sábado, 4 de janeiro de 2020

Arrivée du président Umaro Sissoco Embalo au Congo Brazzaville


Doka Ferreira was live.


Doka Ferreira

Guiné-Bissau: Vista de Cortesia no Estrangeiro!

O Presidente Eleito no passado dia domingo 29 de Dezembro de 2019, Umaro Sissoco Embaló já se encontra no Congo Brazzaville, foi recebido pelo presidente da República Congolês Denis Sassou Nguesso





Madem-G15/Sector Autónomo Bissau


Guine-Bissau até onde apartir de agora?



Armando Contekunda

Manuel Macedo was live



Manuel Macedo

NO COMMENT


O que está a ser assistido nos bastidores, é incrível e muito vergonhoso o nosso irmão DSP está frustrado e meramente desesperado, porquê?


Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Povo da Guiné-Bissau boa tarde

O que está a ser assistido nos bastidores, é incrível e muito vergonhoso o nosso irmão DSP está frustrado e meramente desesperado, porquê? Porque agora Ele assumiu papel de titular do órgão legítimo da soberania do estado neste caso a CNE com a competência de legislar sobre a matéria do veredito democrático, kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Isso aprova que DSP está em PÂNICO de um claustrofobia.

No meu olhar e entender tudo é resumido em
é uma dança do Gumbé e a tina de Cacheu!

Agora
Militante Cego do PAIGC fascista Anti-democrático responde: Anta cuma de bo parceiro Engenheiro di lama I iagu salgado?

- Guineenses atentos vamos abrir os olhos na cabeça e reparar de que, essa impugnação é uma tentativa de distrair o Presidente eleito para esvaziarem os cofres de Estado a medida que o tempo vai passando!

O Geraldo Martins, está muito ocupado nas Finanças, Alfândega e Porto de Bissau!
É a última roubadeira do PAIGC, para o exílio!

E não só como também, no Ministério de Interior, estão muito ocupados na destruição dos dossiers que comprometem o PAIGC e seus criminosos movimentos com o Cartel Zambrano!

Afirma o Democrata em Ação.

Guiné-Bissau: Pedido de impugnação não deve ter consequências, dizem analistas

Especialistas apontam “falhas graves” do PAIGC "na fiscalização" do processo da votação de 29 de dezembro. Em Bissau, este sábado (04.01), Domingos Simões Pereira voltou a exigir a "reposição da verdade" eleitoral.


Em entrevista à agência Lusa, Luís Vaz Martins, advogado e analista político, afirma que do "ponto de vista dos resultados, a impugnação não dará em nada", ainda que admita terem ocorrido "situações pouco claras" durante a segunda volta das eleições presidenciais, mas que são difíceis de provar.

Mais do que criticar a atuação dos órgãos eleitorais, Vaz Martins aponta o dedo ao Partido Africano da Independência da Guine e Cabo Verde (PAIGC), liderado por Domingos Simões Pereira, "por falhas graves na fiscalização" do processo da votação.

Também o advogado e comentador político Fransual Dias disse não ter dúvidas em como o Supremo Tribunal de Justiça "não irá acolher a petição do PAIGC", porque não se enquadra nos termos dos artigos 140 e 142 da lei eleitoral. Segundo o jurista, os dois artigos mandam que as reclamações sejam feitas nas mesas do voto ou durante o apuramento regional por círculo para só depois chegarem à Comissão Nacional de Eleições e, posteriormente, ao Supremo Tribunal de Justiça.

"Que se saiba, o PAIGC não fez nada disso, até porque a CNE disse não ter recebido nenhuma reclamação", observou Dias.

"DSP sabe que perdeu as eleições"


Por seu lado, o advogado Nelson Morreira vê toda esta diligência de Domingos Simões Pereira no tribunal como "uma manobra dilatória" do político perante os seus apoiantes, os financiadores da sua campanha e sobretudo em relação ao seu futuro imediato.

"Domingos Simões Pereira sabe que perdeu as eleições", declarou Morreira, deputado no parlamento guineense pelo Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15) a que pertence Umaro Sissoco Embaló, presidente eleito.

Reposição da verdade

Na conferência de imprensa que realizou, este sábado (04.01), em Bissau, Domingos Simões Pereira, remeteu para os órgãos competentes do partido a decisão sobre a sua continuidade na liderança do PAIGC.

