23 de setembro de 2017

Mundo vai acabar hoje? Não, não vai. NASA explica porquê

Depois de várias teorias que apontavam para que o fim do Mundo fosse hoje, a NASA veio desmistificar a ideia e explicar porque é que é muito improvável que tal aconteça.


O teóricos da conspiração alegavam que o Mundo iria acabar hoje, dia 23 de setembro. Um dos conspiradores, David Meade, estava mesmo convencido que um planeta, o “planeta da morte” Nibiru, ia provocar o fim da vida como a conhecemos, depois de colidir com o planeta Terra. A NASA, no entanto, veio extinguir essa possibilidade.

A agência espacial explica que a hipótese de o mundo acabar nunca existiu, justificando a afirmação simplesmente com o facto de o alegado causador - o planeta Nibiru – não existir.

Numa nota divulgada na sua página da internet chamada ‘Beyond 2012: Why the World Didn’t End’ (em português ‘Depois de 2012: Porque é que o Mundo não acabou’) explicam que a “história de Niburu já é conhecida há muitos anos” e que é “reciclada” ao longo dos anos para novas teorias do apocalipse.

A agência acrescenta, com tom irónico, que “o Mundo também não acabou a 21 de Dezembro de 2012”, mas que provavelmente “já terão percebido isso por si próprios”.

Depois das previsões para o fim do Mundo dos vários teóricos da conspiração, a NASA afirma que o que é certo é que “ainda aqui estamos”.

NAOM

Tudo sobre a verdadeira relação entre o açúcar e o envelhecimento da pele

Compreenda o real impacto do açúcar.


Muito se ouve dos perigos externos de que a pele é alvo, como o sol, a poluição ou as baixas temperaturas. Mas há algo que destrói (e muito) a pele por dentro: o açúcar. Quando a alimentação é rica em açúcar e hidratos de carbono, não é apenas o colesterol que sofre, o risco de Alzheimer é também uma realidade, assim como o envelhecimento precoce da pele.

“O consumo em demasia de hidratos de carbono e açúcares pode desencadear o processo de glicação, em que as moléculas de glicose se unem às proteínas de elastina e colágenio — substâncias responsáveis pela firmeza da pele. O açúcar faz com que as proteínas quebrem, o que aumenta o processo de envelhecimento da pele e a flacidez”, afirma a dermatologista Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia.

Para ficar tudo bem claro, a especialista explica de maneira clara essa relação entre açúcar e envelhecimento cutâneo:

Como e porque é que a pele envelhece? A elastina e o colágenio são substâncias responsáveis pela firmeza da pele. “Deixam a pele mais esticada, mais firme. É o que uma pessoa jovem tem em excesso e, a partir dos 25 anos, vamos perdendo. Aliado a isso, esse desregulamento provocado pela glicação destas células, que é a quebra de elastina e colágeno, faz com que a pele perca a firmeza, como um arcabouço que vai se quebrando. A glicação, portanto, faz com que a pele perca colágeno e elastina, resultando em rugas e flacidez”, explica a médica.

Mas é só isso? Não: “O processo de glicação age principalmente nas linhas de expressão e flacidez. Mas produz, sim, rugas e pode piorar as manchas pelo processo de oxidação celular”, alerta a médica.

Quando é que me devo preocupar? “A glicação normalmente existe em todas as pessoas, mas há um processo de excesso de glicação quando a alimentação é hipercalórica e hiperglicémica. Ou seja, pessoas que ingerem alimentos ricos em açúcares e gordura aceleram o processo de envelhecimento e glicação”, conta.

O que é possível fazer para me proteger? “Os estudos mais recentes mostram que cremes antioxidantes, com ingredientes como a molécula Alistin, fazem com que se combata esses radicais livres e o processo de glicação, portanto, ajudam muito a combater o processo de envelhecimento. Além disso, o que pode travar a glicação é uma dieta bem orientada, restrita, de baixo índice glicémico e o uso de antioxidantes e antiglicantes por via oral. Os nutracêuticos conseguem bloquear a produção de radicais livres e desligam o açúcar em excesso do colágeno, ajudando no processo de envelhecimento também”, argumenta.

NAOM

MALANDRECOS

IDRIÇA DJALO E VICENTE FERNANDES

AQUI ESTÃO AS RAZÕES SEGUNDO AS QUAIS OS CÃES CONTINUAM A LADRAR.

UMA COISA É CERTA, OS CÃES LADRAM A CARAVANA PASSA.

DJANKADINS





FONTE: NO TERRA SABI 

A melhor estratégia que resta (e sempre existiu) para desbloquear a crise institucional na Guiné-Bissau é o desbloqueio do Parlamento


A menos de 1 ano do fim da presente legislatura, o PAIGC deveria evitar outro erro, agora que equaciona o recurso à promoção da desobediência civil, corrigindo o erro que foi e continua a ser o bloqueio da Assembleia Nacional Popular, o Parlamento da Guiné-Bissau.

Que interesses orientam o PAIGC nesta altura, visando a continuidade do bloqueio institucional do país e, numa nova estratégia, pasme-se, a promoção de iniciativas de confrontação da autoridade do Estado, ignorando que sendo um partido político, que aliás detém a maioria que dirige a Mesa da Assembleia Nacional Popular, tem no próprio Parlamento, o espaço institucional e legal para apresentar e discutir as suas reivindicações?

Alguém pensa chegar ao palácio presidencial, ou a qualquer instituição do Estado, entrar e fazer o que bem entender, em nome da desobediência civil, sem interferência das Forças de Defesa e Segurança do país?

Em nenhum país do mundo há tolerância para tamanha ousadia, por isso, aconselha-se prudência tendo em conta incitamentos que podem promover tragédias desnecessárias.

A melhor estratégia que resta (e sempre existiu) para desbloquear a crise institucional na Guiné-Bissau é o desbloqueio do Parlamento. Sem que se desbloqueie o Parlamento, corre - se o risco de sucessivos adiamentos quer das eleições legislativas previstas para 2018 quer das eleições presidenciais previstas para 2019.

Que o exercício político na Guine-Bissau seja sinónimo de promoção da Paz e do Bem-estar colectivo

Positiva e construtivamente.

Didinho 22.09.2017


GOVERNO ANUNCIA TELEVISÃO DIGITAL TERRESTRE

Governo da Guiné-Bissau fez uma parceria com uma empresa chinesa para instalar no país Televisão Digital Terrestre (TDT), anunciou hoje o ministro da Comunicação Social, Vítor Pereira.

Estamos muito avançado nesse processo, como uma empresa com quem assinamos um contrato, a mudar o paradigma daquilo que existe em termos técnicos hoje em dia», afirmou, em conferência de imprensa, o ministro da Comunicação Social.

Segundo Vítor Pereira, a mudança do analógico para o digital é uma «exigência da União Internacional das Telecomunicações» e a Guiné-Bissau está a trabalhar com a empresa chinesa Startimes.

Os trabalhos estão muito avançados e que vão ser concretizados a breve trecho», disse.
Vítor Pereira salientou que o processo não é fácil, mas a Televisão Digital Terrestre vai ser feita através de uma parceria público-privada com a criação de uma empresa, que vai passar a emitir os sinais de toda a gente.

A atualização do sistema de difusão na Guiné-Bissau vai ser acompanhada, segundo o ministro, de uma «reforma» nos órgãos de comunicação social guineenses, nomeadamente ao nível da formação e melhoria dos equipamentos.

Eu reconheço a precariedade existente e o que quereria reafirmar é que apesar das grandes dificuldades que o país atravessa, com as próprias carências erário público, o Governo não poupa esforços no sentido de resolver os problemas», sublinhou.

Pereira nega que, Governo tenha mãos ocultas ao ponto de censurar notícias na TGB.

Prs Bissau 

O PRIMEIRO MINISTRO GENERAL SISSOKÓ EMBALÓ RECOLOCOU A GUINÉ BISSAU NA BOCA DO MUNDO, PELA POSITIVA. OBRIGADO ABAPUNDJA -PRESIDENTE JOMAV

A AGÊNCIA PORTUGUESA DE NOTICIAS "LUSA" ENALTECE:

Guiné-Bissau vai "ultrapassar impasse político" com ajuda de parceiros internacionais - Primeiro-ministro

Lusa22 Set, 2017, 07:40 | Mundo
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou que o país vai ultrapassar o impasse político e institucional, que vive há dois anos, com a ajuda dos parceiros internacionais, como a comunidade lusófona e a ONU.

"Com a paciência, sabedoria e solidariedade dos nossos parceiros internacionais -- a CEDEAO [Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental], a União Africana, a CPLP [Comunidade de Países de Língua Portuguesa], e o secretário-geral da ONU, que mantém o seu representante especial na Guiné-Bissau -- vamos ultrapassar o impasse político e institucional que persiste no meu país", disse Umaro Sissoco Embaló, na quinta-feira, durante a 72.ª sessão da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em Nova Iorque.


Na intervenção, de cerca de 16 minutos, o primeiro-ministro guineense disse estar satisfeito por estas organizações terem voltado a colocar a situação política da Guiné-Bissau nas suas agendas, e referiu o Acordo de Conacri, de 14 de outubro de 2016.

Patrocinado pela CEDEAO, o Acordo de Conacri prevê a formação de um governo consensual integrado por todos os partidos representados no parlamento guineense e a nomeação de um primeiro-ministro de consenso e da confiança do chefe de Estado.

"Continuamos a viver um período de desafios institucionais na Guiné-Bissau, para os quais o Acordo de Conacri delineou soluções em outubro de 2016. São desafios ao funcionamento de algumas das nossas instituições fundamentais, nomeadamente o parlamento e governo", disse.

Umaro Sissoco Embaló sublinhou, no entanto, que "reina a paz civil" no seu país, e que "não há relatos de violações dos direitos humanos universais".
"O Estado e a sociedade civil estão muito longe de qualquer colapso político. Felizmente não estamos a contar mortos nem feridos na Guiné-Bissau, nem estamos a avaliar danos a propriedades públicas resultantes de qualquer colapso na autoridade do Estado", afirmou.

Umaro Sissoco Embaló falou também da economia guineense, indicando que as exportações de caju "bateram todos os recordes, o que teve um impacto positivo no ambiente social" do país.

Por outro lado, sublinhou que "o controlo das finanças públicas foi recentemente elogiado pelo Fundo Monetário Internacional e outros parceiros multilaterais".

O primeiro-ministro guineense disse que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU são também os desafios do seu país, mas alertou que "nenhuma estratégia de desenvolvimento é merecedora de tal título se, no caso da Guiné-Bissau, não começar com a colocação da segurança alimentar de forma sustentável no coração do conceito".

"Deixar que a Guiné-Bissau, um país com uma reconhecida ampla capacidade de produção agrícola, escorregue na dependência de elevados volumes de importação de arroz todos os anos foi certamente um dos piores erros económicos feitos", disse.

"O desafio que enfrentamos é muito claro: é o desafio político e económico da segurança alimentar, é o desafio moral de acabar com a fome, é um teste para assegurar uma situação de `fome zero` na Guiné-Bissau", acrescentou.

No plano interno, deixou ainda uma referência às mulheres, afirmando que na Guiné-Bissau elas "ainda estão longe de assumir o papel que merecem na sociedade e nas instituições em geral".

"A política de igualdade do género, e em específico a igualdade de oportunidades para as meninas e mulheres, é sem dúvida um teste para a democracia no meu país. É um grande desafio para os partidos políticos e para todos os responsáveis do governo", afirmou, instando "todos os atores políticos, económicos e sociais no país" a defenderem "os direitos das mulheres e, em geral, a promoção dos direitos humanos" na Guiné-Bissau.

Umaro Sissoco Embaló abordou ainda "as ameaças potenciais para ambas as ordens constitucionais internas dos Estados e a instabilidade política" na sub-região, apontando que "ações terroristas estão a afetar o Burkina Faso, o Mali, o Níger, a Costa do Marfim e a Nigéria, com claras consequências para a paz, coesão social e estabilidade".


Nesse sentido, o primeiro-ministro guineense defendeu que é necessário trabalhar em conjunto com a ONU e respetivas agências especializadas e com os parceiros internacionais para "transformar a sub-região num bastião de paz e segurança interna, e por extensão, num bastião na segurança internacional".

