segunda-feira, 3 de maio de 2021

IL76TD Desembarca Em Bissau 37 Toneladas De Alimentos Para A Comunidade Muçulmana

Por newsavia.com  03/05/2021 

Um avião cargueiro Iluysin IL76TD, matrícula UR-CIG, da companhia ucraniana Zetavia desembarcou na passada semana no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, 37 toneladas de géneros alimentícios que foram doados pelos Emirados Árabes Unidos (EAU) à Comunidade Muçulmana da Guiné-Bissau.

A aeronave fretada para o transporte da carga aterrou em Bissau, após uma escala na Nigéria, também para descarga de alimentos provenientes do Dubai.


Djana Sano, conselheiro do Presidente da República da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse aos jornalistas, no aeroporto da capital guineense, que o donativo era uma oferta especial do Presidente dos EAU, Bin Zayed al Nahyan, e constituía uma prova de amizade entre os dois países no período do Ramadão, que se observa desde 13 de abril e decorre até 13 de maio. “Estamos no mês sagrado e como estamos no contexto de pandemia e há dificuldades” os Emirados Árabes Unidos enviaram a ajuda, disse Djana Sano.


O calendário muçulmano é orientado pela Lua. Tem 12 meses que podem variar entre 29 ou 30 dias ao longo de um ano. O Ramadão é o nono mês do calendário muçulmano no qual os fiéis são obrigados a praticar o jejum, cumprindo assim o segundo dos cinco pilares da religião islâmica.

O jejum consiste em abstinência total de comer, beber, fumar, praticar sexo e praticar atividades lúdicas. Durante o jejum, que vai do nascer ao pôr-do-sol, o fiel muçulmano deve rezar, visitar parentes, doentes, apoiar os necessitados, bem como ler de forma periódica o Corão.

As imagens do nosso colaborador na Guiné-Bissau, Albano Barai, mostram a passagem do IL76TD no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.

President Muhammadu Buhari has approved the establishment of a National Centre for the Control of Small Arms and Light Weapons (NCCSALW) to be domiciled in the Office of the National Security Adviser.

Read the full statement below from the Office of the National Security Adviser (ONSA).👇




By Buhari Sallau

Festa de 1º de Maio: HOSPITAL MILITAR REGISTA UM ÓBITO E MAIS DE SESSENTA CASOS DE AGRESSÕES FÍSICAS E ACIDENTES DE VIAÇÃO

Jornal Odemocrata 03/05/2021 

O serviço de urgências do hospital militar principal – “Sino – Guineense”, registou, durante a festa da comemoração do dia dos trabalhadores, que se assinala a 1 de maio de 2021, um óbito e 63 casos de agressões físicas e de acidentes de viação.

A informação foi avançada pelo seu diretor clínico, Fernando Assaiemo, em entrevista ao nosso jornal para falar sobre os casos que registaram no âmbito da comemoração do dia dos trabalhadores.

O diretor clínico disse que o balanço geral da quadra festiva de primeiro de maio não foi bom, porque “deu entrada nos serviços de urgência do hospital um paciente com diabetes tipo II e hipertensão suspeito de falta de cuidados com a saúde e que não resistiu, acabando por falecer”. 

Explicou que no serviço de ortopedia e traumatologia, foram atendidos 14 casos, dos quais, 12 de acidentes de viação e dois de agressão física e que todos foram tratados e mandados para casa. 

“No serviço de cirurgia geral recebemos três casos, um de acidente de viação, um caiu de uma palmeira e um de agressão física, mas todos estavam fora de perigo e tiveram alta. No serviço de medicina interna,atendemos 46 casos, entre os quais, 2 de diabetes com a patologia de bronquite suspeitos de estarem infetados por coronavírus e que foram transferidos para o hospital Simão Mendes, 2 internamentos com anemia severa e 1 de infeçãourinária”, assegurou.

HOSPITAL SIMÃO MENDES REGISTA 27 CASOS DE ACIDENTES DE VIAÇÃO E AGRESSÕES FÍSICAS

O diretor de Serviços de Urgências do hospital nacional Simão Mendes, Valeriano Vieira Có, explicou que de 30 de abril e até 2 de maio, deram entrada no seu serviço 27 casos, 17 são de acidentes de viação e 10 de agressões físicas. Frisou que todos os casos foram considerados ligeiros e tiveram todos alta médica e foram mandados para casa.   

