segunda-feira, 16 de abril de 2018

ARISTIDES GOMES APELA AO “FIM DE TRANSIÇÕES” NA GUINÉ-BISSAU


O novo Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes apelou aos atores políticos guineenses a colocarem um ‘fim’ nos governos ou períodos de transição e se entenderem com base na Constituição da República.

O novo Chefe de Executivo guineense falava na cerimónia da sua tomada de posse, na tarde desta segunda-feira, 16 de Abril de 2018. Gomes ressalvou que a eficacidade da sua missão dependerá primeiramente da colaboração que o Presidente da República, José Mário Vaz lhe manifestou, assim como da colaboração de toda classe política nacional.

Aristides Gomes agradece a confiança nele depositada para ser o ponto de equilíbrio entre as formações políticas nacionais, a sociedade civil e o Presidente da República. E pediu a colaboração de todos para poder conduzir da melhor forma possível o período que conduz o país às eleições legislativas.

“Eu serei um animador, na base dos princípios constitucionais estabelecidos e também das questões que orientaram o Acordo de Conacri”, nota Gomes. Lembrou ainda as dificuldades havidas para ultrapassar a crise política, enaltecendo igualmente o acordo alcançado em Lomé, capital togolesa. Neste particular, apelou ainda aos políticos no sentido de trabalharem para que o país não volte mais aos períodos de transição.

A tomada de posse de Aristides Gomes foi marcada por um ambiente de festa na sede do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), onde ouvia-se gritos de alegria e palmas, sobretudo, quando a caravana de segurança que seguia o recém-empossado Primeiro-Ministro passava em frente da sede dos libertadores.

Por seu lado, o presidente do PAIGC dirigiu-se a pé da sede do seu partido até ao Palácio presidencial depois da chegada do nomeado Chefe do Executivo guineense, Aristides Gomes. Domingos Simões Pereira também foi acompanhado com salvas de palmas até pisar os pés no tapete vermelho da Presidência da Republica, com seu pseudônimo ‘Matchu’  a ser entoado pelos militantes e simpatizantes que se encontravam na sua sede.

Recorde-se que o ato de posse do novo Primeiro-Ministro, Aristides Gomes foi presenciado pelos corpos diplomáticos acreditados no país, assim como pelo presidente da Assembleia Nacional Popular (Cipriano Cassamá), presidente do Supremo Tribunal da Justiça (Paulo Sanhá), Procurador-Geral da República (Bacari Biai), presidente do Tribunal de Contas (Dionísio Cabi) e por chefias militares.

Aristides Gomes nomeado por Decreto Presidencial N.º06/2018 é o sétimo primeiro-ministro da nona legislatura [abril 2014 – 2018], substituindo assim no cargo governamental, o demitido pelo Decreto Presidencial N.°05/2018,  Artur Silva.


Por: Sene Camará
Foto: Marcelo Na Ritche

OdemocrataGB

Jomav jurava de ser o melhor presidente da republica de Guiné-Bissau

Deus ouvio o desejo do santo José Mario VAZ e à 9a legislatura vai chegar o fim, o que nunca tinha aconticido na historia Democratica no solo de Amilcar Cabral "Guiné-Bissau"

Viva o povo Guineense
Viva o presidente da republica "Dr. José Mario VAZ
Viva a Força de Inteligência Internacional.

Estamos a trabahar! para o bem estar do povo Guineense.

Fonte: Benedito Vaz

3 irmãos orientais, certo? Errado. A que está do lado esquerdo tem 36 anos, a do direito tem 41 e no centro está a mãe delas com 63 anos.


Fatos Desconhecidos

As próximas Eleições Legislativas serão realizadas à 18 de Novembro de 2018.

Presidente da Republica da Guiné-Bissau - Na primeira audiência após a tomada de posse do novo Primeiro-MInistro, foi fixada a data para as próximas eleições. 

Tendo já auscultado anteriormente os partidos políticos e o Secretariado Executivo.


