segunda-feira, 9 de julho de 2018

Nota de pesar, pelo desaparecimento físico do professor Agostinho Sanca



Foto: Direção Geral Dos Desportos
Embaixada da Guiné- Bissau em Cabo Verde


Miss Guiné-Bissau França 2018 - Binta Sanha






Sali Mané Semedo

Cientistas curam obesidade e diabetes tipo 2 em testes com ratos

Uma equipa de investigadores da Universidade Autónoma de Barcelona (UAB) encontrou a cura para a obesidade e para diabetes tipo 2 em ratos através de um tratamento de terapia genética.


O estudo foi apresentado pela equipa de investigação numa conferência de imprensa realizada hoje no campus da UAB em Bellaterra, onde o grupo de investigadores, liderado pela professora Fátima Bosch, esteve presente.

Com a introdução, numa única injeção, de um vetor viral adeno-associado (AAV) portador do gene FGF21, Fator de Crescimento de Fibroblastos 21, que permite a manipulação genética do fígado, tecido adiposo ou músculo-esquelético, o animal produz continuamente a proteína FGF21.

Trata-se de uma hormona produzida naturalmente por vários órgãos e que atua em muitos tecidos para regular o funcionamento correto no nível de energia, induzindo assim a sua produção por terapia genética, e levando a que o animal reduza o seu peso assim como a resistência à insulina.

No que diz respeito à obesidade, a terapia aplicada através do projeto de pesquisa foi testada com sucesso em dois modelos da doença, induzidos tanto geneticamente como por dieta.

Os investigadores perceberam que a administração da terapia genética em indivíduos saudáveis causa igualmente um envelhecimento mais saudável e protege-os do excesso de peso e resistência à insulina relacionados com a idade.

Após o tratamento com AAV-FGF21, e durante o ano e meio em que os animais foram seguidos, os ratos perderam peso e reduziram o acúmulo de gordura e a inflamação no tecido adiposo.

A deposição de gordura (esteatose), a inflamação e fibrose no fígado (NASH) também foram neutralizadas, enquanto a sensibilidade à insulina e a saúde geral aumentaram à medida que envelheceram, sem terem sido observados efeitos colaterais.

A partir de todo o processo, os resultados foram reproduzidos pela manipulação genética de vários tecidos para produzir a proteína FGF21, seja o fígado, o tecido adiposo ou o músculo.

"Isso dá uma flexibilidade muito grande à terapia, já que permite selecionar o tecido mais apropriado e, caso haja alguma complicação que previna a manipulação de qualquer um dos tecidos, pode ser aplicada a qualquer um dos outros", disse a professora responsável pelo estudo.

Fátima Bosch acrescentou que quando um desses tecidos produz a proteína FGF21 e a coloca na corrente sanguínea, a mesma é distribuída por todo o corpo e destacou a relevância dos resultados perante o aumento dos casos de diabetes tipo 2 e da obesidade em todo o mundo.

Segundo os investigadores, a obesidade aumenta o risco de mortalidade e representa um fator de risco para doenças cardiovasculares, doenças imunes, hipertensão, artrite, doenças neurodegenerativas e alguns tipos de cancro.

"Esta é a primeira vez que a obesidade e a resistência à insulina a longo prazo foram neutralizadas pela administração de uma única sessão de terapia genética no modelo animal, que mais se assemelha à obesidade e diabetes tipo 2 em humanos", explicou a primeira signatária do artigo, a pesquisadora da UAB Verónica Jiménez.

Os resultados do estudo mostram também como a administração de terapia genética tem um efeito protetor contra o risco de formação de um tumor quando o fígado é submetido a uma dieta altamente calórica por um longo período de tempo.

NAOM

Países africanos lusófonos podem beneficiar da relação entre CPLP e OEI

Os Estados africanos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) poderão ter mais possibilidades de cooperação com o aprofundar das relações entre o bloco lusófono e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), declarou hoje a responsável da CPLP.


"Creio que os países africanos membros da CPLP poderão, de facto, aproveitar bastante desta relação de parceria que se abre com a OEI", disse hoje à Lusa a secretária-executiva Maria do Carmo Silveira.

A responsável pelo bloco lusófono fez estas declarações no final de uma reunião com novo secretário-geral da OEI, Mariano Jabonero, que está em visita a Portugal entre hoje e terça-feira.

"Efetivamente, esta colaboração entre a CPLP e a OEI abre grandes possibilidades para uma cooperação da OEI com os Estados africanos membros da CPLP, no sentido de poderem aproveitar a larga experiência. Portanto, temos aí uma possibilidade de partilha e de aprendizagem com a OEI que não devemos mesmo desperdiçar", acrescentou.

