segunda-feira, 18 de maio de 2020

Sobre formação do Novo Governo na Guiné-Bissau - SPALHA BARDADE

Buhari Promises Support For Guinea Bissau's Stability

Covid-19: EUA ultrapassam barreiras dos 90 mil mortos


Dados revelam que morreram mais de 10 mil pessoas na última semana.

Os Estados Unidos da América (EUA) ultrapassaram esta segunda-feira os 90.000 mortos e mais de 1,5 milhões de pessoas infetadas por covid-19, de acordo com o último balanço feito pela Universidade Johns Hopkins.

Segundo esta instituição, sediada em Baltimore, Maryland, citada pela agência France-Presse (AFP), morreram mais 10.000 pessoas na última semana nos Estados Unidos.

O estado de Nova Iorque é responsável por quase um terço do total de mortes associadas à pandemia da doença provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), com mais de 28.300 óbitos, sublinha a Universidade Johns Hopkins.

A Universidade Johns Hopkins adianta que já foram realizados 11,5 milhões de testes em todo o país e que cerca de 272.000 pessoas já são consideradas curadas.

De acordo com a Universidade de Massachusetts, os EUA deverão chegar às 112.000 mortes até 6 de junho, previsão baseada em 20 modelos epidemiológicos produzidos.

Contudo, segundo a plataforma de estatísticas 'Worldometer', países como a Itália, Espanha, Reino Unido, França, Bélgica e a Suécia registaram mais óbitos por milhão de habitantes.

A nível global, segundo o último balanço feito pela AFP, a pandemia já provocou a morte a pelo menos 316.000 pessoas e infetou mais de 4,7 milhões em 196 países e territórios. Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

sicnoticias.pt

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO NACIONAL E ENSINO SUPERIOR, - NOTA DE IMPRENSA


A Escola Nacional de Educação Física e Desportos poderá ser transformada em Faculdade de Motricidade Humana.

O assunto foi debatido numa reunião realizada hoje, dia 18 de Maio 2020, nas instalações do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior, entre o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé e o Secretário de Estado da Juventude e dos Desportos, Dr. Florentino Fernando Dias.

No encontro que juntou Directores Gerais e técnicos dos dois Departamentos do Estado foi também criado um grupo de trabalho para o relançamento do Desporto Escolar, e a instituída uma comissão para revisão do Despacho conjunto que criou a Célula Nacional para Fomento das actividades física, o Desporto e Restruturação das Associações Desportivas, rubricado em Setembro, entre os antigos responsáveis do Ministério da Educação e a Secretaria de Estado da Juventude, Cultura e dos Desportos. 

O Senhor Alberto Dias foi indigitado para coordenar a comissão de atualização do protocolo de acordo que havia sido celebrado entre os dois Departamentos Governamentais e terá como Adjunto o Senhor Herculano Cubaba.

No final dos trabalhos foi recomendado o alargamento da composição da célula nacional constante do anterior protocolo de acordo para a inclusão das seguintes estruturas:
Direcção Geral dos Desportos;
Direcção Geral do Ensino Básico e Secundário;
Direcção Geral do Ensino Superior e Investigação Científica;
Direcção Geral da Educação Inclusiva, INDE e ENEFD.
Foi ainda determinada a manutenção da dependência directa da célula nacional aos gabinetes dos titulares dos departamentos do estado concernidos.

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Ariceni Abdulai Jibrilo Baldé realçou a importância de manter uma forte Ligação entre os dois departamentos governamentais e o Secretario do Estado da Juventude e Desportos qualificou o encontro de muito importante, sublinhando que a Educação e Desportos devem sempre caminhar de mãos dadas.

Bissau
18 De Maio 202.
Amadu Uri Djalo
Assessor de Imprensa e Porta-voz

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

A revisão constitucional: um outro ângulo de visão

Por Pedro Rosa Có - Um olhar distinto!
A revisão constitucional: um outro ângulo de visão

O processo de revisão da actual Constituição foi lançado pela Assembleia Nacion Popular (ANP), nos termos da Constituição e do seu Regimento. Espera-se que a Comissão Técnica da ANP, que tive a honra de fazer parte, termine os seus trabalhos o mais cedo possível.

Inicialmente, pareceu que a ideia era mesmo uma simples revisão da actual Constituição, visando o preenchimento de lacunas e esclarecer algumas imprecisões e zonas de sombra.

No entanto, desde de 2015, por impulso da CEDEAO e de alguns sectores académicos nacionais e intelectuais, uma transição constitucional entrou na ordem do dia. Ou seja, passou a estar na forja a possibilidade de mudança da forma de Governo do Semipresidencialismo para o Presidencialismo.

O Presidente da República (PR) acaba de criar uma Comissão técnica de revisão constitucional. Daqui a três meses, vamos ter um Anteprojeto de Constituição do PR e vamos saber que tipo de Constituição e forma de Governo ele quer para o país.

