domingo, 5 de fevereiro de 2023

Um morto e vários feridos num acidente de viação estrada que liga entre Bairro de Luanda a centro de cidade Gabú.

O automóvel estava à transportar restos mortais para ser supultado no setor de Pitche e, catapultou três vezes.

 Radio Voz Do Povo

Em visita de rotina_ BISSAU VELHO_ o Presidente da República Umaro Sissoco Embaló acompanha a evolução das obras.


Radio Voz Do Povo Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

Entra hoje em vigor o embargo à importação de óleo diesel russo e outros produtos petrolíferos refinados imposta pela União Europeia (UE), para reduzir a dependência energética de Moscovo, como sanção pela invasão da Ucrânia.

© Lusa

POR LUSA  05/02/23 

 Entra hoje em vigor embargo ao diesel oriundo da Rússia

Entra hoje em vigor o embargo à importação de óleo diesel russo e outros produtos petrolíferos refinados imposta pela União Europeia (UE), para reduzir a dependência energética de Moscovo, como sanção pela invasão da Ucrânia.

A proibição -- que fora anunciada por Bruxelas em junho - acompanha uma outra medida restritiva aprovada pelo G7 (o grupo dos sete países mais desenvolvidos) que acordou um limite de preço dos produtos petrolíferos russos.

O objetivo da medida do G7 é permitir que o diesel russo continue a chegar a países como China e Índia, evitando um aumento repentino de preços que prejudicaria os consumidores em todo o mundo, ao mesmo tempo que se reduz os lucros que financiam o orçamento de guerra de Moscovo.

O diesel é fundamental para a economia mundial porque é usado para abastecer carros, camiões que transportam mercadorias, equipamentos agrícolas e máquinas industriais.

Os preços do diesel inflacionaram substancialmente nos últimos meses devido à recuperação da procura após a pandemia de covid-19, que testou os limites da capacidade de refinação.

Para compensar as restrições aos produtos petrolíferos russos, a UE tem procurado diversificar os pontos de abastecimento, nomeadamente nos Estados Unidos, Médio Oriente e Índia.

O limite de preço de 100 dólares (cerca de 90 euros) por barril de diesel, acontece após um limite de 60 dólares (cerca de 55 euros) por barril de petróleo, que tinha sido imposto em dezembro.

Moscovo já anunciou que vai tentar encontrar novos clientes para os seus produtos petrolíferos.

Analistas dizem que, numa fase inicial, pode haver um aumento de preço do diesel no mercado, mas acreditam que o embargo não prejudicará o normal funcionamento dos mercados ocidentais, à medida que são encontradas alternativas de abastecimento.

A proibição prevê ainda um período de carência de 55 dias para o diesel abastecido em camiões-tanque antes do dia de hoje, uma medida que visa evitar a agitação dos mercados.

Funcionários da UE asseguram que os importadores tiveram tempo para se ajustar à nova situação, desde que a proibição foi anunciada em junho.

Apenas no mês de dezembro, a Rússia recebeu mais dos mil milhões de euros com as vendas de diesel para a Europa, quando os importadores açambarcaram uma larga quantidade de combustível oriundo desse país, antecipando o embargo que hoje se inicia.


Verdadeiro ou Falso? Conheça as respostas a 10 mitos alimentares... Se estiver interessado a DECO Proteste esclarece tudo.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  05/02/23 

Alimentação é um fator muito importante para a saúde física e mental. Apesar de informação sobre o assunto estar disponível, continuam a existir muitos mitos e ideias erradas. Por isso, a DECO Proteste decidiu, em comunicado, esclarecer algumas dúvidas e saber que mitos são verdadeiros ou falsos.

O açúcar engorda mais do que a gordura

Falso - "Um grama de hidratos de carbono (açúcar) fornece quatro quilocalorias, enquanto a mesma quantidade de gorduras proporciona nove quilocalorias."

"A gordura tem, portanto, mais do que o dobro de calorias do açúcar. Numa dieta equilibrada, a quantidade recomendada de lípidos é mais baixa do que os hidratos de carbono (açúcares) e proteínas. Contudo, os nossos hábitos alimentares sofreram fortes modificações e nem sempre se cumpre esta proporção, o que  explica o aumento de pessoas com excesso de peso."

