terça-feira, 22 de março de 2022

MINISTRO DO INTERIOR GARANTE ESFORÇOS PARA COMBATER ROUBO DE GADO NA REGIÃO DE CACHEU

O DEMOCRATA  22/03/2022 / 

O ministro do Estado, do Interior e da Ordem Pública, Boche Candé, garantiu esta segunda-feira, 21 de março de 2022, que vai redobrar esforços para  combater o fenómeno de roubo de gado em Canchungo, região de Cacheu no norte de Guiné-Bissau. Acrescentou que o Estado não permitirá que a população que labuta pela sobrevivência seja assaltada e roubada por gatunos. 

Botche Candé deu essa  garantia na cerimónia da entrega de 20 motorizadas a pedido dos agentes policiais da região de Cacheu, com o intuito de dinamizar os trabalhos de combate ao roubo de gado. 

O ministro explicou que na base dos contatos feitos na região e a pedido dos agentes, o ministério  solicitou o apoio do chefe do governo e do Presidente da República para conseguir adquirir  as motorizadas que serão distribuídas às diferentes esquadras daquela zona. 

Informou que, durante dois anos à frente daquela instituiçãoo, foram entregues mais 500 motorizadas pelo ministério no Interior.

Revelou que o ministério criou condições de trabalho para elementos de segurança que operam nas ilhas.

“Disponibilizamos um bote que irá patrulhar dia e noite as ilhas de Geta e Pecixe. 

Por: Carolina Djemé  

 @Gaitu Baldé

EUA na Europa para "apoiar integridade territorial da Ucrânia" ...A visita está marcada para quinta-feira, 24 de março.

© Reuters

Notícias ao Minuto  22/03/22 

O Conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos (EUA) escreveu, esta terça-feira, no Twitter acerca da visita de Joe Biden à Europa que se vai realizar esta semana.

"O Ocidente tem estado Unido. O presidente viaja até à Europa para garantir que continuamos unidos - para cimentar as nossas resoluções", escreveu Jake Sullivan.

Também o secretário de Estado dos EUA falou hoje, em conferência de imprensa, acerca das reuniões que se realizam quinta-feira, 24 de março, em Bruxelas. "Os líderes vão encontrar-se esta semana para reforçar o nosso apoio à soberania e integridade territorial da Ucrânia, assim como o compromisso da NATO na defesa coletiva", escreveu Anthony Blinken

Biden voará para Bruxelas na quarta-feira para participar no dia seguinte numa cimeira da NATO, outra da União Europeia (UE) e uma do G7, esta última convocada pela Alemanha, que tem a presidência do grupo de países mais industrializados do mundo.

A Casa Branca descartou, porém, que o chefe de Estado norte-americano visite a Ucrânia durante a sua viagem a Europa, durante a qual terá reuniões com os seus aliados para abordar a invasão russa àquele país europeu.

Leia Também:

© Reuters

Notícias ao Minuto 22/03/22 

Porta-voz do Kremlin admite que a Rússia possa usar armas nucleares contra a Ucrânia caso a sua existência esteja ameaçada.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, admitiu esta terça-feira que a Rússia poderá usar armas nucleares contra a Ucrânia caso a sua existência esteja ameaçada. 

Em entrevista à jornalista Christiane Amanpour para a CNN, Peskov indicou que "não foi Putin que arruinou o acordo de Minsk, foi o lado ucraniano" e recusou, após insistência por parte da jornalista, pôr de lado o uso deste tipo de armas. 

"O presidente Putin pretende que o mundo ouça as nossas preocupações", começou por dizer fazendo referência às "décadas" em que a Rússia alertou a Europa e a NATO para os seus receios. 

O porta-voz do Kremlin, após Amanpour ter questionado diversas vezes se Peskov poderia garantir que Putin nunca usaria armas nucleares, acaba por assumir: "Se existir uma ameaça existencial para o nosso país, então [armas nucleares] podem ser usadas". 

O principal porta-voz do presidente russo admitiu também que a Rússia ainda não atingiu nenhum de seus objetivos militares na Ucrânia.

Quando perguntado sobre o que Putin achava que tinha conquistado na Ucrânia até agora, Peskov respondeu: "Bem, antes de tudo, ainda não. Ele ainda não alcançou".

A Rússia lançou uma ofensiva militar contra a Ucrânia na madrugada de dia 24 de fevereiro. 27 dias volvidos há registo de, pelo menos, 925 civis mortos e milhares de soldados, de ambos os lados, mortos. 

O número de civis, advertiu a ONU, poderá ser significativamente maior uma vez que os 925 são apenas os óbitos que foram possíveis de confirmar. 

