quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Tenta estrangular filho bebé por não conseguir nacionalidade em França

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  04/01/23 

Um  homem de 34 anos, de nacionalidade argelina, passou uma corda pelo pescoço do filho e puxou-o pelo pé. O pior não aconteceu devido à rápida ação dos funcionários dos serviços administrativos de Gironde, França.

O pai de um bebé, de apenas quatro meses, tentou estrangular o próprio filho com uma corda, nos serviços administrativos do município de Gironde, em França.

O homem, um argelino de 34 anos, invadiu o local, numa altura em que a ex-companheira e o filho bebé estavam no interior.

De acordo com o jornal Le Fígaro, o homem passou uma corda pelo pescoço do bebé e puxou violentamente o pé da criança. Tudo não passou de um susto, porque o homem foi travado pelos trabalhadores administrativos, sendo posteriormente detido pela polícia. 

Já sob custódia policial, o homem argelino revelou que “queria matar o bebé antes de acabar com a sua vida'', uma vez que teria "ficado infeliz por não poder beneficiar de uma eventual regularização administrativa ligada ao nascimento da criança".

De acordo com a mesma publicação, Mohammed estava em situação irregular em França. Teve um relacionamento com a mãe do menor, que o deixou um mês antes do nascimento do filho. 

A mãe do menor não sofreu qualquer ferimento e a criança foi encaminhada para o hospital para realizar exames.


Professor doutor Beto Zeca Sanca, ambiciona abrir um centro de Neuro-reabilitação de referência a nível da sub-região.

Ambição transmitida esta quarta-feira (04.01), no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira,  à quando do seu regresso à Bissau, após ter concluído o grau de doutoramento pela universidade da Ciência da cultura Física e Desporto "Manuel Fajardo" em Cuba.

Radio TV Bantaba

ENCONTRO ENTRE OS PRESIDENTES ÚMARO SISSOCO EMBALÓ E INÁCIO LULA DA SILVA NO PALÁCIO DO PLANALTO FOI O PONTO MAIS ALTO QUE MARCOU A VISITA DO CHEFE DE ESTADO GUINEENSE À REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.


Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

GUINÉ-BISSAU: PR guineense promove 5 oficiais militares a generais das Forças Armadas

© Lusa

POR LUSA  04/01/23 

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, promoveu hoje cinco oficiais militares ao posto de general das Forças Armadas, numa decisão a ser ratificada, sob forma de deliberação, pelo Conselho Superior da Defesa Nacional, na sua próxima reunião.

A informação consta de um decreto do chefe de Estado divulgado pela Presidência guineense e a que a Lusa teve acesso.

Foram promovidos aos postos de brigadeiros-generais Quintino Quadé, presidente do Tribunal Militar Superior, Mama Djaquité, inspetor-geral do Ministério da Defesa Nacional, e Luís Amílcar Freire, presidente do Tribunal Militar Regional de Bissau.

Subiram ainda a brigadeiros-generais, os coronéis Quinhin Nantote, responsável da divisão da Saúde Militar, e Vasco Ndae, chefe da direção da comunicação do Estado-Maior.

O decreto presidencial assinala que Umaro Sissoco Embaló decidiu as promoções dos cinco oficiais em representação do Conselho Superior da Defesa Nacional, mas sob a proposta do Governo e ouvido o Conselho de Chefes de Estado-Maior.

As promoções, notou ainda o decreto presidencial, enquadram-se no número 1 do artigo 34.º da Lei Orgânica de Bases da Organização das Forças Armadas.

MADEM G15: NOTA DE CONDOLÊNCIA

Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

Putin avisa: mísseis Zircon "não têm equivalente no mundo"... Presidente russo congratulou-se pelo desenvolvimento deste armamento.

cnnportugal.iol.pt

GUINÉ-BISSAU: PR guineense pede tempo para inquérito sobre tentativa de golpe

POR LUSA  04/01/23 

O presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, defendeu hoje que o inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado, no ano passado, "não se faz de um dia para outro", mas o julgamento de envolvidos será num lugar público.

