segunda-feira, 10 de junho de 2019

José Mário Vaz - Encontro com as Entidades Religiosas, Conselho das Mulheres Facilitadoras e a Comissão Nacional de Reconciliação para Paz.












José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Presidente anuncia consultas sexta-feira para nomear PM


O Presidente da República inicia esta sexta-feira auscultações aos partidos com assento parlamentar para a nomeação do primeiro-ministro, três meses depois das eleições legislativas. O anúncio foi feito esta segunda-feira pelo pastor Carlos Quissangue, representante das entidades religiosas do país, à saída de uma audiência com o Presidente José Mário Vaz

O anúncio foi feito esta segunda-feira (10/06) dia em que se completam três meses sobre a realização das eleições legislativas de 10 de Março, e após várias manifestações dos partidos que constituem a maioria parlamentar, para exigir o respeito dos resultados eleitorais.

À saída da audiência, o Pastor Carlos Quissangue, representante das entidades religiosas, disse que o Chefe Estado está preocupado com a situação do país, e decidiu iniciar as auscultações com os partidos para nomeação do primeiro-ministro, já nesta sexta-feira (14/06).

"Durante esse encontro com o Presidente, informou-nos que na sexta-feira (14/06)  irá fazer a consulta com o partido que ganhou as eleições [PAIGC], nesse sentido a nomeação do primeiro-ministro e nós todos sabemos que o país está numa dificuldade enorme e também ele está muito preocupado com essa situação e acha que é o momento agora dos guineenses pensarem em mudar a linguagem e tomar o rumo da paz e do desenvolvimento".

A preocupação do Chefe de Estado foi transmitida também ao Conselho das Mulheres Facilitadoras do Dialogo Nacional e á Comissão Organizadora da Conferencia Nacional Caminhos para a Consolidação da Paz, Reconciliação e Desenvolvimento.

O Chefe de Estado disse reiteradamente que a nomeação do primeiro-ministro depende do entendimento no Parlamento, no que diz respeito à polémica em torno da eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular, apesar da decisão dos tribunais e da posição da Comunidade Internacional face á demora na formação do governo resultante das eleições legislativas de 10 Março.

De recordar que o presidente do parlamento Cipriano Cassamá marcou a  segunda sessão ordinária da actual legislatura para iniciar esta terça-feira (11/06) e durar até 22 de Julho.

Enquanto o mandato do Presidente José Mário Vaz termina a 23 de Junho próximo e segundo a Constituição ele será substituido interinamente por Cipriano Cassamà, que deverá marcar eleições presidenciais num período de 60 dias a partir de 24 de Junho. 

Texto: RFI

Assunto: Remessa da Edição #313 do Jornal “O Democrata” - Nuno Gomes Nabian



ditaduraeconsenso

O PRS RECEBE EM AUDIÊNCIA A DELEGAÇÃO DA COMISSÃO ORGANIZADORA DA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE A PAZ, RECONCILIAÇÃO NACIONAL E DESENVOLVIMENTO


O acto foi presidido pelo o Vice - Presidente DR. CERTÓRIO BIOTE e que contou com a presênça do Lider do Grupo Parlamentar do PRS ENG. SOLA NQUILIM NA BITCHITA e de altos Membros da Comissão Executiva do Partido.

Chefiada pelo o seu Presidente Padre DOMINGOS DA FONSECA subordinou- se a actual crise politica vigente no País e a necessidade do Reforço do Dialogo, tolerância e o primado dos Interesses Supremos da Nação.

Garantiram- nos de que esta foi a preocupação da Sua Excelência Sr. PR. a qual gostariam de partilhar com todos os actores politicos nacionais. E que todos os politicos deveriam colaborar no sentido da Redução da Tensão Social renunciando a linguagem de violência verbal, de inssultos e de fakes News. 

O PRS aproveitou a ocasião para reafirmar a sua posição sobre os seu direito na posse do lugar do Primeiro Secretário da Mesa da ANP nos termos da letra da Lei e do Espirito do Legislador Regimental.