Leia Também:👇

A embaixadora dos Estados Unidos (EUA) nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, manifestou hoje preocupações sobre um iminente ataque químico por parte da Rússia, após Moscovo insistir que é a Ucrânia quem possui esse tipo de armamento.

"A Rússia, por três vezes, acusou a Ucrânia de planear o uso de armas químicas. A nossa preocupação é que isso seja um precursor dos planos da Rússia de usar armas químicas, e temos de garantir que o mundo ouça isso e entenda o que está a acontecer", disse Linda Thomas-Greenfield à imprensa.

"Os russos são os únicos que já usaram armas químicas nesta guerra. Eles sempre antecipam o que planeiam fazer acusando os outros de fazerem exatamente a mesma coisa. Então, vemos isso como uma oportunidade de bandeira falsa, e eles estão basicamente a alertar-nos sobre os seus planos futuros", avaliou a diplomata...Ler Mais


Comunidade ucraniana passa a ser segunda maior residente em Portugal

 ▲Cidadãos ucranianos que fugiram da guerra podem pedir proteção temporária a Portugal por um ano

RODRIGO ANTUNES  observador.pt

Portugal tem recebido refugiados ucranianos que constituem a segunda maior comunidade residente no país. Os cidadãos podem pedir proteção temporária e ingressar no mercado de trabalho.

Os refugiados que estão a chegar a Portugal em consequência da situação de guerra na Ucrânia tornaram a comunidade ucraniana a segunda maior residente no país, depois da brasileira.

Dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) enviados à agência Lusa indicam que desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, em 24 de fevereiro, pediram proteção temporária a Portugal cerca de 18.400 cidadãos oriundos daquele país.

Segundo o SEF, antes da invasão da Rússia viviam em Portugal 27.200 ucranianos, o que totaliza atualmente mais de 45.500 cidadãos, passando esta comunidade a ser a segunda maior residente no país.

A comunidade ucraniana residente em Portugal passa para o lugar que até agora era ocupado pelos cidadãos oriundos do Reino Unido, que são cerca de 42.300.

Segundo o SEF, as nacionalidades mais representativas são as oriundas do Brasil (209.072), seguido da Ucrânia, Reino Unido, Cabo Verde (35.913), Índia (30.995) e Itália (30.887).

Os cidadãos ucranianos que fugiram da guerra podem pedir proteção temporária a Portugal por um ano, sendo prorrogável por dois períodos de seis meses.

No decorrer do processo para proteção temporária em Portugal, os cidadãos que a requeiram têm acesso ao número fiscal, ao de Segurança Social e ao do Serviço Nacional de Saúde, pelo que podem beneficiar assim destes serviços e ingressar no mercado de trabalho.

A Rússia lançou a 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, um ataque que foi condenado pela generalidade da comunidade internacional.

O Presidente da República, General de Exército Umaro Sissoco Embaló, de regresso ao País depois de participar no 9⁰ Fórum Mundial da Água em Dakar.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló

Hoje dia 22 , O ministro do Turismo, Artesanato e Porta-voz do Governo Dr Fernando vaz, foi recebido no ministério do Turismo da Roménia pelo Secretário de Estado Do Turismo da Roménia Sr. FLORIN - SERGIU DOBRESCU...

Bissau: 22, 03, 2022 - O ministro do Turismo, Artesanato e Porta-voz do Governo Dr Fernando vaz, foi recebido no ministério do Turismo da Roménia pelo Secretário de Estado Do Turismo da Roménia Sr. FLORIN - SERGIU DOBRESCU em que os dois responsáveis do Turismo dos respectivos paises se apresentaram e lançaram bases para uma cooperação Multilateral. 

O encontro resultou-se na criação duma equipa de trabalho entre Directores Gerais dos  dois  ministério para trabalharem num Draft visando assinatura de um memorando de entendimento e de cooperação entre as partes.

Ainda iniciou-se desde logo, os trabalhos para a realização de um "FUNTRIP" dos  operadores turísticos romenos. 

Horas depois, o Ministro foi recebido no parlamento romeno em que depois da visita ao segundo maior edifício do mundo, encontrou-se com o  Presidente da comissão especializa para a area económica e serviços e vários outros deputados. 

O momento foi importante nas elações entre os dois países, que se pretende traduzir na abertura de novas oportunidades para a cooperação económica, comercial e também nas áreas do ensino superior, da saúde e do turismo.

A agenda do Ministro ficou ainda preenchida com vários outros encontros de trabalhos, nomeadamente 

- com o vice- presidente da area economica e diplomacia da Câmara de comércio e indústria de Roménia e tambem Presidente da câmara de comércio e indústria de PRAHOVA. 

