segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUER QUE 2018 SEJA ANO DE RECONCILIAÇÃO

O Presidente da República assegurou esta segunda-feira (08 de Janeiro) que 2018 será o ano crucial para reconciliação nacional no país.

José Mário Vaz que falava durante o cumprimento do novo ano por parte do governo, chefias militares como também poder judicial e legislativo disse igualmente que o ano 2018 deve constituir um ano de renovar as perspectivas para o país e trabalhar para melhoria de condição de vida dos guineenses.

«Este ano novo será o ano para a reconciliação nacional e de renovar as perspectivas para o país ou seja trabalharmos arduamente para a melhoria de condições da vida dos guineenses. Façamos de 2018 o ano de reconciliação. O papel do republicano e em particular das nossas forças de defesa e segurança tem sido um dos factores importantes para que possamos exercer o nosso direito democrático», lembra José Mário Vaz. 

Ao governo José Mário Vaz disse estar esperançado que no ano 2018 haverá novos desafios para a governação e manutenção das conquistas de paz e de estabilidade na Guiné Bissau. “Iniciamos o ano 2018 com o renovar de esperança de fazer mais e melhor para o nosso povo. Este ano certamente teremos novos desafios para a governação e acima de tudo é importante manter as nossas conquistas que é de paz e estabilidade no país e trabalhar para que o dinheiro de estado entre no cofre do estado e “Mon na lama” (projecto da fundação de José Mário Vaz) para a erradicação da fome e da pobreza”, enalteceu o presidente. 

Entretanto, primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo, lembrou que o executivo que lidera fez tudo o que lhe competia para servir o povo mesmo sem programa apresentado na Assembleia Nacional Popular para depois realçar que seu executivo verificou melhorias substâncias nos principais sectores da governação nomeadamente nas áreas financeiras, defesa, segurança, energia “tudo graças ao forte empenho dos membros deste governo que tudo fizeram para servir o país”.

Na ocasião, o presidente do Supremo Tribunal da Justiça, Paulo Sanha, exortou ao Procurador-Geral da República maior serenidade, sugerindo que o responsável máximo do ministério público consulte de forma aturada e técnica e os processos de que falou recentemente.

«Queremos exortar ao Procurador-geral da República maior serenidade. Manter-se a propensão pela verborreia na comunicação social, é indispensável a bem do cumprimento do dever de informar a comunidade jurídica e a população em geral sobre o andamento dos processos com verdade na posse de elementos jurídicos carreados nos autos e com responsabilidade sob pena de, no lugar de contribuirmos para a pacificação social, lançarmos combustíveis na tensão política. Aconselhamos o Procurador-geral que consulte de forma aturada e técnica os processos que referiu recentemente na comunicação social e o convidamos a ler o acórdão de justiça Constitucional mencionado. O judiciário, enquanto órgão da soberania pacificador e delineador dos conflitos sociais, não deve fazer parte deles», aconselha o presidente do Supremo Tribunal de Justiça.

De recordar que durante uma entrevista a Rádio Sol Mansi, o Procurador-geral da República Bacari Biai anunciou que a investigação dos casos de assassino de João Bernardo Vieira e Tagme Na Wai ficou prejudicado com a decisão do Tribunal Constitucional (incorporado no Supremo Tribunal de Justiça) que determinou seis meses como prazo para a investigação desses casos.

Sublinhe-se que o presidente da República, José Mário Vaz, recebeu igualmente o cumprimento de Assembleia Nacional Popular com ausência notável do presidente, primeiro vice-presidente, segunda Secretária, deputados da bancada parlamentar do PAIGC e da União para Mudança.

Por: Marcelino Iambi
Radiosolmansi

GRUPO DOS 15 CONSIDERA DE FALSA A INTENÇÃO DA REINTEGRAÇÕES NO PAIGC

O grupo dos 15 deputados expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC) considera de triste, deplorável e enganadora a intenção da sua reintegração no partido libertador e a consequente participação do nono congresso

A consideração vem expressa num comunicado de imprensa que a Rádio Sol Mansi (RSM) tem acesso, esta segunda-feira (08), na sequência da decisão saída, este domingo, na reunião do comité central do PAIGC.

