23 de junho de 2018

Futebolista senegalês que jogava em Portugal assassinado por comerciante

O jovem jogador, foi morto na cidade de Yoff, em Dakar.


Mamadou Lamine Ndoye, um jovem jogador de futebol, de nacionalidade senegalesa, foi morto esta quinta-feira, por um vendedor de artigos religiosos.

O incidente ocorreu em Yoff, Dakar, em frente a uma mesquita. O futebolista, a jogar profissionalmente em Portugal, foi esfaqueado pelo comerciante no pescoço, durante uma altercação e acabou por morrer no hospital.

Segundo testemunhas, citadas por um meio de comunicação local, o Dakaractu, Lamine Ndoye dirigiu-se ao estabelecimento do homem com o intuito de recolher um terço que tinha encomendado quando o incidente ocorreu.

O avançado jogou com o RS Yoff e o Dakar Sacré-Coeur e tinha sido eleito, em 2017, o melhor jogador senegalês, antes de vir para Portugal. Estava de férias e tinha regresso marcado para terras lusas no dia em que morreu.

O comerciante foi entretanto detido pelas autoridades.

NAOM


Explosão no Zimbabué em estádio onde discursava presidente

Uma explosão ocorreu hoje num estádio no Zimbabué onde discursava o presidente daquele país do sul de África, Emmerson Mnangagwa, noticiou o jornal público local, adiantando que o Presidente foi retirado do local sem ferimentos.


O porta-voz do Presidente, George Charamba, em declarações ao jornal Zimbabwe Herald, disse que Emmerson Mnangagwa está em segurança agora numa habitação estatal na cidade de Bulawayo, onde o presidente tinha feito o seu discurso sobre a eleição do próximo mês.

Bulawayo, a segunda maior cidade do Zimbábue, é tradicionalmente uma fortaleza da oposição.

A mesma fonte adiantou estarem em curso investigações e lembrou as "múltiplas tentativas" de atentados à vida do presidente, ao longo dos anos.

Emmerson Mnangagwa assumiu o poder em novembro, depois de o líder o seu ex-aliado, o antigo líder Robert Mugabe, ter renunciado sob pressão militar.

A votação de 30 de julho é a primeira sem Mugabe desde a independência em 1980.

Um dos vice-presidentes do Zimbabué ferido na explosão no sul


Um dos dois vice-presidentes do Zimbabué, Kembo Mohadi, foi ferido na explosão que abalou hoje um comício eleitoral no qual participava o presidente Emmerson Mnangagwa em Bulawayo (sul), informou a televisão nacional.


Dois responsáveis do partido no poder, União Nacional Africana do Zimbabwe - Frente Patriótica (ZANU-PF), também ficaram feridos na explosão, assim como três funcionários da televisão nacional (ZBC), adiantou.

Um jornal local disse que a explosão ocorreu num estádio onde o presidente tinha acabado de discursar. Mnangagwa foi retirado do local sem ferimentos.

A televisão estatal falou de "tentativa de assassinato" do presidente, que assumiu o poder em novembro, depois de o chefe de Estado e seu ex-aliado, Robert Mugabe, ter renunciado sob pressão militar.

Bulawayo, a segunda maior cidade do Zimbabué, é tradicionalmente um baluarte da oposição.


As eleições legislativas e presidenciais de 30 de julho são as primeiras organizadas desde a demissão de Mugabe, que dirigiu o Zimbabué desde a sua independência em 1980.


NAOM

Ajudar as mulheres nas tarefas domésticas aumenta o risco de divórcio

Um estudo realizado pelo  Instituto de Ciências Sociais Nova, na Noruega, concluiu que em famílias onde as tarefas domésticas são partilhadas, as hipóteses de divórcio aumentaram  50% em comparação com as famílias onde a maioria do trabalho de casa é realizado por mulheres.

Um dos autores do estudo, intitulado “Equality in the Home”, ou seja, “Igualdade em casa”, Thomas Hansen é enfático ao analisar os dados. “Quanto mais ajudar um homem na casa, maior o risco de divórcio”. Ele continua: “Casais modernos distribuem tarefas domésticas e têm uma percepção menor do casamento sagrado, nestes casais modernos, as mulheres muitas vezes são altamente qualificadas e têm empregos bem pagos, tornando-se menos dependentes economicamente dos seus maridos. Portanto, podem lidar mais facilmente com casos de divórcio”

A Noruega tem uma longa tradição de igualdade de género, e a educação dos filhos é compartilhada igualmente entre mães e pais em 70% dos casos, mas quando se trata de tarefas domésticas, as mulheres na Noruega ainda realizam a maior parte das tarefas. O estudo enfatizou que as mulheres  fazem isso por sua própria vontade estão “felizes” como as mulheres dos casais “modernos”.

Os dados mostram claramente que “quanto mais um homem faz em casa, maior a taxa de divórcio”, finalizou Hansen.

Lê o estudo na íntegra

Fonte: teste.desporto365.com

Marcelo Rebelo de Sousa já saiu do hospital e diz que "está tudo bem"

Presidente da República foi levado para o Hospital de Braga por precaução.

Marcelo Rebelo de Sousa sentiu-se mal este sábado numa visita ao santuário do Bom Jesus, em Braga. O Presidente da República terá pedido um copo de água, mas acabou por desfalecer. 

Vídeo mostra momento em que Marcelo desmaia e é transportado em braços Presidente desmaiou em Braga. 

Marcelo desmaiou à saída do santuário e foi levado em braços para o Hotel do Templo, próximo do local, para ser assistido. 


Uma fonte presidencial confirmou ao Jornal de Negócios que Marcelo Rebelo de Sousa sofreu uma "quebra de tensão provocada pelo calor excessivo". 

O INEM chegou ao local às 13h07 para assistir o Presidente. Assessor de comunicação afirma que o presidente está a "apanhar ar" e os médicos aconselharam ida de Marcelo ao Hospital de Braga por precaução onde serão feitos exames. 


À saída do hospital, por volta das 17h04, Marcelo Rebelo de Sousa revelou que "está tudo bem" e que se sente melhor. O Presidente da República diz que a razão da sua indisposição foi uma intoxicação alimentar aguda que resultou numa desidratação, que aliada à alta temperatura provocou uma quebra abrupta de tensão. "Quando estava a terminar a visita ao Santuário do Bom Jesus disse que não me estava a sentir bem e que a qualquer momento ia desmaiar. Ainda pedi àgua, mas já não deu tempo", afirmou em declarações aos jornalistas. 

Menos de uma semana depois da formalização da candidatura das Festas de São João de Braga a Património Cultural Imaterial, Marcelo Rebelo de Sousa tinha previsto passar hoje o dia na cidade, começando por visitar o Santuário do Bom Jesus do Monte ao final da manhã. 

O Presidente da República afirmou que não vai estar presente no São João de Braga, mas afirma "que fica para o ano". "Era um sonho o São João de Braga", disse Marcelo. 

Programa de Marcelo previsto para este fim de semana vai sofrer "adaptação" 


Nota da Presidência da República afirma que o Presidente "teve esta manhã uma ligeira indisposição". Na mesma nota é dito que o programa previsto para este fim de semana vai sofrer "uma adaptação". 

Este ajuste da agenda do presidente da República deverá comprometer a presença de Marcelo Rebelo de Sousa nas festividades do São João. O presidente tinha planeado inaugurar a estátua de São João na rotunda do Parque da Ponte, na bracarense avenida da Liberdade, deverá cancelar o evento como parte do ajuste de agenda já anunciado pela Presidência da República.


À saída do hospital, Marcelo confirmou que não vai continuar a visita hoje "por indicação médica", e que amanhã também não irá seguir o programa. O Presidente diz esperar estar em condições para retomar a agenda na próxima segunda-feira, uma vez que não pode "pôr em causa" a visita a Washington, marcada para terça-feira. 

Cavaco Silva desmaiou enquanto discursava na Guarda há quatro anos 
Cavaco Silva desmaiou a 10 de junho de 2014 enquanto discursava na tribuna na Guarda. O então Presidente da República estava presente nas comemorações do Dia de Portugal quando se sentiu mal. 

Na altura, foi imediatamente retirado pelos seguranças, pelo Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas e os ajudantes de campo do Exército e da Marinha para as traseiras da tribuna de honra onde foi assistido por volta das 10h40. 

cmjornal.pt

ÍNDIA - Menina de seis anos raptada, violada e mutilada em troca de um gelado

Homem seria um dos elementos do catering de um evento no qual a criança participava.


Uma criança de seis anos aceitou sair do casamento em que se encontrava na companhia dos pais, com um estranho, porque este lhe prometeu que lhe ia dar um gelado.