Sobre o pedido de impugnação dos resultados eleitorais, o candidato derrotado das presidenciais questionou a "informação antecipada" a que a campanha do seu adversário teve acesso e denunciou a adulteração de atas.

"A democracia anda em paralelo com a transparência e a justiça, que não estão comprovadas em relação ao registo dos votos expressos nas atas das assembleias de voto e muito menos na transposição das atas síntese para os quadros informáticos em tratamento", afirmou Domingos Simões.  

O presidente do PAIGC denunciou também que um apoiante de um candidato fez campanha eleitoral no dia da votação junto às assembleias de voto, com a distribuição de dinheiro, acompanhado de homens armados. 

No final, Domingos Simões Pereira pediu a reposição da verdade eleitoral. "O conjunto de elementos que encontrámos fazem-nos questionar a verdade democrática do resultado anunciado", disse.

DW

L'ambiance au siège du parti MADEM G15 après la victoire de Umaro Sissoco Embalo

O AMBIENTE NA SEDE DO PARTIDO MADEM G15 APÓS A VITÓRIA DE UMARO SISSOCO EMBALO


Guineenews officiel 

Cabo Verde - Primeiro-ministro felicita presidente eleito da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


Cidade da Praia, 04 Jan (Inforpress) – O primeiro-ministro felicitou hoje Umaro Sissoco Embaló pela vitória alcançada nas últimas eleições presidenciais na Guiné-Bissau, almejando que tal acto “contribua em definitivo” para a estabilidade do país.

De acordo com a carta de felicitação de Ulisses Correia e Silva, enviada à Inforpress, o chefe de Governo desejou também que a vitória de Umaro Sissoco Embaló sirva para a “concretização do designo maior”, que é o desenvolvimento, num ambiente de “paz, democracia, transparência, liberdade e justiça social”.

Conforme Ulisses Correia e Silva, “Cabo Verde está ligada à Guiné-Bissau” por “fortes laços históricos e de sangue”, por isso augurou “hoje e sempre o melhor futuro possível”, com instituições públicas “inclusivas e modernas” ao serviço da prosperidade, pois, salientou, “só assim” a Guiné-Bissau poderá aproveitar e fazer “frutificar as suas imensas potencialidades”.

“Não há desenvolvimento sem liberdade de preservação tenaz de dignidade da pessoa humana e sei que vossa excelência acredita nestes valores sagrados e universais”, sublinhou.

Segundo destacou, Cabo Verde conta “hoje mais do que nunca” com uma Guiné-Bissau “democrática e positiva”, com vista ao fortalecimento dos compromissos fundamentais na CEDEAO, CPLP e nas Nações Unidas, conciliando, na medida do possível, os valores superiores com os interesses nacionais.

Por fim, expressou que neste ano novo que hora desponta, “os melhores votos de paz, concórdia e esperança ao povo irmão guineense”.

HR/AA

Inforpress/Fim

Primeiro-ministro de São Tomé rejeita conclusão de estudo sobre álcool

O primeiro-ministro são-tomense, Jorge Bom Jesus, prometeu hoje "averiguar" o conteúdo do estudo publicado esta semana na imprensa portuguesa dando conta de que no seu país as "crianças bebem mais álcool do que leite", rejeitando a conclusão da investigação.


"Eu lamento profundamente", disse Jorge Bom Jesus aos jornalistas durante a cerimónia oficial de celebração do Dia do Rei Amador, em São Tomé.

O estudo em causa, coordenado por Isabel de Santiago, investigadora em comunicação em saúde e assistente do Instituto de Medicina Preventiva e Saúde Pública de Portugal, denomina-se "Comunicação e Literacia na Prevenção de Consumo Excessivo de Álcool e Droga na População Escolar em São Tomé e Príncipe".

A investigação vai ser publicada na Acta Médica Portuguesa, mas esta semana a publicação das conclusões na comunicação social portuguesa gerou polémica.

"Em momento próprio nós vamos responder. O Governo tem responsabilidades e nós precisamos, de facto, de averiguar essas informações, esses documentos, se é que houve inquérito, estatísticas. Queremos ver a própria cientificidade destes estudos", prometeu o primeiro ministro são-tomense.

Mas antes de "averiguar" as informações constante do estudo de Isabel de Santiago, Jorge Bom Jesus refutou "liminarmente esta tese" de que em São Tomé e Príncipe as crianças bebem mais álcool do que leite.