Se na IX Legislatura, o Paigc com 57% Mandatos só detinha 3 Lugares na Mesa da ANP, não é agora 46% na X Legislatura que se vai deter 80 % equivalente a 4 Lugares.

Fonte: Joaquim Batista Correia

Mali: cerca de 100 mortos em ataque a aldeia dogon

Mapa localisando a aldeia de Sobane-Kou no centro do Mali, onde na madrugada de 10/06 pelo menos 96 pessoas da etnia dogon foram assassinadas
AFP

Pelo menos 96 pessoas foram assassinadas na madrugada desta segunda-feira num ataque contra uma aldeia dogon, no centro do Mali, onde a 29 de Março mais de 150 fulas foram massacrados.

O conflito no Mali alastra do norte ao centro e cada vez mais ameaça a capital Bamako, a cerca de 300 kms do último ataque ocorrido na madrugada desta segunda-feira (10/06), que matou pelo menos 96 pessoas na aldeia de Sobane-Kou, perto da cidade de Sangha, no distrito de Bandiagara, habitada por cerca de 300 pessoas da etnia minoritária dogon, cujos corpos foram encontrados calcinados e a aldeia destruida.

Alguns sobreviventes acusam a etnia rival fula pelo ataque, em riposta ao ataque de 23 de Março passado em Ogossagou que matou mais de 150 fulas perto da vila de Bankass, também no centro do Mali, o que foi o ataque mais mortífero na história recente do país e que levou à demissão em Abril do governo de Soumeylou Boubeye Maiga.

O empresário português Carlos Alberto Martins, que hà 10 anos reside em Bamako, não descarta a mão externa neste conflito intercomunitário, apesar da presença em massa de forças de interposição como a MONUSMA, G5 Sahel e Barkhane, cujo trabalho é também formar as forças armadas, mas afirma que o dinheiro chegado ao país para tal é desviado.

Desde o golpe de Estado de 2012 as forças armadas malianas viram as suas chefias disputarem-se por rivalidades internas e o controlo de partes do território, bem como o desmantelamento dos agentes do Estado, o que fez multiplicar os confrontos opondo os agricultores sedentários dogon e os pastores nómadas fula.

O Estado maliano perdeu terreno em Mopti face à rebelião touaregue do MNLA - Movimento Nacional de Libertação de Azawad e o seu aliado Ansar Dine, que couparam vastas zonas desta região.

Outra oranização jihadista o MUJAO - Movimento para a Unicidade e o Jihad na África do Oeste surgiu também nessa altura e ocupou a cidade de Douentza em Setembro de 2012, da qual foram expulsos em Janeiro 2013 por tropas da operação francesa Serval e numerosos fulas juntaram-se então ao MUJAO.

Desde o aparecimento em 2015 no centro do Mali do grupo ‘jihadista’ Frente de Libertação de Macina, do pregador fula Amadou Koufa, que recruta principalmente pessoas da etnia fula, tradicionalmente pastores nómadas, que os confrontos estão a aumentar entre esta etnia e as comunidades bambara e dogon, grupos sedentários ligados à agricultura e que também criaram as suas milícias.

Por Isabel Pinto Machado Publicado a 10-06-2019 Modificado a 10-06-2019 em 21:40

RFI

BASTONÁRIO CRITICA ACTUAÇÃO DE JUSTIÇA NA GUINÉ-BISSAU

O Bastonário da Ordem dos Advogados considerou esta segunda-feira que as instituições policiais estão a ganhar o terreno e assumir o papel de fazer justiça, nomeadamente as esquadra policiais, o comando da Guarda Nacional e a Polícia Judiciária.


As instituições a justiça guineense estão sem precedentes em que a Polícia Judiciária, a Guarda Nacional e Policia da Ordem Pública estão a fazer a justiça aos cidadãos.

Basílio Sanca falava durante uma conferência de imprensa sobre a situação da justiça na Guiné-Bissau.