Maria do Carmo Silveira lembrou ainda que "a OEI é uma organização com cerca de 70 anos de experiência e a CPLP tem apenas 22 anos".

"A própria OEI é candidata a observador associado (da CPLP) e é também uma situação que nos prestigia bastante. Vai ser a primeira organização internacional a receber este estatuto. Portanto, estamos diante de uma expetativa muito grande de colaboração futura entre a CPLP e a OEI", referiu.

A OEI lançou a sua candidatura de observador associado da CPLP entre abril/maio, que deverá ser analisada na cimeira de chefes de Estado e de Governo da CPLP, que decorre em 17 e 18 de julho, em Cabo Verde.

Sobre a reunião de hoje com o secretário-geral da OEI, Maria do Carmo Silveira disse foi um encontro de cortesia para discutir "a relação de cooperação" que existe entre as duas organizações.

"Uma relação que vem já de há algum tempo e tem muitos motivos para se manter e ser reforçada, na medida que alguns países são membros da OEI e da CPLP, que é o caso de Portugal, que é o caso do Brasil e que é o caso da Guiné Equatorial", indicou.

"Nós temos observadores associados que são membros da OEI, no caso o Uruguai, e temos candidaturas de vários outros que certamente serão aprovados na próxima cimeira de chefes de Estado (e de Governo da CPLP), que é o caso da Argentina, do Chile e do Peru, assim como de Andorra, que também é membro da OEI", afirmou.

Maria do Carmo Silveira disse que as duas organizações "são forçadas", no bom sentido, "a trabalhar juntas para reforçar os laços de cooperação nas suas áreas de atuação, que neste caso são a ciência, a cultura e a educação, que são também áreas estratégicas para a CPLP, assim como prestar o melhor serviço para os Estados-membros" das duas organizações.

Por Lusa

FAO alerta para o aumento da sobre-exploração dos recursos pesqueiros

A sobre-exploração dos recursos pesqueiros aumentou no mundo e a percentagem de populações de peixes capturados de forma insustentável passou de 31% em 2013 para 33% em 2015, segundo dados difundidos hoje pela FAO.


A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) publicou um relatório bienal que alerta para o deterioramento do estado dos recursos pesqueiros no mundo.

O estudo revela que enquanto a taxa de populações de peixes que se pescam dentro dos níveis biologicamente sustentáveis diminuiu de 90% em 1974 para 67% em 2015, as capturadas fora desses níveis seguiram uma tendência inversa: de 10% para 33%.

De acordo com o diretor da FAO, Manuel Barange, em declarações à agência EFE, há uma "dicotomia" entre os países desenvolvidos, onde a gestão pesqueira está "a funcionar" e as populações estão a recuperar, e os países em desenvolvimento, nos quais a sobrepesca está a aumentar por "de recursos".

"Não vamos por um bom caminho", sublinhou.

Este aumento percentual está a contrariar a meta estabelecida para o desenvolvimento sustentável firmado pelas Nações Unidas para 2030, que procura acabar com a sobrepesca e restaurar as populações de peixes para níveis que possam produzir rendimentos máximos sustentáveis o quanto antes.

"Se estes países [em desenvolvimento] não levam a sério [o problema], abrem também a porta para a atividade ilegal, que vem mais de fora sabendo que não há controlo suficiente", advertiu Manuel Barange.

De acordo com o perito, as piores áreas de sobre-exploração continuam a ser os mares Negro e Mediterrâneo, devido a "conflitos políticos e sociais", seguidas das costas do Chile e da Argentina.

Há dois anos, a produção total de pesca alcançou um recorde de 171 milhões de toneladas, das quais 91 milhões foram provenientes de capturas, que se mantiveram estáveis, e 80 milhões da aquacultura, uma expansão mais moderada do que no passado.

A China -- maior produtor mundial -- e 15 outros países, na maioria asiáticos, foram responsáveis por quase 80% das capturas.

O diretor da FAO destacou a intenção da China em desenvolver medidas de gestão e redução dos volumes de produção pesqueira e aquacultura nos próximos anos.

Os dados também mostram que 59,6 milhões de pessoas trabalham globalmente na pesca e aquacultura -- 14% desse número são mulheres -- e avançam também que a pesca do bacalhau, no Alasca (Estados Unidos), voltou a ser a espécie mais pescada, e o noroeste do oceano Pacífico a zona mais produtiva.

