sábado, 12 de agosto de 2023

Guiné-Bissau: Governo suspende movimentações de Contas Publicas

Bissau - (12.08.2023) - O Primeiro-ministro, Geraldo Martins, suspendeu hoje, 12, “as movimentações de contas bancárias públicas até a entrada em funções de XI Governo Constitucional”.

A decisão consta do Despacho N⁰ 019/PM/2023, no qual, Martins justificou a medida “por imperativo de controlo das contas públicas e em conformidade com as melhores práticas de gestão em períodos de transição governativa”.

“(…) Ficam suspensas todas as movimentações de contas bancárias das instituições públicas até à entrada em funções de XI Governo Constitucional”, lê-se no Despacho.

Governo decidiu ainda que “as movimentações de contas de carácter urgente e inadiável estarão sujeitas à autorização prévia do Primeiro-Ministro designado”.

Por Mamandin Indjai    Rádio Capital Fm



Governação - Pesidente da República anuncia o elenco governamental liderado pelo primeiro-ministro Geraldo João Martins

Bissau, 12 ago 23 (ANG) - O Presidente da República anunciou no princípio da noite de hoje, sábado,  através do decreto presidencial númerro 52/2023, o elenco governamental, a ser liderado pelo primeiro-ministro Geraldo João Martins.

O executivo liderado por Geraldo João Martins da Coligação PAI-Terra Ranka, é ainda constituído por elementos do Partido da Renovação Social(PRS) e do Partido dos Trabalhadores Guineenses(PTG).

De acordo com uma Nota Informativa do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da Presidencia da República, enviada a ANG, a orgânica do novo executivo conta com 19 Ministérios e 15 Secretarias de Estado contando com oito mulheres.

De acordo com o decreto presidencial número 52/2023, Domingos Quadé jurista e dirigente do Partido da Renovação Social, passa assumir a pasta da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, o advogado Carlos Pinto Pereira, é o ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades.

Para as funções da ministra do Interior, foi nomeada Adiatu Djaló Nandigna, a pasta da Defesa Nacional foi confiada ao Nicolau dos Santos, o Ministério da Economia e das Finanças foi indigitado Suleimane Seide.

José António da Cruz Almeida foi nomeado ministro da Administração Territorial e Desenvolvimento Local, Tomásia Lopes Moreira foi nomeada ministra da Administração Pública, Trabalho e Modernização do Estado, Albino Gomes é o novo titular da pasta da Justiça e Direiros Humanos.

Ildefonso Duarte Pinto, nomeado ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, Braima Sanha indigitado ministro da Educação Nacional, Ensino Superior e Investigação Ciêntífica, Domingos Malú nomeado ministro da Saúde Pública.

Cadi Seide, ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Mamadú Saliu Lamba, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Dionísio Reino Pereira, ministro das Pescas e Economia Marítima, José Carlos Esteves, ministro dos         Transportes e Comunicações.

Hotna Cufuk Na Doha, ministro dos Recursos Naturais, Issuf Baldé, ministro da Energia e Indústria, Jamel João Handem, ministro do Comércio, Indira Cabral Embalo, ministra da Cultura, Juventude e Desportos.

Para a secretária de Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais, foi nomeado Augusto Menjur, na Secretaria de Estado do Tesouro foi indigitado António Monteiro.

Mussuba Canté foi nomeada secretária de Estado do Plano e Integração Regional, Marciano Indi, secretário de Estado da Ordem Pública, Ussumane Ianga, secretário de Estado da Cooperação Internacional, Maria Luísa Embalo, secretária de Estado das Comunidades.

Cadija Mané, nomeada secretária de Estado da Gestão Hospitalar, Hortência Francisco Cá, secretário de Estado do Ensino Superior e Investigação Ciêntífica, Valentina Mendes Djaló, secretária de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria.

Faustino Mamadú Saliu Djaló, secretário de Estado do Turismo, Gibril Mané, secretário de Estado das Telecomunicações e Economia Digital, António Samba Baldé, secretário de Estado do Ambiente e Biodiversidade, Francisco Muniro Conté, secretário de Estado da Comunicação Social Abás Embalo, secretário de Estado da Juventude e Desportos e Edil Jaime Barbosa Katar, secretário de Estado do Património Público.