Segundo o Bastonário, “quase todas as instituições de justiça estão em pé de guerra em que as instituições policiais estão a ganhar terreno de assumir o papel de fazer a justiça aos cidadãos no país uma situação triste e vergonhosa”.

Sanca fala ainda em arrogância dos juízes que exercem os seus poderes com total desprezo aos direitos dos cidadãos alertado que a situação torna mais perigoso quando o país não consegue construir um sistema político estável.

“ Os juízes estão muito arrogantes e exercem os seus poderes com total desprezo aos direitos dos cidadãos. Quando olharmos para actuação do Ministério Público nos últimos tempos, o factor político tem dominado, o que o torna mais perigoso ainda quando o sistema político não é estável”, afirmou o Bastonário da Ordem dos Advogados.

Para o causídico, “é difícil conseguir a paz enquanto as instituições da justiça não funciona em condição de independência, imparcialidade para oferecer a garantia necessárias às populações uma vez que a corrupção continua a olho nu”.

Entretanto, sublinhou que “não há estado no mundo que consegue atingir a paz se as instituições de justiça não funcionam em condição de independência, de imparcialidade para oferecer a garantia necessárias às populações em que a corrupção se estalou no sistema da justiça desde os tribunais até as esquadras de polícias. Não há mãos a medir a esta situação”, criticou Basílio Sanca.

Básilo Sanca pede à população a denunciarem os males que afecta o sector da justiça sobretudo a detenção por parte da Polícia Judiciária, a Guarda Nacional e a Policia da Ordem Pública sem julgamento por parte do tribunal no caso que o envolve.

Por: Marcelino Iambi

radiosolmansi.net

General Umaro Sissoco Embalo e o seu Pai Presidente de Congo Brazaville Denis Sassou Nguesso

Cultura, os Hábitos e Costumes de cada um, abster-nos do senso comum e convivermos de forma saudável. Universalidade na Diversidade. É Isso que nos faz crescer e nos permite ser fieis á nossa Humanidade.







Umaro El Mokthar Sissoco Embalo

MALI - Pelo menos 95 mortos após ataque a aldeia no centro do Mali

Pelo menos 95 pessoas da aldeia de Sobane-Kou, no Mali, foram mortas entre a noite de domingo e hoje por homens armados, disseram à agência de notícias AFP uma fonte das forças de segurança e um representante político.


"Temos 95 civis mortos. Os corpos estão calcinados e continuamos a procura de mais corpos", afirmou um representante político do município de Koundou, onde fica localizada a aldeia de 300 habitantes, no centro do Mali.

"Foi uma aldeia (da etnia) dogon que foi quase destruída", disse uma fonte de segurança maliana que se encontrava no local, confirmando um balanço provisório de 95 mortos.

A agência de notícias espanhola EFE referiu que há mais 30 pessoas desaparecidas.

Desde o aparecimento em 2015 no centro do Mali do grupo 'jihadista' do pregador Amadou Koufa, que recruta principalmente pessoas da etnia peul, tradicionalmente pastores, os confrontos estão a aumentar entre esta etnia e as comunidades bambara e dogon, grupos ligados à agricultura e que também criaram os seus "grupos de autodefesa".

O norte do Mali caiu entre março e abril de 2012 sob o domínio de grupos 'jihadistas', que em grande parte foram dispersos por uma intervenção militar lançada em janeiro de 2013, por iniciativa da França, e que ainda continua em curso.

Entretanto, há áreas inteiras que estão fora do controlo das forças do Mali, francesas e da ONU, apesar da assinatura em 2015 de um acordo de paz destinado a isolar definitivamente os 'jihadistas'.

Desde 2015, essa violência espalhou-se do norte para o centro do país e, algumas vezes, para o sul. Os atos de violência estão concentrados principalmente no centro, muitas vezes misturados a conflitos intercomunitários, um fenómeno que também é vivido pelos vizinhos Burkina Faso e Níger.

