quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Chefe da diplomacia dos EUA diz ter um plano para financiamento de Kyiv

© Getty Images

POR LUSA    20/12/23 

O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou hoje que Washington tem um plano para que a Ucrânia possa financiar-se no futuro e deixar de depender da ajuda militar e económica dos Estados Unidos.

Mas, por enquanto, esclareceu Blinken em conferência de imprensa para passar em revista o ano de 2023, ainda é necessário que o Congresso dos Estados Unidos aprove o pacote urgente de 61 mil milhões de dólares (55 mil milhões de euros) que o Presidente norte-americano, Joe Biden, solicitou para a Ucrânia.

O secretário de Estado alertou que o dinheiro de que o Governo dos Estados dispõe para apoiar Kiev está a esgotar-se e pediu aos congressistas republicanos que aprovem novos fundos porque não há "caixa mágica de dinheiro" da qual se possa extrair novos recursos.

"Fizemos um enorme investimento no futuro da Ucrânia e na sua liberdade. Não faz sentido renegarmos esse investimento agora, depois de tudo o que fizemos", declarou.

O chefe da diplomacia norte-americana disse ter "um plano muito claro" para garantir que "a Ucrânia possa defender-se militar e economicamente para que estes níveis de apoio deixem de ser necessários".

"Mas temos que ajudá-los por um tempo. Para que o inverno passe. Para que a primavera e o verão passem", destacou Blinken.

Além disso, acrescentou que está focado em que o Governo de Kiev tenha uma estratégia "não só para travar a agressão russa, mas também para continuar a recuperar os territórios ocupados pelos russos".

Blinken disse que a única coisa em que concorda com o Presidente russo, Vladimir Putin, é que ambos acreditam que "o apoio contínuo dos Estados Unidos é fundamental" para a Ucrânia vencer a guerra.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, esteve recentemente em Washington, na sua terceira visita desde o início da guerra, em fevereiro de 2022, para tentar levantar o bloqueio dos republicanos à aprovação de novas ajudas no Congresso.

A oposição conservadora exige de Biden uma política de imigração mais restritiva em troca do voto a favor da ajuda à Ucrânia.

A Rússia invadiu a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022, com o argumento de proteger as minorias separatistas pró-russas no leste e "desnazificar" o país vizinho, independente desde 1991 após a desagregação da antiga União Soviética e que tem vindo desde então a afastar-se do espaço de influência de Moscovo e a aproximar-se da Europa e do Ocidente.

Desde o outono, Moscovo tem aumentado os ataques noturnos contra cidades ucranianas, numa altura em que se levantam dúvidas sobre a continuação do apoio militar ocidental a Kiev.

A guerra na Ucrânia já provocou dezenas de milhares de mortos de ambos os lados, mas não conheceu avanços significativos nos últimos meses, mantendo-se os dois beligerantes irredutíveis nas suas posições territoriais e sem abertura para cedências negociais.


Leia Também: Abatidos quatro mísseis russos que se dirigiam para Kyiv, diz exército

Serra Leoa levanta recolher obrigatório por tentativa de golpe de Estado

© Lusa

POR LUSA  20/12/23 

As autoridades da Serra Leoa levantaram hoje o recolher obrigatório imposto em novembro, na sequência de um ataque de homens armados a um quartel na capital, Freetown, posteriormente classificado pelo Presidente como uma "tentativa de golpe de Estado".

O recolher obrigatório noturno foi imposto em 27 de novembro, enquanto as autoridades conduziam uma série de operações de busca dos principais suspeitos do ataque ao quartel de Wilberforce, perto do palácio presidencial, em Freetown.

O grupo de homens armados atacou também várias prisões do país, provocando a morte de dezenas de pessoas, entre as quais 13 soldados, e a libertação de cerca de 2.000 prisioneiros, que aproveitaram a situação para fugir.

Hoje, o Governo anunciou que decidiu retirar a medida por causa das férias de Natal, indicou o Ministério da Informação e Educação Civil numa mensagem divulgada nas redes sociais.