Também, manteve encontro com o Diretor Geral do Banco da Roménia, Dr. Lucian ANCHEL.



A minha resposta a um comentário (adaptada): ...

Por Jorge Herbert

Nunca defendi a aniquilação de qualquer militante do PAIGC. 

Essa é a cultura do PAIGC e não a minha. A extinção pode parecer uma palavra desmesurada, face a dimensão histórica libertadora do PAIGC. Por isso, defendo a merecida atribuição do seu lugar na história do país, mas retirá-lo do jogo político democrático. Isso porque esse peso histórico libertador do PAIGC não se coaduna nem é possível adaptá-lo à uma verdadeira democracia. 

O PAIGC é a cabeça de um polvo de vícios e esquemas para parasitar o erário público, com os seus tentáculos distribuídos por tudo o que é máquina política, administrativa e militar guineense. 

A única forma de tornar inoperacional esses tentáculos, é desintegrar a cabeça do polvo... E garanto-lhe que, depois dessa desintegração, em poucos anos, a Guiné-Bissau conhecerá a paz e o caminho para o desenvolvimento...

Em todo o caso, não defendo a violência sob qualquer forma, muito menos sobre os tentáculos do polvo. Para mim, a violência é sinónimo de inteligência reduzida, de forma transitória ou permanente. Não é à toa que se refere na gíria em relação a quem pratica a violência, de que “perdeu a cabeça”. 

A única forma que a violência é usada de forma inteligente, é como um instrumento dissuasor pelo Estado, no sentido de preservar a ordem pública e prevenir a desordem. Mesmo nesses casos, deve cumprir os pressupostos legais. 

O grande problema na Guiné-Bissau, é que é difícil, senão impossível, colocar o PAIGC na ordem constitucional, por causa desse seu peso histórico e a implantação dessa ideologia combativa, sem que o Estado tenha de fazer uso da força dissuasora, por vezes desproporcional ou até desrespeitando as mais básicas garantias constitucionais dos cidadãos... Mas, isso competirá ao povo julgar depois nas urnas, espero eu que seja sem a participação do PAIGC, o que significaria que a democracia guineense está viciada, se o PAIGC participar no jogo democrático, porque é tudo, menos um partido democrático...

Diga-me, que violência Jomav usou durante a sua presidência sobre o PAIGC e os seus militantes?! 

E que nível de violência o PAIGC utilizou sobre JOMAV e sua família, durante a sua presidência?! 

Existirá outra forma de combater o domínio do Estado guineense pelo PAIGC, que não seja pela via da força!? 

Se a grande maioria dos militantes do PAIGC são parasitas do aparelho do Estado, fruto dos anos do domínio e promiscuidade entre o PAIGC e o Estado, acha que aceitariam viver em piores condições longe do aparelho do Estado, sem armar desacatos?!

Acredite em mim, que só depois de mandar o PAIGC para o seu definitivo e merecido lugar da história, é que a Guiné-Bissau vai infletir a sua trajetória em direção ao caos e a miséria.

Jorge Herbert

Ucrânia diz que forças russas só têm munições, combustível e alimentos para três dias

Agência Lusa

 Ministério da Defesa ucraniano diz ainda que nas últimas horas "não foram observadas alterações significativas na posição" do inimigo

O Ministério da Defesa ucraniano afirmou que as forças russas têm apenas munições, combustível e alimentos suficientes para três dias.

"As forças de ocupação russas que operam na Ucrânia têm munições e reservas alimentares para não mais do que três dias", situação "semelhante com o combustível, que é reabastecido por camiões-cisterna", indicou a mesma fonte.

O Ministério da Defesa ucraniano adiantou que "não foram observadas alterações significativas na posição e natureza das ações das forças de defesa no último dia".

Durante as últimas 24 horas, acrescentou, "mais de nove alvos aéreos inimigos foram atingidos", indicando que se tratavam de um avião, seis veículos aéreos não tripulados ('drones') e dois helicópteros.

"Foram observadas ações mais ativas de aviões inimigos nas últimas 24 horas", de acordo com o relatório de guerra ucraniano, que também assinalou atos de desobediência civil na região de Lugansk porque "uma grande parte da população não apoia a política dos ocupantes e não tem vontade de pegar em armas".

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 925 mortos e 1.496 feridos entre a população civil, incluindo mais de 170 crianças, e provocou a fuga de mais 10 milhões de pessoas, entre as quais 3,48 milhões para os países vizinhos, indicam os mais recentes dados da ONU.

Segundo as Nações Unidas, cerca de 13 milhões de pessoas necessitam de assistência humanitária na Ucrânia.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.