"No país bebe-se muito chá, tradicionalmente, muitas infusões. Pode haver um ou outro caso esporádico, como existe em qualquer país, relativamente ao alcoolismo, mas em relação a esta faixa etária de criança é quase uma caricatura", acrescentou o chefe do executivo.

O primeiro-ministro sublinhou que, "em função dos dados" obtidos com a averiguação, o executivo atuará "em consequência".

Há um mês, referiu, o seu Governo, com o apoio do Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD), promoveu em todo o país campanhas sobre alcoolismo e gravidez precoce.

"Nunca seríamos cúmplice de um processo igual", afirmou.

No seu entender, "é preciso peneirar essas informações" constantes do estudo.

O governante acusou Isabel de Santiago, portuguesa de origem são-tomense, de falta do "espírito patriótico".

NAOM

Guiné-Bissau: É preciso que os Guineenses entendam que o órgão legislativo não são os Tribunais, mas sim, a Assembleia Nacional Popular.

Por Fernando Casimiro

É preciso que os Guineenses entendam que o órgão legislativo não são os Tribunais, mas sim, a Assembleia Nacional Popular.

Quem faz as Leis, é a Assembleia Nacional Popular, o Parlamento da Guiné-Bissau e não os Tribunais.

A função jurisdicional dos Tribunais e, concretamente, do Supremo Tribunal de justiça da Guiné-Bissau, que faz as vestes de Tribunal Constitucional assenta no poder de julgar, tendo em conta a justa composição de litígios.

No cumprimento da função jurisdicional, os Tribunais são independentes estando apenas sujeitos à Lei.

Isto porque a sujeição à Lei pressupõe a análise, interpretação e julgamento em concreto, de forma consciente e independente, da Lei, independentemente da sua assertividade ou erro pelo Juiz.

Qualquer impugnação ao Processo Eleitoral no seu todo ou do Acto eleitoral em particular apresentado ao Supremo Tribunal de justiça, merecerá do referido Tribunal a apreciação da impugnação face ao que a Lei Eleitoral estabelece e não, o inverso, ou seja, fazer da alegação da impugnação uma nova Lei para sobreposição da Lei vigente.

Isto, porque os Tribunais simplesmente julgam tendo em conta as Leis existentes, pois não lhes compete legislar!

O ARTIGO 119° da Constituição da República da Guiné-Bissau estabelece que: "Os tribunais são órgãos de soberania com competência para administrar a justiça em nome do povo."

O ARTIGO 120º da mesma CRGB estabelece igualmente que:

1 - O Supremo Tribunal de Justiça é a instância judicial suprema da República. Os seus juízes são nomeados pelo Conselho Superior de Magistratura.

2 - Os juízes do Supremo Tribunal de Justiça são empossados pelo Presidente da República.

3 - Compete ao Supremo Tribunal de Justiça e demais tribunais instituídos pela lei exercer a função jurisdicional.

4 - No exercício da sua função jurisdicional, os tribunais são independentes e apenas estão sujeitos à lei.

5 - O Conselho Superior de Magistratura Judicial é o órgão superior de gestão e disciplina da magistratura judicial.

6 - Na sua composição, o Conselho Superior de Magistratura contará, pelo menos, com representantes do Supremo Tribunal de Justiça, dos demais tribunais e da Assembleia Nacional Popular, nos termos que vierem a ser fixados por lei.

Positiva e construtivamente, vamos continuar a trabalhar!

Didinho 03.01.2020

Leia Também:

Por Fernando Casimiro

Tanto no Acto de votação, como em todo o Processo Eleitoral, as reclamações não são para anotar, levar e entregar ao candidato, ao partido, ou à coligação de partidos.

As reclamações e consequentes impugnações devem ser feitas na hora, por quem de direito, a quem de direito, com base no estabelecido na Lei N. 10/2013, ou seja, a Lei Eleitoral para Presidente da República e Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, e transmitidas aos candidatos, partidos e coligações de partidos.

Há uma entidade responsável pela resolução do contencioso eleitoral e pela divulgação dos resultados eleitorais que é a Comissão Nacional de Eleições e não os candidatos, partidos e coligações de partidos!

Positiva e construtivamente, vamos continuar a trabalhar!


Didinho 04.01.2020

Desde quando o pedido de demissão do cargo de Primeiro-ministro é feito a um Partido político?

