sábado, 17 de dezembro de 2016

Terminou a cimeira dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO em Abuja


Alfa Condé, presidente da vizinha república de Guiné-Conakry, em concluo com o Governo de Angola para destabilizar a Guiné-Bissau?

Wilrane Fernandes

Alfa Condé, presidente da vizinha república de Guiné-Conakry, em concluo com o Governo de Angola para destabilizar a Guiné-Bissau.

Qual é o maior objectivo da informação? Um dos principais objectivos é ter que ser o primeiro a informar verdade. Então, qual é a responsabilidade de jornalistas, blogues, e homens de comunicações em geral na Guiné-Bissau? É dizer a verdade, mais nada!

Alfa Conde, presidente de Guiné-Conakry, serviu como meio, para Angola poder transferir uma soma importante em dinheiro para Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC, a fim de comprar dois carros blindados nos Estados Unidos da América. Esta informação foi tornada pública pelo próprio Domingos Simões Pereira, numa entrevista concedida por ele, um dos jornais seminário privado na Guiné-Bissau.

O Domingos Simões Pereira, já vinha desde CPLP, com mania de viver da corrupção, alimentada pelo José Eduardo dos Santos, Presidente de Angola, como podem ver nos documentos…

E, no seu governo, fazia festa de cabras em todas semanas no Bairro de Ajuda com dinheiro de povo da Guiné-Bissau… Tinha no seu governo um ministro de finanças que trabalhava em Bissau e dormia no Dakar, com as viagens diários de ida e volta pagas pelo dinheiro do Povo da Guiné-Bissau. Se és guineense, com certeza o teu dinheiro ou dos teus pais foram gastas nestas brincadeiras do líder do PAIGC.

Compatriotas, brincadeira tem limites!

O governo de Domingos Simões Perira, expulsou os filhos dos verdadeiros combatentes da liberdade da pátria, que se encontravam admitidos apos golpe de 12 de Abril, na direcção geral do Porto de Bissau e na Camara Municipal de Bissau. Com um falso protesto que foram admitidos na função pública apos contragolpe que expulsou os angolanos justamente do nosso país… https://www.youtube.com/watch?v=1Eh7K69gLoM



Fonte: Wilrane Fernandes
Adama Barrow 
Agradeço a ue, o reino unido e Estados Unidos embaixadores para sua visita hoje. Nós conversamos sobre os desafios mundiais que enfrentamos como um mundo e também a cooperação para encorajar a democracia, a boa governação e estabelecimento de alianças para o desenvolvimento sócio-Económico entre os sectores público e privado do novo Gâmbia.




A Gâmbia Conselho Cristão visitou-me hoje. Nossa discussão centrava-se sobre o significado religioso harmonia detém para uma resolução pacífica e progressiva nova Gâmbia. Harmonia religiosa é muito importante sob a minha liderança, para garantir a segurança e a segurança de todas as pessoas em nossa sociedade diversificada gâmbia.




A União Islâmica visitou-me hoje após a reunião com o conselho cristão de ontem. O Islã articula um conceito de fé que inclui um senso de obrigação social em direção ao bem-estar de todos os membros da comunidade, tanto entre muçulmanos e não muçulmanos. Isto é uma coisa minha administração vai levar muito a sério na nova Gâmbia, para garantir um país que funciona para todos.



Hoje na capital da Nigeria, Abuja, participei na Cerimónia solene de abertura da 50.ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO. A seguir vou participar na sessão à huis clos onde serão abordados a situação na Gâmbia e do nosso país, bem como apresentação do relatório do Presidente da Comissao da CEDEAO.



50° Cimeira CEDEAO na Nigéria - Abuja
No periodo da tarde vai ser apresentado a estratégia a adoptar para a eleição do Presidente da Comissao da União Africana.



Fonte: José Mário Vaz - Presidente da Republica da Guiné-Bissau

Maioria das escolas chumba a Português e Matemática

A maioria das escolas teve média negativa nos exames de Português do 9.º ano e apenas 20% conseguiu positiva a Matemática, segundo dados do Ministério da Educação que revelam uma ligeira descida das notas.


Os resultados globais dos exames de Matemática e de Português realizados no ano passado pelos alunos do 9.º ano revelam que, em média, as notas baixaram um pouco quando comparadas com o ano anterior, segundo uma análise feita pela Agência Lusa com base nos dados disponibilizados no site do Ministério da Educação, InfoEscolas.

