sábado, 28 de julho de 2018

PORQUÊ É QUE DEVERIA SER ILEGALIZADO O PAIGC?


Fonte: Estamos a Trabalhar

Independentemente do grau da responsabilidade criminosa que pudesse atingir cada um de seus dirigentes tanto Nino Vieira, como CADOGO e DSP pela comissão de factos delictivos, PAIGC como pessoa jurídica é penalmente responsável de forma direta de todos os crimes cometidos pelos seus líderes durante os últimos 55 anos no nosso país. isto é, durante a luta armada e pós-independência. 

PAIGC tem feito do crime uma prática habitual, estrutural, dirigida a sua própria sobrevivência. Não nos encontramos só ante casos isolados de enriquecimento pessoal mediante a espoliação do dinheiro público, senão de desvio desse dinheiro para sustentar, a actividade partidária e, mais concretamente, as campanhas eleitorais. 

Colocando-se desse modo numa situação de mordomia que lhe permite adulterar os resultados eleitorais para continuar com a sua saga delituosa. Por isso resulta imprescindível a actuação da justiça guineense pela ilegalização do PAIGC, para evitar a consolidação deste modelo de espécimes mafiosos no nosso país.

ESTAMOS A TRABALHAR

Einstein estava certo... outra vez

Pela primeira vez um buraco negro, o que existe no centro da nossa galáxia, ajudou a confirmar a teoria da relatividade geral de Einstein


As observações que confirmam a teoria da relatividade geral de Einstein têm-se sucedido a bom ritmo, e agora aconteceu de novo, graças aos maiores telescópios do mundo, os VLT, do ESO, o European Southern Observatory. Nesta história, o protagonista é o imenso buraco negro que habita o coração da Via Láctea - a nossa galáxia.


Os resultados, anunciados hoje pelo ESO, culminam um trabalho de 26 anos a observar o centro da galáxia, que dista 26 mil anos-luz da Terra, e que alberga um "monstro" com uma massa quatro milhões de vezes superior à do Sol.

Foi ao observar uma estrela, a S2, que gravita a velocidades vertiginosas, juntamente com algumas outras, na proximidade deste buraco negro, que os astrofísicos observaram os resultados que confirmam a teoria do mais famoso físico do século XX.

Os telescópios VLT, no Chile© ESO

De acordo com a teoria da relatividade geral de Einstein, os objectos luminosos que passam junto a um campo gravitacional muito intenso sofrem um fenómeno conhecido por desvio para o vermelho gravitacional. De forma simples, a onda luminosa sofre uma espécie de alongamento, com uma alteração na parte vermelha do espectro, ao sair da esfera de influência desse campo gravitacional.

  • Preparámo-nos intensamente para este momento. Queríamos aproveitar esta oportunidade única de observar os efeitos da relatividade geral na luz da estrela

Foi exatamente esse fenómeno que a equipa internacional de astrofísicos liderada por Reinhard Genzel of the Max Planck Institute for Extraterrestrial Physics, na Alemanha, observou, apontando os VLT à estrela S2. Os cientistas já tinham observado antes esta estrela, mas não conseguiram confirmar na altura aquele efeito de desvio para o vermelho.

"Esta foi a segunda vez que observámos a passagem da S2 junto ao buraco negro no centro da nossa galáxia, mas desta vez tínhamos muito melhor instrumentação e conseguimos observar a estrela com uma resolução sem precedentes", explica Reinhard Genzel. E sublinha: "Preparámo-nos intensamente para este momento desde há anos, uma vez que queríamos aproveitar esta oportunidade única de observar os efeitos da relatividade geral na luz da estrela".

A oportunidade foi bem aproveitada. Mais de cem anos depois de Einstein ter publicado a sua teoria da relatividade geral, ela continua a ser confirmada pelos trabalhos dos cientistas de hoje.

dn.pt

Cooperação portuguesa em Bissau ajuda angariar sangue para hospitais guineenses

Funcionários da cooperação portuguesa na Guiné-Bissau participaram hoje numa campanha de recolha voluntária de sangue para hospitais e clínicas de Bissau, uma iniciativa considerada "nobre e importante" pelo presidente da associação de dadores de sangue, Gentil da Silva.

