sábado, 29 de agosto de 2020

COMUNICADO OFICIAL. - FIFA

A FIFA não reconheceu nenhum ato eleitoral realizado em Bissau, fazendo menção ao ato que teve lugar no dia 08 deste mês, argumentando que tal não respeitou os procedimentos estatutários (ato nulo ou inexistente).
A referida decisão da FIFA chegou ao conhecimento da FFGB através duma carta enviada a Secretária-geral da FFGB ontem (28.08.2020).

A entidade máxima que tutela o futebol a nível mundial, exortou a FFGB a realização do pleito eleitoral o mais tardar até ao dia 30 de Setembro do ano corrente respeitando o plasmado no estatuto, salvaguardando as medidas de restrição sanitária e as orientações da entidade sanitária.
Vide a correspondência na sua íntegra.









Ffgb Guine-Bissau 

Leia Também:

FIFA insta federação da Guiné-Bissau a organizar eleições até 30 de setembro


Seleção da Guiné-Bissau DR
Desporto.sapo.ao  29 ago 2020
Para a FIFA, e à luz dos seus estatutos, "nenhum órgão eleito na reunião de 08 de agosto de 2020, nem qualquer decisão tomada durante a mesma, são reconhecidos pela FIFA".

A FIFA instou a Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) a organizar eleições para escolha do novo presidente do organismo, o mais tardar, até 30 de setembro e esclareceu que o líder cessante está vedado de se candidatar.

Através de um comunicado datado de sexta-feira e assinado por Veron Omba, diretor da divisão de associações membros, a que a agência Lusa teve acesso, hoje, a FIFA considera ilegal a assembleia-geral realizada no início deste mês por alguns associados da FFGB, que alegam ter elegido Fernando Tavares "Bené" líder da instituição.

"Relativamente à assembleia-geral de 08 de agosto de 2020, constatámos que não foi convocada de acordo com os estatutos da FFGB atualmente em vigor, nomeadamente à luz do artigo 28 que diz que o local, a data e a ordem do dia da assembleia eletiva devem ser comunicados aos membros da FFGB pelo menos um mês antes da sua realização. Não foi esse o caso, até onde sabemos", lê-se no comunicado.

Para a FIFA, e à luz dos seus estatutos, "nenhum órgão eleito na reunião de 08 de agosto de 2020, nem qualquer decisão tomada durante a mesma, são reconhecidos pela FIFA, visto que o procedimento democrático exigido e previsto nos estatutos não foi respeitado", sublinha ainda o documento da FIFA enviado à secretária-geral da FFGB, Virgínia da Cruz.

Em relação à nova data, a FIFA insta a FFGB a levar em conta as precauções relativas à covid-19 na Guiné-Bissau, mas também considera a data de 07 de novembro, inicialmente proposta pela federação, como sendo longa demais para realizar novas eleições.

"Portanto, instamos o FFGB à organizar uma Assembleia-Geral eletiva até 30 de setembro de 2020, a fim de estabilizar a situação política dentro da federação o mais rápido possível", enfatiza o comunicado assinado por Veron Omba.

No mesmo documento, a FIFA realça o facto de o presidente cessante, Manuel Irénio Nascimento Lopes, estar suspenso de todas as atividades relacionadas com o futebol (administrativa, desportiva e outras) a nível nacional e internacional por um período de 10 anos pelo Comité de Ética, em 24 de julho de 2020.

"Como uma associação membro da FIFA, a FFGB está vinculada a esta decisão e deve garantir que o Sr. Nascimento não esteja de forma alguma envolvido nos assuntos da federação, seja ao nível do Comité Executivo cessante ou nas eleições atuais", avisa a FIFA.


A secretária-geral da FFGB, Virgínia da Cruz, disse à Lusa que a instituição vai analisar as recomendações da FIFA e marcar uma data para a eleição "conforme foi recomendado".

NOVAS TECNOLOGIAS QUE VÃO EXPLODIR SUA MENTE

Nomeação de filha de João Lourenço para BODIVA divide opiniões....By VOA

COMUNICADO DO GOVERNO - Gabinete de Comunicação e Visibilidade do Primeiro-Ministro. 29/08/2020

A ordem de detenção do Ministro dos Transportes e Comunicações é ilegal, e visa humilhar e descredibilizar o Governo, pondo em causa a colaboração e cooperação entre órgãos da soberania, afirma o Governo.
Em comunicado, o executivo reage assim o despacho do juiz que ordenou a detenção do membro do Governo no âmbito de um processo que corre os seus trâmites legais no Tribunal Regional de Bissau.


O AVENTUREIRO MANUEL MACEDO - 29 de agosto de 2020



Manuel Macedo

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Aricene Abdulai Jibrilo Baldé recebeu esta sexta-feira, 28 de Agosto 2020, no seu Gabinete de Trabalho o Secretário-geral da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes....

O Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior, Dr. Aricene Abdulai Jibrilo Baldé recebeu esta sexta-feira, 28 de Agosto 2020, no seu Gabinete de Trabalho o Secretário-geral da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes,
Senhor Malam LY Baldé e foi transmitir ao titular da pasta da Educação propostas para o funcionamento normal e sem interrupções do ano lectivo 2020/2021.
Entre as propostas constam a necessidade de assinatura de um pacto de entendimento entre a Educação sindicatos e o Ministério das Finanças, mediante o escalonamento e pagamento faseado das dívidas na Educação, cobranças que estão sendo feitas aos alunos das escolas privadas dos meses em que as aulas estiveram interrompidas devido a pandemia de COVID-19.


Uma situação que o Secretário-geral da Confederação considera de injusta e grave uma vez que as receitas cobradas não são aplicadas no pagamento dos professores integral dos professores. 

Malam Ly Baldé denunciou ainda que existem escolas que violaram, claramente, as orientações do Ministério da Educação Nacional e Ensino Superior emanadas do despacho que determinou a validação parcial do ano lectivo 2019/2020.

Aplicação da lei sobre a redução de Carga Horária dos dirigentes sindicais foi também um dos assuntos abordados com o Ministro Jibrilo Baldé.
O Dirigente Sindical, transmitiu ainda ao Ministro da Educação a satisfação da Central Sindical e dos sindicatos afilhados, pela forma sábia que tem dirigido o seu pelouro sobre tudo o seu empanho junto das instituições ligadas ao sector para limpar os estrangulamentos que ao longo de anos tem dificultado o funcionamento normal da Educação.

Em resposta, o Ministro da Educação Nacional e Ensino Superior manifestou total disponibilidade e vontade de colaborar com as centrais sindicais e de mais actores que intervém na área para definitivamente pacificar o Sector e implementar as reformas projectadas.

Jibrilo Baldé deixou claro que enquanto Ministro da Educação tudo fará para identificar e desmantelar pessoas e instituições que trabalham no sentido de bloquear a Educação e impedir o seu funcionamento normal.

O governante admitiu, na ocasião, a existência de dívidas na Educação, indicando como exemplo as dívidas de 2003, 2005 e 2006 para com os professores e referiu ainda que segundo os levantamentos feitos restam por pagar outras dívidas.

O titular da pasta da Educação assegurou que vai tudo fazer junto do Governo para que as dívidas sejam liquidadas paulatinamente sem que esta seja factores de bloqueio.

Quanto a questão de cobrança das propinas dos meses em que as escolas estiveram interrompidas devido a pandemia nas escolas privadas, o Ministro explicou que no Plano de Contingência consta a subvenção parcial de propinas no sector. Mas, enquanto ainda não garantir os financiamentos necessários para efectivar esta subvenção, não vai interferir nesta fase nas questões de propinas nas escolas privadas, pelo que deixa a discussão entre os pais e as escolas.

No concernente ao incumprimento das orientações constantes do despacho que determina a validação parcial do ano lectivo 2019 /2020 o Ministro prometeu verificar com a Inspeção Geral da Educação garantindo que assim que for confirmado medidas adequadas serão tomadas.
Bissau 29 DE Agosto 2020
Assessor de Imprensa e Porta-voz
Amadu Uri Djaló

Gabinete de Relações Pública Cooperação e Comunicação

Gente eu não entendo muito de pássaro, mais eu acho que esse casal brigou!



Humor Secreto

Guiné-Bissau: Técnicos alinham último acerto do arranque da construção da autoestrada Bissau-Safim

27 Agosto 2020  Por nô pintcha 
O arranque da obra da construção da autoestrada que liga Bissau a Safim, com 8,2 quilómetros, está prevista para o mês de novembro deste ano. Assim, o Governo da República Popular da China, na qualidade do financiador em mais de 15 biliões de francos CFA, quer que as autoridades nacionais reúnam todos os requisitos para que a obra comece mais breve possível.

Esta corrida contra tempo levou com que, na semana passada, mais exatamente no dia 20 de agosto, os técnicos ligados às vias rodoviárias, nomeadamente os Ministério das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, da Administração do Território e Poder Local, da Energia, dos Transportes através da Direção-Geral de Viação e Transportes Terrestres, do Ambiente, dos Recursos Naturais, entre outras instituições, debateram o assunto dando cada um o seu parecer sobre essas obras.    

Segundo a previsão técnica, a autoestrada terá seis faixas de 3,5 metros cada, cuja iluminação estará garantida pela energia fotovoltaica.

Este investimento rodoviário terá dois tunéis, sendo um para os cabos de eletricidade e outro para os tubos de canalização da água, evitando escavar a estrada como tem acontecido noutras avenidas.

Está prevista a construção de várias cabinas para passageiros onde possam esperar os veículos para os seus destinos.     

O ministro Fidélis Forbs, em declarações a imprensa, afirmou que este projeto do Governo da Guiné-Bissau tem três prossupostos fundamentais da sua obrigação para o início da construção desta autoestrada que são: validação do projeto chinês pelo departamento governamental competente, o estudo do impacto ambiental e indeminização dos proprietários das casas situadas nos arredores da estrada por parte do Executivo guineense.

