quinta-feira, 16 de junho de 2022

Estão todos convidados a marcarem presença na minha receção, no dia 18 de junho de 2022, a partir das 11:00 no aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

Braima Camará - Bá Di Povo 

Veja Também:

Quatro viaturas e várias toneladas da castanha de caju apreendidas na sequência das operações de fiscalização na linha fronteira vão ser confiscadas. Assim anunciou hoje o inspetor geral do Comércio, Carlos Manuel Biague após uma reunião entre o Ministro do Comércio e o representante da Guarda Nacional.

Membros da Associação Guineense para a Qualidade de Vida_ AGUIQUAV, tomam posse.

A Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Suzi Carla Barbosa presidiu o ato em representação do Chefe de Estado na presença da Ministra da Mulher, Maria Conceição da Évora.👇

Guiné-Bissau aguarda impressoras para arrancar com recenseamento eleitoral

Por LUSA  16 jun 2022

O ministro da Administração Territorial da Guiné-Bissau aguarda a chegada de impressoras para arrancar com o recenseamento eleitoral no país para as eleições legislativas, a 18 de dezembro.

O ministro da Administração Territorial da Guiné-Bissau, Fernando Gomes, afirmou esta quinta-feira que aguardam a chegada de impressoras para arrancar com o recenseamento eleitoral no país para as eleições legislativas, marcadas para 18 de dezembro.

“É preciso a chegada das impressoras, ‘kits'[de recenseamento] temos os suficientes, agora as respetivas impressoras é que precisam chegar muito rápido para que o GTAPE (Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral) possa estar em condições de dar início ao processo de recenseamento eleitoral, esta é a preocupação maior que nós temos”, disse o ministro.

Fernando Gomes falava à imprensa no final de uma visita que realizou ao GTAPE, depois de na quarta-feira ter estado reunido com a Comissão Nacional de Eleições.

Segundo o ministro, o Governo guineense já pagou as impressoras à empresa que as vai produzir, aguardando-se agora que sejam entregues. “Acredito que o Governo irá fazer o máximo de esforço para resolver essa questão. Vamos fazer de tudo, não é fácil, com estes condicionalismos, vamos entrar na época da chuva. Isso vai ser complicado, mas sou otimista e acredito que se vai encontrar uma solução”, salientou.

O ministro confessou estar preocupado, depois da visita ao GTAPE, porque aquele organismo é que trata de toda a parte operacional e é necessário que tenha todos os meios necessários “para que de facto possam fazer um trabalho num prazo recorde”. “São técnicos muito capazes, experientes, mas faltam meios e por isso como ministro da tutela estou preocupado com isso. Vou encetar contactos de alto nível no sentido de comunicar e informar sobre a real situação que constatei aqui no GTAPE”, afirmou.

Questionado pelos jornalistas sobre se o recenseamento eleitoral será de raiz, o ministro precisou que foi aquela a “decisão política”.

Em relação ao esforço financeiro para realizar as eleições, Fernando Gomes disse não estar preocupado com o dinheiro, mas com a chegada dos materiais, salientando que já foram encetados contactos com os parceiros internacionais da Guiné-Bissau.

Questionado sobre se vai ser preciso apoio financeiro, o ministro disse que sim, mas não na totalidade do orçamento previsto para a realização do escrutínio, que ainda não quis precisar. “O esforço interno está a ser feito e alguns parceiros internacionais já foram contactados”, afirmou, salientando estar otimista de que eleições se vão realizar na data prevista.

Braima Camará - Bá Di Povo

Guiné-telecom:funcionários acusam o banco Mundial de adiar relançamento da empresa

Por: Ussumane Baldé   Capgb.com

Dezenas de funcionários da empresa Guiné telecom se reuniram esta quarta-feira 15/06/2022, numa vigília junto ao edifício do correio.