Já o consumo 'per capita' alcançou os 20,2 quilogramas em 2015, percentagem que cresce em média a um ritmo anual de 1,5% desde 1961, o dobro do crescimento da população mundial.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação estima que até 2030 o consumo e comercialização de pesca aumente, mas mais lentamente.

Os fornecimentos deverão aumentar em todas as regiões, mas é esperada uma diminuição do consumo por pessoa em África.

Diante de um cenário no qual se prevê que aumentem a população e a sobrepesca no continente africano, Manuel Barange referiu que a solução pode passar pelo fomento da aquacultura com investimentos, infraestruturas, financiamento e apoio técnico.

NAOM

EXCLUSIVO - JOMAV ESTA EM PERIGO.???

Fonte: dokainternacionaldenunciante.blogspot.com

BOTCHÉ CANDÉ A TODO CUSTO PROCURA O SEU REGRESSO PARA O PAIGC???  PODERÁ REALMENTE BOTCHÉ CANDÉ FAZER CORREDORES PARA O JOMAV A FIM DESTE TAMBÉM REGRESSAR E ESTAR BEM COM DSP???

ISTO ESTA SENDO UM DESASTRE INFERNAL PARA JOMAV.

SECTOR EDUCATIVO PARALISADO NA GUINÉ-BISSAU


O Sector educativo guineense está paralisado, a partir desta segunda-feira, 09 de julho, por um período de cinco dias úteis.

Em causa está, segundo Sindicato Nacional dos Professores (SINAPROF), o incumprimento do Pacto de Estabilidade do Sistema Educativo firmado em novembro de 2017 com o então governo de Umaro Sissoco Embalo.

O SINAPROF exige, entre outros pontos, a aprovação da proposta de revisão do Estatuto de Carreira Docente, pagamento de salário aos professores novos ingressos e contratados do ano letivo 2017/2018, assim como capacitação dos professores de todas as categorias, através de seminários no período de intervalo docente e a reativação de comissões de estudos nas escolas.

Outrossim, o SINAPROF exige que sejam criadas as condições aos inspetores para uma inspeção “eficiente e eficaz” nas escolas e que sejam incluídos, como observadores, o SINDEPROF e o SINAPROF nos processos de recrutamento, seleção e colocação dos professores.

cfm87.net

NA HORA DO CAIR DO PANO, PARA MARCAR O FIM DE MAIS UMA ETAPA DE LUTA IMPÕEM-SE MAIS UM SACRIFÍCIO DE TRAZER A LUZ DA OPINIÃO PUBLICA ALGUMAS VERDADES:


A POLITICA É O RENOVAR CONSTANTE DE COMPROMISSOS ENTRE PESSOAS, GRUPOS E COLECTIVOS, POIS QUE NA POLITICA TODOS SE ENCONTRARAM JÁ NA FASE ADULTA OU NA ADOLESCÊNCIA, PARA EM CONJUNTO SE  COMUNGAR DOS MESMOS IDEAIS.

ORA, ASSIM SENDO, IMPÕES-SE A OBSERVÂNCIA SEM RESTRIÇÃO DAS REGRAS DE OURO DA VIVENCIA E CONVIVÊNCIA POLITICA, NOMEADAMENTE  A FIDELIDADE, LEALDADE E CONFIANÇA MÚTUA.

QUANDO SE DECIDE FAZER UMA CAMINHADA COM ALGUÉM OU COM GRUPO DE PESSOAS DEVEM TODOS ESTAR ANIMADOS DA MESMA DETERMINAÇÃO E VONTADE DE ALCANÇAR AS METAS. CONTUDO, NUMA CAMINHADA DEMOCRÁTICA OS CAMINHOS OU PERCURSOS ESTÃO CHEIOS DE ARMADILHAS E DE PROVOCAÇÕES VÁRIAS.

ASSIM, OS CAMINHANTES DEVEM TODOS ELES ESTAREM ATENTOS E VIGILANTES PARA QUE OS ADVERSÁRIOS NÃO LHES PASSEM PERNAS, ALIÁS FAZ PARTE DA CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA OS ADVERSÁRIOS PROCURAREM PERTURBAR O GRUPO CONTRÁRIO OU ADVERSO, PARA ASSIM, CONSEGUIR ULTRAPASSA-LOS AO LONGO DE SEUS PERCURSOS OU CAMINHADAS, DADA A COMPETIÇÃO OU CONFLITO DE INTERESSES.