Em relação à indeminização dos proprietários das casas, Fidélis Forbs assegurou que este processo já está incluído no Orçamento Geral do Estado (OGE) e que só falta a sua aprovação na Assembleia Nacional Popular (ANP).

No que toca ao início da obra, o governante disse que a previsão feita é entre os meses de novembro e dezembro deste ano, ou seja, no primeiro trimestre do ano 2021. “Depois de todos esses pressupostos, vamos falar com o chefe do Executivo para fazer o lançamento da primeira pedra do início da construção da estrada”.

Relativamente às empresas concorrentes para execução da obra, Forbs explicou que depois de o Governo ultimar todos os requisitos e enviar para as autoridades chinesas, aí o governo de Pequim é que lançará o concurso das empresas concorrentes e, depois de tudo, a empresa vencedora entra em contacto com o Governo da Guiné-Bissau, acompanhado de uma nota das autoridades chinesas que confirma a empresa à qual foi adjudicado a construção da obra.

jornalnopintcha

Guiné-Bissau quer rever acordo e valores pagos pela União Europeia


O ministro das Pescas da Guiné-Bissau, Malam Sambú, quer rever "alguns termos" do atual acordo com a União Europeia no setor e os valores que o país recebe como compensação anual de cinco Estados-membros.
Em entrevista à Lusa, Malam Sambú, antigo embaixador da Guiné-Bissau em seis países da Ásia, disse não ser contra o acordo em si, mas quer rever algumas formulações do texto, bem como os valores.

"Enquanto cidadão guineense, acho que o que dão aos outros países como contrapartida é muito superior ao que dão à Guiné-Bissau. A título de exemplo, dizem que dão uma contrapartida de, salvo erro, 15,6 milhões de euros, e desse dinheiro tiram quatro milhões para o apoio setorial. A meu ver acho que não devia ser assim", declarou Sambú.

O Governo guineense quer sentar-se à mesa das negociações com a União Europeia para analisar os novos termos e a sua proposta de compensação anual, no mês de outubro, observou o ministro.

Malam Sambú disse que vai indicar à União Europeia que nos moldes atuais, quem acaba por financiar o setor das Pescas é o próprio Governo com os fundos que recebe da contrapartida anual, situação que, frisou, não pode continuar.

Para o ministro, qualquer apoio ao setor por parte da União Europeia ou de outro parceiro, devia ser através de um fundo especial, nunca no âmbito da contrapartida, sublinhou.
Malam Sambú até concordaria que a UE desse o fundo e ajudasse a geri-lo, mas já não aceita que o país continue a receber o valor da compensação de 15,6 milhões de euros e desse bolo saia o montante para o apoio direto ao setor.

Além da UE, que tem navios pesqueiros de Portugal, Grécia, Itália, Espanha e França, a Guiné-Bissau tem também acordos no setor das pescas com a China, Rússia e o Senegal.

Um dos pontos do acordo quadro com a UE, existente desde 1980 e que vem sendo sucessivamente renovado, é a exigência de um período de repouso biológico do peixe, o que Malam Sambú prometeu que será de "cumprimento obrigatório" todos os anos no mês de janeiro.

Bissau Última hora

Junta militar golpista nomeou coronel Assimi Goïta como chefe de Estado no Mali

O coronel Assimi Goïta, chefe da Junta golpista foi nomeado chefe de Estado no Mali e adiado reunião com sociedade civil REUTERS/Moussa Kalapo
Texto por: RFI

Os militares golpistas que assumiram o poder em Mali anunciaram ter adiada a reunião que estava marcada para hoje com as organizações políticas e civis sobre a transferência de poderes. 
A Junta anunciou num comunicado em Bamaco o adiamento da reunião para uma data ulterior por razões de ordem organizacional.

A Junta tinha convidado os partidos, grupos rebeldes signatários de um acordo de paz e organizações da sociedade civil para uma troca de pontos de vista este sábado sobre a organização da transição.

O Movimento 5 de julho e a União das forças patrióticas, M5-RFP, tinha protestado por não ter sido convidado ao encontro.

Paradoxalmente é o Movimento que engloba uma coligação de membros da oposição, da sociedade civil e chefes religiosos que liderou durante meses a contestação ao Presidente Ibrahim Boubacar Keïta, deposto pelos militares a 18 de agosto.

Junta confirmou que o novo chefe de Estado é coronel Assimi Goïta

Assim, o M5-RFP, reclama neste período de transição um papel  à medida da importância que teve durante meses na destabilização do antigo chefe de Estado, IBK.

Mas a Junta confirmou que o novo chefe de Estado é o coronel Assimi Goïta, após publicação discreta na quinta-feira da sua nomeação no Boletim Oficial, com valor constitucional segundo certos juristas.

Esta medida deixou perplexa a opinião pública, pois, esta escolha da Junta foi feita na véspera da cimeira extraordinária da CEDEAO, que exigiu aos militares a entrega do poder aos civis.

O golpe de Estado de 18 de agosto, fica assim consumado, com os militares assumindo o poder e nomeando um chefe de Estado com poderes excepcionais durante o período de transição no Mali.