O chefe de Estado fez estas considerações num encontro com cerca de 30 jornalistas de órgãos nacionais e internacionais para um balanço do país nos últimos 12 meses.

Em resposta a uma pergunta sobre as cerca de 50 pessoas detidas acusadas de envolvimento na tentativa de golpe de Estado, em 01 de fevereiro, o Presidente guineense pediu que seja dado tempo para uma investigação rigorosa.

"Deixem a justiça fazer o seu inquérito. O caso está nas mãos da justiça. Eu não interfiro na justiça. Há o Supremo Tribunal de Justiça. O inquérito tem direito de decorrer, o que não é de um dia para outro", afirmou Sissoco Embaló.

O Presidente guineense frisou, no entanto, que o julgamento será num lugar público, mesmo sendo num tribunal civil ou militar.

"Não haverá julgamento no quartel, não. Terá de ser no tribunal, mesmo que seja no tribunal militar será de forma pública. Penso que isso é bom para a própria Guiné-Bissau", observou o líder guineense.

Em 01 de fevereiro do ano passado, homens armados atacaram o palácio do Governo, onde o Presidente participava numa reunião do Conselho de Ministros, e da ação morreram 12 pessoas.

As autoridades guineenses consideraram ter-se tratado de uma tentativa de golpe de Estado.

"Nem podem imaginar o marco que o dia 1 de fevereiro causou à Guiné-Bissau. Havia quatro países que pediram para abrir representação diplomática aqui. Pararam. Só agora é que relançaram esse processo. São quatro países muito importantes", disse Umaro Sissoco Embaló.

Afirmou ainda que a ação tinha como objetivo matá-lo a si e aos membros do Governo, o que considerou ser violência gratuita que não foi vista nos países como Mali e Guiné-Conacri onde também ocorreram, recentemente, golpes militares.

"Houve golpe no Mali e na Guiné-Conacri, mas não foram lá para matar. Vimos como apanharam o Presidente Alpha [da Guiné-Conacri], com muito respeito, mas nós aqui as pessoas foram lá com intenção de matar", sublinhou Umaro Sissoco Embaló.

O Presidente guineense considerou ser triste constatar que alguns políticos tenham aplaudido a tentativa de golpe de Estado e que se tenham esquecido que ganhou as eleições presidenciais.

E afirmou que, só por se chamar Umaro Sissoco Embaló, aqueles não o querem na Presidência da Guiné-Bissau.


Leia Também: Presidente da Guiné-Bissau exonera embaixador em Portugal

Prossegue a Reconstrução de uma nova Cidade de Bissau

Ministério Das Obras Publicas, Habitação e UrbanismoMOPHU/04.01.2023

Funcionários de "SOTRAMAR" exige o governo o pagamento de 88 meses de salário em atraso

 Radio Voz Do Povo

Ministro de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural Aladje Botche Candé entrega materiais e géneros alimentícios as mulheres horticulturas da granja.

Radio Voz Do Povo


Veja Também:

Balanço do ano 2022

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO...02

Kremlin envia para o Atlântico fragata armada com mísseis hipersónicos... O destacamento desta fragata, agora oficializado, pode asseverar as tensões entre a Rússia e o Ocidente.

© Reuters

Notícias ao Minuto   04/01/23 

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a ida de uma fragata armada com mísseis de cruzeiro hipersónicos Zircon em direção aos Oceanos Atlântico e Índico, está a reportar a Reuters.

A informação foi avançada numa videoconferência que contou com a participação do ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, e do comandante da fragata 'Almirante da Frota da União Soviética Gorshkov', Igor Krokhmal, no contexto da qual Vladimir Putin anunciou que o navio estava guarnecido com armas hipersónicas Zircon.

"Desta vez, o navio está equipado com o mais recente sistema de mísseis hipersónicos - os 'Zircon' - que são incomparáveis", considerou o chefe de Estado russo.