Imagens de videovigilância mostram a menina, com um vestido branco, a ir atrás do homem numa rua em Gwalior, na India, na quarta-feira à tarde.

O homem é visto, três horas depois, a regressar, mas sem a criança, noticia o Mirror.

A polícia revelou que a criança foi violada e depois sufocada até à morte. O seu rosto foi desfigurado, com recurso a uma pedra, para que esta ficasse irreconhecível.

Acredita-se que o criminoso será um elemento da equipa de catering do casamento, que entretanto já oi detido. 

NAOM

ONU promete mobilizar ajuda para eleições em novembro na Guiné-Bissau se a data for mantida

O novo representante do secretário-geral das Nações Unidas na Guiné-Bissau, o brasileiro José Viegas Filho, anunciou a mobilização internacional para apoiar financeiramente as eleições legislativas, previstas para novembro, caso seja mantida a data do escrutínio.


Na sua primeira grande entrevista à Lusa e RTP, desde que chegou a Bissau há três semanas, Viegas Filho disse sentir “uma conjuntura favorável” em relação à Guiné-Bissau, o que o levou a afirmar que a comunidade internacional está disposta a aumentar os apoios financeiros caso estes se justifiquem, a questão será, contudo, a manutenção da data de 18 de novembro para o escrutínio.

“Quando ganharmos suficiente demonstração de firmeza por parte dos partidos políticos, por parte das instituições deste país, o dinheiro certamente chegará para que nós tenhamos as eleições realizadas”, defendeu o representante do secretário-geral da ONU na Guiné-Bissau.

José Viegas Filho observou que “o problema do momento” são os equipamentos de registo de eleitores para os quais, disse, já existem contribuições da ONU, de países e de instituições internacionais. O diplomata afirmou ter confiança de que se for necessário os apoios serão aumentados nesse sentido.

O representante de António Guterres na Guiné-Bissau sublinhou igualmente ser “urgente encaminhar” o processo eleitoral e ainda uma demonstração de determinação das autoridades guineenses, da própria ONU e da comunidade internacional na vontade de realização de eleições legislativas na data prevista.

Com as eleições realizadas em novembro e com a estabilidade política recuperada, Viegas Filho acredita que estarão criadas todas as condições para que a Guiné-Bissau volte a receber, da comunidade internacional, uma nova ajuda financeira, “talvez tão intensa” como aquela anunciada, mas ainda não disponibilizada, no âmbito do programa Terra Ranka, disse.

Numa mesa redonda em março de 2015, realizada na Bélgica, a comunidade internacional prometeu 1,5 mil milhões dólares para financiar o programa de desenvolvimento da Guiné-Bissau, Terra Ranka.

Viegas Filho avisou que as esperanças atuais em relação às eleições legislativas, previstas para 18 de novembro, não podem ser defraudadas.

“Se estas esperanças não se confirmarem, em novembro, será extremamente difícil para mim provocar um apoio da comunidade internacional em favor deste país”, disse o diplomata da ONU.

24.sapo.pt

Presidente das Filipinas confessa que não gosta de nomear mulheres

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, confessou hoje que prefere não nomear mulheres para "cargos importantes"no Governo, uma vez que se sente incomodado em pedir que cumpram determinadas missões ou tarefas.

O controverso Chefe de Estado filipino exemplificou, dizendo que se sente “incomodado por pedir a uma mulher que vá de repente a Marawi”, cidade onde em 2017 se travou durante cinco meses uma sangrenta batalha entre o exército e partidários do movimento terrorista Estado Islâmico, comandados pelo grupo Maute.

“Pode pedir-se isso a uma mulher, forçá-la a essa situação?”, questionou o presidente filipino,durante uma sessão pública de discussão de novas tecnologias.

Duterte, que tem um largo registo de afirmações consideradas misóginas e sexistas, garante que prefere trabalhar com homens porque estes “podem receber uma avalanche de ordens sem se queixarem”.

O governante de 73 anos diz ainda que há certos cargos “mais adequados às mulheres”, como a pasta do Turismo.

No gabinete de Duterte têm assento cinco mulheres, nos departamentos de Turismo, Educação e Bem Estar Social e nas comissões contra a pobreza e dos muçulmanos.

Duterte esteve no centro de mais uma polémica no início de junho quando beijou nos lábios uma mulher da comunidade filipina de Seoul, Coreia do Sul.

