quinta-feira, 18 de novembro de 2021

PR Desloca-se a República Federal Da Nigéria…

Por: Tidjane Cande  radiobantaba.com  18/11/2021

O Presidente da República Umaro Sissoco Embaló desloca-se hoje à República Federal da Nigéria, para tomar parte na Cerimónia de Graduação do Curso de Executivo Sénior do Instituto Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos.

O Chefe de Estado Umaro Sissoco Embalo, foi convidado como Padrinho e Palestrante Ilustre da Cerimónia.

O Instituto Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos em Kuru, na Nigéria, é um centro de formação de políticas públicas para líderes do setor privado, oficiais do Exército e funcionários públicos, que foi fundado em 1979. A maioria dos formuladores de políticas públicas na Nigéria se formou no NIPSS (sigla em Inglês).

Fonte: Gabinete de Comunicação PR

Veja Também:

O Presidente da República General de Exército Umaro Sissoco Embaló deslocou-se a Kuru - Nigéria, para participar na Palestra como orador convidado  de Honra do Instituto Nacional de Política e Estudos Estratégicos.

Rádio África Fm News ...Quinta-feira, 18 de novembro de 2021

A Guiné-Bissau acolhe, pela primeira vez, a XIVa reunião dos Ordenadores Nacionais, RON_FED dos PALOP, Timor-leste e a União Europeia.


Fonte: Aliu Cande

ALEMANHA - No bairro social mais antigo do mundo ainda se paga apenas 88 cêntimos por ano de renda

Por  observador.pt

Para viver neste bairro há uma série de regras a cumprir: todos os moradores têm de ser católicos e as saídas noturnas envolvem uma taxa extra de 50 cêntimos por noite.

No bairro social de Fuggerei, na cidade de Augsburg (Alemanha), os cerca de 150 residentes pagam um valor anual de renda que não é alterado há 500 anos, e que corresponde a, nada mais, nada menos, que 88 cêntimos por ano.

Segundo a Deutsche Welle, este é considerado o bairro social mais antigo do mundo — criado a 23 de agosto de 1521 por Jakob Fugger, um comerciante e empresário — e celebrou este ano 500 anos em funcionamento.

Com 30 a 40 novos pedidos de entrada todos os anos, e uma lista de espera de 80 pessoas, este bairro é o último recurso para muitas pessoas, cuja esperança de não pagar praticamente nada de renda representa um novo fôlego na vida de muitos dos seus habitantes. Duas assistentes sociais trabalham igualmente de forma permanente com os habitantes do local.

Além dos 88 cêntimos anuais, são necessários outros requisitos para residir neste bairro de aspeto medieval.

Os seus habitantes, à data da criação das primeiras casas — que hoje são já 140 (começaram por ser apenas 52) –, tinham de realizar três rezas diárias em homenagem ao próprio Jakob Fugger, católico que pretendia encurtar o seu tempo no purgatório. Estas orações diárias, embora já não sejam obrigatórias, são fortemente encorajadas no bairro.

Obrigatória, contudo, continua a ser a religião que os inquilinos devem ter no Fuggerei: só são aceites católicos e todos têm de ser residentes oficiais da cidade.  Os moradores devem ainda desempenhar algum tipo de tarefa comunitária no bairro, desde jardinagem a funções de vigilância noturna.

A partir das 22h00, qualquer morador que queira regressar a casa deve pagar ao porteiro 50 cêntimos de entrada. Duas saídas noturnas ficam, portanto, automaticamente mais caras que a renda de um ano inteiro.

Há ainda um funcionário de caixa na entrada do bairro, uma vez que, devido ao seu aspeto medieval, com casas de arquitetura rústica e delimitadas do resto da cidade, o Fuggerei é uma grande atração turística na região, possuindo inclusive um museu e uma loja de lembranças.

Além de uma praça central e uma igreja, o Fuggerei tem ainda, segundo a CBC, um bunker construído durante a Segunda Guerra Mundial, e que chegou inclusive a ser utilizado.

Durante este período, cerca de 75% do bairro foi destruído por bombardeamentos por parte dos Aliados, tendo sido depois reconstruido.

O bairro continua a ser gerido pela família Fugger, através de um fundo gerado com recurso a investimentos em florestas, imobiliário e ainda graças ao dinheiro gerado pelos bilhetes de entrada e lembranças, ambos comprados por turistas.




Posse 7 juizes conselheiros_ Presidente República Umaro Sissoco Embaló.




Vídeo by: Aliu Cande 

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Cirilo Mama Saliu Djalo recebeu hoje em audiência o Secretário Executivo da CPLP, Zacarias da Costa que se encontra de visita ao país.

Cerimônia Oficial de Entrega do Donativo pelo Governo da China com a presença do Diretor do PAM e do Ministro da Educação.


