quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

ANP/ “PAIGC não podia dar anuência a discussão do programa de um governo ilegal e inconstitucional”, diz Hélder Barros

(ANG) – O deputado do PAIGC, Hélder Barros disse à Lusa no final da reunião da Comissão Permanente que o seu partido «não podia dar a sua anuência para a discussão do programa de um Governo ilegal e inconstitucional».

A Comissão Permanente do Parlamento da Guiné-Bissau, composta de 15 elementos, chumbou na quarta-feira o pedido do governo para um debate do seu programa em sessão plenária do órgão. 

Nove deputados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) votaram contra, e os restantes parlamentares do Partido da Renovação Social (PRS) votaram a favor do agendamento. 

Em nome dos deputados do PRS, Artur Sanhá considerou ser este um «dia triste», por o PAIGC ter impedido a discussão do programa do governo liderado por Umaro Sissoco Embaló. 

Sanhá defendeu que não compete à Comissão Permanente do Parlamento agendar ou não agendar aquela matéria, que disse ser de «interesse nacional». 

O deputado do PRS propõe um «debate nacional sério, em busca de uma saída para a crise política que se vive na Guiné-Bissau». 

O presidente do Parlamento guineense, Cipriano Cassamá, disse lamentar a rejeição do debate do programa do Governo, que afirmou ser fruto da «persistência de desavenças entre as duas principais bancadas no Parlamento», PAIGC e o PRS. 

Cipriano Cassamá disse ainda que já na quinta-feira vai solicitar uma audiência de trabalho ao chefe de Estado, José Mário Vaz, a quem vai levar uma proposta de solução para acabar com o impasse político. 

ANG/Lusa

Nigéria: Homens pobres vão ser proíbidos de ser polígamos


O Emir do estado de Kano, na Nigéria, o segundo líder muçulmano mais influente do país, anunciou que será aprovada uma lei que proíbe homens pobres de casar com mais do que uma mulher.

A aprovação desta lei, surge porque para o Emir, Muhammadu Sanusi II, a pobreza está a contribuir para que mais pessoas se juntem aos grupos extremistas islâmicos. Para Muhammadu Sanusi II, existe uma forte ligação entre poligamia, pobreza e terrorismo.

Muhammadu Sanusi II
Segundo aquele líder, há mais de um ano que um sub-comité de académicos no estado de Kano está a trabalhar sobre esta proposta de lei, que deverá ser aprovada pelo Governo estadual para se tornar efectiva.

A lei cobre desde o consentimento, sustento, divórcio, sustento de filhos, até à herança. Esta será a primeira vez na Nigéria que uma lei muçulmana será codificada sobre estado pessoal.

Os media locais citam o antigo governador do Banco Central: "Nós no norte temos todos visto as consequências económicas de homens que não são capazes de sustentar uma única esposa, casarem-se com quatro. Eles acabam tendo 20 ou mais filhos, não os educam, deixam-nos na rua, e estes acabam por se tornar bandidos e terroristas”.

No entanto, o antigo governador ressalvou não haver nada de errado com a poligamia, mas desde que seja praticada devidamente, acrescentando também que todas as mulheres devem ter a oportunidade de progredir.

VOA


PR Guiné Bissau convoca Conselho de Estado para analisar a crise politica

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, convocou a reunião do Conselho de Estado para o dia 02 de Março para analisar atual situação política vigente no país, informa à Rádio Jovem um membro do órgão consultivo do chefe de Estado guineense sob anonimato.

A reunião do conselho de Estado está agendada para as 16 horas de Bissau.

O conselho de Estado é órgão de consulta do chefe do Estado.

Fonte: Braima Darame via facebook

MARCHA DE ARRUACEIROS (IN) CONSCIENTES E INCONFORMADOS: VERGONHA E FRACASSO TOTAL

Imagem da fracassada Mega-marcha dos Cidadãos (in)conscientes e inconformados


A marcha de arruaceiros (in)conscientes e inconformados  foi uma autêntica palhaçada,  vergonha e fracasso total, os organizadores(Nelvina Barreto) e patrocinadores(DSP e Jiló Cipriano Cassamá) não conseguiram reunir mais de 60 pessoas para megamanifestação, a montanha pariu um rato, os que participaram nessa  marcha, pertencem ao movimento para restauração de disciplina no PAIGCWOOD, um movimento criado por DSP. 

