terça-feira, 16 de agosto de 2022

Diretor-geral de viação: “OPERAÇÃO STOP REGISTOU 1700 CARROS NA VIAÇÃO À PROCURA DE DOCUMENTOS EXIGIDOS”

 JORNAL ODEMOCRATA  16/08/2022  

O diretor-geral da Viação e Transportes Terrestres, André Deuna, revelou esta terça-feira, 16 de agosto de 2022, que a operação Stop desencadeada em Bissau há duas semanas resultou em um registo de 1700 proprietários de carros públicos e privados  que foram  regularizar a situação.

 A Operação conjunta de aferição de documentos rodoviários foi iniciada no dia 11 de agosto apenas  no Setor Autónomo de Bissau e integrou os agentes da Brigada da Ação Fiscal (BAF), Guarda Nacional de Trânsito, Viação, Fundo Rodoviário, Direção-geral das Contribuições  e Impostos, Controlo de Registro e Propriedade, Seguros e Inspeção.

De acordo com os dados avançados, foram apreendidos 162 veículos, deste número 15 sem despacho alfandegário e os restantes estão em falta de outros documentos.

Em conferência de imprensa, o diretor-geral da Viação e Transportes Terrestres disse que não se pode exigir boas condições de estradas sem cumprir obrigações de pagamento do fundo, porque “o Estado não tem onde tirar dinheiro para a construção ou melhorar as estradas”.

“Estão a roubar o Estado porque trabalham todos os dias e não querem pagar”, afirmou, para de seguida assegurar que nenhum carro circulará  sem documentação exigida.

André Deuna revelou que está a ser  elaborada uma estratégia para melhor controlo das paragens dos transportes mistos, tendo em conta os constrangimentos registados durante a operação, denunciando que durante a operação   alguns motoristas ameaçavam os seus colegas que estavam a circular durante a operação do dia 11.

Deuna advertiu outros serviços que emitem documentos aos veículos a criarem condições para atender, com rapidez, seus públicos, principalmente no período das operações Stop, porque “é um período onde há sempre muita procura”.

Por: Epifânia Mendonça

Foto: E.M

Leia Também: 

 JORNAL ODEMOCRATA  16/08/2022 

A Liga Guineense dos Clubes de Futebol (LGCF) aprovou um aumento na premiação do vencedor do Campeonato Nacional de Futebol da primeira divisão da Guiné-Bissau- “Guines-Liga” a partir da próxima época desportiva 2022-2023, que arranca no mês de novembro.

O vencedor da competição organizada pela LGCF vai receber a partir de agora 10 milhões de francos CFA em premiação. A informação foi transmitida esta terça-feira, 16 de agosto de 2022, ao Jornal O Democrata pelo presidente do órgão, Dembo Sissé.

Dembo Sissé revelou que a decisão foi aprovada num retiro de planificação para a nova época desportiva, que decorreu nas periferias de Bissau.

“Foi acertado durante o retiro que a premiação do vencedor do campeonato nacional da primeira divisão sairá de 7 milhões e meio para 10 milhões francos CFA. Estamos agora a trabalhar sobre o aumento da premiação do campeonato da segunda divisão fixado no valor de 5 milhões de francos CFA”, disse.

Sissé disse que os membros entenderam que o aumento da premiação pode elevar o nível da competição da Guines-Liga. Avançou a Liga está a trabalhar no capítulo de patrocínio  oficial do Campeonato Nacional por forma a assegurar o financiamento desse  valor nos próximos anos.

No retiro que decorreu no sábado, 14 de agosto, juntou os dirigentes da LGCF, a Federação de Futebol do país (FFGB) e associações filiais no organismo, foi aprovado também um orçamento de subvenção aos clubes da primeira e segunda divisão e a retoma da Taça da Liga em Futebol na próxima época. Os participantes aprovaram ainda a data para o sorteio do Campeonato Nacional da primeira e segunda divisão.

Questionado sobre o valor da subvenção aos clubes de futebol, o presidente do organismo disse que é prematuro avançar com os números, uma vez que o projeto está a ser trabalhado internamente, contudo, abriu a possibilidade dos clubes do interior receberem maior parte da fatia financeira.

Em relação à retoma da Taça da Liga no quadro da prova nacional para próxima época, Sissé afirmou que a competição vai permitir aos jogadores terem, no mínimo, 40 jogos no final da época desportiva. 

Eleito presidente LGCF em 2021, Sissé espera que a próxima época seja diferente das anteriores , porque “o desafio é muito grande à volta do órgão que dirige”.

