quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

ALERTA: O país está sob o controle das forças de defesa e segurança. Quem ordena agora é o presidente eleito e reconhecido pela Comissão Nacional de Eleições.

A polícia se recusou a cumprir as ordens de Aristides Gomes.
Kusas sta dja wandang!

Ali Embalo

The belly has no ears

COMUNICADO À IMPRENSA - ANP - NO COMMENT!

Ansumane Sanhá, estudou em Coimbra no tempo que eu ainda andava no secundário, lembro me do nome.
Opinião
Cipriano Cassamá, estudou em parte que não sei (enquanto merecer o respeito dos Paigcistas chamam-lhe engenheiro)
Nesta carta eles têm em comum o bloqueio da investidura do novo Presidente.
Um conselho aos dois senhores: para a próxima o meu filho que fez o quarto ano da primária em Coimbra, pode gratuitamente fazer a missiva pois os seus erros serão menores.
Tenho vergonha do tamanho da vossa ganância. 🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️🤦🏾‍♀️






Domingos Simões Pereira, o embusteiro-mor, guineense.



dicio.com.br Didinho 26.02.2020
Fernando Casimiro

NÔ MISTI BAI SKOLA SUMA BÔ FIDJUS


#MilitanteGB esteve no Estádio Nacional 24 de Setembro a desfilar em #CarnaProtesto pela justiça social e por início das aulas nas escolas públicas.

NÔ MISTI BAI SKOLA SUMA BÔ FIDJUS
SKOLA TA KUMPU TERRA

Partilha para o mundo ver, porque na imprensa à deriva não vais ouvir falar nem ver estas imagens.
#NadaMaisSeráIgual✊🏿

Sumaila da Guiné

Reunião com os deputados do parlamento europeu que se encontram no país para discutir pormenores do acordo de pesca entre a Guiné-Bissau e a União Europeia. ???


 


Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

Guiné-Bissau: Posse do PR sem respeitar a lei é um golpe de Estado

O primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes, considerou hoje que uma eventual tomada de posse de Umaro Sissoco Embaló como chefe de Estado sem o pronunciamento do Supremo Tribunal de Justiça será um golpe de Estado.


Aristides Gomes falava à saída de uma reunião do Conselho de Segurança e Defesa da Guiné-Bissau, em que participaram alguns membros do Governo guineense e as chefias militares.

De acordo com Aristides Gomes, ficou assente na reunião que caso se concretize a anunciada posse de Umaro Sissoco Embaló será um ato inconstitucional.

"Uma tomada de posse, foi o consenso aqui chegado, sem (o pronunciamento do) Supremo Tribunal seria a rotura com a ordem republicana existente. Quer dizer uma tentativa de golpe de Estado", defendeu o primeiro-ministro guineense.

Para Aristides Gomes, enquanto não houver uma posição definitiva do Supremo quanto ao contencioso eleitoral, os órgãos do Estado devem aguardar.

"A partir do momento em que se vai contra a ordem, seria tentar subverter a ordem constitucional. Quem garante a ordem constitucional no nosso país é o Supremo Tribunal de Justiça", sublinhou o primeiro-ministro.

Aristides Gomes frisou que foi consensual a posição dos presentes na reunião em como a lei será respeitada.

"Mas constatamos que todos os responsáveis estão determinados em respeitar a lei, concretamente em relação a este contencioso eleitoral, esperar para que o Supremo Tribunal de Justiça delibere sobre o assunto", afirmou o chefe do Governo.

O primeiro-ministro observou igualmente que a reunião concluiu ser possível que em situações do género possa haver tentações ao ponto de alguns setores encarregues de garantir segurança no país possam agir à margem da lei.

Aristides Gomes lembrou que foi no mesmo quadro de atuação à margem da lei, que algumas entidades do Estado guineense se insurgiram contra a ordem republicana, o que acabou por provocar um conflito político-militar que durou 11 meses.

