sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Sindicato de base da Câmara Municipal de Bissau, apela os associados para retomarem os seus trabalhos a 100% devido a suspensão de greve graças ao entendimento com atual direção daquela instituição pública do País



 Radio TV Bantaba 

ÚLTIMA HORA❗️ LÍDER DE PAI TERÁ RANCA BAIDJA PA PORTUGAL, PA CADA QUIM FICA NA CASA SEGUNDA- FEIRA PACA NINGUÉM SETA SAI NA RUA DÉ.

 Balde Balde Balde

Pyongyang diz que disparos sobre ilhas sul-coreanas foram resposta

© JUNG YEON-JE/AFP via Getty Images

POR LUSA   05/01/24 

A Coreia do Norte disse hoje que o bombardeamento perto de duas ilhas sul-coreanas se tratou de "uma resposta natural e uma contramedida" aos exercícios militares realizados por Seul.

De acordo com a agência estatal norte-coreana KCNA, os exercícios de tiro de Pyongyang "nem sequer tiveram um impacto indireto nas ilhas Yeonpyeong e Baengnyeong", que serviram de alvo para a resposta norte-coreana.

Perante esta situação, a Coreia do Sul pediu hoje aos residentes destas duas ilhas remotas que evacuassem as suas casas e procurassem abrigos.

As autoridades norte-coreanas confirmaram que lançaram centenas de projéteis de artilharia em resposta às manobras militares levadas a cabo pela Coreia do Sul nos últimos dias, ao mesmo tempo que ameaçaram tomar medidas "fortes" se Seul prosseguir com as suas "provocações".

O Exército norte-coreano mobilizou 47 peças de artilharia e lançou uma série de manobras que levaram ao lançamento de 192 projéteis que atingiram o Mar Amarelo perto das ilhas sul-coreanas de Baengnyeong e Yeonpyeong.

Anteriormente, as autoridades sul-coreanas acusaram a Coreia do Norte de lançar ao mar mais de 200 projéteis de artilharia da costa oeste da península coreana, um lançamento que fez disparar alarmes no país vizinho.


Leia Também: Kim Jong-un pede aumento da produção de lançadores de mísseis

Senegal: candidatura às presidenciais de Ousmane Sonko rejeitada

Ousmane Sonko em Dacar, a 8 de Março de 2021. AFP - SEYLLOU

Por: RFI  05/01/2024 

O Conselho Constitucional do Senegal rejeitou a 5 de Dezembro a candidatura às eleições presidenciais de 25 de fevereiro do opositor Ousmane Sonko.

O dossier de candidatura de Ousmane Sonko estaria "incompleto", segundo o Conselho Constitucional do Senegal, que rejeitou a sua candidatura às eleições presidenciais de 25 de Fevereiro, disse à imprensa o seu advogado Ciré Clédor Ly.

 As autoridades tinham recusado entregar todos os documentos necessários para a candidatura. 

Por outro lado, o Supremo Tribunal do Senegal confirmou, a 4 de Janeiro, a condenação do opositor Ousmane Sonko a seis meses de prisão com pena suspensa por difamação.  

Ousmane Sonko, que alcançou o terceiro lugar nas presidenciais de 2019, está detido desde fim de Julho, acusado pelo ministro do Turismo Mame Mbaye Niang por "difamação e injúria". 

"Sonko perdeu em toda a linha. Está agora totalmente proibido de participar numa eleição", avançou o advogado do Estado, El Hadji Diouf, reagindo à decisão da justiça, anunciada pelo juiz Abdourahmane Diouf. Os advogados de Ousmane Sonko não se pronunciaram sobre a sua elegibilidade.

A lista definitiva dos candidatos será publicada a 20 de Janeiro. 

Os apoiantes de Sonko esperavam ver a sua candidatura oficializada depois de um juiz ter ordenado a reintegração do opositor nas listas eleitorais, confirmando uma decisão do tribunal de Zinguichor, rejeitada pelo Supremo Tribunal. 

A 31 de Dezembro, foi empossado pela sua coligação, num local privado, à porta fechada, depois da proibição pelas autoridades  do seu meeting previsto este sábado 6 de Dezembro. 

PR recebeu esta sexta-feira (05.01) em audiência o embaixador da Cuba na Guine-Bissau que ja esta no fim da sua missão.


 Radio Voz Do Povo

A Conferencia de Imprensa do nvo Diretor geral do Gabinete Tecnico de Apoio ao Processo Eleitoral-GTAPE, Gabriel Djibril Baldé sobre atual situaçāo do Gtape.


 Radio Voz Do Povo 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA PRESIDE CERIMÓNIA DE LANÇAMENTO DA PRIMEIRA PEDRA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO TÉCNICO E TORRE DE CONTROLE DO AEROPORTO DE BISSAU

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, presidiu ao lançamento da primeira pedra da construção do bloco técnico e torre de controle do aeroporto de Bissau.

Durante a cerimónia, que reuniu autoridades governamentais e representantes do setor da aviação, o chefe de Estado salientou “este marco representa mais do que um simples lançamento de obras; sinaliza um passo crucial para a modernização das operações do setor aeroportuário. Com um olhar posto no futuro, este lançamento ecoa a determinação do país em garantir um ambiente moderno, seguro, e adaptado às necessidades atuais da aviação.”

 Presidência da República da Guiné-Bissau / Radio TV Bantaba