Daqui a três meses, espero que todos os partidos políticos legalmente constituídos, a Sociedade Civil Organizada, a Liga guineense dos Direitos do Humanos tivessem também prontas as suas próprias visões da Constituição, seja na totalidade ou apenas nos Capítulos da Constituição que lhes interessam.

Será mais profícuo e fluído o debate sobre a próxima Constituição, se for feito com base em Anteprojectos ou visões concretas de cada actor principal sobre o tipo de Constituição e forma de governo que quer para o país.

Pessoalmente, estarei mais atento ao Título dos direitos fundamentais (direitos humanos) e do direito internacional em geral.

Bissau, 18.05.2020.

Fonte: Rádio África FM/ Guiné-Bissau

Assembleia Geral virtual da OMS, acusada de conivência com a China na gestão da pandemia de Covid-19. Confira aqui. 👇👇👇

Covid-19: OMS na tormenta inicia Assembleia Geral virtual

Tedros Adhanom Ghebreyesus, director-geral da OMS, na abertura da Assembleia Geral (virtual) da agência da ONU a 18 de Maio de 2020 em Genebra, Suiça. Christopher Black/OMS/Handout via Reuters
Texto porIsabel Pinto Machado com AFP

A Organização Mundial de Saúde organiza a sua Assembleia Geral anual até 21 de Maio, em plena pandemia de Covid-19, com uma forte polémica em torno da gestão desta crise pelo seu director-geral, o etíope Tedros Adhanom Gebreyesus, acusado de conivência com a China.

A Assembleia Geral da OMS acontece anualmente e normalmente apenas interessa os peritos do sector dos 194 países membros, mas este ano realizada por video-conferência, esta deverá transformar-se num campo de batalha geopolítica, o que tem sucedido igualmente com a pandemia de Covid-19, pois como todas as instâncias da ONU, esta organização reflecte as relações de força internacionais.

Dois temas vão dominar esta Assembleia Geral: o lançamento de um inquérito imparcial, completo e independente sobre a resposta à pandemia de Covid-19 defendido pela União Europeia e o lugar de Taiwan na organização, que se pretende mundial.

Mas também a futura comercialização e distribuição de uma vacina contra a pandemia de Covid-19.

A OMS é acusada pelo Presidente Donald Trump de conivência com a China, onde foi despoletado o epicentro da pandemia, com o primeiro caso em Wuhan a 17 de Novembro, mesmo se em Janeiro Donald Trump felicitou este país pela forma como combatia o novo cornavírus, em Abril Trump suspendeu a contribuição norte-americana à organização, que rondava entre 400 e 500 milhões de dólares anuais.

A China por sua vez anunciou uma contribuição de cerca de 10% deste valor, o que Donald Trump denunciou num tweet este fim de semana, continuando a denunciar que a "praga ou flagelo veio da China" o que enerva Pequim, mas reconforta o seu eleitorado.

Mas Donald Trump não é o único a criticar a OMS, vários Estados e peritos estimam que a organização tardou em reconhecer a transmissão do virus entre seres humanos e deixou Pequim ditar o momento de declarar o  alerta sanitário internacional, uma decisão capital.

Alguns acusam a China pela sua falta de transparência e oposição à presença de Taiwan na OMS, a Europa pede um inquérito internacional imparcial, completo e independente logo que possível, sobre a resposta internacional à pandemia, mas em estreita ligação com a OMS e não contra ela, que poderia ter o apoio de uma centena de países.

A proposta europeia é menos constrangedora do que a da Austrália que queria que fosse efectuado um inquérito independente sobre a origem da novo coronavirus SARS-CoV-2.

A China saúda a proposta europeia, mas considera que "o momento não é oportuno" e que o mais importante é "combater o virus até à vitória final", admitindo no entanto "não se opor a um inquérito científico sobre a origem do virus, sob a égide da OMS ou de uma organização regional, com a inclusão de dados relativos à China, mas também aos Estados Unidos e outros países".

Em 2005 após a epidemia de SARS, os Estados reforçaram o "regulamento sanitário internacional" ou RSI na sigla inglesa, a "bíblia" da OMS, atribuindo-lhe um poder supranacional, mas tal não foi utilisado no contexto actual da pandemia de Covid-19, que já causou mais de 300.000 mortes no mundo e 4,8 milhões de infectados.

How Racist is China? COVID-19 exposes Shocking Racism in China

Not very often do I get angry while making videos... but all these stories are simply outraging. Someone needs to spread awareness about this, we simply cannot ignore this. Watch the whole video for an important message. - By Project Nightfall



Covid-19: FAO estima precisar de 320 milhões de euros para evitar fome severa


Roma, 18 mai 2020 (Lusa) - A Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) estima precisar de 320 milhões de euros, três vezes mais do que em março, para evitar o aumento da fome nos países vulneráveis.