Entre as 1.230 escolas que levaram alunos a exame, apenas 306 registaram média geral positiva nas duas provas, ou seja, três em cada quatro escolas tiveram "negativa" (75%), enquanto no ano anterior as negativas atingiram 70% dos estabelecimentos escolares.

Novamente este ano, os alunos das escolas privadas conseguiram melhores resultados médios nos exames quando comparados com os das escolas públicas, voltando a colocar os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo nos primeiros lugares dos rankings feitos pela Lusa.

Nas 1007 escolas públicas, 84% dos estabelecimentos tiveram média negativa, enquanto a maioria das 223 escolas privadas conseguiu ter positiva (64%).

Nos primeiros 42 lugares da tabela da Lusa surgem apenas escolas privadas, que são encimadas pelo Externato As Descobertas (média 4,5), em Lisboa, seguindo-se o Colégio Horizonte (4,36), no Porto, e o Colégio Novo da Maia (4,30).

A primeira pública surge em 43.º lugar e é a Escola Secundária D. Manuel I, em Beja, com média de 3,75, seguindo-se a Escola Secundária Infanta D. Maria, em Coimbra, que fica em 47.º lugar da tabela geral com uma média de 3,72.

A Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga, com média de 3,7 que ficou em 53.º lugar.

Olhando para as disciplinas, as médias a Português pioraram ligeiramente em relação ao ano anterior, com apenas 43,25% das escolas a obter média positiva.

A média dos alunos das escolas públicas foi pior do que o das privadas, já que apenas 35% das escolas obteve positiva contra 77% das escolas privadas.

Na lista das escolas com melhores resultados nos exames a Português, os primeiros 24 lugares são ocupados por privados, com destaque para o Externato As Descobertas, em Lisboa, que consegue a melhor média (4,57 valores), seguindo-se o Colégio Oriente (4,46), também em Lisboa, e o portuense Colégio Novo da Maia (4,3 valores).

Em 25.º lugar aparece a primeira pública: Escola Artística do Conservatório de Música do Porto (média de 3,84), seguindo-se a Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, em Braga (3,78), e a Escola Secundária D. Manuel I, em Beja (3,7 valores).

A Matemática as médias mantiveram-se, com apenas 19,4% das escolas a ter positiva: nas escolas públicas, apenas uma em cada dez escolas (10,5%) obteve positiva, enquanto nas privadas mais de metade teve positiva (59,6%).

Os primeiros 17 lugares da lista elaborada pela Lusa, tendo por base a média dos exames a Matemática dos alunos internos, são todos ocupados por escolas privadas: Externato Escravas Sagrado Coração de Jesus e Colégio Horizonte, ambos no Porto, seguindo-se o Externato As Descobertas, em Lisboa.

A Escola Secundária Infanta Dona Maria, em Coimbra, é a pública com a melhor média a Matemática e surge em 18.º lugar do ranking elaborado pela Lusa, seguindo-se a Escola Secundária D. Manuel I, em Beja, e a Escola Básica de Pereira, em Montemor-o-Velho.

SIM//GC
Lusa/Fim

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO. AS PALAVRAS PODEM SER AS MESMAS, MAS OS SENTIMENTOS E A SINCERIDADE SÃO SEMPRE RENOVADOS E CRESCENTES


Roubam árvore de Natal a sem-abrigo. "Só queríamos um pouco da alegria"

Casal sem-abrigo mora nas ruas depois de ambos perderem as suas casas.


Justin, de 41 anos, e Tia, de 30, são um casal sem-abrigo que mora à entrada de um edifício em Devon, Inglaterra. Os dois encontraram uma árvore de Natal e colocaram-na no local onde dormem, tendo sido depois decorada com a ajuda de transeuntes que foram doando enfeites ao casal.

Justin mora na rua desde que perdeu o seu apartamento, há dois anos e meio. Tia acompanha-o há 18 meses, depois de também perder a sua casa.

No entanto, um dia voltaram à sua ‘casa’ para descobrir que a árvore tinha sido roubada.

“Fiquei mesmo triste e desiludido por terem feito isto. Só queríamos um pouco da alegria de Natal. Não temos uma casa neste momento mas encontrei a árvores atrás de uma loja e achei que ia ser bom tê-la aqui”, lamentou Justin, de acordo com o site Metro.

Justin acrescenta que é constante os seus pertences serem roubados: “Acordas e as tuas coisas já desapareceram”.

A história de Justin e Tia foi divulgada como uma forma de sensibilizar o público para as condições dos sem-abrigo, especialmente nesta altura de inverno.

Notícias Ao Minuto