A vigília, disse o porta voz, vai continuar enquanto o assunto em causa não for levado em conta, ” vamos trabalhar no sentido de exigir o respeito ao caderno de encargo ora assumido e pressionar para o relançamento da empresa Guiné telecom no sentido de continuar trabalhar para o bem da comunidade guinnense” disse o porta voz:

Augusto Vaz, solicita intervenção de presidente da república para usar a sua magistratura junto do governo para que haja uma solução viável no relançamento da empresa porque segundo as suas explicações quem está atrás de toda morosidade é o banco Mundial, tentando manipular o estado guinnense.

“O banco Mundial está a chantagear os nossos dirigentes sobre o possível retorno da empresa, trazendo negócios sujas como da sociedade de cabo que nada vai beneficiar o país, por isso é importante a participação do Sissoco Émbalo no assunto”.

A empresa da Guiné telecom continua inoperacional e o país depende há mais de duas décadas das redes estrangeiras facto que é muito raro nos outros países, lembra o porta voz da referida empresa e fez saber que os funcionários que ali trabalhavam eram 350 e entre quais 49 perderam vidas e alguns continuam viver numa vida miserável.


China conclui primeira linha ferroviária do mundo em torno de um deserto

© Getty

Por LUSA  16/06/22 

A China inaugurou hoje a primeira linha ferroviária do mundo que circunda por completo um deserto, com a abertura de um trecho de 825 quilómetros, entre as cidades de Hotan e Ruoqiang, na região de Xinjiang.

A linha ferroviária circular, em torno do maior deserto da China, o Taklimakan, está distribuída por 2.712 quilómetros, uma vez que o trecho recém-inaugurado foi integrado noutros três já existentes, segundo a empresa estatal China Railway.

O trecho que conecta a cidade de Hotan, no sudoeste de Xinjiang, e a vila de Ruoqiang, no sudeste, leva cerca de 11 horas a ser percorrido, com uma velocidade projetada de 120 quilómetros por hora, e paragem em 22 estações.

A construção da última secção começou em 2018 e usou 434 pilares pré -- fabricados, para criar cinco pontes elevadas, que compõem 49,7 quilómetros da rota.

Os construtores criaram também 50 milhões de metros quadrados de plantação de relva e plantaram 13 milhões de plantas que crescem naquele tipo de solo, como o espinheiro - mar, para proteger a ferrovia, recorrendo a uma técnica muito utilizada na região, frequentemente afetada por tempestades de areia.

A China investiu nos últimos anos na construção de infraestrutura para desenvolver Xinjiang, uma das mais voláteis regiões da China e palco de conflitos étnicos no passado.

Pequim é acusada de abusos contra a minoria étnica chinesa de origem muçulmana uigur, maioritária naquela região do extremo noroeste do país.

Guiné-Bissau: Situação das tartarugas marinhas na Guiné é estável mas existem ameaças

© Lusa

Por ISABEL MARISA SERAFIM   Notícias ao Minuto 16/06/22 

A situação das tartarugas marinhas na Guiné-Bissau é estável apesar de existirem "muitas ameaças" contra a espécie, disse a investigadora guineense Aissa Regalla de Barros, por ocasião do Dia Mundial da Tartaruga Marinha, que é hoje assinalado.

Segundo a investigadora do Instituto da Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP), a Guiné-Bissau acolhe cinco das sete espécies de tartarugas marinhas que existem no mundo e é considerada o "santuário da tartaruga verde".

A ilha do Poilão é o primeiro centro da desova da tartaruga marinha de África e terceiro do mundo, a seguir a Costa Rica e a ilha de Ascensão, um território britânico a sul do Atlântico.

Dados do IBAP estimam que entre os meses de agosto e novembro, todos os anos, cerca de 21 mil tartarugas marinhas, migradas de todo o mundo, põem ovos na ilha de Poilão.

"Neste momento, consideramos que temos uma população estável segundo as informações da monitorização que realizamos e também sabemos que temos tido muitas fêmeas que vêm desovar nas praias, principalmente das ilhas do Poilão que é o sítio piloto dessas tartarugas em todo o mundo", observou a bióloga guineense.