Por. Noemi Nhanguan

Foto N.N 

Sindicatos do sector indignados por não constar na proposta do Governo entregue a UNTG assuntos ligados ao ensino


Bissau, 03 Mai 21 (ANG) – Os dois sindicatos ligados ao sector educativo nomeadamente, o Sindeprof e Fenprofe, manifestam as suas indignações por não constar na proposta do Governo entregue a União Nacional dos Trabalhadores da Guiné (UNTG) assuntos ligados ao sector.

Falando na habitual conferência de imprensa semanal sobre o balanço da greve na função pública, o Porta-voz das duas organizações disse que o objectivo das suas manifestações é demostrar os seus desagrados face ao comportamento do Executivo em relação ao sector da educação.

Sene Djassi frisou que para eles isso mostra o desprezo por parte do Governo sobre  esta área que diz ser “tão estratégica para o desenvolvimento de qualquer país”, acrescentando que, existe proposta para resolver os problemas dos outros sectores menos da educação que segundo ele, isso é revoltante.

“Entendemos que é um desprezo a nível da UNTG porque a greve já vai na sua sexta vaga, mas durante todo este tempo de paralisação o governo não soube fazer uma proposta à Central Sindical para analisarem juntos e encontrar saídas para a situação, o que igualmente consideramos de lamentável “,disse.

Segundo Djassi só na contra-proposta feita pela UNTG é que a situação da educação foi tomada em conta, salientando que no momento da assinatura da adenda entre as partes, no dia 11 de Março de 2020, constava assuntos do sector educativo, entre os quais, a carga horária e os Estatutos da Carreira Docente.

Disse que na nova proposta do governo enviada a maior central sindical guineense não consta nada ligado ao compromisso assumidos na adenda anterior no que tem haver com o sector da educação.

Djassi sustenta que a UNTG é uma instituição formada por várias associações, e na adenda como nos vários pré-avisos da UNTG constam preocupações de todos os sindicatos afiliados, o que não é o caso desta proposta.

A sexta vaga de paralisaçãona Função Pública que inicia hoje vai até ao final mês de Maio ou seja, são mais 30 dias de greve que atinge entre outos sectores, a educação e saúde.

O Fundo Monetário Internacional, está satisfeito com o desempenho da Direção-geral da Alfândegas da Guiné-Bissau, no que refere a arrecadação se impostos.


Por Antonio Iaia SEidi

A revelação foi tornada pública no passado dia 30 do mês findo (Abril), numa reunião virtual entre a Direção-geral das Alfândegas, representado pelo seu Diretor-geral, Dr. Doménico Sanca, e o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Três pontos fundamentais e de grande expectativa e inspiração para o FMI: 

1 – Arrecadação de impostos em 2021 e perspectivas futuras  

2 - O progresso das medidas a curto prazo e reformas

3 – Capacitação contínua dos agentes 

Sobre arrecadação das receitas para o presente ano fisca, o Director-geral, Doménico Sanca durante a sua explanação, disse que a pesas do impacto negativo  do Covid-19, na economia  na nacional e da alteração da base tributária da castanha de cajú, os resultados obtidos são referentes apenas á importação  de Janeiro a Março. O que ilustra que, globalmente, as Alfândegas da Guiné-Bissau ultrapassou as previsões  do primeiro trimestre traçado pelo governo de acordo com os compromissos assumidos com as organizações internacionais. O Director-geral traçou ainda uma perspectiva encorajadora para o primeiro trimestre. E diz que os resultados alcançados, resultaram graças aos protocolos de acordo bilateral com os seus parceiros da sub-região como o Senegal e a Gambia. Esses acordos, segundo o Dr. Doménico Sanca, permitiu a melhoria significativa e controlo de fluxos de importação via terrestre, se comparado com anos anteriores (transatos). 

