sábado, 7 de março de 2020

Sua Excelência General Umaro Sissoco Embalo presidente da República, pode e deve ver o exemplo de Julgamento de Nuremberg.


O Democrata Osvaldo Osvaldo 

PAIGC denuncia envolvimento dos militares no jogo político e, questiona a impotência das forças-Ecomib face a protecção das instituições e membros do governo liderado por Aristides Gomes


Falando à imprensa na sede nacional, o Secretário Nacional do PAIGC, Ali Hijazi questiona ainda os objetivos da Missão de Alto Nível da CEDEAO a iniciar segunda-feira.

Fonte: Aliu Cande

Leia Também: 

"É o Supremo Tribunal que vai avalizar o trabalho final da CNE (Comissão Nacional de Eleições) e dizer, sim senhor, este candidato é o vencedor das eleições. A partir daí é que publica no Boletim Oficial e a partir daí é que se marca o empossamento do candidato e isso não aconteceu" - Ali Hijazi - Secretário Nacional do PAIGC


Mais um deturpador/manipulador, da Lei-Eleitoral da Guiné-Bissau...

Primeiro-ministro Aristides Gomes emite Carta Aberta ao General Biaguê Na Ntan, Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau e solicita apoio para o resgate democrático no país.




Fonte: Domingos Simões Pereira

Hotel usado para quarentena do coronavírus na China cai com mais de 70 pessoas

Até agora 34 foram resgatados; restante ainda está debaixo de escombros


FUJIAN, China — Um hotel usado para quarentena do  novo coronavírus na China caiu neste sábado, deixando 70 pessoas debaixo de escombros. O acidente aconteceu em Quanzhou, cidade portuária no sudeste do país. O hotel Xinjia, de cinco andares, caiu por volta de 19h30m (8h30m de Brasília) e os serviços de socorro conseguiram resgatar, até o momento, 34 pessoas, segundo um comunicado de autoridades locais de Quanzhou, na província de Fujian.

A China registrou neste sábado outros 28 mortos pela epidemia de COVID-19, elevando o total de vítimas fatais no país a 3.070, segundo o último boletim oficial. O governo de Fujian informou, na sexta-feira, que a província tinha 296 casos de coronavírus e 10.819 pessoas haviam sido colocadas em observação após serem classificadas como suspeitas.

Uma mulher disse ao site Beijing News que vários parentes, inclusive sua irmã, estavam em quarentena no hotel,  depois de voltar da província de Hubei, centro do surto de coronavírus. Segundo ela, eles chegaram em 25 de fevereiro e deveriam sair logo após completar seus 14 dias de quarentena.

— Não posso contatá-los, eles não estão atendendo seus telefones — disse ela, que deu apenas seu sobrenome, Chen. — Também estou em quarentena (em outro hotel) e estou muito preocupada, não sei o que fazer. Eles eram saudáveis, mediam a temperatura todos os dias e os testes mostraram que tudo estava normal.

De acordo com a Comissão Nacional de Saúde, nas últimas 24 horas foram identificados 99 novos casos confirmados de infecção, contra 143 na sexta-feira. Apesar da queda, se verificou um aumento de registros fora da província de Hubei, epicentro da epidemia.

A Comissão relatou 24 casos confirmados "importados", número que reforça os temores sobre um eventual aumento da propagação da epidemia na China por pessoas procedentes do exterior.

O número de pessoas infectadas com o novo coronavírus no mundo ultrapassou a marca de  101 mil segundo a OMS. No mundo, a China lidera com 81.667 casos registrados, seguida da Coreia do Sul, com mais de 6.700 contágios. O Irã, no Oriente Médio, também viu o número de infecções explodir nas últimas semanas. Até o momento, segundo estatísticas sociais, são 4.747 casos.

oglobo.globo.com

TIDES E O CAOS NA GUINE BISSAU?

Por: mago yanick aerton

O complot internacional contra as novas autoridades da Guiné-Bissau é tão evidente que até os menos atentos já se aperceberem que têm de se levantar para a defesa da verdade eleitoral. A política de France-Afrique é que voltou à superfície, e quer estender-se aos países que não foram colonizados pela França, como é o caso da Guiné-Bissau, ex-colónia de Portugal.