Aissa de Barros assinalou que praticamente todas as praias da Guiné-Bissau e quase todas as ilhas do país acolhem ciclos de desova das tartarugas marinhas, mas a ilha de Poilão, com pouco mais de dois quilómetros de comprimento, supera todos os lugares.

"Em 2020 só na ilha de Poilão contabilizamos cerca de 80 mil fêmeas que vieram para as praias para a desova, mas se extrapolarmos estes números em todo o país teremos uma população bastante grande", disse a bióloga.

A investigadora considera que a situação da espécie é estável na Guiné-Bissau, mas avisou que persistem ameaças de predadores naturais, nomeadamente de alguns animais, mas também por parte de humanos através da pesca.

Aissa de Barros notou que as tartarugas marinhas são espécies migratórias que em certos casos conseguem atravessar oceanos.

O abate, o consumo da carne e de ovos da tartaruga marinha são proibidos por lei na Guiné-Bissau, mas a bióloga defende que sem o reforço da ação de sensibilização e de consciencialização da população "haverá sempre os riscos de as ameaças" se concretizarem.

O foco dessa ação tem sido as ilhas Bijagós onde ainda existe o ritual do uso da carne da tartaruga, notou Aissa de Barros.

"Trabalhamos diretamente com grupos das comunidades locais, os jovens, os decisores, as crianças, então, as pessoas têm um certo conhecimento sobre as tartarugas, mas claro que as ameaças ainda continuam", destacou a investigadora do IBAP.

O IBAP e outras entidades guineenses "contam muito" com instituições portuguesas, nomeadamente o ISPA (instituto Universitário de Ciências Psicológica, Sociais e de Vida) e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa na produção de conhecimentos sobre a melhor forma de conservação e proteção das tartarugas marinhas.

Como resultado dessa colaboração que já dura há 20 anos, Portugal tem ajudado a Guiné-Bissau, através do IBAP, dando bolsas de mestrado para técnicos guineenses, assinalou ainda Aissa de Barros.

Leia Também: Centro de Reabilitação de Animais Marinhos já tratou mais de 1.600 animais

BÁ DI POVO É , SUA VEZ !


BÁ DI POVO É , SUA VEZ !
Filho de combatente de liberdade da pátria, companheiro da arma do Amílcar Cabral
Hoje, esse menino proletário, que veio de nada, virou um grande homem, seguidor nato dos ideias, do seu Conterrâneo Abel Djassi☝☝❤🙏

Comunicado de imprensa PAM-UNHAS: Voos humanitários vitais para áreas de difícil acesso na Guiné-Conacri e no Níger poderão ficar suspensos devido a cortes de financiamento

www.wfp.org 14 de junho de 2022

Voos humanitários vitais para áreas de difícil acesso na Guiné-Conacri e no Níger poderão ficar suspensos devido a cortes de financiamento

DACAR – O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (PAM) advertiu hoje que o seu Serviço Aéreo Humanitário das Nações Unidas (UNHAS) - que fornece ligações de transporte cruciais para os agentes humanitários para os locais mais remotos e desafiantes do mundo - será forçado a suspender os seus aviões na Guiné-Conacri e no Níger até agosto de 2022 se não for urgentemente disponibilizado um financiamento adicional de 6,4 milhões de dólares. Esta situação poderá impedir o fornecimento de ajuda humanitária às comunidades afetadas pela crise, numa altura de necessidade humanitária sem precedentes.

A crise na Ucrânia levou ao aumento dos preços do combustível, resultando em custos mais elevados do que o previsto para a manutenção e funcionamento dos aviões da UNHAS. Em abril de 2022, os custos de combustível das aeronaves aumentaram 26% na Guiné-Conacri e 33% no Níger, em comparação com janeiro de 2022. Para assegurar que as respostas humanitárias e o fornecimento de ajuda essencial possam continuar a alcançar as áreas afetadas pela crise de forma segura e fiável, o PAM insta os governos, doadores e parceiros a intensificarem o apoio a este serviço crucial que beneficia a comunidade humanitária em geral.