Só agora deu conta da sua irresponsabilidade ao afirmar por diversas vezes que se demitiria imediatamente do cargo de Primeiro-ministro, caso o seu candidato não ganhasse a eleição presidencial...

Enfim, "coisas nossas", parafraseando o saudoso Jorge Ampa Cumelerbo..

Por Fernando Casimiro

A falsa Primeira Dama de Umaro Sissoco Embalo


Recebemos uma desmentira da célula da comunicação do Presidente eleito da Guiné Bissau relativa à guinense Tigui Mounir Camara que pretende, na rede social Facebook, ser a mulher do Presidente eleito da Guiné Bissau. Está aqui o comunicado:

Desmentira
Falsas informações apresentam uma guineense chamada Tigui Mounir como a mulher do Presidente eleito da Guiné, Sr Umaro Sissoco Embaló. A senhora Camara apresenta-se como tal nas redes sociais por razões desconhecidas. A équipa da comunicação do Senhor Embaló desmente formalmente essas alegações e declara que a única mulher do Senhor Embaló é a Senhora Denisia Reis Embaló.

Joana Cobde Nhanca, terceira vice-presidente da APU-PDGB afirma que está a ser vítima de perseguição e ameaça a morte

A irmã do falecido Presidente Kumba Yala durante a segunda volta das presidenciais esteve ao lado do candidato Domingos Simões Pereira.

Aliu Cande

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, disse que aguarda pelos resultados definitivos para apresentar o seu pedido de demissão ao PAIGC, na qualidade do partido que indicou o seu nome para o cargo. Mas se receber o voto de confiança mantém-se em funções.



DW Português para África

O incumprimento da Vergonha

Por Dara Fonseca Ramos

O incumprimento da Vergonha

Quando o candidato Domingos Simões Pereira, Presidente do PAIGC crítica a organização e execução do processo eleitoral, está mais uma vez, a passar um certificado de incompetência ao governo e a comissão Nacional de eleições.

Tal facto tem que ter uma reação no sentido de manter ou recuperar alguma dignidade. Esta última palavra (Dignidade) sobretudo no âmbito político, não faz parte, por agora, das ambições do chefe do governo.

Taxativamente aconteceu assim

João Rosário: se ganhar o Umaro sai?
Aristides Gomes: Perfeitamente!!

Senhor Primeiro-ministro não ataque a minha capacidade de assertividade vindo agora afirmar num jornal nacional que colocará o seu lugar à disposição do PAIGC. PAIGC não tem posto primeiro ministro quem tem é a Guiné-Bissau. Portanto tem que se DEMITIR DO CARGO que ocupa no Estado da Guiné-Bissau porque disse que não trabalharia com o presidente que o povo da Guiné-Bissau escolheu.

R U A
Aristides Gomes cumpra por favor!


PM ARISTIDES GOMES REAFIRMA SUA POSIÇÃO DE COLOCAR O CARGO À DISPOSIÇÃO DO PAIGC

Ou a CEDEAO???

O Primeiro-ministro, Aristides Gomes, admitiu na manhã deste sábado, 04 de janeiro de 2020, que vai colocar o seu cargo à disposição do partido no poder (PAIGC) que o indicou para chefiar o executivo formado pela maioria dos partidos políticos no parlamento guineense.

Gomes voltou a reafirmar a sua posição de demetir-se da sua função do Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, se o seu candidato for confirmado como derrotado nas eleições presidenciais realizadas a 29 de dezembro de 2019. 


O chefe do executivo fez estas declarações aos jornalistas à margem da conferência de imprensa do candidato derrotado realizado numa das unidades hotaleiras da capital Bissau, para expor factos  de alegadas fraudes no escrutínio do domingo último, vencido pelo candidato do Movimento para a Alternância Democrática (MADEM), Úmaro Sissoco Embaló, conforme os dados provisórios anunciados pela comissão eleitoral.

“Vou pedir a demissão em caso da perda eleitoral do meu candidato. Porém, a demissão tem que ser junto dos órgãos que me indigitaram, ou seja, do PAIGC”, precisou o Primeiro-ministro, Aristides Gomes.

Questionado se o seu partido renovar a confiança na sua pessoa se iria conseguir trabalhar com o presidente declarado vencedor do escrutínio, Gomes respondeu o seguinte: “aí eu teria que trabalhar como sempre trabalhei, em representação do partido [PAIGC]”.

Por: Assana Sambú

OdemocrataGB

Demonstração de trabalho feito do gabinete informático de MADEM G-15 no processo eleitoral



Mutaro Uldada Cisse

Conferência de Imprensa de Simões Pereira, segundo candidato mais votado nas presidenciais de 29 de dezembro


Aliu Cande 

Bom Dia Guiné Bissau

Que o dia de hoje esteja trazendo o novo, a mudança e o grande voo. 
Que o agora seja vibrante em nossos corações sem projeções futuras, sem memórias passadas.

Vamos experimentar o abandono dos pesos, vamos tentar ser como o pássaro que canta lá fora nesse exato momento, ser como a árvore que faz a sombra amena, como o sol que reflete vida a cada segundo.

Sintonizar o nosso eu nesse instante que está chegando, porque ele revela a única existência verdadeira e respira cheio de possibilidades reais.

O instante de agora traz nele a mais pura semente geminável, aquela que é capaz de transformar todos os nossos conceitos condicionados.

Sentir o contato, o toque suave desse dia, fechar nossos olhos e tentar absorver o agora o entendendo como o grande presente da energia, percebendo a grandiosidade que nos é oferecida quando abrimos realmente os braços para recebê-lo sem tensões, sem as interferências da mente, sem os pensamentos que o anulam.

Recebê-lo com as portas do coração abertas e renascer, mergulhar, conhecer a consciência de ser na exuberância desse instante.

Como borboletas que seguem em direção à Luz, que cada um de nós saiba abandonar os antigos casulos e voe em direção ao brilho da vida que está começando agora.

Bom Dia Guiné Bissau

Dinisia Reis Embalo Primeira Dama da Guiné Bissau

MÉRITO QUE O PAIGC NÃO QUER MERECER!


Por Carlos Sambu

MÉRITO QUE O PAIGC NÃO QUER MERECER!

Criou-se destinto secretária de Estado, com nome pomposo de “ gestão eleitoral” com guinda de organizar eleição, acabando fazer um escrutínio que toda observadores da comunidade internacional classificou de, livres, juntas e transparente! E, no estranho paradoxo do PAIGC e seu líder, ataca e acusa judicialmente eleição que ele próprio organizou, envés de usufruir mérito ( talvez único que tem durante era Dominguista) de ser partido no poder que teve coragem de organizar eleição mais limpas e democrata que há.

Ora, parece que essa nova tática de bloqueio visa ligar a crise que acabou- com retumbante derrota do DSP- com a nova inventada, para atrapalhar o país por mais 5 anos, e há quem entrevê que, o líder de PAIGC, quer ainda negociar para evitar demissão que anunciou a tempo! É, isso que vislumbra, por isso, ainda quer legitimar a falácia da fraude, que só existe na cabeça dele e dos seus apaniguados

Por: Carlos Sambu

Guiné-Bissau: Um Senador Brasileiro cumprimenta o recém-eleito presidente da Guiné-Bissau, general Umaro El Mokthar Sissoco Embalo


Guiné-Bissau: Carmelita Pires - UM APELO À RESPONSABILIDADE

Por Carmelita Pires

UM APELO À RESPONSABILIDADE

A 2.ª volta das eleições presidenciais foi considerada pelo órgão superior e responsável pela sua organização como idóneas e soberanas. Assim como a observação internacional garantiu-nos cumprida a liberdade, a justeza e a transparências do ato eleitoral. E agora?

Imagine-se que neste contexto, quando cada um e cada qual deveria assumir a sua responsabilidade, como habitualmente, para não ser exceção, eis que voltamos à IRRESPONSABILIDADE de uns, de modo a melhor caracterizar a nossa expertise de estar e de fazer política neste pequeno país, ora para tentar interditar a assunção da magistratura suprema da Nação, ora para que democraticamente não se aceite os resultados do pleito.

Por favor, chega! Este país não aguenta mais! Este Povo não aguenta mais! TENHAM DÓ!

