quarta-feira, 30 de outubro de 2019

R Kelly R Kelly Sané fez uma transmissão ao vivo.


Última Hora: Novo elenco governamental liderado pelo primeiro-ministro Faustino Imbali toma posse ainda hoje!

Guiné-Bissau: ECOMIB ocupa ministérios e secretarias - FAKE NEWS???


As forças de defesa da CEDEAO (ECOMIB) já ocuparam as principais instituições públicas na Guiné-Bissau, entre as quais, Ministérios, Secretarias e a sede da Comissão Nacional de Eleições (CNE). Uma decisão que surge após a posição pública da organização, que considera ilegal o decreto presidencial, que exonerou, esta segunda-feira, o primeiro-ministro, Aristides Gomes.

A Rádio e a Televisão Públicas estão, entre outros estabelecimentos estatais, com a presença das forças militares da CEDEAO.

A ECOMIB, força estacionária da organização sub-regional, instalou-se na Guiné-Bissau, desde 2012, depois de Golpe de Estado, que interrompeu, na altura, a segunda volta das eleições presidenciais, detendo Carlos Gomes Júnior, o então Primeiro-ministro e candidato presidencial.

© e-Global Notícias em Português

O Ministro do Estado e dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, recebeu hoje a EX- Ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades da Guiné Bissau, Suzi Barbosa, para uma visita de trabalho que passou em revista o estado das relações bilaterais entre os dois países

A visita de Barbosa, a Lisboa enquadra -se no reforço dos laços de amizade e de cooperação entre os dois Estados e resulta dos contatos estabelecidos entre os dois chefes da diplomacia.
De recordar que, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva visitou a Guiné-Bissau em julho deste ano e foram então analisados aspetos relacionados com o reforço da cooperação entre os dois países.

Durante a sua estada em Bissau, foi rubricado acordo do Programa Estratégico Cooperação entre Portugal e a Guiné-Bissau, que esteve parado desde 2015, quando estalou a crise política guineense.

O acordo tem um envelope financeiro indicativo de 40 milhões de euros e tem como prioridades a promoção da boa governação, estado de direito e direitos humanos, desenvolvimento sustentável e bens públicos globais.



Alison Cabral 

Radio Jovem Bissau

Sua Excelência o Presidente da Republica, José Mário Vaz no seu gabinete de trabalho esta manhã, para dissipar rumores sobre afastamento ou impossibilidade de exercer as suas funções como presidente da Republica de todos os Guineenses







O PAÍS

Carlos Sambu - O PAIGC ENCOSTA NOS COMUNICADOS KAFKIANOS

Por Carlos Sambu

Dados históricos não deixam bom registos para Figuras políticas cujo o seu alicerce este apeado em organizações internacionais (sem credibilidade) e países com pouco moral à vender! Prova-se agora, a alienação do país por parte de PAIGC, que neste momento vem dando anuência para outras organizações se desatem em remover por fia de força o presidente da república no palácio e facultar-lhe bom espaço para governar sozinho sem “incômodo” da oposição e ganhar eleição presidencial com recurso à fraude! Isto é, o PAIGC acha até agora que comprou Guiné-Bissau nas mãos dos colonizadores e, é dono absoluto do país da Amílcar Cabral, e ninguém pode atrever-se em beliscar a sua agenda inconfessável. Mas sempre enganando a ele mesmo, se atual PAIGC não tivesse memória curta, lembrava dos seus que atreveram esconder-se na manta das forças estrangeiras para consumarem as suas ações e, que lhe saíram muito mal, pela gene nacionalista dos Guineenses, falo das ( forças de Senegal e de Conacri na 7 de junho e de MISSANG no caso de 12 de abril)

Após arrogância e soberba, o seu chefe que mais uma vez pela sede canina da vingança pessoal, pus em causa vitória política do seu partido, disto os militantes de PAIGC não enxergam, porque são doutrinados a ver a culpa nos outros! Atualmente perdeu-se aliança com partido que lhe concedeu direito de formar um governo e criou desnecessariamente uma situação com presidente da república e com a eleição presidencial que se avizinha, que embora estão alegando que, decreto era para inviabilizar a eleição, mas que prontamente foi desmentido por novo primeiro-ministro, cuja a prioridade é organizar escrutínio de 24 de novembro! Ora, último prego para caixão do governo é assassinarem a sangue frio manifestante e, em vez de assumiram erro crasso de cometer crime de sangue (cujo a luta do presidente era um país sem morte política) procuram bode-expiatórios! E, agora estão numa situação em que não serão salvos por comunicados kafkianos e nem condenação dos países sem moral.

