

O pacote, de 118 mil milhões de dólares, combina a política de reforço de fronteiras e a ajuda em tempo de guerra para a Ucrânia, Israel e outros aliados dos Estados Unidos.

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, já disse apoiar firmemente o acordo e apelou à sua rápida adoção.

O acordo pode ser a melhor oportunidade para o Presidente reabastecer a Ucrânia com ajuda em tempo de guerra, um importante objetivo da sua política externa

"Chegámos a um acordo bipartidário sobre segurança nacional que inclui as reformas mais duras e justas em matéria de imigração das últimas décadas. Apoio-o firmemente", afirmou este domingo Joe Biden em comunicado, instando o Congresso a "aprová-lo rapidamente".

O acordo deve ser "levado ao meu gabinete para que eu possa assiná-lo como lei imediatamente", acrescentou.



Leia Também: Um jornal oficial do Partido Comunista Chinês acusou hoje a NATO de querer transformar a guerra na Ucrânia num conflito à escala mundial, à medida que a organização aumenta o seu foco no país asiático.

SENEGAL: Autoridades senegalesas suspendem canal de TV por "incitar à violência"

© Getty Images

POR LUSA   04/02/24 

As autoridades senegalesas suspenderam hoje o sinal de um canal de televisão privado que alegadamente "incitava à violência" através das imagens dos protestos contra o adiamento das eleições presidenciais.

O Ministério das Comunicações, "de acordo com o Conselho Nacional de Regulação Audiovisual (CNRA), ordenou às emissoras da Walf TV que cortassem temporariamente o sinal por incitar à violência", disse à AFP o seu diretor de comunicação, Ousseynou Dieng.

O grupo Walf anunciou nas redes sociais que a sua licença tinha sido "definitivamente retirada pelo Estado".

O Presidente Macky Sall anunciou no sábado a revogação do decreto que convocava as eleições presidenciais para 25 de fevereiro.

Na sequência desta revogação, o processo eleitoral foi adiado por tempo indeterminado, face a uma polémica levantada em torno da lista final de candidatos.

Perante esta decisão, a oposição convocou protestos para hoje em Dacar, capital do país, e planeia manter a campanha eleitoral conforme projetado, ignorando a decisão de Macky Sall.

Durante a tarde houve alguns confrontos entre manifestantes e a polícia senegalesa. A ex-primeira-ministra e atual membro da oposição senegalesa Aminata Touré foi detida quando participava em Dacar numa manifestação.

O Presidente senegalês, que não se candidata a um novo mandato, garantiu que vai iniciar um "diálogo nacional aberto", de modo a reunir as condições para que as eleições decorram de forma livre, transparente e inclusiva.

A suspensão eleitoral é motivada por um "conflito aberto no contexto de um alegado caso de corrupção de juízes", referiu Sall numa declaração televisiva.



Leia Também: Senegal. Ex-primeira-ministra e membro da oposição detida em manifestação