Os 15 consideram ainda que a intenção do PAIGC serve para “lançar poeira” nos olhos dos militantes do partido, dos guineenses e da comunidade internacional.

No mesmo comunicado á imprensa o grupo dos 15 acusa o líder do parlamento e a bancada parlamentar do PAIGC de ter ocultado informações aos 15 relativamente a data do cumprimento do novo ao presidente da república.

Os 15 lembram ainda que nunca aceitou acatar o Acórdão nº3/2016, de 25 de Janeiro, da comissão permanente da Assembleia (parlamento) sobre a perda de mandatos dos deputados e a retoma Pelina das suas actividades no parlamento.

O presidente da república recebeu, esta segunda-feira (08), o cumprimento do novo ano por parte do governo, chefias militares como também poder judicial e legislativo.

No encontro estava ausente o presidente, primeiro vice-presidente, segunda Secretária do parlamento, deputados da bancada parlamentar do PAIGC e da União para Mudança. 

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos
Radiosolmansi

O preço da Presidência: o primeiro e o último retrato de Barack Obama como presidente, em janeiro de 2009 e janeiro de 2017, respectivamente.



Achei Curioso


Post a todos os noivos.


Dez (10) segredos de ouro do casamento:

Para aqueles que são casados e aqueles que se preparam para casar em breve

1. Pessoas com quem você se casar tem uma fraqueza
Só Deus não tem fraqueza. Cada flor rosa tem o seu próprio espinho. Se se concentrar demasiado na fraqueza do seu cônjuge, não pode tirar o melhor da sua força.

2. Todos vocês se casam tem uma história sombria
Ninguém é um anjo, portanto, evita cavar o passado. O que importa é a vida atual do seu parceiro. As coisas velhas estão passadas. Tenta perdoar e esquecer. O passado não pode ser alterado. Por isso, concentra-te no presente e no futuro!

3. Cada casamento tem desafios próprios
O casamento não é uma cama de rosas. Todos os casamentos brilhantes foram através do seu próprio teste de fogo quente e excruciante. O verdadeiro amor é provado em tempo de desafio. Luta pelo teu casamento! Faça a sua mente para ficar com o seu cônjuge em tempo de necessidades. Lembra-te que este é o voto que fizeste no dia do teu casamento!

4. Cada casamento tem diferentes níveis de sucesso
Não compares o teu casamento com ninguém! Nunca podemos ser iguais, alguns vão estar longe e outros para trás. Para evitar o casamento, seja paciente, trabalhe duro e com o tempo, seus sonhos de casamento se deve.

5. Para casar é declarar uma guerra
Quando casares, tens de declarar uma guerra contra os inimigos do casamento. Alguns dos inimigos do casamento são: ignorância, perdão, adultério, influência de terceiros, avareza, teimosia, falta de amor, grosseria, bateria de esposa, preguiça, divórcio etc. Prepara-te para lutar para manter a tua zona de casamento.

6. Não há casamento perfeito
Não há casamento pronto em lado nenhum. O casamento é trabalho duro, voluntário e perfeito. O casamento é como um carro com óleo de engrenagem, caixa de velocidades, problemas nas costas e se estas partes não forem devidamente mantidas, o carro vai parar algures ao longo da estrada e expor o ocupante a circunstâncias insalubres. Muitos de nós são descuidados com o nosso casamento. Se estiverem, por favor prestem atenção ao vosso casamento.

7. Deus não pode te dar a pessoa completa que você deseja
Ele te dá, ele ou ela, sob a forma de matérias-primas, para que você o que desejas. Podes desejar uma mulher que possa rezar durante 1 horas, mas a tua mulher só pode rezar por 30 minutos. Com seu amor, oração e encorajamento, ela pode melhorar.

8. Para se casar é tomar um risco
Não pode prever o que vai acontecer depois do casamento, como a situação pode mudar, por isso, deixe um quarto para ajuste. A gravidez pode não vir nos próximos 4 anos. Podes Casar-te com ela porque ela é magra, mas ela torna-se 100 % mais gorda depois de uma criança. Ele pode perder o seu belo emprego durante anos que você tem que assumir a responsabilidade financeira da família até ele conseguir um novo emprego. Mas com Deus ao teu lado, vais sorrir finalmente.