Gomes disse que tem sido papel do Governo trabalhar de forma preventiva para que algo do género se venha a repetir na Guiné-Bissau.

Fonte da candidatura de Sissoco Embaló disse hoje à Lusa que a tomada de posse do candidato apontado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) como vencedor das presidenciais vai realizar-se na quinta-feira numa unidade hoteleira de Bissau porque o presidente do parlamento guineense, Cipriano Cassamá, se opõe à tomada de posse sem a validação dos resultados pelo STJ.

A CNE confirmou na terça-feira os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló, tendo rejeitado as reclamações apresentadas pela candidatura de Domingos Simões Pereira.

Segundo o apuramento nacional da segunda volta das eleições presidenciais de 29 de dezembro, Sissoco Embaló venceu o escrutínio com 53,55% dos votos, enquanto Domingos Simões Pereira obteve 46,45%.

A candidatura de Domingos Simões Pereira apresentou hoje um novo recurso de contencioso eleitoral no Supremo Tribunal de Justiça, que na Guiné-Bissau tem também função de tribunal eleitoral.

NAOM

Primeiro vice-presidente da ANP, Eng. Nuno Gomes Nabiam, convoca para amanhã sessão especial, para empossamento do General Umaro Sissoco Embalo





Governo guineense reunido com chefias militares em Conselho de Defesa Nacional

O primeiro-ministro guineense, Aristides Gomes e alguns membros do Governo encontram-se reunidos com as chefias militares, disseram à Lusa fontes governamentais, que sublinham tratar-se de uma reunião do Conselho de Defesa Nacional.


Uma fonte do Governo precisou à Lusa que durante a reunião, convocada pelo primeiro-ministro, também será analisado o anúncio feito por Umaro Sissoco Embaló de que vai tomar posse como Presidente da Guiné-Bissau na quinta-feira.

O Governo pretende perceber se as Forças Armadas vão ou não participar naquela cerimónia, que o primeiro-ministro considera ilegal caso venha a acontecer, observou a fonte.

Em declarações à Lusa, na segunda-feira, Aristides Gomes defendeu que para o Governo só será conhecido o vencedor das eleições presidenciais de 29 de dezembro com um pronunciamento definitivo do Supremo Tribunal de Justiça, que está a apreciar recursos interpostos pela candidatura de Domingos Simões Pereira.

O Conselho de Defesa Nacional da Guiné-Bissau realizou-se após uma reunião ocorrida hoje de manhã entre o ministro da Defesa, Luís de Melo, e as chefias militares.

À saída da reunião, que decorreu no Ministério da Defesa. em Bissau, o general Malam Cassamá, porta-voz do encontro, disse tratar-se "da continuação de discussões" com o Governo sobre a criação de normas para o funcionamento do conselho.

O general negou que a reunião tenha debatido qualquer assunto de índole política.

Na reunião do Conselho de Defesa Nacional guineense estão presentes, além do Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, general Biague Na Ntan, e dos chefes dos ramos, o primeiro-ministro, Aristides Gomes e os ministros da Defesa (Luís de Melo), do Interior (Juliano Fernandes), das Finanças (Geraldo Martins) e da Justiça (Ruth Monteiro).

Também assiste à reunião o secretário de Estado da Ordem Pública, Mário Saegh.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou na terça-feira os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló, tendo rejeitado as reclamações apresentadas pelo representante da candidatura de Domingos Simões Pereira.

A CNE realizou terça-feira mais uma sessão plenária, que durou cerca de oito horas, para cumprir o acórdão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que ordenava um novo apuramento nacional dos resultados.

O STJ da Guiné-Bissau ordenou à CNE que fizesse um novo apuramento nacional dos resultados após um recurso interposto pelo candidato apontado como derrotado, Domingos Simões Pereira, alegando fraude e irregularidades no processo.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ameaçou impor sanções a quem perturbasse o processo eleitoral e apelou ao diálogo entre a CNE e o STJ para resolver o contencioso eleitoral.

