segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Abu Dhabi, 9 de setembro de 2024, O presidente dos Emirados Árabes Unidos, Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, recebeu o presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, numa visita de trabalho aos EAU.

Os líderes discutiram a colaboração em áreas como o desenvolvimento, o comércio e os investimentos, destacando o alinhamento de prioridades e o compromisso com o crescimento sustentável. 

Mohamed bin Zayed também felicitou Embaló pelo Dia da Independência da Guiné-Bissau, desejando progresso contínuo para o país. O encontro reforçou a parceria entre as duas nações, contando com a presença de importantes figuras dos EAU, como o xeique Hamdan bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan e o xeique Shakhboot bin Nahyan Al Nahyan.


Presidência da República da Guiné-Bissau

Guiné. Justiça quer confiscar avião apanhado com droga vinda da Venezuela

© iStock
Por Lusa  09/09/24 
O Ministério Público guineense anunciou hoje ter requerido a um Juiz de Instrução Criminal (JIC) a declaração da perda a favor do Estado da aeronave apanhada com mais de 2,6 toneladas de cocaína, levadas da Venezuela até Bissau.

O pedido do Ministério Público consta de um comunicado do gabinete de Relações Publicas em que a instituição informa ter sido comunicada oficialmente pela Polícia Judiciária (PJ) da apreensão, no passado sábado, de uma aeronave, que aterrou no aeroporto internacional Osvaldo Vieira.

Na mesma diligencia, a PJ entregou ao Ministério Público os cinco suspeitos que vinham a bordo do avião.

Trata-se de um cidadão brasileiro, um colombiano, um do Equador e dois cidadãos mexicanos.

"Esta manhã, após o primeiro interrogatório dos suspeitos em questão pelo Ministério Público, esta instituição requereu ainda hoje ao Juiz de Instrução Criminal o decretamento da prisão preventiva dos mesmos", adianta a nota.

A instituição judicial diz ainda ter requerido ao mesmo JIC que declare a perda da aeronave a favor do Estado guineense.

Com o apoio de várias agencias internacionais de combate de estupefacientes, a PJ guineense apreendeu, no sábado, 07, um jato Gulfstream IV, com a matricula XA -- SBT, no principal aeroporto do país.

A Presidência guineense prometeu hoje que "medidas severas serão tomadas" contra os implicados e elogiou a ação das diferentes corporações policiais do país.

Os partidos da oposição acusam o regime de encobertar o trafico de droga na Guiné-Bissau e questiona sobre como seria possível alguém no país que não seja do poder em vigor, autorizar a aterragem de uma aeronave com "grandes quantidades de cocaína".

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, encontra-se em visita de Estado nos Emirados Árabes Unidos, mas deverá regressar ao país nos próximos dias, disse uma fonte da Presidência.

 

Leia Também: Quase 50 reclusos fogem de prisão de alta segurança na Libéria



A campanha de difamação e as tentativas de eliminação física do nosso Presidente, são claras tentativas de abrir caminho para a corrupção, proteger narcotraficantes e capturar o tesouro público para benefício próprio......

Por Antonio Iaia SEidi

Opinião: A Luta Pela Verdadeira Independência da Guiné-Bissau.

A Guiné-Bissau, desde a sua independência em 1974, tem enfrentado uma série de desafios históricos e estruturais que a tornaram um país vulnerável, marcado por uma sucessão de crises políticas, sociais e económicas. 

A trajetória conturbada da nossa nação, que inclui prisões arbitrárias, execuções sumárias e golpes de Estado desnecessários, tem sido o reflexo de uma luta de poder que não levou em consideração os interesses do povo. 

Nossa história tem sido repleta de episódios sombrios, como o golpe militar de 1980 e a guerra de 7 de junho de 1998, que resultaram em assassinatos e caos, afundando ainda mais o país na instabilidade.

Os libertadores da nossa pátria ainda não conseguiram explicar ao povo Guineense as verdadeiras razões e os mandantes da morte de Amílcar Cabral, nem implementaram o programa de desenvolvimento nacional que ele havia traçado. Em vez disso, o país tem sido saqueado, com recursos desviados e um mar rico deixado à mercê dos piratas. 

Nossos sistemas de saúde e educação estão entre os piores da sub-região, e a produção agrícola continua insuficiente para suprir as necessidades alimentares básicas, apesar das favoráveis condições naturais.

Diante desse cenário, testemunhamos uma luz no fim do túnel com a liderança do General Umaro Sissoco Embaló, que tem tomado medidas concretas para combater a corrupção, o tráfico de drogas e revitalizar a infra-estrutura do país. 

A renovação e recuperação das estradas e ruas de Bissau, abandonadas por mais de cinco décadas, são um sinal de que mudanças significativas estão em andamento. 

O General Embaló, tem sido um alvo de críticas e até de atentados, como o ocorrido durante uma reunião do Conselho de Ministros em que 11 pessoas perderam a vida, por ter fechado as portas para práticas corruptas que sustentavam antigos opositores.

A campanha de difamação e as tentativas de eliminação física do nosso Presidente, são claras tentativas de abrir caminho para a corrupção, proteger narcotraficantes e capturar o tesouro público para benefício próprio. 

É nosso dever, enquanto cidadãos, nos mantermos vigilantes e apoiar o Presidente Embaló em sua luta pela verdadeira independência da Guiné-Bissau.

É crucial que a população se una em torno de um objetivo comum: garantir que os recursos do país sejam usados para o benefício de todos os guineenses, que a justiça prevaleça e que o desenvolvimento sustentável seja uma realidade para todos. 

Devemos manter-nos firmes e vigilantes contra aqueles que se escondem atrás de falsas bandeiras de oposição, que na verdade apenas buscam enriquecer às custas do sofrimento do nosso povo.

Chegou a hora de abraçar uma nova mentalidade e apoiar uma liderança que demonstre compromisso com a transparência, o desenvolvimento e o bem-estar do nosso povo. 

A luta pela verdadeira independência continua, e é uma batalha que todos nós devemos travar juntos, de forma consciente, vigilante e intransigente na defesa do bem comum.

VIVA A GUINÉ BISSAU.

ANTÓNIO IAIA SEIDI.

Parabéns à Polícia Judiciária da Guiné-Bissau pela apreensão de um carregamento ilícito de mais de 2600 quilos de cocaína durante o fim de semana.

 Representação da Embaixada dos Estados Unidos em Bissau
Parabéns à Polícia Judiciária da Guiné-Bissau pela apreensão de um carregamento ilícito de mais de 2600 quilos de cocaína durante o fim de semana. 

Os Estados Unidos orgulham-se de trabalhar em estreita colaboração com os nossos parceiros guineenses para identificar e eliminar as redes internacionais de contrabando de droga, e para fornecer aos nossos parceiros na aplicação da lei os recursos de que necessitam para manter a droga fora da Guiné-Bissau. 

É mais um exemplo de como estamos a trabalhar em conjunto para manter o povo da Guiné-Bissau seguro, saudável e protegido.

ULTIMA HORA:‼️ESTADOS UNIDOS FELICITA PRESIDENTE UMARO SISSCO EMBALO E AUTORIDADES GUINEENSES SOBRE AVIÃO QUE RETIDO NO AEROPORTO INTERNACIONAL OSVALDO VIEIRA.

Por Abel Djassi
Nº 2024-132
A Embaixada dos Estados Unidos da América apresenta os seus elogios a o Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Cooperação Internacional e as Comunidades da República da Guiné-Bissau e tem a honra de felicitar o Seu Excelência Presidente do General Repúblico Umaro Sissoco Embara e das autoridades Bissau-Guineanas sobre a sua interdição bem-sucedida do avião de Gulfstream IV que aterrou Aeroporto Internacional de Osvaldo Vieira, no dia 7 de setembro, transportando quantidades significativas de cocaína.

Os Estados Unidos da América estão com o governo da Guiné-Bissau na luta contra o tráfico de droga e aprecia muito a parceria entre Autarquias Bissau-Guineans e a Administração de Aplicação de Drogas dos Estados Unidos.

A Embaixada dos Estados Unidos da América aproveita esta oportunidade para renovar ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades da República da Guiné-Bissau as garantias da sua maior consideração.