Leia Também: 



A China, um dos parceiros incontornáveis da cooperação da Guiné-Bissau doou esta quarta-feira, (17.11.2021) 2.454 toneladas do arroz. 

O donativo chinês destina-se às crianças carenciadas, no âmbito da Cantina Escolar, beneficiando directamente comunidades vulneráveis face ao impacto da pandemia de Covid-19. 

Nesta primeira fase, o governo chinês através da sua embaixada no país entregou o primeiro lote de 750 toneladas ao Programa Alimentar Mundial, (PAM) que vai assegurar a distribuição do arroz para diferentes escolas do país. 

No acto da entrega, o Embaixador da China na Guiné-Bissau, Guo Ce reitera o compromisso do governo de Beijing em continuar apoiar os países amigos, em particular a Guiné-Bissau. 

"Nós continuaremos a apoiar os países carenciados, incluindo à Guiné-Bissau", sublinha o diplomata chinês,  tendo afirmando que, "este apoio revela um sinal de solidariedade para com a Guiné-Bissau". 

Segundo o Embaixador Guo Ce,  "este donativo em arroz vai minimizar as dificuldades de muitas famílias do impacto do COVID-19". 

Senhor Guo Ce garante que, a presença da China na Guiné-Bissau vai continuar. 

Em sinal de agradecimento, o Ministro da Educação Nacional, Cirilo Mama Saliu Djaló promete um distribuição equitativa do arroz junto das comunidades beneficiadas, nomeadamente para os alunos carenciados. 

" A China é sempre um país amigo da Guiné-Bissau" enfatizou o governante guineense.

A FÓRMULA DE BOÉ...

Por Jorge Herbert

A FÓRMULA DE BOÉ...

A rever uns documentos que tenho no meu computador, cruzei com a "Resolução final da 1ª sessão ordinária do Comité Central do PAIGC que decorreu de 6 a 9 de Fevereiro de 2011." Desse relatório, achei curioso 4 pontos que passo a comentar.

Ponto 6. "Apelar aos militantes, responsáveis e dirigentes do Partido que se abdiquem das campanhas difamatórias públicas que possam pôr em risco a dimensão, o prestígio, o vínculo popular, e as conquistas revolucionárias do PAIGC."

Comentário: Já nessa altura identificaram que as campanhas difamatórias públicas podiam pôr em risco o próprio partido. No entanto, chegou outro líder que o incentivou e incrementou-o, ao ponto de criar profundas divisões na família guineense e no próprio partido, levando ao acordar do povo, sobre a verdadeira essência desse partido...

Ponto 14. "Saudar a realização de Congressos da UDEMU e da UNTG, e encorajar a JAAC no sentido de realizar com maior brevidade possível o seu II Congresso Ordinário daquele que é considerado a força motora na promoção da juventude do Partido.

Comentário: A comprovação factual que a UNTG é um órgão politizado, um ramo do PAIGC, no mesmo nível que a UDEMU e a JAAC.

Ponto 19. "Repudiar os actos que originaram os assassinatos perpetrados no decurso do ano 2009 dos Camaradas Tagme Na Waie, João Bernardo Vieira “Nino”, Hélder Proença, e Baciro Dabó, Chefe de Estado das Forças Armadas, Presidente da República, Ministro da Administração Territorial e Candidato às Eleições Presidenciais, e Deputado da Assembleia Nacional Popular, respectivamente, que constituíram acontecimentos funestos na vida da Nação Guineense."

Ponto 20. "Solicitar o Governo a criar as condições necessárias e indispensáveis para a conclusão do processo de investigação dos assassinatos das eminentes personalidades citadas no ponto 19."

Comentário: A essência desse partido aqui retratada! Primeiro assassinam ou mandam assassinar, depois repudiam publicamente os assasssinatos e instam o governo a criar condições necesárias para a conclusão do processo de investigação, mas ao mesmo tempo estão a fazer tudo para que não haja qualquer investigação!

Jorge Herbert

Comandante Geral da Guarda Nacional, General SADJO SISSÉ felicitou os seus militares pelo êxito no desfile comemorativo do 48 Aniversário da Independência da Guiné-Bissau 🇬🇼

ANTIBIÓTICOS - Um terço dos portugueses não toma os antibióticos até ao fim

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  18/11/21 

O consumo inapropriado de antibióticos é apontado como um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento de bactérias resistentes.

Apesar de se ter registado uma evolução favorável, um terço da população portuguesa ainda toma os antibióticos de forma inadequada, revela um inquérito nacional, divulgado a propósito da Semana Mundial de Consciencialização Sobre o Uso de Antimicrobianos. 

