quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

EUA matam líder do Estado Islâmico e outros dez terroristas na Somália

© iStock

POR LUSA   26/01/23 

As forças de operações especiais dos Estados Unidos mataram um alto responsável do grupo Estado Islâmico e outros dez terroristas no norte da Somália, revelaram esta quinta-feira fontes do governo à agência Associated Press (AP).

A operação teve como alvo Bilal al-Sudani, um importante facilitador financeiro para a organização terrorista em todo o mundo e decorreu num complexo de cavernas montanhosas.

O Presidente norte-americano, Joe Biden, foi informado na semana passada sobre a proposta para a missão, que surgiu após meses de planeamento.

Biden deu a sua aprovação final para a realização desta operação esta semana, de acordo com dois funcionários da sua administração que informaram os jornalistas sob a condição de anonimato.

Al-Sudani, que estava no radar das autoridades de inteligência dos EUA há anos, desempenhou um papel fundamental ajudando a financiar as operações do EI em África, bem como o braço terrorista ISIS-K que opera no Afeganistão, acrescentaram as mesmas fontes.

Este terrorista tinha sido originalmente assinalado pelo Departamento do Tesouro, em 2012, pelo seu papel no Al-Shabab, outra organização terrorista que opera na Somália.

"Dada a localização remota da operação, a avaliação é de que nenhum civil foi ferido ou morto. A proteção de civis continua a ser uma parte vital das operações do comando para promover maior segurança para todos os africanos", destacou, por sua vez, Comando Militar Norte-Americano para África (AFRICOM), em comunicado.

Um norte-americano envolvido na operação foi mordido por um cão militar, mas não ficou gravemente ferido, segundo fonte do governo.

As autoridades norte-americanas forneceram poucos detalhes sobre como a operação foi realizada ou as circunstâncias que envolveram a morte de Al-Sudani.

Um oficial destacou que as forças dos EUA pretendiam capturar Al-Sudani, mas que essa opção não se mostrou "viável" quando a operação foi realizada.

A operação ocorre dias depois do AFRICOM ter anunciado que conduziu um ataque coletivo de autodefesa a nordeste de Mogadíscio, a capital, perto de Galcad.

Nessa ação, as forças do Exército Nacional da Somália estavam envolvidas em combates intensos, após um ataque prolongado e intenso de mais de 100 combatentes do Al-Shabab.

Os EUA estimaram que aproximadamente 30 combatentes do Al-Shabab foram mortos nessa operação.

A ofensiva das forças somalis contra o Al-Shabab foi descrita como a mais significativa em mais de uma década.



Carnaval 2023: COMISSÃO NACIONAL ANUNCIA QUE NÃO HÁ PRÉMIOS

 
JORNAL ODEMOCRATA  26/01/2023  

A Comissão Nacional Organizadora do carnaval 2023 anunciou esta quinta-feira, 26 de janeiro, que não haverá concurso de carnaval nem premiações, apenas far-se-á o desfile nacional com a participação de todas as regiões.

O Carnaval 2023 tem como lema “Carnaval de Reforço e Coesão Nacional e Integração Regional”, e decorre de 17 a 21 de fevereiro.

O anúncio foi tornado público por Leonardo Cardoso, presidente da Comissão, em conferência de imprensa, durante a qual precisou que a Comissão apenas apoiará os grupos que querem participar do desfile.

Cardoso justificou a decisão pela necessidade de assegurar a coesão nacional e não continuar a acumular dívidas que a direção da cultura não consegue pagar.

Apelou aos grupos e às regiões a inscreverem-se quanto antes, para uma melhor organização. 

Leonardo prometeu realizar uma feira de gastronomia e um desfile muito bem organizado e estruturado com a participação de todas as regiões e  associações estrangeiras”. 

Em relação às dívidas de concursos anteriores, a Comissão de carnaval 2023 prometeu encetar diligências junto do governo.

Por: Carolina Djemé

Fotos: CD

Encerramento de Seminário de Informação e Sensibilização aos parlamentares da CEDEAO sobre a Importância do ECO_ as vantagens e desvantagens.


Radio Voz Do Pov

REJUVENESCIMENTO: CEO de 45 anos diz ter ficado mais jovem com programa experimental... Bryan Johnson irá gastar 1,83 milhões de euros para continuar programa de rejuvenescimento.