Foto: António Cotrim

Até ao meio da tarde, tinham sido recolhidas cerca de 12 bolsas de sangue, que foram entregues ao hospital Simão Mendes, principal unidade médica da Guiné-Bissau.

A meta é atingir, pelo menos, 50 bolsas de sangue, indicou Gentil da Silva.

O centro cultural português de Bissau (CCP), que funciona ao lado do consulado e embaixadas lusas, que normalmente recebe conferências e iniciativas culturais, era hoje uma espécie de clínica com enfermeiros, aparelhos médicos e várias pessoas a darem assistência aos dadores voluntários que iam chegando para dar sangue.

Mesmo com uma intensa chuva que caiu sobre Bissau, às 08:00 (09:00 em Lisboa) alguns dadores já se encontravam no local prontos para dar sangue, mas sem antes serem submetidos a testes rápidos ao sangue, pesados e analisados a pressão arterial.

A Lusa constatou que responderam ao apelo cidadãos guineenses e estrangeiros.

Paula Costa, da cooperação portuguesa, disse à Lusa que a iniciativa "é uma resposta prática" ao pedido de apoio da associação guineense de dadores voluntários de sangue, que se vê em dificuldades para angariar mais associados.

Juntaram-se à inédita iniciativa que a cooperação portuguesa tem publicitado nas rádios de Bissau e nas redes sociais, o gabinete de utentes e diversos técnicos do Simão Mendes, a AIDA (uma ONG espanhola), o instituto Marques Vale Flôr e a União Europeia.

A margem da recolha de sangue vai ter lugar ainda hoje no CPP uma palestra sobre a importância da dádiva voluntaria de sangue, indicou Paula Costa, "para mostrar as pessoas que o gesto é importante, ao passo que vender sangue é crime", frisou.

O presidente da associação guineense de dadores voluntários de sangue disse que não tem palavras para agradecer a resposta da cooperação portuguesa, dada aflição que tem sido para sua organização arranjar dadores.

Segundo Gentil da Silva, só o hospital Simão Mendes recebe diariamente 20 pedidos de sangue, quando, só tem cinco dadores voluntários por dia.

A associação criada em 2005 e presidida por Gentil da Silva conta com 650 associados "mas são poucos os que aparecem para dar sangue", lamenta o responsável para lembrar que a Organização Mundial da Saúde (OMS), recomenda que um terço da população de cada país devia doar sangue.

Gentil da Silva adiantou que o sangue que vai ser recolhida na campanha patrocinada pela cooperação portuguesa servirá para atender as gravidas, crianças e idosos do Simão Mendes, centros de saúde e clínicas de Bissau.

Por Lusa

Não existe vulva “normal”: estudo

Obra de arte “The Great Wall Of Vagina”, criada pelo artista Jamie McCartney

Um novo estudo conduzido por uma equipe de pesquisadores do Lucerne Cantonal Hospital, na Suíça, investigou as variações na genitália feminina e chegou à conclusão de que não existe uma vulva normal.

Os pesquisadores avaliaram 657 mulheres caucasianas com idade entre 15 e 84 anos ao longo de dois anos, medindo o comprimento do clitóris, dos grandes lábios, o comprimento e a largura dos pequenos lábios e a distância entre a base do clitóris e a abertura da uretra.

Enquanto os pesquisadores foram capazes de determinar comprimentos médios dos vários elementos da vulva, as medidas variaram drasticamente entre as mulheres. Inicialmente, eles esperavam que a pesquisa fornecesse uma “linha de base para a aparência de uma vulva caucasiana normal”, mas seus resultados provaram que tal base não pode ser determinada.

A pesquisa é especialmente importante tendo em vista o aumento documentado na popularidade das labioplastias nos últimos anos, um procedimento cosmético que envolve alterar cirurgicamente a pele ao redor da vulva.


Variações imensas

O comprimento médio dos lábios internos foi de 43 milímetros – no entanto, no estudo, alguns mediam 5 milímetros, enquanto outros atingiam 100 milímetros de comprimento.

