sexta-feira, 26 de junho de 2020

Jornadas parlamentaresdo MADEM G15 26 a 27 de Junho de 2020










O Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades recebeu hoje um donativo da Agência de Cooperação do Kuwait de mil máscaras de proteção facial individual. O don é para os funcionários deste Ministério e enquadra-se no âmbito da proteção e no combate ao COVID- 19.




Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau

Remorco dispista e atinge casa! Motorista perde controle de veículo longo e quase mata pessoas!


Estamos a Trabalhar

Jornadas Parlamentares do Madem G15







Mustafa Cassamá

Hoje 26 de corrente mês, o Inspetor Geral das Obras Públicas, Construções e Urbanismo, Arquiteto Ildo Batica Ferreira, deu formação de capacitação aos funcionários dos deferentes departamentos do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, que tem por missão assegurar o cumprimento das leis e regulamentos que regem o sector da construção civil e obras públicas. 

Assim através desta formação de capacitação, pretende - se divulgar no âmbito da " ação pedagógica" expressa no artigo 12 do Regulamento Geral de Obras Públicas, Construção e Urbanismo. 

A IGOPCU exerce também fundamentalmente, uma ação pedagógica, orientadora e preventiva junto dos donos das Obras, Empreiteiro e respectivas associações, sensibilizando-os para observarem as disposições legais e, prestando-lhes toda a informação e conselhos técnicos necessários, tendo em vista o alcance do objetivo maior que é de garantir a segurança , durabilidade e estética das edificações.

Os Técnicos ora formados estão em condições de apoiar a IGOPCU e, a partir da próxima semana estarão no sector autónomo de Bissau e nas regiões para inspecionar as obras em curso no país, é sensibilizar os intervenientes no sector das construções.

Imagem e Texto :TAFA CASSAMA

Fonte: Mustafa Cassamá

Paisagens de uma ilha à beira de desaparecer #DJOBEL 🇬🇼


Ministro da administração territorial e poder local, Dr. Fernando Dias, acompanhado de secretário de Estado da ordem pública Mário Fambé, desembarcam na tabanca de djobél (que a anos esta invadida pela agua salgada e não tem mais condição habitacional) 

Objetivo e resgata-los para ficarem definitivamente na Tabanca de Arame, mas, população de Arame vem resistindo e não quer ceder parte do seu território para vizinhos que estão aflitos. 

Polêmica estala e envolve muita gente, mas o Dias, pretende por via autoridade de Estado, resgatar esse população dando-lhe novo amparo

Ministro, acampanhado com organizações, remumi, CNJ, SwiSaid, djemberem di cumpu combersa e outras!






Fonte: Estamos a Trabalhar

Leia Também:

Governo está engajado na resolução de conflito comunitário sobre posse de terra entre as tabancas de Elia, Arame, Cassu e Djobel, na secção de Suzana, sector de São Domingos.



O Ministro da Administração Territorial e Poder Local em missão de mediação reuniu-se hoje em separado com as comunidades em conflito há décadas, para negociar soluções pacíficas.

Fernando Dias acompanhado pelo Secretário de Estado da Ordem Pública, Mário Fambe, diz acreditar que é desta vez que o problema será resolvido.

Djobel é uma pequena ilha no norte do país, que enfrenta inundação. O Ministro Fernando Dias Dias tenta ainda transferir a população da ilha quase inundada pela subida do nível da água do mar.

Os habitantes de Djobel recebem mais de 5 mil folhas de zinco e pregos para a cobertura de casas a serem construídas no novo espaço cedido pela Elia e pela Arame.

Outra preocupação de Fernando Dias é a questão de água potável para a população local.

O Ministro Dias entregou roupas usadas, doadas pela Ministra da Mulher, Família e Solidariedade Social, Maria Da Conceicao Evora.

Com repórter Djibril Iero Mandjam


Aliu Cande

Paisagens de uma ilha à beira de desaparecer #DJOBEL 🇬🇼

Pirogas são meios de se locomover entre-moranças, uma povoação de cerca de setecentos habitantes.
Mulheres com uma lista diária cheia de afazeres, procurar água de consumo, palha para cobertura de casa, extrair ostras...