Segundo o apuramento nacional da segunda volta das eleições presidenciais de 29 de dezembro, Sissoco Embaló venceu o escrutínio com 53,55% dos votos, enquanto Domingos Simões Pereira obteve 46,45%.

A candidatura de Domingos Simões Pereira apresentou hoje um novo recurso de contencioso eleitoral no Supremo Tribunal de Justiça, que na Guiné-Bissau tem também função de tribunal eleitoral.

Por rtp.pt


Leopold Sedar Domingos

Greve dos motoristas de transportes públicos paralisa Guiné-Bissau

Uma greve de três dias convocada pela federação dos motoristas da Guiné-Bissau paralisou o país e não há circulação de táxis e transportes rodoviários interurbanos, anunciou Caram Cassamá, líder dos transportadores públicos.

Greve dos motoristas de transportes públicos paralisa Guiné-Bissau
Uma greve de três dias convocada pela federação dos motoristas da Guiné-Bissau paralisou o país e não há circulação de táxis e transportes rodoviários interurbanos, anunciou Caram Cassamá, líder dos transportadores públicos. #Few_State

De acordo com Caram Cassamá, líder da federação que reagrupa 21 associações de motoristas e proprietários de táxis, 'toca-tocas' (transportes coletivos inter-bairros de Bissau) e 'candongas' (transportes intercidades), todos os serviços de transporte de passageiros estarão paralisados até que haja uma resposta do Governo.

Em causa, adiantou o líder federativo, está o cumprimento pelo Governo de um memorando de entendimento assinado em 2018 cujos pontos essenciais são, nomeadamente a redução dos agentes de controlo do trânsito nas estradas, a melhoria das estradas e a criação de um guichet único para o pagamento de multas.

Caram Cassamá considerou a redução de postos de controlo de trânsito como a principal reivindicação, salientando que a Guiné-Bissau não respeita uma diretriz da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre a matéria.

"Há uma carta da CEDEAO que diz que os postos de controlo devem estar numa distância de 100 quilómetros, mas o que temos aqui na Guiné-Bissau é de 10 em 10 quilómetros", notou Cassamá.

Sobre a greve hoje iniciada, o sindicalista diz que a adesão é de quase cem por cento.

Em Bissau, a Lusa constatou várias pessoas a caminharem a pé, ou a pedir boleia de viaturas particulares.

Vários serviços estavam com um reduzido número do pessoal, devido ao facto de os colaboradores não terem comparecido.

Biró Seidi, presidente do coletivo de condutores e proprietários de veículos rodoviários, indicou aos jornalistas que os seus associados não aderiram à greve por não concordarem com a iniciativa.

"O Carnaval terminou ontem, hoje é a vez de as pessoas voltarem para as suas localidades, bloquear os transportes é complicar ainda mais a vida dos cidadãos. O momento não é oportuno para uma greve", dos motoristas, assinalou Seidi.

O sindicalista considerou de estranha a decisão da direção da federação dos motoristas, na medida em que, disse, havia um consenso em como este mês não seria pago o Fundo Rodoviário (taxa paga mensalmente ao Governo para manutenção das estradas) como forma de reivindicar o cumprimento do memorando.

Caram Cassamá, líder da federação das associações de motoristas precisou que tem tido reuniões com estruturas do Governo ligadas ao setor dos transportes e estradas, mas avisou que se não houver alguma solução, na próxima semana haverá outra greve.

Texto: Lusa / Few State

KUSAS DI EMPOSSAMENTO


Juventude Madem-G15

Urgente - Comissão permanente da ANP precedido por primeiro vice-presidente da ANP, Eng. Nuno Gomes Nabiam, que tiveram quórum e votaram por unanimidade empossamento do General Umaro Sissoco Embalo!





Estamos a Trabalhar

No início da tarde desta quarta-feira [26.2], o Presidente da República, João Lourenço, recebeu em audiência, no Palácio Presidencial em Luanda, Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC.

O político guineense veio a Luanda traçar ao Chefe de Estado angolano uma panorâmica do momento político no seu país.



Presidência da República - Angola

FIM DA REUNIÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA NACIONAL


Aristides Gomes - Primeiro Ministro da Guiné-Bissau

Comissão permanente da ANP aprova com unanimidade empossamento do General Umaro Sissoco Embalo para amanhã

Com ausência Cipriano, Nuno Nabiam teve quorum da comissão permanente da ANP e confirma data de dia 27 (amanhã)



Juventude Madem-G15 / Estamos a Trabalhar

CONVITE ESTADIA AMANHÃ TUDO MUNDO ESTA CONVIDADO PABAI MATI TOMADA DE POSSE DE GENERAL UMARO EL MOKTHAR SISSOCO EMBALO


Jomav Nha Adimirador

Guiné-Bissau: GENERAL UMARO SISSOCO EMBALÓ TOMA POSSE AMANHA 27/02/2020 EM BISSAU


Candidato declarado como vencedor das eleições presidências na Guiné-Bissau país da África ocidental, General Umaro Sissoco Embaló Toma Posse amanha na capital Bissau, depois de muitos meses a Guiné-Bissau vive numa impasse política entre Candidatura do Eng. Domingos Simões que decidiu entrar com recursos contencioso no Supremo Tribunal da Justiça da Guiné-Bissau alegando fraudes no processo eleitoral.

Guiné-Bissau espera com todas expetativas para ter um novo presidente que vai dirigir o país para 5 anos de acordo com a constituição daquele país africano, em Bissau se faz movimentar dispositivos de forças de segurança dos Militares da CEDEAO e Forças Armadas da Guiné-Bissau que preparam para manter segurança na tomada de posse do presidente eleito General Umaro Sissoco Embaló.

Enquanto coletivos dos advogados do PAIGC advertem entregar um novo recurso contencioso no Supremo Tribunal da Justiça guineense. Eng. Domingos Simões Pereira ausente no país, a busca de uma solução sólida com seus parceiros no estrangeiro diz ontem a partir do estrangeiro que a verdade só pode prevalecer quando as urnas foram abertas para fazer recontagem dos votos.

A comissão Organizadora ainda não informou em que sítio da capital guineense vai ser realizada a cerimônia de tomada de posse do novo presidente da República da Guiné-Bissau General Umaro Sissoco Embaló.

Em Bissau é esperada a delegação vindas do estrangeiro para participar na tomada de posse amanha, ainda chega essa noite alguns presidentes dos países amigos na capital Bissau, para à cerimônia de amanha.

https://ashoras.news.blog

TECH: PORTO - Investigadora cria baterias que se autocarregam sem perder energia

Uma investigadora da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) desenvolveu uma nova bateria que, ao combinar "capacitância negativa e resistência negativa" na mesma célula, permite que esta se autocarregue sem perder energia, revelou hoje a responsável.


Em declarações à agência Lusa, a investigadora do Departamento de Engenharia Física da FEUP, Maria Helena Braga, responsável pela investigação, explicou que a inovação surgiu da necessidade de entender o "funcionamento de um eletrólito (substância que se dissolve para originar uma solução que conduz eletricidade) de vidro ferro elétrico".

Com base numa célula eletroquímica, formada por dois condutores (dois elétrodos diferentes) e um eletrólito rico em lítio, a equipa de investigadores concluiu num estudo, publicado na revista "Applied Physics Reviews", que a célula, ao combinar "capacitância negativa e resistência negativa", se auto carrega.

A capacitância negativa ocorre quando uma mudança na carga faz com que a tensão, através de um material, mude na direção oposta.

Por sua vez, a resistência negativa ocorre quando se dá um aumento de tensão nos terminais de um circuito ou dispositivo elétrico e que resulta numa diminuição da corrente elétrica.