Por: Carlos Sambu

Comunicado da União Africana sobre a situação política na Guiné-Bissau.





Aristides Gomes

MADEM-G15 acusa o Presidente da Comissão da CEDEAO de ser parcial






Rádio Jovem Bissau
 ·

Preocupado com situação na Guiné-Bissau, Guterres pede que eleições presidenciais não sejam adiadas

ONU/Eskinder Debebe Secretário-geral comentou situação na Guiné-Bissau em nota emitida pelo seu porta-voz
Presidente José Mário Vaz emitiu decretos demitindo o governo e nomeando um novo primeiro-ministro; secretário-geral da ONU diz que decisões pré-acordadas devem prevalecer; e demonstrou pesar por morte de um homem durante protestos. 
O secretário-geral, António Guterres, está acompanhando com “séria preocupação” os desenvolvimentos políticos na Guiné-Bissau.

Em nota, o chefe da ONU informa que o presidente do país, José Mário Vaz, emitiu dois decretos em 28 e 29 de outubro demitindo o governo do primeiro-ministro Aristides Gomes e nomeando um novo chefe do governo, Faustino Imbali.

Palácio Colinas de Boé, edifício da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, Alexandre Soares

Apelo

António Guterres apela a todos “para que respeitem as decisões tomadas pela Comunidade de Estados da África Ocidental, Cedeao, sobre a governação” do país.

Segundo uma decisão da Cedeao, aprovada em junho, em Abuja, na Nigéria, o presidente José Mário Vaz continua no poder depois do fim do seu mandato até a realização das eleições, mas com poderes reduzidos.

De acordo com a mesma decisão, a gestão das questões governamentais são competências do novo governo, que tomou posse no início de julho, depois de eleições legislativas, realizadas em março.

António Guterres afirma que essa decisão estabelece como o país deve ser governado até a eleição de 24 de novembro. As mesmas ideias foram reiteradas no comunicado da Cedeao emitido na terça-feira, 29 de outubro.

Ainda segundo a nota, o secretário-geral “aguarda com expectativa a realização de uma eleição presidencial pacífica, credível e transparente” e pede “a todas as partes que exerçam o seu dever cívico.”

Vítima

António Guterres também destaca a morte de um homem durante protestos que aconteceram no sábado, 26 de outubro, na capital do país, Bissau.

O secretário-geral “ficou triste” ao saber do falecimento e “aguarda com expectativa a conclusão do inquérito independente anunciado pelo Ministério do Interior sobre as circunstâncias e as consequências da manifestação.”

ONU News/Alexandre Soares
O Escritório Integrado da ONU para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, Uniogbis, foi estabelecido em 1999 e deve ser encerrado no final de 2020

news.un.org/pt

Junior Gagigo was live with O Democrata Osvaldo Osvaldo


Fernando Unhabo was live — with Satu Mendes and 7 others.


Guiné-Bissau - Agora o teu voto é Livre e soberano - Mega-fraude vai ser desmantelado na CNE


Guiné-Bissau não pode continuar refém do PAIGC.

Concidadãos Guineenses atentos como devem bem calcular, estamos com a Sua Excelência Mário Vaz, o presidente de todos os Guineenses, nessa luta Democráticamente em dinâmica, e dizer em voz alto em nome da Democracia e valores da pátria Guineenses no sentido Coletivo baseado no princípio de Caráter de homem e mulher Guineense.

Assim restourar a Dignidade e Integridade física da Nação Guineense, isso é o que todos almejam e esperávamos, Guiné-Bissau levantou para o progresso.

Pelo menos, a dignidade da nossa Pátria Amada foi reposta como também o ORGULHO NACIONAL de um Estado Soberano!

O Democrata Osvaldo Osvaldo

O ANTI PATRIOTA

Por Sarathou Nabian 

By: Gustavo Melo Pereira

Ao Sr. PAULO GOMES uma só pergunta: o que já fez em prol do seu país, Guiné-Bissau e do seu Povo para andar a falar mal do Candidato Presidencial General UMARO SISSOCO EMBALO e do BRAIMA CAMARA, Coordenador Nacional do MADEM-G15?!

O Sr. é um complexado étnico e social, que acusa os outros de tribalista.

Baseado em quê?
Umaro Sissoco Embalo que acusa de tribalista é um homem casado com uma cristã devota.
Um tribalista casa com mulher de outra crença religiosa? Só na sua cabecinha cheia de complexos.