Essa violência culminou a 23 de março, com o massacre em Ogossagou, perto da fronteira cm o Burkina Faso, de cerca de 160 moradores peul, por supostos membros de grupos de caçadores dogon.

Desde janeiro de 2018, a divisão de direitos humanos e proteção da Missão da ONU no Mali (Minusma) documentou 91 violações de direitos humanos cometidas por caçadores tradicionais contra membros civis da população peul, nas regiões de Mopti e Ségou, tendo feito pelo menos 488 mortos e 110 feridos, indicou a 16 de maio a Minusma.

Por outro lado, grupos armados de autodefesa na comunidade peul cometeram 67 violações de direitos humanos contra a população civil na região de Mopti no mesmo período, causando 63 mortes e 19 feridos, segundo o mesmo relatório da Minusma.

NAOM

Presidente da Guiné-Bissau viaja para a Guiné Equatorial e Nigéria

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, viajou hoje para a Guiné Equatorial para participar num encontro do Fundo da ONU para a Alimentação e Agricultura, seguindo depois para a Nigéria para participar no "Dia da Democracia".


Segundo um comunicado da Presidência guineense, divulgado à imprensa, na Guiné Equatorial José Mário Vaz vai participar com outros chefes de Estado e representantes da comunidade internacional num encontro que visa recapitalizar o fundo fiduciário da FAO.

De Malabo, o chefe de Estado guineense desloca-se para Abuja, a convite do seu homólogo nigeriano, Muhammadu Buhari, para participar no "Dia da Democracia", que se assinala quarta-feira na Nigéria, devendo regressar a Bissau na quinta-feira.

A viagem do Presidente guineense ocorre numa altura em que a Guiné-Bissau vive um novo impasse político.

Três meses depois das legislativas de 10 de março, o Presidente guineense continua sem indigitar o primeiro-ministro e nomear o novo Governo, alegando o impasse para eleição da mesa da Assembleia Nacional Popular (parlamento), que teve início após a tomada de posse dos novos deputados a 18 de abril.

Depois de Cipriano Cassamá, do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), ter sido reconduzido no cargo de presidente do parlamento, e Nuno Nabian, da Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), ter sido eleito primeiro vice-presidente, a maior parte dos deputados guineenses votou contra o nome do coordenador do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), Braima Camará, para segundo vice-presidente do parlamento.

O Madem-G15 recusou avançar com outro nome para cargo e apresentou uma providência cautelar para anular a votação, mas que foi recusada pelo Supremo Tribunal de Justiça.

Por outro lado, o Partido de Renovação Social (PRS) reclama para si a indicação do nome do primeiro secretário da mesa da assembleia.

O parlamento da Guiné-Bissau está dividido em dois grandes blocos, um, que inclui o PAIGC (partido mais votado nas legislativas, mas sem maioria), a APU-PDGB, a União para a Mudança e o Partido da Nova Democracia, com 54 deputados, e outro, que juntou o Madem-G15 (segundo partido mais votado) e o PRS, com 48.

O Presidente guineense termina o seu mandato a 23 de junho.

NAOM

Os técnicos Brasileiros apresentaram um Plano Urbanístico com proposta de projecto ao Presidente da Câmara Municipal de Bissau, Dr. Luiz Silva de Melo.







CamaraMunicipal de Bissau

Oficina de Escrita de Guião para Telenovela (1a Edição)


Data: 15 a 19 de Julho de 2019
Local: Bissau
Para mais informações contate-nos em oficina@aegui.org 
Mantenha-se actualizado visitando regularmente a nossa pagina no Facebook em facebook.com/AEGUI 

Descrição:

A oficina insere-se no projecto de criação da primeira telenovela da Guiné-Bissau que a AEGUI (Associação de Escritores da Guiné-Bissau) desenvolve em parceria com as Nações Unidas na Guiné-Bissau, com o apoio financeiro do Fundo das Nações Unidas para a Consolidação da Paz. 

formação decorrerá durante uma semana (5 dias) e será orientada por um especialista na escrita de guiões para cinema e televisão.