"Como é que ela se auto carrega? Formando um condensador de capacitância negativa, não é a primeira vez que se vê isto, mas é a primeira vez que essa capacitância negativa é vista associada a uma resistência negativa", disse.

A investigação, que surge da "preocupação, necessidade e urgência em eletrificar por causa das mudanças no clima", vem assim unificar a teoria por detrás de todos os dispositivos no estado sólido, como as baterias, energia fotovoltaica e transístores.

"Sabendo nós que temos um material ferro elétrico que se auto carrega, podemos prever esse autocarregamento, estudá-lo, otimizá-lo e utilizá-lo quando é necessário aumentar a capacidade e autonomia das baterias, nomeadamente, em sensores num todo de uma montanha ou mesmo num carro", exemplificou.

De acordo com a investigadora, este processo "tem aplicações em todos os dispositivos de armazenamento de energia e pode melhorar substancialmente a sua autonomia".

"Este processo dá origem a um dispositivo que se auto carrega sem auto-ciclo, aumentando a energia armazenada nele, em oposição à degradação natural do processo eletroquímico que faz com que a energia armazenada diminua pela dissipação de calor", frisou.

À Lusa, Maria Braga adiantou que esta é a "primeira vez" que um artigo científico relaciona, numa tela eletroquímica, a capacitância negativa e a resistência negativa, algo que "nunca foi visto na literatura".

"Isto é organização, é um processo de uniformização, criação de padrões e de organização. Isto é algo que não acontece só nas células eletroquímicas, acontece em muitos outros dispositivos, desde o bater do coração, em fenómenos que ocorrem nos nossos neurónios ou nas nossas células", referiu, adiantando que a investigação pode "abrir portas noutras áreas".

Maria Helena Braga, 45 anos, publicou pela primeira vez sobre a tecnologia de eletrólitos de vidro em 2014, quando desenvolvia investigação na FEUP, tendo recebido, nessa altura, um contacto do investigador norte-americano da Universidade do Texas (Austin, Estados Unidos), Andy Murchison, que conhecia bem John Goodenough, o inventor das baterias de iões de lítio e Nobel da Química em 2019, com o qual foi "desafiada" a trabalhar.

A especialista é formada em Física do Estado Sólido e Ciências dos Materiais, doutorada em Engenharia Metalúrgica e Materiais, na Universidade do Porto, e professora auxiliar no Departamento de Engenharia Física da UPorto, desde 2002.

NAOM

O PRESIDENTE ELEITO GENERAL DE POVO, MANTEVE ENCONTRO ESTA MANHA COM, O PRESIDENTE SESSANTE DR. JOSÉ MÁRIO VAZ. TUDO INDICA QUE A INVESTIDURA DO GENERAL É IRREVERSÍVEL.




Junior Gagigo 

Mobilison générale pour recouvrer la souveraineté avec le putschiste Alpha CONDÉ. Voici le message de Faya MILLIMOUNO

Faya MILLIMOUNO


Ousmane Kaba demande la mobilisation pour sauvegarder nos acquis démocratiques.
Ousmane KABA 

#Amoulanfé #2020UnAutre #QuiconqueVote
Front National Pour La Défense De La Constitution-FNDC

The joy of living 😍👏😍 .... La joie de vivre😍👏😍

La joie de vivre😍👏😍

Fonte: Fiers d'etre manjack

GUINÉ-BISSAU: CARNAVAL 2020: LEMA: REFORÇO DA IDENTIDADE NACIONAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - DESFILE NACIONAL NO ESTÁDIO 24 DE SETEMBRO

Carnaval 2020. Parte 4/4
Resultados do Desfile Nacional
Desfile Nacional com 11 grupos, sob o lema "Reforço da Identidade Nacional e Transformação Social". 
Cacheu vence o Carnaval, Quinara em segundo, e BairroChãoPapelVarela em terceiro



Carnaval 2020. Parte 3/4
Desfile Nacional

Carnaval 2020. Parte 2/4
Desfile Nacional

Carnaval 2020. Parte 1/4
Desfile Nacional no estádio 24 de setembro.

