sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Uma foto de lendas!

Vladimir Putin, Maradona, Pelé, Jay-Jay Okocha, nwankwo kanu, Samuel Eto ' o...

#Hala_Madrid
Real Madrid fans club Afrique

NO TERRA NA SABI SO HORA KU BANDIDOS TUDO BAI CALABUS.

CIPRIANO CASSAMA APANHADO NA TEIA DE VENDAS DE PASSAPORTES DIPLOMATICOS E NA PROMOÇÃO DE IMIGRAÇÃO ILEGAL.

MINISTÉRIO PÚBLICO TEM PALABRA.

AS IMAGENS FALAM POR SI.








Fonte: NO TERRA SABI 

ULTIMA HORA - CIPRIANO CASSAMÁ APANHADO NO TRÁFICO DE PASSAPORTES DIPLOMATICOS E NA PROMOÇAO DE IMIGRAÇAO ILEGAL.

PREPAREM- SE PARA O DIRECTO DE DOKA INTERNACIONAL. PORQUE ISTO VAI SER BOMBASTICO. 

AGORA SIM, DOKA INTERNACIONAL  E TODA A SUA EQUIPA ESTÃO EM CONDIÇÕES DE MOSTRAR TODAS AS IRREGULARIDADES DA ANP E A FORMA COMO CIPRIANO CASSAMA TRABALHA MAL E PORCAMENTE.

DOKA INTERNACIONAL VAI MOSTRAR A VERDADEIRA FACETA DE CIPRIANO CASSAMA

Publicada por didi lopes à(s) 22:19

Umaro Djau - Se alguém pensa que esta questão dos cidadãos guineenses na Líbia é uma brincadeira, então vejam estas fotos de Ussumane Djamanca, depois da sua saída de uma prisão local.

Ele está quase meio-paralisado. Falei com ele hoje. 
Estes casos são traumatizantes!





Umaro Djau II

O resultado do #worldcupdraw 🇷🇺️🌍🏆

Que Equipa Europeia tem o melhor grupo? 🤔🤔


European Qualifiers

Filho coloca mãe no Asilo e mãe ensina que “quem planta colhe”


Você com certeza já leu ou já deve ter ouvido falar que no livro bíblico de Gálatas 6:7 diz o seguinte: “Porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.” Ou seja, quem planta colhe, e essa é a lei da vida. Se você plantar coisas boas, você vai colher coisas boas, mas se você plantar coisas ruins, colherá coisas ruins.

O que nós vamos mostrar na história abaixo, é o que tem acontecido com muita frequência nos dias de hoje, após uma vida inteira de dedicação e preocupações, em sua velhice a mãe ou o pai tem os seus últimos dias de vida em asilos.

A história abaixo é um verdadeiro exemplo de “plantação e colheita”. Leia atentamente:

“Após o falecimento do pai, o filho colocou a sua mãe em um asilo, e a visitava de vez em quando.

Um dia, recebeu uma ligação do asilo, informando que ela estava morrendo. O filho foi correndo para ver a sua mãe antes que ela falecesse. Chegando perto da mãe, perguntou para ela: O que quer que eu faça por você mãe?

Disse a mãe: Quero que você coloque ventiladores no asilo porque eles não tem, e quero que você compre geladeiras também, para que a comida não estrague, muitas vezes dormi sem comer nada! 

O filho disse surpreso: Mas agora está pedindo essas coisas, enquanto está morrendo? Porque não reclamou antes?

A mãe respondeu triste: Eu me acostumei com a fome e o calor, mas o meu medo é você não se acostumar quando seus filhos colocarem você aqui, quando estiver velho.

Institutogamaliel

Unicef Guiné-Bissau - Mais um contributo rumo a uma educação de qualidade:


Governo e UNICEF inauguraram o Centro de Formação de Professores de Buba “Serifo Fall Camará” no passado dia 30 de Novembro de 2017.

Este é o segundo de três Centros de Formação financiados pela Parceria Mundial para a Educação, num montante total de um milhão e meio de dólares americanos. Os dois outros centros foram construídos em Bafatá (já inaugurado) e Cacheu.