Uma triste realidade 🤦🏿‍♂️
















Inussa Baldé, director-geral dos Recursos Hídricos e Coordenador Nacional da OMVG é o novo Secretário-geral da Agência de Gestão e Cooperação entre República da Guiné-Bissau e a República do Senegal.



Aliu Cande 

O Decreto Presidencial!

Procuradoria-Geral da República guineense quer ouvir sete juízes do Supremo Tribunal de Justiça

A Procuradoria-Geral da República da Guiné-Bissau notificou para uma audição, no próximo dia 29, sete juízes do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) para que esclareçam os contornos da sua última sessão plenária, disse hoje à Lusa fonte judicial.


Segundo a fonte, foram convocados, através de uma nota do Procurador-Geral da República, Fernando Gomes, dirigida ao Conselho Superior da Magistratura Judicial, os juízes-conselheiros do STJ Rui Nené, Fernando Té, Juca Nancassa, Lima André, Ladislau Embassa, Osíris Pina e Mamadu Saido Baldé.

A fonte frisou que a posição sobre se os juízes em causa irão ou não responder à convocatória só será conhecida na reunião do Conselho Superior da Magistratura Judicial, ainda sem data marcada.

Uma sessão plenária do STJ acabou abortada, no passado dia 17, quando em cima da mesa estava a apreciação do contencioso eleitoral interposto naquela instância por Domingos Simões Pereira, candidato declarado pela Comissão Eleitoral como tendo sido derrotado nas presidenciais de dezembro de 2019.

Seis dos sete juízes agora convocados para comparecerem na Procuradoria acusaram, na altura, o vice-presidente do órgão, Rui Nené, de ter inviabilizado a sessão ao se recusar a prosseguir com os trabalhos, por ter abandonado a sala da plenária.

“Perante a situação, o plenário ficou inviabilizado, porque trata-se de um órgão colegial que só pode funcionar presidido pelo presidente ou vice-presidente, consequentemente, a apreciação do projeto do acórdão previamente distribuído aos juízes conselheiros fica abortada”, refere uma ata da reunião divulgada à imprensa na altura.

Na ausência do presidente, Paulo Sanhá, atualmente em tratamento médico em Portugal, Rui Nené é quem dirige o Supremo Tribunal de Justiça, que na Guiné-Bissau também desempenha as competências de tribunal eleitoral.

A fonte judicial disse à Lusa tratar-se de “uma convocatória inédita” na Guiné-Bissau os juízes do Supremo Tribunal chamados a depor na Procuradoria-Geral da República.

Em várias ocasiões, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embalo, acusou os juízes do Supremo de serem “corruptos e bandidos”, assegurando que essa situação vai acabar.

interlusofona.info

COVID-19: Guiné-Bissau tem 58 novos casos, número total de mortos sobe para 22

A Guiné-Bissau aumentou hoje para 1.614 os casos acumulados de infeção por covid-19 no país, bem como o número de vítimas mortais que passou de 19 para 22, segundo o Centro de Operações de Emergência de Saúde (COES) guineense.



Segundo o coordenador do COES, Dionísio Cumba, entre segunda-feira e quinta-feira foram registados mais 58 novos casos de covid-19 no país.

"O país tem 1.614 casos acumulados desde o início da pandemia", afirmou Dionísio Cumba, em conferência de imprensa para fazer a atualização da evolução da doença no país, provocada pela pandemia do novo coronavírus.

"Infelizmente, temos também mais três vítimas mortais. Estes óbitos ocorreram esta semana no Hospital Nacional Simão Mendes", salientou.

Dionísio Cumba precisou também que há 29 pessoas internadas, nomeadamente 12 no hospital de Cumura, 10 no Hospital Nacional Simão Mendes e sete no hospital de Bor.

Em relação aos recuperados, o coordenador do COES disse que já foram identificadas 317 pessoas.

A Guiné-Bissau regista, segundo o médico, 1.275 casos acumulados ativos de covid-19, 22 vítimas mortais e 317 recuperados.

O Setor Autónomo de Bissau é o que regista o maior número de pessoas infetadas com covid-19.

No âmbito do combate à pandemia, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, decidiu prolongar quinta-feira o estado de emergência por mais um mês, até 25 de julho.