CARNAVAL INFANTIL 2020 - LEMA: REFORÇO DA IDENTIDADE NACIONAL E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
O jardim infantil “Nossa senhora da Fátima” de Bissau foi o grande vencedor do carnaval infantil 2020 na categoria de grupos com 17,3 pontos. Em segundo lugar figurou a escola de Surdos/Mudos de Gardete, arredores de Cumura, setor de Prabis, com 16,7 pontos.
Na terceira posição, com 16,2 pontos, está o jardim “Nhima Sanhá”


Ivinho Lurdes, Bissau Mercado Virtual SARL e ISM Ziguinchor.
Fonte: Albano Barai

GERVASIO SILVA LOPES PARABENIZOU UMARO SISSOCO EMBALÓ

“CNE CONFIRMA VITÓRIA DE USE, NA DAL PARABÉNS, PA KA FOME LEBA DIRIGENTES DE PAIGC NA NEGA RESULTADOS MAS”

Por GERVASIO
Fonte: Estamos a Trabalhar

DERROTA I KA HUMILHAÇÃO, HUMILHAÇÃO I É PAPEL K NHU STA NA FASSI

Por Belmiro Pimentel

NA ÚLTIMO DEBATE TELEVISIVO DURANTE CAMPANHA ELEITORAL, CANDIDATO DERROTADO PASSA 3 MINUTOS DI SI TEMPO DISPONÍVEL, NA FALA DI KUMA, SISSOCO STA RODEADO SÓ DI DJINTIS INCOMPETENTES K KA SIBI FASSI TARBADJU DI BASE!

POIS ENTÃO,
AFINAL INCOMPETENTES NA KI LADO TUDO KÉ STA NEL!
KUMA KI POSSÍVEL BU APRESENTA STJ 400 SUPOSTO IRREGULARIDADES, MA BU KA FASSI NIM 1 RECLAMAÇÃO NA MESAS DI VOTO NIM NA CRE’S?

NHU CANDIDATO DERROTADO, I KA HOUVE FRAUDE, MAS SIM BURRICE KU INCOMPETÊNCIA DI BU EQUIPA DI “COMPETENTES”.
PRÓXIMO BIAS, CASO BU KA DISISTI DI SEDU POLÍTICO, FASSI FORÇA DI RANDJA DJINTIS KU COMPETÊNCIA, PA PUI NA BU EQUIPA.
É BU ATUAL EQUIPA, DINHERO SÓ KÉ NA KUMÉU, NADA KA STA LÁ!
BU ARROGÂNCIA DJUNTU KU FOME PA PODER K MITIU AÓS NÉ BURACO OU BALETA KU STA NEL SIM.

DERROTA I KA HUMILHAÇÃO, HUMILHAÇÃO I É PAPEL K NHU STA NA FASSI.

Guinée Bissau : La commission Nationale Électorale confirme la victoire de Umaro Sissoco Embaló


La Commission électorale nationale de Guinée-Bissau confirme les résultats des élections présidentielles et la victoire d’Umaro Sissoco Embaló, en rejetant les plaintes relatives à la candidature de Domingos Simões Pereira.

La Commission nationale électorale (CNE) a tenu une autre session plénière e mardi (25.02), qui a duré environ huit heures, pour se conformer à un arrêt de la Cour suprême de justice (STJ).

Le tribunal a ordonné au CNE de procéder à une nouvelle évaluation nationale des résultats après un recours introduit par le candidat vaincu, Domingos Simões Pereira, alléguant des fraudes et des irrégularités dans le processus.

« En l’absence de consensus lors de la séance plénière, le secrétariat exécutif du CNE a décidé de rejeter la réclamation du plaignant », a déclaré le procès-verbal publié par le CNE, ajoutant qu’ »il ne répond pas aux exigences de la loi électorale » et que les motifs des plaintes « n’ont aucun fondement juridique ».