Em fevereiro tinha também recomendado aos militares que “alvejassem a tiro as vaginas das guerrilheiras, para que estas não possam procriar.

24.sapo.pt

"Crises e oportunidades: jovens guineenses na vanguarda"

Por: SANTOS FERNANDES

De 2012 à 2018, o nosso país experimentou crises político-militares que afetaram, sobremaneira, o seu tecido social e económico.

No epicentro dessas peripécias políticas, de um lado, o partido libertador - PAIGC - vem ganhando eleições, umas atrás de outras, e, por outro lado, o PAIGC vai acumulando "intrigas", "fricções" e "traições", ao longo de mais de quatro décadas a esta parte. Ele não tem conseguido cumprir o "programa maior", por várias razões e, sobretudo, por "culpa própria".

Porém, se é verdade que a nossa classe politica é o reflexo do dirigismo político-partidário do PAIGC na atmosfera política guineense, também, não é menos verdade que a luta entre facções no seio do PAIGC acaba afetando o tecido social e político guineenses, minando, deste modo, o consenso mínimo que se quer presente na sociedade guineense, na medida em que trata-se da principal "formação política" ao nível nacional.

Ora, em face ao constante embroglio político guineense, no qual o PAIGC vai ganhando as eleições atrás de eleições, contudo, este partido não consegue governar a si mesmo, não consegue gerir os seus problemas internos e, muito menos, consegue gerir positivamente o país como um todo.

Não menos importante, os jovens, tristemente, não têm sido "achados" e, muito menos, "tidos" em linha de consideração, pelo menos, do ponto de vista estratégico e sustentado, em todo esse processo.

Em consequência desta prática, verifica-se, cada vez mais, a vulnerabilidade e a dependência dos jovens face ao processo político, por quanto são, frequentemente, instrumentalizados, banalizados e, digamos assim, colocados, pura e simplesmente, nas estruturas "subalternas" da esfera de decisão, como meros assistentes dos líderes políticos.

À título de exemplo, esta semana, o PM, Aristides Gomes, apresentou o programa do seu governo de "consenso", no hemiciclo, sem uma prévia auscultação dos anseios e das perspectivas das estruturas representativas da camada juvenil, nomeadamente CNJ e RENAJ, não obstante, o mandato deste governo se cirscuncrever à realização das eleições legislativas previstas para o mês de novembro próximo.

À meu ver, eis as razões fundamentais, às quais essas "crises" de LIDERANÇAS, quer sejam no PAIGC e noutras formações político-partidárias, quer sejam ao nível do Estado, se possam traduzir em "oportunidades" concretas e objectivas para uma participação mais activa e efectiva dos jovens no processo político-eleitoral que se avizinha.

Por conseguinte, em jeito duma simples chamada de atenção, espera-se que os jovens guineenses assumam, efectivamente, o protagonismo nessas eleições à seu favor.

Que os jovens guineenses, ávidos por um futuro mais próspero, não troquem seus preciosos votos por banalidades como: "t-shirts",(camisolas), piqueniques, prendas, etc.

Apenas uma opinião!

Bissau, 22/6/2018
Santos Fernandes

Fonte: Braima Darame

BCEAO DIZ QUE O SISTEMA BANCÁRIO GUINEENSE ESTÁ PORTAR-SE BEM

O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) garantiu hoje, 22 de Junho 2018, que o sistema bancário guineense está a portar-se bem. Avaliação foi anunciada durante um encontro entre a direção do  BCEAO e os bancos comerciais do país.

O encontro enquadra-se no cumprimento do calendário das reuniões trimestrais que visam debater assuntos candentes desse setor e adotar medidas de acompanhamento para suprir as dificuldades que o sistema bancário enfrenta.

No final da reunião, o Conselheiro da Diretora Nacional do BCEAO, Filomeno Lobo de Pina, contou que um dos assuntos de atualidade económica abordada é retivamente à campanha de comercialização de caju, assegurando que o sistema bancário da Guiné-Bissau está a portar-se bem e tem acompanhado na medida de possível a economia.

Na reunião, segundo Filomeno Lobo de Pina, para além de discussão relativa às outras vias possíveis que permitam o sistema bancário ser mais interventivo a  nível no financiamento das economias, foi também o entendimento dos bancos que o BCEAO tem acompanhado regularmente o sistema bancário nacional, enfatizando novos dispositivos adotados a nível da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) que permitam os bancos terem outros mecanismos de financiamento à economia.