LUSA

NOTA DO EDITOR:

OBRIGADO LUSA



DE FACTO, ESTE SUCESSO COMEÇOU NO DIA ANTERIOR, NA REUNIÃO DE CONCERTAÇÃO COM A CPLP, AONDE O GENERAL SISSOKÓ EMBALÓ FOI MUITO ELOQUENTE E CONVINCENTE NA SUA ABORDAGEM.

TENDO EM CONTA A ABERTURA E FRANQUEZA, DO CHEFE DE EXECUTIVO GUINEENSE, IMBUÍDOS DE DOSES DE PATRIOTISMO, DE FRONTALIDADE E DE HONESTIDADE DESPIDOS DE PRECONCEITOS LEVA A QUE O PRIMEIRO-MINISTRO PORTUGUÊS, OLHOS NOS OLHOS, TIVESSE UMA CORRESPECTIVA INTERVENÇÃO, EM QUE ENALTECEU E SAUDOU A GUINÉ BISSAU NA PESSOA DO SEU PRIMEIRO MINISTRO GENERAL SISSOKÓ EMBALÓ.


Depois da reunião convidou o Primeiro Ministro General Sissokó Embaló e a sua delegação para à Representação de Portugal na ONU, onde mantiveram uma reunião de trabalho muito boa e frutífera para ambas as partes.

Na ocasião António Ciosta disse que Portugal quer ter boa relação com todos os governos da CPLP. Não lhes cabe interferir nos assuntos internos de nenhum país e quer que se ultrapasse os problemas da RTP na Guiné Bissau.


Encontro do Primeiro Ministro da Guine Bissau com o seu homólogo portugues Dr. António Costa caracteriza reunião de dois homens de Estado e patriotas. O Chefe do Governo portugês António Costa (fazedor de consensos) diz que quer a melhor relação entre os países da CPLP. Cada Governo é um Governo amigo, que respeita as relações e assuntos internos do país; disse ter percebido que há equívocos entre o dois governos.

Por seu turno, o Ministro dos Negócios Estrangeiro de Portugal. sublinhou que Portugal não tem nenhuma posição sobre qualquer Governo. Quer a melhor relação possível com a Guiné. Que Portugal não é parte de nenhum partido, tendo em conta as orientações da política externa. Que Portugal está sempre aberto a Cooperação com a Guiné-Bissau; que para haver condição de negociação sobre RTP a ultima decisão deve ser revista; Desejando que os guineenses superem focos de instabilidade existentes.


O Primeiro-Ministro de Portugal cumprimentou sem reservas o Sr. Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, tendo ainda enaltecido que devemos cingir sobre a questão da mobilidade para que os nossos cidadãos sintam parte desta comunidade (CPLP). Que Portugal estava com receio devido aos compromissos com a UE e que entre nós devemos assinar acordos e avançar para realizações concretos nesse domínio.

Dra ANIZA ESTEVES SANHÁ, Conselheira Jurídica do  General Primeiro Ministro

A  Temática dos Oceanos e do Mar não escapou, pois que todos os países da CPLP são países costeira
A questão da Agenda 21 é importante para todos os países. Felicitaram o Presidente Brasileiro, Temer pela presidência e a Secretaria Executiva da CPLP.

José Ramos Horta- Em representação do Presidente da Republica do Timor Leste, como seu enviado especial, presidiu a Comissão de Paz e Segurança. E foi convidado para fazer mediação de paz a nível da ONU.  Ramos Horta fez a questão de sublinha que voltou ao Governo Timorense a convite do Presidente da Republica Alcatire, que é da  Geração de 1975.

Cumprimentou todos os participantes neste fórum de concertação relativo a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável em Moçambique.


Os participantes acordam que os nossos respectivos povos devem ser mobilizados e informados, para adoptarem estes ODS como objectivos de natureza nacional. INEG- está a medir a implementação destes objectivos no país; Acham que a cooperação internacional da CPLP pode contribuir como instrumento importante para implementação destes objectivos 2030.  

Publicada por Ditadura do Progresso à(s) 13:08:00