Nota de reacção da Associação dos Magistrados à situação da Maersk



Fonte: Ditaduraeconsenso

10 Coisas Proibidas na Coreia do Norte

MEMÓRIAS DO PASSADO RECENTE - Utaz Shek Aliu Ibraima Bodjam, imame da misquita Attadamun esclareceu sobre polémica no centro Attadamun no qual o primeiro ministro Aristides Gomes, está envolvido juntamente com Miguel de Barros - 19 de outubro de 2019

Guiné-Bissau prevê fiscalizar águas territoriais para combater pirataria


A Guiné-Bissau prevê adquirir em breve um helicóptero, dois navios patrulha e drones para fiscalização das suas águas alvo de pirataria, disse à Lusa o ministro guineense das Pescas, Malam Sambú.
Antigo embaixador na China durante 10 anos, Malam Sambú regressou ao país em março para assumir e "tentar mudar" o setor das pescas com "ideias claras e ações prontas", nomeadamente o cumprimento integral de acordos com países e organizações terceiras e apertar a fiscalização, disse.

"Existe um plano para compra, no mínimo de dois patrulheiros, um helicóptero e pelo menos dois drones com autonomia de cinco a oito horas de voo. Para mim é a condição essencial para a fiscalização das nossas águas", observou Malam Sambú.

Para o ministro das Pescas, a Guiné-Bissau não pode continuar a permitir que os recursos pesqueiros não sejam controlados e que "sejam deixados à mercê dos piratas" que, notou, "tiram o que querem, quando querem".

Se não fosse a situação provocada pela pandemia do novo coronavírus e que impediu que fosse possível viajar para vários países do mundo, Malam Sambú estaria a aproveitar a vasta rede de contactos que estabeleceu na Ásia, onde para além da China representou a Guiné-Bissau no Japão, Singapura, Coreia do Sul, Vietname e Índia para encontrar meios de fiscalização das águas do país.

Mas, enquanto os novos meios não chegam, Malam Sambú dá-se por satisfeito por ter já montado VMS (`Sistema de Gerenciamento de Vídeos`), que observou, permite ao Ministério das Pescas, a partir de Bissau, "ver o navio que entra nas águas" do país.

"Ao infringir qualquer lei de pesca, é logo aprisionado no dia seguinte", destacou o ministro guineense.

Malam Sambú disse à Lusa que apoia "a 100 por cento" a ideia do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, de propor a revisão da Lei Geral da Pesca para que qualquer navio apanhado a fazer pesca ilegal seja confiscado a favor da Guiné-Bissau.

A Guiné-Bissau dispõe de uma costa de cerca de 274 quilómetros e uma Zona Económica Exclusiva (ZEE) de 105 mil quilómetros.

Um estudo da biomassa realizado em 2011 apontou para um potencial global de cerca de 600 mil toneladas para as diferentes espécies do pescado.

Um outro estudo efetuado em 2015 indicou que a pesca industrial comporta uma captura estimada de cerca de 100 mil toneladas, num exercício entre armadores nacionais e estrangeiros, enquanto a pesca artesanal representa cerca de 26 mil toneladas.

29 de Agosto 2020

Por Lusa

ARTIGO DE OPINIÃO Nº 28 - 2020: NÓS - TODOS TEMOS QUE ESTAR ATENTO, COM OS OLHOS BEM ABERTO, PORQUE OS MONSTROS ESTÃO ATIVOS E TUDO PODE ACONTECER, TODOS NÓS, TEMOS QUE DEFENDER A PÁTRIA.....

PELUNDO ANPRP - IMAGENS DE HOMENAGEM DO DR. JOSÉ LEITÃO - DA DIREITA PARA ESQUERDA – DR. ANTÓNIO VEIGA - ECONOMISTA E TÉNICO OFICIAL DE CONTA, MALAM GOMES - ATUAL PRESIDENTE DA DIREÇÃO DE ANPRP – PELUNDO, DR. JOSÉ LEITÃO - JURISTA PRIMEIRO ACM EM PORTUGAL, PROFESSORA CELESTE CORREIA - ANTIGA DEPUTADO DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA PORTUGUESA, DRA. ISABEL CUNHA - ANTIGA COORDENADORA DO GATAI, DRA ROMUALDE FERNANDES – JURISTA ATUAL DEPUTADA DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA POTUGUÊSA E DR. DAVID JORÓNUMO – REPRSENTANTE DA COMUNIDADE ANGOLONA NO ACMP

DOCES BOAS SÃO PARA REPITIR E REPISAR, SE FOR PRECISO MIL E UMAS (1001) VEZES, AS MENTIRAS SÃO PARA ROMOVER, SE FOR REPITIDAS MIL E UMAS (1001), TORNAM-SE VERDADE PARA OS IGNORANTES, PESSOAS BEM ESCLARECIDA – SABEM SEPARAR OU DESTIGUIR TRIGO COM JÓÍA. 

