sábado, 17 de abril de 2021

Responsáveis de Polícia suspensos por tráfico de “liamba” em Bafatá e Gabú

Por CNEWS  Abril 17, 2021

Dois responsaveis das Esquadras da Polícia da Ordem Pública (POP) dos setores de Bafatá e Gabú, no leste da Guiné-Bissau, foram suspensos das suas funções, devido ao seu alegado envolvimento no tráfico de droga, tipo “liamba”.

Rui Djassi, chefe da Esquadra da Polícia de Ordem Pública de Bafatá, e Saido Seide, comandante de operações da Polícia de Gabu, foram suspensos das suas funções, pelo comissário da POP, para a Província leste, Bernardo João da Silva, segundo uma fonte local, ouvida pelo Capital News, mas que pediu anonimato

A fonte afirma que os dois responsaveis estão envolvidos no trafico de “liamba”, com um grupo de jovens, há muito tempo, uma situação, que segundo o confidente do CNEWS, criou problemas nas esquadras da zona leste do país.

Sem conseguir a reação dos suspensos, apesar das tentativas, o capital News contactou o comissário da Polícia de Ordem Pública para a Província Leste, Bernardo João da Silva, que confirmou  suspensão e promete pronunciar-se no “momento opurtuno”.

Mensagem do Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira


No seu primeiro vídeo após regresso ao nosso país, o Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira envia mensagem aos irmãos muçulmanos e faz importante análise sobre as questões internas

Jantar de Iftar "Corte de Jejum" oferecido por S.E. Presidente da República



Czech protesters show naked Putin effigy in Prague


Reuters
 
Sat, April 17, 2021

The demonstrators, from protest group Kaputin, were demanding the release from prison of Kremlin critic Alexei Navalny and denounced the build-up of Russian troops near Ukraine's eastern border.

The protesters added a mock golden toilet brush to the effigy's hand and a roll of toilet paper in the other. Inscribed on the stand the words "naked killer".

Mock golden toilet brushes were also found hanging next to the entrance sign of the Russian embassy.

Toilet brushes became a symbol of pro-Navalny protests in February after the opposition leader published a video in which he and his allies alleged that an opulent palace belonged to the Russian leader.

The Kremlin has denied that Putin owned the palace, called the video an information attack on the president and suggested what it described as a "pseudo-investigation" was a scam designed to con gullible Russians into donating to Navalny's organisation.

Russia jailed Navalny for two-and-a-half years in February for parole violations he said were trumped up. He was arrested at the border as he returned to Russia from Germany where he had been recovering from a nerve agent poisoning.

State prosecutors in Moscow asked a court on Friday to label Navalny's anti-corruption group and regional headquarters "extremist" organisations, a move that would ban them and open up activists to long jail terms.

The move, if approved, would mark one of the most serious steps taken by authorities yet to target the network of groups set up by the staunch critic of Putin who is on hunger-strike as he serves his jail term.

The protesters also called on the Czech government to keep a pro-Western orientation and not order Russia's Sputnik V vaccine.

GUINÉ BISSAU - CURIOSIDADES | PAÍSES DO MUNDO # 5

ONG Enda preocupada com tráfico e consumo de drogas na Guiné-Bissau ???

Por Mamandin Indjai capitalnews.gw  Abril 17, 2021

A Organização não governamental, Enda Santé, promoveu esta sexta-feira (16.04), em Buba, no sul do país, um seminário de “conversação comunitária”, com os “líderes influentes” de opinião, sobre o combate ao branqueamento de capitais, consumo e trafico de drogas.

À reportagem do Capital News, Mamadú Aliu Djaló, coordenador da Enda Santé, falou do impato de tráfico de drogas na vida da população guineense:

“Os estudoss sobre drogas na Guiné-Bissau, mostram que as pessoas consomem drogas pesadas, com grande índice nas crianças. Os maiores consumidores de drogas na Guiné-Bissau já são viciados. Os estudos mostram ainda que há muitas doenças nos consumidores de drogas”, revelou.

Djaló afirma ainda que o relatório sobre a lavagem de dinheiro na Guiné-Bissau mostra que a pirataria, a corrupção e o tráfico de drogas estão ligados ao branqueamento de capitais.

Nesta perpetiva, Mamadu Aliu Djaló exorta aos líderes de opiniões e decisores políticos a serem transmissores de informação junto das comunidades:

“É importante nós, enquanto organizações da sociedade civil, complementarmos o que podermos para ajudar o nosso estado. E que sirvamos de multiplicadores de informação nas comunidades”, finalizou.

O seminário juntou os decisores políticos, lídereres de opiniões e atores da sociedade civil, no âmbito do projeto “Sol Mansi”, que visa contribuir para a resposta nacional ao combate ao branqueamento de capitais e na implementação de políticas de redução de riscos e minimização dos danos ligados ao consumo e tráfico de drogas.

CASO 100 MILHÕES: Colectivo dos técnicos de saúde de Bafata vão parar

 

Fonte: ditaduraeconsenso.blogspot.com

Leia Também: 

 
Os responsáveis dos quinze (15) centros sanitários da região sanitária de Bafatá, leste do país, ameaçar começar, na próxima segunda-feira (19), sucessíveis greves e que só serão suspensas com a devolução integral do dinheiro tirado pelo Ministério da Saúde Pública.

A decisão foi tomada, hoje, depois de uma reunião de quase duas horas para estudar a estratégia para pressionar o governo em devolver os 100 milhões retirados da conta bancária dos 15 centros sanitários.

A denúncia do levantamento dos fundos, supostamente sem justificação concreta, foi deita, nesta quarta-feira (14), à Rádio Sol Mansi, pelo responsável da organização da sociedade civil daquela zona leste do país.

Em entrevista à Rádio Sol Mansi, o porta-voz de toda a região sanitária da zona leste, Maria Arlete Pires, sustenta que mesmo com necessidades são sempre impedidos de tirar o mesmo dinheiro na conta bancária, no entanto “exigimos que o mesmo montante seja devolvido na nossa conta, caso contrário, vamos começar uma paralisação até que a nossa exigência seja cumprida”.

Os responsáveis exigem a apresentação de um documento legal que comprova a autorização para o levantamento do montante em causa.

“Ficamos surpreendidos depois do nosso colega ter a necessidade de levantar um montante superior a 500 mil francos cfa, mas o fundo não era suficiente”, explica a porta-voz dos responsáveis das 15 áreas sanitárias.

Entretanto, hoje (16), em conferência de imprensa, para esclarecer a situação que nos últimos dias foi noticiado aqui na Rádio Sol Mansi, através da denúncia de um dos responsáveis da sociedade civil de Bafatá, e que ganhou dimensão na imprensa nacional e internacional, o Ministério da saúde pública confirma ter retirado a soma de 100 milhões de franco cfa dos fundos nos deferentes centros sanitárias de região sanitária de Bafatá.

De acordo com o director geral de administração do sistema de saúde, Silvino Brabá, actualmente o sistema de saúde pública nacional depara com séries de dificuldades, e oi dinheiro foi retirado para colmatar estas mesmas dificuldades.

Perante a proporção que o assunto está a ganhar, o Director-geral da Administração do Sistema da Saúde afirma que o Ministério de Saúde está aberto a qualquer auditoria interna e externa no quadro deste processo.

Silvino Brabá afirma que o assunto está a ter aproveitamento político e chama atenção de que a questão da saúde deve ser um campo de concórdia nacional.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos