2 de outubro de 2022

BRASIL: Bolsonaro lidera intenções de voto (com 2% das urnas apuradas)

© Lusa

Por LUSA  02/10/22 

O candidato Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto nas eleições presidenciais, com 48,37% dos votos, seguido de 41,37% de votos de Lula da Silva, quando estão contados 1,08% dos votos válidos.

Depois, bem mais atrás, está Simone Tebet, com 5,22%, e Ciro Gomes, com 3,64%, que também concorrem às eleições presidenciais no maior país lusófono.

Os primeiros números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começaram a ser divulgados assim que as urnas fecharam, e revelam ainda apenas 1% dos votos já contabilizados, pelo que são apenas uma primeira indicação.

As urnas de voto fecharam hoje às 17h00 (21h00 em Lisboa) no Brasil, numas eleições gerais altamente polarizadas entre o Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, e o ex-chefe de Estado Lula da Silva.

Em Lisboa, as urnas fecharam pelas 20g00, após o encerramento ser prolongado devido à forte afluência.

No Brasil, a votação pode continuar em mesas de voto onde ainda haja pessoas na fila para votar depois da hora de encerramento.


Leia Também: Brasil. Notícia retirada abre debate sobre 'censura' em dia eleitoral

IIº Congresso do MADEM-G15, Apresentação das Resolução finais

 Radio TV Bantaba

Primeira declaração do Braima Camara à Imprensa após a sua reeleição ao coordenador nacional do MADEM-G15



 Radio TV Bantaba 

GUINÉ-BISSAU: Encerramento IIº Congresso do Movimento para Alternância Democrática, Braima Camará reeleito Coordenador nacional do MADEM-G15 para um mandato de quatro anos.

Radio TV Bantaba 

Leia Também:

Por LUSA  02/10/22

O coordenador nacional do Movimento para a Alternância Democrática da Guiné-Bissau (Madem-G15) afirmou, este domingo, que a "hora da mudança chegou" e apelou aos militantes para trabalharem para que o partido vença as eleições legislativas de 18 dezembro.

"Lanço um grande apelo a todos os congressistas e todos os militantes do partido para que cada um de nós passe a mensagem no seu bairro ou tabanca, setor e região, de que chegou a hora da mudança e que o Madem-G15 conta com cada guineense para contribuir para a alternância democrática e dar a vitória ao Madem-G15 nas próximas eleições legislativas de 18 de dezembro", disse Braima Camará.

O coordenador nacional do Madem-G15 discursava na sessão de encerramento do segundo congresso do partido, que decorreu entre sexta-feira e hoje e ficou marcado pela morte do presidente honorário Luís Oliveira Sanca.

Braima Camará explicou que o Madem-G15 precisa de vencer para concertar o país, para que seja uma "terra boa para todos os seus filhos".

"Essa é a razão fundamental da existência do Madem-G15 e isso explica a razão da adesão incondicional dos filhos da Guiné-Bissau nas estruturas do partido, porque há uma vontade de mudar a Guiné-Bissau, Madem-G15 encarnou essa vontade e por assume a responsabilidade de conduzir os destinos desta terra nos próximos anos", afirmou Braima Camará, que foi este domingo reeleito coordenador nacional por mais quatro anos.

Dedicado ao tema "Consolidar o partido, promover a unidade nacional e desenvolver a Guiné-Bissau", o congresso, que termina este domingo, reuniu mais de dois mil delegados em Gardete, nos arredores de Bissau, desde sexta-feira, para escolher a sua nova liderança e definir estratégia para as legislativas antecipadas, marcadas para 18 de dezembro.

Braima Camará, que liderou o partido desde a sua criação, em 2018, e que conseguiu ser o segundo mais votado nas legislativas de 2019, foi o único a anunciar oficialmente a sua candidatura.

BURKINA FASO: Líder da Junta de Burkina-Faso apresenta finalmente a demissão após golpe

© Lusa

Por LUSA  02/10/22 

O líder da Junta Militar em Burkina-Faso, Paul-Henri Sandaogo Damiba, apresentou finalmente a sua demissão, depois de ter recusado a renúncia na sequência do golpe de Estado da passada sexta-feira.

Ouagadougou, 02 out 2022 (Lusa) -- O líder da Junta Militar em Burkina-Faso, Paul-Henri Sandaogo Damiba, apresentou finalmente a sua demissão, depois de ter recusado a renúncia na sequência do golpe de Estado da passada sexta-feira.

