quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Comunicado de imprensa: MSGBC Oil, Gas and Power Conference-Exhibition: Senegal quer fortalecer investimentos no sector de energia

MSGBC Oil, Gas and Power Conference-Exhibition: Senegal quer fortalecer investimentos no sector de energia

S.E. Aissatou Sophie Gladima, Ministra do Petróleo

DAKAR, Senegal, 18 de Agosto de 2021 -/African Media Agency(AMA)/- O Ministério dos Petróleos e Energia, a Secretaria Permanente do COS-PETROGAZ e o Conselho Empresarial de Energias Renováveis do Senegal (COPERES), com a parceria da Energy Capital & Power (ECP) irão organizar, o MSGBC Oil, Gas & Power 2021, nos dias 1 e 3 de dezembro de 2021 no Centre International de Conférence Abdou DIOUF (CICAD) em Diamniadio.

Este é o primeiro evento organizado pelo Estado do Senegal, para o sector de energia e insere-se no quadro da promoção de investimentos no sector, através do desenvolvimento do potencial energético tanto no subsector petrolífero em desenvolvimento como no subsetor de eletricidade e energias renováveis, no contexto global de transição energética.

“Esta conferência vai ajudar estimular o investimento em nosso país neste sector, com futuras perspectivas de exploração de petróleo e gás, e também no sector de energias renováveis em que o nosso país tem feito avanços significativos com quase 30% de energia limpa na rede elétrica.” Acrescenta que, “a chegada iminente do gás local constituirá um elemento significativo da nossa transição energética, tendo em conta as alterações climáticas, para produzir energia limpa e acessível a um custo inferior, graças a programas inovadores nesta área”, disse Aïssatou Sophie GLADIMA Ministra dos Petróleos e Energia,. 

A escolha do Senegal pelo parceiro estratégico ECP justifica-se pelos avanços notáveis registados no sector da energia. Os importantes investimentos realizados nos últimos anos no âmbito do Plano Senegal Emergente (PSE), as perspectivas optimistas para a exploração de petróleo e gás até 2023, bem como os resultados expressivos no domínio das energias renováveis, também apoiam a realização da conferência.

A transição energética será de facto um dos temas importantes deste evento, com programas em inovações para energias limpas e acessíveis a um menor custo.

O Senegal tem vivido um período de crescimento significativo no sector de energia nos últimos anos, com a participação de todos os segmentos da cadeia de valor do petróleo e gás, bem como as energias renováveis. Este desenvolvimento é apoiado por importantes decisões de investimento, tomadas em tempo recorde e apoiadas por uma forte vontade política de acelerar projetos de importância nacional.

Para enfrentar os desafios da industrialização do Senegal, o investimento em recursos nacionais é uma prioridade para o governo. “Através desta conferência, afirmamos veementemente aos investidores globais que o Senegal e a sub-região estão abertos para negócios e que os nossos sectores de petróleo, gás e eletricidade representam várias oportunidades de investimento sem paralelo em África", sublinhou a Ministra dos Petróleos e Energia.

MSGBC Oil, Gas & Power é uma das primeiras grandes conferências de energia em África que reúne toda a cadeia de valor de energia. O evento homenageia empresas nacionais, com dois pavilhões dedicados à apresentação das capacidades locais. Contará também com a participação de delegações oficiais de vários países africanos, em particular as da bacia sedimentar do MSGBC (Mauritânia, Senegal, Gâmbia, Guiné Bissau e Guiné Conacri), países produtores de petróleo da África Ocidental, ao lado de parceiros da Europa, Norte América e Ásia.

Distribuído por African Media Agency (AMA) para Energy Capital & Power (ECP).

Alto Comissariado para a COVID-19 agradece profundamente o Reino da Suécia pelo donativo de 28,800 doses da vacina Astra Zeneca contra a COVID-19, para a Guiné-Bissau...

Alto Comissariado para a COVID-19 agradece profundamente o Reino da Suécia pelo donativo de 28,800 doses da vacina Astra Zeneca contra a COVID-19, para a Guiné-Bissau, Beneficiando da parceria com a plataforma COVAX, as mesmas chegaram ao país no passado dia 14 de agosto. 

Este donativo chega em momento oportuno pois neste momento a Guiné-Bissau vive uma intensa terceira vaga da pandemia, com aumento exponencial de novas infeções, 335 novas infeções e 11 óbitos na semana de 9 a 15 de agosto. Os dados do dia 16, partilhados no boletim diário publicado ontem, dão conta de 83 novos casos de infeção e 4 óbitos.

União Europeia na Guiné-Bissau

Unicef Guiné-Bissau

Organização Mundial da Saúde - OMS Guiné-Bissau

AfricaUnion

#vacinasfunionam

ANP - Resumo de trabalho da Comissão Especializada Permanente para Obras públicas, Habitação, Transporte, Energia, Ciência e Tecnologia (CE-OPHTECT) no quadro do cumprimento do seu plano de atividade para presente ano legislativo 2020/2021.

Com odjetivo de constatar as condições das estradas e pistas rurais objetos de intervenção nas regiões de Quinara e Tombali realizado nos dias 10,11 e 12 de agosto de 2021.

Fonte: Assembleia Nacional Popular da República da Guiné-Bissau 


Entrega de cartões aos novos quadros superiores do Madem G-15, pelo Coordenador do Movimento para Alternancia Democrática Madem G-15, Braima Camara, BA DI POVO.

Fonte: Mustafa Cassamá 


ASSOCIAÇÃO DO CONSUMIDOR DE BENS E SERVIÇOS–ACOBES ...COMUNICADO À IMPRENSA



Nota de Condolência do Movimento concernente ao falecimento do Eng. Carlos Correia, ex-Primeiro-ministro dos governos e Combatente de Liberdade da Pátria



Taliban leader sits down with a female Afghan reporter for an in-person TV interview as part of the militant group's effort to project moderation


نیمه روز: بحث دربارۀ حاکمیت طالبان در کابل 👇

Afeganistão: Democratas pedem explicações a Biden por retirada caótica

© Lusa

Notícias ao Minuto 18/08/21 

Três destacados democratas no Senado dos Estados Unidos pediram ao Presidente do seu próprio partido, Joe Biden, explicações para a retirada caótica das tropas norte-americanas do Afeganistão, comprometendo-se a iniciar investigações.

Os três senadores são o presidente da Comissão de Relações Externas do Senado, Bob Menendez, o responsável da Comissão dos Serviços Secretos, Mark Warner, e o líder da Comissão das Forças Armadas, Jack Reed.

Em comunicado divulgado na terça-feira, Menendez disse estar "desapontado" por a administração de Joe Biden "claramente não ter avaliado com precisão as implicações de uma retirada rápida".

"Estamos agora a assistir aos resultados horríveis de muitos anos de fracassos políticos e dos serviços de informações", disse o senador, nascido em Cuba, que manteve uma posição independente em matéria de política externa, não hesitando em criticar algumas das decisões de Biden.

Enquanto presidente da Comissão de Relações Externas, Menendez disse que organizará uma audiência no Senado para avaliar as negociações "falhadas" da administração de Donald Trump (2017-2021) com os talibãs, que culminaram num acordo de retirada das tropas norte-americanas, quase 20 anos após os ataques de 11 de Setembro.

Essa audiência terá também como objetivo examinar a execução "falhada" desse acordo pela atual administração, acrescentou Menendez.

O presidente da Comissão das Forças Armadas no Senado, Jack Reed, também anunciou na terça-feira que aquela comissão vai realizar audições para perceber "o que correu mal" no Afeganistão.

Já o presidente da Comissão dos Serviços Secretos do Senado, Mark Warner, disse, na segunda-feira, que trabalhará com outros legisladores para fazer as perguntas "duras e necessárias" sobre a razão pela qual os Estados Unidos não estavam preparados para lidar com o avanço rápido dos talibãs e o colapso do governo afegão.

"Devemos essas respostas ao povo americano e a todos aqueles que tanto lutaram e sacrificaram", afirmou Warner.

As declarações dos três senadores refletem a frustração sentida no Partido Democrata sobre a saída precipitada do Afeganistão, com imagens de desespero no aeroporto de Cabul de afegãos que tentavam escapar aos talibãs.