A FFGB, os clubes e as associações desportivas definiram o mês  de novembro próximo para o início dos campeonatos da primeira e da segunda divisão. A decisão foi tomada durante a reunião do Congresso Ordinário do organismo que decorreu no mês passado em Bissau.

Por: Alison Cabral

Foto: AC

Estado-Maior General das Forças Armadas, iniciou está terça-feira (16.08), um seminário de formação em matéria de saúde operacional de quatro dias, destinado a 15 polícias militares.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA E COMANDANTE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS GENERAL ÚMARO SISSOCO EMBALÓ PARTIU ESTS MANHÃ EM VIAGEM PRIVADA PARA PORTUGAL.


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Pelo menos 32 mortos e 44 feridos devido a fortes chuvas no Níger

© Getty Images

Por LUSA  16/08/22 

Pelo menos 32 pessoas morreram e 44 ficaram feridas pelas fortes chuvas que caem no Níger desde junho, que já afetaram mais de 66.000 pessoas, anunciaram as autoridades do país, de clima habitualmente seco.

Até 14 de agosto, um total de 32 pessoas morreram, 17 das quais devido ao desabamento das suas casas e as outras 15 por afogamento, segundo os dados dos serviços de Proteção Civil, citados pela agência France-Presse.

A Proteção Civil registou ainda 66.781 pessoas afetadas pelas chuvas e pelo menos 44 feridos.

Um balanço anterior, divulgado em 04 de agosto, referia 24 mortos e mais de 50.000 afetados.

As regiões mais afetadas são as de Zinder (centro-leste), Diffa (sudeste) e Tillabéry (sudoeste).

A capital, Niamey, normalmente mais afetada por chuvas e inundações, tem sido até agora poupada.

Nas zonas afetadas, as chuvas destruíram ou danificaram mais de 7.000 casas e provocaram a ruína de escolas, centros médicos, celeiros e lojas.

Apesar de ser de curta duração, normalmente entre junho e agosto ou setembro, a estação das chuvas tem-se tornado mortífera nos últimos anos, nomeadamente nas zonas desérticas do norte.

Em 2021, as fortes chuvadas causaram a morte a pelo menos 70 pessoas e afetaram mais de 200, segundo números oficiais e da ONU.

Neste país pobre e de clima muito seco, as más colheitas são geralmente devidas à seca.

"Em média, o Níger perde 40 mil milhões de francos cfa [cerca de 60 milhões de euros]" por ano "devido a inundações e secas", segundo Laouan Magagi, ministro nigerino de Ação Humanitária, responsável pela gestão de desastres.

Antes de ser um bom político é imperativo ser-se um bom ser humano.

 Braima Camará - Bá Di Povo

Tive conhecimento, que um dos nossos militantes de primeira hora, o Sr. Marcelino Moreira, morador no bairro de Djogoró, passou por momentos menos bons na sua vida.

Soube tardiamente, mas ainda fui a tempo de manifestar o meu apoio com um forte abraço de irmandade e, com um humilde gesto, dentro das minhas possibilidades.

MADEM-G15 é uma família para todos os momentos.

Nigéria reafirma determinação em acompanhar a Guiné-Bissau na sua estabilização e desenvolvimento. O chefe do Estado-maior da Marinha, contra almirante Hélder Nhanque agradece o Embaixador da Nigéria no país pelo gesto de deslocar o navio para Bissau.

 Radio TV Bantaba


Rússia admite ato de sabotagem em explosões na Crimeia

© Reuters

Por LUSA  16/08/22 

A Rússia admitiu que as explosões ocorridas hoje num depósito de munições do seu exército na península ucraniana da Crimeia, que anexou em 2014, foram um ato de sabotagem.

"Na manhã de 16 de agosto, um armazém militar na cidade de Dzhankoy, a capital do distrito com o mesmo nome, foi danificado em resultado de sabotagem", disse o Ministério da Defesa numa declaração citada pela agência russa TASS.

As explosões no armazém danificaram várias instalações civis, incluindo uma linha de alta tensão, subestações elétricas, a linha ferroviária e várias casas, de acordo com o comando russo.

"Não há feridos graves. Estão a ser tomadas as medidas necessárias para remediar as consequências da sabotagem", acrescentou o Ministério da Defesa, segundo a agência espanhola EFE.

O ministério não identificou os responsáveis pela sabotagem.