Disse que o USE não tem sentido de Estado, o que sabe o Sr. sobre sentido de Estado? Que cargos já exerceu para se achar conhecedor de sentido de Estado? O Sr. que foi apenas um funcionário de Banco Mundial, um lugar ao qual ascendeu por indicação do seu país e não por um concurso público e pelo qual lhe foi atribuído um Passaporte Diplomático guineense por cortesia e não por ter direito. Depois ocupou o cargo de conselheiro de um Presidente da República ditador, violento e sanguinário que mata constantemente o seu Povo para se perpetuar no poder, o Sr. Alfa Conde.

Quando esteve no Banco Mundial que guineenses seus conterrâneos levou para lá? Ao contrário do USE que sempre ocupou cargos no estrangeiro por mérito próprio e levou sempre consigo muitos conterrâneos para trabalharem nos países onde esteve.

Paulo Gomes, o USE, tem mais sentido de Estado do que o Sr.
Ele para além de ter ocupado cargos importantes como Conselheiro de vários Presidentes da República na Guiné-Bissau e no estrangeiro, foi Primeiro Ministro, cargo ao qual o Sr. nunca chegou e hoje ele aufere para além de regalias superiores ao seu, é um homem respeitado em todos os cantos do mundo.
E graças às suas inúmeras e relações humanas, diplomáticas, de amizade e no mundo dos negócios, que são superiores às suas, fazem-lhe chegar todos os seus baixos e tristes comentários sobre a sua pessoa, dentro e fora do país.

Já não é a primeira vez que lhe fazem chegar comentários seus sobre a sua pessoa.

Em relação ao Sr. Braima Camara, não tem comparação possivel com ele.
Sr. Braima Camara para além de alto político nacional, é um empresário de sucesso que investiu os seus ganhos no seu país de origem, criou riquezas e emprega centenas de seus concidadãos.

Ao contrário do Sr. Paulo Gomes, que meteu todo o seu dinheiro no estrangeiro, nomeadamente na vizinha Senegal.
Senegal cujo Presidente, Macky Sall, acusa igualmente de tribalista e afirma que só meteu no seu Governo pessoas de etnia fula, seus conterrâneos.
Mas ao qual pede incessantemente audiências. Audiências essas que nunca lhe será concedida porque já chegou aos seus ouvidos os seus comentarios tristes, infelizes e mentirosas.

Sr. Paulo Gomes é bom estancar esse seu comportamento mentiroso, tribalista, complexada e lamentável, porque isso não abona em nada a seu favor.

Assessoria de Imprensa da Campanha do Candidato Presidencial do General Umaro Sissoco Embalo.

FAUSTINO MBALI


A Quinta Coluna - Senhor Primeiro-Ministro Faustino Imbali a devolução do orgulho guineense começou com o decreto da sua nomeação portanto...

Por Dara Fonseca Ramos 

O Comunicado do Comité Ministerial da CEDEAO (Abuja, dia 29 de outubro), a Declaração da Presidência da CPLP (Lisboa, 29 de outubro) e ainda falta ouvir o comunicado da União Africana (através do seu representante em Bissau), da delegação da União Europeia em Bissau e da Representante Especial do Secretária Gral da ONU em Bissau para ficar completo o blá-blá-blá do chamado P5 - esses novos colonialistas porque consideram a nossa pátria, a Guiné-Bissau, como sua nova colónia.

Mas o pior é que essa tutela neocolonial só se mantém graças aos traidores guineenses, graças à “quinta coluna”, isto é, político que pretende poder na Guiné-Bissau mas anda pelo mundo a queixar-se das autoridades do seu próprio país, a queixar-se dos outros partidos e de outros lideres guineenses, seus compatriotas.

Um Comité de Ministros da CEDEAO a ameaçar as autoridades guineenses com sanções, e a querer revogar um decreto assinado por um Chefe de Estado? Porque consideram a Guiné-Bissau uma colónia da CEDEAO e são aplaudidos pelos falsos políticos guineenses que que andam a “vender” a Guiné-Bissau e a trair a sua pátria.

A Presidência cabo-verdiana da CPLP histericamente “pinta de negro” a situação na Guiné-Bissau como se a nossa terra fosse um inferno no mundo. Com gente a matar e a morrer todos os dias em vários países, mesmo aqui na nossa sub-região (na Guiné Conacri, na Nigéria, no Mali, no Burkina Faso..), no Sudão ou até mesmo em Moçambique que fará ainda no “resto” do mundo.

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Augusto Santos Silva atreve-se a mandar recados ao Presidente da Republica da Guiné-Bissau para este revogar o seu próprio decreto. Quem é o guineense (Suzi Barbosa se atreveria?) que se atreveria a mandar recados ao Presidente de Portugal para este revogar os decretos que assinou?