José Mário Vaz

Tomada de posse do novo Primeiro-Ministro Dr. Aristides Gomes, que terá como missão a realização de eleições legislativas ainda este ano e constituir um Governo de inclusão.








O novo primeiro-ministro espera ter o novo elenco o mais tardar até à próxima segunda-feira. À saída da sua primeira audiência com o Presidente da República, Aristides Gomes disse que o governo será formado no “estreito cumprimento” dos acordos firmados pelos partidos políticos.

 







José Mário Vaz

URGENTE/ ÚLTIMA HORA - José Mário Vaz convoca Eleições LegIslativas

Presidente da Guiné-Bissau,José Mário Vaz, marcou hoje as eleições legislativas para 18 de Novembro


Fonte: Braima Darame

Um estudo mostrou que os homens tendem a não usar camisinha se a mulher for bonita.


Alessandro Batista E as mulheres tendem a não usar camisinha quando o homem for rico!😜😜😜

Fatos Desconhecidos

Guiné-Bissau: Aristides Gomes toma posse esta segunda-feira como primeiro-ministro

Aristides Gomes tomará posse esta segunda-feira, 16 de Abril, como primeiro-ministro logo após o Presidente, José Mário Vaz, ter recebido, em audiência separadas, os partidos políticos com assento parlamentar, Presidente do Parlamento e reunir o Conselho de Estado. O Chefe de Estado guineense cumpre assim o compromisso assumido perante os Chefes de Estado e do... Ler mais

OFICIAL: ÚLTIMA HORA - O Presidente da República, José Mário Vaz demitiu Artur Silva e nomeou Aristides Gomes, primeiro-ministro da Guiné-Bissau.





OFICIAL: NOMEAÇÃO DE ARISTIDES GOMES 

Já é oficial. O presidente da república, José Mário Vaz, acaba de nomear Aristides Gomes ao cargo do primeiro-ministro

O decreto da nomeação foi antecedido do decreto que exonera Artur Silva ao cargo do primeiro-ministro. O chefe de Estado justifica a demissão pelo facto de dificuldades na formação do governo.


Neste momento o presidente da república reuniu o conselho do Estado para cumprir as formalidades para a nomeação do novo primeiro-ministro.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos

Fonte: Braima Darame radiosolmansi


O ainda primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Artur Silva acaba de entregar ao Presidente da República o pedido de demissão do cargo.


PRESIDENTE DA REPÚBLICA EXONERA ARTUR SILVA AO CARGO DO PRIMEIRO-MINISTRO

O decreto que exonera Artur Silva acaba de ser assinado pelo presidente da república, José Mário Vaz. Nele o chefe de Estado justifica o facto das dificuldades na formação do governo

Com a exoneração de Artur Silva de seguida o presidente vai, ainda hoje (segunda-feira 16), nomear e empossar o novo primeiro Aristides Gomes, fruto do consenso alcançado entre as partes durante a cimeira da CEDEAO que teve lugar este fim-de-semana em Lomé - togo.

A decisão de nomeação de Artur Silva ao cargo do primeiro-ministro faz parte da nova estratégia desenhada para a saída da crise política guineense que inclui serie de medidas que devem começar a ser implementadas ainda este mês de Abril.

O presidente prosseguiu com auscultação dos partidos políticos que terminou a instantes, a saída PAIGC E PRS manifestaram total disponibilidade em trabalhar para o fim da crise.

Vicente Fernandes do PCD também manifestou a sua disponibilidade e concorda com o novo primeiro-ministro e enaltece a abertura do presidente em pôr fim a crise que criou.

A mesma opinião tem os lideres de união para mudança PND, neste momento o presidente da republica reuniu o conselho do Estado para cumprir as formalidades para a nomeação do novo primeiro-ministro. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amade Djuf Djalo

Fonte: Braima Darame /  radiosolmansi

Serviço de Pediatria do Hospital Nacional Simão Mendes, o maior centro hospitalar da Guiné-Bissau, em greve. Notícia em atualização...