Contudo, o ministro da Informação, Chernor Bah, salientou que as forças de segurança continuam as operações de busca dos suspeitos, à medida que avançam as investigações sobre os ataques.



Leia Também: Já são 57 os detidos na Serra Leoa pela tentativa de golpe de Estado

PR guineense avisa PM que luta contra corrupção é para levar até ao fim

© Eng. Santos Pereira

POR LUSA   20/12/23 

O Presidente guineense avisou hoje, na posse do novo primeiro-ministro, Rui Duarte de Barros, que o combate à corrupção no país "é para levar até ao fim" e que todos os cidadãos são passíveis de serem chamados pela justiça.

Falando na cerimónia de posse de Duarte de Barros, Umaro Sissoco Embaló indicou que até quinta-feira poderá ser conhecido o novo elenco governamental, o qual, disse, terá como uma das suas tarefas combater a corrupção no país.

"Vamos até ao fim nessa luta contra a corrupção. Ninguém está acima da lei. Quem tomar o que é do Estado deve ser chamado pela justiça", afirmou Sissoco Embaló, que prometeu "lavar a imagem" da Guiné-Bissau com essa luta.

O ministro da Economia e Finanças e o secretário de Estado do Tesouro do Governo destituído no início do mês encontram-se detidos na sequência de investigações em curso no Ministério Público num processo de pagamento a empresários, que o Presidente guineense e a justiça do país consideram envolver eventual corrupção.

Em causa está um pagamento de cerca de nove milhões de euros que o Estado efetuou a 11 empresários alegadamente próximos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), que lidera a coligação vencedora das eleições de junho último.

Umaro Sissoco Embaló salientou hoje que o Tribunal de Contas está autorizado a efetuar auditorias à utilização do dinheiro público em todas as instituições, a começar pela presidência da República.

"Quem não concordar com a decisão do Presidente da República que vá ao Supremo Tribunal de Justiça. Se o tribunal se pronunciar, o Presidente pode recuar", observou Sissoco Embaló.

O chefe de Estado guineense frisou que o novo Governo estará sob sua alçada e que a justiça é independente no país, avisando que "nenhum cidadão é especial".

"O império da lei tem de funcionar neste país e a disciplina", salientou Embalo.

Nas redes sociais está a circular uma carta do Procurador-Geral da República, Bacari Biai, a pedir a autorização do chefe de Estado guineense para que Geraldo Martins, ainda na qualidade de primeiro-ministro (cargo de que foi hoje destituído), fosse ouvido no processo relacionado com o pagamento aos empresários.

De acordo com a carta, cuja veracidade Bacari Biai se recusou a comentar hoje no final de uma audiência com Umaro Sissoco Embaló, Geraldo Martins foi citado como tendo tido conhecimento dos pagamentos.

Ao ser questionado sobre uma alegada convocatória de Geraldo Martins ao Ministério Público, o Procurador-Geral da República disse ter tido a anuência do Presidente no sentido de ouvir "qualquer cidadão cujo nome for refletido" no processo dos pagamentos aos empresários.

Bacari Biai desmentiu tratar-se de "uma perseguição política", sublinhando que "quem não deve não teme".



Leia Também: Geraldo João Martins exonerado do cargo do Primeiro-ministro da República da Guiné-Bissau.

Mali: Exército e mercenários do Wagner executaram cerca de 30 pessoas

© Reuters

POR LUSA   20/12/23 

Cerca de 30 pessoas terão sido executadas por soldados malianos e mercenários do Grupo Wagner durante uma operação realizada na segunda-feira na localidade de Gathié Loumou, na região de Mopti (centro), segundo fontes citadas pela Rádio França Internacional.

As execuções terão ocorrido no quadro da ofensiva militar maliana contra movimentos fundamentalistas islâmicos.

Fontes da segurança e da sociedade civil disseram que entre 27 e 28 pessoas foram alegadamente executadas num mercado local e afirmaram que tinham sido baleadas.

Os corpos foram enterrados horas depois na cidade.