De referir que ficou bem patente nessa manifestação que os guineenses estão fartos das mentiras, manipulação, desinformação, Caprichos   e má fé desses filhos da p..ta que estão adiar o país.

Aviso a RTP África e outros órgãos de informação da máfia lusófona.

Estamos atentos às imagens que vão exibir da fracassada marcha de DSP, Jiló Cipriano Cassamá e Nelvina Barreto. Esperamos que a neocolonialista RTP África e outros órgãos de informação controlados pela máfia lusófona não venham  manipular imagens ou passar as imagens antigas dos comícios como se fossem dessa fracassada marcha.

Publicada por Bambaram di Padida

COMUNICADO DE IMPRENSA PAIGC RESPOSTA AO ASSALTO NA SEDE DE BAFATÁ



O MEDO venceu esta batalha! As ameaças com o uso da violência, com a polícia de "segurança de Estado" à mistura tiveram efeito! Isso é lógico!!! Mas convenhamos, depois de três manifs ribombantes, com aderências brutais ao ponto de assustarem o REI, que mandou de imediato travar as MARCHAS, esta última, é apenas o começo de muitas outras! Como disse e bem a Nelvina Barreto "VAMOS CONTINUAR COM MANIFESTAÇÕES"


Foto: António Oscar Barbosa

Marcha de amanhã dia 23/02/ 2017 as 07horas no espaço verde em direcção ao monumento dos mártires de Pindjiquiti



Bom dia povo humilde da Guiné Bissau.

Terminamos a 10 minutos uma conferência de imprensa para confirmar a realização da marcha de amanhã dia 23/02/ 2017 as 07horas no espaço verde em direcção ao monumento dos mártires de Pindjiquiti.

Portanto você que é cidadão venham juntar connosco nesta luta contra monstro e contra a ditadura

Você que é jovens venha juntar ao movimento.

Viva o movimento 

Que Deus abençoe a Guiné Bissau

Bxo 22/02/2017

Toni Goia




Fonte: Toni Goia

China inicia em Março construção de central eléctrica de biomassa na Guiné-Bissau


Os trabalhos preliminares para a construção da central eléctrica de biomassa em Mansoa, centro da Guiné-Bissau, terão início em Março, com a chegada de técnicos da China, anunciou o representante guineense da empresa chinesa Shenyang Lan Sa Trading Co Ltd, entidade que financia o projecto.

Felipe Manuel Monteiro falava terça-feira no decurso da visita do presidente da empresa chinesa, Li Xuguang, à frente de uma delegação de empresários do seu país à localidade de Mansoa para constatar a realidade local e sensibilizar a população sobre as vantagens de possuir aquela infra-estrutura de energia renovável.

Na ocasião, Felipe Manuel Monteiro disse que a nova central, que vai abastecer de energia eléctrica ainda a cidade capital, Bissau, terá uma capacidade de produção de 30 megawatts e funcionará através de resíduos como casca de arroz, de milho e outros cereais.

O projecto, cujo custo não foi divulgado, inclui a vertente agrícola, neste caso a produção de arroz para o aproveitamento da casca, estando previsto que a colheita possa ascender a 100 mil toneladas por ano.

O representante guineense da Shenyang Lan Sa Trading Co Ltd acrescentou que se trata de um projecto pronto a ter início, pois “o financiamento já está garantido.”

Li Xinguang, que liderou a delegação de investidores e empresários chineses, salientou que uma vez concluídas as obras da nova central, há projectos para investimentos também na área social, nomeadamente na construção de escolas, hospitais e habitação social entre outras, na Guiné-Bissau. 

(Macauhub)
Foto:Jornalnopintcha