A greve de dois dias decretada pelo serviço de pediatria do Hospital Nacional Simão Mendes, o maior centro Hospitalar da Guiné-Bissau, está suspensa, disse hoje (16 de Abril 2018) a Rádio Jovem o ministro cessante da Saúde Publica, Carlitos Barai.

Após várias horas de negociações entre o sindicato dos funcionários, direção do hospital e o ministério da Saúde Pública, o executivo comprometeu-se em pagar o subsídio ora revindicado pelos funcionários do referido serviço, assim que o novo governo tome suas funções.

Carlitos Barai, embora reconhece que o tal subsidio não está institucionalizado, mas garante que o novo executivo vai encontrar a solução para tais revindicações dos funcionários.

Após as negociações entre as partes, o presidente do sindicato dos funcionários afetado ao serviço da pediatria, escusou-se a dar declaração a imprensa, apesar da insistência dos jornalistas.

Contudo prometeu reagir sobre o assunto nos próximos dias, sobre a situação.


De recordar que o sindicato está a reivindicar o pagamento dos subsídios aos funcionários daquela área hospitalar.

Rádio Jovem Bissau


Fumo branco na resolução da crise política guineense?

Depois do consenso alcançado entre os partidos, Aristides Gomes entra em funções esta segunda-feira como novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, no lugar de Artur Silva. Parlamento deve reabrir na quinta-feira.

Assembleia Nacional Popular está bloqueada há mais de dois anos devido às divergências entre partidos

Espera-se uma semana de muita movimentação política na Guiné-Bissau. Depois da realização, no sábado (14.04), da cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), em Lomé, capital do Togo,  as autoridades políticas desdobram-se em contactos para a aplicação das recomendações do encontro.

Aristides Gomes, que já foi primeiro-ministro, substitui agora Artur Silva na chefia do Governo. Este é o resultado do consenso político alcançado em Lomé entre os dois principais partidos políticos guineenses, o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o Partido da Renovação Social (PRS), informou este domingo (15.04) o Presidente José Mário Vaz.

Aristides Gomes, uma figura muita próxima do atual presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira, formará um governo que terá a missão de organizar as próximas eleições legislativas. O chefe de Estado garantiu fixar a data de 18 de novembro de 2018 como o dia das eleições legislativas. Será o sétimo primeiro-ministro na era José Mário Vaz, Presidente da República desde 2014. 

Reabertura do Parlamento

O presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, convocou para esta terça-feira (17.04) uma reunião de urgência da Comissão Permanente do Parlamento para agendar a reabertura do Parlamento para 19 de abril, próxima quinta-feira.

A Assembleia Nacional Popular está bloqueada há quase dois anos devido às divergências entre os partidos.

"A partir de agora, o Parlamento assumirá a sua responsabilidade que permitirá ao novo primeiro-ministro formar o seu Governo", afirmou Cipriano Cassamá.

PAIGC e PRS satisfeitos

Domingos Simões Pereira, presidente do PAIGC, disse que o novo Governo será formado pelos partidos com representação parlamentar, de uma maneira proporcional e em função dos mandatos no Parlamento, tal como prevê o Acordo de Conacri.

"Vamos acreditar que aquilo que não entendíamos ficou esclarecido, disse Domingos Simões Pereira, congratulando-se com a escolha do novo primeiro-ministro. "Não pode haver prova mais evidente da vontade do PAIGC de que em matérias desta natureza não se trata de intenções, escolhas e preferências, trata-se de colocar o interesse dos guineenses em primeiro lugar", frisou.

A chefe da delegação do Partido da Renovação Social (PRS), que esteve em Lomé, manifesta-se satisfeita com os resultados da cimeira. Martina Moniz afirma também que novo Governo será formado no âmbito do cumprimento do Acordo de Conacri.

"Na cimeira não conversamos sobre as pastas. Falamos sobre o Governo de consenso, mas sobre as pastas vamos ter que negociar com o PAIGC, com base no que está no Acordo de Conacri."