ANG/ÂC



Níger. Delegação de chefes religiosos chega a Niamey para mediação

© Djibo Issifou/picture alliance via Getty Images

POR LUSA   12/08/23 

Chefes religiosos nigerianos chegaram hoje a Niamey para se reunirem com membros do regime militar, após um golpe de Estado que afastou o presidente eleito do Níger, Mohamed Bazoum, disse à AFP fonte próxima do regime.

A delegação foi recebida no aeroporto Diori Hamani pelo novo primeiro-ministro, Ali Mahaman Lamine Zeine, um civil.

Segundo a agência noticiosa ANP, esta é uma delegação de chefes religiosos muçulmanos.

A fonte acrescentou que a delegação "se reuniu no início da semana em Abuja com o presidente em exercício" da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e Presidente da Nigéria, Bola Tinubu, para tentar uma mediação entre a organização regional e o Níger.

A mediação ocorre num altura em que a CEDEAO continua a privilegiar uma resolução da crise pela via diplomática, apesar de ter sido alcançado acordo para o destacamento de uma força militar regional para que Bazoum regresse ao poder.

As anteriores tentativas de mediação fracassaram.

O regime militar recusou na terça-feira receber uma delegação conjunta da CEDEAO, da União Africana e da ONU.



𝗡𝗢𝗧Í𝗖𝗜𝗔 𝗗𝗘 Ú𝗟𝗧𝗜𝗠𝗔 𝗛𝗢𝗥𝗔‼️: Nuno Gomes Nabiam, Soares Sambú, Suzi Carla Barbosa e alguns membros do antigo governo, transferidos para Presidência da República.

Os antigos governantes foram hoje nomeados através do decreto presidencial número 49/2023, lido a instante pelo porta-voz do palácio.

©presidentesissoco Presidente da República nomeia Chefe da Casa Civil e Conselheiros.☝ 


Com Radiojovemgb


Leia Também:  Presidente guineense nomeia para conselheiros membros do Governo cessante


Veja Também:  Gervasio Silva Lopes:  ESTAREI EM DIRECTO PARA REAGIR ESSAS NOMEAÇÕES... FIQUEM LIGADOS DENTRO DO MOVIMENTO É NÃO PERCAM.


A Sessão Ampliada da Comissão Militar Central do Partido de Trabalho da Coreia

 Por Agência Central de Notícias da Coreia

Diante da grave situação político-militar na região da Península Coreana, a Comissão Militar Central do Partido de Trabalho da Coreia convocou sua sessão ampliada para discutir questões importantes no aperfeiçoamento dos preparativos militares de guerra.

A sessão foi realizada em 9 de agosto na sede do Comitê Central do Partido sob a liderança do Secretário-Geral do Partido de Trabalho da Coreia, Kim Jong Un, Presidente de Assuntos de Estado da República Popular Democrática da Coreia.

A reunião analisou as ações militares dos perpetradores da perturbação da paz e estabilidade na Península Coreana e determinou planos para uma resposta militar ofensiva para reprimi-los completamente. Deliberou também sobre questões importantes para o aperfeiçoamento dos preparativos para a guerra consistindo na destruição imediata da possível ofensiva inimiga pela esmagadora força estratégica de dissuasão e no lançamento da ofensiva militar simultânea e múltipla.

Kim Jong Un, Presidente da Comissão Militar Central do Partido, assinou uma ordem sobre as principais medidas militares determinadas pelo CMC.

Ele afirmou sua conclusão, analisando minuciosamente a situação atual na Península Coreana e insistindo em intensificar os preparativos de guerra do exército de forma mais ofensiva.

Ele enfatizou o fortalecimento do exército para estar pronto para dissuadir qualquer ação militar inimiga com antecedência e, no caso de eclosão da guerra, para aniquilar todas as formas de atividades ofensivas inimigas; devemos continuar constantemente a multiplicar os poderosos meios de ataque destinados a cumprir a missão de dissuasão da guerra e a distribuí-los nas unidades do exército para uma guerra real.