VOLTANDO ESPECIFICAMENTE AO RECENTE PASSO DE GRUPO DE INDIVÍDUOS QUE DECIDIRAM PELA CRIAÇÃO DE MADEM-G15 (MOVIMENTO PARA ALTERNÂNCIA DEMOCRÁTICA), CUJA MISSÃO HISTÓRICA É DE LEVAR O PAÍS A ALTERNÂNCIA PATRIÓTICA, PARA UMA MUDANÇA POSITIVA, URGE A COMPREENSÃO DE 3 ASPECTOS CRUCIAIS:

1 - O FACTO DE GRUPO DE DIRIGENTES  E RESPONSÁVEIS DO PAIGC SEREM PERSEGUIDOS E EXPULSOS COMPULSIVAMENTE DE SUAS RESPECTIVAS BASES OU ESTRUTURAS FUNCIONAIS LEVARAM A UMA PROCURA INCESSANTE DE MEIOS ALTERNATIVOS PARA SE PODER CONTINUAR A DAR LUTA AOS ESPÍRITOS FUNESTOS, QUE INVADIRAM A CÚPULA DO PAIGC, PARA SE SERVIREM E AUTO-PROTEGERM-SE, VISTO TEREM TIDOS CONDUTAS E COMPORTAMENTOS ANTI-SOCIAIS E DE DELINQUÊNCIAS OU DE CRIMES ORGANIZADOS;

  NESTA LUTA, É OBVIO QUE O GRUPO DOS 15, DESDE A PRIMEIRA HORA CONTOU COM OS APOIOS DE DIRIGENTES DO PRS, QUE NUNCA LARGOU O GRUPO ACARINHANDO E RECONFORTANDO SEUS DIRIGENTES QUANDO MAIS PRECISAVAM.
ESTE GESTO CALOU BEM FUNDO NOS CORAÇÕES DOS DIRIGENTES DO GRUPO 15, HOJE ORGANIZADOS EM MADEM-G15.

ESTA ORGANIZAÇÃO DO G15 EM MOVIMENTO NÃO É CONTRARIA AO ESPIRITO DE RECONHECIMENTO E DE PROFUNDA GRATIDÃO DOS DIRIGENTES, RESPONSÁVEIS E APOIANTES DO MADEM-G15.

CONTUDO, TEM EM CONTA OS OBJECTIVOS COMUNS DE SE BATER NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS, PARA OBTENÇÃO DE MANDATOS QUE NO SEU COMPUTO GERAL DARÃO VANTAGENS AO PRS E MADEM-G15 UNIDOS A SER CASADO PELO ACORDOS PRE E PÓS ELEITORAL.

ESTA FORMULA DE UNIÃO É A MAIS REALISTA POSSÍVEL, LONGE DE ESPIRITO DE DISPUTA OU DE CONCORRÊNCIA.

É LÓGICO QUE O PRS AO SER SOLICITADO PELA COORDENAÇÃO DO G15 ESTARIA EM CONDIÇÕES DE DISPENSAR ALGUNS LUGARES PARA A CANDIDATURA DOS DIRIGENTES DO G15 NA SUA LISTA DE CANDIDATURA NOS DIFERENTES CÍRCULOS. 

TODAVIA, O PRS COMO SENDO O MAIOR PARTIDO POLITICO GUINEENSE DA ATUALIDADE TAMBÉM TEM SEU COMPROMISSOS COM SEUS DIRIGENTES, RESPONSÁVEIS E MILITANTES, PELO QUE SERIA INCOMODO E DESCONFORTÁVEL O G15 VIR A SOLICITAR LUGARES EM TODAS AS ZONAS OU CÍRCULOS ELEITORAIS PARA CANDIDATURA DE DE SEUS RESPONSÁVEIS E MILITANTES.

DAÍ, SER MAIS RACIONAL E RECOMENDÁVEL O MADEM CRIAR CONDIÇÕES PARA QUE ALINHE TODOS SEUS DIRIGENTES E RESPONSÁVEIS EM LISTA PRÓPRIA SEM PERTURBAR OU ESTORVAR OS SENHORES DO PRS. ESTAMOS A FALAR DE CENTENAS DE LUGARES NA LISTA DE CANDIDATURA QUE SERIAM IMPINGIDO AO PRS, SERIA ATÉ MUITO DESELEGANTE E DESCONFORTÁVEL LEVAR AO RECUO DE ALTOS DIRIGENTES E DE RESPONSÁVEIS DO PRS, EM DETRIMENTO DO ATUAL QUADRO DIRIGENTES DO MADEM-G15.

DAÍ A DECISÃO CORAJOSA E ESTRATÉ-GICA DA DIREÇÃO DE MADEM DE SE CRIAR CONDIÇÕES PARA LEVAR TODOS OS POTENCIAS ELEGÍVEIS A ELEIÇÃO LEGISLATIVA DE 18 DE NOVEMBRO.