Num comunicado anterior, as autoridades russas disseram que o incidente ocorreu às 06:15 locais (04:15 em Lisboa).

Segundo o governador da Crimeia, Sergei Aksionov, que visitou o local, dois civis ficaram feridos e as autoridades evacuaram uma aldeia próxima por precaução.

Dzhankoy localiza-se a cerca de 90 quilómetros a norte de Simferopol, a capital da autoproclamada República da Crimeia, e próximo da Ucrânia.

O chefe da administração presidencial da Ucrânia, Andriy Yermak, saudou a ocorrência das explosões na Crimeia e prometeu a "completa libertação dos territórios ucranianos", numa declaração na rede social Telegram, citada pela agência francesa AFP.

Também o conselheiro presidencial ucraniano Mikhailo Podoliak se referiu ao incidente, escrevendo na rede social Twitter que "a manhã, perto de Dzhankoy, começou com explosões".

"A Crimeia do país normal é sobre o Mar Negro, montanhas, recreação e turismo, mas a Crimeia ocupada por russos é sobre explosões de depósitos de munições e um alto risco de morte para invasores e ladrões", acrescentou o conselheiro do Presidente Volodymyr Zelensky.

Este incidente surge uma semana após uma explosão de munições destinadas à aviação militar russa num depósito localizado no aeródromo militar de Saki, na Crimeia ocidental.

Estas explosões mataram uma pessoa e feriram outras.

A península ucraniana anexada por Moscovo tem estado na linha da frente da ofensiva militar russa contra o país vizinho, iniciada em 24 de fevereiro.

Os aviões russos descolam quase diariamente da Crimeia para atingir alvos em áreas sob o controlo de Kiev e várias áreas da península estão dentro do alcance das armas ucranianas.

Apesar do conflito, a Crimeia tem permanecido um importante destino de férias para muitos russos que continuam a desfrutar do verão nas suas praias.


Leia Também: Moscovo acusa sabotadores ucranianos de atacar central nuclear russa

Relator independente da ONU: Fundamentalistas controlam 75% do Mali

© Shutterstock

Por LUSA  16/08/22 

Os grupos fundamentalistas islâmicos controlam cerca de 75% do território maliano, com o ressurgimento da violência extremista, segundo Alioune Tine, especialista independente das Nações Unidas.

Num comunicado de imprensa, as Nações Unidas anunciam que Alioune Tine, que chefiou o departamento da África Ocidental e Central da Amnistia Internacional, esteve recentemente 10 dias no Mali e as conclusões a que chegou, além do aumento da atividade fundamentalista, são que o país regista uma "rápida deterioração da situação dos direitos humanos" no país.

"Alioune Tine destacou o ressurgimento e a frequência de ataques e violências cometidos por grupos extremistas que atuam no norte do país, no centro e nos arredores da capital Bamaco. Esses grupos controlam 75% do território", refere expressamente o comunicado de imprensa.

Durante a visita ao Mali, Alioune Tine reuniu-se com as autoridades malianas, sociedade civil e associações de vítimas, organizações não-governamentais, diplomatas e agências das Nações Unidas.

Alioune Tine, que apresentará o seu relatório anual ao Conselho de Direitos Humanos em março de 2023, considera que a situação de segurança e direitos humanos se deteriorou de forma alarmante desde março de 2022.

"De acordo com a Missão de Paz das Nações Unidas no Mali (Minusma), foram mais de 1,3 mil violações e abusos de 01 de janeiro a 30 de junho, um aumento de cerca de 47% em relação ao ano anterior", acentua o comunicado.

Segundo Tine, os grupos extremistas armados "continuam a ser os principais autores de violações e abusos de direitos humanos no Mali, mas o alto número de violações atribuídas às forças de defesa e segurança malianas é muito preocupante".

O relator citou "fontes confiáveis" destacando que foram cometidas violações pelas forças de segurança malianas, acompanhadas por militares estrangeiros, embora as autoridades malianas continuem a negar relatos sobre operações militares conjuntas das suas forças de segurança e de contratados por uma empresa militar privada russa, que é identificada pelo Ocidente como tratando-se da Wagner.

Bamaco insiste que os cidadãos russos presentes no país são instrutores militares destacados no âmbito de uma cooperação bilateral, enuncia Tine, que acrescenta a este respeito: "independentemente do estatuto dos militares estrangeiros, o Mali deve, de acordo com as suas obrigações internacionais de direitos humanos, agir com a devida diligência para prevenir, investigar e punir violações e abusos de direitos humanos".

Relativamente à liberdade de imprensa e de expressão, Alioune Tine disse ter ficado "chocado com o encolhimento contínuo do espaço cívico, incluindo a censura da imprensa e a autocensura de jornalistas e outros profissionais de imprensa e representantes da sociedade civil "por receio de represálias".

Segundo o comunicado, Tine instou as autoridades malianas a permitirem o acesso às organizações e instituições nacionais e internacionais às áreas onde foram cometidas violações e abusos de direitos humanos, "para que possam investigar e denunciar situações de forma independente".

O especialista também defende que o Mali deve garantir que as vítimas recebam reparações justas e efetivas pelos danos que sofreram e pediu às autoridades de transição do Mali e aos parceiros internacionais que "reajustem urgentemente as respostas e estratégias de segurança que falharam em proteger efetivamente as populações civis e seus direitos humanos fundamentais".

Uma nota positiva é atribuída ao processo em curso "para restaurar a ordem constitucional no Mali e aplicar o Acordo de Paz e Reconciliação de 2015".

A junta militar ascende ao poder em Bamaco na sequência do golpe de Estado de 2020.

Alioune Tine destacou que o caminho para o regresso à ordem constitucional no Mali inclui a promulgação de uma nova lei eleitoral e o estabelecimento de uma comissão de redação da Constituição em junho de 2022.

Durante uma reunião para decidir sobre aspetos do acordo de paz realizado em agosto de 2022, chegou-se a um consenso sobre a integração de 26 mil ex-combatentes nas Forças Armadas e nos serviços do Estado.

No entanto, Tine alertou que o Mali enfrenta sérios desafios de segurança, pelo que recomenda que as autoridades malianas, a comunidade africana e a comunidade internacional "mantenham um diálogo construtivo para garantir a estabilidade e segurança do Mali, fortalecer os esforços para proteger a população civil e evitar o isolamento do país", além de insistir na urgência de apoiar a restauração da autoridade do Estado em todo o Mali.


Primeiro-Ministro Nuno Gomes Nabiam visita CNE no quadro dos preparativos para próximas eleições legislativas


 Radio TV Bantaba 


Veja Também


China anuncia novas medidas para estimular natalidade

© Shutterstock

Por LUSA  16/08/22 

A China anunciou hoje novas medidas para incentivar as famílias a ter mais filhos, após ter aplicado rígidos controlos de natalidade durante mais de 30 anos, ao abrigo da política 'um casal, um filho'.

O país mais populoso do planeta enfrenta agora uma crise demográfica, com a força de trabalho a envelhecer, uma economia em desaceleração e o menor crescimento populacional em décadas.

Apesar de as autoridades terem abolido a política de filho único em 2016, permitindo até três crianças por casal, os nascimentos continuaram a diminuir nos últimos cinco anos.

Na terça-feira, o ministério da Saúde pediu ao Governo central e às autoridades locais que gastem mais em saúde reprodutiva e melhorem os serviços de assistência à infância. Esses serviços são em grande parte insuficientes no país.

As autoridades locais devem "pôr em prática medidas ativas de apoio à fertilidade", através de subsídios, deduções fiscais e melhores seguros de saúde, bem como educação, habitação e ajuda ao emprego para as famílias, defendeu o ministério.

As províncias também devem garantir que têm um número suficiente de creches até ao final do ano para crianças entre dois e três anos.

As cidades mais ricas da China já introduziram empréstimos para a habitação, incentivos fiscais, auxílios educacionais e até subsídios para encorajar as mulheres a terem mais filhos. As diretivas publicadas hoje parecem querer alargar esta política a todo o território.

A taxa de natalidade da China caiu, no ano passado, para 7,52 nascimentos por 1.000 pessoas, a menor desde que os registros começaram em 1949, segundo o Gabinete Nacional de Estatísticas chinês.

O maior custo de vida e propensão para famílias menores estão entre os motivos citados para esse declínio nos nascimentos. No início de agosto, as autoridades de saúde alertaram que a população da China vai diminuir até 2025.