A saída de Damiba fora exigida na capital, Ouagadougou, por centenas de manifestantes que se pronunciaram a favor da chegada do poder do capitão Ibrahim Traoré, que se autoproclamou novo líder da Junta Militar.

Após a mediação entre os dois rivais, conseguida por líderes religiosos e comunitários, "o próprio Presidente Paul-Henri Sandaogo Damiba propôs a sua renúncia, para evitar confrontos com graves consequências humanas e materiais", pode ler-se num comunicado de imprensa assinada por várias figuras relevantes do Burkina-Faso.

Em Ouagadougou, a tensão tem sido elevada, desde que soldados liderados por Traoré anunciaram a deposição da Junta Militar, mas Damiba começou por recusar apresentar a sua renúncia.

No sábado, Damiba pediu aos autores do golpe de Estado para "evitar uma guerra fratricida, de que o Burkina Faso não precisa", alegando os problemas associados a atos de violência 'jihadista' que assola o país desde 2015.

Num comunicado de imprensa este domingo divulgado pelos militares pró-Traoré, informa-se que o capitão passa, desde este dia, a ser "responsável pelo tratamento dos assuntos atuais, até à tomada de posse do Presidente que venha a ser designado pelas forças vivas da nação".

O comunicado não indica a data para essas eleições.

Num discurso proferido perante cerca de 30 diretores de diversos ministérios, Traoré pediu desculpas pelo incómodo provocado em Ouagadougou pelos soldados por si liderados, nas últimas horas.

"Aconteceu porque algumas coisas não estavam a funcionar bem", explicou o novo líder da Junta Militar.

Algumas dezenas de manifestantes apoiando Ibrahim Traoré reuniram-se no exterior da Embaixada francesa em Ouagadougou, incendiando barreiras de proteção e atirando pedras para dentro do edifício diplomático, onde se posicionavam militares franceses.

Num comunicado de imprensa lido por um dos seus familiares, Traoré, que estava ao seu lado, pediu aos manifestantes para que evitem "qualquer acto de violência e vandalismo (...) contra a Embaixada francesa ou contra a base militar francesa" em Ouagadougou.

Esta reação popular deve-se ao facto de muitos manifestantes pedirem a saída de Damiba, mas também o fim da presença militar francesa no Sahel, bem como da cooperação militar com a Rússia.

A influência de Moscovo tem crescido em vários países africanos de língua francesa nos últimos anos, particularmente no Mali e na República Centro-Africana.

O tenente-coronel Damiba, agora oficialmente deposto, também chegou ao poder, em janeiro, num golpe de Estado que derrubou o Presidente Roch Marc Christian Kaboré, acusado de ineficácia no combate à violência 'jihadista'.


Leia Também: Burkina Faso. Líder da junta deposta abandona o país com destino ao Togo

Guiné-Bissau: Ex-presidente nomeado presidente honorário do Madem-G15

Por LUSA  02/10/22 

O antigo chefe de Estado da Guiné-Bissau José Mário Vaz foi, este domingo, nomeado presidente honorário do Movimento para a Alternância Democrática (Madem-G15), no terceiro e último dia do congresso daquele partido.

Sob proposta do coordenador nacional do partido, Braima Camará, também este domingo reeleito para um segundo mandato no cargo, a maioria dos delegados votou para que José Mário Vaz ocupe a presidência interina do partido, depois do falecimento de Luís Oliveira Sanca.

Luís de Oliveira Sanca, antigo combatente pela independência da Guiné-Bissau, signatários dos acordos de Argel e de Londres, morreu este domingo, em Bissau.

José Mário Vaz estava afastado da política desde que terminou o seu mandato como presidente da Guiné-Bissau, mas a semana passada juntou-se às fileiras do Madem-G15, tendo recebido quinta-feira o seu cartão de militante.

Os delegados elegeram também os oito vice-coordenadores do partido, nomeadamente Satu Camará Pinto, Marciano Silva Barbeiro, Júlio Baldé, Soares Sambu, Aristides Ocante da Silva, Maria Evarista de Sousa, Fidélis Forbes e Domenico Sanca, e o conselho nacional, que será coordenador por Abdu Mané.