Em relação à evolução das medidas de curto prazo, o Director-geral, informou ao FMI de que estão em curso, nos termos de acordo com a Assistência Técnica do FMI, através da AFRITAC, reforçados pelo protocolo de acordo assinado com a República do Congo, para assistência na formação e preparação para migração a Sydonia word (novo sistema informático das alfandegas).  Doménico Sanca informou ainda que foi concluído o novo Estatuto Organico das Alfandegas que prevê a fusão dos corpos com a Brigada de Ação fiscal (BAF) prevista no programa de reformas estatutárias para a modernização das Alfândegas, acordada com o FMI, em Outubro de 2018, aguardando apenas a sua discussão e aprovação em conselho d Ministros.

No final da sua explanação, o Director-geral das Alfândegas da Guiné-Bissau, acrescentou que, para o Orçamento Geral do Estado, a DGA solicitou o fornecimento de meios considerados necessários para o início da implementação das medidas estruturais propostas para o efeito.

HOJE É DIA INTERNACIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Por radiobantaba.com 03/05/2021

Esta segunda-feira celebra-se o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa.

A data visa promover os princípios fundamentais da liberdade de imprensa, combater os ataques feitos aos media e impedir as violações à liberdade de imprensa, lembrar os jornalistas que são vítimas de ataques, capturados, torturados ou a quem são impostas limitações no exercer da sua profissão, bem como prestar homenagem a todos os profissionais que perderam a vida, vítimas de ataques ou organizações terroristas.

Na Guiné-Bissau, a Casa dos Direitos e o Sindicato dos Jornalistas e Ordem dos Jornalistas levam a cabo um debate sobre a liberdade de informação.

A RTB lembra que todos os anos vários jornalistas são capturados e mantidos prisioneiros em diversas partes do mundo, com destaque para os países onde vigoram regimes ditatoriais.

A associação Repórteres Sem Fronteiras vem desenvolvendo esforços para proteger os profissionais de comunicação social em todo o mundo e alertar para os perigos a que estão sujeitos no desempenho do seu trabalho.

Este ano o tema escolhido pelas Nações Unidas é a “Informação como bem público”.

Numa mensagem de vídeo divulgada no site da ONU News, o secretário-geral António Guterres lembrou os desafios criados pela Covid-19, que segundo ele, “sublinham o papel crítico da informação confiável, verificada e universalmente acessível para salvar vidas e construir sociedades fortes e resilientes.”

O antigo primeiro-ministro de Portugal disse também que, durante a pandemia e em outras crises, incluindo a emergência climática, “jornalistas e profissionais da imprensa ajudam a população a navegar por um cenário de informações em constante mudança”, ao mesmo tempo em que se enfrenta imprecisões e inverdades perigosas.

Guterres salientou que em muitos países, os profissionais correm grandes riscos pessoais, incluindo novas restrições, censura, abuso, assédio, detenção e até morte, simplesmente por fazerem o seu trabalho.

Este governante vai mais longe e sublinhou o impacto da pandemia que atingiu duramente muitos meios de comunicação, ameaçando a sua própria sobrevivência.

Durante a sua comunicação, o líder da ONU apelou aos governos que façam tudo ao seu alcance para apoiar a liberdade, a independência e a diversidade dos mídia.

Guterres disse acreditar que “o jornalismo livre e independente” é um é aliado no combate à desinformação.

Por fim, o governante luso pediu uma reflexão e renovação dos esforços para proteger a liberdade de imprensa, para que “a informação continue a ser um bem público para todos que salva vidas.”

Para assinalar a data, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, organizou a Conferência Global sobre a data em parceria com o Governo da Namíbia.

Este ano, comemora-se o 30º aniversário da Declaração de Windhoek para o Desenvolvimento de uma Imprensa Africana Livre, Independente e Plural.

A iniciativa, que decorre na capital da Namíbia, inclui eventos virtuais e presenciais, como palestras, mostras artísticas e exibições de filmes e junta líderes do setor, ativistas, políticos, especialistas em mídia, artistas e pesquisadores de todo o mundo.

A ação tem por objetivo chamar a atenção urgente para a ameaça de extinção enfrentada pela mídia local de todo o mundo, uma crise agravada pela pandemia, onde serão apresentadas ideias para enfrentar os desafios online, aumentar a transparência das empresas de internet, fortalecer a segurança dos jornalistas e melhorar suas condições de trabalho.

Em 2013, foi aprovado o Plano de Ação das Nações Unidas para a Segurança de Jornalistas, que visa criar um ambiente seguro para profissionais do ramo em todo o mundo.