De acordo com a FAO, embora o impacto global e a longo prazo da pandemia na segurança alimentar ainda não seja conhecido, há evidências crescentes de que, nos países já atingidos por fome severa, as pessoas enfrentam cada vez mais dificuldades para ter acesso a comida suficiente numa altura em que os rendimentos estão a diminuir e os preços dos alimentos a aumentar.

"Não podemos esperar até acabarmos de lidar com os impactos na saúde para nos virarmos para a segurança alimentar. Se não começarmos agora o apoio aos meios de subsistência, vamos enfrentar múltiplas crises alimentares e uma fatura muitas vezes maior", alertou hoje o diretor-geral da FAO, Qu Dongyu, numa reunião para analisar a resposta humanitária desta agência das Nações Unidas à covid-19.

A FAO recorda que se os agricultores não tiverem acesso aos campos ou não conseguirem comprar sementes ou alimento para os animais, isso terá um grande impacto na época de colheitas, diminuindo significativamente o cultivo e consequentemente a disponibilidade de alimentos.

"Cada vez mais, os líderes mundiais sublinham que a pandemia pode custar mais vidas de pessoas com fome do que de pessoas realmente infetadas pelo vírus. O pior cenário possível não é um dado adquirido, mas temos de agir rapidamente e à escala global", afirmou, por seu lado, Dominique Burgeon, diretor dos programas de emergência da organização.

Por isso, a FAO estima agora necessidades de financiamento para os seus programas de 350 milhões de dólares (cerca de 320 milhões de euros), três vezes mais do que a estimativa apresentada em finais de março.

Globalmente, a ação da FAO irá centrar-se na melhoria dos dados sobre a fome para promover uma resposta mais eficaz, manter a produção alimentar, reforçar o apoio a atividades de pós-produção, como a colheita, armazenagem, transformação e conservação de alimentos em pequena escala e ligar os produtores aos mercados para garantir que as cadeias de abastecimento alimentar se mantenham funcionais.

Entre os países com risco crescente de fome ou fome severa, a FAO destaca o caso da Somália, que está a sofrer o impacto simultâneo de vários choques, incluindo pragas de gafanhotos do deserto, inundações e covid-19.

A Unidade de Segurança Alimentar e Análise Nutricional (FSNAU), gerida pela FAO, alertou em maio para o facto de cerca de 3,5 milhões de somalis poderem vir a sofrer de insegurança alimentar aguda até setembro, o triplo relativamente ao início de 2020, e muito pior do que em 2017, ano em que havia um elevado risco de fome.

Na África Oriental e no Médio Oriente há 42 milhões de pessoas em risco de grave insegurança alimentar, sendo que estas regiões enfrentam também um surto de gafanhotos que ameaçam destruir as colheitas.

Globalmente, antes da pandemia, cerca de 135 milhões de pessoas enfrentavam níveis de insegurança alimentar severa e 27 milhões de pessoas viviam à beira da fome.

Afeganistão, Bangladesh, Síria, Venezuela, México ou Equador são outros países no centro das preocupações da FAO.

Embora exista um elevado potencial para um aumento significativo da insegurança alimentar severa e da fome nos próximos meses, a FAO sublinha que tal não "é uma inevitabilidade".

"Se apoiarmos agora os meios de subsistência, podemos ajudar a reduzir as necessidades, evitar o aumento da fome e proteger os mais vulneráveis contra os efeitos colaterais da pandemia", afirmou Qu.

"Os doadores foram generosos e rápidos na resposta ao surto de gafanhotos do deserto durante os últimos meses. Precisamos desta generosidade contínua e desta defesa para evitar um aumento acentuado da fome severa", acrescentou o diretor-geral da FAO.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 315.000 mortos e infetou mais de 4,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

Em África, há 2.764 mortos confirmados, com mais de 84.500 infetados em 54 países, segundo as estatísticas mais recentes sobre a pandemia naquele continente.

In Lusa/Fim

Moderna Says Potential Coronavirus Vaccine Produced Antibodies In Humans


Cambridge biotech company Moderna says there is positive news from its potential coronavirus vaccine trial.


CBS-Boston May 18, 2020

news.yahoo.com


Cabo Verde continua na presidência da CPLP até 2021

Cabo Verde vai prolongar até 2021 a presidência rotativa da CPLP, após proposta de Angola, país que deveria assumir a liderança da organização lusófona em julho, anunciou hoje à Lusa o ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano.


"Por causa dos efeitos da covid-19, Angola propôs que Cabo Verde se mantivesse na presidência da Comunidade de Países de Língua Portuguesa [CPLP] até 2021", disse Luís Filipe Tavares à agência Lusa.

Numa entrevista à Televisão de Cabo Verde (TCV), Luís Filipe Tavares disse que o Conselho de Ministros Extraordinário (reunião dos chefes da diplomacia dos países lusófonos) deverá acontecer ainda este ano, em Cabo Verde, para debater a proposta de mobilidade, "se a situação da pandemia o permitir".

