terça-feira, 14 de setembro de 2021

Cabo Verde vai colocar na Guiné-Bissau navios de transporte

 Governos de Bissau e da Praia assinam Protocolo de Acordo no domínio dos Transportes e Económica Marítima.

O ministro dos Transportes e Comunicações da Guiné-Bissau, Augusto Gomes, anunciou hoje que Cabo Verde vai disponibilizar dois navios para as ligações entre Bissau e algumas ilhas do país e o transporte de passageiros e cargas.

O acordo de princípio para vinda dos navios "Liberdade" e "Creola" foi alcançado no final de uma visita de trabalho de quatro dias do ministro do Mar cabo-verdiano, Paulo Lima Veiga.

O ministro dos Transportes da Guiné-Bissau sublinhou, no entanto, que a disponibilização dos navios da empresa pública cabo-verdiana depende da avaliação que deve ser feita às rampas de atracagem nos portos de Bissau e das ilhas Bijagós.

"A entrega dos navios é para curto prazo, mas neste momento estamos a avaliar as infraestruturas, nomeadamente as rampas e os cais, porque são navios com características para transportar pessoas e as viaturas", explicou Augusto Gomes.

As duas partes querem que os dois navios comecem a operar ainda no decurso deste ano, mas se não forem melhoradas as rampas e os cais de atracagem, Cabo Verde vai disponibilizar um outro navio que consiga encostar, "sem problemas", notou o governante guineense.

Para o ministro cabo-verdiano do Mar, Paulo Lima Viegas, além do problema das rampas e cais de atracagem, a amplitude da maré nas ilhas de Bijagós e em Bissau constituem outros dos constrangimentos que devem ser resolvidos.

Ainda não está clara a forma de gestão da futura parceria, mas o governante cabo-verdiano admite a possibilidade de ser criado um consórcio ou apenas ser assinado um protocolo de entendimento, com cunho empresarial e que tenha apoio político, frisou.

Ministério das Finanças - Sindicato de Base dos funcionários ameaça sair às ruas para “exigir respeito” aos seus direitos

Bissau, 14 Set 21 (ANG) – O Sindicato de Base dos Funcionários do Ministério das Finanças (SBFMF), avisou hoje vai sair às  ruas nos próximos dias, caso o governo  não respeitar os seus direitos.

Em conferência de imprensa, o Porta-voz do Sindicato dos Funcionários do Ministério das Finanças, Malam Home Indjai, exigiu ao executivo a conclusão da liquidação da dívida de nove meses de salário em atraso contraida com os funcionários, que ainda recebem pela via de folha “A-4”, segundo noticiou a Rádio Difusão Nacional (RDN).

 O Sindicato exige ainda a revogação incondicional da circular feita pelo Secretário-geral do Ministério das Finanças, que ordena a interditação de acesso à alguns funcionários aos seus postos de serviço, por  não terem sido selecionados pelos seus Directores de Serviço.

“Exigimos ainda a devolução do montante descontado aos funcionários do Ministério das Finanças conforme a decisão do Primeiro-ministro”, diz  o Porta-voz.

O mesmo sindicato ainda exige  a revogação dos contratos que considera de ilegais, atribuidos aos familiares e amigos dos funcionários reformados do Banco Central de Estados de África Ocidental(BCEAO), Bancos Comerciais e filhos de alguns membros do actual governo, assinado pelo ministro das Finanças, Aladje João Mamadú Fadia, através dos quais se procedeu a substituição de alguns funcionários  afectos à Direcção Geral do Tesouro e à Contabilidade Pública.

“Exigimos a revogação imediata, do cruel despacho do Primeiro-ministro, Nuno Gomes Nabiam, que suspende apoios financeiros para  tratamento médico dos funcionários públicos, porque temos a conciência de que o referido despacho é contraditório e violador do Estatuto do Pessoal da Administração Pública”, referiu Malam Indjai. 

ANG/LLA/ÂC//SG