A primeira coisa que o novo governo deve fazer é agradecer a CEDEAO por tudo o que fez pela Guiné-Bissau mas, ao mesmo tempo, pedir insistentemente que desloque a ECOMIB para fora da Guiné-Bissau; que a ECOMIB se retire da nossa terra quanto antes.
A presença da ECOMIB – a sua ostentação, o seu aparato - é um insulto permanente às Força Armadas da nossa terra. Os nossos militares não merecem essa constante humilhação e a nossa unidade e coesão far-se-há entre os filhos da terra.

A mesma coisa com o chamado P5: (1) queremos continuar com as agências da ONU (mais FAO, mais OMS, mais UNICEF mais PNUD) mas sem mais nenhum Representante Especial do Secretário Geral da ONU; (2) queremos trabalhar com a delegação da União Europeia nos projetos de desenvolvimento mas sem ingerência na nossa vida politica; (3) Representante da União Africana, em Bissau, para quê? (4) Escritório politico da CEDEAO para que? (5) Representante da CPLP (“cargo” que é acumulado pelo Embaixador de Angola em Bissau), para quê?

Senhor Primeiro-Ministro Faustino Imbali a devolução do orgulho guineense começou com o decreto da sua nomeação portanto...

AVANTE QUE O POVO AGRADECE!!

PUN condena atitude do Presidente cessante José Mário Vaz em nomear um novo Primeiro-ministro, contra os esforços da paz publica e estabilidade nacional. O Partido da Unidade Nacional suporta a candidatura de Idriça Djalo, líder do Partido.




Aliu Cande

MADEM-G15 felicitou hoje o Presidente da República, José Mário Vaz pela nomeação de Faustino Fudut Imbali como novo primeiro-ministro




Rádio Jovem Bissau

Aristides Gomes mantém-se como primeiro-ministro da Guiné-Bissau apesar de exoneração pelo PR

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, cuja nomeação resultou de eleições legislativas de março passado, disse hoje aos jornalistas que se vai manter no cargo apesar de o Presidente do país o ter exonerado na segunda-feira.


Em declarações aos jornalistas, no final de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros para analisar os últimos desenvolvimentos políticos no país, Aristides Gomes, que se encontrava ladeado de todos os membros do seu Governo, afirmou que “só sai se for pela via da força”.

Em relação ao decreto do Presidente guineense, José Mário Vaz de o exonerar, o primeiro-ministro defendeu ser uma decisão “nula e inexistente”, lembrando que “os arranjos constitucionais” que permitiram a permanência de José Mário Vaz no cargo, “vedam-lhe poderes para tomar certas decisões”.

Para Aristides Gomes, a questão prévia é saber se José Mário Vaz tem ou não legitimidade para exonerar o Governo, o que disse, não tem.

“Uma coisa é a legitimidade, a legalidade, outra coisa é a força”, declarou Gomes, prometendo manter-se em funções até a realização de eleições presidenciais, marcadas para 24 de novembro.

Após as presidenciais, que disse ser um imperativo para a Guiné-Bissau, em concertação com a comunidade internacional, Aristides Gomes adiantou que vai ponderar a sua continuidade ou não no cargo de primeiro-ministro.

“Depois da proclamação dos resultados eleitorais, eu mesmo vou analisar, em função de quem vencer, se devo continuar ou não”, assinalou Aristides Gomes.

Quanto aquilo que se passa no país, o primeiro-ministro considerou ser o início de um golpe de Estado, mas, reforçou, prontamente denunciado pelo seu Governo e condenado pela comunidade internacional.

Aristides Gomes apelou as forças de defesa e segurança do país a se manterem nas suas funções e exortou os guineenses a preservarem a calma.

Instado a comentar o facto de a Guiné-Bissau ser vista, a partir de hoje como um país como dois primeiros-ministros, Aristides Gomes disse ser lamentável, mas realçou que há casos do género noutras partes do mundo, embora cada vez mais em menor número, disse.

O Presidente guineense, José Mário Vaz, nomeou e deu posse hoje ao também sociólogo Faustino Imbali, dirigente do Partido da Renovação Social (PRS), terceira força política no parlamento do país.

interlusofona.info

Abel Djassi - ELEIÇÕES VÃO TER LUGAR NA DATA PREVISTA. O QUE NÃO VAI ACONTECER É DEIXAR OS B...IDOS A COMANDAREM O PROCESSO ELEITORAL, NO SEU TODO



Fonte: Abel Djassi 

Doka Ferreira was live.


MCCI quer que a CEDEAO retire José Mário Vaz da Presidência da República, por caducidade e promotor de instabilidade do país.



Tirateima com Sumba Nansil




Movimento dos Cidadaos Conscientes e Inconformados /Aliu Cande