A imprensa internacional, sobretudo a Francesa, está a envenenar a opinião pública internacional em como a nossa casa, a Guiné-Bissau, está a arder, fingindo não ver o que se passa nas suas duas ex-colónias na Africa Ocidental, a Guine-Conakry e o Togo.

A estratégia da França tem sempre sido essa, utilizar os quadros formados naquele país para fazerem deles seus representantes para defenderem os seus interesses, ainda que seja a custa da destruição do seu país. Aconteceu em vários países, e essa estratégia está a ser ensaiada com a tentativa de manter o Aristides Gomes a frente dos destinos da Guiné-Bissau, esquecendo-se que esse quadro, além de ser uma nulidade, não passa de um colaborador do cartel. Foi nomeado atipicamente duas vezes a frente do Governo, e em cada uma dessa sua passagem pelo Governo, o fenómeno de narcotráfico reapareceu.

De liderança não tem nada, e o PRID é disso um exemplo. Depois de ter fracassado no PAIGC, quando quis ombrear-se com o Cadogo Jr, apanhou um coice e, com alguns militontos, criou o PRID. Mas como não reunia as mínimas condições para liderar seja o que for, acabou por ser corrido pelo grande quadro militar, o General António Afonso Te.

O Aristides está a “fent fentir” porque os elementos do PIR e da Guarda Nacional que foram destacados para a residência que ocupa abusivamente, por não lhe pertencer, mas sim ao falecido Marcelino Lima, um inesquecível dirigente do PAIGC, não estiveram a altura do cumprimento da missão para que foram incumbidos, uma missão cuja duração nunca devia ultrapassar 5 minutos, uma missão “tak tchif”.

O que estamos a assistir hoje são manobras do Aristides Gomes para que a sua gestão não seja auditada. Mas se este governo vai deixar tudo passar suma Mon di sal na iagu, então deixava o PAIGC e o Aristides completar a destruição do pais, uma vez que é total a indiferença das instituições vocacionadas para combater o crime.

Continuemos a lutar para preservar a conquista do povo, que se exprimiu livremente nas urnas pela mudança e o renascer da esperança.

A luta continua!

Governo lança Campanha Nacional de Limpeza Voluntária às instalações e locais públicos.


A realizar todos os fins-de-semana, a iniciativa envolve Governo, Forças de Defesa e Segurança, e visa remover lixo amotoado em diferentes hospitais, quarteis e locais públicos com objetivo de devolver a cidade de Bissau, o mome da capital mais limpa da sub-região.

O Primeiro-ministro Nuno Gomes Na Biam esteve presente no lançamento oficial da campanha no Hospital Nacional Simão Mendes, tendo realçado as medidas de prevenção de coronavírus e a missão de alto nível da CEDEAO a iniciar segunda-feira.

Aliu Cande / Junior Gagigo

CORONAVÍRUS - Funeral deixa mais de 60 pessoas infetadas com Covid-19 em Espanha

Cerimónia fúnebre é o principal foco da epidemia no país vizinho.


Um funeral realizado em no município de Vitória, há cerca de duas semanas, tornou-se no principal foco de disseminação de Covid-19 em Espanha.

Conta o El País que, durante as cerimónias fúnebres, mais de 60 pessoas ficaram infetadas pelo novo coronavírus, das quais 38 de Haro e Casalarreina e 25 de Alava.

As autoridades confirmam que esta contaminação em massa está na origem de vários contágios nas casas de banhos do Hospital de Txagorritxu (Vitória).

Recorde-se que seis pessoas já morreram em Espanha com Covid-19. Neste momento, o país tem 376 casos confirmados do novo coronavírus.

noticiasaominuto

LIMPEZA GERAL NO HOSPITAL NACIONAL SIMÃO MENDES

PARTE 1.
TERRA NA AVANÇA!

O CHEFE EXECUTIVO GUINEENSE. ENG. NUNO GOMES NABIAN PROMOVEU HOJE, UMA LIMPEZA GERAL NO HOSPITAL NACIONAL SIMÃO MENDES.