"Em relação à cimeira, recebemos há poucos dias de Angola uma solicitação em como gostariam que Cabo Verde continuasse a assumir a presidência da CPLP até 2021 porque Angola diz que neste momento não tem condições, tendo em conta a pandemia e a evolução dos próximos meses em relação a esta doença", disse Tavares.

Em janeiro, o secretário-executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, disse à Lusa que a cimeira de chefes de Estado e de Governo dos Estados-membros da comunidade ficou marcada para setembro.

Inicialmente prevista, como habitualmente, para julho - mês em que a organização lusófona celebra o aniversário -, a cimeira de chefes de Estado e de Governo acabou por ser marcada para "02 e 03 de setembro", de acordo com "uma proposta de Angola nesse sentido", disse então o embaixador português.

A cimeira de Luanda vai marcar o fim do mandato da presidência cabo-verdiana da CPLP e o início da presidência angolana.

Na altura, o primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, disse que não via constrangimentos no adiamento da cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP para setembro, garantindo que o país faria "com prazer" mais dois meses de presidência da organização.

"O importante é que nessa cimeira, pensamos que estão criadas as condições para celebrarmos um grande momento, que é mobilidade a nível da CPLP", afirmou o chefe do Governo de Cabo Verde.

No entanto, em abril, já com a pandemia de covid-19 declarada, o secretário-executivo admitiu que "dificilmente" existirão condições para a realização, em setembro, da cimeira.

Hoje, o ministro dos Negócios Estrangeiros cabo-verdiano confirmou que Angola informou que "não tem condições" para realizar a cimeira nos dias 02 e 03 de setembro.

"Mas Cabo Verde já lhes respondeu que está disponível para continuar na presidência da CPLP até julho de 2021", afirmou Luís Filipe Tavares, garantindo que, até lá, haverá "tempo suficiente" para verem a questão da mobilidade, cuja proposta de Cabo Verde já foi consensualizada entre os nove Estados-membros e será ratificado na cimeira de Luanda.

Os Estados-membros da organização são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 315.000 mortos e infetou mais de 4,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

noticiasaominuto.com

NO COMMENT!


Investigação internacional denuncia afrouxamento do combate ao tráfico de droga na Guiné-Bissau

Domingos Simões Pereira

Nigeria: COVId-19 - Presidential Task Force Lists Achievements During The First Phase Of The Ease Of Lockdown.



Native Reporters

BOKO HARAM - Ataque do Boko Haram na Nigéria provoca 20 mortos e 14 feridos

Pelo menos 20 civis foram mortos e outros 14 ficaram feridos num ataque do Boko Haram a uma aldeia no nordeste da Nigéria, segundo residentes e militares, que anunciaram ter abatido 20 suspeitos terroristas.


No domingo, os atacantes entraram rapidamente e dispararam granadas e mísseis na aldeia de Gajiganna, no estado do Borno, que há mais de 10 anos está sob o domínio de um grupo de 'jihadistas', quando estes se preparavam para quebrar o jejuem do Ramadão, afirmaram as mesmas fontes à agência francesa AFP.

Entretanto, o exército nigeriano anunciou que abateu, também este domingo, 20 suspeitos de estarem ligados aos grupos islamitas Boko Haram e Estado Islâmico na África Ocidental (ISWAP), a nordeste de Borno, um dos principais bastiões dos 'jihadistas', afirmaram hoje fontes militares.

"Numa operação de interceção ofensiva, decisiva, as tropas do 130.º Batalhão (...) tiveram confrontos sangrentos no noroeste da cidade de Baga com criminosos de Boko Haram e do ISWAP", disse hoje o porta-voz do Exército, tenente-coronel Paul Enenche, citado pela agência espanhola EFE.

De acordo com a declaração, no total, nove soldados ficaram feridos na operação, ao enfrentarem rebeldes armados com morteiros, lança-granadas e outras armas com as quais atacaram várias aldeias nos arredores de Baga, no estado de Borno.

Só na semana passada, as ofensivas terrestres e aéreas das forças nigerianas resultaram em 75 baixas entre os terroristas, que fugiram, deixando para trás as suas mulheres e filhos, segundo o porta-voz.

A Nigéria, juntamente com forças aliadas de países vizinhos, como os Camarões, o Chade e o Níger, tem conseguido alcançar vitórias militares contra os terroristas nos últimos meses, apesar de ter perdido pelo menos 16 soldados num ataque 'jihadista' a um campo do exército chadiano em 23 de março.

O grupo Boko Haram, uma organização que nasceu em território nigeriano, opera nos países da bacia do Lago Chade.

O grupo foi criado em 2002 na cidade de Maiduguri (nordeste da Nigéria), pelo líder espiritual Mohameh Yusuf, com o objetivo de denunciar o abandono do norte do país por parte das autoridades.

Na altura, realizou ataques contra a polícia nigeriana, em representação do Estado, mas desde que Yusuf foi baleado por agentes, em 2009, o grupo tornou-se mais radical.