Além disso, o comprimento médio dos lábios externos era de 80 milímetros, com o menor medindo 12 milímetros e o maior 180 milímetros.

Por fim, o comprimento médio do clitóris foi de 7 milímetros, com as diversas medidas variando de 0,5 milímetros a 34 milímetros.

Com isso em mente, o número de mulheres submetidas a labioplastias para alterar a aparência de sua vulva para fins cosméticos é extremamente preocupante.


Parem!

De 2015 a 2016, a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética observou um aumento de 45% no número de procedimentos de labioplastia. Apesar da recomendação de que a operação seja realizada apenas em mulheres adultas, mais de 200 meninas com menos de 18 anos realizaram o procedimento nestes anos.

A Dra. Naomi Crouch, ginecologista especializada em adolescentes, informou à BBC que meninas de até nove anos estavam realizando a cirurgia devido a inseguranças sobre a aparência de sua genitália, o que é muito preocupante e deveria ser desencorajado.


De acordo com o ginecologista Dr. Kenneth Levey, da Maiden Lane Medical, que não esteve envolvido no estudo, a operação só deveria ser feita por motivos médicos. Por exemplo, se uma paciente se sente muito desconfortável ao andar de bicicleta, algo que melhora depois da operação para encurtar seus pequenos lábios.

“Pacientes que não apresentam nenhum desses sintomas? Elas devem ser aconselhadas de que não há ‘normal’, e há desvantagens médicas em fazer qualquer cirurgia, desde dor a cicatrizes, até danos nos nervos”, explicou. [DailyMail, TheIndependent]

Por Natasha Romanzoti

hypescience.com

A importância do sono: quanto menos você dorme, mais seu cérebro envelhece


A importância do sono nunca foi tão evidente para a ciência!

Pesquisadores da Duke-NUS (Escola de Graduação Médica de Singapura) concluíram que quanto menos adultos mais velhos dormem, mais rápido seus cérebros envelhecem.

A importância do sono para a saúde do cérebro

Eles queriam estudar o alargamento do ventrículo cerebral. O alargamento rápido do ventrículo é um marcador de declínio cognitivo e do desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, mas os efeitos do sono sobre este marcador nunca tinham sido medidos.

O estudo analisou os dados de 66 adultos mais velhos chineses. Os participantes passaram por exames cerebrais de ressonância magnética estrutural para medir o volume do seu cérebro e por avaliações neuropsicológicas para testar sua função cognitiva a cada dois anos. Além disso, a duração do sono de cada um foi registrada através de um questionário.

Aqueles que dormiam menos horas mostraram evidências de rápido aumento do ventrículo, e consequentemente declínio no desempenho cognitivo.

“Nossos resultados relacionam sono curto como um marcador do envelhecimento do cérebro”, disse a Dra. June Lo, principal autora da pesquisa.

Dormir mal definitivamente não é um bom negócio. Outros estudos já mostraram que falta de sono na infância pode atrasar a puberdade, e que o sono é essencial para fixar nossa memória (e com isso consolidar aprendizados). Além disso, más noites de sono nos levam a comer mais e pioram nosso humor. Agora, sabemos também que dormir bem pode ajudar a manter o cérebro saudável.

“O trabalho realizado sugere que cerca de sete horas [de sono] por dia para os adultos parece ser o ideal para um ótimo desempenho em testes cognitivos. Nos próximos anos, esperamos determinar o que é bom para saúde cardiometabólica a longo prazo também”, acrescentou o professor Michael Chee, que também participou do estudo. [MedicalXpress]

hypescience.com

Guiné-Bissau: Falta de materiais complica processo eleitoral

Governo reafirma que eleições vão ter lugar a 18 de novembro, mas continuam a faltar materiais para o recenseamento que arranca a 23 de agosto. Greves na função pública contribuem para dias difíceis do Executivo.


O Governo da Guiné-Bissau reafirmou esta semana a sua determinação em realizar as eleições legislativas a 18 de novembro. No entanto, o processo eleitoral está a ser afetado pela falta de meios, a pouco menos de um mês do arranque do recenseamento. Ao mesmo tempo, o Executivo está a braços com uma onda de greves na administração pública.

O recenseamento eleitoral está marcado de 23 de agosto a 23 de setembro dentro e fora da Guiné-Bissau. Apesar de as datas terem sido fixadas, pairam dúvidas quanto à realização do pleito. Até agora, não foram concretizadas as promessas de apoios feitas pelos países amigos da Guiné-Bissau para colmatar o défice de cerca de 3 milhões de euros do orçamento para as eleições, que está calculado em 7 milhões.

O entrave principal continua a ser os kits, materiais para registo do eleitor, que o Governo guineense ainda não tem. Faltam cartões, impressoras, computadores, geradores, máquinas fotográficas e outros itens essenciais para a realização do pleito. 

Antes de partir para uma viagem ao exterior em busca dos apoios, o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Aristides Gomes, confirmou que ainda não há kits. "O essencial é o recenseamento. O que tem constituído até agora um factor aleatório é o fornecimento do material técnico. É um material que se encomenda, não é um material que está exposto nas montras. Normalmente, é um material confecionado em função daquilo que se quer fazer. Essa é a dificuldade maior", diz.

ONU confiante

No final da sua missão de três dias a Bissau, o presidente da configuração para a Guiné-Bissau na Comissão das Nações Unidas para a Consolidação da Paz, Mauro Vieira, disse estar confiante no cumprimento da data, após concluir uma ronda de contatos com os atores políticos.

"Com o novo Governo que tomou posse em abril, com a reabertura dos trabalhos do plenário da Assembleia Nacional Popular, com a aprovação do programa do Governo e do Orçamento Geral do Estado e com a fixação da data das eleições legislativas, todos estão informados acerca dos preparativos que estão sendo feitos para que as eleições de 18 de novembro se realizem", observou.

O próprio Presidente guineense, José Mário Vaz, que também reuniu com Mauro Vieira, já veio a público dizer que é imperativo realizar eleições legislativas a 18 de novembro. "Temos um Governo formado por todos os partidos políticos e temos já a data de 18 de novembro fixada. Fiz questão que essa data tem que ser respeitada. Esta data será realmente para a ida às urnas. O primeiro-ministro já apresentou o montante que ainda resta para poder cumprir as necessidades", sublinhou o Presidente guineense.

Dúvidas a pairar

Numa altura em que aumentam as dúvidas sobre a realização do escrutínio devido a atrasos consideráveis no andamento do processo e falta de condições logísticas e financeiras, Juliano Fernandes, secretário nacional do partido Assembleia do Povo Unido -Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB), tem certeza de que não é possível cumprir a data fixada.

Presidente José Mário Vaz garante que eleições
serão realizadas a 18 de novembro
"O recenseamento eleitoral deve durar 30 dias, segundo o Governo, a campanha eleitoral, 21 dias, possíveis reclamações até 15 dias à data, reação do Supremo até 15 dias à receção, apresentação e aceitação de candidatos a deputados num máximo de 60 dias. Somando tudo isto, em termos de tempo, perfazem sete meses necessários para todo o processo. Tendo em conta o período de chuvas e considerando os fatores ligados à inacessibilidade devido às péssimas condições de infraestruturas na capital e no interior do país, vê-se claramente que não há condições para realizar as eleições a 18 de novembro, sob pena de violarem as leis", criticou.

Entre tantas dúvidas, uma coisa é certa: são dias difíceis para o Governo de Aristides Gomes, em braço-de-ferro com vários sindicatos em greve. A função pública estará paralisada até a próxima segunda-feira (30.07) para exigir que os funcionários da mesma categoria em ministérios diferentes possam receber o mesmo salário. Eles acusam o Governo de estar a esbanjar o dinheiro do Estado em viagens e a nomear amigos e familiares para o Executivo. Confrontado com a situação, o primeiro-ministro Aristides Gomes fala de greves inoportunas, com o Governo empenhado em realizar as eleições legislativas.

DW

Sanção que nunca sancionou pode ser levantado muito antes do previsto

Tudo indica que a CEDEAO já deu de conta que a sua encomenda de sanção que nunca funcionou na efetividade deve ser levantado e, vai ser para desespero de muitos , na verdade, a CEDEAO desacreditou bastante com o dito sanção , portanto, mas vale tarde que nunca


Estamos a Trabalhar

As imagens do maior eclipse lunar do século em Portugal e no mundo

Ao longo de uma hora e 43 minutos foi possível ver a lua a ficar completamente tapada.



Este foi o maior eclipse lunar dos próximos 100 anos, durou cerca de uma hora e 43 minutos e foi visível de vários pontos do mundo. 

Quando a lua nasceu no nosso país, às 20h47 (hora de Lisboa), já só foi possível apanhar o eclipse a meio pois nesta altura já estava a ficar na sombra da Terra.

O fenómeno foi visto em vários pontos do mundo. Na galeria acima pode ver a perspetiva vista de Portugal, Sri Lanka, Alemanha, Malta, Macedónia, Líbano, Jerusálem e Montenegro.


Lisboa, Portugal
© Global Imagens


Lisboa, Portugal
© Global Imagens


Lisboa, Portugal
© Global Imagens


Sines, Portugal
© Global Imagens


Perto de Munique, Alemanha
© Reuters


Pembroke, Malta
© Reuters


Amã, Jordânia
© Reuters


Herceg Novi, Montenegro
© Reuters


Jerusálem 
© Reuters


Beirute, Líbano
© Reuters


Skopje, Macedónia
© Reuters

NAOM

SABIA QUE as formigas comunicam entre si através de um protocolo?

Sociedade Protectora dos Animais
As formigas comunicam entre si através de um protocolo, ao qual foi atribuído o nome de ‘Anternet’, muito semelhante ao protocolo TCP.


Em termos genéricos, com o protocolo TCP, na Internet, um ficheiro é enviado por A a B, fragmentado em vários pacotes.

Assim que o B o recebe, envia uma confirmação a A. Desta forma é possível garantir a comunicação e aferir os congestionamentos na rede.

Por sua vez, quando uma formiga obreira encontra comida, deixa um rasto no caminho de regresso, para que o resto da colónia o siga e, cada uma delas, volte a reforçar o rasto no caminho de volta.

Quando a comida acaba, as formigas deixam simplesmente de remarcar estes trilhos e o cheiro desaparece.

Esta conclusão foi alcançada pela dupla de investigadores Deborah Gordon e Balaji Prabhakar da Universidade de Stanford.

Célia Beira Alta

Sociedade Protectora dos Animais

NAOM

JOGOS AFRICANOS DA JUVENTUDE/NÍGER: Medalha de Ouro para a luta livre

Guiné-Bissau conquistou o lugar mais alto do pódio na luta livre, nos campeonatos africanos da juventude. Há pouco menos de uma semana conquistou a medalha de Ouro no Torneio da CEDEAO, no Niger. Agora, a proeza foi na Argélia, com o lutador DIAMANTINO FAFE, que venceu a final na categoria dos 54 quilos. A Guiné-Bissau juntou a este triunfo a conquista da medalha de Prata pela lutadora DÉBORA TURE na categoria dos 46 quilos.


Fonte: ditaduraeconsenso

O Presidente da PBC-GB, Mauro Vieira considera que houve um grande progresso no país


UNIOGBIS, 28 julho - O Presidente da Configuração para a Guiné-Bissau na Comissão das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (PBC-GB) e representante permanente do Brasil para as Nações Unidas, Mauro Vieira terminou ontem, 27 de julho, a sua visita de dois dias no país cujo objectivo era obter informações em primeira mão sobre a situação política no país e a implementação do Acordo de Conacri.

Mauro Vieira considera que houve uma grande mudança na Guiné-Bissau com a normalização da política principalmente com a nomeação de um primeiro ministro de consenso nacional e preparação para a realização das eleições legislativas em 18 de novembro próximo.

Sobre os apoios às eleições, Mauro Vieira informou que há um movimento de vários parceiros internacionais da Guiné-Bissau para apoiar a realização das eleições, seja através dos fundos do Fundo para a Consolidação da Paz e pela contribuição de outros parceiros ou individualmente de alguns países. Ele acrescentou, que todos os interlocutores com quem encontrou lhe garantiram que as eleições legislativas serão realizadas na data marcada.