Importa referir que o trabalho de arquitetura e construção dos referidos centros foram coordenados pelo UNICEF, em estreita coordenação com o Ministério da Educação.

Cada centro tem a capacidade de acolher anualmente 100 formandos e, estima-se que a partir de 2020, 300 professores qualificados estarão prontos para lecionar em escolas do ensino básico. Esta será uma etapa importante para aumentar a qualidade do ensino.





Unicef Guiné-Bissau

Na Guiné-Bissau, há pelo menos 36 mil portadores do vírus HIV, segundo dados das Nações Unidas.

A doença representa a terceira causa de mortalidade e incapacidade no país, onde apenas um em cada quatro doente tem acesso aos medicamentos, conforme informou o Fundo Global.


Alison Cabral

“MANELINHO” CONDENADO TRÊS ANOS DE PENA SUSPENSA E MULTA DE 19 MILHÕES DE FRANCOS CFA

Cidadão Manuel Nascimento Lopes vulgo “Manelinho”, presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau foi condenado três anos de pena suspensa e multa de dezanove milhões de francos.

A decisão consta no acórdão de colectivo de juízes do Tribunal Regional de Bissau que foi lida hoje, 01 de dezembro, na sala do julgamento da instituição judicial.

Em reacção, um dos advogados de defesa, Aerton Djompi disse que medida demonstra que o tribunal perdeu a capacidade de fazer a justiça e ameaça recorrer a sentença do “Manelinho”.

Mussá Sanhá, advogado do queixoso promete avançar com outra queixa-crime contra o Manelinho, caso o seu advogado recorrer a decisão.

Recorde-se que, Manuel Nascimento Lopes foi julgado no passado dia 17 de Outubro, por supostamente “ter agredido e injuriado”, o cidadão, Francisco Silva Monteiro, aparentemente de setenta anos.

Por Notabanca; 01.11.2017

Crise Política e Parlamentar: MISSÃO DA CEDEAO INICIA AMANHÃ CONTACTOS PARA BUSCA DE SOLUÇÕES À CRISE GUINEENSE

Uma missão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), chefiada pelo ministro togolês dos Negócios Estrangeiros da Cooperação e Integração Africana, Robert Dussey, inicia amanhã (sábado) em Bissau, mais uma ronda de contactos com as autoridades nacionais e líderes de partidos políticos com assento no Parlamento, com vista a alcançar uma solução para a crise política e parlamentar que assola a Guiné-Bissau há mais de dois anos.

Dussey que igualmente exerce a função do Presidente do Conselho de Ministros da CEDEAO, será acompanhado pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Conacry, do Senegal e da Serra Leoa, bem como pelo presidente da Comissao da CEDEAO, Marcel Alain De Souza. Uma parte da delegação chega essa tarde ao país e a outra é esperada amanhã de manhã.

Missão vai entabular igualmente contactos com titulares de órgãos de soberania, nomeadamente Presidente da República, José Mário Vaz, presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá e Primeiro-Ministro, Umaro Sissoco Embaló.

De acordo com o programa da missão enviado à redação do Jornal O Democrata, a delegação ministerial da CEDEAO encontrar-se-á igualmente com o grupo das organizações internacionais (P5) que integra a CEDEAO, a União Africana, a União Europeia, as Nações Unidas e a CPLP.

A missão reunirá com dirigentes do PAIGC, do PRS, com elementos do grupo dos 15 deputados expulsos do PAIGC, da União para Mudança, do PCD, do PND e com o coletivo das mulheres facilitadoras. Os trabalhos da missão terminam no domingo de manhã com a publicação do comunicado de imprensa.

Desde a assinatura do “Acordo de Conakry” em Outubro de 2016, sob auspícios da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental em colaboração com as Nações Unidas, esta é a terceira missão ministerial da CEDEAO enviada ao país, com o intuito de tentar encontrar uma solução para a crise política que assola a Guiné-Bissau há dois anos. 