Os congressistas aprovaram também a atribuição de um diploma de mérito ao atual presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, que participou na cerimónia de abertura do congresso na sexta-feira.

Dedicado ao tema "Consolidar o partido, promover a unidade nacional e desenvolver a Guiné-Bissau", o congresso, que termina este domingo, reuniu mais de dois mil delegados em Gardete, nos arredores de Bissau, desde sexta-feira, para escolher a sua nova liderança e definir estratégia para as legislativas antecipadas, marcadas para 18 de dezembro.

Braima Camará, que liderou o partido desde a sua criação, em 2018, e que conseguiu ser o segundo mais votado nas legislativas de 2019, foi o único a anunciar oficialmente a sua candidatura.


Veja Também: Intervenção do José Mário Vaz, Ex-Presidente da República, e Presidente de Honra do MADEM-G15.

GUERRA NA UCRÂNIA: "Arma do Apocalipse". NATO lança alerta por movimentações de submarino... Teme-se que a missão do Belgorod seja testar, pela primeira vez, o míssil Poseidon.

© Getty Images

Notícias ao Minuto  02/10/22 

Um relatório da inteligência da NATO lançou o alarme aos Aliados. O submarino nuclear russo Belgorod, que entrou em operação no passado mês de julho, 'mergulhou' nos mares do Ártico, avança o jornal italiano La Repubblica. Teme-se que a missão seja testar, pela primeira vez, o míssil Poseidon, conhecido como "arma do Apocalipse". 

De recordar que o líder da República russa da Chechénia, Ramzan Kadyrov, defendeu, no sábado, o recurso a "armas nucleares de baixa potência" por parte da Rússia, para reforçar os esforços de invasão da Ucrânia.

"Na minha opinião, medidas mais drásticas devem ser tomadas, incluindo a declaração de lei marcial nas áreas de fronteira e o uso de armas nucleares de baixa potência", disse Kadyrov, numa mensagem na rede social Telegram, onde condenou o "nepotismo" no seio do exército russo.

A ofensiva militar lançada a 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia causou já a fuga de mais de 13 milhões de pessoas - mais de seis milhões de deslocados internos e mais de 7,4 milhões para os países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU, que classifica esta crise de refugiados como a pior na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

A invasão russa - justificada pelo Presidente russo, Vladimir Putin, com a necessidade de "desnazificar" e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia - foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que tem respondido com envio de armamento para a Ucrânia e imposição à Rússia de sanções políticas e económicas.

GUERRA NA UCRÂNIA: Tribunal Constitucional russo valida anexação de territórios ucranianos

© Getty Images

Por LUSA  02/10/22  

O Tribunal Constitucional da Rússia validou hoje os tratados de anexação de quatro territórios ucranianos assinados pelo Presidente Vladimir Putin, permitindo que o parlamento (Duma) inicie, na segunda-feira, o processo de alteração da Constituição.

O tribunal reconheceu que os tratados assinados entre Putin e os líderes separatistas de Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia estão em "conformidade com a Constituição da Federação Russa", segundo um comunicado citado pela agência francesa AFP.

Os juízes declaram que consideram constitucional a incorporação destas regiões orientais e meridionais da Ucrânia na Federação Russa e a criação de quatro novas entidades federais no seu seio.

O presidente do Tribunal Constitucional, Valeri Zorkin, presidiu à reunião em São Petersburgo, na qual foi considerado o pedido apresentado por Putin na madrugada de sábado, de acordo com a agência espanhola EFE.

Zorkin foi um dos convidados na cerimónia de assinatura do tratado no Salão de S. Jorge do Kremlin (Presidência), em Moscovo.

A anexação dos quatro territórios pela Rússia, que se segue à da Crimeia, em 2014, foi rejeitada e condenada pela Ucrânia, as Nações Unidas e a generalidade da comunidade internacional.

O presidente da Duma, Vyacheslav Volodin, anunciou hoje que os deputados se vão reunir na segunda-feira, para discutir as emendas constitucionais relacionadas com a integração dos territórios anexados.

"Na segunda-feira, iremos considerar as emendas às leis constitucionais, bem como a ratificação dos tratados internacionais que foram assinados", disse Volodin, citado pela agência oficial russa TASS.

Volodin disse que a Duma está empenhada na criação rápida das condições para que cada cidadão que vive nos territórios anexados "se sinta protegido, esteja num único campo jurídico do ponto de vista da proteção social, do sistema financeiro e do espaço económico".