O Dia Internacional da liberdade de imprensa e de expressão foi celebrada pela primeira vez em 1993, com intuito de unir esforços de entidades, jornalistas, ativistas e outros cidadãos.

VJ

Cerimónia de posse do novo Ministro da Saúde Pública, Dr. Dionísio Cumba.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Leia Também: 

Saúde Pública - Novo ministro promete melhorar setor

Bissau, 03 mai 21 (ANG) – O novo ministro de Saúde Pública, Dionísio Cumba prometeu dar toda a sua energia para melhorar e modificar o setor, num claro reconhecimento das fragilidades existentes no sistema sanitário guineense. 

A promessa foi dada esta segunda-feira após a sua tomada de posse como novo ministro de Saúde nomeado recentemente no quadro da  remodelação feita no executivo de Nuno Gomes Nabian, no dia 24 de Abril, devido a sua ausência no país na altura de empossamento de novos membros  do Governo.

Dionísio Cumba admite assumir um desafio muito difícil, mas disse estar esperançado de que vai ultrapassar as barreiras com a colaboração de todos os profissionais de saúde que trabalham dia-a-dia neste momento difícil com a situação da Covid-19 e da imprensa, que sempre estão em contato com a população.

“Vamos fazer um diagnóstico para identificar os problemas que existem no interior do país e tentar minimizar o sofrimento da nossa população”, disse.

Questionado sobre a forma como vai encarrar a situação de desvio de dinheiro pertencente à região sanitária de Bafatá, Cumba disse esperar que a justiça faça o seu trabalho para poder entender o que realmente aconteceu, porque “é uma situação que traz alguns desconfortos a nível do sistema de saúde do país”.

Ao responder a questão sobre a situação em que se encontra o Hospital Raul Floureau que está há alguns meses sem alimentação, aquele responsável disse que não tem conhecimento sobre a referida situação, mas que vai sentar-se  com o seu antecessor, António Deuna para se passar em revista toda a problemática do sector.

“E vamos ver junto do governo, o que podemos fazer para resolver esses problemas. Sabemos que o país tem grandes dificuldades, mas todos juntos, penso que seremos capazes de melhorar algumas coisas”, frisou Cumba.

O titular da pasta de Saúde Pública mostrou a sua disponibilidade em dialogar com os sindicatos dos profissionais de saúde que têm estado em greves contínuas. 

“Vou fazer o que está no meu alcance e propor ao Governo soluções para poder melhorar a situação. A greve é um direito que cada trabalhador tem, não podemos proibir. Mas acho que, se sentamos a volta de uma mesa e com um bom diálogo muita coisa vai ser ultrapassada”, prometeu. 

ANG/DMG/ÂC//SG

O Chefe de estado Guineense General U.S. Embalo entregou 11 viatura ào Ministro de estado do interior e ordem pública sr Botche Candé. Para esquadras de regiões...

Brinsan N'Tchalá - Clipe Respeito (Video Oficial)


Brinsan é filha de africano, nascida no Brasil, carrega sua herança de Guiné Bissau nos traços, na pele e na expressão artística. O clipe Respeito é o vídeo de abertura de seu primeiro álbum musical, também intitulado "Respeito" e que conta com 8 faixas musicais que transitam pelas línguas portuguesa, balanta e criolo - as duas últimas são línguas de Guiné Bissau. Conheça esse trabalho lindo e potente!

Brinsan N'Tchalá - Respeito (Full Album)

UE propõe abrir fronteiras a pessoas vacinadas

Bruxelas propõe reabrir fronteiras da UE a estrangeiros já vacinados © afp.com/Kenzo TRIBOUILLARD

Texto por: Lígia ANJOS RFI  03/05/2021  

A Comissão Europeia propôs esta segunda-feira, 3 de Maio, aos Estados-membros um alívio das restrições às viagens não essenciais para a União Europeia (UE).

"A Comissão propõe autorizar a entrada na UE por motivos não essenciais não apenas das pessoas procedentes de países com uma boa situação epidemiológica, mas também para as pessoas que receberam a última dose recomendada de uma vacina autorizada pela UE", afirmou a instituição em comunicado.