PARTE 2.
O CHEFE EXECUTIVO GUINEENSES ENG. NUNO GOMES NABIAN EM AÇÃO DINÂMICA CONSTANTE. NO HOSPITAL NACIONAL SIMÃO MENDES.








Junior Gagigo 

R Kelly Queba Sané was live



Son Altesse Royale le Prince Mohammad bin Salman bin Abdulaziz Al-Saoud, Prince héritier, vice-Président du conseil des ministres et ministre de la défense, m’ a fait l’insigne honneur de m’ adresser jeudi, un message de félicitation, à l'occasion de ma prestation de serment en tant que Président de la République de Guinée-Bissau.

Son Altesse le Prince héritier a aussi exprimé ses meilleurs vœux au Président et au peuple de la République de Guinée-Bissau.

Fonte: Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo

Venezuela felicita General Umaro Sissoco Embalo e reconheceu o governo da República da Guiné-Bissau, liderado por Eng. Nuno Gomes Nabiam




Gaitu Balde 

O MINISTRO DO INTERIOR BOTCHE CANDE E MINISTRO DA SAÚDE PÚBLICA VÃO PROMOVER HOJE UMA LIMPEZA GERAL, NO HOSPITAL NACIONAL SIMÃO MENDES.




Junior Gagigo

Convocatória - APU-PDGB


Wilquine Na Betam-a

Je suis mort de rire....oh mon ventre 😂 😂 😂

Rouamba Rabiatou

ARISTIDES GOMES QUESTIONA A “IMPOTÊNCIA” DAS FORÇAS DE ECOMIB

O Primeiro-ministro demitido Aristides Gomes, questionou a “impotência” das forças de interposição da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (ECOMIB) perante aquilo que considera de invasão de instalações públicas e residências dos titulares de órgãos de soberania.

Gomes fez estas interrogações em declarações aos jornalistas para reagir à invasão de um grupo de agentes da Polícia da Intervenção Rápida (PIR) na tarde desta sexta-feira, 6 de março de 2020, que foram recuperar  viaturas de alguns membros do seu governo estacionadas na sua casa.

Os elementos das forças policiais que estiveram na casa de Aristides Gomes com armas (AK-47) levaram uma viatura branca com placa (matrícula) de Estado. Sairam em grande velocidade perante apupos de dezenas de pessoas presentes no local.

Aristides Gomes explicou que a polícia foi buscar os carros na sua residência sem apresentar nenhum documento para o efeito, frisando que “nos assuntos do Estado não se pode apropriar-se dos bens do Estado sem deixar traços”.

“Esses veículos foram destribuidos aos membros do governo e na devida altura assinaram um documento em como receberam estes carros. Se nós tivéssemos que passar os carros às outras pessoas, teriamos que fazer o mesmo procedimento” contou, para de seguida, acrescentar que a polícia  utilizou a força para levar um carro e até que se  envolveram em “puxa puxa” com os soldados de ECOMIB, mas acabaram por levar um carro.

Solicitado a pronunciar-se sobre os últimos comunicados da CEDEAO que apelou à reposição da ordem constitucional e  sobre a postura  da ECOMIB  face à situação, Aristides Gomes respondeu que a referida questão deveria ter resposta por parte daqueles que estão a gerir as forças da ECOMIB.

“Eu também coloco a mesma questão. Qual é a dificuldade!? Se é uma questão da dificuldade da ordem numérica ou em termos operacionais. Mas alguém deveria responder a estas questões”, assegurou.

Questionado se colocou as mesmas questões ao comando da ECOMIB no país, explicou que várias vezes fez estas questões ao comando da ECOMIB, mas sempre prometem que vão fazer…

“Nós estamos a ver que não estão a fazer nada. Primeiramente, a ECOMIB perdeu o controlo da proteção das instituições que foram ocupadas, quer instituições governamentais quer judiciais, incluindo o próprio Palácio da República que está a ser dominada pelos militares. Desenrola-se aos olhos dos cidadãos comum da Guiné-Bissau, um processo em que o Estado está a desmoronar-se cada vez mais e quem tem a força consegue apoderar-se do Estado e fazer aquilo que entender”, contou.