O exército deve realizar treinamento de combate ativo para que os novos modelos de armamentos implantados manifestem ao máximo seus efeitos de combate e estar sempre pronto para intervir a fim de aumentar significativamente sua capacidade de guerra.

As tarefas das fábricas de armas são muito importantes para o fortalecimento do exército do ponto de vista da técnica militar. Todas as fábricas e empresas do setor da indústria bélica devem comprometer-se definitivamente com a produção massiva de armamentos e equipamentos de vários tipos, de acordo com as necessidades operacionais do exército em modernização.

A sessão reviu o projeto de formação dos grupos operacionais reforçados na frente, bem como as suas missões operacionais e deu orientações para ações militares importantes de acordo com a mudança de áreas e planos de operação das unidades destacadas na frente.

A sessão removeu o General do Exército Pak Su Il do cargo de Chefe do Estado-Maior e nomeou o Vice-Marechal Ri Yong Gil para o cargo. Outras demissões, transferências e nomeações também ocorreram para cargos de comandante sênior.


Rússia lança cinco mísseis hipersónicos: quatro caíram perto da fronteira com a Roménia

Na Ucrânia, esta madrugada, um ataque com drones e pelo menos um míssil atingiu a terra natal de Zelensky. Não há registo de feridos. a Ucrânia diz que só foram atingidas infraestruturas. Os ataques com mísseis continuam, mas em Odessa há quem encontre espaço para ir a banhos.



Leia Também: Rússia diz ter intercetado ataque a ponte da Crimeia

Adolescente morre após ficar em "cabana da menstruação" no Nepal

© PRAKASH MATHEMA/AFP via Getty Images

Notícias ao Minuto    11/08/23 

A prática 'chhaupadi' baseia-se na crença secular de que as mulheres e as raparigas são impuras e intocáveis durante a menstruação. Anita, de 16 anos, foi isolada numa cabana e morreu após ser mordida por uma cobra.

Uma adolescente de 16 anos morreu, na quarta-feira, após ter pernoitado numa "cabana de menstruação", no Nepal. A prática 'chhaupadi', que obriga as mulheres a ficar isoladas fora de casa durante a menstruação, foi proibida pelo Supremo Tribunal do país em 2005 e criminalizada em 2017.

Segundo o jornal The Guardian, o incidente aconteceu no distrito de Baitadi, junto à fronteira com a Índia, quando a jovem, identificada como Anita Chand, foi mordida por uma cobra. 

A morte está a ser investigada pela polícia do distrito de Baitadi e a família nega que a jovem estivesse a menstruar quando morreu. Caso venha a ser considerada culpada, a família poderá enfrentar uma pena máxima de três meses de prisão e uma multa de três mil rupias nepalesas (cerca de 20 euros).

Esta é a primeira morte devido à prática desde 2019. Na altura, Parwati Budha Rawat, de 21 anos, morreu depois de passar três noites numa cabana ao ar livre e o seu cunhado foi condenado a três meses de prisão.

"Depois da morte de Parwati, destruímos mais de sete mil cabanas de menstruação na área", disse Pashupati Kunwar, que faz campanha contra a prática há 25 anos. Segundo a responsável, "as pessoas estavam a receber informação sobre a menstruação e [a] lei", mas surgiu a Covid-19 e as atenções desviaram-se.

Sublinhe-se que a prática 'chhaupadi' baseia-se na crença secular de que as mulheres e as raparigas são impuras e intocáveis durante a menstruação. 


Leia Também: Pelo menos sete pessoas morreram quando parte de uma mesquita na Nigéria ruiu no momento em que centenas de pessoas se encontravam no interior para as orações de sexta-feira, segundo as autoridades do estado de Kaduna.

Fortes chuvas que caíram no final da tarde e princípio da noite inundaram a Av. João Bernardo Vieira a partir de Afia até zona do Guimetal em Bissau.


© Radio Voz Do Povo