O PRINCIPAL RESULTADO DAS PRESIDENCIAIS é a confirmação clara da divisão dos guineenses, num reafirmar de duas alas, barbaramente forjadas, implantadas e consolidadas de 2015 a 2019, totalmente visíveis na diferença numérica de 38 891‬ votos de cidadãos eleitores. É pouco, mas significativo. Não foi novidade! Ninguém de bom senso pode ter dúvidas disso e é este exatamente o ponto da NOVA PARTIDA. Desprezar este facto é persistir e agir na dicotomia imoralmente alcançada, para retirar os lucros das sucessivas lutas pela manutenção do poder.

Não será este UM SINAL evidente num país que mal respira, onde a maioria das pessoas vão levitando e não vivendo dignamente? Não será este um sinal mais que suficiente para que cada ator político assuma a sua responsabilidade? Ou o ideal é mantermo-nos desesperadamente como estamos hoje, no impasse do arranque da Nação/Estado e, mais uma vez, ludibriar a vontade popular com o lema: nós também fomos ludibriados?

CHEGA! Por favor! Pelo povo! Pelo país! Pelo Estado!

Nenhum órgão da soberania deste país irá funcionar em pleno sem que seja promovida a CONCÓRDIA NACIONAL. Este Estado não pode sobreviver sem que igualmente seja empreendido um combate sério e sem tréguas à CORRUPÇÃO. Só não vê quem não quer.

Parem já, e hoje!

Nestes 36 mil km2, enquanto nos mordemos saborosamente uns aos outros, de dentro e de fora, em claque descompensada e com argumentos estapafúrdios, os nossos olhos não podem ver, mesmo ao nosso lado, aquela criança sem palavras, aquele jovem sem perspetivas, aquela mulher desesperada na labuta diária e aquele homem perdido em sonhos irrealizáveis.

BASTA! Concentração e consciência nacional.

FECHOU O CICLO: legislativas, 1.ª e 2.ª volta das presidenciais. Que se feche o ciclo!
Que se deixe o Presidente que ganhou do Povo presidir esta Nação, e se lhe deixe assumir o fardo e a responsabilidade. Pois, o povo estará aqui para julgar e só a ele compete fazê-lo. Que se ganhe na ESTABILIDADE!
Que ressurja uma Assembleia Popular efetivamente legislativa, blindada e preparada para assumir as suas funções constitucionais, nomeadamente de fiscalização politica. Que se ganhe na ESTABILIDADE!
Que se tenha um Governo de maioria parlamentar, com instrumentos de governação, estável e abrangente. Que possa administrar minimamente este pequeno país, dando o ínfimo que o população espera do resto da legislatura em curso. Coisa pouca: saúde, escola, justiça e alguma dignidade. Que se ganhe na ESTABILIDADE!

Uma pedra nas guerras intestinais a bem de todos nós, também é o mínimo que se pede aos habituais SENHORES DAS DISCÓRDIAS. Alguns devem começar a pensar nos netos, já que está visto que pensam em demasia em si e nos filhos. Porque, se a ESTABILIDADE sair à Guiné-Bissau, sairá a todos nós guineenses, aqui dentro ou lá fora, e todos teremos o nosso espaço.

Os que insistirem no “OU NÓS OU ELE OU NADA” lembrem-se que no nosso âmago somos todos guineenses e muitos temos o nobre propósito de ser enterrados neste solo. Por isso, o importante é a coisa arrancar sem brecagem.

Vamos tentar e ver se é desta que nos sai? Como o que temos? Vamos ser conscientes, ter serenidade, bom senso e começar a pensar em arregaçar as mangas, cada um com o que puder, para retirar o país do atoleiro?
Será que é pedir muito?

Por favor! A Guiné merece outra coisa (MUDANÇA) há pelo menos quatro décadas. Esqueçam os responsáveis e sejamos RESPONSÁVEIS a bem de todos os merecedores dessa responsabilidade e da nossa Guiné-Bissau!

Guiné-Bissau: “O tempo é o amigo da verdade”

Por Francisco Jose Gomes Fernandes

“O tempo é o amigo da verdade”.

Um restrito grupo de “bons” filhos da Guiné-Bissau, durante mais de cinco anos trabalhou no sentido de sensibilizar os Guineenses de que o cidadão Domingos Simões Pereira era uma monumental fraude, uma pessoa que não tinha e não tem a Guiné-Bissau no coração, mas sim, os seus e os interesses pessoais de um grupo de pessoas e negócios, mas pessoas instruídas academicamente e outras menos instruídas fizeram ouvidos moucos as nossas mensagens, inclusive alguns de nós foram insultados e fisicamente agredidos na defesa da nossa liberdade de opinião.