A metodologia contempla, para além de uma abordagem teórica e prática das técnicas de escrita de guiões, a análise da sinopse da novela, oferecendo assim aos formandos a oportunidade de participarem num contexto real e prático de trabalho. 

Será feita uma avaliação no fim do curso e serão atribuídos certificados em função dos resultados obtidos.

Objectivo Geral:
Contribuir para a consolidação de uma capacidade endógena de escrita de guiões para a produção de obras de ficção no domínio das artes cénicas na Guiné-Bissau.

Objectivos Específicos:
(i) - Constituição de um núcleo de futuros guionistas, disponíveis para contribuir na redacção da telenovela, e animados pela ideia de escrever sobre as questões identificadas como principais desafios dos guineenses, propondo soluções e alternativas através da ficção.
(ii) - Aperfeiçoamento de técnicas de escrita para o desenvolvimento do potencial de criatividade artística.
(iii) - Desenvolvimento de habilidades de apropriação do sistema de escrita de guiões para a produção cinematográfica e televisiva.

Resultados Esperados:
(i)  25 novos dramaturgos e teledramaturgos, capacitados em escrita e produção literária para as artes cénicas;
(ii)  Habilitação de guionistas e realizadores que reconhecem e valorizam o papel das artes dramáticas – e do teledrama em particular – como instrumento de educação para a cidadania.

Prazo e Condições de Inscrição: 
As inscrições decorrem de 10 de Junho a 30 de Junho de 2019 (23h59). Os interessados deverão enviar um texto da sua autoria (ficção ou não), com 500 palavras no máximo, anexado a esta ficha de inscrição. Os interessados podem visitar a página da AEGUI no Facebook – em facebook.com/aegui – para mais detalhes e informações actualizadas sobre o evento. Para qualquer pedido de esclarecimento favor contactar via email: oficina@aegui.org

NB: Os candidatos que já tenham obras literárias publicadas, estão isentos da apresentação do texto acima referido, bastando indicar na ficha de candidatura os dados bibliográficos da obra (título, editora, ISBN, ano de publicação). Essa isenção também é valida para os candidatos que já tenham produzido uma obra cinematográfica, devendo para o efeito fornecer as referências da mesma. A escolaridade mínima elegível é o 12º ano. 

Candidaturas de jovens e de mulheres são vivamente encorajadas. 

O nome e a foto associados à sua Conta Google serão registados quando carregar ficheiros e enviar este formulário.

Fonte: ONU na Guiné-Bissau

Presidente da República começa a ouvir sexta-feira os partidos políticos com assento parlamentar para nomeação do Primeiro-ministro

Assim revelou a imprensa os representantes das entidades religiosas à saída de audiência com o Chefe de Estado.

De seguida, o Presidente da República recebeu as Mulheres Facilitadoras, que a saída não faltaram aos jornalistas.

Entretanto, o PR José Mário Vaz viaja hoje para Guiné-Equactorial.


Aliu Cande

SAÚDE - Cientistas desenvolvem sensores que identificam comida podre

O objetivo é diminuir o desperdício de alimentos.


Um grupo de cientistas britânicos desenvolveu sensores capazes de identificar o cheiro de comida podre, sensores estes que podem ser integrados em dispositivos como smartphones e que impedirão que alguém possa comer comida imprópria sem o saber.

“Os cidadãos querem estar confiantes que é seguro comerem a sua comida e evitarem deitar comida fora desnecessariamente porque não são capazes de julgar essa segurança. Estes sensores são suficientemente baratos para esperamos que os supermercados os usem no espaço de três anos”, explicou um dos membros da equipa, o Dr. Firat Guder, do departamento de bioengenharia do Imperial College em Londres.

A ideia é vir a reduzir não só os problemas de saúde resultantes da ingestão de comida pobre como também diminuir a quantidade de comida que é deitada fora desnecessariamente, procurando assim uma compra de alimentos mais sustentada e informada.

