terça-feira, 18 de maio de 2021

Declarações à imprensa dos presidentes da Guiné-Bissau e de Portugal

O Presidente português visita os parlamentares. Marcelo termina daqui a pouco a sua visita oficial à Guiné-Bissau 🇬🇼

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Rádio Jovem Bissau 

Portugal deve ser mais criterioso na abordagem de determinadas questões -- PAIGC

Sapo.pt

O líder PAIGC, Domingos Simões Pereira, afirmou hoje que Portugal deve ser mais criterioso na forma como aborda determinadas questões e que não está em guerra com o Presidente português.

Domingos Simões Pereira, presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), falava no final de um encontro com o Presidente português na residência do embaixador de Portugal, em Bissau.

"Eu não estive nunca em guerra com o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Não há aqui pazes entre gente que não está em guerra", disse Domingos Simões Pereira, quando questionado se tinha feito as pazes com o Presidente português.

O líder do PAIGC explicou que se tratou de um encontro de cortesia e que serviu para "explicar melhor" a posição do partido sobre a visita oficial que Marcelo Rebelo de Sousa fez a Bissau.

O Presidente português iniciou segunda-feira uma visita oficial a Bissau, que termina hoje, e que foi criticada pelo PAIGC.

"A visita de qualquer estadista português é sempre um momento muito especial para o povo guineense, contudo há a necessidade de se ter atenção para não emprestar oportunidades de branqueamento, que não devem ser aceitáveis", apontou Domingos Simões Pereira.

Para o líder do PAIGC, a Guiné-Bissau tem atualmente um "regime autoritário, um Presidente da República autoproclamado, e que se baseia em algo que ele próprio intitulou de simbólico para a partir daí tomar um conjunto de decisões que vão contra" a Constituição da Guiné-Bissau.

"Mas tudo isto já era do conhecimento do Presidente Rebelo de Sousa. Chamamos a atenção para a necessidade de Portugal ser mais cuidadoso e mais criterioso na forma como aborda determinadas questões", salientou.

"Muitas visitas podem ser mais uma visita, a visita de um dignitário de Portugal pode e deve significar bastante mais, porque tem uma responsabilidade histórica, e é à volta dessa responsabilidade histórica que tem de se posicionar, senão fica desfasado e aí é complicada", sublinhou.

Para Domingos Simões Pereira, é importante o chefe de Estado português perceber "quais são os desafios que o povo guineense enfrenta e como é que Portugal deve equacionar essa parceria, que de facto deve existir".

O líder do PAIGC salientou também que o regime democrático não se faz sem o respeito da lei e, por isso, os deputados do seu partido no parlamento recusaram participar no encontro com o Presidente português.

Segundo Domingos Simões Pereira, Portugal tem obrigação de saber que o atual chefe de Estado guineense não tomou posse numa assembleia legalmente constituída e que o Governo no poder resulta de uma iniciativa presidencial, o que considerou uma "aberração num sistema de governo semipresidencialista".

"Finalmente, quantos cidadãos políticos, deputados da nação, jornalistas, cidadãos anónimos, foram agredidos durante esta vigência do mandato, também esperamos que o Presidente Rebelo de Sousa tenha alguma resposta em relação a estas questões, porque ele tem uma responsabilidade em relação a isso", concluiu.

Antes de reunir-se com o líder do PAIGC, o Presidente português recebeu o coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Braima Camará, e o presidente do Partido da Renovação Social (PRS), Alberto Nambeia.

O PAIGC venceu as eleições legislativas de 2019, mas após ter tomado posse como Presidente, Umaro Sissoco Embaló demitiu o Governo liderado por Aristides Gomes e formou um composto pelo Madem-G15, PRS, APU-PDGB e outros movimentos, que o apoiaram na segunda volta das presidenciais.

MSE // LFS

Lusa/Fim

PM Nuno Gomes Nabiam recebe Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio do governo.



RadioBantaba  

PRESIDENTE SÃO-TOMENSE ESTÁ EM BISSAU PARA UMA VISITA OFICIAL DE CINCO DIAS

Mauricio Odemocrata   18/05/2021

O Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Evaristo do Espírito Santo Carvalho, chegou ao país da noite desta terça-feira, 18 de maio de 2021, para uma visita oficial de cinco dias. No aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, Carvalho foi recebido pelo Vice-primeiro-ministro, Soares Sambú, sem nenhuma declaração à imprensa.

O chefe de Estado São-tomense chegou a Guiné-Bissau proveniente do seu país num vou comercial da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP).

Segundo a agenda a que o jornal O Democrata teve acesso, Evaristo do Espírito Santo Carvalho manterá encontro com o seu homólogo guineense, Umaro Sissoco Embaló, no Palácio da república, e deverá assinar acordos de cooperação bilateral entre os dois países em vários domínios. 

“Vai também depositar oferenda floral no jazigo do saudoso Amílcar Cabral na Fortaleza de Amura e encontrar-se-á com presidente do parlamento guineense”, lê-se.

O mesmo programa indica ainda que Evaristo do Espírito Santo Carvalho poderá passar os últimos dias da sua visita nas ilhas do arquipélago de Bijagós.

