6 de junho de 2017

MINISTÉRIO DA ENERGIA RUBRICA ACORDO PARA MELHORIA DO FORNECIMENTO ELÉCTRICA


O ministério da energia rubricou hoje (06 de Junho) com empresa portuguesa de energia EFACEC um acordo para construção do sistema de evacuação da energia eléctrica com 6.2 km de extensão de rede e duas subestações de 30 por 10 KW.

 Sistema irá permitir estabelecer ligação a capital Bissau a partir da nova central em construção em Bôr, arredores de Bissau.

O contrato orçado num montante aproximadamente de 10 milhões de euros, foi atribuído á EFACEC, na sequência de um concurso público internacional, para o qual foi mobilizado financiamento junto do BOAD e da UEMOA, conforme explica  o ministro da energia Florentino Mendes Pereira, que por outro lado anunciou algumas estratégias para baixar os custos de produção e poluição.

«Para nos permitir baixar os custos de produção e reduzir a poluição, pretendemos caminhar para uma estratégia ecológica de soluções híbridas, pelo que projectamos a construção, em Gardete, de uma central fotovoltaica de 30MW com o objectivo de injectar na rede energia solar durante o dia, e minimizar o impacto da opção térmica».

De acordo ainda com Florentino Mendes, o objectivo de reduzir os custos de produção “ é essencial para a EAGB, que representa uma dependência quase exclusiva da energia de origem térmica, o que tem criado graves problemas estruturais em termos de sustentabilidade económica, devido á venda de electricidade não subvencionada, abaixo do custo de produção”.

Na ocasião Rene Barros, director geral da EAGB, afirmou que o projecto é muito importante para empresa de electricidade e água da Guiné-Bissau, tendo em conta os custos elevados que a empresa paga em aluguel de15 MW a uma empresa no valor de 250 mil dólares mensalmente.

«Como devem compreender o aluguel é muito carro, nós neste momento para 15 MW estamos a pagar mensalmente 250 mil dólares, e é muito carro para uma empresa como a EAGB que já tem vários problemas. Como devem imaginar a nossa tarifa hoje em dia não consegue cobrir o custo de produção, como se não bastasse com o aumento com esta produção em regime de aluguel vai ainda aumentar o “forço” entre a tarifa naquilo que nós vendemos e aquilo que produzimos».

Entretanto, o representante da empresa EFACEC Roland Marques afirmou que é um orgulho poder participar no projecto e que acordo vem confirmar a aposta que a EFACEC, fez a um ano atrás quando abriu a sua delegação em Bissau, tendo adiantado que a EFACEC “ é uma empresa portuguesa com 70 anos de histórias com referências de relevo com mais de 105 países e com uma presença forte em África”, conta.

Por: Amadi Djuf Djaló
Radiosolmansi

BCEAO CAPACITA JOVENS EMPRESÁRIOS NA MATÉRIA DO CRÉDITO BIC

O Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) promoveu hoje e com duração de um dia, uma sessão de apresentação do Plano de Comunicação sobre Bureau de Informação sobre Crédito (BIC) destinado aos membros de associação dos jovens empresários.

A margem do encontro, o presidente da associação Luís Amílcar da mata Sambu afirma que a formação vai permitir seus membros saber como funciona o crédito BIC.

«Com esta formação vamos conhecer melhor o credito BIC, o seu impacto a nível nacional e internacional. Entendemos que é muito importante as pequenas e medias empresas souberem como funciona este credito para obter um credito bancário».

O responsável sublinhou por outro lado que o crédito BIC é uma forma do Banco conhecer melhor a pessoa que vai receber o empréstimo bancário como também permitir ao Banco ter confiança junto a pessoa beneficiária do empréstimo.  

De referir que a Associação Nacional dos Jovens Empresários foi criado a 3 de Junho de 2013.

Por: Nautaran Marcos Có
Radiosolmansi

Inconformados de Bissau rejeitam "encontro clandestino" com Presidente

O ativista guineense Sana Canté, líder do Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados, revelou hoje que o Presidente guineense convocou o movimento para "um encontro clandestino" na sequência das manifestações em Bissau, mas a sua proposta foi rejeitada.
Ainda esta semana, o Presidente da República contactou-nos, por intermédio de um militar, para um encontro clandestino, que não aceitámos. Se está perturbado com a nossa manifestação, ponha o seu cargo à disposição. E se quiser falar connosco, terá de ser uma audiência pública, não um encontro clandestino", disse Sana Canté no decorrer de um debate no Instituto Superior de Economia e Gestão, em Lisboa.

O ativista da Guiné-Bissau acusou ainda o Presidente guineense, José Mário Vaz, de ter infiltrado o seu Movimento dos Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI) com agentes policiais e dos Serviços Secretos.

"Nesta última manifestação, do passado sábado [27 de maio], instrumentalizaram algumas pessoas. Nós temos a referência dos nomes das pessoas que conseguiram infiltrar a nossa manifestação", disse Sana Canté.

Uma manifestação do MCCI a 27 de maio culminou com confrontos com as forças de segurança, provocando ferimentos a dezenas de pessoas, entre os quais sete polícias.

Dias depois, o governo da Guiné-Bissau proibiu as manifestações previstas para o fim de semana passado em Bissau, justificando que poderiam colocar em "perigo a ordem e tranquilidade pública".

"O Presidente disse na Cimeira [da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)] que os partidos da oposição e o PAIGC instrumentalizaram os infiltrados, delinquentes para provocar mortos [na manifestação]", afirmou o dirigente.

"Nós entendemos justamente o contrário. Foi o próprio Presidente [quem o fez], porque da lista dos nomes dos infiltrados que nós temos só constam agentes da Polícia de Ordem Pública e agentes do Serviço Secreto do Estado", concretizou Sana Canté.

O líder do MCCI considerou que o povo da Guiné-Bissau teve 18 governos em 23 anos e agora está perto de "ter um Presidente com possibilidades de terminar o mandato".

"E no entanto é o pior Presidente de todos os tempos na Guiné-Bissau, mas com possibilidades de terminar o mandato. (...) José Mário Vaz, um Presidente pior do que o Kumba Ialá, está perto de conseguir -- com todos os meios maquiavélicos -- terminar o mandato", lamentou Sana Canté.

O dirigente reafirmou que os membros do Movimento que dirige "não são apologistas de golpes de Estado, nem da violência".

"Acreditamos na resolução dos conflitos por via pacifica", disse Sana Canté, ressalvando, porém, que não abdica do direito à manifestação.

"A nossa liberdade de manifestação não é negociável. Vamos continuar com as nossas manifestações. (...) Não vão conseguir parar-nos", sublinhou.

NAOM

Greve de professores da Guiné-Bissau termina com acordo com Governo

O Governo da Guiné-Bissau e os sindicatos dos professores chegaram a acordo, pondo fim à greve iniciada a 29 de maio, anunciou hoje fonte sindical.

O acordo entre o Governo e os sindicatos, Sinaprof e Sindeprof, foi rubricado na segunda-feira.

Laureano Pereira, porta-voz dos dois sindicatos para as negociações, defendeu que a "batalha foi ganha" pelos professores que, ao fim de quase seis anos, conseguiram a aplicação do Estatuto de Carreira Docente ainda este ano letivo.

"Conseguimos alcançar um entendimento. Vamos ter aquilo que é a nossa principal revindicação, desde 2011, que é a aplicação dos Estatutos da Carreira Docente (ECD)", sublinhou Laureano Pereira.

O sindicalista não especificou de concreto os ganhos que os professores passarão a ter com a aplicação do ECD, mas frisou que o Governo, mesmo salientando ser uma iniciativa onerosa para as Finanças Públicas, se comprometeu a pagar.

"Podemos dizer que os professores estão de parabéns porque conseguiram aquilo que para que lutaram. É uma realidade irreversível", realçou Laureano Pereira, adiantando que as dívidas aos professores de "todas as categorias" serão pagas, segundo um compromisso do executivo.

O sistema do ensino público da Guiné-Bissau conta com professores com diferentes estatutos, nomeadamente os efetivos, contratados e do novo ingresso, isto é, aqueles cujos nomes ainda não constam dos registos no Tesouro Público.

Laureano Pereira afirmou que há um compromisso entre o Governo e os sindicatos para as dívidas em atraso começarem a ser pagas ainda este mês e pediu aos professores para regressarem às aulas.

Uma fonte do Sindicato Nacional dos Professores (Sinaprof) disse à Lusa que se os movimentos de greves não cessarem o ano letivo "corre riscos de ser um fiasco" uma vez que dos 180 dias de aulas previstos no calendário escolar apenas foram cumpridos cerca de 70.

MB // EL
Lusa/Fim

Identiticação Civil - Governo determinado a combater “facilidade” da obtenção de documentos nacionais

Bissau, 06 Jun 17 (ANG) – O Ministro do Interior, criticou hoje a forma, alegadamente fácil, como os estrangeiros se apropriam do Bilhete de Identidade e Passaporte guineenses, sem cumprirem o estabelecido pela legislação sobre a matéria.

“Alguém não pode chegar hoje e, logo, gozar destes direitos, pois há todo um caminho a seguir”, disse o governante que indicou que, antes disso, a pessoa deve permanecer no território nacional durante o período estabelecido por lei e cumprir os outros dispositivos previstos na lei para depois ter direito a nacionalidade.

Referindo-se as queixas que nos últimos tempos se fazem sentir em relação a documentos falsificados, nomeadamente passaportes adulterados e detidos na posse de cidadãos estrangeiros, Botche Cande, que esteve de visita a Imprensa Nacional (INACEP) e ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), manifestou a determinação das autoridades de combate esse fenómeno.

“As nossas missões diplomáticas que também concedem passaportes devem evitar de fazé-lo em relação à estrangeiros”, aconselhou o Ministro do Estado que reivindica a necessidade de serem agentes ligados ao seu ministério   nomeados cônsules em diferentes missões diplomáticas no mundo “tal como acontecia anteriormente”. 

Botche Candé elogiou a Direcção da INACEP e do SEF pelas medidas de segurança adoptadas na concepção de passaportes e disse ter recebido garantias de melhorias dos respectivos serviços a partir da próxima semana, nomeadamente o equipamento da sala de espera com aparelhos de ar condicionado entre outros aspectos.

O Ministro, na companhia do seu homólogo da Comunicação Social, Victor Pereira, percorreu demoradamente as instalações do INACEP, tendo recebido explicações do Director-geral, Victor Cassama e dos técnicos sobre as actividades que desenvolvem.

“Fiquei agradavelmente surpreendido quando o meu colega me sugeriu esta visita”, explicou o ministro da Comunicação Social que acrescentou que tal visita demonstra a preocupação do executivo em reforçar, cada vez mais, a segurança nos critérios para atribuição de passaportes.

De acordo com este responsável, a INACEP tem trabalhado no sentido de combater a contrafacção destes documentos.

“O passaporte que confecciona possui 51 elementos de segurança, o que o torna num dos mais seguros a nível mundial”, afirmou.  

ANG/JAM/SG

GREVE DOS PROFESSORES SUSPENSA NA GUINÉ-BISSAU

A RDP África noticiou com muita mágoa a suspensão da greve dos professores na Guiné-Bissau, na medida em que já se preparava para fazer "Djambadon" até exaustão como sempre. De referir que boa notícia para Guiné-Bissau, não é notícia na RDP África, ou seja, não é destaque, ou passa despercebida.



Decisão tomada após acordo entre os sindicatos e o governo.

Depois de 15 dias de paralisações nas escolas públicas da Guiné-Bissau, os dois sindicatos dos professores SINAPROF e SINDEPROF decidiram suspender ontem a greve. Esta decisão foi tomada por ter sido alcançado um acordo entre os sindicatos e o governo que se comprometeu a atender às exigências dos professores no que se refere à aplicação dos estatutos da carreira docente no próximo orçamento geral de estado de 2017.

A informação foi avançada à imprensa por Lauriano da Costa, presidente do Sindeprof. Segundo este sindicalista, o governo prometeu ainda liquidar todas as dívidas contraídas com professores até finais de junho do corrente ano.

Sandji Fati, ministro da educação, manifestou-se disponível e em contacto permanente com os dois sindicatos dos professores para a resolução dos problemas no setor do ensino.

Publicada por Bambaram di Padida à(s) 16:17:00 

"O mar tem muito a dar à Guiné-Bissau", diz representante guineense

Ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do país lusófono falou à ONU News às margens da Conferéncia dos Oceanos; para António Embaló, "preservação é fundamental".

Foto: ONU Meio Ambiente/Kadir van Lohuizen/NOOR
O mar está ligado à economia e é a "base do sustento de muitos países costeiros", na opinião do ministro do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Guiné-Bissau, António Embaló.
O representante falou à ONU News em um debate na segunda-feira às margens da Conferência sobre os Oceanos.

"Relançar a economia"

António Embaló falou ainda de projetos em colaboração com o Ministério das Pescas.

"Estamos a tentar relançar a economia através do mar juntamente com o Ministério das Pescas para que haja um desenvolvimento sustentável e criação de emprego para os nossos jovens. O mar tem muito a dar à Guiné-Bissau."

Preservação e turismo

Para o ministro, "preservação é fundamental". O representante falou ainda sobre a procura do país como um polo turístico.

"É uma procura imensa das entidades económicas, querem investir nas áreas, no turismo em particular, estão a procura da Guiné-Bissau como polo turístico e nós, com isso, estamos a estudar todos os prós e contras para que de facto a nossa zona seja preservada. Para a Guiné-Bissau e para o mundo."

A Conferéncia sobre os Oceanos começou na segunda-feira, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque, e decorre até sexta-feira, 9 de junho.

Laura Gelbert Delgado, da ONU News em Nova Iorque.