Leia Também

Zelensky acusa forças russas de terem "um vazio no lugar do coração"

© Reprodução

Notícias ao Minuto 22/03/22 

"Os soldados russos nem sabem o que é ser livre", reforçou.

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, fez um balanço em vídeo na sua página da rede social Facebook daquele que foi o 26.º dia de invasão russa no país, que caracterizou como “um dia com acontecimentos complicados e conclusões difíceis”. Além de saudar os manifestantes do protesto pacífico dispersado a tiro pelas forças russas em Kherson, cidade tomada pela Rússia, o chefe de estado realçou que as tropas daquele país têm “um lugar vazio no coração”, em vez de “tudo aquilo que torna um humano, humano”.

“O que é que os pilotos [russos] têm em vez de consciência? É também um vazio? Disse ‘também’ não acidentalmente, porque definitivamente têm um vazio no lugar do coração. No lugar da alma. No lugar de tudo aquilo que torna um humano, humano”, aponta, num vídeo legendado em inglês, que pode ver acima.

O presidente ucraniano recordou também Boris Romantschenko, um sobrevivente do Holocausto que escapou aos campos de concentração de Buchenwald, Peenemünde, Mittelbau-Dora e Bergen-Belsen, acabando por morrer aos 96 anos, na sexta-feira, após um bombardeamento em Kharkiv.

“Cada dia desta guerra torna claro o que a ‘desnazificação’ [russa] é”, acusou, saudando os manifestantes do protesto pacífico em Kherson, que foram dispersados a tiro pelas tropas russas, “na luta pela sua liberdade”.

“Os soldados russos nem sabem o que é ser livre. Foram guiados até aqui, para ser honesto, como se fosse uma sentença. Uma sentença de morte, de desgraça”, reforçou.

Zelensky revelou ainda que uma coluna de cidadãos em Zaporizhzhia, onde se encontravam muitas crianças, foi atingida pelos russos. Quatro delas foram hospitalizadas, e duas estão em estado crítico, adiantou.

“Foi um dia de acontecimentos complicados e de conclusões difíceis. Mas foi outro dia que nos levou mais perto da nossa vitória. À paz do nosso estado. Glória à Ucrânia”, terminou.

Leia Também👇

As forças ucranianas continuam a "repelir" as tentativas da Rússia de ocupar o sul da cidade de Mariupol, segundo um relatório do serviço de informação militar publicado hoje pelo Ministério da Defesa do Reino Unido.

No mais recente relatório, publicado na conta do ministério britânico na rede social Twitter, é referido que "apesar dos intensos combates, as forças ucranianas continuam a repelir as tentativas russas de ocupar o sul da cidade de Mariupol".

O documento também indica que "as forças russas, posicionadas noutras partes da Ucrânia, enfrentaram mais um dia de progresso limitado com a maioria de suas forças paralisadas"...Ler Mais

Acordo bilateral para resolver situação de quatro ilhas no norte do Japão era negociado desde 2018. Invasão da Ucrânia e atitude nipónica face à guerra trouxe as relações entre Tóquio e Moscovo para o pior momento em muitas décadas

A Rússia anunciou esta segunda-feira o rompimento das conversações que decorriam com o Japão com o objetivo de conseguir um tratado de paz que ponha um fim formal ao último resquício do conflito entre os dois países na II Guerra Mundial. Em causa está uma disputa territorial em torno de quatro ilhas a norte do Japão, que eram território nipónico até 1945, e que foram tomadas pela União Soviética no final da II Guerra Mundial.

Foi mais uma forma de Moscovo retaliar contra a resposta dura de Tóquio à invasão russa da Ucrânia. A medida mais recente do lado japonês foi, em concertação com o G7, a retirada da Rússia da lista de parceiros comerciais preferenciais, e boicote à exportação de chips para território russo...Ler Mais

O Presidente da República General Umaro Sissoco Embaló na Cerimónia de Abertura Oficial do 9⁰ Fórum Mundial da Água, hoje em Dakar.


 Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló


Veja Também:

Tema: “𝐒𝐞𝐠𝐮𝐫𝐚𝐧𝐜̧𝐚 𝐝𝐚 𝐀́𝐠𝐮𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐚 𝐏𝐚𝐳 𝐞 𝐨 𝐃𝐞𝐬𝐞𝐧𝐯𝐨𝐥𝐯𝐢𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨”.
Discurso do Presidente da República 𝗚𝗲𝗻𝗲𝗿𝗮𝗹 𝗨𝗺𝗮𝗿𝗼 𝗦𝗶𝘀𝘀𝗼𝗰𝗼 𝗘𝗺𝗯𝗮𝗹𝗼́🇬🇼👇
👇