Interrogado se falou com o Presidente em exercício da Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da CEDEAO,  Mahamadou Issoufou , Aristides Gomes, respondeu que durante a crise fez aquilo que devia fazer, ou seja, passou as informações sobre a situação da Guiné-Bissau às instituições envolvidas no processo da estabilização do país.

“As forças da ECOMIB foram reforçados a partir dos acontecimentos de Novembro. Mas há que tirar ilações por parte daqueles que gerem a CEDEAO e inclusive a ECOMIB”, sublinhou.

Sobre a vinda da missão na segunda-feira (9 de março), Gomes explicou que a missão é puramente técnica ligada ao contencioso eleitoral, na sequência da sua velha proposta. Enfatizou que a missão deveria vir muito antes e que seria constituida pelos magistrados experimentados em questões eleitorais, que deveriam fazer um trabalho de prospeção para conhecerem melhor a legislação guineense a fim de poderem fazer relatórios para os Chefes de Estado da CEDEAO de forma a permetir um debate muito mais rico na cimeira.

“Agora estamos a assistir uma tentativa da CEDEAO de querer recuperar o terreno perdido através do envio desta missão. Infelizmente, a missão chega numa situação muito difícil  em que o próprio Supremo Tribunal diz que não tem condições de trabalhar, porque os seus locais tinham sido ocupados e para além disso, o Estado está a  ser ocupado por um dos protagonistas da crise”, lamentou.

Questionado ainda que perante o recurso à violência se não teme por sua prória vida, reconhece que há sempre este perigo, mas “o risco zero não existe, mas tenho que continuar a fazer o meu papel”.

“É preciso que alguém faça  este papel porque, senão, nós vamos de deriva em deriva vamos a caminho de um desaparecimento total do nosso Estado”, assegurou.

Por: Assana Sambú
Foto: A.S
OdemocrataGB

TV OBULUM 91ª EDIÇÃO DE 06.03.2020

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo 

Guineenses neste exato momento não percam a oportunidade de assistir a melhor aberração MONUMENTAL, na minha ótica é o maior de todos os tempos, no programa do canal Tv Obulum, Cidadão Januário é uma vergonha internacional. 

Agora presta bem atenção Januário, em nenhum momento houve vacatura na presidência da República Guineense, más sim o que houve, foi uma tentativa de assaltar e usurpar o poder do povo sem a legitimidade e sem ação popular, Porquê? Porque o povo não lhe delegou, portanto que fica claríssimo de que o Cipriano Casamá será responsabilizado pelo ministério público a qualquer momento, é muito fácil fazer um discurso de elegância de longo sem sentir terror de uma comunidade feita de refém, por boiças capangas e canalhas do DSP.


Debate Sociopolítico
Temas em debate:
1 – Desenrolar da crise política na Guiné-Bissau
- Indicação e renúncia de Cipriano como PR;
- Derrube do governo de Aristides Gomes;
- Nomeação, empossamento e composição do governo liderado por Nuno Gomes Nabian – Que expectativas;
- Posicionamento de países e organismos internacionais;
- Atuação do novo governo – Apreensão de viaturas
Apresentação: Elmer Barbosa


CEDEAO NA GOZA KU GUINÉ-BISSAU - Gervasio Silva Lopes




Mango, bu pudi explica alguim ku mas bó sibi ké ki tem? 
STJ konta DSP na acórdão kuma eleições kana anulado. 
STJ konta mas, através de Salimo Vieira, kuma eka fala recontagem de votos... 
Ké bona pera pa fala DSP ganha eleições?


O Povo guineense escolheu o embalo!

Por: mago yanick aerton

Não restam dúvidas de que há um complot internacional para impedir que o ex-candidato as Presidenciais, General Umaro Sissoco Embalo, agora Presidente da Republica, exerça de facto o cargo para que foi votado massivamente pelos eleitores, com a diferença de mais de 40 mil votos contra o seu adversário, Engª. Domingos Simões Pereira.