Leia mais: Amazon será uma (preciosa) ajuda a comprar roupa

NAOM

LEUCEMIA - Sangue do cordão umbilical pode ajudar a tratar Leucemia em crianças

Um estudo publicado recentemente na revista Blood Advances revelou que o sangue do cordão umbilical é uma fonte de células a considerar para a transplantação de doentes pediátricos com Leucemia Mieloide Aguda (LMA) de alto risco, estando associado a melhor esperança e qualidade de vida no período pós-transplante.


Este estudo comparou os resultados da transplantação de 317 crianças com LMA utilizando células da medula óssea de um irmão compatível, de um dador compatível não familiar ou sangue do cordão umbilical. Os grupos foram comparados relativamente a dois aspetos que refletem o sucesso de um transplante: a sobrevivência livre de doença e a ausência de doença do enxerto contra o hospedeiro crónica, uma complicação dos transplantes hematopoiéticos que compromete seriamente a qualidade de vida dos doentes no período pós-transplante.

Segundo os autores, as crianças que receberam uma unidade de sangue do cordão umbilical apresentaram melhores resultados comparativamente às tratadas com células da medula óssea de um dador não familiar.

Segundo Bruna Moreira, Investigadora do Departamento de I&D da Crioestaminal, “Apesar de ser mais frequente em adultos, a LMA pode também ocorrer em crianças, representando pouco menos de um quarto dos casos de leucemia infantil. Quando se trata de LMA de alto risco ou após uma recaída, o transplante hematopoiético com células de um irmão compatível é a abordagem terapêutica mais indicada, no entanto, cerca de 70% dos doentes não dispõem dessa opção. Nestes casos, segundo este estudo, o sangue do cordão umbilical pode ser a melhor alternativa de tratamento”. 

A LMA é uma doença maligna do sangue que resulta do crescimento descontrolado de glóbulos brancos imaturos da linhagem mieloide na medula óssea. Este processo impede a produção normal de células sanguíneas, dando origem a sintomas como anemia, infeções, fadiga, hemorragias e febre. As abordagens terapêuticas atualmente disponíveis para o seu tratamento incluem quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e transplante hematopoiético (i.e., com células estaminais hematopoiéticas, formadoras de células sanguíneas). De acordo com a American Cancer Society, só nos EUA são diagnosticados cerca de 20 mil novos casos de LMA todos os anos.

POR LILIANA LOPES MONTEIRO 

NAOM

Entrevista do Coordenador Nacional MADEM-G15, Sr. Braima Camara, no Programa GRANDE ENTREVISTA, da RTP África, com a jornalista Isabel Costa


O Presidente do PAIGC deve libertar-se do ódio, deixar de se alimentar da vingança e ter a humildade de solicitar encontros com o Presidente da República, com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, com o actual Primeiro-ministro e com o Presidente do Supremo Tribunal de justiça

Fonte: Fernando Casimiro

Ninguém, em seu perfeito juízo, solicitado a dar o seu parecer sobre um conflito, responde prontamente, colando-se a uma das partes do conflito, sem ouvir as outras partes do mesmo conflito.

O Presidente da República de Cabo Verde, Dr. Jorge Carlos Fonseca, é um ser humano, como qualquer outro, sujeito a cometer erros, como qualquer outro, mas, é uma pessoa que não se alimenta, não vive, dos seu erros (induzidos) do passado, concretamente, sobre posicionamentos relativos à crise política, institucional e social na Guiné-Bissau.

Quem de facto quer ajudar na resolução da crise política, institucional e social guineense, deve sempre, antes de qualquer tomada de partido, ouvir todas as partes e aconselhar o Diálogo como a única via possível para se encontrar uma solução pacífica e sustentável da crise.