"Para evitar ser vítima do excesso de gordura, o primeiro passo é o  limitar os pratos e produtos industrializados e evitar a gordura escondida nos produtos mais comuns e que não levantam suspeitas, como  a carne, os queijos, os biscoitos e bolos, pães ou as massas de pizza."

O sal rosa dos Himalaias é mais saudável

Falso - "Sal fino, sal grosso, sal marinho ou rosa, flor de sal e ainda sal kosher: o nome difere, mas sal é sal. As diferenças entre os vários tipos residem sobretudo na forma e no local de extração, assim como no grau de refinação. ou de outro tipo."

"É verdade que o sal rosa tem mais minerais que o chamado sal de mesa, pois não passa pelo processo de refinação, mas a composição é a mesma; e a percentagem de cloreto de sódio, que poderá aumentar a pressão arterial, não varia o suficiente, para que se possa tolerar a ingestão de maior quantidade de um tipo, ou de outro. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo máximo de cinco gramas de sal por dia para um adulto (uma colher de chá rasa), e isso é válido para qualquer tipo de sal."

Os ovos são ricos em colesterol, pelo que devemos reduzir o seu consumo

Falso - "O ovo possui uma considerável quantidade de colesterol, cerca de 224 mg por ovo. Mas, o aumento do colesterol sanguíneo não está apenas dependente da quantidade de colesterol que ingerimos através dos alimentos."

"Os níveis elevados de mau colesterol no sangue não se devem à ingestão em excesso de ovo, mas antes ao consumo de gorduras ricas em ácidos gordos saturados, presentes principalmente nos alimentos de origem animal como as carnes gordas, os produtos de charcutaria, a manteiga ou as natas."

"O ovo, na verdade, é bastante nutritivo e saudável: contém proteínas de elevado valor biológico, como fósforo, ferro e selénio, sendo este último benéfico para o músculo cardíaco. E sabe-se que, quando o ovo é consumido em conjunto com frutas e hortícolas, se verifica uma diminuição da absorção intestinal de colesterol."

Para perder peso é preciso banir os hidratos de carbono

Falso - "Os hidratos de carbono são o combustível, pelo que não devem ser eliminados da dieta alimentar. Os hidratos simples são de rápida absorção, vazios de calorias e os que devemos evitar: bolachas, massas, cereais refinados, chocolates ou pão de trigo, são alguns exemplos. Os hidratos complexos são ricos em fibras, vitaminas e minerais e têm uma absorção lenta, sendo uma boa fonte de energia. Os cereais integrais como a aveia, centeio, espelta, arroz ou massa, leguminosas secas, batata-doce ou aveia são boas opções para o dia-a-dia."

"Se estiver a seguir uma dieta hipocalórica respeite as seguintes proporções: 45 a 60% de hidratos de carbono; 10 a 15% de proteínas; e 20 a 35% de gorduras."

O azeite é saudável, pelo que pode ser consumido à vontade

Falso - Rico em ácidos insaturados, vitamina E e antioxidantes, o azeite é a gordura de eleição para cozinhar e temperar. Mas não deixa de ser uma gordura e, como tal, deve ser consumia com moderação: cada grama de azeite contém nove calorias. Por isso, é indicado que seja consumido de forma moderada.

Devemos evitar o peixe gordo

Falso – "Salmão, cavala, atum, anchova, sardinha e peixe-espada são os peixes gordos mais comuns e que têm um aporte de ácidos gordos insaturados fundamentais ao organismo, como o ómega 3. Especialmente indicados para prevenir doenças cardiovasculares e cerebrais, controlar os níveis de colesterol e glicemia e aumentar a memória, as qualidades nutricionais destes peixes são inegáveis."

"E ainda que forneçam mais calorias do que as espécies magras, não se justifica eliminar peixes gordos da dieta, pois consumidos com conta, peso e medida trazem muito mais benefícios do que contra-indicações."