CONTUDO, HOJE E ANIMADOS POR ESPÍRITOS DE MA FÉ GRUPO DE PESSOAS, CERTAMENTE, JÁ ESTÃO A LANÇAR FARPAS AO RECÉM-CRIADO MOVIMENTO MADEM G15.

ESPÍRITOS MALDOSOS JÁ ESTÃO A VATICINAR MÁ TEMPORADA PARA O MADEM G15, DIZENDO QUE ESTE PROJETO NÃO VAI CHEGAR FIM, E MAIS, JÁ VÊEM DIZENDO COBRAS E LAGARTOS CONTRA O MADEM G15… TUDO NA ÂNSIA DE VER O PRS A NÃO SE ENTENDER COM O MADEM G15.

CONTUDO, OS DIRIGENTES DO PRS E DO MADEM G15 VÃO DISPOR DE ESPAÇOS PRÓPRIOS DE REFLEXÃO E DE CONCERTAÇÃO CONJUNTA, PORQUE ESTA UNIÃO É PARA SE DURAR, EM PROL DO DESENVOLVIMENTO DA GUINÉ BISSAU.

NÃO SE DEIXEM OFUSCAR OU CONFUNDIR PELAS INTRIGAS POLITICAS. E MAIS, A HORA É DE PREPARAÇÃO DE ELEIÇÕES LEGISLATIVAS. SOMEM ESFORÇOS.

Fonte: ditaduradoprogresso

Guiné-Bissau perde anualmente metade da produção de arroz por falta de equipamentos agrícolas


A Guiné-Bissau perde anualmente mais de 40% da produção de arroz devido à má qualidade das sementes e por falta de equipamentos apropriados para proceder à colheita e sua recolha, revelou sábado passado o presidente do Instituto Nacional de Pesquisa Agrária (INPA), Simão Gomes.

Este técnico agrícola sublinhou que, apesar do uso parcial de tractores e outros equipamentos na produção de arroz, as fases da e pós-colheitas necessitam de máquinas tais como debulhadoras-ceifeiras, descasque, ensacamento e silos em condições exigidas para o armazenamento do cereal produzido.

“Nas épocas agrícolas transactas, o país perdeu muito arroz produzido por falta destes materiais”, lamentou sem especificar a quantidade deste cereal que anualmente se produz na Guiné-Bissau.

Apelou também à necessidade do Estado guineense em investir na produção de sementes locais de qualidade porque, justificou, grande parte da que é importada revela-se vulnerável a doenças ou apresenta dificuldades na adaptação às condições locais.

Simão Gomes falava na primeira Feira Nacional de Sementes organizada pelo Ministério da Agricultura no fim-de-semana na localidade de Contuboel, região de Bafatá, a 150 quilómetros a leste de Bissau, e financiada pela Agência da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO).

Números divulgados pela FAO em 2016 indicam que a produção de arroz da Guiné-Bissau estava estimada em 111 mil toneladas, contra um consumo que excedia 200 mil toneladas por ano. 

(Macauhub)

Banco Nacional de Angola cancela autorização concedida ao grupo financeiro Ecobank Transnational

A autorização concedida ao grupo financeiro pan-africano Ecobank Transnational Inc. para o estabelecimento da instituição financeira Ecobank Angola foi cancelada por caducidade, “devido ao incumprimento reiterado do prazo legal para o início de actividade”, informou no final da passada semana o Banco Nacional de Angola.

O banco central angolano informou, por outro lado, que as entidades que têm dívidas por parte do Ecobank Angola dispõem de 30 dias para notificar o Departamento de Regulação e Organização do Sistema Financeiro dos montantes em causa.

O Banco Nacional de Angola invocou a Lei de Bases das Instituições Financeiras que determina que o prazo legal para o início da actividade é de 12 meses depois de concedida a licença, período esse que pode ser prorrogado excepcionalmente uma vez, por seis meses.

Em Angola funcionam actualmente 28 bancos e outros dois, em processo de instalação, não iniciaram actividade, casos do Ecobank Angola e do Banco de Activos e Créditos de Angola (BACA).

Thierry Tanoh, presidente executivo do Ecobank Transnational, grupo com sede em Abidjan, Costa do Marfim, e o banco com mais escritórios nos países africanos, anunciou em 2013 que a instituição pretendia avançar para Angola e Moçambique.

O objectivo, disse na altura, passava por fortalecer a rede nos países de língua portuguesa, mas apenas a instalação da operação em Moçambique foi concretizada desde então, além de Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, entre 35 dos países africanos em que já está presente. 

(Macauhub)