© Wikimedia Commons

Notícias ao Minuto   26/01/23 

Um empreendedor e CEO na área da biotecnologia de nome Bryan Johnson diz que, apesar de ter 45 anos, foi sujeito a um programa experimental que mostra que tem um coração de 37 anos, pele de 28 anos e os pulmões com a capacidade de alguém de 18 anos.

Diz a Bloomberg que o programa em questão tem o nome Project Blueprint e é liderado por um médico de 29 anos de nome Oliver Zolman -  auto-intitulado como o “médico do rejuvenescimento” - que conta com o auxílio de outros 30 especialistas em saúde.

O programa é descrito como sendo uma dieta diária intensiva que mistura suplementos personalizados, exercício de diversos testes corporais.

Este programa, naturalmente, não é barato e custará a Johnson cerca de 2 milhões de dólares (1,83 milhões de euros) este ano. “O que eu faço pode parecer extremo, mas estou a tentar provar que o declínio não é inevitável”, afirma Johnson, que adianta que quer transformar este programa numa competição de rejuvenescimento.

Os sapatos de Putin têm salto alto? Tire as suas próprias conclusões

© Reuters

Notícias ao Minuto  26/01/23

As mais recentes fotografias de Putin mostram-no a posar ao lado de um grupo de estudantes... calçando o que aparentam ser sapatos com salto alto.

Que o presidente russo, Vladimir Putin, é um homem bastante preocupado com a sua imagem pública, isso já era praticamente certo. Desde posar ao volante de veículos militares às suas variadas demonstrações desportivas, são vários os momentos em que se tem visto o chefe de Estado russo a tentar construir a perceção de que é um líder forte.

As mais recentes fotografias de Putin, captadas durante uma visita ao Grupo de Investigação Lomonosov, em Vorobyovy Gory, Moscovo, mostram-no a posar ao lado de um grupo de estudantes... calçando o que aparentam ser sapatos com salto alto.

As fotografias em causa estão já a circular nas redes sociais, depois de terem sido oficialmente divulgadas pelo Kremlin, reporta a Sky News. E os internautas apressaram-se a concluir que o líder russo conseguiu, assim, uns centímetros a mais na sua altura, com esta estratégia.


Leia Também: Defesas aéreas ucranianas abateram 47 dos 55 mísseis lançados pela Rússia


GUINÉ-BISSAU: Forças Armadas fazem "movimentações normais" de militares em quartéis

© Lusa

POR LUSA  26/01/23 

O Estado-Maior General das Forças Armadas da Guiné-Bissau está a realizar movimentações de militares entre quartéis, disse hoje à Lusa fonte da instituição militar, considerando a rotação "perfeitamente normal".

Nos últimos dias, tem havido relatos nas redes sociais de guineenses em como estariam em curso mudanças de militares entre os quartéis do interior do país, nomeadamente nos batalhões de Mansoa, no centro do país, Gabu, no leste, e Farim, junto à fronteira com o Senegal.

"São movimentações normais de militares. São servidores públicos, podem ser transferidos de um para outro aquartelamento, como podem ser destacados para missões em qualquer parte do país", observou a fonte, em declarações à Lusa.

A fonte do Estado-Maior General das Forças Armadas não quis precisar que aquartelamentos foram abrangidos pelas mudanças, mas confirmou que militares "de alguns batalhões estão envolvidos nas trocas regulares"

A mesma fonte negou que tenha existido qualquer ordem do Estado-Maior General das Forças Armadas no sentido de impedir que os militares saíssem dos quartéis a partir das 19:00

"Não existe nada disso. Os militares estão a fazer a sua atividade normal, fora e dentro dos quartéis", defendeu a fonte


Dia Mundial das Alfândegas

 Radio Voz Do Povo 

Como o deserto do Saara está se transformando em um oásis de terras agrícolas

Cientistas criaram robot capaz de alternar entre estados sólido e líquido... Os responsáveis acreditam que o robot poderá ser usado em intervenções cirúrgicas ou administrar medicamentos.

© YouTube / ScienceAlert

Notícias ao Minuto   26/01/23

A Universidade Chinesa de Hong Kong conseguiu um avança na área da robótica ao criar um robot capaz de alterar entre o estado sólido e líquido, conseguindo assim deslocar-se em ambientes com obstáculos mais desafiantes.