Os alimentos integrais não engordam

Falso - "Os alimentos integrais não passam pelo processo de refinamento dos alimentos processados, são ricos em fibras, vitaminas e minerais. Mas não são necessariamente menos calóricos."

QComo todos os alimentos, se consumidos em excesso não deixam de ser cereais e podem levar ao aumento de peso. A principal diferença é que como saciam mais e por um maior período de tempo, podem ajudar quem pretende perder peso."

Comer uma maçã tocada não faz mal

Verdadeiro - "Se uma parte da polpa da maçã escurecer depois de ter caído no chão ou ter sofrido um choque, não é caso para deitá-la fora. Mergulhe a peça de fruta que caiu num pouco de água com sumo de limão. Pode também retirar só a parte escurecida, pois a maçã não deixa de ser comestível por ter uma zona tocada."

"No entanto, a OMS adverte para o perigo de bolores e micotoxinas, muito prejudiciais à saúde se ingeridos, quando a peça de fruta está visivelmente podre."

Não se justifica eliminar as carnes vermelhas da dieta

Verdadeiro - "O consumo em excesso da carne vermelha pode trazer prejuízos para a saúde, como a acumulação de gordura nas artérias e no fígado, aumento do colesterol e aumento da gordura a nível abdominal. No entanto, as carnes vermelhas são ricas em vitaminas B3, B12, B6, ferro, zinco e selênio, por isso é possível consumi-las cerca de 2 a 3 vezes por semana, sendo importante escolher cortes de carne que não possuam muita gordura, já que o ideal é ter uma alimentação equilibrada e variada e que inclua todos os tipos de carne. Entre as carnes vermelhas, algumas são melhores do que outras: cabrito, borrego, veado, escalopes de vitela ou rosbife de vaca são algumas opções adequadas."

"É recomendado evitar carnes com muita gordura, como a picanha, miúdos, fígado, rins, coração e intestino. Além disso, deve-se retirar toda a gordura visível das carnes antes da sua confeção." Independente da escolha da carne, a recomendação é que a quantidade por refeição não passe de 100 a 150 gramas dessa fonte de proteína.

Os valores diários de referência na rotulagem/declaração nutricional são valores a atingir

Falso – "Os Valores Diários de Referência (VDR) ou Dose Diária Recomendada (DDR) são valores indicativos, que nos permitem controlar a quantidade diária de calorias e nutrientes que determinada dose ou porção de alimentos contém, relativamente ao que é diariamente recomendado no que respeita gorduras, gorduras saturadas, açúcares e sal."

"Tem em conta recomendações para a maioria da população adulta, cuja alimentação deve fornecer, em média, 2000 kcal (mulheres) e as 2500 kcal(homens) por dia. Na rotulagem, além dos valores por 100 gramas ou mililitros, surgem, muitas vezes, os dados por porção."


Leia Também: Coma estes alimentos à vontade. Os seus rins agradecem

Leia Também: Está a perder cabelo? Consumir estes alimentos e bebidas pode ajudar

"A Rússia não parará se não perder. Continuará a investir no terrorismo"

© Emin Sansar/Anadolu Agency via Getty Images

Notícias ao Minuto  05/02/23 

O responsável assinalou ainda que "a lei internacional é clara" e que qualquer ameaça de "ataques de retaliação" por parte de funcionários russos constitui apenas "uma tentativa de assustar".

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, apontou, no sábado, que o “terrorismo” russo se propagará pela Europa, caso Moscovo saia vitorioso no conflito com a Ucrânia, de forma “mais ousada”. O responsável considerou ainda que qualquer ameaça por parte de funcionários russos não passa de “uma confirmação da intenção de cometer assassinatos em massa”.

“A Rússia não parará se não perder. Continuará a investir no terrorismo na Europa. Fá-lo-á ainda com mais ousadia. Interferirá nas eleições, matará rivais políticos. Surtos de separatismo tornar-se-ão uma regra. É este o mundo em que quer viver? É assim que o ‘mundo russo’ é”, atirou, através da rede social Twitter.