La Communauté économique des États de l’Afrique de l’Ouest (CEDEAO) a menacé d’imposer des sanctions à toute personne qui perturberait le processus électoral et a appelé au dialogue entre le CNE et le STJ pour résoudre le différend électoral.

Selon les résultats national du second tour des élections présidentielles du 29 décembre, Sissoco Embaló a remporté le scrutin avec 53,55 % des voix, tandis que Domingos Simões Pereira a obtenu 46,45 %.

guineeactus.net

Guiné-Bissau: O livro mais esperado será publicado em breve, desmascarando nhu estin. So sakalata qui ta faci...






Brinpande Valdemir Ferreira

Guiné-Bissau - Notas soltas: DOMINGOS SIMÕES PEREIRA, O VENCEDOR OU "ATOR" DE DISTRAÇÃO?

Por Brinpande Valdemir Ferreira

Faço (re)lembrar que apoiei com orgulho a candidatura de Eng. Domingos Simões Pereira nas eleições cujo processo ainda parece infindável. Se voltamos à estaca zero, pelos motivos diversos que fundamentavam o meu apoio, faria tudo de novo.

Depois de conhecidos os resultados da primeira volta me parecia clara que ambas as candidaturas que, no primeiro turno, conseguiram a passagem para disputar a presidência esgotaram suas capacidades de mobilização de massa e, mais evidente me ilustrava que as alianças eleitorais iam definir a segunda volta. 

Nesta lógica o meu candidato na altura demonstrava uma larga desvantagem levando em conta sua relação com os demais candidatos derrotados na partida anterior, fato que acabaria por confirmar.

Observei com atenção o desenrolar da campanha no segundo turno mas, para ser sincero, o nível da prestação do meu candidato, DSP, não me era encorajador. Algo de muito deficitário estava a acontecer que não era do conhecimento geral, mas para os que habituaram ao nível da campanha do PAIGC no passado logo perceberiam que tudo ia mal, e isso só piorava.

No último dia da campanha, hoje confesso, desabei sozinho e, desabafei com amigo, "perdemos a eleição".

Teoricamente falando tudo estava exposto aos olhos de todos: o PAIGC não tinha uma mobilização capaz de o garantir a vitória e era só a questão ver traduzido todo aquilo em algo mais concreto, o resultado eleitoral que era só questões de dias.

Anunciados os resultados, o DSP foi dado como o perdedor, somado à tudo que tinha sabido até então no off, não fiquei surpreso: o DSP realmente perdeu eleição.

- Está fazendo o jogo de distração? Porquê?

Importa lembrar que ficou claro no áudio vazado (algo que considero imoral da parte de quem o fez) que o próprio DSP reconheceu sua derrota e felicitou seu adversário. Em kriol disse e claro "ami ku na bai visitau pabia abo ku ganha", que traduzido em português é algo mais ou menos "faço questão de lhe visitar porque é (você) o vencedor".

Até era aceitável dar benefícios de dúvidas aos novos argumentos de DSP para refutar os resultados dias depois de aceita-los mas a partir da conferência de imprensa por ele feito no Azalay comecei a duvidar na sua seriedade. O DSP desperdiçou uma oportunidade de convencer o mundo de que o teriam roubado a eleição ao apresentar um quadro carregado de subjetividades quando devia ser mais objetivo possível. Estamos a falar de números; de matemática, de ciência exata. Depois desse episódio somaram-se muitas investidas em que a candidatura de DSP até esse exato momento não exibiu (embora tem 500 páginas que só ele conhece o teor) nada de convincente de que foi tirado o número "X" de votos em mesa "Y" + "Z" que somados dariam "K", razão pelo qual foi dado de perdedor. Um pingo de objetividade seria muito bom e a gente gosta.

Para mim ficou claro que o DSP, o candidato que apoiei, tem em mangas um plano de distração, só não sei por quê.