DW

Mariah Carey agradece apoio do público após ter revelado que é bipolar

"Sinto-me inspirada por cada uma das vossas histórias e motivada pelo vosso apoio esmagador", afirmou a cantora.


Dias depois de ter assumido publicamente que foi diagnostica com um transtorno bipolar em 2001, Mariah Carey usou as redes sociais para agradecer o apoio dos fãs.

“Tenho trabalhado arduamente, sinto-me inspirada por cada uma das vossas histórias e motivada pelo vosso apoio esmagador. Vamos continuar a encorajar-nos nas nossas jornadas”, escreveu a cantora na legenda de uma imagem, tirada durante uma produção fotográfica.

Recorde-se que Mariah assumiu a sua doença na capa da mais recente edição da revista People.


NAOM

Beber champanhe diariamente pode prevenir demência e Alzheimer

Três copos por dia prometem mantê-lo longe do médico. Sacie a sua sede.


A comunidade científica apurou que beber três copos de champanhe diariamente pode ajudar a prevenir o aparecimento de demência e de Alzheimer. Uma substância encontrada nas bebidas borbulhantes pinot noir e pinot meunier, mais concretamente as uvas pretas que as compõe, repele o desenvolvimento de doenças cerebrais e contribui para o aumento da chamada memória espacial.

O estudo realizado em ratos, foi conduzido por investigadores da Universidade de Reading, no Reino Unido. Jeremy Spencer, um dos académicos envolvidos no projeto de investigação, disse à publicação britânica Mail on Sunday que, “os resultados foram dramáticos”.

E acrescentou: “Esta pesquisa é deveras emocionante porque ilustra, pela primeira vez, que o consumo moderado de champanhe tem o potencial para influenciar as funções cognitivas, sobretudo a memória”.

Os investigadores esperam agora conseguir realizar os mesmos testes em pensionistas. Entretanto, um representante da instituição Alzheimer's Society, descreveu os resultados como “interessantes”, mas acrescentou: “são sem dúvida necessárias pesquisas adicionais”.

NAOM

ÚLTIMA HORA: GUINÉ-BISSAU!


(19 de Abril 2018) Oficializada a Reabertura Incondicional da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau com presença de todos os Deputados da Nação.

Depois de dois anos de Bloqueio, ontem na CIMEIRA de Lomé os Chefes de Estados da CEDEAO chegaram a conclusão de resolução definitiva do problema guineense.

Ordem de trabalho:

1. Renovação do Mandato de Deputados; 
2. Escolha do Presidente da CNE (Comissão Nacional da Eleiçõe);

Fonte: RPRS DIÁSPORA 15.04.18

Prs Diáspora

Imigrantes de países africanos em Israel libertados

immigrants deixaram a prisão de Saharonim, no deserto de Negueve

Decisão foi tomada pelo Tribunal Supremo e beneficiou mais de duas centenas

O Tribunal Supremo de Israel ordenou a libertação neste domingo, 15, de mais de 200 imigrantes de países africanos detidos numa prisão no sul de Israel.

Os juízes do tribunal decidiram na semana passada que caso o Governo de Benjamin Netanyahu não chegasse a um acordo com um país terceiro para receber esses imigrantes, eles teria de ser libertados hoje.

Os serviços de imigração anunciaram que as libertações foram feitas "em virtude de uma (recente) decisão da Suprema Corte" e porque "ainda estão em curso as negociações entre o Estado de Israel e um terceiro país" para receber os migrantes.

Cerca de 40 mil imigrantes estão em Israel em situação ilegal, na maioria sudaneses e eritreus.

O Governo de Netanyahu anunciou há meses que iria deportá-los para outros países, mas esta iniciativa tem sido muito criticada.

Há duas semanas, o primeiro-ministro recuou na sua decisão de fazer um acordo com a ONU para enviar cerca de metade dos imigrantes para países ocidentais, como Canadá, Itália e Alemanha que estavam dispostos a recebê-los e decidiu que serão distribuídos por todo o país, em vez continuarem concentrados no sul de Telavive, até encontrar uma solução definitiva.

VOA