O ministro Sergei Shoigu explicou ainda que a embarcação vai navegar pelos Oceanos Atlântico e Índico, bem como pelo Mar Mediterrâneo. Segundo o governante, devido à guarnição de armamento presente no navio, o mesmo é "capaz de realizar ataques pontuais e poderosos contra o inimigo, tanto em direção ao mar, como a terra".

O ministro da Defesa da Rússia explicou ainda que estes mísseis hipersónicos tinham a capacidade de ultrapassar qualquer sistema de defesa antimísseis. Isto porque navegam a nove vezes a velocidade do som e possuem um alcance de mais de mil quilómetros, acrescentou.

O chefe de Estado russo, na sua intervenção, desejou ainda "à tripulação do navio sucesso no seu serviço para o bem da Pátria Mãe".

O anúncio surge numa altura em que, à semelhança do que acontece com a Rússia, também a China e os Estados Unidos estão numa autêntica 'corrida' ao armamento hipersónico - bastante cobiçado devido à sua elevada velocidade e manobrabilidade. Além do mais, o alvo deste tipo de armas é, também, muito mais difícil de calcular do que o de mísseis balísticos intercontinentais, explica a Reuters.

O destacamento desta fragata, agora oficializado, pode asseverar as tensões entre a Rússia e o Ocidente, numa altura em que continuam a existir receios acerca de uma eventual propagação do conflito para fora de território ucraniano.

A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, matou já, pelo menos, 6.884 civis, com outros 10.947 a terem ficado feridos, segundo os cálculos mais recentes da ONU (Organização das Nações Unidas).


Leia Também: As imagens do ataque sobre o Palácio Nacional das Artes da Ucrânia

Gâmbia. Três acusados de conspiração em alegado golpe de Estado frustrado

© Getty Images

POR LUSA  04/01/23

As autoridades da Gâmbia acusaram três pessoas - dois civis e um oficial militar - de "conspiração" relacionada com uma alegada tentativa de golpe de Estado que foi desmantelada em dezembro.

Os três homens foram também acusados de "traição oculta", razão pela qual a liberdade provisória sob fiança lhes foi negada. Estas acusações significam que os arguidos podem ser condenados à prisão perpétua.

Os acusados são Mustapha Jabbi, Saikou Gassama e Fabakary Jawara, que rejeitaram as acusações na terça-feira durante uma visita a um tribunal na capital, Banjul, de acordo com o diário gambiano "Foroyaa".

As autoridades acreditam que os três suspeitos conspiraram entre si e não informaram o Governo da existência de uma conspiração para derrubar o Presidente do país, Adama Barrow, após o militar Sanna Fadera lhes ter revelado os planos sobre a conspiração.

O Conselheiro de Segurança Nacional da Gâmbia, Abubacarr Jeng, revelou em 29 de dezembro que as autoridades estavam a investigar o possível envolvimento de civis na conspiração uma vez que os responsáveis estavam alegadamente a realizar reuniões clandestinas com a colaboração de civis.

O porta-voz do Governo da Gâmbia, Ebrima Sankareh, anunciou em 21 de dezembro a detenção de quatro militares que estavam "a planear derrubar o Governo democraticamente eleito do Presidente". Dias mais tarde, três outros soldados suspeitos de envolvimento no enredo foram presos.

Barrow tomou posse em janeiro para um segundo mandato após o Supremo Tribunal no final de dezembro ter rejeitado um recurso do principal candidato da oposição contra os resultados oficiais das eleições de 04 de dezembro de 2021.

O Presidente ganhou a reeleição apesar de ter quebrado a sua promessa de se manter apenas três anos no cargo - que completou em 2020 - após ter alcançado uma aliança controversa com o partido do antigo ditador Yahya Jammeh e depois de alguns aliados terem deixado o seu lado para concorrer contra ele.

O chefe de Estado, que conquistou a vitória em dezembro de 2016 após apresentar a sua candidatura como independente com o apoio de grupos contrários a Jammeh, foi empossado em janeiro de 2017 depois de o ditador se ter exilado na Guiné Equatorial depois de ter rejeitado inicialmente a sua derrota, o que levou a uma ameaça de intervenção militar por parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).


Leia Também: Ex-ministro é libertado depois de golpe de Estado frustrado na Gâmbia

GUERRA NA UCRÂNIA: Rússia com dificuldades para conquistar Bakhmut? Grupo Wagner diz porquê

© Getty Images

Notícias ao Minuto  04/01/23 

Em causa estará o mérito das forças ucranianas aliado à falta de recursos, que começa já a atrapalhar o progresso das tropas russas no terreno.

Depois de semanas de tentativas para conquistar a cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia, as tropas russas continuam sem conseguir fazê-lo. Yevgeny Prigozhin, fundador do grupo mercenário russo Wagner, ofereceu recentemente uma explicação para essas dificuldades, após ter visitado o local.

Tudo isto dever-se-á ao facto de a Ucrânia ter centenas de linhas de defesa em Bakhmut, uma "a cada 10 metros". E elucidou: "Se dissermos que existem 500, provavelmente não estaremos errados".

Nas palavras do fundador do Grupo Wagner, Bakhmut é, assim, "uma fortaleza em cada casa" - e, portanto, os militares russos estão "a lutar" para conquistar cada uma delas. Em causa está um processo que é, assim, bastante demorado: "Por vezes, têm de lutar durante semanas para conquistar apenas uma casa".

A visão foi partilhada pelo próprio Yevgeny Prigozhin num vídeo que foi, entretanto, partilhado na rede social Twitter pelo WarTranslated, projeto de caráter independente criado com o intuito de traduzir vários conteúdos relacionados com a guerra na Ucrânia para a língua inglesa.

Além do mais, as tropas russas estarão também a sofrer as consequências da falta de veículos e de equipamento militar, o que dificulta a concretização dos seus objetivos. Entre os principais artigos que escasseiam, encontram-se os veículos de combate BMP-3, bem como de bombas de alta pressão de 100mm, necessários para "avançar sobre Bakhmut mais rapidamente e com mais confiança", revelam, no mesmo vídeo, militares consultados por Yevgeny Prigozhin.

Recorde-se que Bakhmut tornou-se um alvo-chave para a Rússia, uma vez que se encontra numa linha estratégica de abastecimento entre as regiões vizinhas de Lugansk e Donetsk. 

Assim sendo, as tropas de Moscovo esperam que a sua conquista possa fazer da cidade uma plataforma a partir da qual seja possível lançar uma ofensiva mais ampla sobre território ucraniano - numa altura em que os avanços russos no terreno têm sido bastante reduzidos. 

A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, matou já, pelo menos, 6.884 civis, com outros 10.947 a terem ficado feridos, segundo os cálculos mais recentes da ONU (Organização das Nações Unidas).

Bafatá: Ministro da energia lamenta sobre roubo de cabos elétricos.

Por: Geraldo C  Radio TV Bantaba  Janeiro 4, 2023

Energia e água:  O Ministro da Energia lamentou esta terça-feira (3.1) o estado de abandono das infraestruturas da Energia nas regiões leste da Guiné-Bissau.

“Abandono total de infraestruturas de energia de Bafatá é de lamentar. Não podemos ter infraestrutura como esta quw não funciona. Outra coisa de lamentar é sobre roubo de cabos elétricos”, disse Augusto Poquena aos jornalistas em Bafatá.

O responsável pediu às Autoridades regionais para “averiguar e responsabilizar os infratores”.

O Ministro da Energia Augusto Poquena efetuou uma visita, as infraestruturas energéticas nas regiões de Bafatá e Gabú, a qual faz “a auscultação” com as entidades envolvidas no processo da energia eléctrica pública na zona leste do país.

A Terra atinge hoje a velocidade máxima de 107.280km/h... O nosso planeta estará hoje no periélio, o ponto da sua órbita em que se encontra mais próximo do Sol.

© Shutterstock

Notícias ao Minuto  04/01/23 

A Terra atinge esta quarta-feira, dia 4, a sua velocidade máxima na órbita em volta do Sol - o momento em que o nosso planeta se encontra no seu periélio, ou seja, o ponto mais próximo da estrela no centro do nosso Sistema Solar.

Como conta o ABC, a Terra circula em torno do Sol com uma velocidade média de 107.280km/h. Todavia, quando o nosso planeta se encontra no periélio a uma distância de cerca de 147 milhões de quilómetros do Sol, a velocidade aumenta para o valor máximo de 110.700km/h.

Por outro lado, quando a Terra está no ponto mais distante do Sol - no afélio - fica a 152 milhões de quilómetros de distância e apresenta uma velocidade no valor mínimo de 103.536km/h. Este momento ocorrerá no dia 6 de julho.


Leia Também: As fotos (impressionantes) da chuva de estrelas desta semana

ESTUDO: Ciência interessa a europeus por ser caminho para o progresso, diz estudo

© iStock

POR LUSA  04/01/23 

A maioria dos europeus interessa-se por ciência, que considera ser o conhecimento mais objetivo, verdadeiro e válido porque, além de revelar aspetos fascinantes da natureza e reduzir superstições, leva ao progresso material, bem-estar e avanços na saúde.

Embora os cientistas sejam, juntamente com os médicos, os profissionais que mais confiança social suscitam, os cidadãos demonstram um notável desconhecimento de algumas das grandes figuras históricas da ciência.

Estes são alguns dos principais resultados de um estudo da Fundação BBVA sobre cultura científica na Europa, realizado em Espanha, Alemanha, França e Reino Unido, que se baseou em inquéritos a 1.500 adultos por país.

O estudo revela que a maioria da população interessa-se por ciência e acompanha as informações científicas através de canais convencionais e digitais, e que quase metade da população fala sobre ciência nas suas conversas do dia-a-dia.

Em países como a Alemanha, de resto, os cidadãos atingiram um grau de familiaridade alto ou médio-alto, como no caso da Espanha, França e Reino Unido, e manuseiam uma ampla gama de conceitos científicos.

A maioria dos cidadãos entende conceitos científicos elementares sobre diversos tópicos como a divisão celular e a origem do universo ou a evolução dos seres humanos, e mostra um nível muito mais fraco de compreensão de antibióticos, alterações climáticas, genes ou modificação genética.

Assim, 67% dos espanhóis e 74% dos países como um todo, atribuem grande ou considerável importância ao fato de uma teoria ser publicada numa revista científica, mas, ao mesmo tempo, quase metade dos inquiridos considera que algo é muito importante quando é relatado num jornal ou na televisão.

Os europeus conhecem o nome de alguns dos grandes cientistas, especialmente da física, como Albert Einstein, Isaac Newton, Marie Curie ou Galileu Galilei.

A bastante distância destes cientistas, segue-se Charles Darwin, que atinge uma percentagem significativa de menções em todos os países.

No Reino Unido e na Espanha, Stephen Hawking também é muito mencionado, naquele que é talvez o cientista com mais presença nos 'media' nas últimas décadas.

No entanto, grande parte da população desconhece figuras monumentais do século XX como Max Planck, Niels Bohr, Francis Crick e James Watson.

Marie Curie é a única mulher com alto percentual de menções em todos os países, sendo que na Alemanha aparecem mais duas mulheres atrás de Curie, Maria Goeppert-Mayer (segunda mulher agraciada com o Prémio Nobel de Física) e a matemática Emmy Noether, enquanto no Reino Unido, os cidadãos também reconhecem Ada Lovelace.

Os entrevistados valorizam muito a ciência porque esta "revela aspetos fascinantes da natureza", porque é "o conhecimento mais confiável e verdadeiro" ou porque "reduz superstições e medos do passado".

Os europeus deixaram para trás conceitos de décadas passadas como: "estaríamos melhor a viver sem tanta ciência e tecnologia" ou "a ciência destrói os valores morais das pessoas".

Pelo contrário, depositaram grandes expectativas no contributo da ciência para o tratamento do cancro (76% espanhol e 79% nos outros três países) e para ajudar a prolongar a vida e a saúde das pessoas, e a obter fontes de energia limpa e abundante.

Sobre o controlo da investigação científica, há divisão entre os países alvo do estudo, com o Reino Unido e Espanha a acreditar que esta deve ser controlada por cientistas, enquanto na Alemanha, preferem que seja controlada pela sociedade.

Mas a maioria acredita que a ética deve impor limites aos avanços científicos (72% em todos os países).

Rússia avança "sobre cadáveres dos seus próprios soldados" em Bakhmut... Quem o diz é o general Valeriy Zaluzhny, comandante das Forças Armadas da Ucrânia.

© Reuters

Notícias ao Minuto  04/01/23 

O general Valeriy Zaluzhny, líder do exército ucraniano, ofereceu uma atualização sobre a situação na cidade de Bakhmut, onde as forças russas continuam a fazer pressão sobre as tropas de Kyiv. Segundo avançou, a situação na linha da frente de combate é particularmente dura na região, reporta o jornal digital Ukrainska Pravda.

Em alguns casos, as tropas russas estão, inclusive, a "avançar sobre os cadáveres dos seus próprios soldados", no decorrer dos seus esforços para conquistar a cidade. Ainda assim, as forças ucranianas na zona estão a conseguir resistir às investidas dos militares do Kremlin, garantiu a mesma fonte.

Recorde-se que Bakhmut tornou-se um alvo-chave para a Rússia, uma vez que se encontra numa linha estratégica de abastecimento entre as regiões vizinhas de Lugansk e Donetsk. 

Assim sendo, as tropas de Moscovo esperam que a sua conquista possa fazer da cidade uma plataforma a partir da qual seja possível lançar uma ofensiva mais ampla sobre território ucraniano - numa altura em que os avanços russos no terreno têm sido bastante reduzidos. 

Por sua vez, o comandante das Forças Armadas da Ucrânia acrescentou que, por sua vez, as tropas que lidera conseguiram "manter as posições perto de Avdiivka", em Donetsk, "e continuar a conduzir medidas contraofensivas".

E acrescentou: "Estamos a manter as linhas defensivas na frente de combate em Zaporíjia em segurança, e a fazer esforços para proteger a cidade de Kherson dos ataques russos, principalmente a população local e as instalações de infraestruturas críticas".

O general Valeriy Zaluzhny garantiu ainda que a "situação na fronteira com a República da Bielorrússia está totalmente controlada", apesar dos receios de que uma eventual ofensiva possa advir a partir dessa mesma zona fronteiriça.

A guerra na Ucrânia, que teve início a 24 de fevereiro, matou já, pelo menos, 6.884 civis, com outros 10.947 a terem ficado feridos, segundo os cálculos mais recentes da ONU (Organização das Nações Unidas).

INSÓLITO: Bebé australiano nasceu com três dentes (e há imagens)... Comentários mostram que este não é caso único.

© Reprodução @jordanwilson_bloss/ Twitter

Notícias ao Minuto   04/01/23 

Um vídeo que mostra um recém-nascido com três dentes está a tornar-se viral nas redes sociais, nomeadamente, no TikTok.

"Quando o teu bebé nasce com dentes e o hospital não consegue acreditar porque nunca viram isto antes", escreveu Jordan Bloss-Wilson nas imagens do vídeo. 

"Isto acontece num em cada dois mil nascimentos", referiu a mãe australiana na descrição do vídeo, publicada no final de 2022.

A partilha já conta com, pelo menos, 17 milhões de visualizações e está a derreter os utilizadores, com muitos a comentar que também lhes aconteceu. "Nasci com um dente e a minha mãe disse que tudo o que eu fazia era chorar", escreve um utilizador.

"Nasci com alguns dentes. Todas as pessoas diziam que eu era um 'gremlin bebé'", continuou.

"Meu deus, imagina a amamentação", referiu outra pessoa.

Veja as imagens na galeria acima.☝


Leia Também: Polícia sul-coreana procura cidadão chinês que escapou de quarentena