Joe Biden disse na segunda-feira que defendia "firmemente" a decisão tomada.

"Depois de 20 anos, aprendi com relutância que nunca é um bom momento para retirar as forças [norte-]americanas", sublinhou.

Segundo uma sondagem divulgada na terça-feira, o apoio dos norte-americanos à retirada das suas tropas do Afeganistão caiu drasticamente com a chegada dos talibãs ao poder, com metade dos inquiridos a desaprovar a forma como Joe Biden geriu a situação.

Apenas 49% dos 1.999 inquiridos pelo 'Politico' e 'Morning Consult', entre 13 e 16 de agosto, apoiaram a decisão do Presidente dos Estados Unidos de sair daquele país da Ásia Central.

Em abril, quando Joe Biden anunciou que todos os soldados norte-americanos iam deixar o Afeganistão, a aprovação era de 69%.

Mesmo entre os eleitores democratas, só 53% aprovam a gestão da saída do Afeganistão por Joe Biden, números longe da habitual popularidade dentro do partido, que costuma "situar-se entre os 70 e 80%", apontaram os autores da sondagem.

Os talibãs conquistaram Cabul no domingo, culminando uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da NATO.

As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no seu território o líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

A tomada da capital põe fim a uma presença militar estrangeira de 20 anos no Afeganistão, dos Estados Unidos e dos seus aliados na NATO, incluindo Portugal.

Face à brutalidade e interpretação radical do Islão que marcou o anterior regime, os talibãs têm assegurado aos afegãos que a "vida, propriedade e honra" vão ser respeitadas e que as mulheres poderão estudar e trabalhar.

Leia Também:

AFEGANISTÃO - Força Aérea dos EUA descobre restos humanos em trem de aterragem de C-17

Por LUSA  18/08/21 

Os militares norte-americanos descobriram restos humanos no trem de aterragem do avião militar invadido por afegãos em pânico no aeroporto de Cabul na segunda-feira, revelou a Força Aérea dos EUA, que está a investigar o incidente.

"Para além dos vídeos colocados online e dos relatos de imprensa de pessoas que caíram do avião durante a partida, foram encontrados restos humanos no trem de aterragem do C-17, quando aterrou na Base Aérea de Al Udeid, no Qatar", disse a porta-voz da Força Aérea dos EUA, Ann Stefanek.

"A investigação será minuciosa para que possamos obter todos os factos sobre este trágico incidente", acrescentou em comunicado.

A Força Aérea norte-americana irá rever todos os vídeos que circulam nas redes sociais do avião de transporte C-17, que centenas de pessoas perseguiram, algumas tentando desesperadamente agarrar-se aos flancos ou às rodas. Outro vídeo mostrou a mesma aeronave em voo sobre Cabul e aquilo que parecia serem duas pessoas a cair da mesma.

A porta-voz da Força Aérea dos EUA não adiantou um número total de mortos nem confirmou relatos de que uma pessoa foi esmagada pelas rodas do avião antes da descolagem.

O C-17 tinha transportado para Cabul equipamento para os reforços militares americanos, enviados para o Afeganistão para assegurarem evacuações civis.

Os talibãs conquistaram Cabul no domingo, culminando uma ofensiva iniciada em maio, quando começou a retirada das forças militares norte-americanas e da NATO.

As forças internacionais estavam no país desde 2001, no âmbito da ofensiva liderada pelos Estados Unidos contra o regime extremista (1996-2001), que acolhia no seu território o líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, principal responsável pelos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

A tomada da capital põe fim a uma presença militar estrangeira de 20 anos no Afeganistão, dos Estados Unidos e dos seus aliados na NATO, incluindo Portugal.

Face à brutalidade e interpretação radical do Islão que marcou o anterior regime, os talibãs têm assegurado aos afegãos que a "vida, propriedade e honra" vão ser respeitadas e que as mulheres poderão estudar e trabalhar.

Porém, o caos instalou-se na segunda-feira no aeroporto de Cabul com muitas pessoas a tentarem fugir do país.


Parlamento Nacional Infantil - “NO DJUDA PA DJUDA”

 Parlamento Infantil - GB is at Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau.

SORTEIO CAN 2022

RadioBantaba