Muitas coisas que se – fala, escreve, fazem, as várias acusações, nas redes sociais, na praça pública. Algumas são meras conversas, muitas são falsas, são calúnias, são especulações, e revelam, más fés de algumas pessoas, malandrins, ignorâncias, malvadezas, mentiras, tudo para tirarem os dividendos ou criar os factos que não existem e pensando sempre nos cenários possíveis. Pessoas que não estão preparados, não têm aceitação das maiorias, têm dificuldades nas relações interpessoal, querem ganhar tudo, só com os seus – esses querem sempre dividir para poder reinar e ainda por cima querem resolver os seus problemas em muito pouco tempo, com os seus, esses querem sempre amigos malandros e corruptos, que manipulam a sociedade o (povo), Eles são capaz de enganar todo o país e o mundo, mais tarde ou mais sedo perdem tudo, o velho ditado quem tudo quer, tudo perde.

TODOS NÓS DEVEMOS PENSAR E BEM, DEVEMOS AJUDAR UNS AOS OUTROS OU SERMOS SOLIDÁRIOS, TODOS NÓS DEVEMOS FALAR E ESCREVER BEM, SEM ATINGIR ALGUÉM E É POSSÍVEL, TODOS NÓS DEVEMOS TRABALHAR COM SERIEDADE, TODOS NÓS TODOS NÓS DEVEMOS APOIAR UNS AOS OUTROS, AS COISAS BOAS – (OS QUE TÊM SORTE E TÊM MUITO DEVEM AJUDAR OS QUE TÊM POUCO OU NADA), TODOS NÓS SANHAMOS MAS DEVEMOS SONHAR BEM – CADA UM DESSES CASOS NASCEM – UMA IDEIA, NASCE UMA PROPOSTA, NASCE UM PROJETO DE – CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO E POUCOS – MUITOS NÃO LUTAM É POR ISSO POUCOS OU MUITOS NÃO CONSEGUÉM FAZER NADA, CONCRETIZAR OS SEUS SONHOS E SÃO INVEJOSOS (AS).

Verás que o troféu da sua vitória é o resultado da sua conquista, no meio de cada conquista as vezes vêm as decepções, as brigas, os problemas, as dores e o sofrimento, muitas vezes, alguns desistem - resposta sabia é nunca, nunca e nunca desistir, porque desistir é o sinal de fraqueza os fracos é que desistem - Do resto meus irmãos é preciso que cada um de nós, ganhe coragem e ter ou conquistar a sua própria independência e de não confiar de ajuda dos outros eternamente e sem pensar duas vezes pedir gratidão, falando isso, sento-me extremamente bem, emocionante confiante em mim próprio e no meu trabalho, não permito que intriga e o medo me fracassa, impeça as minhas vitórias e triunfos, as minhas relações pessoais com a sociedade (Pessoas) tenho que superar os desafios, ultrapassar obstáculos e as etapas difícil, para poder ganhar a vontade e prazer de viver e ser feliz com a minha família, com toda gente, que sabemos a nossa família africana são alargadas, os verdadeiros africanos sabem isso.

Episódio das mentiras dos derrotados ou humilhados nas urnas no nosso país RGB, tempestades realizados nos âmbitos frustrantes dos delírios de grupinhos de pessoas (dentro e fora da porta) os vencidos e humilhados nas urnas democraticamente, agora nas redes sociais estão a fazer suposições bruxas, verdadeiros guineenses ou o nosso povo Soberano de que: 

Agora temos UMA NOVA ERA NAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS entre o chefe de Estado maior das forças armadas o General mais brilhante que comanda as nos forças da defesa - Biaguê Nan Tam, o Comandante Supremo das Forças Armadas General Umaro Sissoco Embalo e o novo Chefe de Executivo ou do governo o Engenheiro de Aviões Nuno Gomes Nanbian com a sua Equipa de trabalho, apoiado pelo povo e maiorias de deputados (as) da Nação todos estão a trabalhar com as mãos dadas e os resultados embora o (CORONAVÚRUS COVID – 19), veio para complicar as coisas, mas é o nível mundial - Se assim for a nossa independência, a soberania, integridade territorial, Nação e a pátria está bem assegurada são órgãos que têm poderes decisórios sobre o destino do país, então a segurança institucional estão garantidas, não pode de jeito nenhum um grupinho desconhecidos entrar nas nossas fronteiras com as (armas clandestinamente), este deve ser os desafios de todos (Nós Guineenses), de manter vigilantes informar as autoridades competes de todas e todos os movimentações, tudo sobre 150 estratégias protogolpistas dos derrotados nas urnas, que fica claríssimo de que, os seus  plano maquiavélico não vão ser válidos em função das circunstâncias, ao juízo já nada o povo espera de tais personagens sem moral voltar ao poder, será que resta ainda algum sentido de decência para essa gente? Com alusões indirectas vão por inferno, prestam bem atenção: Os motivos que são claras e objetivas dessas derrotas inequívocas, mostram emoções dos instantes e são também os resultados das memórias de violência injustiça social e de humilhação que do nosso grande partido PAIGC, que é preciso ser salvo, porque a nossa história está aqui, tem feito ao nosso povo a mais de que meio século. Agora os outros paigcistas envergonhosos (as) estão a fazer aproximações sucessivas para ganhar a visibilidade na vida política hoje assim enganar as bestas menos atentos de que são jovens intelectuais de meias tijelas, muitos não têm trabalho ou nunca trabalharam tirando política e nem têm educação e alguns vivem vidas de lixo, base de mentiras e andam com (passaportes de serviço e diplomáticos) escondem trás dos trabalhadores guineenses espalhados um pouco por toda parte do mundo, enganam e arrastam imigrantes ou diáspora ignorantes, o novo governo deve resolver essas situações o mais rápido possível – os bons guineenses devem Ajudar os militantes, que querem virar as páginas do nosso grande partido o PAIGC – OS ASSIMILADOS, OS COLABORADORES DOS FASCISTAS PORTUGUESES (AS) VÃO PERDER ESSA BATALHA, NÃO TENHO AS DUVIDAS.