” Os serviços humanitários comuns prestados pelo UNHAS tornaram-se indispensáveis para os agentes humanitários e de saúde que enfrentam surtos recorrentes de doenças mortais como o Ébola, Lassa, e as epidemias de Marburg na remota região florestal da Guiné" disse Hyoung-Joon LIM, Diretor Nacional e Representante do PAM na Guiné-Conacri.

"As estradas pobres e intransitáveis continuam a ser um verdadeiro desafio à circulação no interior do país. O apoio ao UNHAS é absolutamente essencial para que a assistência humanitária possa ser prestada às comunidades vulneráveis em zonas de difícil acesso do país", observou ele.

Na Guiné-Conacri, na sequência do surto de febre de Lassa a 29 de abril de 2022, o Governo pediu ao UNHAS que prestasse assistência no transporte de testes e outros artigos médicos de Bissau para Conacri. Anteriormente, durante a crise do Ébola, o UNHAS era a única opção e desempenhou um papel crucial na facilitação do acesso e transporte de vacinas, equipas médicas, e equipamento de resposta a áreas de crise.

"O poder do coletivo pode deslocar a agulha na direção certa e fazer a diferença nas vidas das famílias mais vulneráveis. Precisamos de agir agora para tornar o nosso trabalho no Níger mais eficiente e relevante do que nunca" disse Jean-Noël GENTILE, Diretor Nacional e Representante do PAM no Níger.

A análise da segurança alimentar do Quadro Harmonizado de março de 2022 mostrou o maior número de pessoas com insegurança alimentar no Níger desde 2012, com 4,4 milhões de pessoas projetadas para enfrentar a insegurança alimentar aguda durante a estação de escassez de junho-agosto de 2022. Neste contexto, o UNHAS continua a ser a única forma fiável e segura do pessoal e a carga humanitária chegarem às pessoas necessitadas em todo o país, incluindo em áreas remotas e de difícil acesso, uma vez que o acesso por via terrestre é dificultado por grandes distâncias, fracas infraestruturas rodoviárias, inundações e insegurança.

Desde janeiro de 2022, as operações da UNHAS na Guiné-Conacri e no Níger receberam financiamento da União Europeia (ECHO), França, Alemanha, Luxemburgo, Espanha, Suécia, Suíça, Reino Unido (FCDO) e dos Estados Unidos da América.

#                 #                   #

Criado em 2004, o UNHAS gerido pelo PAM é um serviço comum para toda a comunidade humanitária, operacional onde não existem opções aéreas viáveis. O serviço funciona atualmente em 22 operações e transporta até 400.000 passageiros em mais de 300 destinos regulares todos os anos, utilizando uma frota diversificada de aviões e helicópteros de asa fixa. Para além dos serviços regulares, a UNHAS também efetua evacuações médicas e deslocações de segurança mediante pedido.

O Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas é a maior organização humanitária do mundo, salvando vidas em situações de emergência e utilizando a assistência alimentar para construir um caminho para a paz, estabilidade e prosperidade das pessoas que se recuperam de conflitos, catástrofes e do impacto das alterações climáticas.

Siga nos no Twitter @WFP_Media @WFP_WAfrica @WFP_UNHAS @WFPLogistics

▪️ PM | REUNIÃO ORDINÁRIA SEMANAL DO CONSELHO DE MINISTROS ...1️⃣5️⃣ 0️⃣6️⃣ 2️⃣0️⃣2️⃣2️⃣✔

Aconteceu hoje sob a Presidência de Sua Excelência Senhor Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló a primeira reunião ordinária do Conselho de Ministros do Governo da iniciativa Presidencial.

Na parte delibertativa, o Conselho de Ministros   deliberou : Fim de exigência de testes RT-PCR para entrada na Guiné-Bissau, desde que o viajante esteja munido de comprovativo de vacinação completa.

Leia na íntegra o CCM.👇

#ChefiadogovernoGB2022 

#GCPM 

Nuno Gomes Nabiam- Primeiro Ministro da República da Guiné-Bissau