Continuo a acreditar que o Presidente da República de Cabo Verde, na qualidade de Presidente em exercício da CPLP, saberá manter a sua postura de Digno Estadista e Humilde Presidente da República de um País Irmão, que não quer ver os interesses pessoais e de grupos em conflito, na Guiné-Bissau, continuarem a prejudicar o Interesse Nacional da Guiné-Bissau.

Por outro lado, é preciso chamar à responsabilidade o Presidente do PAIGC sobre o desrespeito que continua a demonstrar por todos os Órgãos de soberania da República da Guiné-Bissau.

O Presidente da República da Guiné-Bissau não é o único órgão de soberania do Estado.

Mesmo que o Presidente do PAIGC queira humilhar o Presidente da República da Guiné-Bissau , o que é um erro político gravíssimo, deve entender que é ele o Presidente da República da Guiné-Bissau e não nenhum Presidente da República de um outro país.

O Presidente do PAIGC deve libertar-se do ódio, deixar de se alimentar da vingança e ter a humildade de solicitar encontros com o Presidente da República, com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, com o actual Primeiro-ministro e com o Presidente do Supremo Tribunal de justiça.

O Presidente do PAIGC não deve continuar a pensar que está acima de todas essas entidades e que para resolver qualquer crise política nacional, a solução está lá fora e não no nosso país, e que a palavra dele vincula todos os Guineenses.

Sr. Eng. Domingos Simões Pereira, pela segunda vez consecutiva está a desperdiçar a vitória eleitoral do seu Partido, para governar. E a culpa é dos outros?

Alguém recusou os resultados eleitorais?

Algum partido na oposição inviabilizou a lógica do bom senso, para que os nomes apresentados pelo PAIGC, mesmo um deles não sendo do PAIGC (contrariamente ao que diz o Regimento da Assembleia Nacional Popular) não fossem eleitos para a Mesa da Assembleia Nacional Popular?

Porquê a vingança assumidamente declarada contra os partidos da oposição, entre a inviabilidade do nome do candidato ao cargo de segundo vice presidente da Mesa da Assembleia Nacional Popular, e a usurpação descarada do cargo de primeiro Secretário da Mesa da Assembleia Nacional Popular que deveria ser ocupado pelo terceiro partido mais representativo da Assembleia Nacional Popular e não pelo PAIGC?

O Presidente da República alguma vez disse que não nomearia um novo Primeiro-ministro e um novo Governo, por via dos resultados eleitorais?

O que o Presidente da República afirmou e tem repetido, é que só nomearia um novo Primeiro-ministro e um novo Governo depois de resolvido o impasse na Assembleia Nacional Popular. Será isso um crime?

Será isso uma violação constitucional, explicita ou implicitamente registada em que Artigo da nossa Constituição da República?

É o Presidente da República quem tem que violar a Constituição da República da Guiné-Bissau por via da intolerância e da imaturidade política de um Presidente de um Partido político, que já foi Primeiro-ministro e nesta altura não sabe se quer voltar a ser Primeiro-ministro ou candidato às próximas eleições presidenciais?

Custa tanto deixar o orgulho, a arrogância, de lado e ser flexível, para dialogar com os seus irmãos guineenses, que também foram eleitos Deputados da Nação pelo mesmo Povo que votou em si e em todos os Deputados eleitos para esta décima legislatura, Sr. Presidente do PAIGC?

Qual é o seu problema afinal, para começar a governar? Tem que se livrar do Presidente da República e dos Deputados da Nação eleitos pelas listas dos partidos políticos na oposição?

Esqueça!

Esqueça!

Chega de birras, alimentadas pelo ódio, pelo espírito de vingança. Está fora de questão uma nova ditadura e um novo ditador na Guiné-Bissau!

Se como dizem, a Guiné-Bissau actual é uma ditadura, por via de ter um ditador na pessoa do ainda Presidente da República, que seja então a última era da ditadura e de ditadores na Guiné-Bissau. Não precisamos de mais nenhum novo ditador!

Positiva e construtivamente.

Didinho 09.06.2019