A pandemia de covid-19 já provocou quase 487 mil mortos e infetou mais de 9,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em África, há 8.856 mortos confirmados em mais de 338 mil infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

Entre os países africanos que têm o português como língua oficial, a Guiné Equatorial lidera em número de infeções e de mortos (1.001 casos e 32 mortos), seguida da Guiné-Bissau (1.614 casos e 22 mortos), Cabo Verde (1.003 casos e oito mortos), Moçambique (788 casos e cinco mortos), São Tomé e Príncipe (710 casos e 13 mortos) e Angola (212 infetados e 10 mortos).

O Brasil é o país lusófono mais afetado pela pandemia e um dos mais atingidos no mundo, ao contabilizar o segundo número de infetados e de mortos (mais de 1,22 milhões de casos e 54.971 óbitos), depois dos Estados Unidos.

In LUSA

Braima Camará (Bá di Povo), líder do Movimento Para Alternância Democrática o (MADEM G-15), em sua tera natal Rio GÊBA...


Gaitu Balde

Comemorações do 75º aniversário das Nações Unidas


A CARTA



ONU na Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Ministra da Função Pública dirige mensagem aos servidores públicos no âmbito da comemeração do Dia Africano da Administração Pública, 23 de Junho...


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: As ONGs continuam a dar assitência aos mais carrenciados no âmbito de Covid-19...



TGB Televisão da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Autoridades Nacionais procuram soluções concertadas para ordem e segurança nas vias públicas...


TGB Televisão da Guiné-Bissau

Albano Barai numa pequena reportagem.



Aliu Cande

Convocatória para sessões de entrevista e avaliação de concurso que iniciará na próxima segunda feira, 29/06/2020. De concurso Público aberto pela CMB no passado dia 09 de corrente mês de junho



Bedante Nhanru

Guiné-Bissau - Já deu início vacina contra poliomielite para se prevenir e combater o COVID-19.

CONVOCATORIA: Convoca se todos os filhos e amigos de Sector de Empada de q vai se realizar uma reuniao amanha dia 27/06/2020 no Bairro Ajuda em casa de Sao Ramos

ORDEM DO DIA:
1- Informaçao geral.
2-Preparativo de serimonia da entrega do apoio a hospital no dia 03 de julho.
3-Diversos.














Fonte: Sene Baba Mane

JORNADA PARLAMENTAR DO PRS 26 e 27 de JUNHO

BANCADA PARLAMENTAR DO PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL


No quadro dos preparativos para a Sessão Plenária Parlamentar de Junho desta X* Legislatura, a Bancada Parlamentar considerou pertinente convocar os Deputados do PRS, para uma Jornada Parlamentar que tem por objetivo informar e enquadrar a todos a volta do que será o assunto cimeiro da referida sessão.

Convidado Dr. Joaquim Balde

Líder de Bancada Parlamentar Eng. Daniel Sulemane Embalo






Bissau 26 de Junho de 2020

Prs Bissau

PANDEMIA - Governo da Guiné-Bissau admite retomar ano letivo entre julho e setembro

O Governo da Guiné-Bissau admitiu retomar as aulas no país para que o ano letivo de 2019/2020, suspenso em março devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus, seja concluído entre julho e setembro.


No comunicado do Conselho de Ministros, realizado na quinta-feira, o Ministério da Educação refere que houve um consenso alcançado com vários intervenientes no processo de ensino e de aprendizagem e que o ano letivo de 2019/2020 deverá ser concluído "durante o período de 13 julho a 19 de setembro".

O regresso às aulas prevê também a criação de uma equipa de sensibilização para informar sobre o funcionamento das escolas, tendo em conta a pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O Ministério da Educação defende ainda um ajuste no calendário no ano letivo de 2020/2021 com a "obrigatoriedade de cumprimento de 218 dias letivos definidos pelo Governo, em todas as escolas públicas e privadas".

Milhares de alunos guineenses, das escolas públicas e privadas, estão sem aulas desde março, quando o Governo decidiu encerrar os estabelecimentos de ensino devido à pandemia.

Os primeiros casos de infeção por covid-19 foram detetados no país em março, o que levou o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, a decretar o estado de emergência no país, a última das quais até 25 de julho.

Segundo os últimos dados sobre a evolução da infeção por covid-19 no país fornecidos pelo Centro de Operações de Emergência de Saúde, a Guiné-Bissau tem um total acumulado de mais de 1.556 casos e 19 vítimas mortais.

In LUSA