Desde então, o nordeste do país tem vivido sob ações consecutivas de violência provocadas pelo Boko Haram, que procura impor à Nigéria um Estado islâmico, um país com uma maioria muçulmana no norte e predominantemente cristão no sul.

Durante a sua sangrenta campanha, o grupo já matou cerca de 27.000 pessoas e causou mais de três milhões de deslocados, de acordo com dados do Governo e da ONU.

Por LUSA

Delegacia de Comércio de região de Bafatá queima cerca de três toneladas de produtos fora de prazo

Bissau, 18 Mai 20 (ANG) - A Delegacia Regional de Comércio de região de Bafata queimou este fim-de-semana

Cerca de três toneladas de produtos fora de prazo, como forma de ajudar na promoção de saúde de qualidade na Guiné-Bissau, noticiou a Rádio Sol Mansi

Segundo esta estação emissora católica, o Chefe de Gabinete do ministro de Comércio, Marcelino Mam após terem queimado os referidos produtos revelou que dentro de duas semanas o Ministério do Comércio vai doar  viaturas e motorizadas às delegacias regionais de Comércio, de modo a permitir com que façam melhor os seus trabalhos.

“Este trabalho de fiscalização e de apreensão de produtos fora de prazo deve ser  actos contínuos, uma vez que tem grande importância para a saúde do Povo da Guiné-Bissau. Por isso, vamos dar o nosso máximo para que os trabalhos das delegacias regionais tenham sempre mais sucesso”, garantiu.

Marcelino Mam lançou um apelo às delegacias regionais no sentido de  utilizarem os meios de transporte que vão receber para intensificar os seus trabalhos e para obter mais benefícios para o Povo guineense e para o próprio país.

Para  o delegado de Comércio da região de Bafata, Mamadú Sanhá  a apreensão demonstra o esforço que a sua equipa está a fazer no terreno.

Garantiu que, os meios que lhes serão disponibilizados, só irão permitir que façam mais e melhor os seus trabalhos.

Apelou à população de Bafatá a contribuir nas denúncias de produtos fora de prazo uma vez que, segundo ele, ficar calado com uma situação anormal pode ser considerada de um caso de crime, e que as denúncias só irão contribuir na promoção de saúde de qualidade e  bem-estar do Povo da Guiné-Bissau.

O Director de Saúde de região de Bafatá ,Armindo Sanhá disse que o consumo de produtos fora de prazo contribui para prejudicar a saúde de qualquer que seja o consumidor e que, por isso, é fundamental tomar bastante cuidado com os alimentos à consumir.

Sanhá acrescentou que é fundamental não adquirir  medicamentos de forma não adequada , por  ser uma coisa sensível e que toca com a saúde e bem-estar,tendo solicitado ao governo local que travasse vendas clandestinas de medicamentos. 

ANG/AALS/ÂC//SG

GUINÉ-BISSAU: POPULAÇÃO DO ILHÉU DO REI ENFRENTA ENORMES DIFICULDADES SOCIAS


A população do Ilhéu do Rei, situado a escassas milhas da capital Bissau, depara-se com enormes dificuldades sociais em vários níveis, devido à ausência de serviços básicos, como transporte marítima e agua potável.


Além da falta de embarcação e água potável, neste momento o único centro sanitário do Ilhéu do Rei funciona sem um enfermeiro ou enfermeira para dar assistência sanitária às populações, informou à Rádio Jovem, um dos nativos daquela ilha, Nelson Florindo Barbosa.

Em 2016, os populares beneficiaram de um poço de água construído pela Câmara Municipal de Bissau, mas os equipamentos, como eletrobomba, foram danificados pela água salgada, que fez a comunidade ficar sem condições de ter água potável, já há vários anos.

Alison Cabral

COVID-19: Guiné-Bissau ultrapassa a barreira de mil infectados.


O Centro de Operações de Emergência em Saúde na sequência dos testes realizados pelo Laboratório Nacional de Saúde Pública anuncia 42 novas contaminações por coronavirus, elevando para 1032 casos.

O número dos recuperados subiu para 38 e os óbitos matêm-se em 4.
Actualizado o boletim epidemiológico diário sobre a incidência da pandemia COVID-19 na Guiné-Bissau.

Todo o cuido é pouco- Atcho Dos Santos

Aliu Cande

QUANDO É QUE O RÁDIO CAPITAL FM VAI PARAR DE CHAMAR O PRESIDENTE ELEITO DE AUTOPROCLAMADO?




Faladepapagaio

COVID-19 - China anuncia assistência financeira a países afetados

O Presidente chinês, Xi Jinping, anunciou hoje, na reunião anual da Organização Mundial da Saúde (OMS), que a China vai oferecer dois mil milhões de dólares em assistência aos países afetados pela pandemia da Covid-19, sobretudo aos mais pobres.


O líder chinês apontou ainda que potenciais vacinas que a China consiga desenvolver contra a doença, que causou já mais de 300.000 mortes em todo o mundo, "vão estar disponíveis como um bem público globalmente para que sejam acessíveis a todos os países em desenvolvimento".