9. Casamento não é um contrato, é permanente
O casamento precisa de um compromisso total, o amor é a cola que faz um casal ficar unido. O divórcio começa na mente. Nunca pense em divórcio! Nunca ameace o seu cônjuge com o divórcio. Escolha manter-se casado! Deus odeia o divórcio

10. Cada casamento tem um preço a pagar
O casamento é como uma conta bancária. É o dinheiro que deposita na sua conta bancária que pode retirar. Se não depositar amor, paz e cuidado no seu casamento, não é candidato a uma casa feliz. Não há amor livre no casamento, você não pode amar sem dar e sacrificar.

Que Deus nos dê a graça e sabedoria para construir um céu no casamento da terra.

Marriage Advice

ERUPÇÃO DE VULCÃO NA GUINÉ BISSAU OBRIGA À EVACUAÇÃO DA ILHA DE KADOVA ?????


Caros compatriotas, vejam como a comunicação social portuguesa desinforma sobre a Guiné-Bissau. Não se trata de um erro, a escolha do título desta noticia que nada tem a ver com a Guiné-Bissau, nem com África, não foi por mero acaso, foi propositada, ou seja, intencional com o objetivo de manchar a imagem do nosso país. Para esses fascistas ressabiados, o nosso país é santuário de catástrofes e todas desgraças deste mundo. Esperamos que corrijam esse falso título e peçam desculpas ao povo bissau-guineense pela mentira.

O verdadeiro título desta notícia deveria ser erupção de vulcão em Papua-Nova Guiné obriga à evacuação da ilha de Kadova.

Fonte: https://sol.sapo.pt

A erupção obrigou à retirada de toda a população que foi assistida pelas autoridades.

O vulcão entrou em erupção, tendo coberto o céu com cinzas e lava, mas não há registo de feridos, refere a agência Efe, que cita órgãos de comunicação locais.

O despertar do vulcão ocorreu pelo meio dia desta sexta-feira, e desde então, "entre 50 e 60% da ilha está coberta de resíduos vulcânicos", avançou o Observatório da Vulcanologia de Rabaul ao portal de notícias "Loop".

Os especialistas detetaram nas últimas 24 horas um aumento na violência das emissões.

"Devido à inclinação da ilha, são possíveis deslizamentos de terra que, juntamente com a natureza explosiva do magma, podem gerar um tsunami", indicam os especialistas.

Notícia relacionada: 

Evacuadas 600 pessoas em Papua-Nova Guiné por erupção vulcânica

Cerca de 600 moradores de uma pequena ilha de Papua-Nova Guiné foram evacuados após a erupção de um vulcão que se acreditava estar adormecido, e que expele uma "contínua coluna" de cinzas, indicaram fontes oficiais e meios locais.

O vulcão, localizado na ilha de Kadovar (norte), tem uma altura de em torno de 500 metros e sua erupção começou na sexta-feira, segundo o centro vulcanológico local.

A ONG Samaritan Aviation assegurou que todos os moradores da ilha foram retirados.

A Papua-Nova Guiné, país no sudoeste do Oceano Pacífico e situado ao norte da Austrália, está localizada no "círculo de fogo" do Pacífico, onde há intensa atividade sísmica e vulcânica.

* AFP, em https://gauchazh.clicrbs.com.br

Publicada por Bambaram di Padida à(s) 10:00:00 

Governo de Cabo Verde aprova aumento do salário mínimo para 13 mil escudos

O governo de Cabo Verde aprovou o aumento do salário mínimo para os trabalhadores por conta de outrem de 11 mil para 13 mil escudos (141 dólares), disse na passada semana na Praia o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire.

“Estamos a cumprir basicamente o que foi acordado a nível de Concertação Social que é durante o ano de 2018 aumentar o salário mínimo nacional de 11 mil para 13 mil escudos”, disse o porta-voz da reunião, lembrando que o objectivo do governo é aumentar este salário para 15 mil escudos até ao final da legislatura (2021).

Fernando Elísio Freire frisou que essa medida, que se destina ao sector privado da economia, não tem impacto orçamental para o Estado, uma vez que, além de não se lhe aplicar, a Administração Pública do país já paga salários superiores. 

(Macauhub)