Embaixada dos Estados Unidos da América, Dakar, 9 de setembro de 2024

The case of a Private Jet from Venezuela with 2.633.1 kg of drugs (cocaine) apprehended by Guine Bissau authority “Policia Judiciaria” at the International Airport Osvaldo Vieira on September 7, 2024, at 13:46 am, in operation termed “LANDING”.

A few months ago, Mr. Manuel Irênio Nascimento Lopes, a Deputy in ECOWAS Parliament, and also a member of the Parliament of Guiné-Bissau, was arrested on Tuesday, May 7, 2024, at Lisbon airport with 13 kilos of cocaine

Mr. Manuel Irênio Nascimento Lopes, who is a strong opponent of President Umaro Sissoco Embaló, was also a top member of the “Partidos de Fórum para salvação da democracia da Guiné Bissau”, a group of political parties consisting of the MADEM G-15, PRS and APU-PDGB.

Mr. Manuel Irênio Nascimento Lopes was caught in the act of drug trafficking, shortly after his group “Partidos de Fórum para salvação da democracia da Guiné Bissau”, decided to start a declared war with President Umaro Sissoco Embaló; when he publicly challenged Mr. President.

Mr. José Carlos Macedo Monteiro, a MADEM G-15, Deputy, in one of his statements in press-conference, declared that the motive for the group’s confrontation with President Umaro Sissoco Embaló was because Sissoco blocked all corruption holes in the country and refused a monthly payment of 25 million FCFA to each political leader as requested; an allegation that one of the political leaders, Mr. Braima Camara, later confirmed in a separate statement.

 The president, in retaliation, decided to cut all financial support and indirectly isolate some of the members from the Government. This action by the president was a major financial setback for the group.

Many people believed that the need to survive financially by other means was what led an honorable Deputy in ECOWAS Parliament to take such a risk in transporting 13 kilos of cocaine in his suitcases for sale in Portugal.

In one of his audios, Mr. Manuel Irênio Nascimento Lopes, who is still in Portuguese prison, seriously regretted his action and expressed his total disappointment at the fact that the leader of his group, Mr. Braima Câmara, had not expressed any form of solidarity towards him, his sick mother and his families in Bissau. This was a clear indication that the ECOWAS Deputy, Mr. Manuel Irênio Nascimento Lopes, was serving his group who abandoned him when he was caught in the act of drug trafficking.

He also asked President Umaro Sissoco Embaló for forgiveness and begged him to use his good offices to intervene to reduce the prison sentence in the neighboring country {Portugal}.

A few days ago, Guine Bissau authority “Policia Judiciaria” apprehends a jet with 2.633.1 kg of drugs {cocaine} at the international airport Osvaldo Vieira with coordination from foreign agents in operation termed “LANDING”.

The operation that led to the arrest of five individuals, Latin American citizens from Mexico, Colombia, Ecuador and a Brazilian, including the pilot, was coordinated by the United States Drug Enforcement Administration (DEA), Center for Maritime Analysis and Operations-Narcotics (MAOCN), Judicial Police and National Guard of Guinea Bissau etc…

A sensible person will certainly agree with the idea that the plane that transported such a large quantity of drugs was probably intended for the same individuals that provided the 13 kilos of cocaine in Deputy Manuel Irênio Nascimento Lopes’s possession.

In several registered opinions, many agreed that the same people with whom Deputy Manuel Irênio Nascimento Lopes worked are "persons of interest" in this case. And the best place to search is among these individuals in “Partidos de Fórum para salvação da democracia da Guiné Bissau” which needs so much money for the next electoral calendar in November 2024

Therefore, I will not be surprised if these groups of people or political parties are questioned in relation to this private jet from Venezuela loaded with 2,633.1 kg of drugs {cocaine}.

Guiné-Bissau não é um Narco-Estado...

 

Por O Democrata Osvaldo Osvaldo

Tráfico de Droga - Presidência da República promete medidas “duras e severas” contra implicados na aterragem do avião de cocaína no aeroporto de Bissau

Bissau, 09 Set 24 (ANG) – A Presidência da República prometeu  medidas “duras e severas” contra todos os implicados no acto que considera de “criminoso”, de aterragem no aeroporto internacional Osvaldo Vieira de uma aeronave carregada de cocaína.