Todos os guineenses (dentro e fora do país) devem ficar tranquilos os vencedores vão assegurar tudo, os derrotados nas urnas ainda estão ativo ou andam extremamente angustiados e profundamente confusos (as) e muito traumatizados (as), quem quer ou quem vai ou quer ocupar a Presidência da República do nosso grande país RGB, tem que ser através de votos popular da mão do povo Soberano do resto, será tudo em vão – (NÃO TENTEM).

Dizer que, em circunstâncias em que Nós encontramos, categoricamente Parar e tornar possível fazer um Golpe de Estado na Guiné-Bissau é só se passar por cima de cadáver do Chefe de Estado-maior general das Forças Armadas o nosso General - mais brilhante, mais educado e mais bem preparado das nossas Forças da defesa reconduzido no cargo – O General Biaguê Nan Tam e os seus Homens e é impossível - Só se, passar por cima dos cadáveres desses Homens, Mulheres e do povo Soberano, e se isso acontecer então (Alguém SIM) vai dormir dentro de grelhado Largo da Rosa, "Presidência da República da Guiné – Bissau), que todos Nós queremos ser PR e dormir e nem que se fosse pelo menos um só um dia – ATENÇÃO COMO PRESIDENTE DE REÇÚBLICA ".
Entre os filtros disponíveis no Facebook entre – mal-educados com diplomas sem trabalho e nem educação, malandros, ladrões, aproveitadores das oportunidades, desobedientes, preguiçosos e monstros são todos falsos sobre a destituição do (ELEITO NAS URNAS  PR - USE) e o novo governo chefiado por NGN), do (PR - USE) é impossível, enquanto a sua excelência o General, não vier cometer um crime de responsabilidade doloso e qualificado como diz o Artigo 72 ponto número (3), o que significa se sua excelência violentar o juramento institucional, isto é, a nossa carta magna a (Constituição da República do nosso país República da Guiné- Bissau).

Inimigos do povo e do nosso país RGB, não vão conseguir nada, porque as novas Autoridades Guineenses vão-nos garantir – a paz, liberdade, tranquilidade pública e desenvolvimento da sociedade (o povo e o nosso país RGB)

Colegas, amigos e irmãos aqui nas redes sociais, à sociedade Guineense na sua escala global, cada um dos guineenses (dentro e fora a porta) podem e deve dormir descansado, por enquanto o nosso povo e o nosso país RGB está praticamente controlados, pelos bons filhos da Terra.

NÓS - TODOS TEMOS QUE ESTAR ATENTO, COM OS OLHOS BEM ABERTO, PORQUE OS MONSTROS ESTÃO ATIVOS E TUDO PODE ACONTECER, TODOS NÓS, TEMOS QUE DEFENDER A PÁTRIA.

Há pessoas que não têm paz e nem tão pouco vão ter sossego, porquê? Não têm amor aos seus irmãos, ao seu povo e nem tão pouco o seu país, é só os seus interesses pessoal e dos seus e agora querem transformar as suas derrotados nas urnas em vitória Excelência General Presidente USE e o chefe do governo Eng.º NGN e a sua Equipa, os políticos e deputados (as) da nação que estão ao lado das novas autoridades – preocupem com a sociedade o (povo) e o nosso país RGB – TODOS NÓS GUINEENES ESTAMOS OU SOMOS CONVIDADOS PARA TRABALHARMOS JUNTOS. 
 Não preocupem com desequilibrados e derrotadas (as) nas urnas pelos eleitores guineenses, podem dar as gargalhadas sentados (as), nas vossas sofás nas vossas Salas de Jantar e olhar para Plasma TV e ver os teatros (dentro e fora da porta), política faz-se dentro do país e não fora e se for preciso damos a nossa vida, como deram os outros ou os nossos verdadeiros combatentes da liberdade da nossa pátria sagrada RGB - (lá se faz e lá se paga), mais tarde ou mais sedo.
ESTAMOS JUNTOS VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR – TODOS OS GUINEENSES EATÃO CONVIDADOS, PARA IREM TRABALHAR, VISITAR AS FAMÍLIAS, AMIGOS E MATAR AS SAUDADES É O QUE EU FAZ DE VEZ EM QUANDO E TODOS NÓS DEVEMOS FAZER.

MALAM GOMES – SEMPRE ATENTO AO MUNDO SEM FRONTEIRAS.

Decorre de 28 a 31 de Agosto de 2020 o segundo Conselho Técnico do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural em São-Domingos, região de Cacheu, Norte do país


"GOVERNAÇÃO DE CAMPO"
'São-Domingos 2020'
Decorre de 28 a 31 de Agosto de 2020 o segundo Conselho Técnico do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural em São-Domingos, região de Cacheu, Norte do país.
O encontro juntou mais de 50 participantes, entre eles, técnicos e representantes das Organizações agrícolas.

Durante quatro dias os membros do Conselho Técnico do Ministério de Agricultura e Desenvolvimento Rural vão discutir temas como:
Estado da Campanha Agrícolas 2020/2021;
Importância da Pecuária para a garantia da segurança alimentar e renda da população;
Mecanização e modernização da agricultura-sua Importância na revolução do setor agrário na Guiné-Bissau, entre outos temas.



Na abertura dos trabalhos, esta sexta-feira (28-08-2020), o ministro de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Abel da Silva Gomes afirmou que um dos maiores desafios do seu ministério é de combate a fome.

O titular da pasta de Agricultura voltou a exortar os técnicos do sector a redobrarem os seus esforços no combate a fome.
"A nossa luta é de apoiar os agricultores na mecanização da lavoura para combater a fome e garantir a autosuficiência alimentar" assegurou Abel da Silva.

O governante disse estar confiante na mudança de Paradigma com o atual executivo de Nuno Gomes Nabian sob auspícios do presidente da República, General Umaro Sissokó Embaló.

Recorde-se que o último Conselho Técnico do Ministério de Agricultura foi a mais de 27 anos em Catió, região de Tombali.





O assessor
MB
Ministério da Agricultural e Desenvolvimento Rural

Japan's 'flying car' gets off ground, with a person aboard

YURI KAGEYAMA Associated Press August 28, 2020, 9:28 AM GMT

TOKYO (AP) — The decades-old dream of zipping around in the sky as simply as driving on highways may be becoming less illusory.
Japan’s SkyDrive Inc., among the myriads of “flying car” projects around the world, has carried out a successful though modest test flight with one person aboard.


In a video shown to reporters on Friday, a contraption that looked like a slick motorcycle with propellers lifted several feet (1-2 meters) off the ground, and hovered in a netted area for four minutes.

Tomohiro Fukuzawa, who heads the SkyDrive effort, said he hopes “the flying car” can be made into a real-life product by 2023, but he acknowledged that making it safe was critical.

“Of the world’s more than 100 flying car projects, only a handful has succeeded with a person on board,” he told The Associated Press.

“I hope many people will want to ride it and feel safe.”

The machine so far can fly for just five to 10 minutes but if that can become 30 minutes, it will have more potential, including exports to places like China, Fukuzawa said.

Unlike airplanes and helicopters, eVTOL, or “electric vertical takeoff and landing,” vehicles offer quick point-to-point personal travel, at least in principle.

They could do away with the hassle of airports and traffic jams and the cost of hiring pilots, they could fly automatically.

Battery sizes, air traffic control and other infrastructure issues are among the many potential challenges to commercializing them.

“Many things have to happen,” said Sanjiv Singh, professor at the Robotics Institute at Carnegie Mellon University, who co-founded Near Earth Autonomy, near Pittsburgh, which is also working on an eVTOL aircraft.

“If they cost $10 million, no one is going to buy them. If they fly for 5 minutes, no one is going to buy them. If they fall out of the sky every so often, no one is going to buy them,” Singh said in a telephone interview.

The SkyDrive project began humbly as a volunteer project called Cartivator in 2012, with funding by top Japanese companies including automaker Toyota Motor Corp., electronics company Panasonic Corp. and video-game developer Bandai Namco.

A demonstration flight three years ago went poorly. But it has improved and the project recently received another round of funding, of 3.9 billion yen ($37 million), including from the Development Bank of Japan.

The Japanese government is bullish on “the Jetsons” vision, with a “road map” for business services by 2023, and expanded commercial use by the 2030s, stressing its potential for connecting remote areas and providing lifelines in disasters.

Experts compare the buzz over flying cars to the days when the aviation industry got started with the Wright Brothers and the auto industry with the Ford Model T.

Lilium of Germany, Joby Aviation in California and Wisk, a joint venture between Boeing Co. and Kitty Hawk Corp., are also working on eVTOL projects.

Sebastian Thrun, chief executive of Kitty Hawk, said it took time for airplanes, cell phones and self-driving cars to win acceptance.

“But the time between technology and social adoption might be more compressed for eVTOL vehicles,” he said.

Chisato Tanaka contributed to this report.

Yuri Kageyama is on Twitter https://twitter.com/yurikageyama


Le Président de la République regrette l’incident au cours duquel un juge a ordonné la détention d’un ministre

Bissauactu.com  août 29, 2020

Le président Umaro Sissoco Embaló a déclaré jeudi qu’il regrettait l’incident impliquant un ministre qui faisait l’objet d’un mandat d’arrêt d’un juge du pays l’accusant d’obstruction à la justice.
S’adressant aux journalistes, Umaro Sissoco Embaló a commenté, à la sortie d’une autre réunion du Conseil des ministres qu’il présidait lui-même, l’incident impliquant le ministre des transports et des télécommunications, Jorge Mandinga, et le juge Alberto Leão Carlos.