Até aqui todos os elementos apontam para a derrota de DSP, só ele não se convence ou é condicionado a não se convencer.

O DSP precisa entender que a Guiné-Bissau não suportará mais nenhuma investida de bloqueio, e é ainda tempo de se recompor e permitir que o País, pelo menos, tentar a andar, bem ou mal. 

Enquanto líder partidário deve se abster do assessório e se focar no essencial que o permite, como guineense, contribuir para tirar o País deste estágio de estagnação.

É também democracia aceitar a derrota!

GOOGLE - "Não está ninguém!". Vídeo mostra carro da Google a conduzir sozinho

A divisão dedicada a carros autónomos da Google continua a fazer progressos.


Um pequeno vídeo a circular pelo Twitter mostra que, apesar de continuarem a dominar as conversas do mundo da tecnologia, os carros de condução autónoma continuam a ser surpreendentes quando vistos em ação.

O vídeo mostra um carro completamente autónomo da divisão de carros inteligentes da Google, a Waymo, a circular na estrada completamente sem ninguém nos arredores de Phoenix no Arizona, EUA. “Não está ninguém naquele Waymo!”, pode ler-se na publicação de Twitter (abaixo) com o vídeo a servir de prova da situação.

A cidade de Phoenix é uma das cidades escolhidas pela Waymo para testar os seus carros autónomos, com o número deste tipo de veículos a ter aumentado nos últimos tempos.



101 pessoas estão falando sobre isso

NAOM

Guiné-Bissau/Eleições: Não há nenhum elemento que possa alterar resultados em substância – candidatura Sissoco Embaló

O representante da candidatura de Umaro Sissoco Embaló, Vençã Mendes, disse hoje que não há nenhum elemento que possa alterar em substância os resultados da segunda volta das presidenciais da Guiné-Bissau.


Em declarações aos jornalistas, depois de uma reunião plenária da Comissão Nacional de Eleições (CNE) para realizar um novo apuramento dos resultados presidenciais, Vençã Mendes disse que a CNE voltou a confirmar os resultados porque “não há nenhum elemento que possa alterar em substância os resultados”.

“O processo mais fiscalizado no percurso do processo eleitoral da Guiné-Bissau é este. Isso dita claramente o resultado que é conhecido no primeiro, segundo, terceiro e quatro, o que significa que o nosso candidato é declarado vencedor”, afirmou.

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau confirmou hoje os resultados das eleições presidenciais e a vitória de Umaro Sissoco Embaló, tendo rejeitado as reclamações apresentadas pelo representante da candidatura de Domingos Simões Pereira.

A CNE realizou hoje mais uma sessão plenária, que durou cerca de oito horas, para cumprir o acórdão do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que ordenava um novo apuramento nacional dos resultados.

“Na falta de consenso a nível do plenário, o secretariado-executivo da CNE delibera indeferida a pretensão do requerente”, refere-se na ata divulgada pela CNE, acrescentando-se que “não preenche os requisitos previstos na lei eleitoral” e que os fundamentos das reclamações “não têm matéria de direito”.

O STJ da Guiné-Bissau ordenou à CNE que fizesse um novo apuramento nacional dos resultados após um recurso interposto pelo candidato apontado como derrotado, Domingos Simões Pereira, alegando fraude e irregularidades no processo.

A Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) ameaçou no sábado impor sanções a quem perturbasse o processo eleitoral e apelou ao diálogo entre a CNE e o STJ para resolver o contencioso eleitoral.

Segundo o apuramento nacional da segunda volta das eleições presidenciais de 29 de dezembro, Sissoco Embaló venceu o escrutínio com 53,55% dos votos, enquanto Domingos Simões Pereira obteve 46,45%.

A candidatura de Domingos Simões Pereira afirmou já que vai apresentar novo recurso de contencioso eleitoral no Supremo Tribunal de Justiça, que na Guiné-Bissau tem também função de tribunal eleitoral.

interlusofona.info