De acordo com o inquérito 'Consumo de Antibióticos', realizado pelo Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa, um terço dos inquiridos num estudo da Pfizer sobre antibióticos diz que não toma os antibióticos até ao fim do tratamento. Dois terços dos inquiridos declarou seguir a prescrição até ao final do tratamento. Mas 9% deixa de tomar o antibiótico assim que se sente melhor, sendo este valor muito superior entre os homens e os mais jovens. 

Entre os que tomam antibióticos, 40% considera a duração do tratamento o mais importante. Para 27%, a informação mais importante são os efeitos indesejáveis. São os mais idosos e em particular os homens que dão mais importância à duração do tratamento. As mulheres, tal como os mais jovens, atribuem maior importância à interação dos antibióticos com outra medicação. 

De acordo com o inquérito, 73% dos inquiridos confirmaram que tomam antibióticos. Dos restantes 27%, cerca de metade (13%), afirmaram nunca ter tido necessidade de tomar antibióticos e os outros 14% recusam tomar antibióticos, mesmo quando prescritos pelo seu médico. 

Um quarto dos portugueses (25%) diz ter sempre um 'stock' destes medicamentos em casa, fruto do último tratamento. Outros 30% guarda-os para uma próxima necessidade.

Resistência aos antibióticos 

Somente 36% da amostra identificou corretamente o propósito dos antibióticos: tratar infeções provocadas por bactérias. São as mulheres e os mais jovens que melhor conhecimento demonstram.

"Em Portugal, como no resto do mundo, o consumo inapropriado de antibióticos é apontado como um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento de bactérias resistentes", avisa a Pfizer em comunicado, sublinhando que, a manter-se esta tendência, dentro de 30 anos "poderemos voltar à era pré-antibióticos, tempo em que ferimentos e infeções simples podiam causar danos consideráveis ou mesmo levar à morte." "Se não forem tomadas medidas, dentro de três décadas a resistência aos antimicrobianos será responsável por mais mortes do que o cancro e a diabetes juntos, o equivalente a cerca de 10 milhões de óbitos por ano, ou seja, uma morte a cada três segundos, à escala mundial". 

Dois terços dos inquiridos afirmaram conhecer o conceito de resistência aos antimicrobianos, registando-se um maior desconhecimento na população acima de 65 anos (44%). Para 95% dos que conhecem o conceito, este é um problema sério.

Dados da farmacêutica revelam que, na Europa, a prevalência de infeções causadas por microrganismos resistentes a antibióticos é igual à soma da prevalência de tuberculose, VIH/SIDA e gripe e há 30 mil mortes associadas a este tipo de infeções por agentes resistentes. "Mais de um terço destes casos é causado por bactérias resistentes a antibióticos 'de última-linha'."

Já abriram mercados de Natal na Alemanha, mas não-vacinados não entram

© Getty

Notícias ao Minuto  17/11/21 

Apesar da situação dramática de aumento de contágios na Alemanha, os famosos mercados de Natal, um pouco por todo o país, não deixaram de abrir. No entanto é pedido a alguns que fiquem de fora: os não-vacinados.

Numa altura em que a Alemanha volta a atingir novos máximos quanto ao número de casos de infeção por Covid-19 e o valor da incidência no país sobe a cada dia, a chanceler alemã, Angela Merkel, sublinhou hoje que a situação é dramática e apelou à distribuição célere das doses de reforço e a que os céticos mudem de ideias quanto à vacinação.

No entanto, ao mesmo tempo, está na altura da maior parte dos mercados de Natal abrirem um pouco por todo o país. Para ser permitido que estes abram e que os seus clientes se sintam seguros a fazer as suas compras de Natal, alguns mercados optaram por impedir a entrada de não-vacinados.

Neste espirito, no mercado na cidade de Bonn, por exemplo, os visitantes podem passear pelas ruas do mercado no dia da abertura. O mercado está aberto apenas para pessoas vacinadas ou recuperadas recentemente da Covid-19.

A estes recuperados e vacinados a organização do mercado chama "2G" e só mostrando o certificado é possível passar pela entrada do mercado.

Nas últimas 24 horas, a Alemanha registou mais 52.826 casos de infeção e somou mais 294 mortes, segundo os dados revelados esta quarta-feira pelo Instituto Robert Koch. Estes números representam um novo máximo para o país, que não via valores tão altos desde o início da pandemia.

A Alemanha tem apenas 67,6% da população totalmente vacinada o que quando comparado com outros países é uma taxa bastante baixa e obriga o Estado a adotar medidas de combate à pandemia.

“Não é demasiado tarde para levarem a primeira dose da vacina”, salientou a chanceler Alemã ainda hoje sobre o tema das vacinas no país. Acrescentou ainda que “todos os vacinados estão a proteger-se a si mesmos e aos outros”.

Veja na galeria aqui esta abertura de mercados na Alemanha mas com regras diferentes.