Um eterno descanso ao cidadão DEMBA BALDÉ, que foi assassinado na defesa das suas opiniões.

Hoje, 03/01/2020 após a divulgação dos resultados eleitorais da segunda volta das presidenciais, eleições essas realizadas pelo governo liderado pelo partido que o Domingos Simões Pereira é líder, esse partido que criou uma secretária de estado somente para a gerência das eleições, (coisa nunca vista) esse partido que tem o controle da GTAPE e da própria CNE, me atrevo a dizer, esse partido de onde advém um primeiro ministro que publicamente fez declarações, de que é um primeiro ministro de uma camada populacional da Guiné-Bissau, (votantes do PAIGC) esse primeiro ministro que fez uma campanha eleitoral em prol do Domingos Simões Pereira em pleno exercício das suas funções de primeiro-ministro da Guiné-Bissau, tenham dó por favor, este País e este povo está cansado dos vossos malabarismos.

Sabemos que está em marcha preparações para manifestações na cidade de Bissau, com intenções de dar suporte moral à vá tentativa de impugnação dos resultados eleitorais, mas também criar instabilidade dentro do país. Ora, quem ama este país, sabe que o que este País não precisa é de mais instabilidade.

Esse senhor, que teve um slogan eleitoral que diz “AGORA É A GUINÉ-BISSAU” tem o descaramento e a pouca vergonha de nos vir dizer que o ato eleitoral do dia 29/12/2019 é ferido de ilegalidades e consequentemente nulo! É uma pouca vergonha e uma falta de respeito à população da Guiné-Bissau sem medidas. 

Se voltarmos à página uns meses atrás, nas legislativas organizado por este mesmo governo, este mesmo CNE, o MADEM-15 foi lhe subtraído três deputados em favor da APU-PDGB, isso tudo para facilitar o tal acordo de (in)estabilidade governamental, esse partido fez um reclamação, que foi considerado “extemporâneo” tanto pela CNE como pelo STJ, se a memória não me falha. Mas as pessoas com o mínimo conhecimento de causa, sabem que foi feito.

Eu, fui daqueles que após a vitória esmagadora e sem cábulas do candidato Umaro Sissoko Embaló, agora Sua, excelência Presidente eleito da República da Guiné-Bissau, apelei ao diálogo com o partido libertador e consequentemente com o Domingos Simões Pereira, esse no meu intender era e continuo a acreditar ser o caminho certo para a Guiné-Bissau, mas com essa ação do Domingos Simões Pereira, de criar incerteza onde não existe por razões de interesses pessoais e puro egoísmo, criando mais divisões numa sociedade/comunidades que precisam de cura e de união, é de uma maldade sem dimensão.

O Domingos Simões Pereira, com essa ação de tentativa de impugnação dos resultados eleitorais de 29/12/2019, demostra o seu verdadeiro ser, uma pessoa pequena, ganancioso, falso, egoísta, mentiroso e com uma falta de amor à este país só visto. O tempo deu nos razão, mas mesmo assim, pedimos aos verdadeiros que AINDA restam no partido libertador para se erguerem em nome da Guiné-Bissau. A Guiné-Bissau precisa de paz social e estabilidade política para sair da hibernação developmental em que se encontra, à GUINÉ-BISSAU não precisa de aventureiros caloteiros, sem uma mínima noção de Nacionalismo.

Os resultados eleitorais foram reconhecidos pelos próprios parceiros do Domingos Simões Pereira (P5/união Africana/USA) por isso a tentativa inútil desse senhor de impugnação dos resultados é uma perda de tempo para si, e mais grave de tudo, uma perda de tempo para a Guiné-Bissau e o seu povo.

Viva à República da Guiné-Bissau
Viva o povo da Guiné-Bissau

Francisco José Gomes Fernandes
(Braima Djaló)

UMA VERDADEIRA MULHER ATRÁS DE UM GRANDE HOMEM



Primeira Dama da Guiné-Bissau Sra.Dinisia Reis Embalo

Esposa do Ell Mocktar Umaro Sissoko Embaló e do Dr. José Mário Vaz.

Dinisia Reis Embalo Primeira Dama da Guiné-Bissau fez esta tarde primeira visita ao Palácio da Republica onde vai ser a sua Residência apartir de fevereiro depois de empossamente.