Xi Jinping garantiu que a China vai trabalhar em conjunto com as restantes economias do G20 para acordar uma moratória da dívida dos países mais pobres, como parte das medidas para superar a atual crise económica provocada pela pandemia do novo coronavírus.

O apoio financeiro (cerca de 1,85 mil milhões de euros) será distribuído num prazo de dois anos, numa altura em que o Governo norte-americano suspendeu os pagamentos à OMS, por alegada má gestão na pandemia da covid-19.

No seu discurso na assembleia da OMS, Xi assegurou que a China forneceu todos os dados relevantes sobre a doença à OMS e a outros países, incluindo a sequência genética do vírus, "da forma mais oportuna".

"Compartilhamos a experiência sobre o controlo e tratamento com o mundo sem reservas. Fizemos tudo ao nosso alcance para apoiar e ajudar os países atingidos", apontou.

O bloco dos 27 membros da União Europeia e outros países pediram durante a assembleia uma avaliação independente da resposta inicial da OMS à pandemia do novo coronavírus "para rever a experiência adquirida e as lições aprendidas".

A resolução da UE propõe que a avaliação independente seja iniciada "o mais rapidamente possível " e deve, entre outras questões, examinar "as ações da OMS e os seus cronogramas referentes à pandemia".

A OMS anunciou que o surto de coronavírus seria uma emergência de saúde global em 30 de janeiro, o seu nível mais alto de alerta. Nas semanas seguintes, a OMS advertiu os países de que havia uma "janela de oportunidade" estreita para impedir que o vírus se espalhasse globalmente.

As autoridades da OMS, no entanto, descreveram repetidamente a transmissão do vírus como "limitada", apontando que não era tão transmissível como a gripe, apesar de vários especialistas afirmaram que o nível de contágio da doença é muito superior.

A OMS declarou que o surto era uma pandemia em 11 de março, depois de o vírus matar milhares em todo o mundo e provocar grandes surtos na Coreia do Sul, Itália ou Irão.

Xi disse que também apoia a ideia de uma revisão abrangente da resposta global ao COVID-19.

"Este trabalho deve ser baseado na ciência e profissionalismo, liderado pela OMS e conduzido de maneira objetiva e imparcial", defendeu.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 315.000 mortos e infetou mais de 4,7 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço da agência de notícias AFP.

Mais de 1,7 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano passou nas últimas semanas a ser o que tem mais casos confirmados (quase 2,1 milhões contra 1,9 milhões no continente europeu), embora com menos mortes (cerca de 125 mil contra mais de 166 mil).

A Ásia conta mais de 12.100 mortos (mais de 355 mil casos), Médio Oriente mais de 8.100 mortos (quase 280 mil casos), África 2.735 mortos (mais de 82.500 casos) e Oceânia 126 mortos (quase 8.400 casos).

noticiasaominuto.com

Your Excellency, President of the Republic of Guiné-Bissau, General Umaro Sissoko Embaló, “RIDE ON”

Por Francisco Jose Gomes Fernandes

Sua excelência, Presidente da República da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoko Embaló, “MARCHE EM FRENTE”

Os obtusos, que não fazem nem deixam fazer e que passam a vida a confundir o cidadão simples com palavras difíceis em português, não são mais de que assimilados sem a mínima noção do que significa “Nacionalismo ou Nacionalista” para eles só existe dois amores, amor ao dinheiro e a eles próprios.

Quando lhes interessa a lei existe na Guiné-Bissau, quando não lhes interessa pisam e espezinham essas mesmas leis, quantas vezes assistimos o desafio de Juízos dos tribunais, por estes mesmos que agora cinicamente e hipocritamente clamam pelo cumprimento das leis.

Dizem que havia uma comissão criada pelos deputados, para uma alegada revisão Constitucional desde os tempos de “César”, não me lembro do século peço imensas desculpas, mas que nunca fez nada de concreto por falta de verbas, essas verbas destinadas aos retiros e outras coisas que não alego aqui neste post, mas vocês sabem o quê. Essa “comissão” (mortos) de repente acordaram, havia slides e tudo na conferência de imprensa, patrocinado sei lá por quem (até sei) para confundir o mesmo Zé povinho de sempre, de que eles é que sabem, eles é que querem o bem estar dos Bissau Guineenses, eles é que respeitam a lei, tamanha hipocrisia

Um sábio uma vez disse; a lei que não serve aos interesses do povo não é para ser respeitada, mas o curioso aqui sua excelência, é que o senhor nem está a pisar a constituição coisa nenhuma, o presidente do partido libertador, (sim aquele em fuga/ refúgio sei lá do que ou de quem, porque quem não deve não teme) disse numa entrevista de que a sua ação é um caso e inexistente, um não caso. Concordo plenamente com ele, ao criar uma comissão presidencial para uma possível revisão da constituição, não está a fazer nada mais do que o seu trabalho, aquilo que 53% da população Guineense o elegeu para fazer.