Por: Assana Sambú
OdemocrataGB

ANP: Deliberação da Comissão Permanente



Ditaduraeconsenso

ANP - Comunicado do Gabinete de Imprensa do Presidente da ANP





Ditaduraeconsenso.blogspot.sn

E.A.G.B- ELECTRICIDADE E ÁGUAS DA GUINÉ-BISSAU - Assunto: Distribuição equitativa de energia

Gabinete do Director-Geral

ORDEM DE SERVIÇO Nº

Assunto: Distribuição equitativa de energia.

Como é do conhecimento de todos (funcionários da EAGB e consumidores em geral), a quantidade de energia eléctrica produzida presentemente não é suficiente para cobrir todas as necessidades dos clientes, tendo em conta o aumento exponencial dos consumidores.

Assim sendo, visando uma distribuição equitativa e justa da energia disponível, foi estabelecido um plano que deve ser rigorosamente executado e controlado com a colaboração de todos.

Por outro lado, existe a necessidade imperiosa de manutenção e configuração física normal da rede de Baixa Tensão.

Nesta perspectiva, de acordo com as prerrogativas que me são conferidas pelos Estatutos em vigor nesta empresa, faço emanar a seguinte Ordem de Serviço:

1. Que os ramais e baixadas para residências dos clientes e funcionários da EAGB e da Direcção-Geral da Energia sejam derivados somente a partir da rede abastecida pelo Posto de Transformação mais próximo do utente; 

2. Interditar toda e qualquer prática visando beneficiar seja quem for, de ramal ou baixada oriundos de mais de um posto de transformação (dupla alimentação ou duas fases), tendo em conta que esta prática só estimula comportamentos lesivos ao património da EAGB, provocando designadamente desequilíbrio de cargas nas saídas e fases do quadro de Baixa Tensão, danificação de quadros e fusíveis, desconfiguração da rede, ligações fraudulentas e promoção da má imagem da empresa perante os seus utentes, entre outras anomalias;

3. Punir disciplinarmente o autor da prática contrária aos dispostos nos pontos 1 e 2;

4. Esta Ordem de Serviço entra imediatamente em vigor
CUMPRA-SE
Bissau, 30 de Novembro de 2017

O Director-Geral
Dr. René Barros

Prs Bissau

Eleições 2018 - CNE garante condições técnicas para realização do acto em Maio 2018

Bissau, 01 Dez 17 (ANG) – A Comissão Nacional de Eleições (CNE) disse esta quinta-feira que estão reunidas todas as condições técnicas para realização das eleições legislativas em Maio do próximo ano.


Citado pela Rádio “Bombolom FM”, o Secretário Executivo da CNE deu esta garantia após o encontro que manteve com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá, a quem entregou o cronograma do próximo processo eleitoral.

José Pedro Sambú disse que a CNE, apenas, esta a espera da reacção dos actores políticos, sobretudo dos órgãos da soberania relativamente ao desbloqueamento de fundos para efeito, que disse ser um aspecto fundamental para todo o processo.

E sobre a ausência do Presidente da Comissão Nacional de eleição, Pedro Sambú desdramatizou a questão dizendo que isso em nada vai afectar o decorrer do processo, pois segundo justificou, na ausência deste, as suas atribuições e competências passam imediatamente para o secretário executivo.

ANG/LPG/ÂC/JAM

Pouca vergonha tem limites.....


O quê que se faz aqui? (keku ta façidu li propi?) O MP (Ministerio Público) afirma que são suspeitos de ser uma QUADRILHA mafiosa! (Burlas e vigariçes com passaportes e viagens, pagos a preço de ouro). O Presidente dessa instituição só quer viagens e mordómias (tudo pago pelo Governo que ele mesmo chama de ilegal). Tem uma comissão pemanente de oito/nove indeviduos, que nos seus delirios de poder, pensam e assumem de que oito/nove cabeças são superior a 100!!!!! Todos eles (deputados) continuam a usufruir de um ordenado chorudo, apesar dessa casa (do povo) estar sem funçionar à mais de dois anos! Pouca vergonha tem limites.....

Fonte: Francisco Jose Gomes Fernandes

O Ministro da Comunicação Social VICTOR GOMES PEREIRA esteve ontem 30 de Novembro em Gabu para testemunhar aretoma da emissão da TGB na zona leste do País.