Putin está a seguir as mesmas medidas que tomou quando a Rússia anexou a Crimeia, há oito anos, que também foi integrada na Federação Russa após um referendo realizado sob ocupação militar.

Na altura, o Tribunal Constitucional deu também luz verde para a anexação, tal como as duas câmaras do parlamento russo (Duma e Senado).

Ao discursar no Kremlin na sexta-feira, Putin disse que os quatro territórios ucranianos foram separados da Rússia pela desintegração da União Soviética, em 1991, um acontecimento que considerou uma tragédia imposta sem consulta à população.

Disse que foi a Rússia que criou a Ucrânia moderna ao ceder territórios historicamente ligados a Moscovo, e que é agora correto que voltem à pátria russa.

Segundo peritos citados pela EFE, a anexação destes territórios parcialmente ocupados pelo exército russo exigirá a reforma da Constituição, que foi alterada há dois anos, num controverso referendo, para permitir a permanência de Putin no poder até 2036.

Foi também introduzida então uma cláusula que proíbe o chefe de Estado de ceder territórios pertencentes à Federação Russa a outro país.

A anexação obrigará a uma emenda ao Artigo 65 da Constituição, para que as atuais 85 entidades federais passem a ser 89.

Todo este processo decorre no quadro de uma guerra na Ucrânia, que a Rússia invadiu em 24 de fevereiro deste ano.


Leia Também: Nove presidentes de ex-países comunistas da Europa solidários com Kyiv

Novos coordenadores eleitos do Movimento para Alternância Democrática MADEM-G15.

Fidelis Forbs e Domínica Sanca é surpresa nos novos vices Coordenadores do Madem-G15 

Ainda entrou, Júlio Balde terceiro-vice e continuou os que estavam entre eles, destaque de Adja Satu Camara como primeiro-vice, marciano Silva Barbeiro segundo, Soares Sambu quarto, Aristides Ocante Quinto e Avarista de Sousa sexto!

1 - Satu Camara, 2 - Marciano Silva Barbeiro, 3 - Júlio Mamadu Balde, 4 - Soares Sambu, 5 - Aristides Ocante, 6 - Maria Evarista, 7 - Fidélis Forbes, 8 - Doménico Sanca

 Estamos a Trabalhar /Movimento para Alternância Democrática - MADEM G15

RIP: Faleceu Combatente da liberdade da pátria e alto dirigente de Madem-G15, Camarada Luís Oliveira Sanca / NOTA DE PESAR


Braima CamaráEstamos a Trabalhar

Braima Camará : Fui reeleito Coordenador nacional do MADEM-G15 para mais quatro anos de mandato, com 2168 votos.


A festa da democracia aconteceu e, assim será enquanto me confiarem a liderança deste grande partido.

Recebo de braços abertos todos e todas que depositaram confiança na moção por mim apresentada.

Tudo farei para a união e coesão do MADEM-G15 e da Guiné-Bissau, almejando a mesma confiança clara e convicta nos resultados do escrutínio de 18 de dezembro de 2020.

Obrigado pela vossa confiança.

Bem Haja! 

Juntos, somos mais fortes. 

#HoraTchiga

Braima Camará 


Veja Também:

  • IIº Congresso do MADEM-G15,  Apresentação e Votação de outros Órgãos . Vice- Coordenadores, Conselho Nacional, Comissão Política Nacional e Conselho de Direito.


  • Anúncio oficial do Resultado  de Votação do IIº Congresso do Movimento pela Alternância Democrática, MADEM-G15.


  • MADEM G-15: Resultado de votação II Congresso


Papa pede a Putin para parar "espiral de violência e morte" na Ucrânia

© Lusa

Por LUSA  02/10/22 

O papa Francisco dirigiu-se hoje ao Presidente da Rússia, Vladimir Putin, para pedir que pare a "espiral de violência e morte" na Ucrânia, expressando a sua preocupação com o risco de uma escalada nuclear.

"O meu apelo é dirigido sobretudo ao Presidente da Federação Russa, implorando-lhe que pare, também por amor ao seu povo, esta espiral de violência e morte", disse Francisco na celebração do Angelus, na Praça de São Pedro, dirigindo-se pela primeira vez em público a Putin, sem citar o seu nome.