O exército maliano, que não comentou as acusações, garantiu que durante a operação "neutralizou" onze "terroristas" e apreendeu treze veículos, armas e rádios, segundo um comunicado publicado na sua conta da rede social X.

A operação enquadra-se na luta contra "grupos armados terroristas" e, no comunicado, o Estado-Maior do Exército garante à população que vai continuar as suas ações para garantir a segurança em todo o território e pede que "mantenha a calma e a tranquilidade".

Nos últimos anos, foram registados numerosos casos de assassínios perpetrados pelo exército e por mercenários do Grupo Wagner.

No centro do Mali, registaram-se igualmente massacres e confrontos intercomunitários entre membros dos Peul - pastores tradicionalmente muçulmanos identificados com grupos islamistas - e os Dogon, uma comunidade agrícola protegida por milícias de autodefesa.

O Mali é atualmente governado por uma junta militar após os golpes de Estado de agosto de 2020 e maio de 2021, ambos liderados por Assimi Goita, o atual Presidente de transição.

Goita afastou-se da antiga potência colonial, França, e apelou à retirada das forças de manutenção da paz da ONU, ao mesmo tempo que estreitou as ligações à Rússia.


MINISTÉRIO ECONOMIA E FINANÇAS PROCEDE O PAGAMENTO INTEGRAL DE SALÁRIO REFERENTE AO MÊS DE DEZEMBRO, 2023

Fonte: Ministério das Finanças

Por instruções do Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, o Ministério Economia e Finanças informa que, já esta em curso a partir desta quarta-feira, (20.12.2023) o pagamento integral de salário de toda administração pública, referente ao mês de Dezembro de 2023.

O pagamento de salário referente ao mês de Dezembro, vai assim permitir que todos os funcionários públicos poderem festejar melhor o natal e novo ano, 2023. 

Cartão de Emigrante, o cartão para todos os guineenses que vivem fora do país

Radio TV Bantaba 

A Secretaria de Estado das Comunidades, através da sua Direção Geral, tem disponível serviços para a diáspora, sendo o Cartão de Emigrante um deles, um cartão com BENEFÍCIOS LEGAIS.

Quem tem o Cartão de Emigrante tem o direito a beneficiar de isenção alfandegária de impostos de importação de bens para uso pessoal, exceto bebidas e tabaco.

Para solicitar o cartão tem de reunir o seguinte:

o Cópia de passaporte,

o Cópia de Bilhete de Identidade,

o Cópia de cartão de residência do país de acolhimento,

o Duas fotografias tipo passe,

o Pagamento da taxa

Com o Cartão do Emigrante, a Guiné-Bissau nunca esteve tão perto.

Ku Karton di Emigrante Guiné-Bissau ka na lundju bó.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA EMPOSSA RUI BARROS COMO PRIMEIRO MINISTRO

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, empossou hoje o novo Primeiro-Ministro, Rui Duarte Barros.  A nomeação, realizada através do Decreto No. 73/2023, de 20 de dezembro, marca a substituição de Geraldo Martins, exonerado por Decreto N. 72/2023.

Durante a cerimónia, o presidente exortou o novo chefe de governo a encarar a luta contra a corrupção como “algo inegociável”. Enfatizou, igualmente, a necessidade de manter o país em movimento, destacando que a Guiné-Bissau deve permanecer como prioridade máxima. 🇬🇼


Presidência da República da Guiné-Bissau 

Presidente da República solidariza com a comunidade da Guiné-Conacri



 Presidência da República da Guiné-Bissau

Rui Duarte Barros nomeado Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau

Rui Duarte de Barros, economista e político que foi primeiro-ministro de transição de 16 de maio de 2012 a 4 de julho de 2014.

Rui Duarte foi ministro da Economia e Finanças em 2002 e antes de ser nomeado primeiro-ministro trabalhou na União Económica e Monetária da África Ocidental.

Barros é dirigente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) do qual é deputado no parlamento, entretanto, dissolvido pelo chefe de Estado guineense, Umaro Sissoco Embaló.


Decreto Presidencial- “Nomeação do novo Primeiro Ministro”

 


Geraldo João Martins exonerado do cargo do Primeiro-ministro da República da Guiné-Bissau.