A sub-região está dividida em dois eixos, um liderado pelo Presidente da Guiné-Conakry, Alpha Condé, que não tem lição de moral a dar a Guiné-Bissau, e o Alassane Ouattara, Presidente da Cote d’Ivoire, que é ponta de lança do Emanuel Macron, e actuando em defesa dos interesses Franceses. 

Por isso, os verdadeiros patriotas devem cerrar as fileiras para defender a democracia e a vontade popular expressa nas urnas.

Sem a necessidade de entrar em mais detalhes, gostaríamos remeter os meus compatriotas às seguintes disposições legais.
A - APURAMENTO DOS RESULTADOS ELEITORAIS
Do artigo 79º. ao artigo 97º., da Lei Eleitoral, nº.10/2013, de 25 de Setembro.
B - CONTENCIOSO E INFRACÇOES
Do artigo 140º. a 149º. Idem, da Lei Eleitoral.
A Guiné-Bissau vai receber na segunda-feira, uma missão mista da CEDEAO que inclui constitucionalistas, para junto da CNE e do STJ, inteirar-se dos pontos que estão a estrangular o processo.
As principais disposições legais que vão consultar, e no fim, pronunciar-se, são a Constituição da República e a Lei eleitoral. E se a delegação interpretar com sinceridade esses dois instrumentos, para saber a verdade eleitoral, e for confrontada com o telefonema do DSP ao General Presidente, onde reconheceu os resultados e o felicitou, bem como o áudio-confissão de desespero da ex-Ministra Odete Costa Semedo, a presença da mesma na Guiné-Bissau não ultrapassará 48 horas, a não ser que haja outros motivos que não sejam de ordem meramente técnico-jurídica.

ESTAMOS PERANTE DOIS EIXOS, UM DO MAL, E O OUTRO DO BEM:

O OCIDENTE e os seus comissários, alguns presidentes de países membros da CEDEAO e alguns Guineenses, os não BURUNTUMAS, querem a todo custo impor-nos o Domingos Simões Pereira, como presidente da República, através da reversão dos votos do presidente-eleito a seu favor, apesar do perfeito conhecimento que têm da sua derrota, numas eleições em que todas organizações tinham observadores no terreno, tendo considerado as eleições das mais livres, justas e transparentes nunca vistas no Continente Africano. Conclusão a que também chegou a observação nacional, a Célula de Monitoramento que integrou várias sensibilidades. Este e que é o EIXO DO MAL, O EIXO ANTI-INTERESSES DOS GUINE-BISSAU REAL;
Os patriotas Guineenses de todas as franjas da sociedade, os BURUNTMAS, liderados pelo BURUNTUMA-MOR, o HEROI VIVO, A INSPIRACAO, O GUIA, O FORMADOR, O MODELO, O COMBATANTE DA LIBERDADE DA PATRIA, O VERDADEIRO COMANDANTE, EL JEFE, COMANDANTE MANUEL SATURNINO COSTA, que estão a defender com unhas e dentes a vontade popular, expressa nas urnas no dia 29 de Dezembro de 2019, na segunda volta que opôs o General Presidente ao seu irmão, Engª, Domingos Simões Pereira, constituem o EIXO DO BEM.

Por isso, se espera que essa missão que estará presente na pátria de Cabral a próxima semana irá sair daqui com as ideias claras de que nada se fez de anormal senão interpretar a legislação em vigor sobre as eleições, e os quatro pronunciamentos da CNE foram baseadas em factos concretos.

O facto de ter havido aquele lapso de a CNE publicar os resultados definitos antes da elaboração da acta de apuramento nacional, ou as tenha elaborado mas não assinada, acto que não altera os resultados, não significa que o STJ tinha que violar a lei, dando provimento ao recurso interposto extemporaneamente pelo candidato perdedor, Engª. Domingos Simões Pereira.
A ver, vamos!
Mas que todos sejam vigilantes!
Djopoti ka tem, como dizia o nosso irmão Nuno Grilo.

Aires Salla

Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal acusa Aristides Gomes de tráfico de droga


Hélder Vaz Lopes rejeita que haja um golpe de Estado na Guiné-Bissau....CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

O Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal acusou esta sexta-feira, numa entrevista na Edição da Noite da SIC Notícias, o primeiro-ministro deposto, Aristides Gomes, de estar envolvido em tráfico de droga.