Francisco pediu também ao mundo para recorrer a "instrumentos diplomáticos" para pôr fim a este conflito "grave, devastador e ameaçador", além de encorajar o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a "estar aberto a sérias propostas de paz".

O papa, que falava da janela do Palácio Apostólico, falou ainda da "profunda dor" causada pelos "rios de sangue e lágrimas testemunhados nestes meses, os milhares de vítimas, principalmente crianças e as muitas destruições que deixaram desabrigadas muitas pessoas e famílias e ameaçam vastos territórios com frio e fome".

Além disso, questionou o facto de a humanidade se encontrar novamente "diante da ameaça atómica", que disse ser um "absurdo".

O papa pediu para que seja alcançado "um cessar-fogo imediato", que "se calem as armas e se busquem condições para iniciar negociações capazes de levar a soluções não impostas pela força, mas acordadas, justas e estáveis".

Estas, realçou, "devem basear-se no respeito pelo sacrossanto valor da vida humana, a soberania e integridade territorial de cada país, bem como pelos direitos das minorias e pelas suas legítimas preocupações".

Francisco também lamentou "a grave situação criada nos últimos dias com novas ações contrárias aos princípios do direito internacional", numa referência à anexação russa de quatro regiões ucranianas, que o papa não nomeou.

Essas ações "aumentam o risco de uma escalada nuclear a ponto de temer consequências incontroláveis e catastróficas em todo o mundo", disse.

O apelo do papa, além de dirigido a Putin e Zelensky, também se dirigiu a "todos os protagonistas da vida internacional" para que "façam todo o possível para acabar com a guerra em curso" para não serem arrastados para "escaladas perigosas" e "promoverem e apoiarem" iniciativas de diálogo.

"Por favor, vamos fazer com que as novas gerações respirem o ar saudável da paz, não o ar poluído da guerra, que é uma loucura. Após sete meses de hostilidades, que todos os instrumentos diplomáticos sejam usados, incluindo os que eventualmente até agora não foram usados, para acabar com esta enorme tragédia", salientou.

Francisco sempre mostrou preocupação com a guerra na Ucrânia, chegando a ponderar uma viagem a este país, e agora decidiu dedicar o Angelus a refletir sobre este problema, algo que raramente acontece, sendo que a última vez que ocorreu em 2013 para pedir a paz na Síria.

Revista polaca 'usa' aquecedor para comparar Putin a Hitler... Poderosa capa da wprost está a fazer furor. Surge na semana em que foram reveladas fugas nos gasodutos Nord Stream 1 e 2.

© Reuters

Notícias ao Minuto  02/10/22 

A (poderosa) capa da revista polaca wprost está a tornar-se famosa. Nesta, é possível percecionar uma comparação entre Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Adolf Hitler, o líder nazi. A ideia central? Um aquecedor. 

Na imagem vê-se Putin com um bigode semelhante ao que Hitler usava como 'imagem de marca'. Mas, em vez de um normal bigode, a wprost 'usou' o desenho de um aquecedor na face do líder russo. Isto porque, entenda-se, a 'guerra do gás' tem sido por este usada como trunfo contra o Ocidente. 

A comparação surge na semana em que foram reveladas fugas nos gasodutos Nord Stream 1 e 2. Explosões submarinas de alta potência danificaram-nos, provocando fuga de metano.

Na sexta-feira, recorde-se, Washington e Moscovo acusaram-se mutuamente pela tentativa de sabotar os gasodutos construídos pela Rússia. Os confrontos entre os dois países prolongaram-se durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, em Nova Iorque, que fora convocada pela Rússia para discutir os problemas nos gasodutos.

O Presidente russo, Vladimir Putin, apontou o dedo ao Ocidente, denunciando a tentativa de "destruir a infraestrutura energética" que alimenta a Europa central. Em Washington, a Casa Branca rejeitou as alegações de Putin sobre o oleoduto, lançando suspeitas sobre as intenções russas de "disseminar desinformação e mentiras".

Os ataques aos oleodutos levaram as empresas de energia e os governos europeus a reforçar a segurança em torno desta infraestrutura energética.

II° Congresso Ordinário do MADEM-G15 - Discurso de apresentação da moção de estratégia global para o MADEM-G15

@Radio TV Bantaba  Oct 2, 2022

... Ficheiro PDF... Aqui ...👈