O responsável foi mais longe, tendo, horas depois, assinalado que “a lei internacional é clara” e que qualquer ameaça de “ataques de retaliação” por parte de funcionários russos, como é o caso do antigo presidente e atual vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, constitui apenas “uma tentativa de assustar”, além de “uma confirmação da intenção de cometer assassinatos em massa”.

“A lei internacional é clara. A Ucrânia pode liberar os seus territórios através de qualquer ferramenta. A Crimeia é da Ucrânia. Portanto, as ameaças de funcionários russos com ‘ataques de retaliação’ são apenas uma confirmação da intenção de cometer assassinatos em massa e uma tentativa de assustar, ao estilo tradicional russo. Ignorem sempre o Medvedev”, considerou.

De notar que o antigo chefe de Estado russo ameaçou a Ucrânia com a chegada do "dia do juízo final", em julho, caso as autoridades daquele país ataquem a Crimeia, anexada por Moscovo em 2014.

"As consequências [do eventual ataque] são óbvias. Se algo semelhante acontecer, o dia do juízo final chegará em breve para todos eles [ucranianos]. Será muito rápido e muito duro", disse, na altura, assegurando que "os objetivos desta operação vão ser cumpridos".

Lançada a 24 de fevereiro, a ofensiva militar russa na Ucrânia já provocou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas, segundo os dados mais recentes da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A entidade confirmou ainda que já morreram 7.068 civis desde o início da guerra e 11.415 ficaram feridos, sublinhando, contudo, que estes números estão muito aquém dos reais.


Leia Também: Podolyak pede que se olhe para cidades libertadas: "Nem um civil vivo"

China acusa EUA de violar práticas internacionais por abater balão

© Lusa

POR LUSA  05/02/23 

A China acusou hoje os Estados Unidos de "terem exagerado e violado as práticas internacionais" com a decisão de abater um balão chinês, a sobrevoar território norte-americano há vários dias.

"A China expressa forte insatisfação e protesta contra o uso da força pelos Estados Unidos", disse o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, em comunicado, acrescentando que "se reserva o direito" de retaliar.

O Governo chinês acrescentou ter "pedido claramente aos EUA que tratassem a situação de forma adequada, calma, profissional e comedida".

"Pequim irá salvaguardar resolutamente os direitos e interesses legítimos das empresas envolvidas" no incidente, sublinhou o ministério.

Detetado pela primeira vez na terça-feira, o balão chinês sobrevoou a América do Norte durante vários dias, antes de ser abatido no sábado por um míssil lançado de um caça F-22, disse o Pentágono.

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tinha dado ordens para abater o balão "o mais depressa possível", mas o Pentágono quis esperar pelo "lugar mais seguro para o fazer" para evitar danos em terra devido à possível queda de destroços.

O secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, chamou à operação uma "ação deliberada e legal" em resposta a uma "violação inaceitável da soberania" do país por parte da China.

O caso aumentou a tensão entre Washington e Pequim, resultando no cancelamento da visita a Pequim do secretário de Estado norte-americano, Anthony Blinken. Prevista para sexta-feira, esta deslocação tinha como objetivo o desanuviamento das relações bilaterais.

Depois de alguma hesitação, Pequim admitiu que o aparelho era chinês, mas garantiu tratar-se de um balão concebido para recolher dados meteorológicos.

O Governo chinês reiterou ter informado repetidamente o lado norte-americano que o dispositivo era "de natureza civil e entrou nos Estados Unidos devido a força maior, numa situação puramente acidental".

O balão foi abatido no sábado à noite, já sobre o oceano Atlântico, depois de Biden ter autorizado a operação, realizada em coordenação com o Governo do Canadá, cujo território o aparelho sobrevoou antes de entrar nos EUA.

O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse no sábado apoiar a decisão de "abater o balão de vigilância da China que violou o espaço aéreo norte-americano e canadiano e o direito internacional", indicou numa mensagem publicada na rede social Twitter.

O Canadá "colaborou estreitamente com os homólogos norte-americanos relativamente a esta decisão e apoia sem reserva as medidas tomadas", disse a ministra da Defesa canadiana, Anita Anand.

"A organização binacional do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) acompanhou e analisou a trajetória e as ações do balão de vigilância a alta altitude", acrescentou Anand.