“Dar aos robots a capacidade de trocarem entre os estados líquido e sólido dá-lhes mais funcionalidade”, notou o engenheiro Chengfeng Pan, apontando para a importância deste avanço nas áreas da produção de dispositivos eletrónicos e até da saúde.

Os engenheiros criaram este robot a partir de gálio, um metal mais macio que entra no estado líquido com uma temperatura de 29 graus celsius. A este metal os engenheiros adicionarem partículas magnéticas, que permitem ao robot não só alternar entre os dois estados como também conferir uma maior mobilidade.

Apesar de animados com este avanço, nota o Science Alert que os engenheiros acreditam que é necessário realizar mais alguns testes.

“O trabalho futuro deve explorar como estes robots podem ser usados dentro de um contexto biomédico”, notou outro engenheiro, de nome Carmel Majidi. “O que estamos a mostrar são demonstração, mas são necessários mais estudos para aprofundar como podem ser de facto utilizados para administrar medicamentos ou remover objetos estranhos".


Robot clears foreign body from stomach   @ScienceAlert ☝

UCRÂNIA: Explosão em Kyiv e 15 mísseis russos abatidos pela Ucrânia

© Lusa

POR LUSA  26/01/23 

Quinze mísseis de cruzeiro russos foram abatidos pela defesa antiaérea da Ucrânia, mas segundo a France Presse foi sentida uma forte explosão em Kiev.

A interceção dos 15 mísseis foi confirmada pelas autoridades ucranianas.

Antes, o porta-voz da Força Aérea da Ucrânia dizia aos jornalistas que estava a ocorrer um ataque de mísseis russos contra a Ucrânia, tendo soado os alertas em várias regiões do país.

Pelo menos seis mísseis foram disparados da região russa de Murmansk, disse o porta-voz. 


Leia Também: Forças Armadas ucranianas explicaram que foram abatidos 24 drones enviados pela Rússia em direção ao país vizinho.


Leia Também: Negociações de paz? Apenas quando houver "novo governo" na Rússia


Leia Também:  Zelensky deixa alerta: "A Ucrânia é só o primeiro passo para Putin. Estou convencido de que está a preparar uma grande guerra"

NASA: Asteroide vai fazer "aproximação extraordinariamente próxima" da Terra

© iStock

POR LUSA   26/01/23 

Um asteroide do tamanho de um camião vai passar "extraordinariamente próximo" da Terra na madrugada de quinta para sexta-feira, num dos encontros mais iminentes já registados, adiantou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana (NASA).

A NASA assegurou, no entanto, que este será um 'quase acidente', sendo que não há hipóteses do asteroide atingir o planeta.

Este asteroide recém-descoberto aumentará 3.600 quilómetros acima da ponta sul da América do Sul, ou seja, dez vezes mais perto que os conjuntos de satélites de comunicação que circulam visíveis no céu, destacou ainda a agência espacial.

Mesmo que a rocha espacial chegasse muito mais perto da Terra, os cientistas explicaram que a maior parte desta iria queimar na atmosfera, com alguns dos pedaços maiores provavelmente a caírem como meteoritos.

O sistema de avaliação de risco de impacto da NASA, o Scout, rapidamente descartou um impacto, realçou o responsável pelo desenvolvimento, Davide Farnocchia.

"Mas, apesar das poucas observações, foi capaz de prever que o asteroide fará uma aproximação extraordinariamente próxima da Terra", sublinhou Farnocchia citado num comunicado.

"Na verdade, esta é uma das aproximações mais próximas já registada de um objeto a acercar-se da Terra", acrescentou.

Descoberto no sábado, acredita-se que o asteroide conhecido como 2023 BU tenha entre 3,5 metros e 8,5 metros de diâmetro. Foi descoberto pela primeira vez pelo mesmo astrónomo amador na Crimeia, Gennady Borisov, que descobriu um cometa interestelar em 2019.

Em poucos dias, dezenas de observações foram feitas por astrónomos em todo o mundo, permitindo apurar a órbita do asteroide.

O trajeto do asteroide será drasticamente alterado pela gravidade da Terra assim que passar e, em vez de completar uma volta ao sol a cada 359 dias, mover-se-á numa órbita oval com a duração de 425 dias, de acordo com a NASA.