A promessa foi tornada pública hoje, em declarações à imprensa, pelo Conselheiro Politico e Diplomático do Presidente da República,  Fernando Delfim da Silva, em jeito de reação à  detenção do avião pela PJ com grande quantidade de  cocaína.

Declaração à Imprensa do Conselheiro Político do Presidente da República, Fernando Delfim da Silva sobre a avioneta apreendida no aeroporto de Bissau com mais de 2 toneladas e meia de drogas...@Radio Voz Do Povo

Para atingir o objetivo, agora reiterado pela Polícia Judiciária (PJ), de intensificar o combate ao narcotráfico e desmantelar a rede nele envolvido, o Conselheiro Politico do Chefe de Estado guineense disse que a instituição pode contar com apoio firme do Presidente da República.

Fernando da Silva parabenizou o profissionalismo  demostrado pelas entidades estatais, nomeadamente a PJ, a Guarda Nacional, Polícia da Ordem Pública e os Serviços de Informação e Segurança, que  juntas prestaram “importante serviço” ao Estado da Guiné-Bissau, com  apreensão de mais de duas toneladas de cocaína, resultado da operação “Landing”.

Disse que a Presidência da República manifesta ainda o seu apreço as entidades estrangeiras, que são  parceiras no combate ao tráfico internacional de estupefacientes, nomeadamente Agência de Antidroga dos Estados Unidos (DEA)  e Centro de Análise de Operações Contra  Narcotráfico Marítimo (MOAC), pela relevância do papel que têm desempenhado e agora pelo sucesso da operação “Landim”.

Encoraja à  todas as instituições envolvidas no combate ao crime organizado, os seus agentes, seus quadros e os dirigentes a serrarem fileiras na luta contra o tráfico internacional de estupefacientes, que diz ser  um fenómeno que representa uma  ameaça a credibilidade das  instituições e da própria segurança e estabilidade do Estado guineense.

ANG/LPG/ÂC//SG

 

Leia Também: Política/Líderes do Fórum para Salvação da Democracia(FSD)  exigem  explicações  sobre aterragem de uma aeronave  com  cocaína no país 


Acidente entre camião e autocarro faz 16 mortos no centro do Senegal

© Reuters
Por Lusa  09/09/24 
Uma colisão entre um autocarro e um camião matou esta manhã 16 pessoas e feriu 22 na Estrada Nacional 3, perto da cidade de Ndangalma, uma comunidade rural no centro-oeste do Senegal, informaram os bombeiros.

Os acidentes de viação são frequentes no Senegal, muitas vezes causados por estradas em mau estado, veículos perigosos, condução imprudente e corrupção generalizada entre os funcionários responsáveis pela aplicação da lei ou pela emissão de cartas de condução.

Em meados de agosto, o Governo senegalês do Presidente, Bassirou Diomaye Faye, eleito em março, prometeu uma resposta enérgica ao aumento dos acidentes rodoviários.

O ministro dos Transportes, El Malick Ndiaye, anunciou a intensificação dos controlos na estrada e o aumento das sanções.

O governante apelou igualmente aos operadores de transportes para que prestem uma atenção escrupulosa ao respeito das normas técnicas de funcionamento dos veículos, à formação e sensibilização dos seus trabalhadores, bem como às condições de trabalho, nomeadamente em matéria de horário de trabalho e de gestão da fadiga.

Durante a sua visita oficial ao Vietname, o Presidente Umaro Sissoco Embaló, acompanhado pela Primeira-Dama da Guiné-Bissau, Dinisia Reis Embaló, foi recebido com honras pelo Presidente Võ Văn Thưởng e pela Primeira-Dama do Vietname, Ngô Phương Ly.

A visita incluiu uma série de compromissos importantes que visam fortalecer as conexões bilaterais e promover a cooperação entre os dois países.

Os encontros com os líderes vietnamitas destacaram a importância de estabelecer parcerias estratégicas que possam trazer recursos, tecnologia e conhecimento para o desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau.

Presidência da República da Guiné-Bissau