Por: Aguinaldo Ampa

Foto: Marcelo Na Ritche 

Veja Também:

Chegou ao país o Presidente da República Democrática de São Tomé  para uma visita que vai decorrer nos dias 18 à 22 do corrente mês



Madem-G15 recebido pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa

A delegação do Madem-G15, liderado pelo seu Coordenador Nacional Braima Camara, foram primeiros a serem Recebidos pelo visitante Marcelo

Estamos a Trabalhar

President Muhammadu Buhari received by French President Emmanuel Macron at the Elysee palace in Paris, France on 17th May 2021

Receção pela população guineense na chegada a Bissau

Presidencia.pt  17 de maio de 2021

O Presidente da República chegou, esta tarde, à Guiné-Bissau para uma Visita Oficial, tendo sido recebido pela população guineense que o saudou ao longo de todo o caminho entre o aeroporto e o centro da capital guineense.

No Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, a Ministra de Estado, dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa, recebeu o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Na chegada, estiveram também presentes, o Embaixador de Portugal em Bissau, José Rui Velez Caroço, o Embaixador da Guiné-Bissau em Lisboa, Hélder Vaz Lopes, e os Embaixadores dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da União Europeia residentes em Bissau.

Chegada a Bissau para a Visita Oficial à Guiné-Bissau

Mamadu Saído Baldé é novo presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau.

Em atualização......

Guiné-Bissau: Recepção oficial do Presidente da República Portuguesa Professor Marcelo Rebelo de Sousa

 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

The Ambassador-Designate of the Federal Republic of Nigeria to the Republic of Guinea-Bissau, H.E. John James Usanga has arrived Bissau.

The Ambassador -Designate whom arrived with members of his family was given a very warm and excellent reception by staff of the Nigerian Embassy in Bissau led by the CDA ai, Mr. Anthony John Ebipador and members of the Nigerian community, including the host authorities.


 Ministry of Foreign Affairs, Nigeria

PALÁCIO REPÚBLICA: Umaro Sissoco Embalo recebe Marcelo Rebelo de Sousa.

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa chegou a instalações da RTP

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

By RadioBantaba

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa deposita coroa de flores no túmulo de Amílcar Cabral na Fortaleza de Amura em Bissau.

Há 31 anos que um Presidente da República português não visitava a Guiné-Bissau.

O presidente Marcelo Rebelo de Sousa chegou a instalação de Amura

Veja Também:

No âmbito da visita oficial do Presidente da República Portuguesa, Prof. Doutor Marcelo rebelo de Sousa visitou Fortaleza da Amura para deposição de coroas de flores nos túmulos de Amílcar Cabral e João Bernardo "Nino" Vieira, em homenagem aos heróis da luta da independência.














Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló 

Plano de Ação de Resposta Sanitária à Pandemia COVID19 nos PALOP e Timor-Leste

Camões, I.P.  17 maio 2021

A Cooperação Portuguesa, através da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos, realizou de 1 a 11 de maio de 2021, em Bissau, a componente prática do Curso de Abordagem e Tratamento do Doente Crítico COVID-19.

A formação, ministrada por dois médicos e dois enfermeiros portugueses, teve por objetivo formar médicos e enfermeiros guineenses do Hospital Nacional Simão Mendes e do Hospital de Cumura, ambos a realizar atendimento COVID-19.

Prevê-se a continuidade desta formação prática durante o mês de setembro de 2021.

Esta ação realizou-se no quadro da Cooperação Triangular Portugal, Guiné-Bissau e Israel, promovida pelo Camões, I.P. e a Agência Israelita de Cooperação Internacional para a Cooperação para o Desenvolvimento.

Esta missão foi objeto de uma reportagem da RTP África, acessível aqui (minuto 9’47).

#CamõesIP #Cooperação

[OPORTUNIDADE DE TRABALHO- Instituto Nacional de Estatística (INE)]......Entrega de candidaturas até 21 de maio de 2021

Fonte: Janna Barbosa

PR/Guiné-Bissau: Marcelo saudado por multidão ao longo de oito quilómetros durante duas horas

O Presidente português foi esta noite saudado por uma multidão à chegada a Bissau, milhares de pessoas espalhadas continuamente ao longo de cerca de oito quilómetros

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, foi esta noite saudado por uma multidão à chegada a Bissau, milhares de pessoas espalhadas continuamente ao longo dos cerca de oito quilómetros que distanciam o aeroporto do centro da cidade.

O chefe de Estado português levou duas horas a percorrer este trajeto, pela Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria, grande parte do tempo acenando empoleirado na porta da viatura onde seguia acompanhado pela ministra de Estado e dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, Suzi Barbosa.

Marcelo Rebelo de Sousa saiu várias vezes do carro para ir ao encontro da multidão efusiva, provocando grande agitação nas forças de segurança. À sua passagem, pessoas corriam e gritavam “Presi, Presi”, outras agradeciam a sua vinda, ao fim 31 anos sem uma visita oficial de um Presidente português a este país.

Também se ouvia o nome do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, e pedidos de vistos para entrar em Portugal: “Visa, visa”.

Já no final da avenida, artistas cantavam e dançavam num palco improvisado no cimo de um camião, que acompanhou parte do percurso da longa comitiva de Marcelo Rebelo de Sousa, composta por dezenas de viaturas.

O chefe de Estado saiu do Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira pelas 20:10 locais (21:10 em Lisboa) e chegou ao destino, uma unidade hoteleira onde o esperavam representantes da comunidade portuguesa na Guiné-Bissau, duas horas depois.

Já junto ao hotel, ainda fez um desvio para ir cumprimentar mais pessoas que se concentravam do outro lado da estrada.

IEL/MSE // RBF

LUSA