Cerimônia de tomada de posse de Novo Diretor de serviço de apoio jurídico e contencioso de ministério da educação nacional


 Radio TV Bantaba

Transportes terrestres - Federação de Motoristas pede demissão do ministro dos Transportes e Comunicações


Bissau, 15 Ago 22(ANG) – O presidente do Conselho de Representantes das Associações de Motoristas  pediu hoje a demissão do ministro dos Transportes e Comunicações e do Diretor-geral da Viação e Transportes terrestres aos quais responsabilizam pela realização da “Operação Stop”, durante três dias.Transportes terrestres - Federação de Motoristas pede demissão do ministro dos Transportes e Comunicações

Em conferência de imprensa realizada hoje, em reação a “operação stop” levada a cabo na semana passada, Abubacar Djaló  criticou  que a desorganização que se verifica no sector dos transportes terrestres se deve a culpa dos  dois responsáveis.

“Avisamos ao Presidente da República que, se não demitir o ministro dos Transportes e o Diretor-geral da Viação e Transportes Terrestres, vamos desencadear uma greve nunca vista no sector dos transportes, para exigir os nossos direitos”, disse Djaló.

Aquele responsável afirmou que já reuniram Conselho Diretivo da Federação e que este órgão já deu aval para se avançar com um Pré-Aviso de greve que durante a sua vigência não haverá nenhuma negociação.

O Secretário-geral da Federação, Caram Cassamá negou que a “Operação Stop” esteja a ser levada a cabo por todas as instituições ligadas à segurança rodoviária, contrariando afirmações de Maninho Fernandes, vice-presidente da Comissão Técnica de Automobilismo, da Direção-geral da Viação e Transportes Terrestres.

Cassamá disse que na referida operação, participam apenas três instituições, nomeadamente a Direção-geral da Viação e Transportes Terrestres, a Brigada da Guarda Nacional e da Polícia de Trânsito.

Informou que, em nenhuma legislação do país no sector dos transportes existe de que as Alfândegas devem participar nas ações de fiscalização nas estradas.

Acrescentou que há dois meses, os agentes do Fundo Rodoviário e das Finanças haviam saído às ruas para fazer as suas respectivas cobranças.

Na quinta-feira passada, com o início da Operação Stop, a Federação Nacional das Associações dos Transportes Terrestres orientou os seus associados para que parassem as suas viaturas em casa enquanto estivesse em curso a referida operação.

O que dirigentes da Federação dizem ser “um boicote” à Operação Stop levada a cabo pelo Governo, serviu de protesto ao alegado incumprimento, por parte do Governo, do memorando de Entendimento assinado em 2018.

No referido Memorando consta entre outros, o compromisso de  realização conjunta de “Operações Stop”, de três em três meses, a diminuição de postos de polícias nas estradas e a criação de um “Guichet único” para pagamento de todas as multas aplicadas aos motoristas. 

ANG/ÂC//SG

Dionísio Cumba aborda extinção do alto-comissariado de covid-19 e subsídios em atraso dos técnicos.

@Tabanka Digital  

PAIGC: Tribunal adia congresso pela segunda vez.

 Juízes de tribunal de relações pedem que seja respeitada as queixas apresentadas pelo requerente Bolom, sobre anulação de todo processo que antecede o X⁰ congresso do PAIGC

© Radio TV Bantaba

Depósito de munições explode na Crimeia. "Incidente" sob investigação

© Reprodução

Notícias ao Minuto 16/08/22 

Segundo Sergei Aksyonov, chefe do governo russo da região, as "circunstâncias do incidente […] estão a ser investigadas"

Um depósito de munições explodiu, esta terça-feira, em Dzhankoi, na Crimeia, segundo avança a agência russa TASS.

De acordo com o mesmo meio, os residentes de Mayskoye estão a ser retirados, abandonando o local “nos seus carros ou com ajuda dos vizinhos”. Serão ainda disponibilizados autocarros para quem desejar deixar a região e não tiver meios para o fazer, complementa a TASS, citando as autoridades locais.

O Ministério da Energia russo apontou ainda que o fornecimento de energia não foi interrompido, apesar da explosão.

Por sua vez, Sergei Aksyonov, chefe do governo russo da região, apelou a que se aguardasse por “informações oficiais”, acrescentando que as “circunstâncias do incidente […] estão a ser investigadas”, na sua página do Telegram.

De notar que a agência russa RIA tinha, inicialmente, revelado tratar-se de um incêndio num posto de transformação, após uma explosão.

Poderá ver o momento na galeria acima, num vídeo partilhado pela agência NEXTA.


Navio nigeriano em Bissau no quadro da missão da CEDEAO de apoio à estabilização na Guiné-Bissau



@Radio Bantaba Navio nigeriano em Bissau no quadro da missão da CEDEAO de apoio à estabilização na Guiné-Bissau☝

 Radio TV Bantaba 

Veja Também: