terça-feira, 3 de outubro de 2017

Guiné-Bissau fez "progressos consideráveis" nas reformas estruturais - FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) considerou hoje que a Guiné-Bissau registou progressos consideráveis ao nível das reformas estruturais e que foram cumpridas até junho as metas e critérios exigidos no âmbito do Programa Alargado de Crédito.


"Tem havido uma boa implementação do programa até à quarta avaliação. A missão congratula-se com o forte empenho das autoridades na consecução das metas e objetivos do programa, consolidando a estabilidade macroeconómicas e promovendo reformas estruturais de apoio a um crescimento económico forte e de base alargada", afirmou Tobias Rasmussen, chefe da missão do FMI para a Guiné-Bissau.

O FMI iniciou a 21 de setembro a sua quarta avaliação à Guiné-Bissau no âmbito do Programa Alargado de Crédito que tem com o país e também a visita vinculada ao abrigo do artigo IV, que ocorre a todos os países que trabalham com aquela organização financeira internacional.

MSE // VM
Lusa/Fim

Pagamento de professores poderá comprometer o ano lectivo


Governo diz que há funcionários “fantasmas”

O ano lectivo na Guiné Bissau poderá ser afectado pelo atraso no pagamento de salários de professores.

O governo bloqueou os salários de funcionários públicos, incluindo professores, alegando irregularidades nos processos de pessoal, que devem ser superadas, no âmbito da política de combate aos funcionários “fantasmas”.

Dados disponíveis apontam que mais de sete mil funcionários públicos estão em situação irregular, entre os quais, cerca de 4 mil, são professores.

O argumento do Governo não convence os professores que dizem ter processos em ordem:

VOA

Consulta do fundo Tribunal Internacional e do ministério da economia e finanças da Guiné-Bissau. A cerimónia foi presidida pelo primeiro-Ministro do general umaro el mocktar sissoco




 



 


Fonte: Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo

RECORDAR LUGAJOL - MADINA DE BOÉ


A travessia da ponte em Canjadude e a do rio Tchetche foi realizada sem o consentimento das autoridades nacionais e regionais.

O PAIGC assumiu as suas responsabilidades e a sua determinação, com a ajuda e o apoio claramente militante das populações locais numa corajosa e inigualável ação ultrapassou as dificuldades e chegou a Lugajol local histórico onde a independência foi proclamada há 44 anos para reviver essa epopeia com as populações locais que se mantêm fiéis ao lado do partido que os libertou do colonialismo.

As fotos que publicamos testemunham a corajosa e determinada ação do PAIGC e falam mais do que as palavras. É este o novo espírito do PAIGC liderado pelo Camarada Eng. Domingos Simões Pereira.


















© Kankan Barbosa
Fonte: Domingos Simões Pereira 

Reino Unido pede a Bissau para encontrar solução para impasse político

O embaixador do Reino Unido para a Guiné-Bissau, Senegal e Cabo Verde, George Hodgson, pediu hoje aos atores políticos guineenses para encontrarem uma solução para o impasse político.


"Pedimos aos atores guineenses para encontrarem uma solução para o atual impasse político, a comunidade internacional pode apenas acompanhar e a solução cabe apenas aos guineenses", afirmou, aos jornalistas, o diplomata, após um encontro com o chefe de Estado guineense, José Mário Vaz.

George Hodgason, que realiza a sua primeira visita enquanto embaixador à Guiné-Bissau, sublinhou que o essencial é o respeito pela "Constituição e instituições" e felicitou as Forças Armadas por se manterem "nas casernas".

O embaixador disse também que falou com o Presidente guineense sobre as eleições legislativas de 2018 e presidenciais de 2019 e reforçou o apoio à Guiné-Bissau, salientando que o seu Governo apoia os esforços da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

O atual Governo da Guiné-Bissau não tem o apoio do partido que ganhou as eleições com maioria absoluta e o impasse político tem levado vários países e instituições internacionais a apelarem a um consenso para a aplicação do Acordo de Conacri.

O Acordo de Conacri, patrocinado pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), prevê a formação de um Governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado, entre outros pontos.

NAOM

ONU trabalha com políticos da Guiné-Bissau sobre comunicação política


O Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (UNIOGBIS) organiza de 4 a 5 de outubro no Hotel Lisboa, em Bissau, uma sessão de formação para membros de partidos políticos e seus oficiais de comunicação sobre o que fazer e como se comunicar mais eficazmente com os seus eleitores e com os meios de comunicação, para promover a paz e o desenvolvimento sustentáveis no país.

Durante o encontro de dois dias, o grupo de cerca de 100 participantes, de nove partidos políticos diferentes, será encorajado a articular a visão do país do seu partido e a expressar em uma linguagem clara e simples, compreensível para todos.

Segundo a Constituição da Guiné-Bissau, os partidos políticos contribuem para a organização e expressão da vontade das pessoas e do pluralismo político.

Na Resolução 2343 do Conselho de Segurança das Nações Unidas que prorrogou o mandato da UNIOGBIS por mais um ano até 28 de fevereiro de 2018, o Conselho instou todos os atores políticos a colocarem o interesse do povo da Guiné-Bissau acima de qualquer outra consideração.

A democracia é um ideal universalmente reconhecido e é um dos principais valores e princípios das Nações Unidas. Fornece um ambiente para a proteção e efetiva realização dos direitos humanos.

Esses valores estão incorporados na Declaração Universal dos Direitos Humanos e desenvolvidos no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, que consagra uma série de direitos políticos e liberdades civis que sustentam democracias significativas.

ONU na Guiné-Bissau

Seis pessoas dadas como desaparecidas num naufrágio no sul da Guiné-Bissau

Seis pessoas desapareceram depois de a piroga onde seguiam ter naufragado quando fazia a ligação entre as ilhas de Bubaque e Canhabaque, no sul da Guiné-Bissau, disse hoje o comandante dos Portos de Bissau, Sigá Batista. 


O naufrágio deu-se na tarde de segunda-feira na sequência de fortes ventos que se abateram sobre grande parte da Guiné-Bissau, com incidência sobre o arquipélago dos Bijagós, e quando a piroga embateu contra uma rocha, tendo-se partido ao meio, precisou Sigá Batista.

A piroga, com motor fora de bordo, utilizada para pesca artesanal, deu boleia a um grupo de passageiros que queriam chegar à ilha de Canhabaque, a partir de Bubaque, mas no meio do caminho, devido aos fortes ventos, acabou por naufragar.

"Das 16 pessoas que se encontravam na piroga, dez foram resgatadas com vida no local, seis estão desaparecidas até ao momento", observou o comandante dos Portos de Bissau, que lamenta a situação.

Uma equipa de socorro, constituída por técnicos do Instituto Marítimo Portuário e os do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) estão a efetuar buscas, mas Sigá Batista tem poucas esperanças em encontrar algum náufrago com vida.

O responsável lamenta o facto de os passageiros da piroga sinistrada viajarem sem coletes.

Sigá Batista alertou que entre outubro e fevereiro o mar está habitualmente agitado devido aos fortes ventos e pediu às pessoas para utilizarem coletes salva-vidas.

"As pessoas usam coletes aqui a saída do Porto, em Bissau, mas logo no mar tiram-nos o que é mau, pois sujeitam-se a riscos desnecessários", defendeu Batista.

MB // VM
Lusa/Fim

Salários de cerca de quatro mil professores da Guiné-Bissau bloqueados

Os salários de setembro de cerca de 4.000 professores da Guiné-Bissau permanecem bloqueados pelo Ministério das Finanças, alertou hoje o porta-voz dos professores das escolas públicas guineense, Mário da Costa.

Mário da Costa disse à Lusa que não tem todos os elementos sobre a decisão, mas acredita que estará relacionada com a alegação pelas Finanças de irregularidades no processo de inscrição de alguns funcionários no ato do cadastro.

"Dizem-nos agora que temos que entregar cópias autenticadas do certificado de habilitações literárias, do Bilhete de Identidade e do Numero de Identificação Fiscal, mas já entregamos todos esses documentos", afirmou Mário da Costa.

O responsável disse que "não faz sentido" a alegação de irregularidade dos cerca de quatro mil professores, até porque, afirma, alguns são docentes que já estão no sistema há muitos anos e sempre receberam salário.

Mário da Costa alertou que se a situação não for resolvida o ano letivo, que deveria iniciar oficialmente hoje, terá problemas, na medida em que, disse, nenhum dos cerca de quatro mil professores vão dar aulas enquanto não receberem o salário em falta.

Caso o Sinaprof e o Sindeprof não tomem uma "posição clara" sobre o bloqueio do salário dos cerca de quatro mil professores, Mário da Costa admitiu uma manifestação de rua entre várias ações de protestos.

Contactada pela Lusa, fonte do Ministério das Finanças indicou que "as irregularidades abrangem muitos funcionários", mas que podem ser resolvidas junto de cada ministério.

A fonte admitiu que cerca de sete mil funcionários estariam com "situações pendentes" decorrentes de "falhas durante o recenseamento" no banco de dados da Função Pública, dos quais, frisou, cerca de dois a três mil já foram resolvidas.

Em setembro, o ministro das Finanças da Guiné-Bissau, João Fadiá, explicou que a regularização da base de dados dos funcionários públicos afetou o pagamento dos salários de setembro, tendo afirmado que a situação ficaria resolvida até ao final do mês de setembro.

Dn.pt/lusa

TRABALHADORES DO HOSPITAL “SIMÃO MENDES” BENEFICIAM AUMENTOS DOS SALÁRIOS

Os Trabalhadores contratados do hospital nacional “Simão Mendes” de Bissau beneficiaram de aumentos dos salários mínimos de trinta para quinhentos mil francos CFA.

O aumento visa imprimir uma nova dinâmica, no maior centro hospitalar do país, conforme disse à Notabanca, Aleluia Lopes, diretor do “Simão Mendes”.

Segundo Aleluia Lopes, os utentes do hospital violam sistematicamente as normas estabelecidas, ao ponto de abandonar as casas de banhos fazendo necessidades fora delas, sobretudo, no interior do hospital.

Para colmatar o cenário, o diretor garante que a circulação de pessoas será restringida de modo a permitir sossego aos pacientes.

Ainda, conforme o responsável máximo de “Simão Mendes”, o aumento salarial será alargado ao pessoal das outras unidades do hospital “Simão Mendes”.

Notabanca.blogspot.sn