Madem-G15/Sector Autónomo Bissau /Primeira Dama da Guiné-Bissau Sra.Dinisia Reis Embalo 

MILITANTES DO PAIGC ATACA A SEDE DE APU


Os dirigentes vendidos traidores do APU-PDGB, querem a todo o custo criar ma clima de convivência neste grande partido. Hoje tentaram invadiram a sede do partido com palavras insultuosos aos militantes fiéis a Nuno Gomes Nabian.

Desde ja pedimos maior contenção de todos envolvidos neste processo.

Estamos a Trabalhar

Umaro Sissoco Embalo, General de povo na Al-djazira


"Primeira traidor é PAIGC, não vou dar Umaro culpa, dirigentes do PAIGC são traidores por isto não militei la". By: Gervásio Silva Lopes.


Mensagem de vídeo de Antonio Armando Banjaque

Gervasio Silva Lopes - À PARTIR DE HOJE FAÇO PARTE DA GRANDE FAMÍLIA GUINEENSE, A MÃE DE TODOS OS PARTIDOS GUINEENSES. VIVA GUINÉ-BISSAU, VIVA PAIGC, VIVA AMILCAR CABRAL E VIVA DSP O MEU GRANDE IMPULSIONADOR. A LUTA CONTINUA E A VICTORIA É CERTA.


Por Gervasio Silva Lopes


IMPUGNAÇÃO DOS RESULTADOS ?

Por https://bambaramdipadida.blogspot.com

A PERGUNTA DO POVO: QUEM ORGANIZOU AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS? FOI O GOVERNO DO PAIGC. QUEM CONTROLA A CNE, AS CREs, ETC.? O PAIGC! DE QUEM SÃO O MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA E A SECRETARIA DE ESTADO DE GESTÃO ELEITORAL? DO GOVERNO DE PAIGC! QUEM DISTRIBUIU ARROZ, ZINCO, GERADORES, MOTO-BOMBAS, MOTAS, DINHEIRO, ETC., ETC., PARA COMPRAR VOTOS DURANTE A CAMPANHA E, INCLUSIVE, NO DIA DE REFLEXÃO? O CANDIDATO DO PAIGC! QUEM TEM URNAS COM VOTOS PREENCHIDOS E PRONTOS PARA SEREM INTRODUZIDOS NA RECONTAGEM DOS VOTOS PROCEDENTES DA IMPUGNAÇÃO DOS RESULTADOS? O MINISTÉRIO DO INTERIOR!

Le Président Macky Sall a reçu le Président Umaro Sissoco Embaló


C'est le premier déplacement du Président élu de Guinée Bissau après son élection. Un signe de reconnaissance a l'endroit du Président Macky Sall qui l'a beaucoup soutenu pendant les moments difficiles. Le Président Umaro Sissoco Embalo rappelle notamment les 3 années passées chez le President Macky Sall pendant les moments difficiles.

Apres l'avoir félicité pour sa victoire le Président Macky Sall l'a remercié pour cet acte qu'il a posé et promis de l'accompagner dans l'amitié et la fraternité entre les peuples du Sénégal et de Guinée Bissau.

translation...
The head of state received earlier Umaro Sissoco Embalo. 

This is the first move of the newly elected president of Guinea-Bissau after his election. 

A sign of appreciation to the part played by president Macky Sall who supported him a lot during difficult times. President Umaro Sissoco Embalo recollected the 3 years spent with president Macky Sall during difficult times.

After congratulating him for his victory, president Macky Sall thank him for this act of acknowledgement and promised to go along with him in friendship and brotherhood between the peoples of Senegal and Guinea Bissau.




Général Umaro El Mokhtar Sissoco Embalo

Guiné-Bissau: Umaro El Mocktar Sissoko Embaló, na sua primeira deslocação a um País estrangeiro depois de ter sido eleito.


A estádia do Presidente da República eleito da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló em Dakar teve dois grandes momentos esta sexta-feira. 

Primeiro encontrou-se com o líder da oposição da Guine-Conacri Sellou Delein Diallo. 

O momento alto foi o encontro no palácio presencial de DAKAR com o chefe de Estado Senegeles, Macky Sall a quem agradeceu o apoio dispensado ao longo dos últimos anos. 

O périplo do Presidente da República eleito da Guiné-Bissau prossegue para outros Países africanos.