BCEAO criou um novo mecanismo chamado Bureau de Informação de Crédito que permite ter uma visibilidade do empresariado que recorre ao seu crédito.

“Bureau de Informação de Crédito permite os bancos saber se o indivíduo não tem dívidas com outros bancos, se não tem dívidas da taxa do telefone, paga os impostos, ou seja, se a pessoa está dentro dos parâmetros estabelecidos”, explica Lobo de Pina, quando respondia à situação dos créditos mal parados nos bancos comerciais.

O vice-presidente da Associação Profissional dos Bancos, Amadou Allaye Sankaré, disse que os bancos comerciais do país estão a portar-se bem, enaltecendo a importância desses encontros trimestrais com o BCEAO para analisar a situação económica e financeira dos bancos.

Por: Sene CAMARÁ

OdemocrataGB

DEPUTADOS APROVAM ORÇAMENTO GERAL DO ESTADO NA GENERALIDADE

Os deputados da Guiné-Bissau votaram por unanimidade o Orçamento Geral do Estado do Governo liderado por Aristides Gomes para o ano económico 2018, estimado em duzentos e doze bilhões trezentos e trinta e um milhões [cerca de 324 milhões de euros].

A previsão das receitas globais para o ano de 2018 registaram um aumento em cerca de 23% em relação ao ano de 2017. O déficit orçamental é de 68.548 milhões de francos CFA. A sua cobertura fica agora sob responsabilidade do Governo, através do Ministério da Economia e Finanças, autorizado a contrair empréstimos necessários junto das instituições financeiras e de outros mercados financeiros.

O orçamento vai vigorar até as eleições legislativas de 18 de Novembro de 2018, mas, ontem, 21 de Junho, no primeiro dia de apresentação do instrumento que depois ficou inconclusivo, o primeiro-ministro minimizou a questão de quem leva ou não o maior bolo orçamental. O chefe de governo disse aos jornalistas que não era relevante, contudo, fez referência a dois setores sociais (educação e saúde). Por exemplo, o setor da  educação deverá beneficiar de 10%, enquanto o da saúde absorve 7%, dos 212 331 milhões FCFA apresentados aos deputados.

Um dos dois instrumentos que legitimam a governação de um Executivo foi discutido dois dias consecutivos (quinta e sextas-feiras) e, finalmente, aceite na generalidade pelos 90 dos 102 parlamentares presentes na sessão desta sexta-feira, 22 de Junho de 2018.

Segundo o documento consultado pelo Jornal O Democrata, prevê-se como fonte de  receitas de OGB, as alfândegas 50% (contra 52 executados em 2017), impostos com 34% (contra 32% executados em 2017), pescas com 6% e outras receitas que atinge a 10% devido a contabilização de venda de madeira confiscada.

Depois da votação, Aristides Gomes afirma que o orçamento apresentado é “exequível”.

“É um orçamento exequível, porque estava a ser executado. É uma luz verde para continuarmos a trabalhar na mesma linha”, realça, indicando que o seu governo vai continuar a trabalhar, reformando a instituições de cobranças de receitas para contornar as lacunas que existem no documento.

CALIFA SEIDE AFIRMA QUE ORÇAMENTO APRESENTADO  É EXEQUÍVEL

Califa Seide, líder da bancada parlamentar do PAIGC, afirma que o seu grupo decidiu votar favoravelmente o orçamento porque é “exequível”,  se trata de um orçamento de apenas um ano e que por sinal uma parte já tinha sido executada.

SERTÓRIO BIOTE: “VOTAÇÃO DO ORÇAMENTO É REFLEXO DE ANÁLISE PROFUNDA DAS DUAS BANCADAS”

Por sua vez, o líder da bancada para lamentar do Partido da Renovação Social, Sertório Biote, justifica que a votação do documento é resultado de uma análise profunda das duas bancadas parlamentares maioritárias (PAIGC e PRS) fundamentada nos termos das indicações do Acordo de Conacri, “portanto é exequível”.

“O governo já tem dois instrumentos fundamentais de governação para poder cumprir com a sua nobre missão, organizar as eleições no dia 18 de Novembro”, refere Sertório Biote.

Concluída a fase de legitimação, a partir da próxima semana todos os ministros voltam à ANP, em função das comissões especializadas de diferentes áreas, para iniciar os trabalhos da lei do orçamento, já aprovada. 

Por: Filomeno Sambú

OdemocrataGB