 Radio Voz Do Povo 



Coligação PAI-Tera Ranka Rejeita Dissolução do Parlamento e Exige Restauração da Ordem Constitucional na Guiné-Bissau

 

Geraldo Martins coloca lugar a disposição do Presidente da República

Bissau, 20 Dez 23(ANG) – Geraldo Martins decidiu bater-se com a porta, colocando o seu lugar a disposição do Presidente da República, uma semana depois de ser nomeado para o cargo de Primeiro-ministro.

De acordo com o portal do Jornal Última Hora(UH), visitado hoje pela ANG, a demissão de Geraldo Martins não foi formalmente apresentada ao Presidente da República, mas o demissionário Chefe do Governo anunciou ao Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló em como “não está disponível para liderar um Executivo sobre o qual, não tem controlo”.

Segundo o Jornal, os dois chegaram a este ponto quando, Geraldo Martins percebeu que, o PR Umaro Sissoco Embaló quis colocar no Governo figuras que só responderiam a ele e mais ninguém.

Informações chegadas ao UH dão conta que, o demissionário Primeiro-ministro ainda tentou demover o Chefe de Estado demonstrando-lhe ás consequências que procedimentos dessa natureza acarretam para a Governação, mas Umaro Sissoco Embaló se manteve inamovível.

“Por aquilo que é do meu conhecimento, o Dr. Geraldo Martins fez enormes esforços para que o PR compreenda o que estava em jogo. Infelizmente, o PR tem compromissos com alguns dos seus apoiantes e a situação tornou-se insustentável”, disse a fonte.

Apesar de mostrar alguma flexibilidade, o quer é certo, conforme os dados chegados ao UH é que, também de forma inflexível, Geraldo Martins assumiu que jamais lideraria um Governo onde cada ministro ou Ministério seria uma ilha a parte.

“Aquilo não é ser chefe do Governo. E o Dr. Geraldo jamais aceitaria que acontecesse com ele. A solução acabou por ser a demissão manifestada pelo próprio Geraldo Martins embora não tenha feito por escrito”.

A conversa da demissão entre Geraldo Martins e Umaro Sissoco Embaló acontecera no dia 19 de Dezembro e o Chefe de Estado terá prometido que, o decreto de exoneração seria exarado no dia seguinte. Ainda não se sabe se vai concretizar, ou haverá uma nova oportunidade para discutir o assunto, mas a realidade do momento é impasse prevalecente.

ANG/ÂC

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA : O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, recebe hoje (20/12), em audiência o Procurador Geral da República Bacari Biai.


 CAP GB  / Presidência da República da Guiné-Bissau


PRESIDENTE DA REPÚBLICA REGRESSA AO PAÍS PROVENIENTE DE PARIS

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, regressou ao país, depois de ter efectuado uma visita à República de Madagáscar, onde participou da tomada de posse do homólogo, Andry Rajoelina. Na sequência, o chefe de Estado deslocou-se a Paris, onde se reuniu com o Presidente Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu.  🇬🇼🇲🇬🇫🇷


 Presidência da República da Guiné-Bissau

Oficial: Procurador Geral da República convoca Geraldo Martins

O Procurador Geral da República, Dr. Bacari Biai pede ao Presidente da República para demitir o atual Primeiro-ministro Geraldo Martins pelo envolvimento no caso de 6 bilhões e tentativa de subversão da ordem constitucional.

Segundo a nota que a nossa redação teve acesso, o Procurador lamenta o fato de Geraldo ter participado neste escândalo financeiro praticado. Segundo o argumento da procuradoria, as investigações comprovam que o Primeiro-ministro deu ordens direto ao Ministro de Finanças Suleimane Seidi para desviar cerca de 9 bilhões.

Entretanto, Geraldo Martins não tem condições de continuar a exercer o cargo de Primeiro-ministro para facilitar a continuidade das investigações.

Agora cabe ao Presidente da República assumir as suas responsabilidades perante o caso em questão.

Notícias em atualização,..

Eng. Santos Pereira

19/12/2023