Por Noticiasaominuto.com Se uma das resoluções de ano novo que fez foi diminuir o consumo de açúcar, o melhor é ter atenção a um erro comum que muitas pessoas cometem de manhã. A verdade é que pode estar a fazer com que tenha desejos de açúcar ao longo de todo o dia.
A revista Parade falou com dietistas para perceber o que está a fazer mal assim que acorda. É um erro ao pequeno-almoço que o pode estar a deixar com fome de doces e produtos do género.
O erro que o deixa com desejos de açúcar
A primeira refeição do dia deve ser rica em proteína. Se tal não acontecer, poderá ter vontade de consumir açúcar ao longo do dia. “Incluir proteína ao pequeno-almoço retarda a digestão, fornece energia constante e ajuda a prolongar a sensação de saciedade. Também sinaliza o corpo logo no início do dia que está a receber o que precisa, o que pode reduzir aquela vontade de comer doces a meio da manhã ou da tarde”,começa por dizer a dietista Marissa Karp.
A especialista revela que o consumo de proteína logo de manhã ajuda a que a digestão fique mais lenta. Desta forma, poderá contribuir para prevenir picos e quedas dos níveis de açúcar.
“A proteína também ativa as hormonas da saciedade, ajuda o cérebro a registar a sensação de plenitude, para que tenha menos probabilidade de continuar a comer e em busca de satisfação", continua a dietista.
Quanta proteína deve ser consumida de manhã
Já percebeu que a proteína é importante, mas qual é a quantidade que deve ser consumida ao pequeno-almoço. Ashley Koff, nutricionista, recomenda entre 15 a 40 gramas nesta primeira refeição do dia. Aponta os ovos, a batata-doce e smoothies proteicos como algumas das sugestões preferenciais.
“Os ovos são uma fonte de proteína simples e poderosa para o pequeno-almoço com cerca de 6 a 7 gramas por ovo. Juntar abacate fornece gorduras monoinsaturadas saudáveis para o coração e fibras solúveis, o que ajuda a complementar a refeição e a aumentar a sensação de saciedade”, diz Marissa Karp.
Cinco formas para acabar com o desejo por açúcar
A 'fome por doces' é infelizmente uma realidade, assim como por alimentos calóricos e gordurosos. Mas a verdade é que para a maioria dos indivíduos os alimentos ricos em açúcar são a maior tentação.
Segundo o site da revista norte-americana Women’s Health, existem cinco formas de controlar o desejo constante e quase interminável por açúcar.
1. Optar por alimentos com baixo índice glicémico. Os alimentos com um elevado índice glicémico aumentam exponencialmente os níveis de açúcar no sangue, provocando picos que dão origem à 'fome emocional' ou 'fome por doces'.
2. Ter sempre opções saudáveis na mala, na marmita, no carro ou no escritório. Esta é uma forma eficaz de evitar comprar comida menos saudável, uma vez que nos momentos em que a tentação aperta tem consigo opções mais equilibradas, menos açucaradas e menos calóricas.
3. Coma mais vezes ao dia. Coma porções menores, mas faça mais refeições durante o dia. Assim, atenuará eficazmente a vontade de comer açúcar.
4. Varie. Experimente cozinhar receitas novas e incluir alimentos saudáveis, que ainda não provou, na sua dieta. Variar fará com que não se canse de manter um regime alimentar saudável.
5. Não salte o pequeno-almoço. Tomar um bom pequeno-almoço é meio caminho andado para uma alimentação mais equilibrada ao longo do dia. Adicionalmente, como se vai sentir mais saciado irá sentir menos vontade de petiscar entre as refeições e de comer bolos, chocolates ou açúcar.
Alguns minutos mais de atividade física moderada por dia e de sono, assim como comer um pouco mais de vegetais estão ligados a menores riscos de mortalidade, indicam dois estudos publicados hoje.