Penso que por estas horas já sabe com o quê que o ex Presidente da república da Guiné-Bissau Dr. Mário Vaz lidou durante os cinco anos do seu mandato, agora acho que falta a eles saberem com quem ou o quê estão a lidar. Siga em frente, siga em frente, os cães que ladrem enquanto a caravana passa, mas que passe mesmo sua excelência, que passe mesmo.

Viva a República da Guiné-Bissau.

O MISTERIOSO SILȆNҪIO DE COORDENADOR DO MADEM G-15! O QUE TERÁ ACONTEҪIDO?

PERANTE OS FACTOS NAO HÁ ARGUMENTOS.

Nos últimos dias os guineenses e o mundo têm sido surpreendidos com o misterioso silencio de coordenador do MADEM G15 “Bá Di Povo”.  



Sabemos que o Braima Camará “Bá Di Povo” foi o braço direito de General Nino Viera Kaby Na Fantchamna, se não, o menino bonito do Malam Bakay Sanha maior adversário político do verdadeiro General Kaby Na Fantchamna.

A nossa questão é o seguinte:

Desafiamos o Coordenador Nacional do MADEM G15 a desvendar aquilo que na outrora tornou na maior polemica das alianças ou danças políticas de um campo para outro, quando a rivalidade entre partes é mundialmente sabida é reconhecida???

Desafiamos o Coordenador Nacional do MADEM G15 a esclarecer as graves acusações do Ex-presidente José Mario Vaz” Jomav”, num áudio que vazou nas redes sócias, e que o senhor até hoje não pronunciou uma única palavra ???

Sr. coordenador, diz um ditado popular: “QUEM CALA CONSENTE, NӐO HÁ DOIS SEM TRÉS”.

Temos observado com muita atenção, o silencio, o desaparecimento e o distanciamento do Sr. coordenador nos últimos tempos, muito estranho?? 



“ BOLTIA BOLTIA IKA MESINHO DI CAMBA MAR” BO CONTANO KÉ KU NA PSSA???

Faladepapagaio. 18 de maio de 2020

Tensão no parlamento timorense com empurrões entre deputados


Tensão marcou hoje o início da manhã no parlamento timorense com deputados aos gritos e aos empurrões devido à tentativa dos dois vice-presidentes realizarem uma sessão plenária para destituição do presidente do órgão.

Sem incidentes graves, a tensão começou quando deputados de três bancadas — Fretilin, PLP e KHUNTO — que entre si representam 36 dos 65 lugares no Parlamento Nacional, entraram na sala do plenário.

Depois de um compasso de espera os dois vice-presidentes, Angelina Sarmento, do Partido Libertação Popular (PLP) e Luis Roberto do Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO) tentaram dirigir-se para a zona da mesa do parlamento, apoiados por deputados desses partidos e da Frente Revolucionária do Timor-Leste Independente (Fretilin).

Vários deputados do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), segunda força política, subiram à zona da mesa e impediram o acesso durante alguns minutos, com um deputado a manter-se ‘de guarda’ à cadeira do presidente, Arão Noé Amaral.

Os dois vice-presidentes acabaram por se conseguir sentar nas suas cadeiras com um deputado do CNRT a manter-se, em pé, a impedir o acesso à cadeira do presidente do parlamento.

Em causa está um requerimento assinado pelos deputados da maioria que quer votar a destituição de Arão Amaral e que deveria, segundo o regimento, ter sido debatido no plenário num prazo de cinco dias.

Esse prazo já passou, mas a sessão ainda não foi agendada e Arão Noé Amaral voltou hoje a rejeitar a sua realização, sendo esta a terceira semana consecutiva sem plenários.

Na sexta-feira os três partidos acusaram Arão Amaral de crimes de “abuso de poder, contra o Estado e de subversão” por paralisar o funcionamento parlamentar, nomeadamente por não agendar, como está previsto no regimento, um pedido da sua destituição apresentado no início de maio.

A maioria pediu à vice-presidente Angelina Sarmento, que conduza a plenária, tendo Arão Amaral considerado hoje que esse ato é uma tentativa de assalto ao poder que viola a constituição, a lei de organização, funcionamento e administração do parlamento, ao código penal e ao regimento do parlamento”, disse.

interlusofona.info

Formation d’un nouveau gouvernement à Bissau: Les avertissements du Président Umaro Sissoco Embaló


Le président de la République, Úmaro Sissoco Embaló a donné un avertissement aux partis politiques. Ces derniers doivent prouver qu’ils disposent d’une majorité parlementaire pour former un gouvernement et, par conséquent, pour assumer la gouvernance, sinon il y aura une autre issue qui passera par la « signature du papier ».

Sans aller plus loin, le chef de l’Etat bissau-guinéen a déclaré ses quelques mots à la presse dans la soirée du samedi 16 mai 2020 à l’aéroport international Osvaldo Vieira, au retour d’un voyage de quelques heures au Nigeria et au Niger.