A mais de 20 anos sem poder assistei a televisão da Guiné Bissau TGB, agora com o empenho deste Governo liderado por General Umaro Sissoco Embalo, o sonho dos nossos irmãos de GABU SHARA realizou-se, Como dizia Maquiavel, tenha o povo ao seu lado.

Chega sempre a hora em que não basta apenas protestar: após a filosofia, a ação é indispensável.

É preciso colocar os óculos do tempo para ler O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, o filósofo italiano que há 500 anos escreveu a obra na qual detalha como um governante pode chegar e se manter no poder. Seu famoso tratado completa nove séculos neste ano - e, em muitos aspectos, continua atual: estar atento ao povo. "A um príncipe é necessário ter o povo ao seu lado", insistia ele. "De outro modo, ele sucumbirá às adversidades.

O filósofo conseguiu entender que a continuidade de um governante no poder exigiria mais que alianças e boa retórica e por isso recomendava sensibilidade para reconhecer os anseios do povo.






Prs Bissau

Coletivo de partidos da Guiné-Bissau dá prazo para acabarem restrições ao exercício da democracia

O Coletivo dos Partidos Democráticos da Guiné-Bissau exigiu hoje que as restrições ao exercício democrático do povo sejam levantadas ou que se arranje uma saída para a atual situação no país até à próxima semana.

Numa carta aberta, divulgada hoje à imprensa e entregue na terça-feira às cinco organizações internacionais envolvidas no processo de paz na Guiné-Bissau, os partidos fixam um prazo de "sete dias para que se encontre uma saída para a atual situação ou para que todas as restrições ao exercício democrático pelo povo sejam levantadas".

As cinco organizações internacionais presentes em Bissau e designadas de P5 são a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, a União Europeia, a União Africana, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e as Nações Unidas.

"Ciente de ser esta mais uma demonstração do seu carácter cívico e da sua ponderação responsável, o coletivo reconhece, no entanto, que o tempo não joga a favor desses atributos e que, se nada for feito muito rapidamente, o ambiente poderá degenerar em caos político e social, que pode ser do interesse de alguns, mas certamente não do coletivo dos partidos", refere a carta.

Na missiva, os partidos pedem aos seus "parceiros nacionais e à comunidade internacional para se empenharem mais na observância e aplicação dos princípios democráticos de um Estado de Direito e a acompanharem o coletivo na prevenção de situações que podem ser dramaticamente irreversíveis".

O Coletivo dos Partidos Políticos Democráticos da Guiné-Bissau tinham previsto realizar marchas de protesto hoje e sexta-feira, mas acabaram por ser adiadas para a próxima semana.

Segundo aquele coletivo, o Governo tem tentado "bloquear as marchas pacíficas que têm sido realizadas através de exigências absurdas não comportadas na lei".

"Não tendo intensão de se sujeitar a uma ordem arbitrária e ilegal, o coletivo reconhece que ficam criadas as condições para um confronto aberto e desregrado entre as forças da ordem e do povo guineense, com consequências imprevisíveis e que serão da responsabilidade do atual Governo inconstitucional e do Presidente da República", lê-se no documento.

O atual Governo da Guiné-Bissau não tem o apoio do partido que ganhou as eleições legislativas de 2014, o Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e o impasse político tem levado vários países e instituições internacionais a apelarem a um consenso para a aplicação do Acordo de Conacri.

O Acordo de Conacri prevê a formação de um governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado, entre outros pontos.

Dn.pt

"MON NA LAMA"

O Primeiro Ministro da Guiné Bissau (Umaro Sissoco Embaló), advertiu no dia 30 de Novembro em Bissau que, a Guiné-Bissau não pode mais perder tempo, porque já a um ano que o PAIGC bloqueou o Parlamento guineense, em forma de bloquear o país.

Por isso, o P. M. avisou que irá avançar com a sua equipa governamental caso persistir a recusa do PAIGC em integrar o novo executivo com o projeto "MON NA LAMA".

Viva JOMAV

ESTAMOS A TRABALHAR

Fonte: Seco Bari