SIC Notícias

Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal rejeita que haja um golpe de Estado no país

Guiné-Bissau mergulhada há semanas no caos político.
O Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal rejeita que haja um golpe de estado no país. Na Edição da Noite, na SIC Notícias, Hélder Vaz Lopes defendeu esta sexta-feira que Umaro Sissoco Embaló é um presidente legítimo, apesar do recurso que ainda decorre no Supremo Tribunal de Justiça devido a denúncias de irregularidades nas eleições.

Leia Também:

A Vitória foi clara !
Mano Hélder Vaz!
Eu tenho Orgulho e grande Paixão de acompanhar a sua eloquência rarissima de fazer abordagem sobre a matéria confesso que é Outro Nível, é com grande satisfação de dignidade caráter que eu falo isso ao público, o Senhor sim é um exemplo pra mim. fico grato foi fantástico brilhante e magnífico.
A crise institucional sem precedentes nunca visto na história do país, só pode ser resolvida jurídicamente, não politicamente, quero dizer trâmites legais como manda a lei eleitoral. Desta vez não a outra solução Estado deve ser respeitado, é preciso desafiar os paigcistas até ao fim, ou morremos todos ou vivemos em paz, Domingos Simões Pereira não tem dignidade e nem moralidade, ele é um fraude nunca visto na história do País.

NOTÍCIAS DE ÚLTIMA HORA - OPERAÇÃO VIATURAS DO ESTADO NA GARRAGEM DO ESTADO


Por Amadu Ula Embaló

.......... TERRA LANTA ........
CONTINUA ORDEM, DISCIPLINA E RIGOR NO PAÍS, A SOBERANIA NACIONAL RECUPEROU SEU RESPEITO E ACABOU O ESTADO BANANA, O LIDER DO EX- GOVERNO DO PAIGC ARISTIDES GOMES, FOI RETIRADO SUAS VIATURAS POR COMANDANTE DO CONTENGENTE SENEGALÊS E ENTREGOU AS NOSSAS FORÇAS DA SEGURANÇA QUE FORAM LÁ BUSCAR OS CARROS NA RESIDENCIA DELE.

O COMANDANTE DO CONTENGENTE SENEGALÊS FALOU NO ARISCOCA DE NÃO RESISTIR EM ENTREGAR AS VIATURAS DO ESTADO EM NOME DA OPERAÇÃO VIATURAS DO ESTADO NA GARRAGEM DO ESTADO PORQUE JÁ NÃO É MAIS NADA NO PAÍS APENAS UM SIMPLES CÃO RAFEIRO... NÓ PINTCHA I GUINÉ KU NGANHA!!...
... POVO UNIDO NUNCA SERÁ VENCIDO ...
...... ESTAMOS A TRABALHAR ....


Por O Democrata Osvaldo Osvaldo 
Guineenses
Aristides Gomes, Ex Ministro demitido, disse que ainda se sente Ministro apenas ele não tem segurança kkkkk, e chama

à tenção dos países membros da ONU, e a CEDEAO, que são membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas, porque ele não quis entregar o que é do estado, tipo dinheiro e viaturas, Porquê? Porque para ele é como de costume vai para casa e leva tudo o que é do estado, e daí o estado mandar comprar outro, a minha pergunta é, porque Aristides Gomes não foi preso até agora?

HÉLDER VAZ LOPES, EMBAIXADOR DA GUINÉ-BISSAU EM PORTUGAL, ANALISA A CRISE POLÍTICA NO PAÍS NA EDIÇÃO DA NOITE DA SIC NOTÍCIAS.

OPERAÇÃO DESMONTANDO MENTIRAS EM PORTUGAL!

OPERAÇÃO: A REPOSIÇÃO DA VERDADE ELEITORAL - Dr. Jorge Herbert, NO PROGRAMA CAUSA & EFEITO RTP ÁFRICA

UM RACIOCÍNIO A NÃO PERDER👇🏻👇🏻👇🏻