Le Président Umaro Sissoco Embaló a rencontré à Abuja le chef de l’État nigérian, Muhamadu Buhari. A Niamey (Niger), il a été reçu par Mamadou Youssufi, président du Niger et président par intérim de la Conférence des chefs d’Etat de la Communauté économique des Etats de l’Afrique de l’Ouest (CEDEAO) avec lequel il a abordé la question de la normalisation de la situation politique en Guinée-Bissau après la crise consécutive aux élections présidentielles.

Le président de la République a déclaré que la semaine prochaine, il allait entendre les partis politiques ayant un siège au Parlement et leur demander de présenter une majorité parlementaire pour assurer la formation du gouvernement, sinon « il y aura une autre issue ».

Il a souligné, à cette occasion, qu’il existe une feuille de route de la CEDEAO qui parle de la formation du gouvernement, en fonction des résultats des élections, ainsi que de la révision constitutionnelle qui sera soumise au référendum.

Interrogé sur la question de savoir si la date limite fixée par la CEDEAO pour la formation du nouveau gouvernement d’ici le 22 mai sera une réalité, le chef de l’Etat a assuré que la formation du gouvernement nécessite plusieurs « travaux d’ingénierie », car « il n’y a aucun parti qui détient une majorité pour gouverner ». « Il n’existe pas de formation politique disposant d’une majorité [absolue] au Parlement.

Il sera nécessaire de faire de l’ingénierie. Dans le passé, l’APU-PDGB était avec le PAIGC, mais maintenant j’ai d’autres informations selon lesquelles cette majorité s’est déplacée, si c’est le cas, les partis doivent prouver cette majorité plus tard cette semaine, sinon je prendrai le stylo et signerai le papier. Tout simplement », a-t-il déclaré.

Fonte: bissauactu.com

Cabo Verde - Covid-19: "Os cofres do estado já não aguentam"


Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, que falava sobre as respostas do Governo aos impactos da covid-19, fez estas declarações numa entrevista concedida ao Jornal Expresso das Ilhas.

Terra Longe Online

Guiné-Bissau inicia hoje campanha de comercialização da castanha de caju

A campanha de comercialização da castanha de caju na Guiné-Bissau, principal produto agrícola e de exportação do país, começa hoje, sendo o arranque assinalado pelo primeiro-ministro Nuno Nabian na capital guineense.


No final de abril, o Governo liderado por Nuno Nabian, nomeado pelo Presidente Umaro Sissoco Embaló, já tinha fixado o preço base de compra do quilograma da castanha de caju ao produtor em 375 francos cfa (cerca de 0,57 euros), mas tinha salientado que só autorizaria a sua comercialização no final do estado de emergência declarado devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus.

O executivo decidiu, na semana passada, "proceder à abertura oficial da campanha de comercialização da castanha de caju de 2020 no dia 18 de maio em Bissau, sob presidência do primeiro-ministro".

O Governo guineense disponibilizou aos cinco bancos comerciais do país cerca de 22,9 milhões de euros para financiar a campanha de comercialização da castanha de caju.

A castanha de caju é o principal produto de exportação da Guiné-Bissau, representando cerca de 90% das exportações feitas pelo país.

Mais de 80% da população do país depende direta ou indiretamente da campanha de comercialização do caju.

O Fundo Monetário Internacional tem alertado as autoridades guineenses para a necessidade de diversificar a economia, demasiado dependente deste fruto.

O país produz anualmente cerca de 350 mil toneladas de castanha de caju, embora a exportação não ultrapasse as 200 mil toneladas.

A campanha de comercialização da castanha de caju decorre, normalmente, entre os meses de abril a setembro, mas este ano o arranque foi adiado devido à situação da pandemia da covid-19.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, prolongou na segunda-feira o estado de emergência até 26 de maio e decretou o recolher obrigatório entre as 20:00 e as 06h, bem como o uso obrigatório de máscara, no âmbito do combate à pandemia de covid-19.

Além daquelas medidas, os guineenses também só estão autorizados a sair de casa entre as 07h e as 14:00.

noticiasaominuto.com

DEUS ESTÁ COM ÁFRICA.


Fonte: Terra Longe Online

ÁFRICA ESTA A FRUSTRAR O MUNDO

A OMS previa que grande parte dos africanos ficariam infectados pelo vírus da Covid-19 em apenas uma semana por causa da baixa qualidade hospitaleira e falta de higiene.

A situação está tão controlada nos países africanos que a mídia internacional prefere apresentar os casos de infecção por Coronavírus não por países mais pelo continente africano em si.

Para piorar a situação, eles ficaram mais humilhados por saber que os casos de pessoas recuperadas era maior que os infectados em 24 horas.

OREMOS PELO NOSSO BELO CONTINENTE E VAMOS PARTILHAR PARA QUE O MUNDO SAIBA QUE EXISTE DEUS EM ÁFRICA