O Presidente da PBC-GB teve encontros com o Presidente da República, o primeiro ministro, ministro dos negócios estrangeiros, ministro da Presidência e Conselho de Ministros, partidos políticos, sociedade civil, partidos com assentos parlamentares, Conselho de Mulheres, GTAPE, CNE e comunidade internacional.

ONU na Guiné-Bissau

O presidente Barrow diz que alguns jornalistas exigem dinheiro dele em troca de relatórios favoráveis. Ele estava falando em ngain sanjal no dia 3 de sua turnê em todo o país.

President Barrow says some journalists demand money from him in return for favorable reports. He was speaking in Ngain Sanjal on Day 3 of his nationwide tour. 

Video Aqui


The Fatu Network

Acabamos de receber informações que a mãe do ex-Presidente, yahya jammeh faleceu na Guiné Equatorial. Asombie bojang deixou a gâmbia com seu filho em 21 de Janeiro de 2017 para a Guiné Equatorial onde vivem no exílio até a sua passagem.

Que a alma dela descanse em paz.


The Fatu Network

Um bebé nascido na Nigéria. Seria tratado de criança extra terrestre.


Un bébé né au Nigeria. Il serait traité d'enfant extra terrestre

Rumeurs D'abidjan

GOVERNO EDIFICA CASA DE JUSTIÇA EM GABÚ


O Governo da Guiné-Bissau através do Ministério da Justiça e Direitos Humanos lançou esta sexta-feira dia 27 de julho em Gabu, a primeira pedra para as obras de construção da Casa de Justiça, nesta cidade leste da Guiné-Bissau.

Em comunicado, o Ministério da Justiça informa que esta Casa de Justiça será construída de raiz, e consistirá num edifício multifuncional que irá albergar o tribunal de setor de Gabú, Centro de Acesso à Justiça, a Conservatória de Registo Civil e o Centro de Produção e Emissão de Bilhete de Identidade.

“A construção do edifício multifuncional enquadra-se na política do governo em facilitar o acesso das populações aos serviços de justiça, aglomerando vários serviços numa única infraestrutura”, informou o executivo

A obra em causa é avaliada em cerca de Duzentos Milhões de francos cfas e é financiada na íntegra através do projeto de Fortalecimento da Confiança Pública no Sistema de Justiça, iniciado no país desde 2016.

O ato oficial foi presidido, pelo Ministro da Justiça e Direitos Humanos, Iaia Djaló, na presença do Representante Residente Adjunto do PNUD, Gabriel Dava.

cfm87.net

BACARI BIAI VISITA TRIBUNAIS DO SETOR AUTÔNOMO DE BISSAU

O Procurador Geral da República quer inteirar-se do funcionamento dos tribunais setoriais a nível do Sector Autônimo de Bissau.


Neste sentido, Bacari Biai acompanhado da Vice – procuradora geral da Republica, Teresa Alexandrina da Silva, visitou dia 27 de julho os tribunais do II Juízo, V Juízo e a Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau, onde se constatou que os tribunais em causa funcionam em casas arrendadas.

Os magistrados queixaram-se de falta de meios de transporte, de equipamentos para o funcionamento de referidos tribunais, nomeadamente, resmas, computadores e impressoras, assim como a falta de magistrados e pessoal da segurança.

Num encontro não gravado com os magistrados e funcionários daqueles tribunais, o Procurador Geral da Republica disse que o Estado guineense está refém de “associações criminosas constituídas por corruptos e corruptores”.

Por isso, Bacari Biai convida os magistrados a combaterem todas as manifestações de crime, nomeadamente tráfico de droga, branqueamento de capitais e financiamento de terrorismo.

Por outro lado, Bacari Biai exorta aos magistrados a evitarem comportamentos desviantes, pugnando pelo princípio da legalidade.

Neste particular, informa que está em curso o processo disciplinar contra alguns magistrados, acusados de pratica de crime no Ministério Público.

A atual direção da procuradoria geral da república, diz Bacari Biai, quer um Ministério Público proativo, imparcial e isento de quaisquer disputas.

Por cfm87.net