quarta-feira, 25 de agosto de 2021

O Presidente da República, acompanhado da Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros visitaram a Embaixada da Guiné-Bissau em Brasília.


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

No segundo dia da visita oficial ao Brasil, o Presidente da República, acompanhado pelo seu homólogo Brasileiro participou nas comemorações do Dia do Soldado Brasileiro, cerimónia realizada no Quartel General do Exército - Concha Acústica.


Fonte: Gaitu Baldé 

A pedido de comunidade Guineense residentes na cidade di São Paulo, Brasil, Presidente de República G. Umaro Sissoco Embalo, na tene um reunião ku comunidade Guineense, na dia 26 de agosto "amanhã Quinta-feira" 11h de manhã, na Hotel Tivoli Mofarrej, na Rua Alameda Santos, 1437 - Jardim Paulista, São Paulo - SP.

Es i pela primeira vez, presidente di Guiné Bissau, na reuni ku comunidade Guineense na São Paulo, na es sentindo nona pidi no ermons pa e sob aproveita di es oportunidade, di bai la tudo di uma forma ordeira e acima di ku grande responsabilidade, pa bai apresenta problemas i dificuldades ku comunidade ta atravessa na ki terra a chefe di estado.

Kuma ku pudi cumpra 2 ou 4 casa na Portugal?… Fácil. Obi é vídeo.

Por Belmiro P. - O blogue 


Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural organiza Atelier Nacional de Validação do projeto de Programa Global de Agricultura e Segurança Alimentar (GAFSP Guiné-Bissau).

"GOVERNAÇÃO DE CAMPO 2021"

Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural organiza Atelier Nacional de Validação do projeto de Programa Global de Agricultura e Segurança Alimentar (GAFSP Guiné-Bissau).

O encontro decorreu no palácio do governo e juntou técnicos de diferentes instituições do Estado e representantes das organizações agrícolas do país.

Em nome do ministro de Estado de Agricultura e desenvolvimento Rural, Marciano Silva Barbeiro, o chefe do gabinete do ministro presidiu a abertura do seminário.

No seu discurso CUTUBÓ CASSAMÁ, realçou a importância do encontro destacando os principais objetivos do Programa de Investimento Agrícola.

"O Programa de Investimento Agrícola-PNIA, visa dar a agricultura familiar e ao setor privado e público meios necessários para uma transformação substancial da nossa agricultura. Nesta persperiva, dois objetivos essenciais são visados; a curto prazo, garantir a segurança alimentar e a longo prazo, criar uma economia agrícila durável e rentável" 

O projeto tem como objetivo de contribuir para o aumento da produtividade, rendimento das famílias, alimentação e nutrição das populações e a melhoria de cadeias de valor inclusivas.

CUTUBÓ CASSAMÁ lembrou que a crise alimentar mundial, aumento dos preços da primeira necessidade associado a Covid-19, desde 2020, colocou a agricultura no centro das preocupações:

"Se a crise alimentar mundial e a subida generalizada de preços dos produtos alimentares associadas à Covid-19, desse o ano 2020, colocaram a agricultura no centro das preocupações. O governo da Guiné-Bissau deu provas disso com o aumento da verba orçamental de 2,5 a 5%, querendo atingir 6% de crescimento agricola" revelou Cutubó Cassamá.

Recorde-se que a Guiné-Bissau já tinha apresentado o projeto duas vezes aos financiadores mas sem sucesso.


O assessor de imprensa 

-----------‐----‐‐---------------------

        Mamadú Baldé 

     25 de Agosto de 2021

Com Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural 

Vídeo by: Tuti Victoria Iyere

Sério ???, ...

GUINÉ-BISSAU MALGÓS ... Por Carlos Santiago

 

OMS diz que é técnica e moralmente errado dar doses adicionais de vacinas

© Lusa

Notícias ao Minuto  25/08/21 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu hoje ser técnica e moralmente errado dar doses adicionais de vacinas contra a covid-19 quando uma grande parte da população mundial continua por imunizar, propiciando a circulação e mutação do coronavírus.

"É tecnicamente errado e errado do ponto de vista moral", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na videoconferência de imprensa regular da organização sobre a evolução da pandemia de covid-19, transmitida da sede, em Genebra, na Suíça.

Para Tedros Adhanom Ghebreyesus, é moralmente errado que países avancem com o reforço da vacinação quando outros, os mais pobres, ainda nem inocularam a sua população, por falta de vacinas. Por outro lado, o reforço vacinal com doses adicionais, a seu ver, é tecnicamente errado, porque sem uma "grande parte da população" mundial vacinada, está a dar-se ao novo coronavírus "a oportunidade de circular", favorecendo "o aparecimento de novas variantes que podem ser mais potentes do que a Delta" - atualmente a mais contagiosa de todas em circulação - e escaparem à proteção dada pelas atuais vacinas.

"A administração de doses de reforço não nos ajudará a recuperar da pandemia", sustentou, reiterando que a OMS pediu uma moratória temporária sobre as doses adicionais para que os países mais pobres consigam vacinar a sua população.

O dirigente da OMS relembrou que ainda não há "dados conclusivos" sobre os "benefícios e segurança" da toma de doses adicionais de vacinas contra a covid-19.

Vários países iniciaram ou tencionam iniciar a administração de uma terceira dose para conter a disseminação da variante Delta do SARS-CoV-2.

A pandemia da covid-19 causou pelo menos 4.451.888 mortes em todo o mundo, entre mais de 213,1 milhões de infeções, segundo o mais recente balanço da agência noticiosa AFP.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 17.674 pessoas e foram contabilizados 1.025.869 casos de infeção, de acordo com dados atualizados da Direção-Geral da Saúde.

A covid-19 é uma doença respiratória provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, tipo de vírus detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e que se propagou rapidamente pelo mundo.

Quatro variantes do coronavírus original são consideradas preocupantes pela OMS, sendo a Delta a mais transmissível.

As vacinas em circulação contra a covid-19 previnem a doença grave e a morte, mas não evitam a infeção e a transmissão do vírus, segundo os especialistas.

CASO ANTONIO INDJAI O POLITÓLOGO GUINEENSE CONSIDERA EXAGERO POR PARTE DOS ESTADOS UNIDOS ...RTP AFRICA


Leia Também:


Diga-se de passagem que a simulação dum crime é também um crime. Se realmente os agentes da DEA, infiltrados nas FARC, simularam um negócio criminoso de que hoje é acusado o General Injai, verdadeiros autores do crime foram eles, porquanto criminosa é a própria simulação.

Um crime simulado nunca existiu e, consequentemente, o seu autor só pode ser o próprio simulador.

Fonte Daba Naualna.