Segundo a proposta enviada aos países da UE, as pessoas que teriam a entrada permitida para viagens não essenciais precisam de comprovar ter recebido a segunda dose da vacina pelo menos 14 dias antes da viagem.

Neste momento, a UE autoriza formalmente quatro vacinas contra a Covid-19, as desenvolvidas por BioNTech/Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Johnson & Johnson. No entanto, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) poderá adicionar outras vacinas à lista.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, lembrou na semana passada que os turistas dos norte-americanos já imunizados deveriam ser autorizados a entrar na UE nos próximos meses.

A União Europeia está a preparar a criação de um passaporte de saúde no seio da União Europeia, que será implementado no final do mês de unho.

A UE encerrou as fronteiras em Março de 2020 para viagens "não essenciais" e criou uma lista restritiva e em constante revisão, mediante o estado epidemiológico de cada país.

Desde Janeiro estão nesta lista Austrália, Nova Zelândia, Ruanda, Singapura, Coreia do Sul, Tailândia e, embora inclua a China, este caso está sujeito à reciprocidade.

A Comissão propõe agora ampliar a lista, flexibilizando o critério da taxa de incidência em 14 dias, que seria elevado de 25 para 100 casos por 100.000 habitantes, nível muito abaixo da média actual da UE, que ultrapassa os 420 contágios por 100.000 habitantes.

A proposta contempla ainda um mecanismo para suspender rapidamente as chegadas no caso da situação epidemiológica de um país piorar, em particular devido às novas variantes.

O Ilustre Jornalista Amadú Uri Djalo, è nomeado como Assessor do Ministro da Educação, Portavoz do Ministério e o Responsável da Secção da Comunicação do Ministerio da Educação e do Ensino Superior.


Parabéns Amadú Uri a Geração de Concreto orgulha se dos seus talentos 🙏

Fonte: Geração do Concreto

AMPC UROK beneficia de um Centro de tecnologias de informação e comunicação.

Por Tiniguena "Esta Terra É Nossa"

No âmbito do projeto 

ETIKAPUN’HA-UROK, foi concluído o processo de instalação do centro integrado na Casa de Ambiente e Cultura, totalmente equipado com computadores, tendo sido antes capacitados professores e alunos do quinto e sexto ano de escolaridade e animadores comunitários locais.

Dentre os objetivos da criação deste centro de tecnologias de informação e comunicação está o combate ao sentimento de insularidade e de exclusão das dinâmicas culturais sociais entre jovens, aprofundando e aumentando desta forma o conhecimento e acesso às informações que antes era exclusivamente limitado à Rádio local.

Esta iniciativa terá pelo menos 60 beneficiários.

Salienta-se que este projecto é implementado em três ilhas  através de uma parceria entre a Tiniguena e IMVF, co-financiado pela UE-Camões.

Além dos problemas cardíacos e pressão arterial, o sal afeta as defesas

© iStock

Notícias ao Minuto  03/05/21  

Um importante efeito secundário de comer muito sal, afirma um novo estudo.

Não é novidade de que o excesso de sal é prejudicial à saúde. E agora, um estudo, publicado na revista Circulation, afirma que além dos problemas cardíacos e da pressão arterial, o sal prejudica a sua imunidade.

Neste novo estudo, a equipa de Sabrina Geisberger, do Instituto de Biologia de Sistemas Médicos de Berlim, analisou o metabolismo das células imunológicas que foram expostas a altas concentrações de sal, explica  a Eat This, Not That!. O sal "perturba a cadeia respiratória, fazendo com que as células produzam menos ATP e consumam menos oxigénio", explica Geisberger.

O ATP, ou trifosfato de adenosina, é definido como "o combustível universal que alimenta todas as células", fornecendo energia para a força muscular e regulação metabólica - o que significa que, se um alto nível de sódio no corpo causa menos produção de ATP, isso afeta a forma como os glóbulos brancos amadurecem e, por sua vez, a eficácia com que esses glóbulos brancos, que são em grande parte responsáveis ​​pela resposta imunológica do corpo, são capazes de funcionar.

OPINIÃO PÚBLICA - 02/05/2021

Saúde e bem esta - Alimentação na gravidez... com a Enfermeira Francisca Marisa