Le juge a demandé à la police d’arrêter le ministre, mais l’ordre n’a pas encore été exécuté.

Bien qu’il ait souligné qu’il n’avait aucune information sur ce qui s’est réellement passé, le chef de l’Etat bissauguinéen a déclaré que les choses ne peuvent pas fonctionner de la manière dont elles ont été rapportées au public.

« Il y a des règles. Je n’ai aucune information à ce sujet, mais, comme vous le savez, je suis juste dans ce que je fais. Il y a des règles. La police ne peut pas arrêter un juge, pas plus qu’un juge ne peut répondre à un autre juge sans passer par le Conseil supérieur de la magistrature », a noté M. Embaló.

Dans le cas précis du ministre Jorge Mandinga, le président bissauguinéen estime que le juge devrait envoyer une lettre au Premier ministre, Nuno Nabian, pour demander l’autorisation d’entendre le ministre dans le dossier.

« Le juge écrit au chef du gouvernement pour lui indiquer comment devrait être la procédure d’audition du ministre », a noté Umaro Sissoco Embalo, qui a regretté l’incident.

Par une ordonnance datée du 24 de ce mois, le juge Leão Carlos accuse le ministre Jorge Mandinga d’avoir commis le crime d’entrave à l’activité judiciaire, étant également l’auteur moral pour son attitude délibérée d’un autre crime de désobéissance.

Le juge accuse le ministre d’avoir ordonné la libération d’un navire de transport de marchandises d’une société internationale opérant en Guinée-Bissau sur lequel une procédure judiciaire est en cours, à partir de laquelle la saisie du navire a été décidée.

Depuis lundi, il attend un communiqué du gouvernement, qui a promis de prendre position sur l’affaire.

Leia Também: 

Presidente da República lamenta incidente em que juiz ordenou a prisão do ministro

Bissauactu.com  29 de agosto de 2020

O presidente Umaro Sissoco Embaló disse quinta-feira que lamenta o incidente envolvendo um ministro que foi objeto de um mandado de prisão de um juiz do país que o acusava de obstrução à justiça.
Em declarações aos jornalistas, Umaro Sissoco Embaló comentou, saído de outra reunião do Conselho de Ministros a que ele próprio presidiu, o incidente envolvendo o Ministro dos Transportes e Telecomunicações, Jorge Mandinga, e o juiz Alberto Leão Carlos.

O juiz pediu à polícia que prendesse o ministro, mas a ordem ainda não foi cumprida.

Embora tenha enfatizado que não tinha informações sobre o que realmente aconteceu, o chefe de Estado Guiné-Bissau disse que as coisas não podem funcionar da maneira como foram relatadas ao público.

“Existem regras. Não tenho informações sobre isso, mas, como você sabe, estou certo no que faço. Existem regras. A polícia não pode prender um juiz, assim como um juiz não pode responder a outro juiz sem passar pelo Conselho Superior da Magistratura ”, observou o Sr. Embaló.

No caso específico do Ministro Jorge Mandinga, o Presidente de Guiné-Bissau entende que o juiz deve enviar uma carta ao Primeiro-Ministro Nuno Nabian solicitando autorização para ouvir o ministro no processo.

“O juiz deve escrevendo ao chefe do governo para informá-lo como deve ser a audiência do ministro”, observou Umaro Sissoco Embalo, que lamentou o ocorrido.

Por despacho datado de 24 deste mês, o Desembargador Leão Carlos acusa o Ministro Jorge Mandinga de ter cometido o crime de obstrução da actividade judiciária, sendo também autor moral pela sua atitude deliberada de outro crime de desobediência.

O juiz acusa o ministro de ter ordenado a libertação de um cargueiro de uma empresa internacional a operar na Guiné-Bissau, em que se encontra pendente um processo judicial, do qual foi decidida a apreensão do navio.


Desde segunda-feira, ele aguarda um comunicado do governo, que promete se posicionar sobre o assunto.

Morre Chadwick Boseman, de Pantera Negra, aos 42 anos

@omelete Chadwick Boseman, de Pantera Negra, morre aos 42 anos:

NICOLAOS GARÓFALO 28.08.2020  omelete.com.br
Morte foi confirmada pela família do ator nas redes sociais
Chadwick Boseman, conhecido por Pantera Negra, faleceu nesta sexta-feira (28), aos 42 anos. Mais informações em breve.


Declaracao da CEDEAO o Mali 28082020

POR DECLARATION CEDEAO MALI 280820 PDF

















Fonte: Ecowas.int

VOA - Manchetes africanas 27 agosto: CEDEAO e militares no Mali em lados opostos das negociações

Mediadores da CEDEAO aceitam um ano, mas líderes militares do golpe ao Presidente do Mali querem três anos de transição

VOA